Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Secretaria Estadual da Saúde regulamenta medidas de proteção contra o coronavírus em academias e clubes
03/09/2020
Fonte: CREF2/RS

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul publicou na última terça-feira, dia 1º de setembro, a Portaria 582/2020, que dispõe as medidas de prevenção ao coronavírus para as atividades esportivas e para as práticas corporais. O dispositivo contempla os estabelecimentos da área da Educação Física, como academias de ginástica, dança, lutas marciais e afins.

Entre as principais medidas elencadas pelo documento, estão priorizar atendimentos remotos ou ao ar livre, vedar contatos físicos, obedecer ao limite de ocupação de acordo com a bandeira do Distanciamento Controlado vigente, disponibilizar álcool em gel 70% para trabalhadores e clientes e fazer a higienização dos ambientes a cada três horas ou dos objetos compartilhados a cada uso, como aparelhos de musculação e colchonetes. O texto ressalta a importância de promover mudanças no ambiente para evitar que pessoas fiquem muito perto umas das outras e também o incentivo ao cuidado pessoal, como pedir que cada pessoa utilize garrafas individuais e não compartilhe toalhas.

Além disto, o uso de máscara segue sendo obrigatório, mesmo em ambientes abertos. Sobre a circulação de pessoas, o texto traz ainda a necessidade de definir corredores com fluxo em sentido único, suspender a utilização de catracas, desestimular o uso de elevadores e aferir a temperatura de todos que ingressarem nos estabelecimentos.

Trabalhadores em grupo de risco não deverão exercer atividades presenciais. Para os clientes deste grupo, deverão ser ofertados horários exclusivos e os atendimentos terão que ser agendados. Neste primeiro momento, as práticas esportivas em formato coletivo continuam vedadas.

Clique aqui e acesse o texto completo da Portaria SES 582/2020.


academias protocolos secretaria da saúde



APEF/RS confirma adiamento do 46º ENAPEF
17/03/2020
Fonte: CREF2/RS

Evento apoiado pelo CREF2/RS, o 46º ENAPEF - Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física, que ocorreria no mês de abril, em Capão da Canoa, teve seu adiamento confirmado pela Associação dos Profissionais de Educação Física - APEF/RS. No momento, não será definida nova data para o evento. Confira o posicionamento oficial da Associação:

A APEF/RS tem acompanhado com muita atenção e responsabilidade as informações e dados sobre o COVID-19 no Brasil e no mundo, bem como as formas de transmissão e medidas mais adequadas para se minimizar riscos de contágio e conter surtos. Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado do RS é que a Comissão Organizadora do 46º ENAPEF, evento que atrai um número superior a 500 participantes durante os 4 dias de encontro, comunica o adiamento da data do evento, ainda sem previsão segura e responsável de nova data. Pedimos sua compreensão diante de nossa conduta, ainda mais em se tratando de profissionais das áreas da Saúde e Educação, e colocamo-nos à disposição através dos contatos: eventos@apefrs.com.br e (51)99762-5155.


coronavirus



Professores de Educação Física da rede pública e privada podem tomar a vacina da gripe gratuitamente
10/04/2017
Fonte: ASCOM/RS

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe inicia hoje, dia 10 de abril, e os professores de Educação Física da rede pública e privada estão aptos para participar. A recomendação da Secretaria da Saúde às prefeituras é que na primeira semana sejam priorizados os profissionais de saúde, que serão vacinados nos locais de trabalho, como postos de saúde e hospitais.

A principal novidade da vacinação neste ano é a inclusão de todos os professores na campanha. Para a vacinação, estes deverão apresentar um documento de identificação, como o contracheque da instituição de ensino em que trabalham, carteira de trabalho ou a carteira do sindicato (CPERS e SINPRO), acompanhado de um documento de identidade com foto.

Também fazem parte do grupo prioritário indígenas, crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, idosos e doentes crônicos. Em Porto Alegre, a vacinação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e irá ocorrer partir do próximo dia 17 de abril, seguindo até o dia 26 de maio.


Vacinação contra a gripe



Câmara Técnica organiza comemorações do Dia da Ginástica Laboral
09/07/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS reuniu-se na sede do Conselho na tarde desta quarta-feira (8). Entre os assuntos tratados, foram estudados os detalhes para a impressão do Manual de Ginástica Laboral do CREF2/RS. Também esteve em pauta a configuração dos eventos que serão realizados em comemoração ao Dia da Ginástica Laboral (22/11). O objetivo será divulgar o máximo possível a Ginástica Laboral na sociedade, promovendo mesas-redondas que deverão contar com a presença com diretores de empresas que já adotam a GL, o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), representantes do Ministério do Trabalho, Secretaria da Saúde, TRT, INSS, reitores de universidade que ofereçam a disciplina, além de especialistas em Ginástica Laboral.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Câmara e conselheiro do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), João Scholles (CREF 003966-G/RS), Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), Márcio Martini (CREF 002842-G/RS) e Marcelo Costa Fernandes (CREF 000835-G/RS).

A próxima reunião da Câmara está prevista para dia 12 de agosto, às 13h30min, e está aberta aos Profissionais de Educação Física.


Ginástica Laboral



Câmara de Ginástica Laboral realizou sua reunião mensal
11/06/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS realizou ontem à tarde, na sede da entidade, sua reunião mensal. Entre os temas tratados, de uma ideia que inicialmente previa um manual, avançou-se para a confecção de um livro de orientação da Ginástica Laboral do CONFEF. Também se estudou métodos de divulgação da Ginástica Laboral nas universidades, utilizando para isto, por exemplo, as semanas acadêmicas.

Quanto ao Dia da Ginástica Laboral (22/11), o objetivo será abranger a maior parte possível da sociedade, promovendo mesas-redondas com diretores de empresas que adotam a GL, os presidentes do CONFEF e CREF2/RS, superintendente do Ministério da Trabalho, Secretaria da Saúde, representantes do TRT e do INSS, universidades que ofereçam a disciplina de GL, além de especialistas em GL. Na reunião, também se previu as ações da Câmara Técnica junto à Frente Parlamentar de Educação Física, que realizará evento no dia 22/11. A próxima reunião da Câmara de Ginástica Laboral está prevista 08/07, às 13h30min.

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa é formada pelos profissionais Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), Tony Izaguirre (CREF 019093-G/RS), Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) e João Scholles (CREF 003966-G/RS). Também participaram desta reunião como convidados Márcio Martini (CREF 002842-G/RS) e Marcelo Costa Fernandes (CREF 000835-G/RS).


Ginástica Laboral