Notícias



APEF/RS derruba exigência de apresentação de CIP na inscrição de concurso estadual
Postado em 08/01/2021
Fonte: CREF2/RS

Um mandado de segurança impetrado pela Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF/RS), apontando como coator o Secretário de Educação do Educação Estado do Rio Grande do Sul, referente ao Edital nº 05/2020 para Cadastro Temporário de Contratação Emergencial para Professor, impugnou o item 3.3, alínea b, que exigia Cédula de Identidade Profissional (CIP) válida emitida pelo CREF2/RS no ato de inscrição. A partir de decisão do Tribunal de Justiça do Estado, a CIP será exigida como requisito somente no ato de posse dos candidatos aprovados.


concurso seduc



Câmara Técnica de Esporte Educacional se reúne no CREF2/RS para identificar fontes de financiamento
Postado em 15/08/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Esporte Educacional do CREF2/RS voltou a se reunir na sede do Conselho, na última sexta-feira, dia 12 de agosto. O encontro, que teve como objetivo a identificação das fontes de fomento nas três esferas que são destinadas ao Esporte Educacional, contou também com a presença de representantes da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE) e da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC).

Como destaca a conselheira Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS), presidente da Câmara, a intenção do encontro também foi realizar um mapeamento dos espaços disponíveis para a prática esportiva no Rio Grande do Sul. As informações sobre o financiamento do Esporte Educacional no Estado e sobre os projetos em andamento serviram ainda para a discussão da atuação do profissional de Educação Física nesta área, assim como as questões relacionadas à carga horária nas escolas públicas.

Com estas informações, a Câmara Técnica irá agora entrar em contato com as Instituições de Ensino Superior para realizar um estudo mais abrangente sobre o Esporte Educacional no Rio Grande do Sul. Além da Presidente, também estiveram presentes as conselheiras Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Leila Iabel (CREF 000113-G/RS) e os profissionais Francisco Carlos de Menezes (CREF 000075-G/RS), representando a Feevale; João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS), em nome da FUGE, e Danusa Zanella (CREF 003307-G/RS), da SEDUC.


Esporte Educacional



CREF2/RS realiza entrega de livros sobre Educação Física Escolar na Secretaria Estadual de Educação/RS
Postado em 05/08/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, na terça-feira (04), a entrega oficial do livro “Recomendações para a Educação Física Escolar” à Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC). Os exemplares, editados pelo Sistema CONFEF/CREFs, serão repassados às 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que, por sua vez, encaminharão às 2.558 escolas que integram a rede estadual de ensino. Na ocasião, a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), a presidente da Câmara Técnica de Educação Física Escolar, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), e a conselheira Eliana Alves Flores (CREF 002649-G/RS) apresentaram as propostas contidas na publicação ao secretário-adjunto de Educação Luís Antônio Alcoba de Freitas, à diretora pedagógica da SEDUC, Leila Maria Schaan e ao diretor-adjunto de Logística e Suprimento da SEDUC, João Miguel Wenzel.

Segundo a presidente do CREF2/RS, a publicação é resultado de intensos debates realizados pela Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF em seminários, fóruns e congressos, que identificaram a falta de um documento referencial que desse conta, de maneira objetiva, das questões relacionadas a este campo do saber. “O livro foi desenvolvido por meio de uma proposta democrática, e se constitui em um instrumento norteador para a intervenção responsável e qualificada no ambiente profissional”, afirma.

Carmen ressalta que a integração com a SEDUC é fundamental para que a Educação Física Escolar se consolide como instrumento de promoção da saúde e da cidadania. “A responsabilidade pela implantação deste currículo nas escolas não é papel exclusivo dos professores. É necessário que os gestores percebam o valor intrínseco da Educação Física. Portanto, o apoio demonstrado pela Secretaria é de grande importância nesta luta”, analisa.

De acordo com o secretário-adjunto da Educação do Rio Grande Sul, Luís Antônio Alcoba de Freitas, a doação dos livros “Recomendações para a Educação Física Escolar” para a rede estadual de ensino proporcionará muitos benefícios aos estudantes. “O material será muito útil para o desenvolvimento dos alunos, servindo como incentivo à prática de atividades físicas e, assim, colaborando com a saúde corporal e mental das nossas crianças”, argumenta.

Miryam Brauch assinala que o Conselho historicamente tem se esforçado em cooperar na atualização dos profissionais de Educação Física e na elaboração e apresentação de projetos de lei que garantam aos alunos acesso às aulas de Educação Física Escolar ministradas por profissional habilitado. “Esse livro é um trabalho corajoso, que reflete sobre os motivos que justificam a obrigatoriedade deste tema como componente curricular. Ele também aponta direções diante da complexa realidade enfrentada pela educação hoje”.

Foto: Evandro Oliveira/Seduc RS


Educação Física Escolar



Câmara Técnica de Esporte Educacional debate sobre JERGS em reunião
Postado em 01/07/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Esporte Educacional realizou reunião no último dia 29, na sede do CREF2/RS, quando foram debatidas propostas e demandas do esporte educacional escolar e universitário gaúchos. Durante a reunião, a representante da Secretaria de Educação do RS, Danusa Zanello, apresentou relato sobre os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), que completam 45 anos nesta edição. Danusa relatou que os jogos neste ano terão contingenciamento de verbas. "Das nove modalidades, em 2015 serão realizadas apenas seis. Foram cortadas, inclusive, algumas categorias mirins". Quase 90% dos municípios gaúchos participam dos Jogos, que são o terceiro maior evento deste tipo em âmbito nacional. Em sua fase municipal, são oferecidos transporte e alimentação. Na fase estadual, inclui-se a hospedagem. O evento contará com profissionais registrados no CREF2/RS na orientação da prática das atividades desportivas

Outro tema tratado foi o Campeonato Mundial de Esgrima Escolar de 2016, quando atletas gaúchos terão chance de competir na etapa seletiva que ocorrerá estado. Segundo Fernando Mabilde, os gaúchos têm boas chances na competição. "Atualmente, estamos em quarto lugar no país. Precisamos, porém, que mais escolas se façam representar nas competições", analisa.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Câmara João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS) e os profissionais Fernando Mabilde (CREF 005444-G/RS), Vladimir Chelkanoff Thier (CREF 008859-G/RS), Francisco Lemes de Menezes (CREF 000075-G/RS), Antônio Cimirro (CREF 004716-G/RS), Fernanda Silva dos Santos (CREF 014103-G/RS) e Lauro Inácio Ely (CREF 009457-G/RS). Também participaram a representante do Colégio Rosário, Eliezer Bazarelli Pereia, e a representante da SEDUC, Danusa Zanello.


Esporte Escolar