Notícias



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
21/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 27 de outubro, às 18h, o Conselho vai receber José Rubens D'Elia (CREF 017276-G/SP), que irá abordar o tema "Educação Física e alta performance no treinamento de pilotos de automobilismo e atletas olímpicos".

Já na quinta-feira, dia 29 de outubro, o Conselho receberá Gilson Bornes (CREF 003100-G/RS), para debater "Protocolos de segurança nas academias". A transmissão começará às 17h.

José Rubens D'Elia possui formação em Educação Física e Administração de Empresas, e é pós-graduado em Fisiologia e Psicologia do Esporte e Administração Esportiva. Coach de alta performance, atua como treinador de pilotos desde 1990, e também com atletas diversos, sendo que treinou equipes e atletas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, Seul, Barcelona, Sydney, Atenas e Pequim. É fundador da Pilotech by D'Elia, um Centro de Performance de Pilotos, e autor do método psicofísico. Referência em esporte, fitness e bem-estar, possui livros publicados na área, é ainda criador e professor do Projeto de Ciclismo da USP e também comunicador, sendo que hoje atua na Rede Globo, SporTV e Rádio Eldorado.

Já Gilson Bornes possui formação em Educação Física e é pós-graduado em Medicina do Esporte pela UFRGS. Possui larga experiência na área fitness, atuando há mais de 30 anos em academias, clubes esportivos, clínicas e condomínios com aulas de ginástica coletiva e treinamento personalizado. Atualmente é Assessor Institucional do CREF2/RS, sendo responsável pela gestão de relacionamento do Conselho. Por meio de visitas regulares nos estabelecimentos que prestam serviço na área de atividades físicas, acompanha de perto os protocolos que estão sendo adotados pelas empresas da área neste momento de pandemia.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

27 de outubro, terça-feira, às 18h
José Rubens D'Elia (CREF 017276-G/SP)
"Educação Física e alta performance no treinamento de pilotos de automobilismo e atletas olímpicos"

29 de outubro, quinta-feira, às 17h
Gilson Bornes (CREF 003100-G/RS)
"Protocolos de segurança nas academias"


Lives



Candidatos à Prefeitura de Porto Alegre debatem Esporte e Lazer online
20/10/2020
Fonte: Rede Esporte e Lazer em Debate - RS

O CREF2/RS está apoiando a iniciativa de um grupo de professores universitários, reunidos na Rede Esporte e Lazer em Debate – RS, que promoverão uma série de entrevistas com candidatos à Prefeitura de Porto Alegre na eleição de 2020.

O propósito é conhecer as pautas de Esporte e Lazer dos candidatos. Assim, numa perspectiva democrática, tenta-se atingir – além da comunidade acadêmica – aquelas pessoas que cotidianamente estão envolvidas com práticas esportivas e, por essa razão, se interessam pelas propostas e intenções dos candidatos a governantes. Todos os candidatos foram convidados, e foi agendada a entrevista dos que se disponibilizaram a participar.

A Rede Esporte e Lazer em Debate – RS é uma iniciativa de um grupo de professores universitários gaúchos, todos especialistas e pesquisadores ligados aos temas Esporte e Lazer, advindos de várias universidades do nosso Estado: UFRGS, UNISINOS, UFPEL, UFSM, UERGS. A Rede também é vinculada à REDE CEDES/RS, um Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer.

As entrevistas serão transmitidas pelo canal da Rede, através da plataforma Youtube. É uma atividade aberta à população. Não é necessário realizar inscrição prévia, bastando clicar nos links (abaixo), para acompanhar ao vivo nos dias e horários ou depois, pois os debates ficarão disponíveis para acesso aberto. Todos que puderem acompanhar a transmissão ao vivo terão oportunidades de participação/interação com entrevistadoras/os e candidatas/os, através do chat da plataforma Youtube.

LINKS DIRETOS PARA PROGRAMAÇÃO

22/10 - 9h - Candidato Valter Nagelstein

22/10 - 18h - Candidata Fernanda Melchionna representada pelo candidato à vice, Márcio Chagas

23/10 - 17h - Candidato Rodrigo Maroni

26/10 - 17h - Candidata Manuela DÁvila

26/10 - 18h - Candidato Julio Flores

28/10 - 14h30min - Candidato Sebastião Melo

03/11 - 14h - Candidato João Derly


DEBATES



Vice-presidente do CREF2/RS visita o Parque Ramiro Souto
20/10/2020
Fonte: CREF2/RS

Na manhã de hoje, 20 de outubro, o vice-presidente do CREF2/RS Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS) esteve no Parque Ramiro Souto, localizado dentro do Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Com a visita no local, que tradicionalmente reúne diversos usuários para a prática de atividades físicas, Giovanni observou, na prática, como estão sendo conduzidas aulas e atividades ao ar livre, principalmente em relação a ações para atendimento dos protocolos de segurança do COVID-19.

"As atividades aqui iniciam cedo, por isso viemos no primeiro horário da manhã, para ouvir os profissionais de Educação Física que atuam no parque. Percebi que os colegas estão respeitando todos os protocolos recomendados de prevenção do coronavírus, para que os alunos sejam atendidos com segurança e por profissionais devidamente habilitados", destacou o Vice-presidente. Na ocasião, ele encontrou o profissional João Reichert (CREF 017820-G/RS), que ministrava aulas no local, e conversou sobre a situação atual da Educação Física e demandas da categoria.


cref2rs



CREF2/RS adere à campanha de doação de sangue
19/10/2020
Fonte: CREF2/RS

Os bancos de sangue do Rio Grande do Sul estão com os estoques de sangue muito abaixo do necessário para atender a demanda de 42 hospitais, e precisam de doações de todos os tipos sanguíneos. Os níveis críticos foram agravados pela pandemia do Covid-19.

Tendo em vista a gravidade da situação, o CREF2/RS faz um chamamento a todos os profissionais de Educação Física, em condições de realizarem doação, para que procurem um Hemocentro na sua região e pratiquem este ato que salva vidas. O atendimento aos doadores é feito com todo o cuidado e segurança, seguindo os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus da OMS e dos demais órgãos sanitários competentes.


Pré-requisitos para a doação

- ter de 16 a 69 anos
- primeira doação antes dos 60 anos
- pesar 50kg ou mais
- ser saudável
- não estar em jejum
- apresentar documento de identidade com foto
- menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal

Impedimentos para a doação

- gravidez ou amamentação
- doença de Chagas
- hepatite após os 11 anos de idade
- diabetes
- hipertensão
- comportamento de risco para Aids
- uso de bebida alcoólica há menos de 12 horas da doação
- ter doado há menos de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres
- ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano
- possuir piercing na boca ou na língua


Doação de Sangue



CREF2/RS adere à campanha de solidariedade ao Asilo Padre Cacique
15/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O Asilo Padre Cacique, uma organização não governamental, sem fins lucrativos e com mais de cem anos de atividades filantrópicas está precisando urgente de doações de alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal, cuja necessidade aumentou muito devido à pandemia da Covid-19.

Todo profissional de Educação Física ou Academia que quiser se solidarizar e ajudar a manter pessoas idosas carentes, pode levar o material na avenida Padre Cacique, 1178, bairro Praia de Belas. Os telefones para contato são (51) 3233-7571 e 3084-4382.


Campanha de Solidariedade



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
15/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 20 de outubro, às 17h, o Conselho vai receber Daniel Garlipp (CREF 006758-G/RS), que irá abordar o tema "Desafios na formação em Educação Física".

Já na quinta-feira, dia 22 de outubro, às 17h, o Conselho receberá Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS), para debater "As mazelas do esporte na atual conjuntura". A transmissão começará às 17h.

Graduado em Educação Física pela UFRGS, Daniel possui Especialização em Fisiologia do Exercício e Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento humano, aptidão física, saúde, performance, crianças e adolescentes, treinamento, fisiologia humana e do exercício. É professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil nos cursos de Educação Física e Medicina.

Carlos Cimino atualmente é conselheiro federal do CONFEF e presidente da Federação Gaúcha de Voleibol. Graduado em Educação Física pela UFRGS e pós-graduado em Gestão de Voleibol, foi professor da rede estadual de ensino, de 1978 a 1996, e árbitro internacional da FIVB, tanto de quadra como de praia. Já ministrou diversos cursos sobre a modalidade e integra a Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

20 de outubro, terça-feira, às 17h
Daniel Garlipp (CREF 006758-G/RS)
"Desafios na formação em Educação Física"

[atividade CANCELADA] 22 de outubro, quinta-feira, às 17h
Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)
"As mazelas do esporte na atual conjuntura"


Lives



Conselho realiza quinta edição do Conversando com o CREF2/RS na próxima semana
14/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O Conselho está realizando uma série de encontros com os profissionais de Educação Física, de maneira online. O evento “Conversando com o CREF2/RS” conta com a participação dos integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo CREF2/RS durante a pandemia.

A quinta edição desta atividade vai ocorrer no próximo no dia 22 de outubro, e será dedicada àqueles que atuam em Cruz Alta, Ijuí, Palmeira das Missões, Santa Rosa e Santo Ângelo, assim como aos profissionais das demais cidades destas regiões. O evento iniciará às 20h, pelo Instagram do CREF2/RS.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). A programação completa do “Conversando com o CREF2/RS” está disponível neste link e as edições passadas estão todas gravadas no IGTV do Instagram.

Conversando com o CREF2/RS – Cruz Alta, Ijuí, Palmeira das Missões, Santa Rosa e Santo Ângelo
22 de outubro, quinta-feira, às 20h
Convidados: Alessandro Gamboa, Carlos de Andrade Castilhos e Samuel de Almeida

Cidades contempladas:

Região Santo Ângelo: Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama e Vitória das Missões.

Região Cruz Alta: Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach e Tupanciretã.

Região Ijuí: Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Campo Novo, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Crissiumal, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul e Sede Nova.

Região Santa Rosa: Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Paulo das Missões, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.

Palmeira das Missões: Alpestre, Ametista do Sul, Barra do Guarita, Barra Funda, Boa Vista das Missões, Bom Progresso, Braga Caiçara, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Coronel Bicaco, Cristal do Sul, Derrubadas, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Erval Seco, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Gramado dos Loureiros, Iraí, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Miraguaí, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Redentora, Rodeio Bonito, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Seberi, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Palmeiras, Três Passos, Trindade do Sul, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha.


Conversando com o CREF2



CREF2/RS participa do 32º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia
14/10/2020
Fonte: CREF2/RS

A Conselheira Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) representou a Comissão de Saúde do CREF2/RS no XIV Simpósio de Educação Física, realizado no 32º Congresso online de Cardiologia do Estado Bahia, no dia 10 de outubro. No evento, Carmem proferiu a palestra "Atividade e Saúde Cardiovascular no Cenário de Pandemia: Visão das Comissões de Saúde dos CREFs".

Carmen iniciou sua fala observando que, na visão do CREF2/RS, houve uma diminuição na prática da atividade física, ao mesmo tempo em que se aumentaram as aulas online. "Há necessidade de reconhecimento de fato, não só de direito, do profissional de Educação como profissional, e não só como profissional da Saúde, mas também a necessidade da atividade física na prevenção e na promoção da saúde".

Segundo a Conselheira, o atual conceito de saúde vai muito além da ausência de doenças e engloba o bem-estar social, intelectual e profissional. “Estes fatores devem ser avaliados periodicamente. Além destes, outro segmento que influi muito na qualidade é saúde familiar”, constata.

Carmem explicou que, segundo dados do IBGE, 80% da população vive em regiões urbanas, e estima-se que 70% desta população tem hábito sedentários. “Para se combater o sedentarismo e seus riscos cardiovasculares, é preciso mudar o estilo de vida e praticar exercícios regulares, proporcionando melhora nas pressões cardiovascular e arterial e melhora na saúde, desde que prescrita de forma personalizada”, frisa.

A Conselheira afirmou que, entre as iniciativas que o CREF2/RS tem proposto, estão a aproximação dos governos estadual e municipais, para subsidiá-los a fim de que possam articular leis e projetos que defendam a Educação Física como atividade essencial. Foram enviados projetos de lei a mais de 50 municípios, com 32 protocolados, 22 aprovados nas Câmaras Municipais e oito já sancionados, que viraram lei. Também houve a participação do Comitê Estadual de Educação Física, criado durante a pandemia.

Entre as contribuições do CREF2/RS, Carmem afirma que houve a construção de uma linha teórica que pensa a perspectiva preventiva para a curativa, além de discutir a importância do condicionamento físico na prevenção de doenças e no tratamento não medicamentoso, principalmente para as DCNT.

Já na dimensão educativa, o Conselho propôs programas de acompanhamento e informação da população, cursos e palestras voltados para conscientização do valor da atividade física e qualidade devida, divulgando o conceito de saúde: mais do que combate a doença. “A ação na prevenção: para promovermos a saúde e não remediarmos a doença”, finalizou.


Comissão de Saúde



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
08/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, 13 de outubro, às 17h, o Conselho vai receber Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), que irá abordar o tema "Empreenda a partir de você".

Já na quinta-feira, dia 15 de outubro, às 17h, o Conselho receberá Valquíria de Lima (CREF 000089-G/SP), para um bate-papo sobre "Ginástica Laboral: do conhecimento científico à prática". A transmissão começará às 17h.

Valquíria é Doutora em Saúde Coletiva pela UNICAMP, Mestre em Ciências pela USP e Especialista em Ginástica Corretiva Postural, Fisiologia e Ergonomia. Ela é autora dos livros Ginástica Laboral: Atividade Física no Ambiente de Trabalho, Massagem no Ambiente Trabalho e Ginástica Laboral – Saúde do Trabalhador, e é sócia e diretora técnica da SUPPORTE Educação & Saúde no Trabalho. Também é Conselheira do CREF4/SP e atual Presidente da ABGL – Associação Brasileira de Ginástica Laboral.

Já Rony é profissional de Educação Física há 20 anos, com Pós-Graduação pela UFPR. Há 15 anos é CEO da Promove Saúde, empresa especializada em programas de promoção de saúde. Possui Certificação Internacional reconhecida pela ICF e ACSM em Welness & Health Coach. Conselheiro Regional do CREF9/PR, é também membro eleito do Conselho Deliberativo da ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida. Possui diversos livros publicados e atua como palestrante sobre estilo de vida, bem-estar e mudança de comportamento.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

13 de outubro, terça-feira, às 17h
Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR)
"Empreenda a partir de você"

15 de outubro, quinta-feira, às 17h
Valquíria de Lima (CREF 000089-G/SP)
"Ginástica Laboral: do conhecimento científico à prática"


Lives Instagram



CREF2/RS promove palestra sobre BNCC com mais de 100 participantes
06/10/2020
Fonte: CREF2/RS

No dia 2 de outubro, a Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS promoveu a palestra online "A BNCC e as novas diretrizes curriculares para a Educação Física", proferida pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, Dr. Fernando González. Cerca de 100 professores e coordenadores de cursos participaram do evento, realizando um debate profícuo sobre a Base Nacional Comum Curricular, a fim de garantir o conjunto de aprendizagens essenciais aos estudantes brasileiros.

Gonzáles explicou que organizara sua apresentação em perguntas, com a contribuição de docentes, como meio de conduzir as discussões sobre a BNCC. A primeira delas, disse Fernando, é a “Localização da BNCC no campo da teoria”, que se localiza no campo dos debates sobre currículos. Em relação à segunda pergunta, “BNCC no posicionamento em relação às discriminações”, o professor crê que ficou aquém às duas primeiras. Fernando relata que a tensão política era enorme do momento, e o documento realizado perdeu força neste sentido.

A terceira pergunta versa se “Ainda entre o Não Mais e o Ainda Não: pensando saídas do não lugar da Educação Física Escolar 1 e 2”. Na oportunidade, relata Fernando, foi defendida a tese de que a Educação Física estava situada pedagogicamente em uma espécie de “limbo”, na medida em que os professores e a comunidade acadêmica "não mais" a identificavam como uma prática restrita treinamento e ao rendimento esportivo. “Embora, por outro lado, "ainda não" a viam consolidada enquanto um componente curricular da área das linguagens e com enfoque teórico na cultura corporal”.

O quarto questionamento indaga se a “A BNCC pode mudar as práticas escolares?”. Fernando verificou que, passados 23 anos de sua vigência, estes não conseguiram levar para dentro das escolas as lutas e as danças. Gonzáles ressalta que houve algo muito interessante em relação às danças e às lutas. “Porque quando se fez a consulta nacional em relação aos objetivos da Educação Física, as que tiveram menor porcentagem foram as lutas e os esportes na natureza, ficando a dança em terceiro lugar. Se a BNCC for objeto estudo, se abre a pertinência, ou não, da possibilidade do ensino das lutas e as danças”, avalia.

Mas a BNCC, prossegue Fernando, traz uma grande novidade em descontextualizar a cultura esportiva, que é muito dissonante das organizações esportivas mundiais das Federações Esportivas. Por fim, Fernando questionou se os professores de IES, principalmente de Licenciatura, terão obrigatoriamente de se debruçar na BNCC para o desenvolvimento das competências superestimadas na mesma. "Competências estas que eles mesmos não dominam na sua integridade. Aliás, quem tem atualmente as competências previstas na BNCC na Educação Física?".


BNCC



CREF2/RS amplia atendimento a partir desta terça-feira
05/10/2020
Fonte: CREF2/RS

A partir desta terça-feira, dia 6, o CREF2/RS passará a atender de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Você pode clicar aqui para fazer o seu agendamento.

O CREF Serra permanece com o mesmo horário, atendendo nas quintas e nas sextas-feiras, das 10h às 15h, também mediante agendamento antecipado. Importante destacar que os atendimentos seguem com agendamento obrigatório para ambas as sedes, sendo exigido o uso da máscara.

CREF2/RS – Porto Alegre
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro Histórico
Agendamento obrigatório neste link

CREF Serra – Caxias do Sul
Atendimento nas quintas-feiras e nas sextas-feiras, das 10h às 15h
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
Agendamento obrigatório neste link


Horário



CREF2/RS realiza palestra sobre o BNCC direcionada a professores e coordenadores de curso
01/10/2020
Fonte: CREF2/RS

Amanhã, sexta-feira, dia 2 de outubro, a partir das 17h, a Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS promoverá a palestra online "A BNCC e as novas diretrizes curriculares para a Educação Física", proferida pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, Dr. Fernando González. O evento, gratuito e realizado pelo Google Meet, será direcionando apenas aos coordenadores e professores dos cursos de Educação Física do Rio Grande do Sul.

A Base Nacional Comum Curricular é uma ferramenta com diretrizes que têm o objetivo de garantir o conjunto de aprendizagens essenciais aos estudantes brasileiros, seu desenvolvimento integral por meio de competências gerais para a educação básica, apoiando as escolhas necessárias para a concretização dos seus projetos de vida e a continuidade dos estudos.

Palestra - A BNCC e as novas diretrizes curriculares para a Educação Física

Data: sexta-feira, 2 de outubro, às 17h Local: Google Meet
Inscrições: Apenas para professores e coordenadores
Contato: (51) 3288-0200
Organização: Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS


BNCC



CREF2/RS amplia horário de atendimentos na sede Porto Alegre
28/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O Conselho ampliou o número de horários de atendimento disponíveis em sua sede de Porto Alegre, a partir da readequação da tabela de horários de agendamento. Usuários que atualmente tinham horários marcados para 10h45min, 12h15min, 13h45min e 15h15min, foram reagendados para 15 minutos após o horário original de seu agendamento, e podem buscar um novo horário que seja mais conveniente.

Com isto, o CREF2/RS busca não prejudicar os usuários que se deslocam do interior à sede do Conselho. Todos os usuários que têm agendamento marcado poderão cancelar o agendamento atual e buscar novo horário conforme sua conveniência.


Atendimento



CREF2/RS realiza evento inédito debatendo a Resolução 391 do CONFEF
28/09/2020
Fonte: CREF2/RS

Na última quinta-feira, dia 24, a Comissão de Saúde do CREF2/RS promoveu o webinário “Profissional de Educação Física na Atuação Hospitalar - Fórum de Contextualização da Resolução CONFEF 391/2020”. De acordo com o apresentador e mediador Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), o evento ocorreu de forma inédita no Brasil, e contou com o apoio do Sistema CONFEF-CREFs. “Durante quase duas horas, centenas de profissionais assistiram online um debate aprofundado sobre a Resolução que legaliza a atuação do Profissional de Educação Física no contexto hospitalar, lembrando que o trabalho multiprofissional intra e extra hospitalar já acontece há décadas.

Agora, complementa Clery, se abre o campo para consolidar definitivamente a Educação Física na Saúde. Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que também mediou o webinário, ressaltou o importante avanço para o profissional representado pela Resolução, principalmente neste momento em que as doenças crônico-degenerativas, a exemplo da diabetes, câncer e doenças coronarianas, que vêm crescendo em proporções alarmantes. “O sedentarismo é normalmente um fator agravante e o exercício físico é um componente imprescindível no combate e tratamento destas doenças", afirma.

O webinário iniciou com a explanação de Francisco Pitanga (CREF 000108-G/BA), que versou sobre a “Apresentação e contextualização da Resolução 391 do CONFEF”. Pitanga explicou que o CONFEF já trabalhava em uma resolução de atendimento dos profissionais de Educação Física. “Todos protocolos de atendimento dos profissionais eram reconhecidos desde 1997, porém não conseguimos legitimar de forma concreta a atuação nessa área”. Naquele tempo, explica Pitanga, nossa ideia era trabalhar na confecção de uma resolução que tratasse dos protocolos de atendimento, considerando o SUS, a atenção básica, os hospitais públicos e privados, abrangendo também naquilo que o agente está mais acostumado a atuar, que são clubes, academias, clínicas, programas de condicionamento físico, além da possibilidade de montarem consultórios. Este trabalho, escrito em conjunto por 50 profissionais, resultou numa publicação editada ano passado, intitulado “Orientação para avaliação e prescrição de exercícios físicos direcionados para a saúde”, publicada pelo CREF4/SP.

Dando prosseguimento às exposições, Fábio José da Silva (CREF 008140-G/PR) se pronunciou sobre “O profissional de Educação Física na Saúde Pública – SUS”. "Falar sobre a atuação do profissional de Educação Física na atenção primária é muito gratificante porque quando eu tive o ingresso no SUS, em 2014, desconhecia a questão da atenção primária no SUS. Então eu destaquei alguns pontos importantes para referenciar os locais de atuação do primária”. Ele explicou que na atuação primária, que é o locus onde ele atua, estão as Unidades Básicas, o CAPS 2, o CAPS AD (álcool e outras drogas), o Caps Infanto Juvenil e nas Academias da Saúde. “Este é um polo muito importante de promoção da saúde e conhecimento e também não podia deixar de registar, os programas de residência, do qual fiz parte por um certo tempo, que uma forma de mostrar ao egressos da graduação essa visão ampliada do SUS.

Ângela Harthmann (CREF 008303-G/RS) falou sobre o tema “No hospital, onde o profissional de Educação Física pode atuar”. "Primeiramente, gostaria de assinalar para nós, que trabalhamos em hospital, que esta resolução é algo de grandioso. Ângela ressaltou que o trabalho no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional do Hospital de Clínicas já existe há 40 anos, e ele foi pensado e idealizado por uma professora de Educação Física da UFRGS, chamada Tereza Galvão. “Quando ele foi inaugurado, junto à Unidade Pediátrica como Serviço de Orientação Terapêutica, sendo algo extremante inovador àquela época, e pioneiro no Brasil, e no passar destes anos, apenas em 2005 temos promulgada a Lei das Brinquedotecas, que coloca obrigatório este instrumento onde haja internação pediátricas". A profissional afirma que existiam serviços de Educação Física apenas na Unidade Pediátrica e hoje se espalharam para outros 14 locais do Hospital,

Ângela explica que estes atendimentos se dão na internação psiquiátrica de adultos e adolescentes, na hemodiálise, transplante de medula óssea, ambulatório e cirurgia bariátrica, no ambulatório de Fibrose Cística e muitos outros locais diferentes. "As atividades realizadas têm como base a recreação, devido à importância desta proposta no ambiente hospitalar, seja para criança, seja para o adulto, pois isto tira um pouco da tensão do paciente, e que envolve o ambiente, melhorando qualidade da internação. Além disto, realizamos estímulo motor, com bebês, principalmente, e além disto, o exercício físico em si”

Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), trouxe o tema “O profissional de Educação Física no contexto hospitalar”. "Se analisarmos retrospectivamente, em uma equipe no contexto hospitalar falávamos nos referindo a médicos e enfermeiros. Hoje, podemos falar que todas as áreas da saúde estão contempladas em um hospital, em maior ou menor grau. E o que significa isto a partir da Resolução? É que estamos formando um profissional com perfiis diferentes, com outras competências e técnicas humanistas. E o ministrar este conhecimento ficava a critério do curso. A Resolução entra para modificar a grade curricular dos curso de Educação Física, abrindo possibilidade de cursos de especialização no âmbito hospitalar público ou privado."

Já Isabel Rossato (CREF 003235-G/RS) falou sobre “O papel de brincar nos cuidados paliativos com pacientes oncológicos”. Eu trabalho há 18 anos na Oncologia Pediátrica, e ao longo do tempo percebi a necessidade de buscar outros conhecimentos para dar conta do trabalho nesta unidade. Eu atuo basicamente com a ferramenta do brincar e com a preocupação de dar continuidade ao crescimento e desenvolvimento destes pacientes que se submetem a um tratamento prolongado". Isabel explicou que ao longo do tempo houve necessidade da busca de outros saberes, pois ela descobriu que as pessoas conversam mais sobre sua situação com aquelas em que elas criam maior vinculo, e por muitas vez os profissionais que trabalham com o brincar são as que criam laços com pacientes e suas famílias. “Então, fui buscar informação em outras áreas. Por exemplo, participo de cursos onde 90% do público são psicólogas".

Você pode assistir o webinário online e gratuito no Youtube e no Facebook do Conselho.


Webinário



Conselho realiza quarta edição do Conversando com o CREF2/RS na próxima quinta-feira
25/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O Conselho está realizando uma série de encontros com os profissionais de Educação Física, de maneira online. O evento “Conversando com o CREF2/RS” conta com a participação dos integrantes do Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo CREF2/RS durante a pandemia.

A quarta edição desta atividade vai ocorrer na próxima quinta-feira, dia 1º de outubro, e será dedicada àqueles que atuam em Erechim, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Lajeado, assim como aos profissionais das demais cidades destas regiões. O evento iniciará às 20h, pelo Instagram do CREF2/RS.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). A programação completa do “Conversando com o CREF2/RS” está disponível neste link e as edições passadas estão todas gravadas no IGTV do Instagram.

Conversando com o CREF2/RS – Erechim, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Lajeado
1º de outubro, quinta-feira, às 20h
Convidados: Alessandro Gamboa, Carla Pretto e Samuel de Almeida

Cidades contempladas:

Região Erechim: Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Charrua, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Nonoai, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, Rio dos Índios, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos.

Região Passo Fundo: Água Santa, Almirante Tamandaré do Sul, Alto Alegre, André da Rocha, Arvorezinha, Barracão, Barros Cassal, Cacique, Doble, Camargo, Campos Borges, Capão Bonito do Sul, Carazinho, Casca, Caseiros, Ciríaco, Coqueiros do Sul, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Espumoso, Fontoura Xavier, Gentil, Ibiaçá, Ibiraiaras, Ibirapuitã, Itapuca, Lagoa dos Três Cantos, Lagoa Vermelha, Lagoão, Machadinho, Marau, Mato Castelhano, Maximiliano de Almeida, Montauri, Mormaço, Muliterno, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Paim Filho, Passo Fundo, Pontão, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, Santo Expedito do Sul, São Domingos do Sul, São João da Urtiga e São José do Ouro, Serafina Corrêa, Sertão, Soledade, Tapejara, Tapera, Tio Hugo, Tunas, Tupanci do Sul, Vanini, Victor Graeff, Vila Lângaro e Vila Maria.

Região Santa Cruz do Sul: Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Região Lajeado: Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca, Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, São Valentim do Sul, Sério, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Correa e Westfalia.


conversando com o cref passo fundo santa cruz o sul erechim



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
25/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 29 de setembro, Dudu Netto (CREF 002025-G/RJ) irá abordar o tema “A Educação Física no pós-pandemia”.

Já na quinta-feira, dia 1º de outubro, o Conselho vai receber Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT), para um bate-papo sobre “Personal trainer neste novo cenário: possíveis negócios e tendências”. As transmissões iniciarão às 17h e às 15h, respectivamente.

Pós-graduado em Ginástica de Academia e mestre em Motricidade Humana pela UCB-RJ, Dudu é diretor técnico da Bodytech Company, sendo responsável pelo planejamento estratégico, pelo desenvolvimento de processos e pela capacitação técnica de todos os profissionais que atuam nas academias da rede, em todo o Brasil. Tem mais de 20 anos de experiência como professor de ginástica localizada e como docente universitário. É palestrante internacional e autor de quatro livros sobre programas de fitness.

Graduado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro, Kovács é pós-graduado em Gerontologia e tem especialização em pilates e em treinamento funcional, pelas Escolas IHP e pelo Mentorship Samorai. Além de atuar como palestrante, é personal trainer desde 2007 e já trabalhou nas academias dos principais clubes de São Paulo.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

29 de setembro, terça-feira, às 17h
Dudu Netto (CREF 002025-G/RJ)
A Educação Física no pós-pandemia

1º de outubro, quinta-feira, às 15h
Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT)
Personal trainer neste novo cenário: possíveis negócios e tendências


lives Instagram



CREF2/RS realiza webinário sobre atuação no contexto hospitalar nesta quinta-feira
22/09/2020
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Saúde do CREF2/RS vai realizar nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, o webinário “Profissional de Educação Física na Atuação Hospitalar - Fórum de Contextualização da Resolução 391 do CONFEF”. O evento, marcado para iniciar às 19h, ocorrerá de maneira online e gratuita, simultaneamente no Youtube e no Facebook do Conselho.

Com a apresentação e a mediação de Clery de Lima (CREF 000297-G/RS) e de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), integrantes da Comissão de Saúde, o evento contará com a participação de Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Ângela Harthmann (CREF 008303-G/RS), Fábio da Silva (CREF 008140-G/PR), Francisco Pitanga (CREF 000108-G/BA) e Isabel Rossato (CREF 003235-G/RS). Eles debaterão a Resolução CONFEF 391/2020, publicada recentemente pelo Conselho Federal e que define a atuação dos profissionais de Educação Física no contexto hospitalar.

Conheça os participantes:

Alexandre Lazzarotto – Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, integrou o GT de Exercício Físico do Ministério da Saúde, sendo um dos autores do livro “Recomendações para a Prática de Atividades Físicas para Pessoas Vivendo com HIV e Aids”. Atua com atividades de promoção à saúde na Reserva Nacional do Niassa, em Moçambique. No país africano, também é professor e orientador em Mestrado em Saúde Pública.

Ângela Harthmann – Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Faculdade de Medicina da UFRGS e professora universitária. Atualmente trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional, na internação pediátrica e residência multiprofissional.

Fábio da Silva – Especialista em Preceptoria no SUS e em Gestão de Pessoas, é mestre e doutorando em Educação pela UEL/PR. Atua no Sistema Único de Saúde - Atenção Básica, vinculado à Secretaria de Municipal de Saúde de Apucarana, no Paraná.

Francisco Pitanga – Doutor em Saúde Coletiva pela UFBA, é autor dos livros “Epidemiologia da Atividade Física”, “Exercício Físico e Saúde” e “Testes, Medidas e Avaliação em Educação Física e Esportes”. Também é conselheiro federal do CONFEF e presidente do Departamento de Educação Física da Sociedade Brasileira de Cardiologia da Bahia.

Isabel Rossato – Graduada em Educação Física pela UFRGS, é especialista em Psicomotricidade e em Transtornos do Desenvolvimento na Infância e na Adolescência. Atua no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na Unidade de Oncologia Pediátrica.

Webinário “Profissional de Educação Física na Atuação Hospitalar - Fórum de Contextualização da Resolução 391 do CONFEF”
Data: 24 de setembro, quinta-feira, a partir das 19h
Evento online e gratuito, transmitido ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook


webinário saúde atuação hospitalar hospital



Instagram do CREF2/RS realiza mais duas lives
18/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 22 de setembro, Irineu Furtado (CREF 003767-G/SC) irá abordar o tema “Rumos da Educação Física no Brasil”.

Já na quinta-feira, dia 24 de setembro, o Conselho vai receber Henrique Miguel (CREF 073818-G/SP), para um bate-papo sobre “Treinamento de força com elásticos”. As transmissões iniciarão às 17h, nos dois dias.

Mestre em Educação Física pela UFSC, Irineu é professor da rede pública de Santa Catarina desde 1987. Já foi chefe da Divisão de Educação Física da Prefeitura de Lages, coordenador do curso de Educação Física da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e gerente do Complexo Esportivo do Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior. Desde 2015, é presidente do CREF3/SC.

Henrique é doutorando em Promoção da Saúde pela UNIFRAN, pesquisador e professor do curso de Educação Física da FEUC e da Unipinhal, ambas de São Paulo. É membro do grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício Aplicada à Saúde e ao Esporte da UNIFRAN e co-coordenador do Núcleo de Pesquisa em Educação Física e Esportes da FEUC. Atua também como palestrante em congressos nacionais e internacionais. É um dos autores do livro “Musculação: variáveis, princípios e métodos de treino para otimização da hipertrofia”.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

22 de setembro, terça-feira, às 17h
Irineu Furtado (CREF 003767-G/SC)
Rumos da Educação Física no Brasil

24 de setembro, quinta-feira, às 17h
Henrique Miguel (CREF 073818-G/SP)
Treinamento de força com elásticos


lives Instagram



Profissionais registrados têm desconto no Simpósio Sul Brasileiro de Treinamento de Força
17/09/2020
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no Sistema CONFEF/CREFs e os acadêmicos do curso de Educação Física têm 10% de desconto na inscrição do Simpósio Sul Brasileiro de Treinamento de Força. O evento, promovido pela Convenção Brasil, vai ocorrer no dia 10 de outubro, de maneira inteiramente online.

Clique aqui para mais informações.

Das 8h às 19h, o Simpósio vai contar com dez palestras e irá conceder um certificado digital de 9 horas/aula para todos os participantes. Para o desconto, basta utilizar o código promocional CREF10 no momento de inscrição na página acima. A programação completa do evento também está disponível no mesmo link.

Simpósio Sul Brasileiro de Treinamento de Força
Data: 10 de outubro, sábado, das 8h às 19h
Evento online e 100% ao vivo. Não fica gravado e não será retransmitido.
Inscrições e mais informações: www.convencaobrasil.com.br


eventos convenção brasil apoio



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
11/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 15 de setembro, Igor Conterato (CREF 005276-G/RN) irá abordar o tema “Treinamento de força para idosos”.

Já na quinta-feira, dia 17 de setembro, o Conselho vai receber Almeris Armiliato (CREF 012440-G/SP), para um bate-papo sobre “Gestão de academias no mundo pós-COVID”. As transmissões iniciarão às 17h, nos dois dias.

Doutor em Saúde Pública pela USP, Igor é professor do curso de Educação Física da UNIFACS, na Bahia, e coordenador nacional do Programa de Pós-graduação em Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais do Instituto Valorize. É autor dos livros “Saúde do idoso: um olhar de profissionais de Educação Física” e “Condições de saúde de idosos brasileiros com 80 anos ou mais”, entre outros. Com diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, atua também como palestrante em seminários e congressos.

Graduado em Educação Física pela FEC do ABC, Almeris é pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas pela ESPM e em negócios pela Babson College – School of Business, dos Estados Unidos. É criador do método e do curso “Academia Rentável”, atende ainda personal trainers e já capacitou profissionais de diversos países, como Argentina, Uruguai, Chile, México, Portugal e Estados Unidos.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

15 de setembro, terça-feira, às 17h
Igor Conterato (CREF 005276-G/RN)
Treinamento de força para idosos

17 de setembro, quinta-feira, às 17h
Almeris Armiliato (CREF 012440-G/SP)
Gestão de academias no mundo pós-COVID


lives Instagram



Conselho realiza terceira edição do Conversando com o CREF2/RS na próxima quinta-feira
10/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O Conselho está realizando uma série de encontros com os profissionais de Educação Física, de maneira online. O evento “Conversando com o CREF2/RS” conta com a participação dos integrantes do Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo CREF2/RS durante a pandemia.

A terceira edição desta atividade vai ocorrer na próxima quinta-feira, dia 17 de setembro, e será dedicada àqueles que atuam Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba e demais cidades próximas. O evento iniciará às 20h, pelo Instagram do CREF2/RS.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). A programação completa do “Conversando com o CREF2/RS” está disponível neste link.

Conversando com o CREF2/RS – Novo Hamburgo, Canoas e Guaíba
17 de setembro, quinta-feira, às 20h
Convidados: Alessandro Gamboa, Luciane Citadin e Samuel de Almeida

Cidades contempladas:

Região Canoas: Barão, Brochier, Canoas, Capela de Santana, Esteio, Harmonia, Maratá, Montenegro, Nova Santa Rita, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Tabaí, Triunfo e Tupandi.

Região Novo Hamburgo: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Sapiranga.

Região Guaíba: Alvorada, Arambaré, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Cachoeirinha, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, General Câmara, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Mariana Pimentel, Minas do Leão, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes e Viamão.


conversando com o cref novo hamburgo canoas guaíba



Anuidade 2020 tem vencimento, parcelamento e desconto prorrogados para o dia 20 de dezembro
09/09/2020
Fonte: CREF2/RS

Considerando os impactos do novo coronavírus (COVID-19), que têm alterado também o funcionamento de estabelecimentos na área das atividades físicas em todo o país, o CREF2/RS informa que a Anuidade 2020 teve o seu vencimento, parcelamento e desconto prorrogados mais uma vez.

A última data para pagamento da Anuidade 2020, tanto de Pessoa Física como de Pessoa Jurídica, foi adiada para o dia 20 de dezembro. Mais informações estão disponíveis na Resolução CREF2/RS Nº 170/2020, neste link.

Todas as guias com estas novas opções de pagamento estarão disponíveis em breve no Portal de Autoatendimento do site do CREF2/RS. Clique aqui para acessá-lo.


Anuidade 2020 covid-19



CREF2/RS realiza webinário sobre Educação Física Escolar nesta quarta-feira
08/09/2020
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS vai realizar nesta quarta-feira, dia 9 de setembro, o webinário “Desafios da Educação Física Escolar: um bate-papo informal”. O evento, marcado para iniciar às 19h, ocorrerá de maneira online e gratuita, simultaneamente no Youtube, no Facebook e no Instagram do Conselho.

Além de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS) e Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), todas integrantes da Comissão de Educação Física Escolar, o webinário contará ainda com a participação dos profissionais Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Eliana Flores (CREF 002649-G/RS) e Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC).

Durante o evento, os presentes vão falar sobre o atual momento da Educação Física Escolar, especialmente com relação ao contexto da pandemia, e sobre a publicação “Recomendações de retorno às aulas presenciais de Educação Física na reabertura das escolas: COVID-19”, lançada pelo CREF2/RS em julho. Clique aqui para baixá-la em PDF.

Conheça os participantes:

Alessandro Gamboa – Sócio-diretor da G2 Sports, personal trainer e consultor de academias, Alessandro atualmente é 2º vice-presidente do CREF2/RS, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e presidente do Comitê Estadual da Educação Física no Enfrentamento da COVID-19.

Alexandre Lazzarotto – Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, integrou o GT de Exercício Físico do Ministério da Saúde, sendo um dos autores do livro “Recomendações para a Prática de Atividades Físicas para Pessoas Vivendo com HIV e Aids”. Atua com atividades de promoção à saúde na Reserva Nacional do Niassa, em Moçambique. Também é professor e orientador do curso de Mestrado em Saúde Pública da Universidade Católica de Moçambique.

Carmen Masson – Tem especialização em Ginástica de Academia e em Condicionamento Físico e mestrado em Ciências da Saúde - Saúde Coletiva. É Mestre d’Armas pela EsEFex e ex-atleta de esgrima. Foi professora de Educação Física, técnica de esgrima, consultora do Ministério do Esporte, professora da UFRGS, coordenadora da Secretaria de Esportes de Porto Alegre, da Brigada Militar e presidente do CREF2/RS.

Eliana Flores – Graduada em Educação Física e em Direito, tem pós-graduação em Fisiologia do Exercício. Atualmente é diretora do Colégio Estadual Protásio Alves, em Porto Alegre, e membro da Comissão de Ética Profissional e de Normas e Legislação do CREF2/RS.

Elisabete Laurindo – Conselheira do CONFEF e membro da Comissão Nacional de Educação Física Escolar, tem mestrado em Gestão de Políticas Públicas. Foi supervisora de Educação Física, de gestão e diretora da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, assim como superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí. Foi coordenadora e professora do curso de Educação Física da Faculdade Avantis.

Jeane Cazelato – Integrante da Comissão de Educação Física Escolar, tem especialização em Recreação e Lazer e mestrado em Ciências Aplicadas à Atividade Física e ao Esporte. Foi presidente do CREF2/RS, conselheira do CONFEF e professora de Educação Física da rede pública e privada.

Miryam Brauch – Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS e uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar, é pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior. Atua na rede estadual de ensino.

Webinário “Desafios da Educação Física Escolar: um bate-papo informal”
Data: 9 de setembro, quarta-feira, a partir das 19h
Evento online e gratuito, transmitido ao vivo pelo Youtube, Facebook e Instagram


educação física escolar webinário



CREF2/RS promove mais três lives pelo Instagram
04/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na segunda-feira, dia 7 de setembro, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ) irá abordar o tema “A importância do Rio Grande do Sul na regulamentação da profissão”.

Na terça-feira, dia 8 de setembro, o Conselho vai receber Leônidas de Oliveira (CREF 002514-G/RN), para um bate-papo sobre “Biomecânicas das lesões na musculação”. Já na quinta-feira, dia 10 de setembro, João Batista Rocca Nunes (CREF 002365-G/RS) estará presente para falar sobre o tema “Um novo profissional de Educação Física está surgindo. Mexa-se!”. As transmissões iniciarão às 17h, com execeção de terça-feira, que será às 19h.

Jorge é o presidente do CONFEF. Graduado em Educação Física pela UFRJ, tem mestrado em Motricidade Humana pela UCB. Foi professor de Educação Física no ensino público e privado e técnico de voleibol. Promoveu os Jogos Escolares da Cidade do Rio de Janeiro, de 1977 a 1990, e foi assessor de Educação Física da Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro. É autor dos livros “Colônia de Ferias” e “Profissional de Educação Física… Existe?”.

Graduado em Educação Física e em Fisioterapia, Leônidas é doutor em Saúde Coletiva pela UFRN. Atua nesta mesma universidade como docente e ministra diversos cursos e palestras pelo Brasil. Na UFRN, também é colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, coordenador do Grupo de Estudos em Biomecânica e coordenador do curso de pós-graduação em Biomecânica.

Graduado em Educação Física pelo IPA, João é diretor técnico da Jbnunes Academia, empreendimento com duas sedes em Porto Alegre. Tem mais de 30 anos de experiência na área do fitness e da inovação e atua também como palestrante, life health coach e personal trainer.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

7 de setembro, segunda-feira, às 17h
Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ)
A importância do Rio Grande do Sul na regulamentação da profissão

8 de setembro, terça-feira, às 19h
Leônidas Oliveira (CREF 002514-G/RN)
Biomecânicas das lesões na musculação

10 de setembro, quinta-feira, às 17h
João Batista Rocca Nunes (CREF 002364-G/RS)
Um novo profissional de Educação Física está surgindo. Mexa-se!


lives instagram



Jair Bolsonaro recebe presidentes de CREFs do Brasil
03/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O presidente Jair Bolsonaro recebeu na tarde de ontem, dia 2 de setembro, a visita de presidentes de CREFs do Brasil. O encontro, ocorrido no Palácio do Planalto fez parte da grade de programação em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado no dia 1º de setembro. Além do presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), também estiveram presentes o ministro da cidadania Ônyx Lorenzoni, o secretário especial de Esporte Marcelo Magalhães e atletas, como a nadadora Fabíola Molina e o jogador de handebol Bruno Bezerra.

Na oportunidade, os Conselhos Regionais de Educação Física homenagearam Bolsonaro com o Discóbolo de Ouro, símbolo da Educação Física e a mais alta honraria entregue pelo Sistema CONFEF/CREFs. O Presidente, que também é profissional de Educação Física, ficou muito grato e, na solenidade, exaltou os benefícios da Educação Física para a promoção da saúde e para a melhoria do sistema imunológico.

Os presidentes dos CREFs pediram, em nome dos 450 mil profissionais de Educação Física registrados no país, que a Educação Física, reconhecida neste ano como profissão da saúde, possa ser levada a todos os seguimentos sociais da população. Também foi solicitada a volta da antiga carga horária nas aulas da Educação Física Escolar. Bolsonaro foi bastante receptivo e prometeu ajudar a categoria.

As outras autoridades do Sistema CONFEF/CREFs que compareceram ao encontro foram Rogério Moura (CREF13/BA), Irineu Furtado (CREF3/SC), Nelson Leme (CREF4/SP), Jean Silva (CREF8/AM/AC/RR/RO), Antônio Branco (CREF9/PR), Lúcio Beltrão (CREF12/PE), Patrick Aguiar (CREF7/DF) e André Fernandes (CREF1/RJ).


CREFs confef presidente bolsonaro



Secretaria Estadual da Saúde regulamenta medidas de proteção contra o coronavírus em academias e clubes
03/09/2020
Fonte: CREF2/RS

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul publicou na última terça-feira, dia 1º de setembro, a Portaria 582/2020, que dispõe as medidas de prevenção ao coronavírus para as atividades esportivas e para as práticas corporais. O dispositivo contempla os estabelecimentos da área da Educação Física, como academias de ginástica, dança, lutas marciais e afins.

Entre as principais medidas elencadas pelo documento, estão priorizar atendimentos remotos ou ao ar livre, vedar contatos físicos, obedecer ao limite de ocupação de acordo com a bandeira do Distanciamento Controlado vigente, disponibilizar álcool em gel 70% para trabalhadores e clientes e fazer a higienização dos ambientes a cada três horas ou dos objetos compartilhados a cada uso, como aparelhos de musculação e colchonetes. O texto ressalta a importância de promover mudanças no ambiente para evitar que pessoas fiquem muito perto umas das outras e também o incentivo ao cuidado pessoal, como pedir que cada pessoa utilize garrafas individuais e não compartilhe toalhas.

Além disto, o uso de máscara segue sendo obrigatório, mesmo em ambientes abertos. Sobre a circulação de pessoas, o texto traz ainda a necessidade de definir corredores com fluxo em sentido único, suspender a utilização de catracas, desestimular o uso de elevadores e aferir a temperatura de todos que ingressarem nos estabelecimentos.

Trabalhadores em grupo de risco não deverão exercer atividades presenciais. Para os clientes deste grupo, deverão ser ofertados horários exclusivos e os atendimentos terão que ser agendados. Neste primeiro momento, as práticas esportivas em formato coletivo continuam vedadas.

Clique aqui e acesse o texto completo da Portaria SES 582/2020.


academias protocolos secretaria da saúde



Resolução do CONFEF define atuação do profissional de Educação Física no contexto hospitalar
01/09/2020
Fonte: CREF2/RS

No último dia 28 de agosto, o Diário Oficial da União publicou a Resolução 391/2020, do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), que define a atuação dos profissionais de Educação Física no contexto hospitalar. A normativa reconhece que a categoria possui formação para intervir em níveis de atenção primária, secundária e/ou terciária em saúde, dentro da estrutura hierarquizada pelo Ministério da Saúde e pelo SUS.

A formação profissional exigida para esta área é a de profissional de Educação Física com habilitação em Bacharelado e/ou Licenciatura/Bacharelado, conforme consta no documento de registro profissional e na sua Cédula de Identidade Profissional.

De acordo com a Resolução, é prerrogativa do profissional de Educação Física no contexto da área hospitalar coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, nas áreas de atividades físicas e do exercício físico, destinados a promoção, prevenção, proteção, educação, intervenção, recuperação, reabilitação, tratamento e cuidados paliativos da saúde física e mental, no âmbito específico ou de forma multiprofissional e/ou interdisciplinar.

Caberá à Pessoa Jurídica contratante da prestação de serviços na área de atividades físicas e do exercício físico zelar para que esta prática seja avaliada, prescrita, orientada e dinamizada por profissionais de Educação Física, sendo ainda observados o rol de procedimentos constantes no Sistema de Gerenciamento da Tabela Unificada de Procedimentos (SIGTAP) e de acordo com o “Guia de Registros e Procedimentos de Saúde realizados pelo Profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde”, publicado pelo CONFEF, em 2020.

Clique aqui para acessar, na íntegra, a Resolução CONFEF 391/2020.


profissional de Educação Física saúde hospitalar



Conselho realiza segunda edição do Conversando com o CREF2/RS nesta semana
31/08/2020
Fonte: CREF2/RS

Nos próximos meses, o Conselho vai realizar uma série de encontros virtuais com os profissionais de Educação Física. O evento “Conversando com o CREF2/RS” contará com a participação dos integrantes do Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo CREF2/RS durante a pandemia.

A segunda edição desta atividade vai ocorrer nesta quinta-feira, dia 3 de setembro, e será dedicada àqueles que atuam em Caxias do Sul, Capão da Canoa, Taquara e demais cidades destas regiões. O evento vai iniciar às 20h, pelo Instagram do CREF2/RS.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). A programação completa do “Conversando com o CREF2/RS” está disponível aqui.

Conversando com o CREF2/RS – Caxias do Sul, Capão da Canoa e Taquara
3 de setembro, quinta-feira, às 20h
Convidados: Alessandro Gamboa, Carla Pretto e Samuel de Almeida

Cidades contempladas:

Região Caxias do Sul: Alto Feliz, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Bom Princípio, Campestre da Serra, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Esmeralda, Fagundes Varela, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guabiju, Guaporé, Ipê, Jaquirana, Linha Nova, Monte Alegre dos Campos, Monte Belo do Sul, Muitos Capões, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Picada Café, Pinhal da Serra, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São José dos Ausentes, São Marcos, São Vendelino, União da Serra, Vacaria, Vale Real, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Região Capão da Canoa: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá.

Região Taquara: Cambará do Sul, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, Taquara e Três Coroas.


conversando com o cref caxias do sul capão da canoa taquara



CREF2/RS promove Semana de Lives pelo Instagram
28/08/2020
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS vai realizar, nos próximos dias, a Semana de Lives pelo Instagram. O evento contará com a presença de Guga Binotto (CREF 004133-G/RS), Richard Ávila (CREF 025996-G/RS), Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ) e Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP), que trarão para debate temas de grande importância para os profissionais de Educação Física. As transmissões iniciarão sempre às 17h.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Conheça os palestrantes:

Guga Binotto – Especialista em Fisiologia do Exercício e em Obesidade e Emagrecimento, é proprietário do Studio Guga Binotto Personal Trainer, localizado em Porto Alegre, empreendedor digital e mentor de carreiras. Autor do livro “Personal 10 Mil”, também ministra diversos cursos online, especialmente sobre gestão de negócios.

Richard Ávila – Graduado em Educação Física pela Universidade Feevale e pós-graduando em Educação Física Escolar, atualmente é professor de Educação Física do Colégio Santa Teresinha, em Campo Bom. Com experiência em pesquisa e extensão (PIBID CAPES), já atuou em escolas públicas e privadas na região do Vale dos Sinos. Tem mais de 12 anos de experiência na área e um canal no Youtube sobre o tema.

Jorge Steinhilber – É o presidente do CONFEF. Graduado em Educação Física pela UFRJ, tem mestrado em Motricidade Humana pela UCB. Foi professor de Educação Física no ensino público e privado e técnico de voleibol. Promoveu os Jogos Escolares da Cidade do Rio de Janeiro, de 1977 a 1990, e foi assessor de Educação Física da Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro. É autor dos livros “Colônia de Ferias” e “Profissional de Educação Física… Existe?”.

Leonardo Lima – Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba, é professor convidado de cursos de pós-graduação e integrante do Conselho Científico da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. É autor diversos livros sobre a área, como “Aspectos práticos e aplicáveis em fisiologia do exercício”, “Treinamento de força aplicado para corredores” e “Volume de treino e ordem dos exercícios”.

Confira a programação da Semana de Lives:

31 de agosto, segunda-feira, às 17h
Guga Binotto (CREF 004133-G/RS)
Como consolidar a sua consultoria online

2 de setembro, quarta-feira, às 17h
Richard Ávila (CREF 025996-G/RS)
Educação Física Escolar nos tempos de pandemia

3 de setembro, quinta-feira, às 17h
Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ)
A importância do Rio Grande do Sul na regulamentação da profissão

4 de setembro, sexta-feira, às 17h
Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)
Atuação no mercado profissional: como seremos lembrados?


lives instagram



CREF2/RS celebra 1º de setembro com webinário sobre rumos da Educação Física no Brasil
26/08/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, em parceria com a APEF-RS, vai comemorar com Dia do Profissional de Educação Física com a realização de um webinário pelo Youtube. O evento “Novos Rumos da Educação Física" ocorrerá na terça-feira, dia 1º de setembro, a partir das 20h, e contará com a participação dos profissionais Alessandro Carvalho (CREF 026294-G/RS), Anderson Silva (CREF 013524-G/RS), Danusa Zanella (CREF 003307-G/RS), Helena D’Azevedo (CREF 001069-G/RS), Josie Pillar (CREF 012816-G/RS) e Myron Assis Brasil (CREF 001713-G/RS).

O link direto para assistir ao webinário é https://youtu.be/BJ1wUe7khsA. Você já pode acessá-lo e favoritar a página de transmissão.

Com a mediação dos conselheiros Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), o webinário será gratuito para a participação de profissionais e de estudantes. O evento trará para o debate a atuação nas mais diferentes áreas da profissão, vinculadas à Educação Física Escolar, à dança, aos clubes e academias, ao paradesporto e às universidades.

Conheça os palestrantes:

Alessandro Carvalho – Graduado em Educação Física pela Claretiano e pós-graduado em treinamento esportivo e em fisiologia do exercício. Também tem especialização em treinamento resistido e treinamento para idosos e crianças. Atua há seis anos na área do fitness, como personal trainer, e é sócio-proprietário da academia Ativa, em Rio Grande.

Anderson Silva – Graduado em Educação Física e pós-graduado em Psicologia Desportiva e Atividade Física pela Feevale, é professor de Educação Física no IENH, no Sesi e ministra cursos da modalidade de ritmos. Tem mais de 15 anos de experiência e já atuou em inúmeras academias na região do Vale do Sinos, como instrutor de aulas coletivas.

Danusa Zanella – Graduada em Educação Física pela Unisinos e pós-graduada em gestão esportiva. Atua na Secretaria de Estado da Educação como coordenadora geral dos Jogos Escolares do RS. Em 2018, foi redatora do componente Educação Física no Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Fundamental. É professora da rede pública estadual há 20 anos.

Helena D’Azevedo – Graduada em Educação Física pela UFRGS, tem especialização em Psicomotricidade e mestrado em Educação. É professora do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS e membro do Comitê Sênior de Avaliação da Pró-Reitoria de Extensão, com experiência na área de educação e formação de professores.

Josie Pillar – Graduada em Educação Física pela Ulbra, tem pós-graduação em Docência e em Tradução e Interpretação em Libras. É professora do curso de Educação Física da URCAMP, em Bagé, e do curso de Libras do Senac. Intérprete de Libras na Escola Estadual Eduardo Vargas, também é voluntária no grupo Esporte para Todos, que oferece a prática esportiva para pessoas com deficiência, na cidade de Alegrete.

Myron Assis Brasil – Graduado em Educação Física pelo IPA, possui especialização em Administração e Marketing pela Ulbra. Atua como superintendente administrativo do Grêmio Náutico União e como consultor de gestão esportiva.

Webinário “Novos Rumos da Educação Física”
Data: 1º de setembro, terça-feira, a partir das 20h
Evento online e gratuito, transmitido pelo Youtube
Ao vivo pelo link: https://youtu.be/BJ1wUe7khsA


webinário dia do profissional de educação física apef-rs



Conversando com o CREF2/RS – Porto Alegre ocorre nesta quinta-feira de maneira online
25/08/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai realizar uma série de encontros virtuais com profissionais de Educação Física. O evento “Conversando com o CREF2/RS” contará com a participação dos integrantes do Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo Conselho durante a pandemia.

A primeira edição vai ocorrer nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, e será dedicada aos profissionais que atuam em Porto Alegre. As outras edições, que ocorrerão entre setembro e novembro, vão contemplar as demais regiões do Estado.

O link de participação, através da plataforma Google Meet, será divulgado nas redes sociais do CREF2/RS sempre no dia de cada atividade, tanto no Facebook como no Instagram.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). A programação completa do “Conversando com o CREF2/RS” está disponível aqui.

Conversando com o CREF2/RS – Porto Alegre
27 de agosto, quinta-feira, às 20h
Convidados: Alessandro Gamboa, Carla Pretto e Samuel de Almeida


conversando com o cref porto alegre



Profissionais e estudantes têm desconto no Simpósio Sul Brasileiro de Treinamento de Força
24/08/2020
Fonte: CREF2/RS

Com o apoio do CREF2RS, a Convenção Brasil vai realizar, no dia 10 de outubro, o Simpósio Sul Brasileiro de Treinamento de Força. O evento, 100% online e ao vivo, ocorrerá das 8h às 19h, pela plataforma Zoom. Os profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs e os estudantes do curso têm 10% de desconto na inscrição, utilizando o cupom promocional CREF10.

Clique aqui para acessar a página do Simpósio.

A atividade vai contar com nove palestrantes e abordará diversos tópicos dentro do treinamento de força, como hipertrofia muscular nos treinos de casa, treinamento com peso corporal, musculação e bases metabólicas do emagrecimento, treinamento de força para idosos e biomecânicas das lesões na musculação, entre outros mais. Haverá a emissão de certificado digital de 9 horas/aula para todos os participantes.

Confira a programação completa:

8h às 8h55 – Hipertrofia muscular nos treinos em casa
Cauê Teixeira (CREF 042574-G/SP)

9h às 9h55 – Musculação: Bases metabólicas do emagrecimento
Luiz Carnevali (CREF 014212-G/SP)

10h às 10h55 – Treinamento com peso corporal
Alexandre Evangelista (CREF 010726-G/SP)

11h às 11h55 – Novos achados sobre Hipertrofia Muscular
Charles Lopes (CREF 029686-G/SP)

13h às 13h55 – Treinamento de Força para Idosos
Igor Conterato (CREF 005276-G/RN)

14h às 14h55 – Treinamento de força com elásticos
Henrique Miguel (CREF 073818-G/SP)

15h às 15h55 – Treinamento de força e saúde metabólica
Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

16h às 16h55 – Periodização ou Modulação Nutricional para Hipertrofia
Eduardo Reis (CRN-3 46384)

17h às 17h55 – Estratégias biomecânicas para hipertrofia não regional no treino de Força
Leônidas de Oliveira Neto (CREF 002514-G/RN)

18h às 18h55 – Biomecânicas das lesões na musculação
Leônidas de Oliveira Neto (CREF 002514-G/RN)


eventos treinamento de força



Instagram do CREF2/RS promove mais duas lives
21/08/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 25 de agosto, Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP) irá abordar o tema “Combate à obesidade durante a pandemia”.

Já na quinta-feira, dia 27 de agosto, o Conselho vai receber Patrick Aguiar (CREF 003132-G/DF), para um bate-papo sobre o tópico “Rumos da Educação Física no Brasil”. As transmissões iniciarão às 17h, nos dois dias.

Roberto é mestre em Educação Física pela USP, doutor em Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP e pós-doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Atua como docente universitário e participou como pesquisador no Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). Já publicou quatro livros e diversos artigos em periódicos especializados. A sua produção científica tem como temas principais a composição corporal, a obesidade infantil e o sobrepeso.

Patrick é o atual presidente do CREF7/DF e integrante da Comissão de Assuntos em Academias e Afins do CONFEF. Atua há mais de 25 anos na área fitness e possui pós-graduação em Avaliação e Fisiologia do Exercício, ambas pela Universidade Gama Filho. É empresário e diretor da Academia Nova Geração, em Brasília.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

25 de agosto, terça-feira, às 17h
Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP)
Combate à obesidade durante a pandemia

27 de agosto, quarta-feira, às 17h
Patrick Aguiar (CREF 003132-G/DF)
Rumos da Educação Física no Brasil


lives instagram



CREF2/RS promove encontros virtuais sobre ações durante a pandemia
20/08/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai realizar, a partir da próxima semana, uma série de encontros com profissionais de Educação Física, através de videoconferências. O evento “Conversando com o CREF2/RS” contará com a participação dos integrantes do Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo Conselho durante a pandemia.

A proposta do “Conversando com o CREF2/RS” é aproximar o Conselho dos registrados, mesmo que de forma online. Nos encontros, os participantes poderão tirar dúvidas sobre a atuação profissional, sobretudo neste período de COVID-19, e também ficar por dentro das iniciativas que estão sendo tomadas pelo Conselho, no âmbito de cada região, para o fortalecimento da categoria.

O evento iniciará na próxima quinta-feira, dia 27 de agosto, e será dedicado aos profissionais que atuam em Porto Alegre. As outras edições, que ocorrerão entre setembro e novembro, vão contemplar as demais regiões do Estado. O link de participação, através da plataforma Google Meet, será divulgado nas redes sociais do CREF2/RS sempre no dia de cada atividade. Não deixe de nos acompanhar no Facebook e no Instagram.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). Confira a programação completa do “Conversando com o CREF2/RS” abaixo:

27 de agosto, quinta-feira, às 20h
Conversando com o CREF2/RS – Porto Alegre
Convidados: Alessandro Gamboa, Carla Pretto e Samuel de Almeida

3 de setembro, quinta-feira, às 20h
Conversando com o CREF2/RS – Região 2
Cidades contempladas: Caxias do Sul, Capão da Canoa e Taquara, assim como demais municípios das proximidades
Convidados: Alessandro Gamboa, Carla Pretto e Samuel de Almeida

17 de setembro, quinta-feira, às 20h
Conversando com o CREF2/RS – Região 1
Cidades contempladas: Canoas, Novo Hamburgo e Guaíba, assim como demais municípios das proximidades
Convidados: Alessandro Gamboa, Luciane Citadin e Samuel de Almeida

1º de outubro, quinta-feira, às 20h
Conversando com o CREF2/RS – Região 3
Cidades contempladas: Erechim, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Lajeado, assim como demais municípios das proximidades
Convidados: Alessandro Gamboa, Carla Pretto e Samuel de Almeida

22 de outubro, quinta-feira, às 20h
Conversando com o CREF2/RS – Região 4
Cidades contempladas: Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa e Palmeira das Missões, assim como demais municípios das proximidades
Convidados: Alessandro Gamboa, Carlos Castilhos e Samuel de Almeida

5 de novembro, quinta-feira, às 20h
Conversando com o CREF2/RS – Região 5
Cidades contempladas: Pelotas, Bagé e Cachoeira do Sul, assim como demais municípios das proximidades
Convidados: Carla Pretto, Carmen Masson e Samuel de Almeida

16 de novembro, quinta-feira, às 20h
Conversando com o CREF2/RS – Região 6
Cidades contempladas: Uruguaiana e Santa Maria, assim como demais municípios das proximidades
Convidados: Carla Pretto, Luciane Citadin e Samuel de Almeida


conversando com o cref porto alegre



Pesquisa busca identificar impacto do COVID-19 no mercado fitness
19/08/2020
Fonte: CREF2/RS

A Universidade Europeia, com a colaboração de diversos pesquisadores brasileiros, está aplicando um questionário para identificar o impacto do COVID-19 no mercado fitness. O trabalho terá o seu resultado final disponibilizado de maneira pública, por meio de um relatório, que poderá auxiliar as organizações, as empresas e os profissionais de Educação Física a sistematizarem a gestão do seu trabalho num futuro próximo, no cenário pós-pandemia.

Você pode participar da pesquisa clicando neste link.

A realização deste trabalho conta com o apoio do Sistema CONFEF/CREFs, da startup GymCode, do Projeto Inteligência Esportiva da UFPR, do Grupo de Pesquisa e Estudos em Comunicação e Marketing no Esporte da USP e do Núcleo de Estudos em Gestão e Marketing Esportivo da UDESC. A participação é voluntária e anônima.


pesquisa covid-19



Pesquisa da UFPel busca identificar impacto da COVID-19 nas empresas de atividades físicas e esportivas
31/07/2020
Fonte: CREF2/RS

Com o apoio do CREF2/RS, o Grupo de Gestão em Educação Física, vinculado à Escola de Educação Física da UFPel, está realizando uma pesquisa para identificar o impacto da COVID-19 nas empresas de prestação de serviços em atividade físicas e esportivas no Rio Grande do Sul.

O trabalho tem o intuito de auxiliar o planejamento das empresas do segmento nesse cenário atual, de tantas incertezas. O formulário de participação é online, tem tempo médio de resposta de cinco minutos, e está disponível neste link.


Pesquisa covid-19 ufpel



CREF2/RS disponibiliza documento com recomendações após retorno às aulas de Educação Física nas escolas
29/07/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS criou um documento com recomendações após o retorno às aulas de Educação Física nas escolas. A publicação, elaborada pela Comissão de Educação Física Escolar, está disponível para download aqui.

Levando em consideração a importância da Educação Física e a preocupação com o retorno às aulas, o documento “Recomendações de retorno às aulas presenciais de Educação Física na reabertura das escolas: COVID-19” apresenta um protocolo a ser seguido pela equipe técnica das escolas. O objetivo desta publicação é sensibilizar professores e demais membros do quadro pedagógico das unidades de ensino, no intuito de seguirem as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e dos demais órgãos estaduais e municipais, orientando os alunos e as suas famílias sobre as medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus.

“O plano de retorno às atividades diante da pandemia vai exigir cuidados específicos e, para reduzir o risco de contaminação, será preciso que a sociedade esteja plenamente engajada para aderir às novas normas de convívio social e às novas rotinas no interior das unidades de ensino”, frisa o documento. Além de diversas recomendações, a publicação ainda reúne protocolos de segurança, medidas de higienização, de proteção, de monitoramento e de avaliação, assim como outras orientações sobre o uso de máscara e sobre a dinâmica das aulas.

A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS é formada por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS), Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ninon Leal (CREF 001350-G/RS).


Educação Física Escolar covid-19