Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Fórum-RS firma termo de cooperação com Ministério Público Federal
12/03/2020
Fonte: CREF2/RS

Ricardo Breirer, presidente do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS), assinou ontem um termo de cooperação técnica entre os diversos Conselhos representados pela associação com o Ministério Público Federal. Representando o CREF2/RS no ato, estiveram presentes o presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) e assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS).

O termo de cooperação assinado tem o objetivo de promover ações conjuntas voltadas para aproximar e integrar as instituições. “O Fórum-RS tem trabalhado em prol da sociedade e da fiscalização do exercício profissional. Essa é uma caminhada importante. Temos expertises em todas as áreas das profissões regulamentadas, fato que garante, ainda mais, a efetividade da contribuição com o Ministério Público Federal”, comentou Breier.

A procuradora-chefe do MPF/RS Cláudia Paim ressaltou a importância do Fórum dos Conselhos: “O MPF/RS já faz um constante contato com diversos Conselhos Profissionais, mas é muito importante que isso se fortaleça cada vez mais. Esse termo de cooperação técnica nos garante a proximidade necessária para prestar melhores serviços à sociedade”. Reunindo 29 Conselhos Profissionais, o Fórum-RS representa cerca de um milhão de profissionais registrados no Rio Grande do Sul.

Foto: Sergio Trentini – OAB/RS


Forum-RS Fiscalização



Reunião da Câmara da Saúde do Fórum-RS ocorre no CREF2/RS
22/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quarta-feira, dia 22 de junho, o CREF2/RS sediou a reunião da Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões do Rio Grande do Sul (Fórum-RS). O encontro, que contou com a presença de representantes do CRF-RS, CRMV-RS, CRBM-5 e do CRTR-RS, serviu para debater a realização do II Simpósio Fórum-RS e questões relacionadas ao alvará sanitário para Pessoas Jurídicas. O CREF2/RS foi representado pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que também coordena a Câmara, e pelo vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

Além destes, outro tema abordado foi a inclusão da Câmara da Saúde na Comissão Especial da Saúde da OAB/RS. Os grupos, que unirão forças para realizar atividades em conjunto a partir de agora, também contarão com a contribuição da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Como salientou Everton Borges, assessor de relações institucionais do CRF-RS, estas parcerias são importantes para o desenvolvimento de políticas de prevenção de doenças, não só de tratamento “Também queremos dar andamento às questões que se referem à inclusão das demais áreas da saúde nos planos de saúde, algo muito importante para a sociedade”, pontuou.

O II Simpósio do Fórum-RS, que será realizado no dia 6 de julho na sede do Conselho Regional de Administração (CRA-RS), tem o intuito de promover a integração dos Conselhos da saúde entre si e com a sociedade. Aguiar, que realizará a palestra “Ações integrantes na prevenção da saúde dos gaúchos” durante o evento, convidou todos os presentes para participar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui, até o dia 5 de julho.

Quanto ao alvará sanitário, os presentes discutiram a criação de uma exigência de registro nos Conselhos Profissionais para que as Pessoas Jurídicas possam obtê-los junto às Prefeituras. Como destacaram os integrantes da Câmara da Saúde, esta determinação seria bastante benéfica à sociedade, pois ajudaria a compensar a atual falta de normatização para a obtenção do documento e também auxiliaria a fiscalização de estabelecimentos relacionados à área da saúde. O assunto deverá ser levado para debate também na Comissão Especial da Saúde da OAB/RS.


Fórum-RS Câmara da Saúde



II Simpósio Fórum-RS tem suas inscrições abertas
16/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Já estão abertas as inscrições para o II Simpósio Fórum-RS, que será realizado no dia 6 de julho, das 14h às 17h, no Conselho Regional de Administração, localizado na rua Marcílio Dias, 1030, bairro Menino Deus. O evento, promovido pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissionais Regulamentadas do RS (Fórum-RS), tem o intuito de promover a integração dos conselhos da saúde entre si e com a sociedade. O vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar realizará a palestra "Ações integradas na prevenção da saúde dos gaúchos" no início da tarde. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 5 de julho.

II Simpósio Fórum-RS

Data: quarta-feira, 6 de julho, das 14h às 17h
Local: Conselho Regional de Administração
Endereço: Rua Marcílio Dias, 1030 - Menino Deus
Inscrições gratuitas até 5 de julho aqui.

Programação
14h - Ações integradas na prevenção da saúde dos gaúchos
Lauro Aguiar CREF2/RS
14h30min - Apresentações
CREFONO7 e Estudantes - Uma parceria que deu certo
Luciana Kael CREFONO7
Ações do Sistema CFF/CRFs na avaliação de cursos e atualização das diretrizes curriculares junto ao MEC
Professora Zilamar Fernandes CRF-RS
Observatório Social - As profissões regulamentadas e o controle da gestão pública no RS
Pedro Gabril CRC-RS
Como podemos contribuir com o observatório social
Jeferson Rosa CREA-RS
15h30- Intervalo
15h45min - Mesa de debate com todos os palestrantes
Mediadores: Márcia Renner CRBio-03 e João Lermen CRECA-RS


Câmara da Saúde Fórum RS



Encontro “Saúde na Mídia: uma questão de ética” é amanhã no IPA
19/05/2016
Fonte: CREF2/RS

A regulamentação da publicidade e a análise da inserção dos profissionais da área da saúde serão alguns dos assuntos debatidos no encontro “Saúde na Mídia: uma questão de ética”, que será realizado amanhã, dia 20 de maio, no auditório do IPA. Promovido pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS), o evento vai ter entrada gratuita e iniciará às 13h30min. As inscrições, abertas para profissionais e acadêmicos em geral, podem ser feitas por aqui no diretamente no local.

Com a palestra “Ética no Contexto da Saúde”, ministrada pelo filósofo e professor da PUCRS Leonardo Agostini, o Encontro vai contar também com uma uma mesa redonda e a participação de representantes do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), Procon, Associação Riograndense de Publicidade, Movimento das Donas de Casa e Consumidores.

“Saúde na Mídia: uma questão de ética”
Data: sexta-feira, 20 de maio, às 13h30min
Local: Auditório Oscar Machado – Centro Universitário Metodista IPA
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 – Rio Branco
Inscrições: no local ou antecipadamente por aqui


Eventos



Câmara da Saúde realiza encontro “Saúde na Mídia: uma questão de ética” no IPA
09/05/2016
Fonte: CREF2/RS

A ética no contexto da saúde, a regulamentação da publicidade da área, reclamatórias, defesa de interesse de consumidores e análise da inserção dos profissionais serão alguns assuntos debatidos a partir das 13h30min, do dia 20 de maio, no auditório do IPA, em Porto Alegre, no seminário “Saúde na Mídia: uma questão de ética”. Promovido pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul (FÓRUM-RS), o evento contará com palestra “Ética no Contexto da Saúde”, ministrada pelo filósofo e professor da PUCRS, Leonardo Agostini. Também acontecerá uma mesa redonda com representantes do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), Procon, Associação Riograndense de Publicidade, Movimento das Donas de Casa e Consumidores e de Assessoria Jurídica de Conselho Profissional, que debaterão a regulamentação da publicidade, reclamatórias, defesa de interesse de consumidores e análise da inserção dos profissionais da saúde na mídia.

O evento ocorre no momento em que o Brasil está passando por um momento de turbulência política, econômica e de crise de valores. O esporte é anunciado como fator fundamental para o desenvolvimento da educação, da saúde, da formação cidadã, de prevenção de doenças, redução da violência, e de combate à obesidade. São muitos os benefícios e valores transmitidos através da disciplina. Entretanto, é preciso entender que o esporte não é um fim em si mesmo, e sim um meio, uma ferramenta que necessita de agentes para que os fins (benefícios e valores) sejam atingidos. O exercício físico e esportivo se mal orientado, dinamizado e ensinado de forma errônea, pode causar danos, lesões físicas, psíquicas, morais e sociais.

O que pode ou não pode? O que é ético e de que forma isso influencia a vida das pessoas? Para os Conselhos Profissionais da área da saúde, tratar sobre assuntos tão importantes para a vida da população exige responsabilidade. A iniciativa é gratuita e será aberta aos profissionais e estudantes de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição e Medicina Veterinária. Também será possível a participação da comunidade no evento que tem, ainda, o apoio do Instituto Metodista IPA.

“Saúde na Mídia: uma questão de ética”
Data: sexta-feira, 20 de maio, às 13h30min
Local: Auditório Oscar Machado, Centro Universitário Metodista IPA
Endereço: rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80, bairro Rio Branco, Porto Alegre
Inscrições gratuitas por aqui


Câmara da Saúde



2º Encontro dos Acadêmicos com os Conselhos Profissionais analisa Controle Social
26/10/2015
Fonte: CREF2/RS

Com o tema “Conselhos de Controle Social”, a Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS) realizará em Porto Alegre, no dia 13 de novembro, seu 2º Encontro dos Acadêmicos com os Conselhos Profissionais da Saúde. O evento ocorrerá das 13h às 17h15min, no auditório do Creci, rua Guilherme Alves, 1010, e será uma ótima oportunidade para os alunos dos cursos superiores da área da saúde conhecerem as experiências e os objetivos dos Conselhos de Controle Social, bem como terem contato com seus futuros conselhos profissionais. Entre os palestrantes, está o farmacêutico Rodrigo Silveira Pinto, especialista em planejamento estratégico situacional, atenção primária orientada à comunidade e com ampla experiência em Conselhos de Controle Social.

O Encontro é organizado pelos Conselhos Regionais de Educação Física, Fonoaudiologia, Biomedicina, Técnicos em Radiologia, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Medicina Veterinária, Nutricionistas e Química.

2º Encontro dos Acadêmicos com os Conselhos Profissionais
Programa:
13h: Credenciamento
13h30min: Abertura
14h:Palestra: Controle Social – palestra com o farmacêutico Rodrigo Silveira Pinto
14h40min: Debate
15h: Integração Aluno/Conselho
15h30min: Dinâmica de prática em Controle Social – Tema: Violência
17h15min: Encerramento
O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link http://www.forum-rs.com.br/new/evento.php?id=13 .


Fórum-RS



Fórum-RS realiza simpósio sobre o papel dos conselhos profissionais na sociedade
22/09/2015
Fonte: CREF2/RS

No dia 6 de outubro, a Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissionais Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) e a Câmara de Defesa da Sociedade realizarão o I Simpósio do Fórum RS. Com o tema “O papel dos Conselhos Profissionais junto à sociedade”, o evento tem como público-alvo assessorias de comunicação, conselheiros, agentes fiscais e diretorias, e acontecerá no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), localizado na avenida Borges de Medeiros, 308, 15º andar, Centro, Porto Alegre. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 5 de outubro.

I Simpósio do Fórum RS
"O papel dos Conselhos Profissionais junto à sociedade"
Programação
13h45min - Credenciamento
14h15min - Abertura
14h45min às 15h30min - Apresentações
CRECI-RS "Como utilizar o Facebook para aproximar seu credenciado". Fernanda Coiro - jornalista
CRN-2 "Alimentação saudável e segura nas cantinas escolares - O diferencial do selo de qualidade". Maiele B. Bianchini - nutricionista
CRF-RS "Denúncias: como receber, como apurar". Elisa Tramontini - farmacêutica
CREF2/RS: "Interações propositivas da qualificação da saúde e bem-estar da sociedade". Eneida Feix - profissional de Educação Física (CREF 002116-G/RS)
15h30min - Intervalo
15h45min - Mesa de debates
17h15min - Encerramento

Data: terça-feira, 6 de outubro
Local: Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), av. Borges de Medeiros, 308, 15º andar, Centro, Porto Alegre
Vagas limitadas
Inscrições gratuitas no site www.forum-rs.com.br


Fórum-RS



Fórum-RS realiza V Seminário de Fiscalização Profissional e 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais nesta sexta-feira
22/04/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Defesa da Sociedade do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) promove, nesta sexta-feira (24) o V Seminário de Fiscalização Profissional e o 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais. O evento, que será realizado no IPA, ainda está com inscrições abertas. Para participar e conferir a programação completa, clique aqui.

Com o tema "A importância das profissões regulamentadas para a construção de um Brasil mais ético", a atividade vai servir para fomentar o debate e a troca de experiências entre os profissionais da Fiscalização e a sociedade. Além disto, o Encontro colocará em contato órgãos reguladores de todo o país e muitos assuntos do dia a dia para análise e reflexão. Entre as palestras, serão abordados temas como a modernização dos processos fiscalizatórios, a atuação dos conselhos para a garantia dos Direitos do Consumidor e o espaço de atuação do agente público.

V Seminário de Fiscalização Profissional e 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais
Sexta-feira, dia 24 de abril, das 8h às 18h30
Local: Auditório Oscar Machado, do IPA
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro, 80 – Rio Branco (Porto Alegre)
Inscrições: gratuitas pela página do Fórum-RS

A Câmara de Defesa da Sociedade socilita a entrega de 1 kg de alimento não perecível ou agasalho no dia do evento




Fórum-RS realiza V Seminário de Fiscalização Profissional e 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais no final deste mês
01/04/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Defesa da Sociedade do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) realiza, no dia 24 de abril, o V Seminário de Fiscalização Profissional e o 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais. O evento, que será realizado no IPA, já está com as inscrições abertas. Para participar e conferir a programação completa, clique aqui.

Com o tema "A importância das profissões regulamentadas para a construção de um Brasil mais ético", a atividade vai servir para fomentar o debate e a troca de experiências entre os profissionais da Fiscalização e a sociedade. Além disso, Encontro colocará em contato órgãos reguladores de todos o país e muitos assuntos do dia a dia para análise e reflexão. Entre as palestras, serão abordados temas como a modernização dos processos fiscalizatórios, a atuação dos conselhos para a garantia dos Direitos do Consumidor e o espaço de atuação do agente público.

V Seminário de Fiscalização Profissional e 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais
Sexta-feira, dia 24 de abril, das 8h às 18h30
Local: Auditório Oscar Machado, do IPA
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro, 80 - Rio Branco (Porto Alegre)
Inscrições: gratuitas pela página do Fórum-RS.

Solicita-se, se possível, a entrega, no dia do evento, de 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho.