Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Eleições do CONFEF ocorrem em dezembro
28/07/2020
Fonte: CREF12/PE

No dia 15 de dezembro de 2020, nos termos da Resolução CONFEF nº 389/2020, irá ocorrer a eleição de novos 28 membros do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), sendo 20 conselheiros efetivos e oito suplentes, para o mandato de quatro anos. Os membros do CONFEF serão escolhidos por um Colégio Eleitoral integrado pelos conselheiros de cada CREF, acrescido de delegados regionais eleitores.

Os votos deverão ser encaminhados por correspondência ou de maneira presencial, na sede do CONFEF. O requerimento de chapas poderá ser feito até o dia 16 de outubro.

O CONFEF é presidido desde a sua criação, há mais de 20 anos, pelo mesmo Presidente. A mobilização, o engajamento, a colaboração e a participação dos profissionais de Educação Física, Pessoas Jurídicas e da sociedade são essenciais para o desenvolvimento e valorização da Educação Física.

Clique aqui e confira a resolução na íntegra


eleição confef



Formulário de justificativa está disponível para quem não votou nas Eleições 2018
21/09/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS disponibilizou no dia 21 de setembro, o formulário de justificativa de voto para todos os profissionais registrados no CREF2/RS que não exerceram o seu direito de voto nas Eleições 2018. O documento para preenchimento pode ser acessado nesta página.

Embora seja facultativo, os profissionais que não votarem ou não apresentarem uma justificativa ficam impedidos de se candidatar a membro do Conselho na próxima eleição. De acordo com o Regimento Eleitoral, são aceitos como justificativa do não exercício do direito ao voto os seguintes fatos:

– Impedimento legal ou força maior;
– Enfermidade;
– Ausência da abrangência territorial;
– Ter o profissional de Educação Física completado setenta anos de idade;
– Outros venham a ser aceitos pelo CREF2/RS.

A justificativa deverá ser enviada até o dia 13 de outubro. Mais informações sobre as Eleições 2018 estão disponíveis aqui.


Eleições



Chapa 2 vence eleição do CREF2/RS
17/09/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, em atendimento ao seu Regimento Eleitoral, torna público o resultado da eleição para metade de seus membros, com mandato de seis anos, realizada na última sexta-feira, dia dia 14 de setembro. A Chapa 2 – Acorda CREF foi a vencedora, assim composta:

Membros efetivos:
Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS)
José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS)
Cláudio Franzen (CREF 003304-G/RS)
Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS)
Luciane Paz (CREF 003952-G/RS)
Bruno Araújo (CREF 012860-G/RS)
Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS)
Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS)
Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS)
Rodrigo Campos (CREF 001530-G/RS)

Membros suplentes:
Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS)
Everton Gomes (CREF 002615-G/RS)
Ninon Leal (CREF 001350-G/RS)
Any Mery Lunardi (CREF 001765-G/RS)

Mais informações sobre as Eleições 2018, assim como os números da apuração dos votos, estão disponíveis nesta página.


Eleições



Eleição do CREF2/RS ocorre nesta sexta-feira das 9h às 16h
14/09/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, em cumprimento aos termos do seu Regimento Eleitoral, está realizando nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, a eleição de metade dos membros do seu Plenário, para um mandato de seis anos. O voto é facultativo, sendo exercido pelos profissionais registrados no CREF2/RS em dia com suas obrigações estatutárias e com mais um de ano de registro ininterrupto.

Quem não encaminhou o seu voto por correspondência, ou assim preferir, poderá exercê-lo pessoalmente, na sede do Conselho. A votação presencial, iniciada às 9h, estará aberta até as 16h. O CREF2/RS fica localizado na Rua Coronel Genuíno 421/401, no centro de Porto Alegre.

Estão na foto, na ordem, o presidente da Comissão Eleitoral Jacques Hidalgo (CREF 002325-P/RS), o representante da Chapa 1 Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), a representante da Chapa 3 Eliana Flores (CREF 002649-G/RS), o representante da Chapa 2 Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS) e o integrante da Comissão Eleitoral Christyam Fraga (CREF 021700-G/RS). Mais informações sobre as Chapas concorrentes e sobre o processo eleitoral podem ser conferidas na página http://crefrs.org.br/eleicoes2018.


Eleições



CREF2/RS realiza eleições nesta sexta-feira
12/09/2018
Fonte: CREF2/RS

Em cumprimento aos termos do Regimento Eleitoral em vigor, o CREF2/RS realizará eleição para metade dos membros do seu Plenário, para mandato de seis anos, na próxima sexta-feira, dia 14 de setembro. O voto é facultativo, pessoal e secreto, sendo exercido pelos profissionais registrados no CREF2/RS, em pleno gozo de seus direitos estatutários, e com mais de um ano de registro ininterrupto.

Além da modalidade por correspondência, cujo kit eleitoral foi enviado aos profissionais registrados em agosto, com todas as instruções necessárias para quem optou por exercê-lo desta forma, há ainda a possibilidade de realizar o voto pessoalmente. As eleições presenciais acontecerão somente no dia 14 de setembro, das 9h às 16h, na sede do CREF2/RS, localizada na Rua Coronel Genuíno 421/401, em Porto Alegre.

As três chapas que concorrem nesta eleição são compostas por 14 membros, dos quais dez são efetivos e quatro são suplentes. A lista contendo todas as chapas registradas podem ser conferidas na página http://crefrs.org.br/eleicoes2018. O cronograma, a nominata dos profissionais aptos a votar, a justificativa para quem deixar de votar e todas as informações sobre a eleição também se encontram à disposição dos interessados neste mesmo link.


Eleições



Comissão Eleitoral convida profissionais para participarem da apuração de votos das Eleições 2018
27/08/2018
Fonte: Comissão Eleitoral CREF2/RS 2018

A Comissão Eleitoral do CREF2/RS está convidando os profissionais de Educação Física para participarem das Eleições 2018, como membros da Junta Apuradora. A atividade irá ocorrer no dia 14 de setembro, a partir das 17h e sem horário previsto para término, em horário contínuo sem interrupção, a fim de apurar os votos da eleição deste ano.

Os pré-requisitos para participar são: estar com o registro ativo e ter se registrado no CREF2/RS a partir 15 de setembro de 2017. Para os selecionados, será pago o valor de dois auxílios representação, para os dias do pleito e da apuração (14 e 15 de setembro), e um auxílio representação para o dia do treinamento (primeira semana de setembro, a ser informado aos selecionados), sendo o valor de cada auxílio de R$ 101. O valor se destina a cobrir as despesas de alimentação, deslocamento e outras, nos termos da Resolução CREF2/RS 127/2017.

Os auxílios serão depositados na conta bancária do profissional após o encerramento dos trabalhos, a partir do dia 21 de setembro. Em caso de interesse, deve ser encaminhado um e-mail para crefrs@crefrs.org.br, até o dia 2 de setembro, com a identificação pessoal (nome e número de registro). Serão pré-selecionados os 50 primeiros que manifestarem interesse e selecionados 18 para trabalharem no dia.


Eleições



Voto nas Eleições CREF2/RS 2018 é pessoal e secreto
24/08/2018
Fonte: Comissão Eleitoral CREF2/RS 2018

A eleição do CREF2/RS por correspondência já teve início com a postagem de mais de 11 mil kits eleitorais, entre os dias 7 e 9 de agosto, para os profissionais aptos ao voto. Se você não recebeu e está regular, ou vai se regularizar antes da eleição, poderá votar presencialmente no dia 14 de setembro, na sede do CREF2RS em Porto Alegre.

Por decisão desta Comissão em acordo com as chapas concorrentes, não serão encaminhados novos kits eleitorais, mesmo para aqueles profissionais que acusarem estar faltando algum item para a votação.

Muito importante: o voto é pessoal e secreto. Ele deve ser realizado com segurança, seguindo as instruções que fazem parte do material e que estão divulgadas no site www.crefrs.org.br/eleicoes2018. Não entregue o envelope aberto para ninguém. Poste o voto em qualquer agência dos Correios o mais rápido possível, para chegar à Caixa Postal até as 15h do dia 14 de setembro para ser computado.

A Comissão Eleitoral preza por uma eleição segura e com transparência para todos os eleitores e chapas concorrentes. Dúvidas contate o e-mail eleicoes@crefrs.org.br.


Eleições



CREF2/RS realiza eleições em setembro
23/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Em cumprimento aos termos do Regimento Eleitoral em vigor, o CREF2/RS realizará eleição para metade dos membros do seu Plenário, para mandato de seis anos, no dia 14 de setembro. A eleição dar-se-á por correspondência ou por comparecimento pessoal do profissional na sede do Conselho. O voto é facultativo, pessoal e secreto, sendo exercido pelos profissionais registrados no CREF2/RS, em pleno gozo de seus direitos estatutários, e com mais de um ano de registro ininterrupto.

As chapas são compostas por 14 membros, dos quais dez efetivos e quatro suplentes. A lista contendo todas as chapas registradas podem ser conferidas na página: http://crefrs.org.br/eleicoes2018.

O cronograma, a nominata dos profissionais aptos a votar, a justificativa para quem deixar de votar e todas as informações sobre a eleição encontram-se à disposição dos interessados na página http://crefrs.org.br/eleicoes2018.

Os profissionais que receberem o kit eleitoral e optarem por votar por correspondência devem atentar-se ao envio correto do voto seguindo as instruções recebidas junto com o material. É importante que o voto por correspondência chegue ao destino somente via Correios (não pode ser entregue pessoalmente no CREF2/RS) até o dia 14 de setembro, às 15h.

As eleições presenciais acontecerão somente no dia 14 de setembro, das 9h às 16h, na sede do CREF2/RS, localizada na Rua Coronel Genuíno 421/401,em Porto Alegre.

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail eleicoes@crefrs.org.br.


Eleições



CREF2/RS realizará eleições para conselheiros em setembro
06/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O Presidente da Comissão Eleitoral do CREF2/RS Jacques Hidalgo (CREF 002325-P/RS), em cumprimento aos termos do Regimento Eleitoral em vigor, convoca para a eleição da metade dos membros do seu Plenário, para mandato de 06 (seis) anos, a realizar-se no dia 14/09/2018.

A eleição dar-se-á por correspondência, por carta voto que será recebida somente por meio dos correios, e por comparecimento pessoal do Profissional na sede do CREF2/RS (Rua Coronel Genuíno 421 conj. 401, Porto Alegre/RS), das 9h às 16h do dia 14/09/2018.

O voto é facultativo, pessoal e secreto, sendo exercido pelos Profissionais registrados no CREF2/RS, em pleno gozo de seus direitos estatutários, e com mais de 01 (um) ano de registro ininterrupto. A nominata dos Profissionais de Educação Física aptos a votar está disponível na página do CREF2/RS eleicoes2018.

As chapas serão compostas por 14 (quatorze) membros, dos quais 10 (dez) efetivos e 04 (quatro) Suplentes. A lista contendo todas as chapas registradas podem ser conferidas na página eleicoes2018.

O cronograma, a justificativa para quem deixar de votar e todas as informações sobre a eleição estão disciplinadas no Estatuto e no Regimento Eleitoral do CREF2/RS, os quais encontram-se à disposição dos interessados na página eleicoes2018.

Para os profissionais que receberão a carta voto, é importante que verifiquem o kit eleitoral, composto por uma cédula eleitoral com o selo de autentificação do CONFEF (20 anos) e uma rubrica, um envelope pequeno cor parda para cédula eleitoral, um envelope branco “carta resposta”; material de propaganda eleitoral das chapas concorrentes e que cumpriram com os prazos e requisitos regimentais para postagem do material.

Para votar por correspondência, o profissional deve atentar-se ao envio correto do voto seguindo estas instruções: na cédula eleitoral assinale um “X” no quadrado correspondente ao número e ao nome da chapa de sua preferência, dobre a cédula eleitoral, coloque a cédula no envelope pequeno de cor parda e não faça NENHUMA IDENTIFICAÇÃO neste envelope, lacre o envelope pequeno (o que contém a cédula), coloque o envelope pequeno dentro do envelope “carta resposta”, confira os dados da etiqueta na parte externa do envelope carta resposta e assine a mesma no campo destinado a isso (assinatura obrigatória), lacre o envelope “carta resposta” e entregue em qualquer agência dos Correios. Você não precisa pagar o selo da carta resposta. Se optar por SEDEX e/ou Carta Registrada, nesse caso será às suas custas.

E importante que o voto por correspondência chegue ao destino somente via Correios (não pode ser entregue pessoalmente no CREF2/RS) até o dia 14 de setembro de 2018, às 15h.

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail eleicoes@crefrs.org.br.


Eleição CREF2 RS 2018



Divulgada a nominata das chapas para a eleição CREF2/RS 2018
26/07/2018
Fonte: CREF2/RS

A Comissão Eleitoral, após os pedidos de registro de inscrições e análise do recurso administrativo proposto, nos termos do artigo 16 do Regimento Eleitoral, decide pela homologação e registro das seguintes chapas a seguir descritas e numeradas para concorrerem à eleição de 14 de setembro de 2018 para o Plenário do CREF2/RS. O seu voto é importante e contribui para a melhoria e para o reconhecimento da nossa profissão. Participe! Para dúvidas e informações sobre o processo, a Comissão Eleitoral pode ser contatada pelo e-mail eleicoes@crefrs.org.br.

Leia a nominata completa das chapas com seus integrantes neste link.


Eleição CREF2 RS 2018



Atualize seus dados pessoais para votar na eleição do CREF2/RS 2018
16/07/2018
Fonte: CREF2/RS

A data para a eleição que renovará os membros do Plenário do CREF2/RS está chegando, e este será um momento imprescindível para discutir propostas e fortalecer a profissão de Educação Física. Mas para que isso se dê da forma mais ampla e democrática, é essencial que todos os profissionais de Educação Física estejam com seus endereços e telefones atualizados nos registros de Conselho. Se você está com dados desatualizados, pode informar o novo domicílio e telefone pelo site do CREF2/RS, na aba Fale Conosco/Contato.

O seu voto é importante e contribui para a melhoria e para o reconhecimento da nossa profissão. Participe! Para dúvidas e informações sobre o processo, a Comissão Eleitoral pode ser contatada pelo e-mail eleicoes@crefrs.org.br.


Eleições 2018



Aberto prazo para inscrições de chapa de 17 de maio a 16 de julho de 2018
17/05/2018
Fonte: CREF2/RS

O CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 2ª REGIÃO – CREF2/RS, Autarquia Federal, vem, por meio da Comissão Eleitoral, informar aos interessados em realizar o registro da chapa para o pleito do ano de 2018, maiores considerações referentes ao Regimento Eleitoral a fim de orientar e dirimir dúvidas.

A eleição para renovação do plenário do CREF2/RS ocorrerá no dia 14 de Setembro de 2018 de forma presencial na sede em Porto Alegre, sito a rua Coronel Genuíno, nº 421, conjunto 401 das 09 horas às 16 horas e por correspondência, através do recebimento de um kit eleitoral sem qualquer custo ao eleitor no mês de Agosto/2018, que deve ser postado e retornar até as 15 horas do dia 14 de Setembro de 2018 para a caixa postal destinatária.

O que é preciso para concorrer? (Artigos 8 e 12 do Regimento Eleitoral – Resolução CREF2/RS 133/2018).
1. Ser cidadão brasileiro ou naturalizado.
2. Possuir curso superior em Educação Física.
3. Estar em pleno gozo dos seus direitos profissionais.
4. Possuir registro profissional por pelo menos 02 anos ininterruptos no CREF2/RS.
5. Ter votado ou justificado o voto na última eleição (consulte lista no site do CREF2/RS - http://crefrs.org.br/eleicoes2015/).
6. Não ter realizado administração danosa no Sistema CONFEF/CREFs, segundo apuração em inquérito, cuja decisão tenha transitado em julgado na instância administrativa.
7. Não ter contas rejeitadas pelo CREF2/RS.
8. Não estar cumprindo pena imposta pelo Sistema CONFEF/CREFs.
9. Não estar inadimplente com os pagamentos de anuidades e demais obrigações pecuniárias com o Sistema.
10. Não ter sido condenado por crime doloso ao qual se aplica a pena de reclusão transitada em julgado, enquanto persistirem os efeitos da pena.
11. Não ter sido destituído de cargo, emprego ou função por efeito de causa relacionada a prática de ato de improbidade em administração pública ou no exercício de representação de entidade de classe, decorrente de sentença transitada em julgado.
12. Não for inadimplente em quaisquer prestações de contas em decisão administrativa definitiva.
13. Se candidatar em apenas uma chapa concorrente.
Quais documentos são necessários para o pedido de inscrição de chapa?
1. UM REQUERIMENTO: (EM DUAS VIAS): Montar um requerimento (ofício) dirigido ao Presidente da Comissão Eleitoral com a nominata completa de 14 (quatorze) Membros candidatos a Conselheiros, sendo 10 (dez) Membros Efetivos e 04 (quatro) Suplentes, para um mandato de 06 (seis) anos; No requerimento deve constar o nome completo dos membros, com o número de registro junto ao CREF2/RS, além da assinatura de todos os concorrentes e o nome fantasia da chapa; No requerimento deve, ainda, estar especificado dos 14 (quatorze) membros, qual será o representante da chapa concorrente, que deve firmar o requerimento.
2. DECLARAÇÕES FIRMADAS POR CADA CANDIDATO: Declaração individualizada de cada concorrente informando o atendimento aos requisitos especificados no artigo 8 do Regimento Eleitoral (Resolução CREF2/RS 133/2018), devidamente assinada pelo mesmo (não é necessário o reconhecimento de firma).
A votação não é obrigatória, porém para concorrer é necessário que o candidato tenha votado ou justificado na última eleição para o plenário do Conselho.

Para maiores dúvidas consulte o Regimento Eleitoral (Resolução CREF2/RS 133/2018), disponível no site do Conselho, bem como através do e-mail eleicoes@crefrs.org.br.

Jacques Delhaye Hidalgo
Presidente da Comissão Eleitoral
CREF 002325-P/RS


ELEIÇÕES 2018



CREF2/RS participa de audiência pública sobre a obesidade infantojuvenil na Assembleia Legislativa
05/05/2017
Fonte: Agência de Notícias/ALRS

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve presente na noite desta quarta-feira (3), na audiência pública conjunta na Assembleia Legislativa para debater a obesidade na infância e na adolescência e os reflexos na saúde pública. A proposição foi do deputado Maurício Dziedricki (PTB), que coordenou o encontro. Ao final do debate, foi criado um grupo permanente de trabalho para dar prosseguimento à discussão do tema, propondo ações concretas, como a criação ou modificação de leis.

O parlamentar explicou que a questão surgiu em 2016, quando disputou a eleição municipal, e se deparou com a questão da reincidência de pessoas no sistema de saúde pública por falta de cuidados relacionados à alimentação saudável e inatividade física. Por isso, apresentou, este ano, o PL 40 2017, que cria o cadastro de obesidade infantojuvenil nas escolas de ensino fundamental e médio do Rio Grande do Sul.

A presidente Carmen Masson lembrou que de todas as áreas da saúde apenas o profissional da Educação Física trabalha realmente com a saúde, pois as demais tratam da doença. Ressaltou que apenas 33% da população brasileira realiza atividades físicas regulares e criticou iniciativas que discutem retirar a disciplina de Educação Física dos currículos escolares. Lembrou também que a atividade física traz benefícios à saúde se bem orientada, defendendo como fundamental a orientação do profissional da área. Ainda destacou que é preciso adequar as atividades físicas à idade da criança.

O professor Roberto Costa, da Faculdade de Desenvolvimento do RS (Fadergs), apresentou dados de estudos acadêmicos e públicos sobre a obesidade na infância e na adolescência. Entre eles, os do Sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde. Segundo as informações apresentadas, de 2016, o RS tem 54,9% de prevalência de obesidade. Conforme o Programa Nacional de Saúde do Escolar, de 2015, o sobrepeso e a obesidade estão presentes em 31,5% dos adolescentes de 13 a 17 anos no país e, na Região Sul, essa prevalência chega a 38,4%.

O presidente da Fundação de Saúde de Canoas, Fernando Ritter, defendeu leis que obriguem e estimulem os gestores municipais a executarem ações para prevenir a questão. “O grande problema de quem está na gestão é o tempo que ações de prevenção levam para trazer resultados. Eles só vão ser sentidos em gerações futuras, mas é preciso começar agora”, salientou.

A reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Lucia Pellanda, defendeu que se invista na prevenção primordial, aquela feita antes da população desenvolver os fatores de risco. “É muito mais efetivo fazer uma campanha para as crianças não começarem a fumar do que tentar fazer os adultos deixarem de fumar”, exemplificou.

A presidente do Conselho Regional de Nutrição, Jacira Conceição dos Santos, lembrou que há uma legislação, de 2009, que obriga escolas públicas a terem um profissional da nutrição, mas o governo do Estado, até agora, não incluiu o cargo de nutricionista nas escolas. Segundo Jacira, além de cuidar da alimentação, o profissional é responsável pela educação alimentar. Lembrou que não apenas na família ocorra a alimentação inadequada, citando cantinas de escola e festas de recreação onde alimentos industrializados e bebidas açucaradas são oferecidas.

Foto: Pablo Santos


Audiência Pública sobre a obesidade infantojuvenil



CREF2/RS participa do Fórum em Defesa da Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer da capital
21/03/2017
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve presente hoje, dia 21, no Fórum em Defesa da Secretaria de Esporte e, Recreação e Lazer de Porto Alegre (SME), realizado no plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A Secretaria está ameaçada de extinção pela Lei Complementar 810, aprovada com a reveladora diferença de apenas um voto da maioria simples. A SME, com diferentes nomes, existe desde 1920, e é amplamente reconhecida como patrimônio cultural porto-alegrense e também brasileiro, dada sua relevância. A Secretaria tem materializado cotidianamente um grande conjunto de ações que fomentam e garantem as vivências de Esporte, Recreação e Lazer no município de Porto Alegre, tendo como preceitos fundamentais a universalidade e a participação cidadã.

O professor da SEL Hamilton dos Santos afirmou no evento que o que está se discutindo é qual concepção de cidade queremos ter. “Essa pergunta deve ser uma motivação da reflexão dos vereadores que votarão o projeto da reforma administrativa, e para isto estamos oferecendo argumentos que podem garantir a política de esporte, recreação e lazer de Porto Alegre como uma política de Estado”. Hamilton disse que é necessário pensar a SME para além da racionalização administrativa. “Quando se fala nestes termos, se pensa imediatamente em algumas imagens como o inchaço de órgãos públicos e a burocratização dos serviços”, explicou. Hamilton afirmou que estas não são características da Secretaria. "A SME é um investimento no capital social da cidade e não um custo a ser reduzido ou extinto", afirmou.

A vereadora Sofia Cavedon explicou que as eleições são um dos momentos da Democracia, não sendo seu ponto inicial nem final. "É o momento da eleição do prefeito e dos vereadores. A Constituição Federal que regra a democracia brasileira diz seu primeiro artigo que o poder é exercido em nome do povo, através dos seus representantes. Ninguém é eleito para substituir o povo, nós somos eleitos para representar o povo. Nosso voto delega poder, mas não delega autonomia”, asseverou. A questão fundamental, prosseguiu a vereadora, é saber quem o prefeito Marchezan está consultando para fazer mudanças desta monta na cidade de Porto Alegre, como, por exemplo, a extinção da SME.

A presidente do CREF2/RS cumprimentou a resistência e a combatividade dos professores em defesa à SME. "Como presidente do Conselho de Educação Física, represento quase 30 mil profissionais de Educação Física que, com certeza, estão apoiando esta luta". Carmen disse ficar muito à vontade com estas reivindicações por ser professora aposentada da Secretaria e conhecer bem sua história. "Há pouco um vereador me disse que as políticas da secretaria serão mantidas, mesmo ela sendo extinta. Não é verdade, tanto que já está havendo mudanças. Nas unidades, já tiraram o pessoal da cooperativa de limpeza, sendo repassado estes serviços à comunidade e aos professores. Já removeram vários professores cedidos à SME. Quantos mais vão tirar?". Carmen disse que Marchezan Jr. tem que compreender que a extinção da SME vai economizar um valor irrisório à prefeitura. "Cerca de 90% dos professores e funcionários são concursados", ressaltou

O representante das Instituições de Ensino Superior, Cláudio "Dida" Gutierrez (CREF 014210-G/RS), explicou que, desde que ela foi criada, a SME é uma escola de gestores. "Diversos profissionais e professores, militando na SME, aprendeu a lidar com gestão pública e com as políticas de esporte e lazer. Vários dos nossos estudantes que estão vinculados à SME, aprendendo a serem profissionais da saúde, portanto, para as IES, a SME é um espaço muito importante. A presença da cada um e cada uma é grande força na luta pela cidadania neste país.


SME Porto Alegre



Resultado da eleição do CREF2/RS é homologado e Chapa 1 é vencedora
28/09/2015
Fonte: CREF2/RS

O resultado da eleição do CREF2/RS foi divulgado hoje, no Diário Oficial da União (DOU). A Chapa 1, Cresce CREF, foi a vencedora com 2.475 votos, 91% do total recebido.

Os 14 membros eleitos representam metade do Plenário - composto por 28 conselheiros - e terão mandato de seis anos. São eles: Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS), Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS), Ana Maria Haas (CREF 004563-G/RS), Sonia Waengertner (CREF 007781-G/RS), Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS), Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) e Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS).

Os suplentes são: Felipe Martinez (CREF 003930-G/RS), Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS), Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS) e Clery de Lima (CREF 000297-G/RS). Entre os objetivos da Chapa, que assumirá em outubro, estão a defesa da Educação Física e a valorização da profissão em todos os segmentos da sociedade.


Eleições 2015



Eleição do CREF2/RS 2015 tem participação ativa dos profissionais de Educação Física
18/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Mesmo com o mau tempo desta sexta-feira (18), a participação dos profissionais de Educação Física na eleição da nova diretoria do CREF2/RS alcançou as expectativas e transcorreu com tranquilidade. A votação foi encerrada às 17h, quando a Comissão Eleitoral iniciou o processo de apuração dos votos que elegerá os 14 conselheiros para um mandato de seis anos, sendo 10 destes efetivos e quatro suplentes, os quais se juntarão aos 14 conselheiros eleitos em 2012, compondo a Plenária. A diretoria é o órgão que exerce as funções administrativas e executivas no Conselho.

O processo eleitoral teve início em maio, a partir da divulgação do Regimento Eleitoral para a eleição 2015 e da formação da Comissão Eleitoral, integrada pelo presidente Jacques Delhaye Hidalgo (CREF 002325-G/RS) e por Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS), Loreti Sandra Rucatti (CREF 059476-G/RS) e pelo suplente Samuel Moreira de Almeida (CREF 013510-G/RS). Em cinco meses de atuação, a Comissão e os funcionários designados pelo Conselho trabalharam com afinco para garantir a lisura das eleições. Para futuras eleições, o presidente da Comissão sugeriu aos profissionais que se informem sobre o regimento eleitoral antes de fazer questionamentos. “As eleições são um momento muito importante na trajetória do Conselho e têm regras bastante específicas”, frisou Hidalgo. Segundo Alexandre Ritter, todos os questionamentos relativos a procedimentos eleitorais feitos pelos profissionais de Educação Física foram estudados e respondidos por e-mail. “Nos esforçamos para que esta eleição tivesse a maior transparência possível”, asseverou.

Com mais de 60 anos dedicados ao halterofilismo gaúcho e aos 86 anos de idade, Arnobio Sigaran (CREF 003284-P/RS) não deixou de comparecer à sede do Conselho para votar. “Tenho acompanhado o trabalho do CREF2/RS com bastante satisfação. É fundamental um Conselho forte para termos uma categoria unida”, avaliou. Para Débora Costa (CREF 000949-G/RS), a participação no processo eleitoral é uma ferramenta importante no aperfeiçoamento da profissão. “Só de forma democrática nós construiremos a Educação Física que este país precisa”.


Eleições CREF2 RS 2015



Eleição do CREF2/RS ocorre hoje das 10h às 17h
18/09/2015
Fonte: CREF2/RS

A eleição do CREF2/RS ocorre hoje, das 10h às 17h. Os profissionais de Educação Física que não enviaram o seu voto por correspondência podem exercê-lo na sede do Conselho (Rua Coronel Genuíno, 421/401 - Centro), em Porto Alegre.

A votação é facultativa e a nominata dos profissionais habilitados para participar da eleição está disponível aqui. As informações completas sobre o pleito do CREF2/RS estão à disposição para consulta neste link.


Eleições 2015



Frente Parlamentar da Atividade Física volta ao Congresso Nacional com apoio do CONFEF
17/06/2015
Fonte: CONFEF

Criada em 2006, a Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano (FPMAFDH) foi reinstalada no mês de maio, através da eleição da sua nova diretoria, no Congresso Nacional. A meta do grupo é nortear as ações dos parlamentares, para que favoreçam a sociedade através da Educação Física, e aproveitar a visibilidade que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos estão trazendo para o esporte e para a atividade física.

A plenária geral da FPMAFDH, coordenada pelo conselheiro federal Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF) e dirigida pelo deputado André Figueiredo, contou com a participação de parlamentares, membros de entidades da sociedade civil organizada e representantes do Sistema CONFEF/CREFs. Além do presidente eleito, o deputado Evandro Roman (CREF 000958-G/PR), mais dois membros da Frente são profissionais de Educação Física: a deputada Flavia Morais e o deputado Luiz Carlos Hauly (CREF 004365-G/PR).

As Frentes Parlamentares são suprapartidárias e compostas de, pelo menos, um terço dos integrantes do Poder Legislativo Federal, e são destinadas a aprimorar a legislação referente a um tema específico. A FPMAFDH tem como objetivo fomentar ações e elaborar proposições legislativas para garantir o direito da população à atividade física, pois entende que a prática de exercícios físicos e esportivos, como ferramenta de promoção de saúde, é parte indissociável dos direitos constitucionais e fundamentais de toda a sociedade.


Frente Parlamentar CONFEF



Troféu Destaque homenageia profissionais na Assembleia Legislativa
08/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Na sexta-feira (5), o teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, foi o palco da cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2014. O prêmio, que homenageou os profissionais de Educação Física do ano, teve votação aberta no site Conselho, em que todos os registrados e em dia com suas obrigações estatuárias puderam participar e concorrer em cada uma das 17 categorias diferentes.

Com a presença de membros dos demais Conselhos Profissionais e de autoridades, como Ricardo Petersen (CREF 006862-G/RS), secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul; e José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), representando o prefeito José Fortunati; a cerimônia também premiou, com certificado, as empresas que completaram em 2014 dez anos de registro no CREF2/RS. Na abertura do evento, a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi quem discursou. Ela agradeceu a grande presença dos profissionais homenageados e familiares e destacou a votação pela Internet. "O prêmio vem de uma eleição direta dos profissionais no nosso site. É a maneira mais democrática", analisou.

Os homenageados foram: Academia Esportiva Menegassi Ltda (CREF 000038-PJ/RS, academia), Grêmio Náutico Gaúcho (CREF 001237-PJ/RS, clube ou sociedade), Diná Santiago (mérito da Educação Física), Ana Eleonora Assis (CREF 000239-G/RS, profissional de recreação), Laerte Moraes (CREF 002084-G/RS, profissional de escola), Alexandre Teixeira (CREF 000786-G/RS, profissional técnico desportivo), Mariana Boos (CREF 009364-G/RS, profissional de saúde), Ana Maria Nappi (CREF 000900-G/RS, profissional de lutas), Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS, profissional de atividade física na empresa e ginástica laboral), Luis Grassel (CREF 009564-G/RS, profissional de esporte radical e de aventura), Mauro Sérgio de Oliveira (CREF 010206-G/RS, profissional de academia), Cláudia Romero (CREF 016205-G/RS, profissional de paradesporto e atividade adaptada), André Luiz Lopes (CREF 008061-G/RS, profissional de pesquisa), Correio do Povo (veículo de comunicação), Luiz Felipe Scolari (CREF 004278-G/RS, profissional do ano) e José Fortunati (personalidade do ano).

Para a 1ª tesoureira Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), o Troféu Destaque, no seu quarto ano consecutivo, pode ser considerado o "Oscar da Educação Física gaúcha". "É o reconhecimento dos nossos profissionais que estão nas escolas, nas academias. Precisamos valorizar o trabalho de quem faz a diferença", comentou. No discurso, Carmen complementou. "A nossa profissão está ganhando hoje espaço cada vez maior. Nossos profissionais estão cada dia mais qualificados e os homenageados são o exemplo disto".

Confira aqui, em breve, galeria de fotos com os homenageados.




Plenária do CREF2/RS define novos integrantes das comissões e dos grupos de trabalho
21/11/2012

Ocorreu no dia 20/11 a segunda reunião plenária do CREF2/RS com a presença dos Conselheiros eleitos para o mandato 2012/2018. Entre os trabalhos realizados, ficaram definidas as comissões e grupos de trabalho.

O Presidente do CREF2/RS Eduardo Merino destacou na ocasião o alto índice de renovação entre os conselheiros eleitos. “São 12 novos integrantes no Plenário, todos com grande experiência profissional que estão trazendo suas expertises para as diversas comissões do CREF2/RS”.

Segundo Merino, a nova composição do Conselheiros é o ponto alto de uma eleição com elevada participação de votantes no CREF2/RS. “A intensa busca de manifestação na esfera política representa o amadurecimento dos Profissionais de Educação Física e também uma maior circulação de ideias, além de uma saudável disputa de propostas”, avalia.
Leia abaixo a relação das comissões, dos grupos de trabalho e dos seus integrantes :


COMISSÕES


Comissão de Controle e Finanças
Álvaro Fernando Laitano da Silva
Cláudio Renato Costa Franzen
Denisse Fagundes Ugalde
Leila de Almeida Castillo Iabel


Comissão de Ética Profissional
Carlos Mazzoni
Francisco Vargas Neto
Giovanni Bavaresco
João Antônio da Silva Rosa
Luiz Augusto Copstein Waldemar
Carlos Alberto Cimino
Eliana Alves Flores

Comissão de Orientação e Fiscalização
Carmen Masson
Giovanni Bavaresco
Luciane Citadin
Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar

Comissão de Legislação e Normas
João Guilherme Queiroga
Leila de Almeida Castillo Iabel
Eliana Alves Flores
José Edgar Meurer

Comissão de Ensino Superior e Preparação profissional
Alexandre Greco
Carlos Ernani Olendzki de Macedo
Cláudio Gutierrez
Paula Maduro

Comissão de Licitação
Francisco Menezes
Eliana Alves Flores
Sonia Waengertner

Comissão Temporária de Eventos
Carmen Masson
Alexandre Greco
Claudio Franzen

GRUPOS DE TRABALHO

Câmara Temática de Futebol Coordenação: Conselheiro Álvaro Laitano
Câmara Temática de Educação Física Escolar Coordenação: Conselheira Miryam Brauch
Câmara Temática de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral Coordenação: Conselheiro Lauro Aguiar
Câmara Temática de Lutas Coordenação: Conselheiro Alexandre Velly
Câmara Temática de Para-desporto e Atividade Adaptada Coordenação: Conselheira Leila de Almeida Castillo Iabel
Câmara Temática de Pessoa Jurídica Coordenação: Conselheira Rosa Maria Marin Pacheco
Câmara Temática de Esporte de Aventura Cordenação: Conselheiro Alexandre Greco
Câmara Temática da Saúde Coordenação: Conselheira Carmen Masson
Câmara Temática de Esporte Educacional Coordenação: Conselheiro João Guilherme Queiroga
Câmara Temática de Esporte Rendimento Coordenação: Conselheiro Carlos Cimino
Câmara Temática de Gestão e Marketing em Educação Física Coordenação: Conselheira Luciane Citadin