Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CongregaCREF 2023 ocorre em Porto Alegre no dia 18 de novembro
Postado em 10/11/2023
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai realizar, em Porto Alegre, a nona edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que encerra as comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, ocorrerá no Parque Esportivo da PUCRS, no dia 18 de novembro. As inscrições podem ser feitas por este link.

Com o intuito de proporcionar a integração e o aperfeiçoamento dos profissionais registrados e dos acadêmicos do curso de Educação Física, a programação do CongregaCREF deste ano contará com o curso “Clínica Prática de Personal Trainer”, ministrado por Marcelo Carvalho (CREF 002260-G/RS), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

CongregaCREF 2023 – Porto Alegre
Curso “Clínica Prática de Personal Trainer”, com Marcelo Carvalho (CREF 002260-G/RS)
Data: 18 de novembro, sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Parque Esportivo da PUCRS – Prédio 80 – Sala 301
Endereço: Avenida Ipiranga, 6690 – Partenon

Conheça o palestrante:

Diretor da empresa de treinamento personalizado Body Science e palestrante internacional, Marcelo é preparador físico de atletas olímpicos pelo Comitê Olímpico Brasileiro e autor de três livros – “Hipertrofia na Prática” é o título da sua obra mais recente. Além disso, atua como personal trainer e como professor em seis cursos de pós-graduação. Ainda é especialista em Musculação e Treinamento de Força e em Treinamento Físico Personalizado.




Conselheiros do CREF2/RS tomam posse para mandato 2022-2024
Postado em 18/12/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou neste sábado, dia 19 de dezembro, a cerimônia de posse dos seus novos conselheiros. O evento, realizado na sede de Porto Alegre, serviu para os membros recém-eleitos assinassem o termo de posse. O mandato, de três anos, é para metade do Plenário e iniciará no dia 1º de janeiro de 2022.

A cerimônia contou com a presença do presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), assim como de conselheiros atuais e demais membros da Diretoria. Meurer fez o discurso de abertura e salientou o crescimento do CREF2/RS nos últimos anos e os desafios que foram enfrentados, sobretudo durante a pandemia, para uma maior valorização dos profissionais. Os conselheiros eleitos para o mandato 2015-2021, que se encerra neste ano, também foram homenageados com um certificado.

Os novos membros do Plenário, juntamente com os outros conselheiros efetivos, ainda se reunirão para eleger a próxima Diretoria do CREF2/RS. Atuando fortemente em nome dos profissionais de Educação Física, esta nova gestão assume com o compromisso de abrir um posto de atendimento em Pelotas, de aproximar os profissionais do Paradesporto do Conselho, de integrar os clubes esportivos junto ao CREF2/RS, de qualificar as ações de fiscalização, de aprimorar os investimentos do esporte, de ampliar a essencialidade das academias e de promover a qualificação profissional de todos os registrados.

Membros efetivos eleitos:

Alessandro Gamboa CREF 001534-G/RS
Pós-graduado em Ciências do Esporte, Administração e Marketing Esportivo, Alessandro Gamboa é diretor da G2 Sports, personal trainer e coordenador técnico da Convenção Brasil. Foi o 2º vice-presidente da última gestão do CREF2/RS e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização. Atuou também como presidente do Comitê Estadual da Educação Física (COMEF-RS), que esteve à frente de diversas ações durante a pandemia para a valorização da Educação Física. Ainda é diretor da Associação dos Profissionais de Educação Física (APEF/RS) e conselheiro do Conselho Estadual do Esporte.

Alexandre de Oliveira CREF 000836-G/RS
Alexandre de Oliveira iniciou a sua carreira como atleta de natação e polo aquático. Já atuou como professor destas modalidades, assim como de musculação e de corrida – maratona e rústicas de rua. Foi técnico de natação do Grêmio Náutico União (GNU), com inúmeros atletas campões brasileiros e convocados par as competições da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBA) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Hoje é coordenador dos Esportes Olímpicos e Paralímpicos do GNU.

André Lopes CREF 008061-G/RS
Doutor em Ciências do Movimento Humano, André Lopes é docente universitário de cursos de pós-graduação, em todo o Brasil, diretor do Instituto Sul-Brasileiro de Cursos e Qualificações (ISULBRA) e proprietário do Centro de Treinamento Alpha, localizado em Porto Alegre. É autor de quatro livros e de mais de 50 artigos científicos, publicados em revistas nacionais e internacionais.

Augusto Saleh CREF 010277-G/RS
Augusto Saleh é pós-graduado em Personal Training, Grupos Especiais e em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas. É proprietário da empresa Augusto Saleh Cursos, da Academia Augusto Saleh e da Clínica do Atleta, ambas localizadas em Pelotas. Ex-integrante do Departamento Médico do Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas, é palestrante de cursos na área da saúde e pesquisador sobre o COVID-19.

Cláudia Fachin CREF 012270-G/RS
Pós-graduada em Medicina do Esporte, Gestão de Academias e em Gestão, Cláudia Guarda é CEO do Body Lounge, estúdio com sedes em Porto Alegre e Canoas, há cinco anos. A empresa é pioneira nas modalidades Eletroestimulação Muscular (EMS) e aquabike.

Dayan Lazzaretti CREF 006852-G/RS
Dayan Lazzretti é graduado em Educação Física e em Administração em Comércio Exterior. É proprietário da Academia Olímpia, em São Marcos, e sócio-proprietário da Academia Energia Galópolis, em Caxias do Sul. Atua ainda como diretor da Zest Importação e Comércio.

Felipe Martinez CREF 003930-G/RS
Graduado em Educação Física e Direito, Felipe Martinez é ex-atleta de judô e atletismo, ex-árbitro de judô e ex-instrutor de judô e defesa pessoal. Atua como personal trainer e auditor da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Judô, assim como auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE), No CREF2/RS, foi conselheiro e presidente da Comissão de Ética Profissional, de 2015 a 2021.

Kim Samuel CREF 007425-G/RS
Kim Samuel é pós-graduado em Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo, Musculação, Treinamento Neuromuscular, Gestão Empresarial e Coaching Executivo de Negócios. Como ex-atleta de Ginástica Aeróbica, foi campeão sul-americano e bicampeão brasileiro, em 2003 e 2005. Atuou como gestor de academias em Porto Alegre na Região Metropolitana. É Faixa Preta 1º Dan de Kickboxing e foi preparador físico da Seleção Brasileira de muaythai, de 2017 a 2020. Na pandemia, assumiu o cargo de coordenador de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e foi voluntário junto ao Comitê Estadual da Educação Física do Rio Grande do Sul (COMEF-RS). É instrutor de fitness e personal trainer desde o início de sua carreira profissional e atualmente é diretor de Preparação Física do Conselho Internacional de Artes Marciais.

Tobias de Sá CREF 014070-G/RS
Pós-graduado em Treinamento Desportivo e Personal Training, Tobias de Sá atua como preparador físico, instrutor de musculação e personal trainer. Tem experiência e cursos de aperfeiçoamento em treinamento funcional, liberação miofascial e heartsaver/primeiros socorros com Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Vinícius Kaster CREF 001548-G/RS
Pós-graduado em Administração, Marketing Esportivo e Educação Crítica Humanizadora, Vinícius Kaster atuou por 10 anos no Colégio Anchieta, em Porto Alegre. É fundador da Revista 100% Esporte e idealizador do Congresso Copacabana Fitness, no Rio de Janeiro. Já foi gerente de Marketing da Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil – Rio de Janeiro) e coordenador do FIFA Fan Fest Porto Alegre (Copa 2014), do Carnaval de Rua de Porto Alegre, do Fórum Social Mundial 2016 e do Encontro Mundial de Prefeitos. Atuou como subgerente do Sesc Protásio Alves. Atualmente gerencia o Centro de Eventos Spazio Allegro, em Porto Alegre, presta consultoria de marketing esportivo e representa a empresa Astro Fitness no Rio Grande do Sul.

Membros suplentes eleitos:

Liliane Lamperti CREF 008800-G/RS
Pós-graduada em Prescrição de Exercício Físicos com Ênfase em Obesidade, Liliane Lamperti tem experiência ministrando aulas de musculação e de ginástica, assim como de ginástica laboral. Fez parte do grupo de estatística da Confederação Brasileira de Vôlei, durante a Superliga de Vôlei, e atualmente é sócia-proprietária da Academia Pró Saúde Fitness Espaço Personal, em Bento Gonçalves, atuando também como personal trainer.

Liège Gautério CREF 017513-G/RS
Graduada em Educação Física, Fonoaudiologia e Biologia, Liège Gautério é proprietária do Centro de Treinamento L7, em Porto Alegre, e ministra aulas de pilates, treinamento funcional e de musculação. Atleta transplantada de pulmão, é bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, como sete medalhas conquistas em competições realizadas no exterior, de 2015 a 2019. É também idealizadora do Projeto @semexetx, que apoia e incentiva o exercício físico para pessoas que transplantaram, doaram ou querem ser doadores de órgãos.

Renata Schaefer CREF 023977-G/RS
Renata Sachefer é professora de Educação Física do Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, em Teutônia, e árbitra assistente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desde 2007. Já atuou em diversas partidas do Campeonato Gaúcho e em jogos festivos pelo Rio Grande do Sul.

Sônia Waengertner CREF 007781-G/RS
Sônia Waengertner é ex-atleta de saltos ornamentais do Grêmio Náutico União. Com pós-graduação em Educação Infantil, atuou na Educação Física Escolar, vinculada à rede estadual de Ensino, por 25 anos. No CREF2/RS, já foi conselheira e integrante da Diretoria, participando também da Comissão de Controle e Finanças.




CREF2/RS realiza VII CongregaCREF no dia 1º de setembro
Postado em 24/08/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai realizar, no dia 1º de setembro, a sétima edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física. O evento, que será transmitido de maneira online através do Youtube e do Facebook do Conselho, contará com as palestras de André Fernandes (CREF 000013-G/RJ) e de Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP), com a medição do conselheiro Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS). A transmissão vai começar às 19h e a participação é gratuita.

Voltado para profissionais e acadêmicos do curso de Educação Física, o CongregaCREF trará para debate a atuação nas duas diferentes áreas da profissão, Bacharelado e Licenciatura, vinculada ao atual período de pandemia. Intitulada “Gestão de carreira presencial e digital: como será no futuro?”, a apresentação de Fernandes vai complementar e fazer um contraponto com a palestra “Sedentarismo e Obesidade na infância e na adolescência em tempos de COVID-19”, de Costa.

Conheça os palestrantes:

Roberto da Costa é mestre em Educação Física pela USP, doutor em Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP, pós-doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, pós-doutor em Educação Física pela UEL e pós-doutorado em Ciências da Saúde pela UFRN. É coordenador do curso de pós-graduação em Ergonomia da Universidade Estácio de Sá. Atua como docente universitário e participou como pesquisador no Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). Já publicou quatro livros e 19 capítulos em livros da área da saúde, além de diversos artigos em periódicos especializados. A sua produção científica tem como temas principais a composição corporal, obesidade e doenças crônicas não-transmissíveis na infância e adolescência.

André Fernandes é mestre em Ciência da Motricidade pela UCB/RJ, doutor em Ciência do Desporto pela UTAD/Portugal e membro da Diretoria do CREF1/RJ. Atua como mentor de carreiras e consultor digital/presencial. É coordenador do Comitê Sudeste e delegado adjunto da FIEP/RJ. É diretor da Body Club – Fitness Solutions e do LABBS – Laboratório de Biociências Body Science. Membro da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia do Exercício, André ainda é autor de livros sobre a área, coordenador do curso de Educação Física da Estácio Petrópolis (Rio de Janeiro) e palestrante de eventos nacionais e internacionais.

VII CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 1º de setembro, quarta-feira, a partir das 19h
Palestras: “Gestão de carreira presencial e digital: como será no futuro?”, de André Fernandes (CREF 000013-G/RJ); e “Sedentarismo e Obesidade na infância e na adolescência em tempos de COVID-19” de Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP)
Transmissão: pelo Youtube e pelo Facebook do CREF2/RS
Evento online e gratuito
Site oficial: https://congregacref.com.br




Profissional registrado no CREF2/RS lança livro sobre Corrida de São Silvestre
Postado em 08/02/2021
Fonte: CREF2/RS

O profissional de Educação Física registrado no CREF2/RS Darlan Souza (CREF 015393-G/RS) está lançando o seu quarto livro. Intitulada “O que você precisa saber para correr bem a São Silvestre”, a obra tem a co-autoria de Fabiano Braun (CREF 001807-G/SC) e reúne diversas informações sobre a tradicional prova brasileira, assim como curiosidades, relatos e orientações importantes para os corredores que pretendem participar um dia do evento.

O livro tem o seu prefácio assinado pelo ex-recordista mundial da maratona Ronaldo da Costa e pelo treinador Wanderlei de Oliveira. “O que você precisa saber para correr bem a São Silvestre” pode ser adquirido neste link.

Darlan é atleta de corrida de rua, treinador e personal trainer, membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers. Integra a equipe de treinadores da DSX Assessoria Esportiva e foi finalista do prêmio Top Trainer Brasil, em 2017. “Fujam para as Montanhas: Up Hill Marathon” e “Como Correr Sem Sofrer: 98 Respostas para a Meia Maratona” são alguns dos outros livros escritos por ele.




CongregaCREF 2020 ocorre neste sábado de forma online e gratuita
Postado em 20/11/2020
Fonte: CREF2/RS

Neste ano de pandemia, a sexta edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física será neste sábado, dia 21 de novembro, em formato totalmente virtual. O evento, que tem o intuito de proporcionar a integração e o aperfeiçoamento dos registrados e dos acadêmicos do curso de Educação Física, contará com quatro diferentes palestras, levando ao público a vivência do conhecimento em diferentes áreas de interesse da profissão.

A transmissão ocorrerá de forma gratuita pelo Facebook e pelo Youtube do CREF2/RS.

Confira a programação:

9h – abertura (manhã)
9h15min – Direito Desportivo e Educação Física, com Mariju Maciel (OAB 58335-RS)
10h30min – Exercício Físico na Terceira Idade, com André Fernandes (CREF 000013-G/RJ)
11h30min – intervalo
14h – abertura (tarde)
14h15min – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, com Fellipe Mattos (OAB 70475-PR)
15h30min – Marketing Digital, com Junior Crocco
16h30min – encerramento

Conheça os palestrantes:

Mariju Maciel – Graduada em Direito com pós-graduação em Direito Desportivo Trabalhista, Mariju atua junto aos Foros Trabalhista, Cível e da Justiça Desportiva. É ex-auditora do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Futebol, diretora jurídica da Federação Riograndense de Ginástica e sócia-fundadora do Instituto de Direito Desportivo do Rio Grande do Sul.

André Fernandes – Doutor em Ciência do Desporto pela UTAD/Portugal, André é vice-presidente do CREF1/RJ. Atua como personal trainer, mentor de carreiras e consultor digital e presencial. É diretor da Body Club – Fitness Solutions e do LABBS – Laboratório de Biociências Body Science. André ainda é autor de livros sobre a área, coordenador do curso de Educação Física da Estácio Petrópolis/RJ e palestrante de eventos nacionais e internacionais.

Fellipe Mattos – Formado em Direito com pós-graduação em Seguros, Fellipe possui dez anos de experiência na área da gestão da negócios. Atua no segmento da indústria, do comércio, do varejo e do fitness. É sócio-fundador da rede de academias Crossfit High Pulse, no Paraná, e investidor-anjo em empresas de diversos segmentos.

Junior Crocco – Empresário estrategista em Marketing e Negócios Digitais, Junior é pós-graduado em Administração, mentor e investidor de startups, produtos e projetos digitais. Com 20 anos de experiência no setor fitness, é fundador da FitnessDigital e co-fundador da AgenciaJo.in e da Vertical Digital, empresas que atuam no segmento do marketing digital, de pequenas e médias empresas que buscam posicionamento e vendas online.

CongregaCREF 2020 – VI Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sábado, dia 21 de novembro de 2020
Horário: das 9h às 16h30min
Evento virtual e gratuito
Transmissão pelo Facebook e pelo Youtube do CREF2/RS
Mais informações em: www.congregacref.com.br




CongregaCREF 2020 divulga cronograma e apresenta palestrantes
Postado em 16/11/2020
Fonte: CREF2/RS

Neste ano de pandemia, a sexta edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física será realizada no próximo sábado, dia 21 de novembro, em formato totalmente virtual. O já tradicional evento, que tem o intuito de proporcionar a integração e o aperfeiçoamento dos registrados e dos acadêmicos do curso de Educação Física, contará com quatro diferentes palestras, levando ao público a vivência do conhecimento em diferentes áreas de interesse da profissão.

De forma gratuita, a transmissão ocorrerá pelo Facebook e pelo Youtube do CREF2/RS.

Confira a programação:

9h – abertura (manhã)
9h15min – Direito Desportivo e Educação Física, com Mariju Maciel (OAB 58335-RS)
10h30min – Exercício Físico na Terceira Idade, com André Fernandes (CREF 000013-G/RJ)
11h30min – intervalo
14h – abertura (tarde)
14h15min – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, com Fellipe Mattos (OAB 70475-PR)
15h30min – Marketing Digital, com Junior Crocco
16h30min – encerramento

Conheça os palestrantes:

Mariju Maciel – Graduada em Direito com pós-graduação em Direito Desportivo Trabalhista, Mariju atua junto aos Foros Trabalhista, Cível e da Justiça Desportiva. É ex-auditora do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Futebol, diretora jurídica da Federação Riograndense de Ginástica e sócia-fundadora do Instituto de Direito Desportivo do Rio Grande do Sul.

André Fernandes – Doutor em Ciência do Desporto pela UTAD/Portugal, André é vice-presidente do CREF1/RJ. Atua como personal trainer, mentor de carreiras e consultor digital e presencial. É diretor da Body Club – Fitness Solutions e do LABBS – Laboratório de Biociências Body Science. André ainda é autor de livros sobre a área, coordenador do curso de Educação Física da Estácio Petrópolis/RJ e palestrante de eventos nacionais e internacionais.

Fellipe Mattos – Formado em Direito com pós-graduação em Seguros, Fellipe possui dez anos de experiência na área da gestão da negócios. Atua no segmento da indústria, do comércio, do varejo e do fitness. É sócio-fundador da rede de academias Crossfit High Pulse, no Paraná, e investidor-anjo em empresas de diversos segmentos.

Junior Crocco – Empresário estrategista em Marketing e Negócios Digitais, Junior é pós-graduado em Administração, mentor e investidor de startups, produtos e projetos digitais. Com 20 anos de experiência no setor fitness, é fundador da FitnessDigital e co-fundador da AgenciaJo.in e da Vertical Digital, empresas que atuam no segmento do marketing digital, de pequenas e médias empresas que buscam posicionamento e vendas online.

CongregaCREF 2020 – VI Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sábado, dia 21 de novembro de 2020
Horário: das 9h às 16h30min
Evento virtual e gratuito
Transmissão pelo Facebook e pelo Youtube do CREF2/RS
Mais informações em: www.congregacref.com.br




CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 21/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 27 de outubro, às 18h, o Conselho vai receber José Rubens D'Elia (CREF 017276-G/SP), que irá abordar o tema "Educação Física e alta performance no treinamento de pilotos de automobilismo e atletas olímpicos".

Já na quinta-feira, dia 29 de outubro, o Conselho receberá Gilson Bornes (CREF 003100-G/RS), para debater "Protocolos de segurança nas academias". A transmissão começará às 17h.

José Rubens D'Elia possui formação em Educação Física e Administração de Empresas, e é pós-graduado em Fisiologia e Psicologia do Esporte e Administração Esportiva. Coach de alta performance, atua como treinador de pilotos desde 1990, e também com atletas diversos, sendo que treinou equipes e atletas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, Seul, Barcelona, Sydney, Atenas e Pequim. É fundador da Pilotech by D'Elia, um Centro de Performance de Pilotos, e autor do método psicofísico. Referência em esporte, fitness e bem-estar, possui livros publicados na área, é ainda criador e professor do Projeto de Ciclismo da USP e também comunicador, sendo que hoje atua na Rede Globo, SporTV e Rádio Eldorado.

Já Gilson Bornes possui formação em Educação Física e é pós-graduado em Medicina do Esporte pela UFRGS. Possui larga experiência na área fitness, atuando há mais de 30 anos em academias, clubes esportivos, clínicas e condomínios com aulas de ginástica coletiva e treinamento personalizado. Atualmente é Assessor Institucional do CREF2/RS, sendo responsável pela gestão de relacionamento do Conselho. Por meio de visitas regulares nos estabelecimentos que prestam serviço na área de atividades físicas, acompanha de perto os protocolos que estão sendo adotados pelas empresas da área neste momento de pandemia.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

27 de outubro, terça-feira, às 18h
José Rubens D'Elia (CREF 017276-G/SP)
"Educação Física e alta performance no treinamento de pilotos de automobilismo e atletas olímpicos"

29 de outubro, quinta-feira, às 17h
Gilson Bornes (CREF 003100-G/RS)
"Protocolos de segurança nas academias"




CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 08/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, 13 de outubro, às 17h, o Conselho vai receber Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), que irá abordar o tema "Empreenda a partir de você".

Já na quinta-feira, dia 15 de outubro, às 17h, o Conselho receberá Valquíria de Lima (CREF 000089-G/SP), para um bate-papo sobre "Ginástica Laboral: do conhecimento científico à prática". A transmissão começará às 17h.

Valquíria é Doutora em Saúde Coletiva pela UNICAMP, Mestre em Ciências pela USP e Especialista em Ginástica Corretiva Postural, Fisiologia e Ergonomia. Ela é autora dos livros Ginástica Laboral: Atividade Física no Ambiente de Trabalho, Massagem no Ambiente Trabalho e Ginástica Laboral – Saúde do Trabalhador, e é sócia e diretora técnica da SUPPORTE Educação & Saúde no Trabalho. Também é Conselheira do CREF4/SP e atual Presidente da ABGL – Associação Brasileira de Ginástica Laboral.

Já Rony é profissional de Educação Física há 20 anos, com Pós-Graduação pela UFPR. Há 15 anos é CEO da Promove Saúde, empresa especializada em programas de promoção de saúde. Possui Certificação Internacional reconhecida pela ICF e ACSM em Welness & Health Coach. Conselheiro Regional do CREF9/PR, é também membro eleito do Conselho Deliberativo da ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida. Possui diversos livros publicados e atua como palestrante sobre estilo de vida, bem-estar e mudança de comportamento.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

13 de outubro, terça-feira, às 17h
Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR)
"Empreenda a partir de você"

15 de outubro, quinta-feira, às 17h
Valquíria de Lima (CREF 000089-G/SP)
"Ginástica Laboral: do conhecimento científico à prática"




CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 01/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, 13 de outubro, às 17h, o Conselho vai receber Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), que irá abordar o tema "Empreenda a partir de você".

Já na quinta-feira, dia 15 de outubro, às 17h, o Conselho receberá Valquíria de Lima (CREF 000089-G/SP), para um bate-papo sobre "Ginástica Laboral: do conhecimento científico à prática". A transmissão começará às 17h.

Valquíria é Doutora em Saúde Coletiva pela FCM/UNICAMP, Mestre em Ciências FM/USP, Especialista em Ginástica Corretiva Postural, Fisiologia e Ergonomia. Ela é autora dos livros Ginástica laboral: Atividade Física no Ambiente de Trabalho, Massagem no ambiente Trabalho e Ginástica Laboral – Saúde do Trabalhador, é sócia diretora técnica da SUPPORTE Educação & Saúde no Trabalho. Também é Conselheira do CREF4/SP e atual Presidente da ABGL – Associação Brasileira de Ginástica Laboral.

Já Rony é profissional de Educação Física há 20 anos e Pós-Graduação pela UFPR, CEO da Promove Saúde há 13 anos, empresa especializada em programas de promoção de saúde, Welness & Health Coach, Certificação Internacional reconhecida pela ICF e ACSM – CEO CREF9/PR,Presidente da Comissão de Ética e da Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador e palestrante sobre Estilo de Vida, Bem-Estar e mudança de comportamento.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

13 de outubro, terça-feira, às 17h
Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR)
"Empreenda a partir de você"

15 de outubro, quinta-feira, às 17h
Valquíria de Lima (CREF 000089-G/SP)
"Ginástica Laboral: do conhecimento científico à prática"




CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 25/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 29 de setembro, Dudu Netto (CREF 002025-G/RJ) irá abordar o tema “A Educação Física no pós-pandemia”.

Já na quinta-feira, dia 1º de outubro, o Conselho vai receber Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT), para um bate-papo sobre “Personal trainer neste novo cenário: possíveis negócios e tendências”. As transmissões iniciarão às 17h e às 15h, respectivamente.

Pós-graduado em Ginástica de Academia e mestre em Motricidade Humana pela UCB-RJ, Dudu é diretor técnico da Bodytech Company, sendo responsável pelo planejamento estratégico, pelo desenvolvimento de processos e pela capacitação técnica de todos os profissionais que atuam nas academias da rede, em todo o Brasil. Tem mais de 20 anos de experiência como professor de ginástica localizada e como docente universitário. É palestrante internacional e autor de quatro livros sobre programas de fitness.

Graduado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro, Kovács é pós-graduado em Gerontologia e tem especialização em pilates e em treinamento funcional, pelas Escolas IHP e pelo Mentorship Samorai. Além de atuar como palestrante, é personal trainer desde 2007 e já trabalhou nas academias dos principais clubes de São Paulo.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

29 de setembro, terça-feira, às 17h
Dudu Netto (CREF 002025-G/RJ)
A Educação Física no pós-pandemia

1º de outubro, quinta-feira, às 15h
Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT)
Personal trainer neste novo cenário: possíveis negócios e tendências




CREF2/RS realiza webinário sobre atuação no contexto hospitalar nesta quinta-feira
Postado em 22/09/2020
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Saúde do CREF2/RS vai realizar nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, o webinário “Profissional de Educação Física na Atuação Hospitalar - Fórum de Contextualização da Resolução 391 do CONFEF”. O evento, marcado para iniciar às 19h, ocorrerá de maneira online e gratuita, simultaneamente no Youtube e no Facebook do Conselho.

Com a apresentação e a mediação de Clery de Lima (CREF 000297-G/RS) e de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), integrantes da Comissão de Saúde, o evento contará com a participação de Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Ângela Harthmann (CREF 008303-G/RS), Fábio da Silva (CREF 008140-G/PR), Francisco Pitanga (CREF 000108-G/BA) e Isabel Rossato (CREF 003235-G/RS). Eles debaterão a Resolução CONFEF 391/2020, publicada recentemente pelo Conselho Federal e que define a atuação dos profissionais de Educação Física no contexto hospitalar.

Conheça os participantes:

Alexandre Lazzarotto – Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, integrou o GT de Exercício Físico do Ministério da Saúde, sendo um dos autores do livro “Recomendações para a Prática de Atividades Físicas para Pessoas Vivendo com HIV e Aids”. Atua com atividades de promoção à saúde na Reserva Nacional do Niassa, em Moçambique. No país africano, também é professor e orientador em Mestrado em Saúde Pública.

Ângela Harthmann – Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Faculdade de Medicina da UFRGS e professora universitária. Atualmente trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional, na internação pediátrica e residência multiprofissional.

Fábio da Silva – Especialista em Preceptoria no SUS e em Gestão de Pessoas, é mestre e doutorando em Educação pela UEL/PR. Atua no Sistema Único de Saúde - Atenção Básica, vinculado à Secretaria de Municipal de Saúde de Apucarana, no Paraná.

Francisco Pitanga – Doutor em Saúde Coletiva pela UFBA, é autor dos livros “Epidemiologia da Atividade Física”, “Exercício Físico e Saúde” e “Testes, Medidas e Avaliação em Educação Física e Esportes”. Também é conselheiro federal do CONFEF e presidente do Departamento de Educação Física da Sociedade Brasileira de Cardiologia da Bahia.

Isabel Rossato – Graduada em Educação Física pela UFRGS, é especialista em Psicomotricidade e em Transtornos do Desenvolvimento na Infância e na Adolescência. Atua no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na Unidade de Oncologia Pediátrica.

Webinário “Profissional de Educação Física na Atuação Hospitalar - Fórum de Contextualização da Resolução 391 do CONFEF”
Data: 24 de setembro, quinta-feira, a partir das 19h
Evento online e gratuito, transmitido ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook




CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 11/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 15 de setembro, Igor Conterato (CREF 005276-G/RN) irá abordar o tema “Treinamento de força para idosos”.

Já na quinta-feira, dia 17 de setembro, o Conselho vai receber Almeris Armiliato (CREF 012440-G/SP), para um bate-papo sobre “Gestão de academias no mundo pós-COVID”. As transmissões iniciarão às 17h, nos dois dias.

Doutor em Saúde Pública pela USP, Igor é professor do curso de Educação Física da UNIFACS, na Bahia, e coordenador nacional do Programa de Pós-graduação em Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais do Instituto Valorize. É autor dos livros “Saúde do idoso: um olhar de profissionais de Educação Física” e “Condições de saúde de idosos brasileiros com 80 anos ou mais”, entre outros. Com diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, atua também como palestrante em seminários e congressos.

Graduado em Educação Física pela FEC do ABC, Almeris é pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas pela ESPM e em negócios pela Babson College – School of Business, dos Estados Unidos. É criador do método e do curso “Academia Rentável”, atende ainda personal trainers e já capacitou profissionais de diversos países, como Argentina, Uruguai, Chile, México, Portugal e Estados Unidos.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

15 de setembro, terça-feira, às 17h
Igor Conterato (CREF 005276-G/RN)
Treinamento de força para idosos

17 de setembro, quinta-feira, às 17h
Almeris Armiliato (CREF 012440-G/SP)
Gestão de academias no mundo pós-COVID




CREF2/RS promove mais três lives pelo Instagram
Postado em 04/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na segunda-feira, dia 7 de setembro, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ) irá abordar o tema “A importância do Rio Grande do Sul na regulamentação da profissão”.

Na terça-feira, dia 8 de setembro, o Conselho vai receber Leônidas de Oliveira (CREF 002514-G/RN), para um bate-papo sobre “Biomecânicas das lesões na musculação”. Já na quinta-feira, dia 10 de setembro, João Batista Rocca Nunes (CREF 002365-G/RS) estará presente para falar sobre o tema “Um novo profissional de Educação Física está surgindo. Mexa-se!”. As transmissões iniciarão às 17h, com execeção de terça-feira, que será às 19h.

Jorge é o presidente do CONFEF. Graduado em Educação Física pela UFRJ, tem mestrado em Motricidade Humana pela UCB. Foi professor de Educação Física no ensino público e privado e técnico de voleibol. Promoveu os Jogos Escolares da Cidade do Rio de Janeiro, de 1977 a 1990, e foi assessor de Educação Física da Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro. É autor dos livros “Colônia de Ferias” e “Profissional de Educação Física… Existe?”.

Graduado em Educação Física e em Fisioterapia, Leônidas é doutor em Saúde Coletiva pela UFRN. Atua nesta mesma universidade como docente e ministra diversos cursos e palestras pelo Brasil. Na UFRN, também é colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, coordenador do Grupo de Estudos em Biomecânica e coordenador do curso de pós-graduação em Biomecânica.

Graduado em Educação Física pelo IPA, João é diretor técnico da Jbnunes Academia, empreendimento com duas sedes em Porto Alegre. Tem mais de 30 anos de experiência na área do fitness e da inovação e atua também como palestrante, life health coach e personal trainer.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

7 de setembro, segunda-feira, às 17h
Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ)
A importância do Rio Grande do Sul na regulamentação da profissão

8 de setembro, terça-feira, às 19h
Leônidas Oliveira (CREF 002514-G/RN)
Biomecânicas das lesões na musculação

10 de setembro, quinta-feira, às 17h
João Batista Rocca Nunes (CREF 002364-G/RS)
Um novo profissional de Educação Física está surgindo. Mexa-se!




CREF2/RS promove Semana de Lives pelo Instagram
Postado em 28/08/2020
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS vai realizar, nos próximos dias, a Semana de Lives pelo Instagram. O evento contará com a presença de Guga Binotto (CREF 004133-G/RS), Richard Ávila (CREF 025996-G/RS), Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ) e Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP), que trarão para debate temas de grande importância para os profissionais de Educação Física. As transmissões iniciarão sempre às 17h.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Conheça os palestrantes:

Guga Binotto – Especialista em Fisiologia do Exercício e em Obesidade e Emagrecimento, é proprietário do Studio Guga Binotto Personal Trainer, localizado em Porto Alegre, empreendedor digital e mentor de carreiras. Autor do livro “Personal 10 Mil”, também ministra diversos cursos online, especialmente sobre gestão de negócios.

Richard Ávila – Graduado em Educação Física pela Universidade Feevale e pós-graduando em Educação Física Escolar, atualmente é professor de Educação Física do Colégio Santa Teresinha, em Campo Bom. Com experiência em pesquisa e extensão (PIBID CAPES), já atuou em escolas públicas e privadas na região do Vale dos Sinos. Tem mais de 12 anos de experiência na área e um canal no Youtube sobre o tema.

Jorge Steinhilber – É o presidente do CONFEF. Graduado em Educação Física pela UFRJ, tem mestrado em Motricidade Humana pela UCB. Foi professor de Educação Física no ensino público e privado e técnico de voleibol. Promoveu os Jogos Escolares da Cidade do Rio de Janeiro, de 1977 a 1990, e foi assessor de Educação Física da Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro. É autor dos livros “Colônia de Ferias” e “Profissional de Educação Física… Existe?”.

Leonardo Lima – Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba, é professor convidado de cursos de pós-graduação e integrante do Conselho Científico da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. É autor diversos livros sobre a área, como “Aspectos práticos e aplicáveis em fisiologia do exercício”, “Treinamento de força aplicado para corredores” e “Volume de treino e ordem dos exercícios”.

Confira a programação da Semana de Lives:

31 de agosto, segunda-feira, às 17h
Guga Binotto (CREF 004133-G/RS)
Como consolidar a sua consultoria online

2 de setembro, quarta-feira, às 17h
Richard Ávila (CREF 025996-G/RS)
Educação Física Escolar nos tempos de pandemia

3 de setembro, quinta-feira, às 17h
Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ)
A importância do Rio Grande do Sul na regulamentação da profissão

4 de setembro, sexta-feira, às 17h
Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)
Atuação no mercado profissional: como seremos lembrados?




Instagram do CREF2/RS promove mais duas lives
Postado em 21/08/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 25 de agosto, Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP) irá abordar o tema “Combate à obesidade durante a pandemia”.

Já na quinta-feira, dia 27 de agosto, o Conselho vai receber Patrick Aguiar (CREF 003132-G/DF), para um bate-papo sobre o tópico “Rumos da Educação Física no Brasil”. As transmissões iniciarão às 17h, nos dois dias.

Roberto é mestre em Educação Física pela USP, doutor em Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP e pós-doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Atua como docente universitário e participou como pesquisador no Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). Já publicou quatro livros e diversos artigos em periódicos especializados. A sua produção científica tem como temas principais a composição corporal, a obesidade infantil e o sobrepeso.

Patrick é o atual presidente do CREF7/DF e integrante da Comissão de Assuntos em Academias e Afins do CONFEF. Atua há mais de 25 anos na área fitness e possui pós-graduação em Avaliação e Fisiologia do Exercício, ambas pela Universidade Gama Filho. É empresário e diretor da Academia Nova Geração, em Brasília.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

25 de agosto, terça-feira, às 17h
Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP)
Combate à obesidade durante a pandemia

27 de agosto, quarta-feira, às 17h
Patrick Aguiar (CREF 003132-G/DF)
Rumos da Educação Física no Brasil




CREF2/RS promove mais três lives pelo Instagram
Postado em 15/05/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS dará continuidade às suas lives no Instagram nas próximas semanas. Na segunda-feira, dia 18 de maio, Felipe Machado (CREF 008513-G/RS) irá conversar sobre o tema “Planejamento de carreira e gestão de negócios fitness e esportivos em tempos de crise”. Já na terça-feira, dia 19 de maio, o Instagram do Conselho vai receber Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), para fazer a apresentação “A progressiva retomada dos exercícios com total segurança”. Por fim, na quinta-feira, dia 21 de maio, André Lopes (CREF 008061-G/RS) estará online para falar sobre o tema “Controle de carga na musculação”. Todas as transmissões iniciarão às 17h.

Felipe Machado é gestor de Recursos Humanos, mestre em Administração pela UFRGS, consultor e professor universitário nas áreas de gestão e desenvolvimento de pessoas. Treinador comportamental, leader & executive coach, certificado pela FEBRACIS. Sócio-diretor da Mentori – Desenvolvendo Pessoas e Negócios e da Superforce Crossfit, também tem experiência nas áreas de gestão de carreira, empreendedorismo e marketing de serviços em negócios fitness e esportivos.

Darlan Souza é treinador e atleta de corrida de rua, com inúmeras maratonas realizadas até o momento, e personal trainer, membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers. Integra a equipe de treinadores da DSX Assessoria Esportiva e foi finalista do prêmio Top Trainer Brasil, em 2017. Darlan também é palestrante e autor de diversos livros, como “Fujam para as Montanhas: Up Hill Marathon” e “Como Correr Sem Sofrer: 98 Respostas para a Meia Maratona”.

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, André Lopes é diretor do Instituto Sul-Brasileiro de Cursos e Qualificações (ISULBRA) e tem experiência na área saúde e desempenho humano, atuando principalmente com temas relacionados à fisiologia e bioquímica do exercício, treinamento esportivo e avaliação física. Com qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK), é autor de diversos livros e artigos científicos com cursos em EAD.

Confira a programação completa de lives do CREF2/RS até o momento:

18 de maio, segunda-feira, às 17h
Felipe Machado (CREF 008513-G/RS)
Planejamento de carreira e gestão de negócios fitness e esportivos em tempos de crise

19 de maio, terça-feira, às 17h
Darlan Souza (CREF 015393-G/RS)
A progressiva retomada dos exercícios com total segurança

21 de maio, quinta-feira, às 17h
André Lopes (CREF 008061-G/RS)
Controle de carga na musculação

26 de maio, terça-feira, às 17h
Guga Binotto (CREF 004133-G/RS)
O passo a passo para criar sua consultoria online

27 de maio, quarta-feira, às 17h
Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS)
Fiscalização do Exercício Profissional da Educação Física

28 de maio, quinta-feira, às 17h
Diogo Netto (CREF 010337-G/PR)
Atuação dos profissionais de Educação Física nas ações do CBF Social




CREF2/RS tem lives no Instagram sobre gestão de academias na crise e atuação no mercado profissional
Postado em 24/04/2020
Fonte: CREF2/RS

Nas próximas semanas, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives no Instagram. Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS) e Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS) estarão ao vivo na terça-feira, dia 28 de abril, com a apresentação “Gestão de academias na crise”. Já na quinta-feira, dia 30 de abril, será a vez de Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP) fazer a palestra online “Aspectos integrais para atuação no mercado profissional: quem somos, o que fazemos? Como seremos lembrados?”. As transmissões iniciam sempre às 15h ou às 17h.

Conselheira do CREF2/RS, Rosa é proprietária da academia Espaço Ativo (CREF 000249-PJ/RS), localizada em Porto Alegre, desde os anos 90. Já Menegassi comanda a Academia Rogério Menegassi – Cia de Ginástica (CREF 000038-PJ/RS), que iniciou as suas atividades no mesmo período.

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba, Lima é professor convidado de diversos cursos de pós-graduação, congressos e integrante do Conselho Científico da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. Ele é autor diversos livros sobrea a área, como “Aspectos práticos e aplicáveis em fisiologia do exercício”, “Treinamento de força aplicado para corredores” e “Volume de treino e ordem dos exercícios”.

Confira abaixo a lista com todas as transmissões ao vivo agendadas pelo CREF2/RS até o momento:

28 de abril, terça-feira, às 17h
Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS) e Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS)
Gestão de academias na crise

30 de abril, quinta-feira, às 17h
Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)
Aspectos integrais para atuação no mercado profissional: quem somos, o que fazemos? Como seremos lembrados?

4 de maio, segunda-feira, às 15h
Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Pablo Costa, da Performa Academia (CREF 001883-PJ/RS); e Raul Neukamp Jr., da Pranadar Aqua & Fitness (CREF 000127-PJ/RS)
O desafio da reabertura das academias

5 de maio, terça-feira, às 17h
Liège Gautério (CREF 017513-G/RS)
Educação Física e transplante

7 de maio, quinta-feira, às 17h
Wagner Zaccani (CREF 010858-G/RS)
Treinamento físico na quarentena

13 de maio, quarta-feira, às 17h
Felipe Machado (CREF 008513-G/RS)
Planejamento de carreira e gestão de negócios fitness e esportivos em tempos de crise

14 de maio, quinta-feira, às 17h
Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS)
A atuação do profissional de Educação Física no contexto da doença

19 de maio, terça-feira, às 17h
Darlan Souza (CREF 015393-G/RS)
A progressiva retomada dos exercícios com total segurança




Profissional registrado lança livro sobre lazer e novas juventudes
Postado em 08/01/2020
Fonte: CREF2/RS

O profissional Ivanês Zappaz (CREF 007680-G/RS), mestre em Educação pela Ulbra, acaba de lançar o livro “Juventudes contemporâneas e práticas de lazer”. A obra, já disponibilizada pela Editora Appris em versão impressa e digital, apresenta um olhar sobre as práticas de lazer e as novas juventudes, a partir da perspectiva dos Estudos Culturais em Educação.

A pesquisa abordada no livro, desenvolvida por Ivanês no ambiente escolar, envolveu o universo que compõe o Ensino Médio noturno e as suas particularidades, como as rotinas de trabalho e de estudo, as aulas de Educação Física e os raros momentos de tempo livre. Mais do que tratar sobre as práticas de lazer que reverberam entre estas crianças e adolescentes, “Juventudes contemporâneas e práticas de lazer” abre novas possibilidades de análises dos modos diversificados do que é ser jovem na contemporaneidade.




CREF2/RS doa livros editados pelo Sistema CONFEF/CREFs à Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul
Postado em 25/10/2018
Fonte: CREF2/RS

No dia 24 de outubro, a conselheira do CREF2/RS Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS) realizou a entrega dos livros “Recomendações para Educação Física Escolar” e “Ginástica Laboral: Prerrogativa do Profissional de Educação Física”, editados pelo Sistema CONFEF/CREFs, para a Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul. Os livros serão utilizados pelo curso de Educação Física da instituição e ficarão disponíveis para consulta na biblioteca da instituição.

A doação foi feita à coordenadora do Curso Fisioterapeuta, Laura Guerra, que ressaltou que a instituição está aberta para divulgação das ações do Conselho, assim como solicitou o repasse a instituição da produção editorial disponibilizada pelo Conselho, para que contribua na formação dos acadêmicos e com a consolidação do curso na instituição.

O livro “Recomendações para Educação Física Escolar” foi produzido como um instrumento norteador e qualificador para a intervenção do profissional no ambiente escolar, e alerta para as consequências danosas aos alunos da ausência da Educação Física Escolar no currículo escolar. Já a obra Ginástica Laboral: Prerrogativa do Profissional de Educação Física” demonstra a prática da Ginástica Laboral como o melhor recurso para reduzir lesões e doenças ostearticulares decorrentes do trabalho, sobretudo no que se refere à melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos trabalhadores.




Benno Becker recebe Troféu Destaque pela sua militância em prol da regulamentação da profissão
Postado em 11/10/2018
Fonte: CREF2/RS

O professor Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS) esteve na sede do CREF2/RS no dia 4 de outubro, quando recebeu da presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o Troféu Destaque na categoria Mérito da Educação Física. A homenagem faz jus a longa militância que Becker desenvolveu em prol do esporte e a sua participação fundamental na regulamentação da profissão de Educação Física. Benno é doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona e mestre em Educação pela PUCRS, tendo publicado 12 livros, e atua como terapeuta e coach pessoal, promovendo cursos e workshops sobre "comunicação Verbal e Não Verbal", "Atividades Psicofísicas para a Qualidade de Vida" e "Técnicas Cognitivas, Comportamentais e Somáticas - TCCS" aplicadas ao controle do estresse individual e grupal no esporte e para empresas, manejo da insônia, redução da Ansiedade e Depressão, manejo da obesidade e redução da Dor.

Benno foi um dos precursores na discussão sobre a problemática da atuação profissional em Educação Física, visando a criação de um órgão orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício profissional. Em 1983, ele coordenou a reunião entre diretores, professores e estudantes de Escolas de Educação Física com o objetivo de elaborar um projeto tendo como base os projetos de conselho regionais e federais da psicologia e medicina. Após discussão e debate, o projeto de lei foi aperfeiçoado, e foi proposto a criação de Conselho dos Profissionais de Educação Física. A tramitação do projeto seria na Câmara dos Deputados, com a necessidade da mobilização dos representantes políticos de cada estado, para a defesa e o acompanhamento do projeto. Os Professores Benno Becker e Antônio Amorim foram designados para encaminhar o projeto de lei ao poder legislativo.

O projeto, já aperfeiçoado, foi apresentado por Benno no encontro de diretores de Escolas de Educação Física do Brasil, encontro que comemorava os 50 anos das Escolas de Educação Física da Universidade de São Paulo. Do ano de 1984 em diante, iniciaram de fato as ações concretas para a regulamentação da profissão. Paralelamente, foi apresentado o Projeto de Lei 4559/84, pelo deputado federal Darcy Pozza à Câmara dos Deputados, que dispunha sobre o Conselho Federal e os Regionais dos Profissionais de Educação Física, Desporto e Recreação. Este foi, oficialmente, o primeiro projeto de regulamentação da profissão.

Em praticamente todas as instâncias deliberativas, até então, das APEFs e nos Congressos da FBAPEF, as decisões eram sempre no sentido da luta pela regulamentação. De acordo com o trâmite do projeto de apresentação de propostas para apresentação de substitutivos. O PL 4559/84 foi aprovado pelo Congresso Nacional, em dezembro de 1989, sendo vetado pelo Presidente da República, José Sarney. Isso ocorreu no início do ano de 1990, baseando-se em parecer exarado pelo Ministério do Trabalho.

A luta prosseguiu no início de 1994, com grupos de estudantes de Educação Física preocupados com o crescente aumento de pessoas sem formação atuando no mercado emergente, articularam-se com a APEF-RJ para impedir o abuso, requerendo a regulamentação da profissão, com um novo movimento de mobilização da categoria, com a adesão de político para apresentar o projeto de lei e todo o desgaste que representaria tal questão, ao longo do trâmite do projeto na Câmara e no Senado.

Em Janeiro de 1995, durante a realização do congresso da FIEP em Foz do Iguaçu, o “Movimento pela regulamentação do Profissional de Educação Física” foi lançado na abertura do evento, após contar com a aprovação e adesão do delegado geral da FIEP no Brasil, Prof. Almir Gruhn e do Vice-Presidente, Prof. Manoel José Gomes Tubino. Jorge Steinhilber proferiu conferência de abertura do Congresso, anunciando que a assembleia da Federação Brasileira das Associações de Profissionais de Educação Física aprovara a proposta de regulamentação da profissão, e que lançava o “Movimento” como mola propulsora da regulamentação e como centro da rede de divulgação e mobilização, que seria necessária para esclarecimento e adesão nacional a respeito da questão. Assim foi lançado o “Movimento nacional pela regulamentação do Profissional de Educação Física”, no início do ano de 1995. Até a audiência pública realizada no dia 17 de outubro de 1996, o deputado Paulo Paim consultou as Instituições formadoras de profissionais de Educação Física, entidades, órgãos públicos, profissionais e estudantes de Educação Física.

Em 13 de agosto de 1998, o projeto foi incluído na ordem do dia do Senado. Após alguns momentos de tensão, em razão de possíveis emendas ao Projeto de Lei, o professor Jorge Steinhilber, reunido com a deputada Laura Carneiro e Senadores, firmou acordo para possibilitar a aprovação do Projeto de Lei nesta sessão. Após algumas manifestações de parlamentares, e um longo e brilhante discurso do senador Francelino Pereira, o projeto foi aprovado por unanimidade e encaminhado à sanção presidencial. Em 1º de Setembro de 1998, o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sanciona a lei 9696/98, publicada no Diário Oficial da União em 02/09/98.




CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para dois dias de palestras
Postado em 27/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, nos dias 24 e 25 de agosto, o CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, no Centro Universitário Metodista IPA. O evento teve como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais, por meio de seis palestras, abrangendo diversas áreas e abordando as conquistas e os desafios dos 20 anos de regulamentação da profissão. A mesa de abertura foi composta pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), pelo reitor do IPA Norberto Garin, pela conselheira e presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e pelo conselheiro federal do CONFEF Sérgio Sartori (CREF 000003-G/RJ).

Com a palestra “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, Sérgio Sartori relembrou a histórica luta pela regulamentação, que remonta aos anos 40. “A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física, localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física, em 1946”, afirmou. Segundo Sartori, o gaúcho Benno Becker (CREF 001644-G/RS) coordenou a segunda fase do processo, quando foi apresentado pelo deputado federal Darcy Pozza o primeiro projeto de lei à Câmara dos Deputados. A iniciativa foi aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 1989, mas vetada posteriormente pelo presidente José Sarney.

No início de 1994, a APEF-RJ retomou a luta e, por meio de um grupo de professores, lançou o Movimento Nacional pela Regulamentação do Profissional de Educação Física, no início de 1995. “Para deflagrar o processo formalmente, o deputado federal Eduardo Mascarenhas apresentou um novo projeto de lei na Câmara dos Deputados. Em 22 de outubro de 1997, foi aprovado por unanimidade e remetido à Comissão de Constituição e Justiça. Em 1º de setembro de 1998, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei 9.696/98”, comemorou.

Já André Lopes (CREF 008061-G/RS) realizou uma palestra intitulada “Hipertrofia Muscular: Mitos, Verdades e Atualizações”. De forma descontraída, Lopes iniciou sua fala dando dicas de como criar e realizar projetos de sucesso baseados em novas ideias. “O atual estágio da nossa sociedade é baseado na informação, basicamente veiculada pela Internet. As pessoas passam em média 30 horas conectadas”, afirmou. De acordo com o palestrante, o que pode diferenciar o profissional de Educação Física em meio a essa abundância de estímulos é referenciar a sua proposta de trabalho através de meios científicos comprovados. “A inovação tem que ser chancelada por meio de pesquisas confiáveis”, aconselhou.

Em relação à hipertrofia muscular, André logo afirmou que muitos docentes ainda usam uma terminologia defasada em relação aos músculos. Ele também explicou que os fatores que afetam a massa muscular são a genética, a idade, o treinamento, a nutrição, o descanso e, em alguns casos, a farmacologia. André ainda disse que, com o cruzamento de metadados sobre as fibras musculares, ficou provado que um descanso maior entre as séries dão maior resultado para o treino de hipertrofia que as de descanso curto, mas a cadência de realização do movimento e o intervalo de devem ser fixos. “Caso contrário, se perde o controle da periodização”, relatou. Por fim, ele lançou um desafio ao auditório: “organize os próximos treinos de maneira que sejam progressivamente mais científicos”.

O segundo dia de evento iniciou sábado, com a primeira palestra de Fábio Padilha (CREF 000613-G/DF). Em “O Futuro do Profissional de Educação Física”, o organizador do Brasília Capital Fitness deu dicas de como se diferenciar e fazer sucesso, em um mercado extremamente competitivo. “A ideia precisa vir antes do dinheiro. Os empresários que dão certo são aqueles que tomam atitudes e que trabalham para a evolução”, frisou. Na sua fala, Padilha também elencou a proatividade, a força de vontade, a determinação e a coragem como elementos fundamentais para quem quer crescer. “Se você sabe o que precisa ser feito, não espere alguém pedir para você fazer. Simplesmente faça”, defendeu. Além de explorar cada um desses eixos, o palestrante também considerou a ambição necessária para o sucesso. “Saiba o que você quer, não diga ‘tanto faz’ ou ‘pode ser’ diante das oportunidades”, destacou.

Em um segundo momento, Padilha fez a apresentação “Tendências Mundiais do Mercado fitness”, dessa vez direcionada aos empresários e donos de academia presentes. O palestrante mostrou cases de empresas bem-sucedidas e explicou que o bom gestor é, na verdade, aquele que não deixa os problemas acumularem. “Há sempre dois caminhos: fazer dar certo, com dedicação total, ou abandonar”, declarou. Para Padilha, as qualidades necessárias para se tornar um empresário de sucesso são bem parecidas com as características de um bom um profissional: atitude, proatividade, inteligência, visão e coragem. O palestrante ainda falou sobre estratégias de negócio e sobre o relacionamento com concorrentes. No final, tirou dúvidas e destacou formatos de empresa que poderiam ser facilmente implementados no Brasil. “O índice de obesidade aqui é alto, o que significa que temos um bom nicho para ser explorado. Quem ganha dinheiro é quem é a solução do problema de alguém”, encerrou.

Já a primeira palestra da parte de sábado à tarde foi de Fabián Mariotti (CREF 011969-P/RS), mestre em Educação pela Universidade de Rosário, na Argentina, e autor de 17 livros sobre recreação. Mariotti, que trouxe o tema “A Importância do Lúdico na Educação Física Escolar” para o debate e para a reflexão, mostrou aos presentes, de maneira bastante prática, como as brincadeiras, especialmente com músicas, podem ser extremamente proveitosas aos alunos. “Os professores, de uma maneira geral, precisam ter consciência da atitude lúdica, atuando de forma menos dura nas aulas e mais abertos para aprenderem com também”, explicou. Mariotti, ao longo da sua apresentação, mostrou aos presentes as vantagens da aproximação e da interação entre as crianças nas aulas de Educação Física Escolar.

Robson Santos (CREF 021677-G/RS), pós-graduado em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas e finalista do prêmio Top Trainer Brasil 2017, fez a última palestra do CongregaCREF 2018, com o título “O Profissional de Educação Física no Tratamento e Prevenção da Hérnia de Disco”. Além de classificar as diferentes fases do problema e o que é mais recomendado para combater a dor, o palestrante apresentou de forma bastante didática algumas estratégias que podem ser adotadas pelos profissionais de Educação Física diante de qualquer tipo de lesão. “O instrutor de musculação, que está lá na academia atendendo uma pessoa que tem hérnia de disco ou alguma outra enfermidade, não precisa ter medo de atender esse tipo de aluno. O que ele não pode é só montar um treino e contar as séries, tem é que analisar o aluno desde o primeiro momento e entender os seus gestos e as suas reações durante a prática”, explicou Santos.




Presidente do CONFEF fala sobre os 20 anos de regulamentação da profissão no CongregaCREF
Postado em 20/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que tem como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais, ocorrerá em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro Universitário Metodista IPA. Entre as seis palestras que estão na programação do evento, haverá a apresentação do presidente do Sistema CONFEF/CREFs, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), falando sobre os "20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física: desafios, lutas, perdas e perspectivas". A palestra acontece na sexta-feira, dia 24, às 19h30min.

Durante sua exposição, Steinhilber fará um apanhado sobre a criação do Sistema CONFEF/CREFs, abordando a defesa incondicional da entidade para que a sociedade seja atendida nos serviços em atividades físicas e do desporto por profissionais de Educação Física. “Embora sejam duas décadas de vitórias e conquistas, 20 anos de existência de uma profissão ainda é pouco para sensibilizar os praticantes sobre a necessidade da orientação do Profissional de Educação Física em todos os segmentos”, afirma

A apresentação também tratará da luta para que a compreensão do esporte enquanto ferramenta - adotada em nível internacional - seja interiorizada e incorporada no judiciário, legislativo, executivo, na sociedade, nas Instituições de Ensino Superior (IES) e entre os estudantes e profissionais de Educação Física. “Alguns desafios precisavam ser superados, principalmente quanto à sensibilização da sociedade sobre a relevância do Profissional de Educação Física, e do trabalho que vem sendo implementado pelo Sistema CONFEF/CREFs na valorização desse profissional”, constata o presidente.

Segundo Steinhilber, a maior qualidade do CongregaCREF é reunir profissionais e estudantes de Educação Física para manter sua atualização. “Nós sempre temos defendido, e o CREF2/RS tem sido um baluarte nesse trabalho, oferecer oportunidades como seminários, congressos e reuniões para debatermos todas as questões da Educação Física. A nossa área tem muita abrangência, exigindo constante especialização e aprofundamento nos diversos conhecimentos dessas intervenções profissionais, objetivando prestar à sociedade um serviço com qualidade e segurança”, observa.

Além de presidente do CONFEF e da Academia Olímpica Brasileira, Jorge Steinhilber é mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e professor aposentado de escolas públicas e privadas, bem como de instituições de Ensino Superior. Ele é autor de diversos livros sobre a área e também membro do Conselho Nacional do Esporte.




Conselheira faz aula inaugural no IFRS
Postado em 13/03/2018
Fonte: CREF2/RS

A conselheira do CREF2/RS Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS) participou no dia 7 de março da aula inaugural no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no Campus de Caxias do Sul. Segundo a conselheira, no Fórum de Educação Física Escolar, promovido pela Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF em Foz do Iguaçu, ela relatou sua atividade na Comissão de Educação Física Escolar promovida em uma atividade com a direção das escolas pertencentes a Coordenadoria Regional de Educação. “Contamos com 122 escolas de 14 municípios e também a direção das 86 escolas da rede pública municipal de Caxias do Sul”.

Marcia participou da reunião com todas as diretoras explanando a partir dos pressupostos do documento proposto pela UNESCO. “As diretrizes para uma Educação Física de Qualidade, a proposta da BNCC e o livro do CONFEF: Recomendações para Educação Física Escolar”. Ainda segundo a conselheira, todas as escolas receberam o livro em 2016. “O professor Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE) cedeu os livros em Foz do Iguaçu, e na aula inaugural do IF Caxias do Sul falei com os alunos sobre a proposta do Sistema CONFEF/CREFs de contribuir com a educação fazendo a lição de casa pela Educação Física Escolar.”

Segundo a professora do IFRS Campus Caxias, Heloisa Santini (CREF 003715-G/RS), a Aula Inaugural de Educação Física teve como objetivo incentivar o hábito do exercício físico sistemático e estimular formas de relacionamento baseadas no respeito e na cooperação mútua. “Além de, claro, divulgar diferentes práticas esportivas e paraesportivas aos estudantes”, complementou Santini Ainda conforme a professora, os livros serão enviados aos campis do IFRS, contribuindo para a intervenção dos profissionais de Educação Física.




Profissional registrado lança livro sobre motivação
Postado em 08/02/2018
Fonte: CREF2/RS

Instrutor de kickboxing e presidente da Confederação Nacional de Kickboxing e Full Contact do Brasil, Leandro da Costa (CREF 004025-P/RS) está lançando mais um livro, desta vez sobre motivação. A obra, chamada “Pensando com Excelência”, está à venda pela Internet e pode ser encontrada na página www.cnkfb.com.br.

“Neste livro, procuro transmitir pensamentos inteligentes para quem quer viver em paz e entender como agir em situações angustiantes. As atitudes positivas provocam mudanças”, escreveu o autor na contracapa. Introdutor do kickboxing no Estado, Costa é faixa preta pela Federação Gaúcha de Kickboxing e também realiza diversos eventos associados às lutas na região sul do Estado. Os seus dois livros anteriores se chamam “Conceitos de um Grão Mestre de Artes Marciais: Pensamentos, Filosofia e Vivência” e "Bukeikoryu Karatê de Combate".




CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2017
Postado em 04/09/2017
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou na última sexta-feira, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2017. O prêmio, que chegou ao seu sexto ano consecutivo, homenageou as pessoas e as empresas que mais de destacaram ao longo do último ano, em 15 categorias diferentes. Os estabelecimentos que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento durante a noite.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a importância da data e o reconhecimento da premiação depois de cinco edições. “O Dia do Profissional de Educação Física, que comemoramos com o Troféu Destaque, é um momento único no ano, em que podemos estar perto de muitos colegas e de sentir orgulho pelo que fazemos pela profissão e pela sociedade”, analisou. A forma de escolha dos vencedores, com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada pela Presidente. “Somos mais de 25 mil registrados e queremos que todos participem, tanto do Troféu Destaque como do dia a dia do Conselho. Esta é a nossa maior honra”.

Confira os ganhadores:

Mérito da Educação Física
Vilson Fermino Bagatini (CREF 000009-G/RS)
Formado em Educação Física e em Pedagogia, Bagatini possui diversos cursos de aperfeiçoamento na área e é pós-graduado em Técnicas Esportivas em Futebol, Handebol e Voleibol e Mestre em Educação pela Universidade de Paris. Autor de 12 livros, foi docente de dezenas de cursos no Brasil e no exterior e Delegado Regional da FIEP, sendo agraciado pela instituição com a Cruz de Prata de Honra Internacional.

Profissional do Ano
Pedro Rodrigues Curi Hallal (CREF 024120-G/RS)
Mais jovem reitor a ocupar o cargo na Universidade Federal de Pelotas, assumiu a liderança da instituição em 2017. Possui mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade e realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança em Londres. É um dos sócios-fundadores da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e bolsista de produtividade do CNPq.

Profissional de Academia
Roberta Forini Ortega (CREF 012398-G/RS)
Formada pela Universidade Federal de Pelotas, atua desde 2001 em academias. Em Pelotas, atuou com musculação, ginástica, natação e hidroginástica, ministrando também aulas de bike, local, step, combate e lecionando também na Faculdade Anhanguera de Pelotas. Em Porto Alegre desde 2012, atua nas academias Natasul e Fórmula, como personal trainer e professora em diferentes modalidades.

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Aline de Andrades Silva (CREF 017502-G/RS)
É graduada pela UNISC e atua desde 2006 na área de licenciatura e de bacharelado. Trabalhou junto a Escolas de Educação Infantil, com Recreação e Lazer, tendo atuado ainda como personal trainer. Atualmente, trabalha com Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral, além de atividades aquáticas, como natação infantil e hidroginástica.

Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Paulo Cezar Mello (CREF 003951-G/RS)
É professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo e coordenador adjunto do curso de Educação Física Licenciatura no Campus Soledade da Universidade. Na UPF, coordena o Projeto de Extensão “Educação Inclusiva Equoterapêutica”, que concorreu ao Prêmio Educação RS em 2016, do Sinpro. É também diretor da Escola Municipal de Autistas Profª Olga Caetano Dias, de Passo Fundo.

Profissional de Escola
César Augusto Osorio Dornelles (CREF 000875-G/RS)
Pós-graduado em Ciência do Desporto e em Psicomotricidade pela UFRGS, Cesar possui atuação voltada ao ensino da prática pedagógica da Educação Física em nível do pré-escolar e Ensinos Fundamental e Médio, e no desporto escolar de voleibol e atletismo. Atualmente trabalha no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, como professor e treinador de voleibol, e na Escola Infantil Tartaruguinha Verde como professor de Psicomotricidade.

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Cláudia Regina Alfama (CREF 006362-G/RS)
É especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos pela UFRGS. É profissional de Educação Física da FADERS – Acessibilidade e Inclusão há 23 anos, onde atualmente coordena o Núcleo Estadual do Paradesporto. Faz parte ainda do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como técnica de voleibol sentado e de bocha paralímpica da Associação Nacional de Desporto para Deficientes.

Profissional de Recreação
Eneida Feix (CREF 002116-G/RS)
É especialista em Educação Psicomotora, em Lazer e Recreação e em Jornalismo Esportivo e possui mestrado na área de Ciências do Movimento Humano. Tem 40 anos de experiência na área de Recreação, com atuação no Ministério do Esporte, na Secretaria Municipal de Educação e de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, na FUNDERGS e nos Ensinos especial, Fundamental, Médio e Superior.

Profissional Técnico Desportivo
André Luís Rocha Scott (CREF 001215-G/RS)
É atualmente coordenador do Departamento de Basquete do Grêmio Náutico União, além de técnico nas categorias de base e principal do esporte no clube, onde trabalha desde 1992. Atuou como técnico da modalidade também no colégio LaSalle Santo Antônio, onde era professor nos Ensinos Fundamental e Médio. Treinou ainda a Seleção Gaúcha de Basquete nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17.

Profissional de Corrida de Rua
Leonardo Rossato Ribas (CREF 003760-G/RS)
Especializado em fisiologia do exercício e em treinamento de atletismo, atua na Sogipa e no grupo PerCorrer. Como treinador de atletismo, participou dos últimos mundiais de atletismo e de revezamento, além dos Jogos Olímpicos do Rio, como treinador da seleção brasileira. Atua também com corrida e caminhada recreativa, com o objetivo maior de proporcionar mais saúde, socialização e qualidade de vida aos praticantes.

Profissional de Saúde
Emilian Rejane Marcon (CREF 002792-G/RS)
É mestre em Ciências da Saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia e Doutora em Medicina – Ciências Cirúrgicas pela UFRGS, atuando como pesquisadora nas áreas de obesidade mórbida, exercício físico e cirurgia bariátrica. Atualmente, trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e na Unidade Básica Santa Cecília, onde desenvolve um programa de exercícios físicos para pacientes pré e pós-cirurgia bariátrica.

Clube ou Sociedade
Clube do Professor Gaúcho (CREF 000269-PJ/RS)
O Clube do Professor Gaúcho é a única agremiação social de educadores do Brasil e maior clube classista da América do Sul. Foi fundado em 1966 sob o lema: “a união de uma classe materializada em concreto”. Mantém atualmente três sedes sociais, em Porto Alegre, Santa Maria e Balneário Pinhal, sendo um consagrado espaço de sociabilidade que proporciona convívio entre professores de todas as instituições de ensino.

Academia
Cia Athlética (CREF 001430-PJ/RS)
Presente no mercado há 30 anos, a Cia. Athletica atende 35.000 alunos e conta com 18 unidades pelo Brasil. Em Porto Alegre, conta com ambiente moderno com 3000m² e mais de 30 modalidades de aulas coletivas. A partir de avaliação física e nutricional, sua equipe de profissionais especializada desenvolve um programa completo de atividades de acordo com o perfil, objetivos, preferências e disponibilidade de tempo do aluno.

Veículo de Comunicação
Vozes do Esporte – Rádio Charrua
É um programa de conversa e entrevistas sobre o esporte local e em geral, sendo o mais tradicional programa de esportes da Fronteira Oeste do Estado. Criado para fomentar, discutir, organizar e melhorar o esporte na cidade de Uruguaiana, é apresentado por Vicente Majó da Maia. Está no ar há dezoito anos, sendo cinco na Rádio Charrua, e foi responsável por diversas conquistas na área esportiva da região.

Personalidade do Ano
João Derly
É ex-judoca, bicampeão mundial da modalidade, e também campeão em diversos outros torneios. Participante ativo de campanhas sociais quando atleta, após aposentar-se do judô de alto rendimento fundou o Instituto Pódium, projeto que leva o judô gratuitamente a crianças em situação de vulnerabilidade social. Eleito vereador em 2012 e deputado federal em 2014, tem como principais bandeiras o esporte e as causas sociais.




Extensão em Formação Pessoal Através da Psicomotricidade Relacional da PUCRS tem desconto para profissionais registrados
Postado em 06/04/2017
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS abriu as inscrições do Curso de Extensão em Formação Pessoal Através da Psicomotricidade Relacional, que será realizado no dia 24 de junho, em Porto Alegre. A atividade, promovida pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da Universidade, é aberta para os profissionais de Educação Física e acadêmicos do curso, com 10% de desconto na inscrição para profissionais registrados no CREF2/RS. Para mais informações, clique aqui.

Com 10 horas-aula e um único encontro, das 8h às 12h20min e das 14h às 18h20min, o Curso vai abordar o histórico e o desenvolvimento da Psicomotricidade Relacional, a linguagem não-verbal, o autoconhecimento da formação pessoal e a vivência da sensibilização, entre outros tópicos. As aulas serão ministradas por Celso Luiz Mastrascusa, doutor em Educação pela UFRGS e autor dos livros “O Silêncio da Criança”, “Psicomotricidade Relacional – da Educação à Terapia” e “Recreação: Teoria e Prática – Livro Didático para o Ensino Superior”.

Curso de Extensão em Formação Pessoal Através da Psicomotricidade Relacional
Inscrições até o dia 23 de junho, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aula no dia 24 de junho, das 8h às 12h20min e das 14h às 18h20min
Mais informações aqui




CREF2/RS comemora Dia Estadual da Ginástica Laboral com evento na Assembleia Legislativa
Postado em 23/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, por meio da sua Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, realizou ontem, dia 22, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do estado, o evento “Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro”. O objetivo foi divulgar e consolidar a atuação do profissional de Educação Física como protagonista nas atividades de prevenção da saúde do trabalhador. A data foi escolhida pois, em 22 de novembro de 1978, foi formalizado o primeiro contrato de Ginástica Laboral no Brasil, firmado pelo SESI/RS e a faculdade de Educação Física da FEEVALE, sendo posteriormente transformada em Dia Estadual da Ginástica Laboral pela Lei 14.418, de autoria do Deputado Estadual Adilson Troca.

O evento foi marcado pelo lançamento do livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”, escrito por especialistas ligados ao Sistema CONFEF/CREFs, e também pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviço de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa à SER – SAÚDE, EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO, empresa que atua desde 1990 no mercado. A premiação foi recebida pelo sócio da SER, Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS). Ao final do evento, foi realizada a palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o tema.

Segundo o vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), o livro Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física” foi escrito por cinco conselhos e coordenado pelo presidente do CREF9/PR Eduardo Branco (CREF 000009-G/PR) e membros e profissionais da Câmara Técnica do SESI. “E também é resultado de muitas parcerias que fizemos, como o Procom, MP, Polícia Civil e agora, fechando com chave de ouro, com o Tribunal Regional de Trabalho da 4ª Região, onde tive a felicidade de conhecer desembargador Raul Sanvicente, e ele falou uma coisa certa: a Ginástica Laboral é apenas uma ferramenta para entrarmos na empresa, existem outros programas de atividade física que podem ser utilizados”. Para tanto, completou Lauro, “este livro que estamos lançando vai mostrar os parâmetros para implantar um programa de Ginástica Laboral”.

Adriano Soares da Silva, analista da Gerência de Produção do SESI, explicou que existe um trabalho árduo para que os ambientes de trabalho sejam saudáveis. “E a Ginástica Laboral é um dos serviços que nós oferecemos. Hoje não vemos o profissional de Educação Física apenas para alongar e reforçar a musculatura. Nós cremos que ele é o promotor de saúde dentro do ambiente de trabalho, pois é a pessoa com conhecimentos para educar ou reeducar o trabalhador na atividade física”, avaliou. Silva disse que SESI trabalha de forma articulada, com o profissional de Educação Física atuando junto a fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, sempre pensando na melhor estratégia apara atender as empresas.

O desembargador do TRT4, Raul Sanvicente, gestor do programa Trabalho Seguro, instituído pelo Tribunal Superior do Trabalho, afirma que o programa representa uma face diferente do que é o dia a dia do Judiciário Trabalhista, onde o juiz aguarda as demandas e julga, devolvendo para a sociedade uma sentença. “Este programa seria como se o juiz saísse do gabinete e fosse conviver com a sociedade pró-ativamente para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção”, avalia. O desembargador afirmou que o Tribunal humildemente se junta e reconhece todas estas iniciativas em prol de hábitos saudáveis, “pois sabemos que há muitos anos profissionais de Educação Física se dedicam ao assunto”.

Esse programa, continua Sanvicente, “funciona através de parcerias com várias instituições, e é muito enriquecedor estender esta parceria ao CREF2/RS”. O desembargador explicou que busca nesta interação com a sociedade a efetividade do programa, pois o Tribunal sempre ressalta que não adianta apenas formalidade. "Penso que com a parceria com o CREf2/RS, que deve se dar em março, após os trâmites burocráticos, vamos conhecer melhor a Ginástica Laboral, podendo levar esclarecimentos aos juízes e aos servidores em relação a esta atividade.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), ressaltou a trajetória de lutas que o Conselho vem desenvolvendo ao longo do tempo, mobilizando inclusive o CONFEF para expandir a ideia. "Com isto, organizamos este livro, que pode parecer, em uma passada rápida, algo simbólico, mas tem um peso muito significativo, pois nos abre espaço de representatividade da Ginástica Laboral em nível federal". Carmen explicou que a Ginástica Laboral é encargo do profissional de Educação Física e tem como objetivo a prevenção de doenças, sendo a forma mais efetiva e barata de investimento na saúde. "Pesquisas mostram que toda pessoa sedentária tem 100% de chances de ter problemas cardíacos. Se ela fizer atividade física regularmente baixa esta probabilidade para 66%. Está na hora de investirmos na atividade física e desafogarmos os hospitais brasileiros”.

A Atuação do Profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador

O Conselheiro do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) afirmou em sua palestra que, depois da folha de pagamento, o segundo maior custo das empresas atualmente são com planos de saúde."Ou seja, a sinistralidade é cada vez maior, com as pessoas recorrendo em massa aos planos de saúde, fazendo exames mais complexos e com isto tem onerado tanto as operadoras quantos as empresas que têm que pagar por estes custos".

Rony afirmou que uma pergunta intrigante e recorrente nas pesquisas sobre saúde é "por que você não faz atividade física regularmente?". A resposta invariavelmente é falta de tempo. "O que seria compreensível, se as pessoas não afirmassem nestas mesmas pesquisas que assistem TV em média de 12 a 14 horas por semana", explica Rony, alertando que são recomendados 150 minutos de atividade física por semana.

"Será que a culpa é do progresso?", questiona Rony. "Se formos pensar nas três revoluções industriais, podemos constatar houve mudanças significativas na vida das pessoas. Hoje vivemos a quarta Revolução Industrial, que traz a realidade virtual. Isto trará efeitos para nossas vidas, tanto é que o Fórum de Davos já incluiu qualidade de vida em seus debates".

O conselheiro afirma que a Ginástica Laboral tem um papel muito importante no atual momento histórico, e que o desafio é aprender a ensinar os trabalhadores a serem fisicamente mais ativos. "Temos que unir esforços distintos em uma estratégia integrada de promoção de saúde", ressalta, lembrando que já em 2005, a Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Bangkok, afirmava que o setor privado tem a responsabilidade de assegurar a saúde dos seus empregados, suas famílias e comunidades.

Rony ponderou que os profissionais de Educação Física tem que ser um pouco mais sedutores no marketing social. "Transformando a atividade física não em obrigação, mas sim em um desejo. Para isto, é necessário utilizar cinco pilares: engajamento dos líderes, criar pertencimento, ética e buscar as ações que têm trazido melhores resultados e sustentabilidade", definiu.




Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro entrega prêmio à SER – Saúde, Educação e Reabilitação
Postado em 16/11/2016
Fonte: CREF2/RS

Na próxima terça-feira, dia 22 de novembro, a Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS vai realizar o evento Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro. Além de contar com uma palestra e debates sobre o tema, a atividade será marcada também pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviços de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa. A homenagem, concedida neste ano à SER – Saúde, Educação e Reabilitação (CREF 000034-PJ/RS), tem o objetivo de valorizar as empresas que atuam na prevenção e na promoção da saúde do trabalhador e que zelam pelo prestígio do profissional de Educação Física.

A SER – Serviço de Educação e Reabilitação iniciou as suas atividades em agosto de 1990, como um consultório de fisioterapia e ginástica terapêutica. Com uma equipe composta por fisioterapeutas e profissionais de Educação Física, o objetivo inicial da empresa era a reabilitação física de pacientes com problemas ósteo-articulares e musculares, de coluna e tendinites. Em 1996, começou a atuar com Ginástica Laboral e Ergonomia, ganhando destaque em todo o Rio Grande do Sul por desenvolver programas para a qualidade de vida do trabalhador.

Dirigida por Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) e Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), a SER – Saúde, Educação e Reabilitação tem em seu quadro de profissionais Aida Marques (CREF 022620-G/RS), Cristiano Porcher (CREF 013463-G/RS), Dirceu dos Santos (CREF 13169-G/RS), Ellen de Oliveira (CREF 014282-G/RS), Lisa Gonçalves (CREF 016772-G/RS), Luciane Domingues (CREF 021402-G/RS), Luis Henrique Nunes (CREF 012519-G/RS), Luiz Bernardo Waengertner (CREF 007697-G/RS), Neiva Schuster (CREF 01115-G/RS), Roberto Ferreira (CREF 020889-G/RS) e Wayne Feil Wong (CREF 019387-G/RS).

Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro

Além deste Prêmio, evento terá como destaque palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o assunto. Com entrada gratuita para profissionais registrados e para acadêmicos do curso de Educação Física, o Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas de maneira gratuita pela página do evento.

O Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro será realizado das 14h30min às 17h45min, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Os 50 primeiros participantes a se cadastrar ganharão de brinde, no dia do evento, o livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”.

Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro
Data: Terça-feira, dia 22 de novembro, das 14h30min às 17h45min
Local: Assembleia Legislativa – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho)
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico
Inscrições: aqui




CREF2/RS entrega Prêmio às empresas de Ginástica Laboral no dia 22 de novembro
Postado em 04/11/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS vai realizar, no dia 22 de novembro, o evento Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro. Em comemoração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral, a atividade será marcada pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviços de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, que tem o objetivo valorizar as empresas que atuam na prevenção e na promoção da saúde do trabalhador e que zelam pelo prestígio da profissão de Educação Física. Você pode indicar a sua empresa ao Prêmio aqui.

Além da entrega deste Prêmio, o evento contará ainda com a palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o assunto. Com entrada gratuita para profissionais registrados e para acadêmicos do curso de Educação Física, o Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas de maneira totalmente gratuita pela página do evento.

O Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro será realizado das 14h30min às 17h45min, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Os 50 primeiros participantes a se cadastrar ganharão de brinde, no dia, o livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”.

Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro
Data: Terça-feira, dia 22 de novembro, das 14h30min às 17h45min
Local: Assembleia Legislativa – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho)
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico
Inscrições: aqui




Conselho realiza evento em comemoração ao Dia Estadual Ginástica Laboral no dia 22 de novembro
Postado em 27/10/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS vai realizar, no dia 22 de novembro, o evento intitulado Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro. A atividade, proposta para comemorar o Dia Estadual da Ginástica Laboral, contará com a palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o assunto.

Com entrada gratuita para profissionais registrados e para acadêmicos do curso de Educação Física, o Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas de maneira totalmente gratuita pelo site do CREF2/RS. O evento será realizado das 14h30min às 17h45min, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), da Assembleia Legislativa. Os 50 primeiros participantes a se cadastrar ganharão de brinde, no dia, o livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”.

Além da palestra de Tschoeke, a atividade também será marcada pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviços de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa. A homenagem, promovida pela primeira vez pela Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, tem como objetivo valorizar as empresas registradas que atuam na prevenção e na promoção da saúde do trabalhador e que zelam pelo prestígio da profissão de Educação Física. Você pode indicar a sua empresa ao Prêmio aqui.

Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro
Data: Terça-feira, dia 22 de novembro, das 14h30min às 17h45min
Local: Assembleia Legislativa – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho)
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico
Inscrições: aqui




Troféu Destaque homenageia os melhores profissionais do ano
Postado em 02/09/2016
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou ontem, no Grêmio Náutico União, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque. O prêmio, que chegou ao seu quinto ano consecutivo, homenageou aqueles que mais se destacaram ao longo de 2016, em 15 categorias diferentes. As empresas que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a tradição do Troféu Destaque, já reconhecido entre os profissionais como o “Oscar da Educação Física gaúcha”. A forma de escolha dos vencedores, pela primeira vez com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada como outro ponto positivo. “Queremos que todos participem, não só do Troféu Destaque, mas do dia a dia do Conselho. Hoje estamos aqui para premiar os nossos colegas, mas sempre de portas abertas para recebê-los”.

Confira os ganhadores:

Academia:

Fórmula RS Fitness Center (CREF 002499-PJ/RS)
É uma empresa do grupo internacional Bodytech Company e chegou a Porto Alegre em 2014. Localizada no Shopping Praia ade Belas, possui duas grandes salas para atividades coletivas, relacionadas à musculação e ao condicionamento físico, e um espaço de indoor cycle. Oferece uma grande variedade de modalidades, como pilates, alongamento e zumba.

Clube ou sociedade:

Recreio da Juventude (CREF 000515-PJ/RS)
Foi fundado em dezembro de 1912, em Caxias do Sul. Com uma grande estrutura, que conta com academia, piscinas, sauna e modalidades esportivas, como basquete, futsal, handebol e vôlei, o clube tem mais de 16 mil associados e diversas outras opções de atividades sociais, de lazer e de diversão.

Mérito da Educação Física:

Adroaldo Cézar Araújo Gaya (CREF 002280-G/RS)
Doutor em Treinamento Desportivo pela UERJ e em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, atualmente é professor titular da UFRGS, das disciplinas de epistemologia e metodologia da pesquisa. É o criador e o coordenador do Projeto Esporte Brasil, pioneiro observatório permanente de indicadores de crescimento e de desenvolvimento de crianças e de adolescentes esportistas. É ainda autor de diversos livros sobre Educação Física, esportes e metodologia da pesquisa.

Profissional do ano:

Antônio Carlos de Oliveira Pereira (CREF 003345-G/RS)
Kiko é faixa preta e técnico de judô da Sogipa. Chegou no clube em 1984, foi três vezes campeão gaúcho como atleta e em 1986 começou a atuar como auxiliar técnico da equipe de judô. Foi treinador dos campeões mundiais e medalhistas olímpicos João Derly, Tiago Camilo, Mayra Aguiar, Felipe Kitadai e Maria Portela.

Profissional de academia:

Paulo André Poli de Figueiredo (CREF 000340-G/RS)
Mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFRGS e especialista em Medicina Esportiva e Saúde Escolar pela PUCRS, é sócio-diretor do Centro Físico Acqualità e membro da comissão científica da Aquatic Exercise Association. É também autor dos livros “AICHI – Técnica de Relaxamento Aquático” e “Natação para Bebês, Infantil e Iniciação: Uma Estimulação para a Vida”.

Profissional de atividade física na empresa e Ginástica Laboral:

Vinicius da Silva Alves (CREF 008089-G/RS)
Especialista em Ginástica Laboral e Qualidade de Vida pela UNIGRANRIO, é também especialista em Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, pela UFRGS. É sócio-proprietário da empresa Esportes em Ação – Programas de Promoção da Saúde e diretor da empresa Valorize Projetos e Consultoria Esportiva. Possui experiência de mais de dez anos em consultoria, assessoria e treinamento em diversas empresas do Rio Grande do Sul.

Profissional com atuação em projetos sociais:

Felipe Rosa de Quadros (CREF 020906-G/RS)
Pós-graduado em psicomotricidade escolar e faixa preta de judô, iniciou no esporte em 1999. Já passou pelos Departamentos de Judô do Sport Club Internacional, do Grêmio Náutico União e atualmente é auxiliar técnico das equipes de base da Sogipa e da Federação Gaúcha de Judô. É também professor do projeto Geração Futuro/Educandário, que oferece oficinas de judô para jovens e adolescentes que vivem em comunidades de risco na zona norte de Porto Alegre.

Profissional de escola:

Virgínia Rolim Wolffenbuttel (CREF 000055-G/RS)
Atua com a Educação Física escolar desde 1981. Com mais de 30 anos de experiência na área, atualmente é professora da Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros, em Porto Alegre. Em 2004, iniciou o Projeto Jovens Talentos, cujas equipes escolares de handebol masculino já conquistaram diversos títulos nas categorias mirim, infantil e juvenil. Também é especialista em autismo e pós-graduada em Ginástica de Academia.

Profissional de esporte radical e de aventura:

Thomas Schulze (CREF 013024-G/RS)
Escoteiro, monitor de rapel e de escalada, foi diretor técnico da Associação Caxiense de Montanhismo, de 2009 a 2011. Atuou também como árbitro do Campeonato Gaúcho de Escalada, e foi o criador do blog Montanhismo, Escalada e Educação Física, pioneiro no Rio Grande do Sul. Com experiência de 24 anos no montanhismo e na escalada, atualmente trabalha com escalada esportiva, escalada recreativa, preparação física e com assessoria de expedições em alta montanha.

Profissional de lutas:

Ricardo Reuter Pereira (CREF 002715-G/RS)
Faixa preta de judô e praticante da modalidade desde 1980, foi competidor de luta olímpica e integrante da Seleção Gaúcha, que conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de 1987. Já participou da Comissão de Educação da Federação Gaúcha de Judô e é professor da disciplina de lutas, na PUCRS, desde 2000. Atua também rede municipal de Porto Alegre, onde desenvolve um projeto de judô e Educação.

Profissional de paradesporto e atividade adaptada:

Ana Paula Vieira Malanovicz (CREF 005885-G/RS)
Pós-graduada em Metodologia do Ensino dos Esportes, pela UFRGS; e em Psicomotricidade, pela PUCRS; Ana Paula Vieira Malanovicz atua na Escola Estadual Especial Recanto da Alegria, que atende alunos com deficiência intelectual. É idealizadora do Projeto Esporte+, o qual já revelou campeões paralímpicos de atletismo e de natação, e tem habilitação de nível II como técnica de atletismo pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Profissional da saúde:

Luiz Antônio Barcellos Crescente (CREF 011597-G/RS)
Possui graduação em Medicina e mestrado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. Atualmente é professor do curso de graduação em Educação Física da ULBRA e da pós-graduação da Universidade Corporativa Mãe de Deus. Atua como médico e fisiologista do Sport Club Internacional, desde 1994, e também da Seleção Brasileira, com ênfase em Medicina do Esporte, avaliação funcional e controle de treinamento.

Profissional técnico desportivo:

Celso Gomes da Silva (CREF 002893-G/RS)
É professor aposentado da Rede Pública Estadual e técnico de basquete desde 1979. Foi por 17 vezes treinador das seleções de base do Rio Grande do Sul em Campeonatos Brasileiros de Basquete e campeão sul-americano de basquete nas categorias sub-14 e sub-17. Possui diversos títulos nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul comandando o time das escolas estaduais Prudente de Morais, General Osório e Ildefonso Simões Lopes, todas do município de Osório, e representou o Rio Grande do Sul nos em algumas edições dos Jogos Brasileiros da Juventude.

Personalidade do ano:

Carlos Alberto Oliveira Garcia (CREF 000002-G/RS)
Autor de leis que beneficiaram a Educação Física, Professor Garcia foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre e conselheiro federal do CONFEF. Como profissional de Educação Física, foi treinador de atletismo e técnico da equipe brasileira de atletismo no Mundial de Saint-Ettienne, na França, em 1977. A obrigatoriedade da presença de um profissional de Educação Física como responsável técnico em academias de Porto Alegre, a criação da Semana de Educação Física e a exigência do curso de Licenciatura para professores de Educação Física das séries iniciais da rede municipal de ensino foram algumas das suas principais conquistas na política.

Veículo de comunicação:

Plano de Jogo
Exibido pela TVE de segunda a sexta-feira, o Plano de Jogo tem como foco o esporte e as diversas modalidades praticadas em todo o Rio Grande do Sul. O programa mostra as competições e as atividades esportivas como forma de educação, inclusão social e meio para manter a saúde. As matérias veiculadas no Plano de Jogo são produzidas pela TVE e pela rede de 25 emissoras parceiras do interior, assim como pelas entidades esportivas e atletas, que enviam imagens e notícias.




Profissional registrado lança livro sobre lutas e filosofia
Postado em 22/08/2016
Fonte: CREF2/RS

Leandro da Costa (CREF 004025-P/RS), instrutor de kickboxing e presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing e Full Contact do Brasil, acaba de lançar mais um livro, chamado “Conceitos de um Grão Mestre de Artes Marciais: Pensamentos, Filosofia e Vivência”. A obra está à venda pela Internet e pode ser encontrada na página www.cnkfb.com.br.

Introdutor do kickboxing no Estado, Costa é faixa preta pela Federação Gaúcha de Kick Boxing e também realiza diversos eventos associados às lutas na região sul do Estado. No ano passado, fundou o Instituto Brasileiro de Estudos Marciais e Filosofia e tem ministrado, desde então, palestras sobre a filosofia da artes marciais e reflexões sobre a vida. “Conceitos de um Grão Mestre de Artes Marciais: Pensamentos, Filosofia e Vivência” custa R$ 50 (já com taxas de postagem inclusas).




Técnico de judô do Lindoia Tênis Clube lança livro sobre esportes de combate
Postado em 07/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Luiz Camilo (CREF 0169419-G/RS), técnico de judô do Lindoia Tênis Clube e medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo em 2003, vai lançar, na quinta-feira, dia 9 de junho, o livro “Esportes de Combate: Ensino na Edução Física Escolar – Volume 2”, que tem a intenção de apresentar uma nova metodologia para o ensino dos esportes de combate nas aulas de Educação Física escolar. A sessão de autógrafos será na Livraria Cultura do Bourbon Country, a partir das 18h. A entrada será gratuita.

O livro “Esportes de Combate: Ensino na Educação Física Escolar – Volume 2” vem para atender uma demanda da maioria dos cursos de Educação Física, que dedicam poucas horas para as disciplinas de lutas e para os conteúdos relacionados à formação destes professores. A parte da obra dedicada ao judô, como enfatiza Camilo, é fruto da sua vivência no esporte e também da sua trajetória acadêmica. “Com minha carreira de atleta e por acompanhar o meu irmão, o judoca Tiago Camilo, a Universidade de Barcelona me convidou para participar de um projeto que resultou neste livro”, adianta.

A obra é um lançamento da Editora CRV e tem o valor médio de R$ 39,90. Mais informações e pedidos podem ser feitos diretamente por este link.

Lançamento do livro “Esportes de Combate: Ensino na Educação Física Escolar – Volume 2”
Data: quinta-feira, dia 9 de junho, às 18h
Local: Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country
Endereço: Av. Túlio de Rose, 80 – Bairro Passo da Areia Informações: (51) 3028-4033




Profissional registrado no CREF2/RS lança livros sobre corrida de rua
Postado em 08/01/2016
Fonte: CREF2/RS

Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), maratonista e treinador de equipes de corrida de rua, lançou recentemente dois livros sobre o tema, já disponível para venda na Amazon, em formato e-book. As obras, intituladas "Como vencer & viver, sem sofrer: 100 dicas que já ouvi, vi ou fiz" e "Como correr sem sofrer: 98 respostas para a meia maratona (21 km)" compilam um pouco da sua trajetória como atleta e competidor, relatando experiências e dicas para quem se interessa pela modalidade ou gostaria de começar a correr.

A versão digital dos livros custa R$ 11,59 e R$ 11,79, respectivamente, e pode ser lida em tablets, smartphones e computadores. Já a edição impressa das duas obras, que custa em média R$ 29,99 e estará em breve à disposição nas grandes livrarias, pode ser solicitada diretamente pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 8510-3576.

Como vencer & viver, sem sofrer: 100 dicas que já ouvi, vi ou fiz
40 páginas, 2015
Mais informações e prévia do livro: clique aqui

Como correr sem sofrer: 98 respostas para a meia maratona (21 km)
39 páginas, 2015
Mais informações e prévia do livro: clique aqui




Seminário do CRN-2 debate questões relativas à água
Postado em 27/10/2015
Fonte: CRN-2

O Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2) já abriu as inscrições para o III Seminário Temático: Águas, evento que ocorrerá das 17h30min às 20h no dia 29 de outubro, no Auditório Oscar Machado do Centro Universitário Metodista/IPA, em Porto Alegre. O Seminário faz parte Semana Mundial da Alimentação e debaterá questões que envolvem a água, como ameaças, soluções, desafios e sua influência para a segurança alimentar e nutricional, além da responsabilidade socioambiental da população.

Entre os palestrantes, destaca-se a presença do biólogo Jackson Muller, professor da Unisinos, ex-diretor e ex-secretário de Meio Ambiente em Estância Velha e Novo Hamburgo, chefe de planejamento e diretor técnico da Fepam. Muller tem livros e artigos publicados sobre o tema e é doutorando em Diversidade e Manejo da Vida Silvestre pela Unisinos, com ênfase em serviços ecossistêmicos. Também participam as nutricionistas Maria Cristina Gallas e Rosani Sommer Bertão e o engenheiro da Corsan Igor Carraro.

As inscrições, gratuitas e abertas à população, devem ser feitas pelo e-mail [email protected]




Novos Conselheiros tomam posse nesta sexta-feira
Postado em 23/10/2015
Fonte: CREF2/RS

A cerimônia de posse dos novos Conselheiros do CREF2/RS foi realizada na manhã de hoje (23), no Hotel Holiday Inn, em Porto Alegre. O evento, que contou com um café da manhã para os presentes, marcou a entrada de 14 membros (dez efetivos e quatro suplentes), eleitos em setembro. O mandato, que inicia em 30 de outubro, é para seis anos e se encerra em 2021.

A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi quem fez o discurso de abertura. Ela frisou que o momento representa o fim e o início de uma nova gestão, mas que o trabalho, que rendeu muitos benefícios aos profissionais registrados e à comunidade em geral, será conduzido da mesma forma, com mudanças para melhor. "É com muito orgulho que temos visto o nosso Conselho crescer dia a dia, com parcerias, conquistas em todas as áreas e a atuação incansável de todos vocês", destacou.

Como frisou Carmen, os novos Conselheiros tomaram posse com o objetivo de defender a Educação Física e de valorizar a profissão em todos os segmentos da sociedade. A ideia é que o CREF2/RS, pelos próximos seis anos, se aproxime ainda mais dos profissionais registrados e consiga desenvolver ações em prol da categoria, sempre de forma ética, moral e legal. "Somente com a união e com o trabalho é que a gente vai conseguir que o Conselho conquiste ainda mais espaços, garantindo que todas as pessoas sejam atendidas por profissionais de Educação Física em todos os locais", encerrou.

Em reunião, os novos Conselheiros irão definir também os novos componentes da Diretoria. Confira abaixo quem são eles:

GIOVANNI BAVARESCO (CREF 001512-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Treinamento Desportivo. Já foi conselheiro do CREF2/RS e atualmente é o diretor da CBrasil, empresa que há 22 anos promove cursos de especialização para professores, estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia.

EDUARDO MERINO (CREF 004493-G/RS): é graduado pela UFRGS e doutor em Ciências do Esporte. Atuou por oito anos como coordenador do curso de Educação Física da ULBRA e foi presidente do CREF2/RS entre 2010 e 2014. Atualmente é professor da UFPel e presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do Conselho.

CARMEN ROSANE MASSON (CREF 001910-G/RS): é graduada em Educação Física pelo IPA e mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos. Foi coordenadora da Secretaria de Esportes de Porto Alegre e da ESEF da Brigada Militar. Atualmente é presidente do CREF2/RS.

ALEXANDRE MOURA GRECO (CREF 004204-G/RS): é graduado pelo IPA e mestre em Reabilitação e Inclusão Social pela mesma instituição e possui MBA em Gestão Estratégicas de Negócios e em Marketing Digital, ambos pela ESPM. Desde 2013, é o coordenador geral das academias do SESC-RS e atua também como professor dos cursos de pós-graduação da Uningá (Santa Maria), HORUS Chapecó, UNISUL (Florianópolis) e da Faculdade da Serra Gaúcha (Caxias do Sul).

ANA MARIA HAAS (CREF 004563-G/RS): é graduada pela Feevale e oficial da Brigada Militar desde 1986. Foi comandante da Escola de Educação Física da Brigada Militar entre 2002 e 2003 e conselheira do CREF2/RS de 2003 a 2005.

SONIA MARIA WAENGERTNER (CREF 007781-G/RS): é graduada pela UFRGS e foi professora da rede estadual de ensino por 25 anos. É representante do CREF2/RS no comitê fundador da Rede OS Porto Alegre e conselheira há seis anos. Na década de 90, foi também diretoria eleita de escola.

ROSA MARIA MARIN PACHECO (CREF 000059-G/RS): é graduada pelo IPA e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte pela PUCRS e em Treinamento Neuromuscular pela UFRGS. Foi presidente da Associação das Academias do Rio Grande do Sul (ACAD/RS) entre 2008 e 2010. É proprietária da academia Espaço Ativo desde 1992.

LEOMAR TESCHE (CREF 000129-G/RS): é graduado pela Feevale e docente do curso de Educação Física da Unijuí há 32 anos. É doutor em Educação pela Unimep (Piracicaba) e pós-doutor pelo Instituto de Ciências dos Esportes da Universidade de Tübingen (Alemanha). Autor de diversos livros sobre a história da Educação Física no Rio Grande do Sul, atualmente coordena o intercâmbio entre a Unijuí, a Universidade Uni-Tubingen e o Instituto Carlos Linneo de Oberá (Argentina).

DÉBORA RIOS GARCIA (CREF 002202-G/RS): é graduada pelo IPA e possui especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e mestrado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. Atualmente é professora do curso de Educação Física da Faculdade Sogipa e da pós-graduação do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS).

ALESSANDRO DE AZAMBUJA GAMBOA (CREF 001534-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Ciências da Saúde (PUCRS) e em Administração e Marketing Esportivo (Universidade Gama Filho). É sócio-diretor da G2 Sports, consultor de academias e coordenador geral de eventos relacionados à Educação Física e à saúde.

Membros suplentes:

FELIPE GOMES MARTINEZ (CREF 003930-G/RS): é graduado pela UFRGS e possui especialização em Psicopedagogia Clínica pela Unilassale. É graduado também em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Judô e integra a Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS.

MARCIA ROHR DA CRUZ (CREF 007542-G/RS): é graduada em Educação Física pela UCS e em Administração pela Unisinos. Possui mestrado e doutorado em Administração pela mesma instituição e é presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul.

CLÁUDIA RAMOS LUCCHESE (CREF 002358-G/RS): é graduada pela UFRGS e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte (UFRGS) e em Ergonomia (UGF). É coordenadora dos programas de Qualidade de Vida no Banrisul e certificada pela International Stress Management Association em gerenciamento do stress no trabalho.

CLERY QUINHONES DE LIMA (CREF 000297-G/RS): é graduado pela UFSM, pós-graduado em Técnicas Desportivas – Handebol, jornalista e mestre em Comunicação Esportiva. Foi conselheiro do CREF2/RS entre 1999 e 2003 e atualmente desempenha a função de delegado adjunto da FIEP-RS e de secretário do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Santa Maria. Edita o jornal mensal Saúde pela Prática e o site www.santamriaolimpiada2016.com.br.




CREF2/RS realiza entrega de livros sobre Educação Física Escolar na Secretaria Estadual de Educação/RS
Postado em 05/08/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, na terça-feira (04), a entrega oficial do livro “Recomendações para a Educação Física Escolar” à Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC). Os exemplares, editados pelo Sistema CONFEF/CREFs, serão repassados às 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que, por sua vez, encaminharão às 2.558 escolas que integram a rede estadual de ensino. Na ocasião, a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), a presidente da Câmara Técnica de Educação Física Escolar, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), e a conselheira Eliana Alves Flores (CREF 002649-G/RS) apresentaram as propostas contidas na publicação ao secretário-adjunto de Educação Luís Antônio Alcoba de Freitas, à diretora pedagógica da SEDUC, Leila Maria Schaan e ao diretor-adjunto de Logística e Suprimento da SEDUC, João Miguel Wenzel.

Segundo a presidente do CREF2/RS, a publicação é resultado de intensos debates realizados pela Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF em seminários, fóruns e congressos, que identificaram a falta de um documento referencial que desse conta, de maneira objetiva, das questões relacionadas a este campo do saber. “O livro foi desenvolvido por meio de uma proposta democrática, e se constitui em um instrumento norteador para a intervenção responsável e qualificada no ambiente profissional”, afirma.

Carmen ressalta que a integração com a SEDUC é fundamental para que a Educação Física Escolar se consolide como instrumento de promoção da saúde e da cidadania. “A responsabilidade pela implantação deste currículo nas escolas não é papel exclusivo dos professores. É necessário que os gestores percebam o valor intrínseco da Educação Física. Portanto, o apoio demonstrado pela Secretaria é de grande importância nesta luta”, analisa.

De acordo com o secretário-adjunto da Educação do Rio Grande Sul, Luís Antônio Alcoba de Freitas, a doação dos livros “Recomendações para a Educação Física Escolar” para a rede estadual de ensino proporcionará muitos benefícios aos estudantes. “O material será muito útil para o desenvolvimento dos alunos, servindo como incentivo à prática de atividades físicas e, assim, colaborando com a saúde corporal e mental das nossas crianças”, argumenta.

Miryam Brauch assinala que o Conselho historicamente tem se esforçado em cooperar na atualização dos profissionais de Educação Física e na elaboração e apresentação de projetos de lei que garantam aos alunos acesso às aulas de Educação Física Escolar ministradas por profissional habilitado. “Esse livro é um trabalho corajoso, que reflete sobre os motivos que justificam a obrigatoriedade deste tema como componente curricular. Ele também aponta direções diante da complexa realidade enfrentada pela educação hoje”.

Foto: Evandro Oliveira/Seduc RS




CREF2/RS participa do Verão Legal em Atlântida Sul
Postado em 20/01/2014
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS estará em Atlântida Sul participando do projeto Verão Legal, ocasião em que irá prestar serviços de bioimpedância aos veranistas e moradores do município. Localizado na beira mar do balneário, o projeto oferece diversas atividades esportivas e de lazer, empréstimo de materiais como livros, guarda-sol e cadeiras e verificação de pressão arterial. O Verão Legal faz parte de uma programação oferecida pela Prefeitura de Osório e pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. Entre as atrações estão aulas de ginástica e ritmos, ginástica específica para a 3ª idade, Mat Pilates e empréstimo de materiais esportivos.  
Atendimento CREF2/RS
Dias: 25 e 26 de janeiro/15 e 16 de fevereiro de 2014 Horário: das 8h30min às 12h (sábado e domingo) e das 16h às 19h (somente sábado) Endereço: Av. Beira Mar
A programação completa do Verão Legal está disponível na página eletrônica da Prefeitura de Osório.