Notícias



CREF2/RS realiza X Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física nesta sexta-feira
Postado em 18/10/2021
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS vai promover nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, o X Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul. O evento, realizado mais uma vez de maneira por conta da pandemia, contará com a palestra de Iguatemy Martins (CREF 000001-G/PB), ex-conselheira do CONFEF e docente da Universidade Católica de Brasília. A participação é exclusiva para os coordenadores e para os professores dos cursos de graduação.

Com o título “As novas diretrizes da Educação Física: avançando nas respostas para a implementação da Resolução nº 612/2018”, esta edição do Fórum proporcionará mais um ambiente para o debate e para a troca de experiências, assim como para o esclarecimento de dúvidas sobre o tema. A Resolução nº 612/2018, publicada pelo Ministério da Saúde, alterou a carga horária do curso de Educação Física e mudou a forma de ingresso à graduação, não mais dividida em Licenciatura e Bacharelado desde o primeiro semestre. Você pode acessar o documento, publicado no Diário Oficial da União, aqui.

O Fórum dos Coordenadores, realizado desde 2010 pelo CREF2/RS em diversas instituições da capital e do interior do Estado, já trouxe para a discussão temas como a evasão escolar, as especialidades profissionais, o uso da tecnologia e o mercado de trabalho. O evento é considerado o principal canal de diálogo entre os coordenadores sobre o futuro da profissão e sobre a formação profissional.

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS é composta por Any Mery Lunardi (CREF 001765-G/RS), Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), Helena D’Azevedo (CREF 001069-G/RS), Leonardo Rosa (CREF 006576-G/RS) e Marcelo Sant’Anna (CREF 003530-G/RS).

Conheça a palestrante:
Iguatemy é mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora em ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Professora aposentada do curso de Educação Física da UFPB, foi coordenadora geral de Programas de Graduação e diretora do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC. Também atuou como conselheira federal e como presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CONFEF. Atualmente é docente da Universidade Católica de Brasília.


coordenadores curso ensino superior



CREF2/RS realiza debate sobre mercado de trabalho direcionado a professores e coordenadores de curso
Postado em 10/12/2020
Fonte: CREF2/RS

Profissional do CREF2/RS vai promover o debate online "Mercado de trabalho: desafios do mundo pós-pandemia". O evento, gratuito e realizado através da plataforma Google Meet, será direcionando apenas aos coordenadores e aos professores dos cursos de Educação Física do Rio Grande do Sul.

A atividade contará com a participação do conselheiro federal do CONFEF Francisco Pitanga (CREF 000108-G/BA), da presidente da APEF-RS Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e do presidente do SINPEF/RS Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS). A mediação vai ser da conselheira do CREF2/RS Débora Garcia (CREF 002202-G/RS).

Debate online: Mercado de trabalho: desafios do mundo pós-pandemia
Data e horário: 11 de dezembro, sexta-feira, a partir das 14h
Local: Google Meet
Inscrições: Apenas para professores e coordenadores
Mais informações pelo telefone: (51) 99360-9910
Organização: Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS


coordenadores mercado de trabalho



Instagram do CREF2/RS promove mais duas lives
Postado em 04/12/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 8 de dezembro, o Conselho receberá Lisandra Dinech (CREF 006503-G/RS), do Espaço Motiva-Ação, que irá abordar o tema “Colônia de férias”. Já na quinta-feira, dia 10 de dezembro, Paulo Henrique Azevêdo (CREF 000280-G/DF) é quem vai estar online, para fazer a apresentação “Formação do gestor esportivo e oportunidades no mercado de trabalho”. As transmissões iniciarão às 17h.

Lisandra é graduada em Educação Física pela Unisinos e coordenadora da Equipe Motiva-Ação, empresa voltada à educação, ao esporte e ao lazer. Com sedes no Clube Caixeiros Viajantes e no Parque Esportivo da PUCRS, ambas em Porto Alegre, a Motiva-Ação presta os serviços de colônia de férias, personal kids e atividades no turno inverso escolar, tanto online como presencial, para crianças entre 4 e 12 de anos de idade.

Paulo Henrique é graduado em Educação Física e em Estudos Sociais, com doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, onde atua como docente. Foi membro de Notório Saber Esportivo do Conselho de Educação Física, Esporte Lazer do Distrito Federal e avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação. Tem experiência na área da gestão do esporte, gestão da carreira profissional e formação acadêmica. Idealizou e coordena o site GESPORTE.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

8 de dezembro, terça-feira, às 17h
Lisandra Dinech (CREF 006503-G/RS)
Colônia de férias

10 de dezembro, quinta-feira, às 17h
Paulo Henrique Azevêdo (CREF 000280-G/DF)
Formação do gestor esportivo e oportunidades no mercado de trabalho


Instagram lives



CREF2/RS disponibiliza vagas de trabalho através do mural de oportunidades
Postado em 03/03/2020
Fonte: CREF2/RS

O Conselho conta com uma ferramenta para aquecer o mercado de trabalho da Educação Física. No mural de vagas do CREF2/RS, localizada na aba Oportunidades, ass Pessoas Jurídicas podem solicitar, gratuitamente, conforme suas necessidades e dentro dos critérios legais, profissionais e estagiários para seus estabelecimentos.

Basta preencher o registro no CREF2/RS, o CNPJ ou CPF (somente números) e o nome da empresa. As vagas são revisadas e qualificadas para publicação no site. O CREF2/RS não agencia nem interfere em qualquer seleção ou contratação.

Você pode acessar o Mural de Vagas do CREF2/RS por este link: www.crefrs.org.br/oportunidades.


Vagas



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne 150 profissionais e estudantes em Passo Fundo
Postado em 25/10/2019
Fonte: CREF2/RS

O Conselho promoveu na última terça-feira, dia 22 de outubro, a penúltima edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, dessa vez em Passo Fundo. A atividade, realizada na UPF, reuniu cerca de 150 participantes, entre profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, para assistir às apresentações conduzidas por Ivan Bagnara (CREF 005610-G/RS) e Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS), respectivamente nessa ordem.

Depois de uma breve fala inicial da conselheira Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Desafios de legitimação da docência na Educação Física Escolar”, que foi dedicada para todos que atuam na Licenciatura. Pós-doutor em Educação nas Ciências, Ivan é professor do IFRS – Campus Erechim e abordou os desafios que envolvem a formação de professores e a docência na sua apresentação. Ele é um dos autores do livro “Educação Física Escolar: Política, Currículo e Didática” e atua como professor de Educação Física na Educação Básica há mais de 20 anos.

Na sequência, a palestra “Empreendedorismo e Modelagem de Negócios da Educação Física” apresentou um panorama do atual mercado de trabalho, os modelos de negócio existentes e as melhores oportunidades para quem quer empreender. Doutor em Administração pela Unisinos, Curth é docente nas áreas de marketing e Educação Física e sócio-proprietário da empresa de consultoria Educare. Durante a sua apresentação, ele frisou que apenas 5% das pessoas praticam atividade física regularmente e que este dado pode servir de base para o desenvolvimento de diversas ideias. “O empreendedorismo não precisa ser por necessidade, mas também pode ser por oportunidade. Há um espaço para cada modelo de negócio, não uma competição entre academias com propostas diferentes”, explicou.


Ciclo 20 Anos Passo Fundo



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne profissionais e estudantes em Pelotas
Postado em 10/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última terça-feira, dia 8 de outubro, o Conselho promoveu a segunda edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, em Pelotas. A atividade, realizada na ESEF/UFPel, reuniu cerca de 60 participantes, entre profissionais registrados e estudantes, para assistir às apresentações conduzidas por Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS) e Felipe Machado (CREF 008513-G/RS).

A abertura do Ciclo em Pelotas foi feita pelo conselheiro do CREF2/RS e diretor da ESEF/UFPel Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), que saudou os presentes e salientou a importância do Conselho para o crescimento de toda a profissão. Na sequência, Curth ministrou a palestra “Empreendedorismo e Modelagem de Negócios da Educação Física”, em que apresentou um panorama do atual mercado de trabalho, os modelos de negócio existentes e as melhores oportunidades para quem quer empreender.

Doutor em Administração pela Unisinos, Curth é docente em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de marketing e Educação Física e sócio-proprietário da Educare – Educação e Negócios, empresa especializada em consultorias em estratégias de marketing para pequenas empresas. Durante a sua apresentação, ele frisou que apenas 5% das pessoas praticam atividade física regularmente e que este dado pode servir de base para o desenvolvimento de diversas ideias. “O empreendedorismo não precisa ser apenas por necessidade, mas pode ser também por oportunidade. Há um espaço para cada modelo de negócio, não uma competição entre academias boutique e academias low cost”, explicou.

O segundo momento do evento teve a palestra “Motiva-Ação! Atitudes Empreendedoras unindo Propósito com Resultado”, ministrada por Machado. Mestre em Administração pela UFRGS, consultor e executive coach certificado pela Agência Nacional de Coaching e pelo Instituto Brasileiro de Coaching, ele falou sobre as mais recentes inovações no mundo dos negócios, vinculadas ao conceito de gestão 4.0, e sobre a importância dos profissionais adotarem uma postura de liderança dentro de suas carreiras.

Sócio-diretor da Mentori – Desenvolvendo Pessoas e Negócios, Machado também apresentou exemplos de academias e de profissionais que adotaram uma gestão correta de carreira e de ações de marketing digital que se mostraram extremamente eficazes. “Na Educação Física, assim como em qualquer outra área, é importante que os profissionais desempenhem o papel de um agente de transformação digital, sempre atento ao que as novas tecnologias podem agregar aos seus clientes. A boa comunicação e o domínio do processo de venda são essenciais nesse processo”, considerou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Uruguaiana, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. As informações estão disponíveis neste link.


Ciclo 20 Anos Pelotas



Fórum dos Coordenadores reúne representantes de 23 instituições de ensino
Postado em 20/05/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS realizou no último sábado, dia 18 de maio, o VIII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul. O evento, que ocorreu na Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, reuniu 23 representantes de instituições de ensino de todo o Estado para debater assuntos relacionados às Diretrizes Curriculares Nacionais, ao mercado de trabalho e às especialidades profissionais.

O discurso de abertura do evento foi feito pelo presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), que agradeceu a presença de todos os participantes. “O Fórum, que está chegando à sua oitava edição, surgiu com a demanda de discutir temas importantes para o dia a dia das faculdades. Hoje ele também contribui para a solidificação do profissional de Educação Física em todas as suas possíveis áreas de atuação”, frisou.

Palestras

Dividido em dois momentos, o VIII Fórum dos Coordenadores teve as suas apresentações conduzidas pelo conselheiro federal e presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CONFEF Wagner Gomes (CREF 000035-G/RJ). Na parte da manhã, o debate ficou em torno das Diretrizes Curriculares Nacionais em Educação Física e dos questionamentos recebidos pelo Sistema CONFEF/CREFs sobre o assunto. Os coordenadores puderam tirar dúvidas sobre a forma de ingresso, a estrutura básica do currículo, a carga horária, o projeto pedagógico e sobre os estágios obrigatórios.

Já na segunda palestra, ministrada na parte da tarde, Gomes deu destaque ao mercado de trabalho e às especialidades profissionais. “A definição delas é importante para que se crie referências para a certificação de competências para o exercício profissional especializado, favorecendo a estruturação organizacional da nossa categoria”, salientou. O palestrante também mencionou que as especialidades – trabalhadas no âmbito das instituições de ensino – ainda contribuem com o atendimento que é feito à sociedade. “Elas aprofundam conhecimentos, técnicas e habilidades, agregando conteúdos específicos para a prática”, explicou.

O VIII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul encerrou com uma roda de conversa entre os representantes das instituições de ensino e foi considerado extremamente positivo pelos membros da Comissão do CREF2/RS. “A troca de experiências, muitas vezes entre faculdades que estão distantes, mas que passam pelos mesmos problemas, é sempre muito construtiva”, finalizou o palestrante. A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional, nos próximos meses, voltará a se encontrar com os coordenadores para aprofundar as questões trabalhadas no Fórum e outros assuntos, como a qualidade dos cursos EAD na área.


Fórum de Coordenadores



CREF2/RS realiza VIII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física neste sábado
Postado em 15/05/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS irá realizar neste sábado, dia 18 de maio, o VIII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul. O evento, sediado desta vez na Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, vai trazer para debate assuntos como as novas diretrizes curriculares em Educação Física, o mercado de trabalho, as especialidades profissionais e o futuro da formação no Brasil.

Com cerca de 35 participantes confirmados até o momento, representando as mais diferentes Instituições de Ensino Superior da capital e também do interior, o VIII Fórum dos Coordenadores de Curso terá como palestrante o conselheiro federal e presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CONFEF Wagner Gomes (CREF 000035-G/RJ).

A Comissão é composta pelos conselheiros Any Mery Lunardi (CREF 001765-G/RS), Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) e Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS) e pela profissional Helena D’Azevedo (CREF 001069-G/RS). A inscrição no evento é gratuita e exclusiva para coordenadores de curso de Educação Física e/ou seus docentes representantes.

VIII Fórum dos Coordenadores do Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul
Data e horário: 18 de maio, sábado, das 9h às 18h
Local: Escola de Ciências da Saúde da PUCRS – Prédio 81 – Sala 705
Endereço: Avenida Ipiranga, 6681 – Jardim Botânico
Inscrição gratuita e exclusiva para coordenadores de curso de Educação Física


Ensino Superior Coordenadores de Curso



CREF2/RS promove aula inaugural do curso de Educação Física da Feevale
Postado em 15/04/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última segunda-feira, dia 8 de abril, o CREF2/RS promoveu a aula inaugural do semestre 2019/1 do curso de Educação Física da Universidade Feevale. O evento, que contou com um público estimado de 150 estudantes, teve uma palestra ministrada por Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), diretor da SER – Saúde, Educação e Reabilitação (CREF 000034-PJ/RS).

Com o tema “40 Anos de Ginástica Laboral no Brasil”, a atividade teve a sua abertura conduzida por Luis Eurico Kerber (CREF 001203-G/RS), coordenador do curso de Educação Física. Na sua fala, o professor destacou o protagonismo da Feevale, responsável pela assinatura do primeiro contrato de Ginástica Laboral do Brasil, e a importância da área para todos os profissionais de Educação Física.

Já Izaguirre, no primeiro momento da aula, traçou um histórico da Ginástica Laboral no país e apresentou a situação atual do mercado de trabalho. Salientando como este segmento ainda pode crescer, o palestrante – que representou o CREF2/RS durante o evento – também mostrou as possibilidades de atuação dos profissionais de Educação Física no ambiente corporativo e quais são os principais desafios enfrentados no dia a dia das empresas.

Na parte final da aula, Izaguirre recebeu os professores Magale Konrath (CREF 000378-G/RS) e André Luiz Silva (CREF 014072-G/RS) para um debate com a participação dos acadêmicos presentes na plateia. Nesse último momento, todos puderam tirar as suas dúvidas sobre a área e conhecer um pouco mais sobre a Ginástica Laboral, também no que diz respeito às normas técnicas e às estratégias que envolvem o ensino e a fidelização do programa dentro das empresas.


Ginástica Laboral



Residência Multiprofissional é uma ótima oportunidade para o profissional de Educação Física
Postado em 27/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Os bacharéis em Educação Física têm uma excelente oportunidade de aprimoramento através da Residência Multiprofissional em Saúde. A Residência é uma pós-graduação lato sensu (Especialização), voltada para a educação em serviço e destinadas às categorias que integram a área de saúde. Trata-se de um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde.

Os residentes recebem uma bolsa, no valor de no valor de R$ 3.330,43, financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. Entretanto, devem ter dedicação exclusiva, não podendo desenvolver outras atividades profissionais no período de realização do curso. Para ingressar em uma Residência Multiprofissional e em Saúde, o interessado deve ser aprovado na seleção pública realizada por instituições de ensino superior que oferecem essa modalidade de especialização lato sensu.Cabe frisar que, no caso da Educação Física, apenas bacharéis podem realizar a Residência.

A Residência tem duração de dois anos, com carga horária de 5.760 (cinco mil, setecentos e sessenta) horas, distribuídas em atividades teóricas/práticas, sob a forma de treinamento em serviço, equivalente a 60 (sessenta) horas/semana. O residente tem direito a uma folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano, que podem ser fracionadas em dois períodos de 15 (quinze) dias. Os programas de Residência Multiprofissional e em Saúde são desenvolvidos da seguinte forma: 80% da carga horária total sob a forma de atividades práticas e 20% sob a forma de atividades teóricas ou teórico-práticas, contando com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (docente de instituição de ensino superior). Mais informações no Portal do MEC.


Residência Multiprofissional



Conselho disponibiliza vagas de emprego e estágio em seu site
Postado em 05/10/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS oferta em seu site, na aba Oportunidades, a possibilidade de colocação ou recolocação no mercado de trabalho, bem como oportuniza vagas para estágios. Para os profissionais de Educação Física, é solicitado que esteja registrado no Conselho. Atualmente estão disponíveis 28 vagas para profissionais e 11 chances de estágio.

O CREF2/RS não agencia nem intermedeia seleção ou contratação. Caso haja interesse em alguma vaga, o contato deve ser feito diretamente com o solicitante. O acesso ao portal de Oportunidades pode ser feito diretamente neste link.


Oportunidades



Câmara Técnica de Futebol fará reuniões itinerantes nas Instituições de Ensino Superior
Postado em 08/05/2017
Fonte: CREF2/RS

O presidente da Câmara Técnica de Futebol, Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), afirmou na última sexta-feira (5) que está empenhado em aumentar o quórum de presenças nas reuniões, mesmo que os encontros já tenham contado com a presença de reconhecidos profissionais da área. Para atrair os participantes, Gamboa aprovou com o professor do IPA, Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS), a promoção de reuniões itinerantes. “Iniciaremos este novo formato por Porto Alegre e Região Metropolitana, para posteriormente avançarmos pelo interior do Estado”, afirma. Com isto, deduz Gamboa, haverá uma aproximação concreta da Câmara junto aos professores da futebol em suas próprias faculdades.

De acordo com o presidente da Câmara, a pauta das reuniões itinerantes tratará em primeiro lugar do mercado de trabalho, focado no aspecto lazer, esporte e recreativo. “Basicamente para quem quer trabalhar com futebol de forma recreacional, visando atividade física, bem-estar e saúde”. Gamboa pontua que o mercado para quem trabalha neste nicho enfrenta dificuldades. "Apesar do Brasil ser o país do futebol, o mercado tem baixíssimo nível de absorção de profissionais, pois os maiores investimentos vão para o futebol de alto rendimento". Gamboa cita como exemplo Porto Alegre, onde os profissionais que atuam no Inter ou no Grêmio estão bem posicionados, mas se atuarem na várzea, enfrentarão condições mínimas de trabalho.

O segundo foco, afirma Gamboa, é a criação de eventos. “Iniciaremos com cursos pequenos, trazendo um profissional que atue no futebol, seja jogador, treinador ou juiz, para ele repassar conhecimentos durante um dia”. Outra possibilidade aventada serão palestras com administradores de empresas, para ensinar as melhores ferramentas de gestão do mercado de trabalho. “Mais adiante, se tudo evoluir bem, pensamos em um congresso multidisciplinar de futebol", concluiu Gamboa.

Os profissionais de Educação Física que desejarem participar da Câmara de Futebol podem enviar um e-mail para administrativo@crefrs.org.br. Eles serão informados das datas e locais das próximas reuniões.


Câmara Técnica de Futebol



Vice-presidente do CREF2/RS participa da abertura do 3º Fitness Business Tour
Postado em 07/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Ubirajara de Aguiar (CREF 002782-G/RS), participou da abertura do 3º Fitness Business Tour, realizado nos dias 4 e 5 de novembro no SESC Centro de Porto Alegre. Durante seu discurso, Lauro reforçou ao público a missão do Conselho, que é resguardar os interesses da sociedade em relação aos serviços prestados pelo profissional de Educação Física e pelas pessoas jurídicas nas áreas de atividades físicas e desportivas.

Lauro afirmou que além de contribuir para a saúde e bem-estar dos usuários, as academias constituem um importante mercado de trabalho para os Profissionais de Educação Física. “O aumento no número de academias de ginástica no Brasil, nos últimos anos, tem feito com que o país caminhe para assumir a liderança mundial no segmento da prática de atividade física. Atualmente, o Brasil só tem menos empresas que os Estados Unidos”, concluiu.

O 3º Fitness Business Tour teve, neste ano, o tema “Novas estratégias de gestão - Transformar é preciso”. A capital gaúcha esteve presente em todas as edições do Tour, e pela força do mercado da região, mais uma vez recebeu um time exclusivo de renomados especialistas em gestão de academia e as maiores empresas do setor para dois dias de muito conteúdo e negócio. O evento teve como palestrantes Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil, Luís Amoroso, autor de mais de 50 projetos de reestruturação de academias, Fábio Saba, responsável pela transformação do mercado Fitness do Brasil, Leonardo Cabral, referência em produtos de gestão de academias, entre outros especialistas.


Fitness



Câmara Técnica de Futebol discute dificuldades na profissão
Postado em 09/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Futebol do CREF2/RS realizou na quarta-feira (8) sua primeira reunião do ano. Nela, estiveram presentes o presidente da Câmara Alessandro de Azambuja Gamboa (CREF 001534-G/RS), Luiz Augusto Busi de Severo (CREF 009985-G/RS) e Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS).

A pauta principal do encontro, segundo Gamboa, foram as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de Educação Física que optam pelo futebol como área de atuação. “Praticamente só há campo de trabalho nos grandes clubes de futebol”, explica. Os integrantes da Câmara discutiram ações para melhorar o mercado de trabalho e aumentar a valorização do profissional que trabalha com o futebol. Neste sentido, Luiz Afonso Gomes sugeriu a criação de um Congresso Gaúcho de Futebol. Também foi proposta a constituição de um cadastro de profissionais que trabalham com futebol no estado, além do levantamento dos campos de futebol públicos existentes em Porto Alegre.

A próxima reunião da Câmara Técnica de Futebol ocorrerá na sede do CREF2/RS no dia 6 de julho, às 14h. Todos os profissionais registrados podem participar, bastando apenas confirmar a presença antecipadamente pelo e-mail secretaria@crefrs.org.br ou pelo telefone (51) 3288-0212.


Câmara Técnica de Futebol



Sapiranga tem curso “Bases do Treinamento Funcional” no próximo fim de semana
Postado em 20/10/2015
Fonte: CREF2/RS

A 6ª Edição do curso “Bases do Treinamento Funcional” acontecerá no próximo sábado e domingo (dias 24 e 25) no Atelier da Saúde, em Sapiranga. Programe-se e aproveite a oportunidade se preparando para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo! Os Profissionais registrados no CREF2/RS têm 15% de desconto.
Bases do Treinamento Funcional
Local: Atelier da Saúde, rua Santa Helena, nº 20 - Bairro Centro - Sapiranga/RS
Site: https://www.facebook.com/lifeassessoriaesportivars
Inscrições e informações pelo e-mail lifeassessoriaesportivars@gmail.com
Fone: (51) 8037-0944 e (51) 8199-1552
Organização: Rodrigo Sartori (CREF 014756-G/RS)


Treinamento Funcional



Brasília é sede do V Congresso da ABRAPESP
Postado em 17/09/2015
Fonte: ABRAPESP

O V Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP) ocorrerá na Universidade de Católica de Brasília (UCB), Asa Norte/DF, durante os dias 24, 25 e 26 de setembro. Pela primeira vez, a ABRAPESP terá em seu Congresso a representação do CONFEF e de CREFs (entre eles o CREF2/RS), além de conselhos de Psicologia. Segundo a presidente da ABRAPESP, Luciana Angelo, o apoio interdisciplinar é um feito inédito que demostra a importância que as Ciências do Esporte conquistaram no Brasil. “Não só por ser o país que nos últimos anos concentrou dois importantes eventos esportivos (Copa do Mundo e Jogos Olímpicos), mas que tem mobilizado o mercado de trabalho e inserção profissional, demonstrando necessidade de qualificação, orientação, informação e discussão dos campos de ação e determinações legais da profissão”, explicou

A Psicologia do Esporte tem atuação interdisciplinar nas ciências na área esportiva e mobiliza profissionais e pesquisadores a produzir ideias que busquem a melhoria das demandas dos atletas, profissionais e todos os envolvidos no contexto esportivo. Incentivar e divulgar estas propostas, assim como, consolidar grupos e linhas de pesquisa, influenciar a criação de disciplinas nas universidades brasileiras, criar interfaces entre a teoria e prática, são os objetivos da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte que serão apresentados e discutidos no V Congresso da Abrapesp.

Entre os convidados, estão a professora da UCB, Gislane Melo (CREF 009488-G/DF), Claudia Chabalgoity (CREF 002053-P/DF), o ex-tenista profissional, José Higino de Oliveira, o atleta de Rugby em cadeira de rodas desde 2010, Erick Conde, o psicólogo e doutor em Neurociências, Yan Cintra, psicólogo e especialista em Psicologia do Esporte, Larissa Galatti, pesquisadora da UNICAMP, José Carlos Vidal (CREF 000472-G/DF), professor da UCB, Franco Noce (CREF 000635-G/MG), professor da UFMG e muitos outros.

V Congresso da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP)
Local: Universidade Católica de Brasília - UCB Asa Norte - SGAN 916 Módulo B Avenida W5 CEP: 70790-160 – Brasília/DF
Data: 24, 25 e 26 de setembro
Site e programação: http://www.congressoabrapesp.com.br
Inscrições aqui


Psicologia do Esporte



CREF2/RS e Senac-RS realizam Fórum sobre esportes e turismo de aventura
Postado em 09/09/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS e o Senac-RS realizaram, no último dia 27 de agosto, o Fórum Técnico Setorial do Curso Condutor de Turismo de Aventura. A atividade, organizada pelo Núcleo de Educação Profissional (NEP) da instituição em parceria com a Câmara Técnica de Esportes de Aventura do Conselho, teve o objetivo de identificar as necessidades dos profissionais de Educação Física que atuam neste segmento e prepará-los, em alguns aspectos, para o mercado de trabalho.

O Fórum, oferecido de maneira gratuita aos interessados, contou com a presença de representantes do Sesi, da Emater, da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abrav-RS), da FIEP, da Comissão de Economia, Desenvolvimento e do Turismo da Assembleia Legislativa e de profissionais da Mundo Vertical e da Sítio do Mato. "A aproximação com o Senac-RS vai beneficiar todos os profissionais de Educação Física, sobretudo aqueles que atuam numa área ainda pouco atendida por cursos e especializações", explicou Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS.


Senac Esportes de Aventura



Reunião da Câmara Técnica de Esportes de Aventura é nesta quinta-feira em Caxias do Sul
Postado em 12/05/2015
Fonte: CREF2/RS

Na quinta-feira (14), a Câmara Técnica de Esportes de Aventura vai se reunir mais uma vez no CREF Serra, em Caxias do Sul. O grupo, coordenado por Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) e Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS), discutirá, entre outros assuntos, as necessidades e os meios de preparar os profissionais de Educação Física para estas modalidades. A grade curricular dos cursos de graduação e o mercado de trabalho para a área também entrarão em debate.

O encontro dará continuidade ao trabalho iniciado em março e em abril, que contou com a presença de Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS), Rotechild Prestes (CREF 007786-P/RS) e Thomas Schulze (CREF 013024-G/RS). "Queremos oferecer para o mercado um profissional com conhecimentos para dar todo suporte, de primeiros socorros a outras questões relacionadas à segurança", explica Scharcow. Como adianta Aguiar, o intuito da Câmara Técnica também é a aproximação com as instituições parcerias e estratégicas para a capacitação dos profissionais de Educação Física.

A reunião, marcada para as 19h, é aberta a todos os interessados. Para participar, confirme presença pelo e-mail secretaria@crefrs.org.br ou pelo telefone (51) 3288-0200.

Reunião da Câmara Técnica de Esportes de Aventura
Quinta-feira, dia 14 de maio, às 19h
Local: CREF Serra (Rua Antônio Ribeiro Mendes, 1849 – Pio X)




Câmara Técnica de Esportes de Aventura aproxima profissionais de Educação Física que atuam na área em Caxias do Sul
Postado em 22/04/2015
Fonte: CREF2/RS

No último sábado (18), a Câmara Técnica de Esportes de Aventura do CREF2/RS se reuniu no CREF Serra, em Caxias do Sul, com o intuito de aproximar os profissionais de Educação Física que atuam na área. Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) e Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS), presidente e secretário da Câmara, respectivamente, e os profissionais Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS), Rotechild Prestes (CREF 007786-P/RS) e Thomas Schulze (CREF 013024-G/RS) debateram formas de prestar serviços de qualidade e proporcionar segurança aos praticantes destas modalidades.

"Sabemos que o Rio Grande do Sul possui muitas empresas qualificadas neste ramo, mas que ainda buscam a profissionalização", avaliou Aguiar. "Queremos defender os interesses da sociedade gaúcha em relação aos serviços prestados e proporcionar a troca de conhecimento entre os profissionais das mais diferentes regiões do Estado", explicou. Na oportunidade, também foi apresentada proposta de regimento para a Câmara e destacado que o mercado de trabalho se mostra, atualmente, favorável aos esportes de aventura.

A próxima reunião da Câmara Técnica de Esportes de Aventura será realizada no dia 14 de maio, às 19h, também na sede do CREF Serra (Rua Antônio Ribeiro Mendes, 1849 – Pio X). O encontro terá o objetivo de discutir as necessidades da área e meios de preparar os profissionais de Educação Física para estas modalidades. Entrará ainda em pauta a interação com as demais profissões que também fazem parte deste campo, como é o caso dos agentes de turismo. A reunião é aberta para a participação de todos. Mais informações pelo e-mail secretaria@crefrs.org.br.




4º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar discute PLC 116/2013 e lança livro em Capão da Canoa
Postado em 30/03/2015
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira (27), a Câmara Técnica de Educação Física Escolar do CREF2/RS realizou o 4º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, em Capão da Canoa. O evento, que integrou a programação do 41º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física (ENAPEF), promovido pela APEF/RS, contou com a palestra de Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF) e serviu também para o lançamento oficial do livro "Recomendações para a Educação Física Escolar".

Na abertura, as autoridades presentes salientaram a importância do Rio Grande do Sul para a regulamentação da profissão, no final dos anos 90, e de eventos como o Fórum para a aproximação dos profissionais que atuam na Educação Física Escolar. Além de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS; Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), presidente da Câmara Técnica de Educação Física Escolar; Álvaro Laitano (CREF 000006-G/RS), presidente da APEF/RS, José Anchieta (CREF 000337-G/RS), representando o SINPEF-RS; e Paulo Rezende (CREF 001298-G/RS), da Secretaria de Educação Rio Grande do Sul; também discursaram.

Em nome do CONFEF, Lúcio Rogério, fundador do CREF7/DF, falou em sua apresentação sobre o movimento pela regulamentação da profissão em todo o Brasil, em 1998, e sobre as ações que o Sistema CONFEF/CREFs lidera pela valorização do profissional de Educação Física até hoje. "É importante que a sociedade e as autoridades reconheçam a nossa importância", salientou. "Os conselhos trabalham neste sentido. Se a profissão não tivesse sido regulamentada, acredito que ela nem existiria mais", completou.

Além disto, a discussão do PLC 116/2013 também foi levada ao conhecimento do público que lotou o auditório da Prefeitura de Capão da Canoa durante o evento. Lúcio Rogério falou sobre a fragilidade da resolução do MEC, que não torna obrigatória a presença do profissional de Educação Física nas séries iniciais, e sobre como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação precisa ser modificada para garantir esta presença. "Não é ilegal não ter profissional na Educação Básica, a disciplina pode ser ministrada por professores de outras áreas. Mas a questão não é garantir o nosso mercado de trabalho, é garantir o mínimo de qualidade do ensino no Brasil", comentou.

No final da palestra, Lúcio Rogério apresentou o livro "Recomendações para a Educação Física Escolar", que foi entregue a todos que compareceram ao Fórum. O CREF2/RS foi o primeiro Conselho Regional a lançar a obra, organizada pelo Sistema CONFEF/CREFs no ano passado. Com a proposta de constituir um instrumento norteador para a intervenção profissional responsável e qualificada no ambiente escolar, Lúcio Rogério frisou o caráter coletivo do documento, produzido pela Comissão de Educação Física Escolar (CEFE) do CONFEF com a colaboração de inúmeros conselheiros federais e regionais. "O livro é também um convite para que todos participem do processo. Temos que qualificar a Educação Física como um todo, começando pela Educação Física Escolar", destacou.

Miryam encerrou o evento revelando o próximo passo da Câmara Técnica de Educação Física Escolar, que é distribuir agora um exemplar do "Recomendações para a Educação Física Escolar" para cada uma das escolas da rede pública do Estado. A obra já está à disposição para download também no site do CONFEF. Para baixá-la, clique aqui.




Nova edição do CREF2/RS em Revista está disponível para leitura online e download
Postado em 06/02/2015
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no Conselho vão receber, nos próximos dias, a nova edição do CREF2/RS em Revista. A publicação trimestral, referente ao meses de janeiro, fevereiro e março, tem como tema principal os esportes praticados na natureza. Estas modalidades, como o montanhismo e a corrida de aventura, têm atraído grande visibilidade e conquistados novos praticantes nos últimos anos, abrindo espaço para os profissionais de Educação Física interessados em atuar próximo ao meio ambiente.

Além disto, a atual edição do CREF2/RS em Revista ainda conta com o perfil de Alexandre Bidart, um dos primeiros profissionais a trabalhar com o surf no Rio Grande do Sul, e reportagens sobre a festa de 15 anos do Conselho, o mercado de trabalho nos cruzeiros marítimos e sobre os cuidados que devem ser tomados durante a atividade física no verão. O CREF2/RS em Revista tem também versão online e pode ser acessado diretamente por aqui. Para quem preferir, a publicação pode ser baixada em PDF ou acessada em tablets e smartphones pelo aplicativo gratuito da plataforma Issuu.




CREF2/RS realiza evento sobre Ginástica Laboral na segunda-feira
Postado em 21/11/2014

Na próxima segunda (24), o CREF2/RS realiza evento comemorativo pelo Dia Estadual da Ginástica Laboral. Dedicada a profissionais que atuam na área ou que tenham interesse sobre o assunto, a atividade terá como tema a saúde dos trabalhadores e contará com palestras e debates. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas agora mesmo pela nossa página, clicando aqui.

Com o objetivo de mostrar para a sociedade a importância que o profissional de Educação Física e o programa de Ginástica Laboral têm, o encontro abordará tópicos como os conceitos da Ginástica Laboral, o mercado de trabalho e as tendências para o futuro. As palestras serão de João Scholles (CREF 003966-G/RS), Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) e Magale Konrath (CREF 000378-G/RS).

Para Izaguirre, o evento é oportunidade única para entender melhor o que é a Ginástica Laboral. "No dia 24, estarão reunidas pessoas e empresas que atuam na área há bastante tempo, mostrando que existe grande mercado para o profissional de Educação Física neste segmento", avalia.

Contribuição das empresas de ginástica laboral para o estilo de vida saudável dos trabalhadores
Data: 24/11 (segunda-feira)
Horário: das 13h30 às 17h30
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro (Porto Alegre/RS)
Inscrições: aqui




Conselho participa da Semana Acadêmica da URI Frederico Westphalen
Postado em 18/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Na segunda-feira (15), Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) representou o CREF2/RS na IV Semana Acadêmica do curso de Educação Física da URI Frederico Westphalen. O presidente licenciado do Conselho ministrou a palestra "Educação Física e a Diversidade". A atividade, realizada no Salão de Atos da universidade, marcou a abertura oficial do evento.

Na sua apresentação, Merino falou sobre a regulamentação da Educação Física e como foi o processo histórico até a sua implementação, em 1998. Além disto, foram abordados temas como o Código de Ética, o mercado de trabalho e as diversas possibilidades de atuação que o profissional possui, respaldadas pela Lei Federal 9.696/98, que estabeleceu a profissão e criou o Conselho Federal e os respectivos Conselhos Regionais de Educação Física.

Com minicursos, outras palestras e mostras de trabalhos científicos, a IV Semana Acadêmica da URI Frederico Westphalen se estende até a próxima sexta-feira (19). A programação completa você confere aqui.




Encontro aproxima estudantes e Conselhos Profissionais da saúde na Câmara Municipal
Postado em 15/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Na sexta-feira (12), o Fórum-RS promoveu o I Encontro dos Acadêmicos com os Conselhos Profissionais da Saúde. O evento, realizado na Câmara Municipal de Porto Alegre, reuniu estudantes dos cursos da área e os respectivos Conselhos para, entre outros assuntos, debater o futuro das profissões.

Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS, Carmem Franco, presidente do CRN-2, e Alcindo Ferla, médico e professor da Escola de Enfermagem da UFRGS, foram os palestrantes. "Os conselhos são extremamente importantes para cada profissão, pois são eles que regulamentam, organizam e fiscalizam a atuação dos profissionais", falou Flávio Koch, presidente do Fórum-RS, na abertura do Encontro. "Eles trabalham pelo desenvolvimento e pela qualificação das profissões, proporcionando visibilidade e reconhecimento frente a sociedade".

Com o objetivo de aproximar os estudantes dos Conselhos, a apresentação de conjunta de Carmen Masson e Carmem Franco destacou igualmente a função essencial de defesa da sociedade. "O profissional é o primeiro fiscal da profissão. Nós temos que mostrar que fazemos a diferença", salientou Carmen Masson. Além disto, também foi apresentado para os estudantes os limites de atuação de cada Conselho e ações que podem ser feitas em conjunto. "Profissões fortes só se fazem unidas", analisou Carmem Franco.

Everton Borges, assessor de relações institucionais do Fórum-RS, foi o mediador da palestra "Políticas públicas e o futuro das profissões na área da saúde", de Alcindo Ferla. Além de explicar que "as políticas públicas pertencem ao cotidiano das profissões", o professor mostrou aos acadêmicos como o mercado de trabalho da saúde se transformou com o tempo e quais são as principais demandas da área nos dias de hoje. "Acima de tudo, é preciso conhecer o usuário se comprometer com a qualidade de vida das pessoas", resumiu Ferla.

Com o suporte do CREF2/RS e dos demais conselhos que integram a Câmara de Saúde do Fórum-RS, o Encontro dos Acadêmicos com os Conselhos Profissionais erá nova edição em breve.




Câmara da Saúde do Fórum-RS realiza seminário para acadêmicos da área em setembro
Postado em 18/07/2014
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (FÓRUM-RS) se reuniu hoje pela manhã, na sede do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN-2), para definição dos detalhes do I Seminário dos Acadêmicos com os Conselhos Profissionais de Saúde. O evento, que será realizado no 12 de setembro na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, é ação conjunta dos Conselhos da área e tem a participação ativa do CREF2/RS.

Com objetivo de engajar estudantes, para que todos cheguem ao mercado de trabalho com entendimento amplo da função dos Conselhos, o evento começou a ser estruturado, com mesas redondas e palestras. Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), vice-presidente do CREF2/RS, participou do encontro e destacou a importância da realização do Seminário com a parceria de diferentes áreas da Saúde. "Cada conselho tem seu papel, mas juntos podemos salientar a importância das profissões regulamentadas", comentou. "No Seminário, vamos mostrar o que fazemos e tudo o que envolve a atuação dos Conselhos para o bem da sociedade", completou Aguiar.

O I Seminário dos Acadêmicos com os Conselhos Profissionais de Saúde também tem o intuito de aproximar os estudantes e estabelecer troca de conhecimento e experiências entre as diferentes áreas. "Queremos fazer com que os acadêmicos entendam a sejam incluídos no mundo dos Conselhos, abrindo assim canal para discutir o futuro das profissões", avaliou Everton Borges, assessor de relações institucionais do Fórum-RS.

Com a presença de João Silveira Junior, presidente do CRTR 6ª Região; Carmem Franco, presidente do CRN-2; e demais representantes do CPRS e do CREFITO5, a reunião definiu ainda que o tema do Seminário será Políticas Públicas e o Futuro das Profissões de Saúde. "Além de mostrar para o aluno a dimensão e a importância de todas as profissões para a área da saúde, o evento vai proporcionar ao acadêmico entendimento para o impacto das tecnologias para o futuro das profissões", citou Borges. Nos próximos dias, a Câmara Técnica da Saúde volta a se reunir para dar continuidade à organização da atividade.




Obesidade infantil aumenta 300%
Postado em 16/04/2014
Fonte: Fonte: Bem Estar/G1

Prestem atenção nestes números: em 1989, no Brasil, 4,1% dos meninos de 5 a 9 anos foram classificados como obesos, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada pelo IBGE. Os dados da mesma pesquisa, realizada em 2008 e 2009, apontaram que 16,6% dos meninos desta faixa de idade estavam obesos. Estes números registraram, portanto, um aumento de aproximadamente 300% nos índices de obesidade em meninos de 5 a 9 anos no Brasil. Isso mesmo: um aumento de 300%! O mesmo em relação às meninas: a taxa de obesidade aumentou de 2,4% em 1989 para 11,8%  em 2008: quase 5 vezes mais!

Por isso podemos perguntar: o que está acontecendo? Por que as crianças estão mais obesas?

Neste começo de século XXI, o estilo vida de todos, inclusive e principalmente o das crianças, mudou. E não foi pouco. As mulheres entraram para valer no mercado de trabalho. Até ai, tudo certo. Só que o tempo ficou mais curto e muito mais corrido para todos. Consequência: a alimentação também entrou nesta “correria”. Não é  à toa que surgem os “fast-foods” que vieram para resolver o problema da pressa. As prateleiras dos supermercados oferecem também uma gigantesca variedade de alimentos prontos e processados, produzidos para facilitar a vida corrida de todos. Resultado: a alimentação saudável perdeu espaço nas refeições das famílias.

Paralelamente, nas grandes cidades, a violência urbana “confinou” as crianças dentro de casa. Atividades simples como andar de bicicleta, jogar bola na rua, subir em árvores, correr ou brincar ao ar livre tornaram-se raras no dia a dia das crianças. O espaço físico disponível diminuiu. As brincadeiras de “esconde -esconde”, “pega-pega” ou de  pular muros e obstáculos, passaram a ser realizadas com apenas 2 dedos, uma vez que agora acontecem virtualmente nas telas dos tablets, televisores, computadores ou celulares. Resultado: menos atividade física!

Alimentação rápida com menor qualidade e maior carga calórica e atividade física restrita produzem um resultado conhecido de todos: aumento de peso!

Bem, até aí nenhuma novidade. Isso todos sabemos. E mais ainda: sabemos também como fazer para solucionar esta situação. Fácil, não é? Aumentar a atividade física e melhorar a qualidade da nutrição das crianças em casa e na escola. Mas... Se sabemos as causas e temos a solução, vale perguntar: por que a obesidade infantil esta de fato aumentando neste início de século XXI?

A resposta desta pergunta merece uma reflexão interessante. As famílias não estão conseguindo mudar seu estilo de vida. Uma criança obesa em casa é problema de todos. Pais e filhos devem, juntos, alterar seus hábitos de alimentação, de atividade física e de rotina de vida. A criança deve participar ativamente das decisões e sempre que possível ser instigada a sugerir as mudanças que julgar mais relevantes. As escolas também poderiam, de uma forma geral, contribuir e orientar suas cantinas a venderem produtos com boa qualidade nutricional.

Imagem: Creative Commons




Presidente do CREF2/RS ministra aula magna em Pelotas
Postado em 30/04/2013
Fonte: CREF2/RS

O Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, ministrou aula magna na Faculdade Anhanguera em Pelotas, no dia 27 de abril, com o tema “Regulamentação e Mercado de Trabalho”. Cerca de 450 alunos assistiram a palestra, que se realizou nos turnos da manhã e noite. Estiveram presentes os coordenadores do curso de Educação Física da Faculdade e o diretor da ESEF-UFPEL, Francisco Gomes Schild.