Notícias



CREF2/RS realiza live sobre recomendações para a prevenção da COVID-19 nas aulas de Educação Física Escolar
Postado em 03/09/2021
Fonte: CREF2/RS

Encerrando a programação comemorativa do Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS vai realizar na próxima quarta-feira, dia 8 de setembro, a live “Recomendações para a Prevenção da COVID-19 nas aulas de Educação Física Escolar”. A transmissão iniciará às 19h, pelo Facebook e pelo Youtube do Conselho.

Promovido pela Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS, o evento vai contar com a presença de Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS). Os conselheiros Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS) e Ninon Leal (CREF 001350-G/RS) também participarão do debate.

Alexandre Lazzarotto é doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e integrou o Grupo Técnico de Exercício Físico do Ministério da Saúde, sendo um dos autores do livro “Recomendações para a Prática de Atividades Físicas para Pessoas Vivendo com HIV e Aids”. Atua com atividades de promoção à saúde na Reserva Nacional do Niassa, em Moçambique. No país africano, também é professor e orientador em Mestrado em Saúde Pública. Tem experiência na área de pesquisa clínica, bioética, saúde baseada em evidências e atividade física em doenças crônicas.

Live – Recomendações para a prevenção da COVID-19 nas aulas de Educação Física Escolar
Data e horário: 8 de setembro, quarta-feira, às 19h
Convidado: Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS)
Transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo Youtube do CREF2/RS


live educação física escolar covid-19



VII CongregaCREF aborda gestão de carreira e obesidade na infância
Postado em 02/09/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou ontem, dia 1º de setembro, a sétima edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física. O evento foi transmitido de maneira online através do Youtube e do Facebook do Conselho, e contou com as palestras de André Fernandes (CREF 000013-G/RJ) e de Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP), com a medição do conselheiro Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS). O CongregaCREF teve início em 2015, com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento dos registrados do Conselho, bem como dos estudantes de Educação Física. Desde sua estreia até os dias atuais, cumpre com sua tarefa de proporcionar vivências em temas sempre conectados ao momento da respectiva edição do seminário.  

A primeira palestra foi realizada pelo doutor em Ciência do Desporto pela UTAD/Portugal André Fernandes, que discorreu sobre o tema “Gestão de carreira presencial e digital: como será no futuro?”. Ao iniciar sua fala, ele ressaltou o crescimento exponencial e a consolidação da profissão na sociedade, frutos de uma década de lutas pela regulamentação do profissional de Educação Física, realizadas entre os anos 80 e 90 .

Em relação à gestão da carreira, Fernandes destacou que o atual processo pandêmico propõe novos cenários aos profissionais. "Foram criados várias zonas mais latentes: a do medo, a do aprendizado e a do crescimento, aos quais as pessoas reagem de forma diferente". O que diferencia as reações a estes cenários, explica, são possuir a mente fechada, que provoca um estreitamento do relacionamento com o mundo, e a mente aberta, que vive em constante aprendizado. 

André ensina que gestão é conhecimento, o que significa gerenciar informações, e não apenas acumular dados. "Ensinar, por exemplo, demonstra o conhecimento", avaliou. Ele elenca outros pontos da gestão, que são as habilidades, compostas por capacidades formadas a partir do conhecimento; as atitudes, que possibilitam a criação de um contexto de aprendizado; e os valores, que são o respeito e o desenvolvimento. "A observação destes pontos, seja no mercado presencial, como do digital, fazem a diferença na fidelização de clientes e no fluxo de caixa". Ele também definiu brand como um conjunto de práticas e técnicas de construção de uma marca. "Quando esta identificação é positiva, a marca se torna forte, e passa a vender mais", conclui.

Quanto ao mercado digital, ele revelou que há diferentes tipos de seguidores, e o desafio é tornar a pessoa em um lead da mídia social, ou seja, um "funil de vendas". "As pessoas que se transformam em leads são, em média, 10% dos seguidores. Em um momento posterior, surge a oportunidade de venda, que será realizada para apenas 1% do universo de leads". 

Roberto da Costa, que possui três pós-doutorados, proferiu a palestra “Sedentarismo e Obesidade na infância e na adolescência em tempos de COVID-19”. Ele iniciou sua apresentação apontando para a relação direta entre o excesso de gordura e a inatividade aos alarmantes índices de doenças não transmissíveis, como a diabetes e obesidade. "Atualmente, o risco de uma criança de dois anos se tornar obesa são de 15%, com cinco anos, sobe para 35%, aos sete, 50%, e finalmente aos 10 anos, quando atinge a marca de 70%. Quanto mais cedo surge a obesidade, mais prolongada sua chances de perdurarem até a vida adulta, trazendo as complicações metabólicas e as doenças associadas a esta condição", avaliou.   

Costa constatou um agravamento da epidemia de obesidade causada pelo COVID 19. “Mas mesmo antes da pandemia, entre 2006 a 2016, a obesidade aumentou 60%. Em 2018, esse índice cresceu 67%. Tudo isto a despeito das inúmeras campanhas em prol da atividade física e da alimentação saudável”, explicou Costa, revelando que a faixa de 25 a 34 anos perfazem 84% do índice total. O pesquisador também apresentou dados de uma pesquisa nacional realizada com alunos do nono ano do ensino fundamental, que apontam índices de obesidade de 28% para alunos e 23% para alunas. “É preocupante constatar que o excesso de peso e da obesidade tem maior incidência no sul do país”, afirma, revelando que Capão da Canoa apresenta 25% das suas crianças obesas e Santa Maria atinge 30% desta população.

Como estratégias de combate à epidemia, Costa propõe ações de prevenção, como avaliações em escolas, promoção da atividade física e esportes, campanhas educativas, informações em rótulos e legislação e políticas públicas direcionadas ao problema. Para subsidiar estes processos, Roberto indica, entre outros materiais, o Manual de Avaliação Corporal para Crianças e Adolescentes, editado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, e o Guia de Atividades Física para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde. Ele também apresenta soluções eficientes de baixo custo, como avaliações antropométricas, Razão Cintura Estatura (RCE) e Índice de Adiposidade Corporal (IAC), todos com ponto de corte para adultos e crianças propostos pela Organização Mundia da Saúde (OMS), além de serem passíveis de encaminhamento posterior para uma avaliação mais aprofundada.

Assista as palestras completas pelo Youtube e pelo Facebook do CREF2/RS.


VII CongregaCREF



CREF2/RS realiza VII CongregaCREF no dia 1º de setembro
Postado em 24/08/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai realizar, no dia 1º de setembro, a sétima edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física. O evento, que será transmitido de maneira online através do Youtube e do Facebook do Conselho, contará com as palestras de André Fernandes (CREF 000013-G/RJ) e de Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP), com a medição do conselheiro Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS). A transmissão vai começar às 19h e a participação é gratuita.

Voltado para profissionais e acadêmicos do curso de Educação Física, o CongregaCREF trará para debate a atuação nas duas diferentes áreas da profissão, Bacharelado e Licenciatura, vinculada ao atual período de pandemia. Intitulada “Gestão de carreira presencial e digital: como será no futuro?”, a apresentação de Fernandes vai complementar e fazer um contraponto com a palestra “Sedentarismo e Obesidade na infância e na adolescência em tempos de COVID-19”, de Costa.

Conheça os palestrantes:

Roberto da Costa é mestre em Educação Física pela USP, doutor em Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP, pós-doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, pós-doutor em Educação Física pela UEL e pós-doutorado em Ciências da Saúde pela UFRN. É coordenador do curso de pós-graduação em Ergonomia da Universidade Estácio de Sá. Atua como docente universitário e participou como pesquisador no Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). Já publicou quatro livros e 19 capítulos em livros da área da saúde, além de diversos artigos em periódicos especializados. A sua produção científica tem como temas principais a composição corporal, obesidade e doenças crônicas não-transmissíveis na infância e adolescência.

André Fernandes é mestre em Ciência da Motricidade pela UCB/RJ, doutor em Ciência do Desporto pela UTAD/Portugal e membro da Diretoria do CREF1/RJ. Atua como mentor de carreiras e consultor digital/presencial. É coordenador do Comitê Sudeste e delegado adjunto da FIEP/RJ. É diretor da Body Club – Fitness Solutions e do LABBS – Laboratório de Biociências Body Science. Membro da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia do Exercício, André ainda é autor de livros sobre a área, coordenador do curso de Educação Física da Estácio Petrópolis (Rio de Janeiro) e palestrante de eventos nacionais e internacionais.

VII CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 1º de setembro, quarta-feira, a partir das 19h
Palestras: “Gestão de carreira presencial e digital: como será no futuro?”, de André Fernandes (CREF 000013-G/RJ); e “Sedentarismo e Obesidade na infância e na adolescência em tempos de COVID-19” de Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP)
Transmissão: pelo Youtube e pelo Facebook do CREF2/RS
Evento online e gratuito
Site oficial: https://congregacref.com.br


congregacref



CREF2/RS promove live sobre mountain bike nesta quinta-feira
Postado em 12/05/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira, dia 13 de maio, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. O Conselho receberá Silas Evaristo (CREF 029019-G/RS) para falar sobre o tema “Mountain bike e suas modalidades”. A transmissão vai iniciar às 18h.

Evaristo é profissional de Educação Física, com formação em Licenciatura e Bacharelado, e atleta de mountain bike na modalidade Cross Country. Além de participar de diversas competições, é o idealizador do Jaguar Bike Team, na cidade de Jaguarão. O grupo reúne cerca de 50 pessoas que utilizam a bicicleta como meio de qualidade de vida e incentiva a prática do esporte para crianças e adolescentes, dos dois ao dez anos de idade.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira os detalhes da programação:

Live: 13 de maio quinta-feira, às 18h
Convidado: Silas Evaristo (CREF 029019-G/RS)
Tema: Mountain bike e suas modalidades


lives instagram



CREF2/RS promove live sobre nutrição esportiva na próxima terça-feira
Postado em 30/04/2021
Fonte: CREF2/RS

Na próxima terça-feira, dia 4 de maio, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. O Conselho receberá a nutricionista Lenice Carvalho (CRN2 1917) para falar sobre o tema “Nutrição esportiva: mitos, incoerências e comprovações”. A transmissão vai iniciar às 18h.

Nutricionista clínica, esportiva e funcional, Lenice é pós-graduada em Ciências do Esporte e Nutrição Funcional e mestre em Ciências do Movimento Humano. Tem 30 anos de experiência em consultório e 18 anos de atuação no futebol.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

Live: 4 de maio, terça-feira, às 18h
Convidada: Lenice Carvalho (CRN2 1917)
Tema: Nutrição esportiva: mitos, incoerências e comprovações


lives instagram



CREF2/RS promove live sobre paradesporto e atividades adaptadas
Postado em 23/04/2021
Fonte: CREF2/RS

Na próxima quinta-feira, dia 29 de abril, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. O Conselho receberá Fernanda Michaelsen (CREF 005756-G/RS) para falar sobre o tema “Paradesporto e atividades adaptadas”. A transmissão vai iniciar às 18h.

Pós-graduada em Atividade Física Adaptada e Saúde, Fernanda tem 14 anos de experiência no paradesporto. Tem formação técnica em natação paralímpica pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e atua como professora de natação do Grêmio Náutico União. Também é diretora esportiva e coordenadora do projeto Natação Paralímpica da Associação Esporte+.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

Live: 29 de abril, quinta-feira, às 18h
Convidada: Fernanda Michaelsen (CREF 005756-G/RS)
Tema: Paradesporto e atividades adaptadas


lives instagram



CREF2/RS promove live sobre tênis e beach tennis
Postado em 20/04/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira, dia 22 de abril, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. O Conselho receberá Aurélio Mello (CREF 005443-P/RS) para falar sobre o tema “Momento atual do tênis e do beach tennis”. A transmissão vai iniciar às 18h.

Proprietário da Academia A. Mello Tênis desde 1984, Aurélio foi diretor da Federação Gaúcha de Tênis, delegado do Rio Grande do Sul na Copa das Federações de Tênis e delegado da Copa das Federações de Beach Tennis. Junto com o seu irmão Alexandre Mello, foi um dos precursores do beach tennis no Estado. Desde 1995, também é proprietário da A. Mello Eventos, realizando eventos de tênis, beach tennis e corrida.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação desta semana:

Live: 22 de abril, quinta-feira, às 18h
Convidada: Aurélio Mello (CREF 005443-P/RS)
Tema: Momento atual do tênis e do beach tennis


lives instagram



CREF2/RS promove live sobre exercício físico na recuperação da COVID-19
Postado em 14/04/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira, dia 15 de abril, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. O Conselho receberá Daniel Garlipp (CREF 006758-G/RS) para falar sobre o tema “Exercício físico na recuperação da COVID-19”. A transmissão vai iniciar às 18h.

Daniel é doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e atua como docente universitário na ULBRA. É coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da instituição desta mesma instituição de ensino e tem experiência nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento humano, aptidão física, saúde, performance, crianças e adolescentes, treinamento, fisiologia humana e do exercício.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação desta semana:

Live: 15 de abril, quinta-feira, às 18h
Convidada: Daniel Garlipp (CREF 006758-G/RS)
Tema: Exercício físico na recuperação da COVID-19


lives instagram



CREF2/RS promove live sobre exercício físico e diabetes
Postado em 08/04/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 9 de abril, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. O Conselho receberá Daniela Fussieger (CREF 003533-G/RS) para falar sobre o tema “Diabetes e exercício”. A transmissão vai iniciar às 19h30min.

Especialista em Fisiologia do Exercício, Daniela é personal trainer para grupos de risco. Atua ainda como instrutora de musculação da Bodytech há seis anos.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação desta semana:

Live: 9 de abril, sexta-feira, às 19h30min
Convidada: Daniela Fussieger (CREF 003533-G/RS)
Tema: Diabetes e exercício


lives instagram



CREF2/RS realiza live sobre Lei Estadual 15.603 e vacinação dos profissionais de Educação Física
Postado em 26/03/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 26 de março, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. O Conselho receberá Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Bruno Araújo (CREF 012860-G/RS) e Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) para falar sobre o tema “A Lei Estadual 15.603/2021 e a vacinação para profissionais de Educação Física”. A transmissão vai iniciar às 20h.

Sócio-diretor da G2 Sports e consultor de academias, Gamboa atualmente é 2º vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização. Desde o ano passado, também preside o Comitê Estadual da Educação Física do Rio Grande do Sul, órgão que conta com diversas entidades representativas da Educação Física do Estado.

Graduada em Educação Física pela UCS, Carla é pós-graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho e mestre em Reabilitação e Inclusão pelo IPA. É conselheira do CREF2/RS e presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul. Atualmente integra a Comissão de Orientação e Fiscalização e o Comitê Estadual da Educação Física do Rio Grande do Sul.

Graduado em Educação Física pela UFpel e pós-graduado em Reabilitação Cardíaca pela Universidade Gama Filho, Bruno é conselheiro do CREF2/RS e sócio-proprietário da Academia Moinho Fitness, em Pelotas.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação desta semana:

Live: 26 de março, sexta-feira, às 20h
Convidados: Alessandro Gamboa (CREF 01534-G/RS), Bruno Araújo (CREF 012860-G/RS) e Carla Pretto (CREF 006564-G/RS)
Tema: A Lei Estadual 15.603/2021 e a vacinação para profissionais de Educação Física


lives instagram



CREF2/RS realiza live sobre PL 144/2020 e protocolos para Educação Física
Postado em 18/03/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 19 de março, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. O Conselho receberá Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), para falar sobre o tema “O PL 144/2020 e os protocolos de funcionamento para Educação Física”. A transmissão vai iniciar às 18h.

Sócio-diretor da G2 Sports e consultor de academias, Gamboa atualmente é 2º vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização. Desde o ano passado, também preside o Comitê Estadual da Educação Física do Rio Grande do Sul, órgão que conta com diversas entidades representativas da Educação Física do Estado.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação desta semana:

Live: 19 de março, sexta-feira, às 18h
Convidado: Alessandro Gamboa (CREF 01534-G/RS)
Tema: O PL 144/2020 e os protocolos de funcionamento para Educação Física


lives instagram



Live desta sexta-feira aborda alternativas online para Educação Física na pandemia
Postado em 11/03/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 12 de março, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives semanais pelo Instagram. O Conselho receberá Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS), para falar sobre o tema “Alternativas online para a Educação Física em momentos de pandemia”. A transmissão vai iniciar às 17h.

Mestre e mentor no mercado fitness há 25 anos, Greco ajuda personal trainers e academias a aumentar os seus clientes através de vendas pelas mídias sociais, lançamentos online de produtos digitais e serviços híbridos. É palestrante internacional de temas relacionados às novas estratégias de negócios na Internet.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação desta semana:

Live: 12 de março, sexta-feira, às 17h
Convidado: Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS)
Tema: Alternativas online para a Educação Física em momentos de pandemia


lives instagram



CREF2/RS realiza mais uma live pelo Instagram nesta sexta-feira
Postado em 02/03/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 5 de março, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. Desta vez, o Conselho receberá Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), para falar sobre o tema “A atuação do CREF2/RS e o contexto atual da pandemia”. A transmissão vai iniciar às 17h.

Sócio-diretor da G2 Sports e consultor de academias, Gamboa atualmente é 2º vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização. Desde o ano passado, também preside o Comitê Estadual da Educação Física do Rio Grande do Sul, órgão que conta com diversas entidades representativas da Educação Física do Estado.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação desta semana:

Live: 5 de março, sexta-feira, às 17h
Convidado: Alessandro Gamboa (CREF 01534-G/RS)
Tema: A atuação do CREF2/RS e o contexto atual da pandemia


Lives Instagram



CREF2/RS realiza mais uma live pelo Instagram nesta sexta-feira
Postado em 25/02/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. O Conselho receberá o profissional Orlei Júnior (CREF 003579-G/RS), para falar sobre o tema “Escalada, montanhismo e a atuação do profissional de Educação Física”. A transmissão vai iniciar às 17h.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação desta semana:

26 de fevereiro, sexta-feira, às 17h
Orlei Júnior (CREF 003579-G/RS)
Escalada, montanhismo e a atuação do profissional de Educação Física


lives instagram



CREF2/RS promove mais uma live nesta quinta-feira
Postado em 17/02/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira, dia 18 de fevereiro, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. O Conselho receberá a fisioterapeuta Andréia Kisner (CREFITO 31185), para falar sobre o tema “saúde da fáscia e liberdade de movimento”. A transmissão vai iniciar às 17h.

Graduado em Fisioterapia pela Feevale em 1999, Andréia atua há mais de 19 anos na área do tratamento da dor e da reestruturação postural, tendo realizado mais de 30 mil atendimentos. Hoje é diretora do Instituto Actiuni de Aprendizagem Integrativa e do ActiVie - Núcleo de Saúde e Bem Estar. Possui formação em Liberação Miofascial, em Pilates, em Microfisioterapia e em Body Reading, com certificação internacional em Trilhos Anatômicos.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação desta semana:

18 de fevereiro, quinta-feira, às 17h
Andréia Kisner (CREFITO 31185)
Saúde da fáscia e liberdade de movimento


lives instagram



CREF2/RS promove mais uma live pelo Instagram nesta quinta-feira
Postado em 10/02/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nesta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, às suas lives pelo Instagram. O Conselho receberá Otávio Frasca (CREF 014705-G/RS), para falar sobre kitesurf. A transmissão vai iniciar às 17h.

Graduado em Educação Física pela UFRGS, Frasca tem especialização em Fisiologia do Exercício pela mesma universidade e é habilitado no curso de técnicas de salvamento e socorros de urgência no meio aquático pela Escola de Bombeiros do Rio Grande do Sul. É instrutor autorizado pela Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) e proprietário da Kitesurf Adventure, empresa que atua com ensino, viagens e vendas de equipamentos relacionados à modalidade desde 2008.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação desta semana:

11 de fevereiro, quinta-feira, às 17h
Otávio Frasca (CREF 014705-G/RS)
Kitesurf


lives instagram



CREF2/RS promove mais uma live pelo Instagram na próxima quinta-feira
Postado em 01/02/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives na próxima quinta-feira, dia 4 de fevereiro, às 19h, pelo Instagram. Nesta data, o Conselho receberá Fausto Ariel Amato (CREF 008533-G/RS), que irá abordar o tema “ Alta intensidade em treinos”.

Osteopata D.O. pelo Instituto Brasileiro de Osteopatia (IBO), Fausto certificou-se em Pilates Clássico pela Power Pilates New York em 2006, sendo que estuda a técnica e suas variações há mais de 10 anos. Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pelo IPA, licenciado em Gyrotonic e em Treinamento Físico Funcional. CrossFit Level 2 Trainer (CF-L2), com as seguintes credenciais: Scaling Course Portuguese Certificate, Judge 2018 Course Certificate, Kettlebell Course Certificate, Lesson Planning Course Certificate, Running Course Certificate..

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

4 de fevereiro, quinta-feira, às 19h
Fausto Ariel Amato (CREF 008533-G/RS)
Alta intensidade em treinos


Lives Instagram



CREF2/RS promove mais uma live pelo Instagram na próxima terça-feira
Postado em 22/01/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives na próxima terça-feira, dia 26 de janeiro, às 17h, pelo Instagram. Nesta data, o Conselho receberá Fábio Minghelli (CREF 006157-G/RS), que irá abordar o tema “Movimento para sobrevivência na crise”.

Fábio tem formação em Educação Física, licenciatura plena, pela UFRGS, sendo especialista em treinamento desportivo pela Universidade Estadual de Londrina 2004, treinador de natação de 2003 até 2014, professor de treinamento funcional de 2014 até hoje, e é empresário no ramo, atuando como proprietário da Joy Centro de Treinamento.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

26 de dezembro, terça-feira, às 17h
Fábio Minghelli (CREF 006157-G/RS)
Movimento para sobrevivência na crise


Lives Instagram



CREF2/RS promove mais uma live pelo Instagram
Postado em 15/01/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, 19 de janeiro, às 19h, o Conselho receberá Cristiane Mota (CREF 065501-G/SP), que irá abordar o tema “Exercício físico adaptado”. Cristiane Mota é graduada em Educação Física pela USCS e Mestre em Ciências pela USP, também com especialização em Reabilitação. Atua na área de Reabilitação Física e como Preceptora de Residência Multiprofissional no Hospital das Clinicas da FMUSP há mais de 10 anos.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

19 de dezembro, terça-feira, às 19h
Cristiane Mota (CREF 065501-G/SP)
Exercício físico adaptado


Lives Instagram



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 11/12/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 15 de dezembro, o Conselho receberá Wilson “Fú-massa” Pereira (CREF 001588-G/RS), que irá abordar o tema “Consultoria fitness para condomínios”. Já na quinta-feira, dia 17 de dezembro, Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS) é quem vai estar online, para fazer a apresentação “Aulas coletivas: do presencial ao online”. As transmissões iniciarão às 17h.

Wilson, mais conhecido como Fú-massa, é graduado em Educação Física pelo IPA e pós-graduado em Medicina do Esporte e Administração de Empresas. É especialista em Biomecânica das Máquinas de Musculação e a atua como personal trainer e consultor técnico de equipamentos. É proprietário da Health Club Brasil, empresa especializada em aparelhos de ginástica e no aproveitamento de espaços para montar academias em casas e condomínios.

Viviane é graduada em Educação Física pelo IPA e pós-graduada em Ciências do Esporte pela UFRGS, também com formação na área de pilates pela STOTT. Atua como personal trainer e instrutora de aulas coletivas, como ginástica localizada, step, bodypump e GAP, em diversas academias de Porto Alegre, como Bodytech, Sal da Terra, Fórmula e Ineex.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

15 de dezembro, terça-feira, às 17h
Wilson “Fú-massa” Pereira (CREF 001588-G/RS)
Consultoria fitness para condomínios

17 de dezembro, quinta-feira, às 17h
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)
Aulas coletivas: do presencial ao online


lives instagram



Instagram do CREF2/RS promove mais duas lives
Postado em 04/12/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 8 de dezembro, o Conselho receberá Lisandra Dinech (CREF 006503-G/RS), do Espaço Motiva-Ação, que irá abordar o tema “Colônia de férias”. Já na quinta-feira, dia 10 de dezembro, Paulo Henrique Azevêdo (CREF 000280-G/DF) é quem vai estar online, para fazer a apresentação “Formação do gestor esportivo e oportunidades no mercado de trabalho”. As transmissões iniciarão às 17h.

Lisandra é graduada em Educação Física pela Unisinos e coordenadora da Equipe Motiva-Ação, empresa voltada à educação, ao esporte e ao lazer. Com sedes no Clube Caixeiros Viajantes e no Parque Esportivo da PUCRS, ambas em Porto Alegre, a Motiva-Ação presta os serviços de colônia de férias, personal kids e atividades no turno inverso escolar, tanto online como presencial, para crianças entre 4 e 12 de anos de idade.

Paulo Henrique é graduado em Educação Física e em Estudos Sociais, com doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, onde atua como docente. Foi membro de Notório Saber Esportivo do Conselho de Educação Física, Esporte Lazer do Distrito Federal e avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação. Tem experiência na área da gestão do esporte, gestão da carreira profissional e formação acadêmica. Idealizou e coordena o site GESPORTE.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

8 de dezembro, terça-feira, às 17h
Lisandra Dinech (CREF 006503-G/RS)
Colônia de férias

10 de dezembro, quinta-feira, às 17h
Paulo Henrique Azevêdo (CREF 000280-G/DF)
Formação do gestor esportivo e oportunidades no mercado de trabalho


Instagram lives



CREF2/RS realiza mais duas lives pelo Instagram
Postado em 27/11/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 1º de dezembro, o Conselho receberá Daiane Peron (CREF 025207-G/RS), que irá abordar o tema “Minha trajetória na esgrima”. Já na quinta-feira, dia 3 de dezembro, Luciano Barakat (CREF 002307-G/RS) é quem vai estar online, para fazer a apresentação “Ginástica localizada: aula ou treinamento?”. As transmissões iniciarão às 17h.

Daiane é graduada em Educação Física e mestre em Biociências e Reabilitação pelo Centro Universitário Metodista – IPA. Ex-atleta da Seleção Brasileira de Esgrima Paralímpica, foi octa campeã brasileira e medalhista de bronze no Jogos Parapanamericanos de 2011. Atualmente é professora de Esgrima convencional e adaptada, do Grêmio Náutico União. Também ministra cursos e palestra sobre a modalidade.

Luciano é graduado em Educação Física pelo IPA e especialista em Treinamento Desportivo e em Ginástica Localizada. Com mais de 30 anos de experiência no segmento fitness, foi coordenador geral da Convenção Brasil e coordenador técnico de academias em Porto Alegre e São Leopoldo. Atualmente, é personal trainer e ministra cursos de atualização para profissionais de Educação Física. É também criador do SURFFIT Training Board, equipamento multifuncional para o treinamento físico de surf.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

1º de dezembro, terça-feira, às 17h
Daiane Peron (CREF 025207-G/RS)
Minha trajetória na esgrima

3 de dezembro, quinta-feira, às 17h
Luciano Barakat (CREF 002307-G/RS)
Ginástica localizada: aula ou treinamento?


Lives instagram



Palestras do CongregaCREF 2020 estão disponíveis no Youtube
Postado em 25/11/2020
Fonte: CREF2/RS

As palestras realizadas durante o CongregaCREF – VI Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, no último dia 21 de novembro, estão disponíveis no Youtube do CREF2/RS.

O evento, transmitido de maneira online, contou com as apresentações "Direito Desportivo e Educação Física", com Mariju Maciel (OAB 58335-RS); "Exercício Físico na Terceira Idade", com André Fernandes (CREF 000013-G/RJ); "Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais", com Fellipe Mattos (OAB 70475-PR) e "Marketing Digital", com Junior Crocco.


CongregaCREF 2020



CREF2/RS promove mais três lives pelo Instagram
Postado em 20/11/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 24 de novembro, o Conselho receberá Jennifer Casagrande (CREF 019428-G/RS), que irá abordar o tema “Educação Física e jornalismo: contribuições à área da saúde e do bem-estar”. Já na quarta-feira, dia 25 de novembro, Rodrigo Ferrari (CREF 008845-G/RS) é quem vai estar online, para fazer a apresentação “Metodologia de treinamento e capacitação de profissionais no futebol”.

Por fim, na quinta-feira, dia 26 de novembro, Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) é quem estará presente, para a live "75 anos de APEF-RS". As transmissões iniciarão às 17h30, no primeiro dia; e às 17h, nos últimos dois.

Graduada em Educação Física pela UCS e em Jornalismo pela ESPM, Jennifer tem especialização em treinamento de natação e fitness, com cursos feitos na Austrália. Já atuou como professora de natação para bebês, crianças e adultos e ministrou aulas de hidroginástica e musculação. Hoje é personal trainer. No jornalismo, o seu último emprego foi como repórter, apresentadora e diretora na Band TV. Sempre teve como objetivo aliar comunicação, saúde e bem-estar.

Já Rodrigo é graduado em Educação Física pela Unisinos, pós-graduado em Futebol pela Universidade Gama Filho e licenciado pela CBF/Conmebol. Atualmente, é coordenador de futebol na Next Academy RS, que prepara jovens atletas para jogar fora do país. Já atuou como auxiliar técnico do Oeste e do Novo Hamburgo e como treinador do Passo Fundo e do Guarany de Bagé, entre outros clubes. Entre 2014 e 2015, foi técnico do Al Kholood, na Arábia Saudita, conquistando um título por lá.

Graduada em Educação Física pelo IPA e pós-graduada em Treinamento Desportivo e em Cinesiologia, Luciane foi coordenadora das academias Bodytech e INEXX. Atualmente, é coordenadora técnica da Sogipa e presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF-RS), desde 2015. Também integra a Diretoria e a Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

24 de novembro, terça-feira, às 17h30
Jennifer Casagrande (CREF 019428-G/RS)
Educação Física e jornalismo: contribuições à área da saúde e do bem-estar

25 de novembro, quarta-feira, às 17h
Rodrigo Ferrari (CREF 008845-G/RS)
Metodologia de treinamento e capacitação de profissionais no futebol

26 de novembro, quinta-feira, às 17h
Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS)
75 anos de APEF-RS


lives instagram



CongregaCREF 2020 ocorre neste sábado de forma online e gratuita
Postado em 20/11/2020
Fonte: CREF2/RS

Neste ano de pandemia, a sexta edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física será neste sábado, dia 21 de novembro, em formato totalmente virtual. O evento, que tem o intuito de proporcionar a integração e o aperfeiçoamento dos registrados e dos acadêmicos do curso de Educação Física, contará com quatro diferentes palestras, levando ao público a vivência do conhecimento em diferentes áreas de interesse da profissão.

A transmissão ocorrerá de forma gratuita pelo Facebook e pelo Youtube do CREF2/RS.

Confira a programação:

9h – abertura (manhã)
9h15min – Direito Desportivo e Educação Física, com Mariju Maciel (OAB 58335-RS)
10h30min – Exercício Físico na Terceira Idade, com André Fernandes (CREF 000013-G/RJ)
11h30min – intervalo
14h – abertura (tarde)
14h15min – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, com Fellipe Mattos (OAB 70475-PR)
15h30min – Marketing Digital, com Junior Crocco
16h30min – encerramento

Conheça os palestrantes:

Mariju Maciel – Graduada em Direito com pós-graduação em Direito Desportivo Trabalhista, Mariju atua junto aos Foros Trabalhista, Cível e da Justiça Desportiva. É ex-auditora do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Futebol, diretora jurídica da Federação Riograndense de Ginástica e sócia-fundadora do Instituto de Direito Desportivo do Rio Grande do Sul.

André Fernandes – Doutor em Ciência do Desporto pela UTAD/Portugal, André é vice-presidente do CREF1/RJ. Atua como personal trainer, mentor de carreiras e consultor digital e presencial. É diretor da Body Club – Fitness Solutions e do LABBS – Laboratório de Biociências Body Science. André ainda é autor de livros sobre a área, coordenador do curso de Educação Física da Estácio Petrópolis/RJ e palestrante de eventos nacionais e internacionais.

Fellipe Mattos – Formado em Direito com pós-graduação em Seguros, Fellipe possui dez anos de experiência na área da gestão da negócios. Atua no segmento da indústria, do comércio, do varejo e do fitness. É sócio-fundador da rede de academias Crossfit High Pulse, no Paraná, e investidor-anjo em empresas de diversos segmentos.

Junior Crocco – Empresário estrategista em Marketing e Negócios Digitais, Junior é pós-graduado em Administração, mentor e investidor de startups, produtos e projetos digitais. Com 20 anos de experiência no setor fitness, é fundador da FitnessDigital e co-fundador da AgenciaJo.in e da Vertical Digital, empresas que atuam no segmento do marketing digital, de pequenas e médias empresas que buscam posicionamento e vendas online.

CongregaCREF 2020 – VI Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sábado, dia 21 de novembro de 2020
Horário: das 9h às 16h30min
Evento virtual e gratuito
Transmissão pelo Facebook e pelo Youtube do CREF2/RS
Mais informações em: www.congregacref.com.br


CongregaCREF



Conversando com o CREF2/RS de Santa Maria e Uruguaiana ocorre nesta quinta-feira
Postado em 19/11/2020
Fonte: CREF2/RS

Em 2020, o Conselho está realizando uma série de encontros com os profissionais de Educação Física, de maneira online. O evento “Conversando com o CREF2/RS” conta com a participação dos integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo CREF2/RS durante a pandemia.

A sétima e última edição da atividade vai ocorrer nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, e será dedicada àqueles que atuam em Santa Maria e Uruguaiana, assim como aos profissionais das demais cidades destas regiões. O evento iniciará às 20h, pelo Instagram do CREF2/RS.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). As edições passadas do “Conversando com o CREF2/RS” estão todas gravadas no IGTV do Instagram.

Conversando com o CREF2/RS – Santa Maria e Uruguaiana
19 de novembro, quinta-feira, às 20h
Com a participação dos integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS

Cidades contempladas:

Região Santa Maria: Agudo, Cacequi, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Itacurubi, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata Nova, Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Unistalda e Vila Nova do Sul.

Região Uruguaiana: Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambara, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana.


conversando com o cref santa maria uruguaiana



CongregaCREF 2020 divulga cronograma e apresenta palestrantes
Postado em 16/11/2020
Fonte: CREF2/RS

Neste ano de pandemia, a sexta edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física será realizada no próximo sábado, dia 21 de novembro, em formato totalmente virtual. O já tradicional evento, que tem o intuito de proporcionar a integração e o aperfeiçoamento dos registrados e dos acadêmicos do curso de Educação Física, contará com quatro diferentes palestras, levando ao público a vivência do conhecimento em diferentes áreas de interesse da profissão.

De forma gratuita, a transmissão ocorrerá pelo Facebook e pelo Youtube do CREF2/RS.

Confira a programação:

9h – abertura (manhã)
9h15min – Direito Desportivo e Educação Física, com Mariju Maciel (OAB 58335-RS)
10h30min – Exercício Físico na Terceira Idade, com André Fernandes (CREF 000013-G/RJ)
11h30min – intervalo
14h – abertura (tarde)
14h15min – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, com Fellipe Mattos (OAB 70475-PR)
15h30min – Marketing Digital, com Junior Crocco
16h30min – encerramento

Conheça os palestrantes:

Mariju Maciel – Graduada em Direito com pós-graduação em Direito Desportivo Trabalhista, Mariju atua junto aos Foros Trabalhista, Cível e da Justiça Desportiva. É ex-auditora do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Futebol, diretora jurídica da Federação Riograndense de Ginástica e sócia-fundadora do Instituto de Direito Desportivo do Rio Grande do Sul.

André Fernandes – Doutor em Ciência do Desporto pela UTAD/Portugal, André é vice-presidente do CREF1/RJ. Atua como personal trainer, mentor de carreiras e consultor digital e presencial. É diretor da Body Club – Fitness Solutions e do LABBS – Laboratório de Biociências Body Science. André ainda é autor de livros sobre a área, coordenador do curso de Educação Física da Estácio Petrópolis/RJ e palestrante de eventos nacionais e internacionais.

Fellipe Mattos – Formado em Direito com pós-graduação em Seguros, Fellipe possui dez anos de experiência na área da gestão da negócios. Atua no segmento da indústria, do comércio, do varejo e do fitness. É sócio-fundador da rede de academias Crossfit High Pulse, no Paraná, e investidor-anjo em empresas de diversos segmentos.

Junior Crocco – Empresário estrategista em Marketing e Negócios Digitais, Junior é pós-graduado em Administração, mentor e investidor de startups, produtos e projetos digitais. Com 20 anos de experiência no setor fitness, é fundador da FitnessDigital e co-fundador da AgenciaJo.in e da Vertical Digital, empresas que atuam no segmento do marketing digital, de pequenas e médias empresas que buscam posicionamento e vendas online.

CongregaCREF 2020 – VI Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sábado, dia 21 de novembro de 2020
Horário: das 9h às 16h30min
Evento virtual e gratuito
Transmissão pelo Facebook e pelo Youtube do CREF2/RS
Mais informações em: www.congregacref.com.br


congregacref



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 13/11/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 17 de novembro, o Conselho receberá Andréa Fontoura (CREF 001075-G/RS), que irá abordar o tema “Exercício físico e gestação”. Já na quarta-feira, dia 18 de novembro, Isabel Rossato (CREF 003235-G/RS) é quem vai estar online, para fazer a apresentação “Profissional de Educação Física na Oncologia Pediátrica”. As transmissões iniciarão às 17h.

Doutora em Ciência do Movimento Humano pela UFRGS, Andréa é docente do curso de Educação Física da Faculdade Sogipa e personal trainer. É liderança na coordenadora técnica e headmind do Programa de Exercícios para Gestante da academia INEEX, em Porto Alegre. Também atua na área da maternidade, como Educadora Perinatal (International Childbirth Education Asscociation) e como doula de parto e pós-parto (Dona International), ministrando consultoria e cursos para gestantes. É ainda autora do “Guia Prático de Avaliação Física”.

Graduada em Educação Física pela UFRGS, Isabel é especialista em Psicomotricidade e em Transtornos do Desenvolvimento na Infância e na Adolescência. Atua no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na Unidade de Oncologia Pediátrica.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

17 de novembro, terça-feira, às 17h
Andréa Fontoura (CREF 001075-G/RS)
Exercício físico e gestação

18 de novembro, quarta-feira, às 17h
Isabel Rossato (CREF 003235-G/RS)
Profissional de Educação Física na Oncologia Pediátrica


Lives instagram



Conversando com o CREF2/RS de Santa Maria e Uruguaiana ocorre na próxima quinta-feira
Postado em 12/11/2020
Fonte: CREF2/RS

Em 2020, o Conselho está realizando uma série de encontros com os profissionais de Educação Física, de maneira online. O evento “Conversando com o CREF2/RS” conta com a participação dos integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo CREF2/RS durante a pandemia.

A sétima e última edição da atividade vai ocorrer na próxima quinta-feira, dia 19 de novembro, e será dedicada àqueles que atuam em Santa Maria e Uruguaiana, assim como aos profissionais das demais cidades destas regiões. O evento iniciará às 20h, pelo Instagram do CREF2/RS.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). As edições passadas do “Conversando com o CREF2/RS” estão todas gravadas no IGTV do Instagram.

Conversando com o CREF2/RS – Santa Maria e Uruguaiana
19 de novembro, quinta-feira, às 20h
Com a participação dos integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS

Cidades contempladas:

Região Santa Maria: Agudo, Cacequi, Capão do Cipó, Dilermando de Aguiar, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Itacurubi, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata Nova, Esperança do Sul, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Seca, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi, Unistalda e Vila Nova do Sul.

Região Uruguaiana: Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambara, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana.


Conversando com o CREF2 RS



CongregaCREF 2020 ocorre de maneira online no dia 21 de novembro
Postado em 09/11/2020
Fonte: CREF2/RS

Neste ano de pandemia, a sexta edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física será realizada no sábado, dia 21 de novembro, em formato totalmente virtual. O já tradicional evento, que tem o intuito de proporcionar a integração e o aperfeiçoamento dos registrados e dos acadêmicos do curso de Educação Física, contará com quatro diferentes palestras, levando ao público a vivência do conhecimento em diferentes áreas de interesse da profissão.

A transmissão ocorrerá pelo Facebook e pelo Youtube do CREF2/RS. Não deixe de curtir e de seguir as páginas, para receber as notificações sobre o início do evento.

Das 9h às 16h30, a atividade vai contar com a apresentação "Direito Desportivo e Educação Física", que será feita por Mariju Maciel (OAB 58335-RS). Ela é auditora do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Futebol, diretora jurídica da Federação Riograndense de Ginástica e sócia-fundadora do Instituto de Direito Desportivo do Rio Grande do Sul.

Na sequência, a palestra "Exercício Físico na Terceira Idade" vai ser ministrada por André Fernandes (CREF 000013-G/RJ). Ele é Doutor em Ciência do Desporto pela UTAD/Portugal, atual vice-presidente do CREF1/RJ, atuando como personal trainer, mentor de carreiras e consultor digital e presencial.

Fellipe Mattos (OAB 70475-PR), na parte da tarde, explicará a "Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais". Mattos atua no segmento da indústria, do comércio, do varejo e do fitness. É sócio-fundador da rede de academias Crossfit High Pulse, no Paraná, e investidor-anjo em empresas de diversos segmentos.

Por fim, Junior Crocco vai ministrar a palestra "Marketing Digital". Com 20 anos de experiência no setor fitness, Crocco é fundador da FitnessDigital e co-fundador da AgenciaJo.in e da Vertical Digital, empresas que atuam no segmento do marketing digital, de pequenas e médias empresas que buscam posicionamento e vendas online.

CongregaCREF 2020 – VI Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sábado, dia 21 de novembro de 2020
Horário: das 9h às 16h30
Evento virtual e gratuito
Transmissão pelo Facebook e pelo Youtube do CREF2/RS
Mais informações em: www.congregacref.com.br


CongregaCREF



CREF2/RS realiza mais duas lives pelo Instagram
Postado em 06/11/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 10 de novembro, o Conselho vai receber Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), que irá abordar o tema “Protocolos de segurança nas academias”. Já na sexta-feira, dia 13 de novembro, o Conselho contará com a presença de Paula Finatto (CREF 018947-G/RS), para fazer a apresentação “Atualização em Core Training e Treinamento Funcional”. As transmissões iniciarão às 16h30 e às 17h, respectivamente.

Graduada em Educação Física pela UCS, Carla é pós-graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho e mestre em Reabilitação e Inclusão pelo IPA. É conselheira do CREF2/RS, desde 2018, e presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul. Atualmente integra a Comissão de Orientação e Fiscalização e o Comitê Estadual da Educação Física do Rio Grande do Sul.

Já Paula é doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, com parte da titulação realizada na California State University, nos Estados Unidos. É especialista no método Pilates e co-autora do livro “Mat Pilates: Da Prática à Cinesiologia Aplicada”. Integrou o Grupo de Pesquisa Locomotion, o Grupo de Pesquisa em Atividades Aquáticas e Terrestres e o Grupo GPCine, todos vinculados à UFRGS e com trabalhos relacionados às variáveis neuromusculares e cardiorrespiratórias durante a prática do método Pilates. É uma das autoras do Guideline da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos sobre Core Trianing, que será publicado em janeiro de 2021. Atualmente atua como personal trainer e instrutora de Pilates.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

10 de novembro, terça-feira, às 16h30
Carla Pretto (CREF 006564-G/RS)
Protocolos de segurança nas academias

13 de novembro, sexta-feira, às 17h
Paula Finatto (CREF 018947-G/RS)
Atualização em Core Training e Treinamento Funcional


lives instagram



Conversando com o CREF2/RS de Bagé, Cachoeira do Sul e Pelotas ocorre nesta quinta-feira
Postado em 05/11/2020
Fonte: CREF2/RS

Em 2020, o Conselho está realizando uma série de encontros com os profissionais de Educação Física, de maneira online. O evento “Conversando com o CREF2/RS” conta com a participação dos integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo CREF2/RS durante a pandemia.

A sexta edição da atividade vai ocorrer nesta quinta-feira, dia 5 de novembro, e será dedicada àqueles que atuam em Bagé, Cachoeira do Sul e Pelotas, assim como aos profissionais das demais cidades destas regiões. O evento iniciará às 20h, pelo Instagram do CREF2/RS.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). As edições passadas do “Conversando com o CREF2/RS” estão todas gravadas no IGTV do Instagram.

Conversando com o CREF2/RS – Bagé, Cachoeira do Sul e Pelotas
5 de novembro, quinta-feira, às 20h
Com a participação dos integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS

Cidades contempladas:

Região Bagé: Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.

Região Cachoeira do Sul: Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.

Região Pelotas: Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.


conversando com o cref bagé pelotas cachoeira do sul



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 30/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 3 de novembro, o Conselho vai receber Thiago Cardoso (CREF 013672-G/RS), que irá abordar o tema “Primeiros socorros na Educação Física”. Já na quinta-feira, dia 5 de novembro, o Conselho contará com a presença de Wagner Xavier (CREF 070416-G/SP), para fazer a apresentação “A importância da formação em Educação Física nas artes marciais”. As transmissões iniciarão às 17h, nos dois dias.

Thiago é graduado em Educação Física, doutor em Saúde da Criança/Pediatria e docente dos cursos de Educação Física e Fisioterapia do Centro Universitário Cenesista de Osório. É pesquisador nas áreas de pneumologia, saúde pública e treinamento físico. Ministra cursos e palestras sobre treinamento físico, Educação em Saúde, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e prevenção e combate a incêndios. Atua também como instrutor nos cursos de Resgate ao Trauma e Busca e Resgate em Áreas Remotas da AVSR SOS TRAUMA.

Já Wagner é graduado em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício, Musculação e Condicionamento Físico e Nutrição Esportiva. Atua como personal trainer, preparador físico, coach esportivo e palestrante em cursos sobre preparação física de lutadores e fisiologia. É faixa preta e ex-atleta da Seleção Brasileira de Karatê, representando o país em quatro campeonatos mundiais e nove sul-americanos. Participou de campeonato brasileiros por mais de 10 anos e foi vencedor de inúmeros desafios nacionais e internacionais.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

3 de novembro, terça-feira, às 17h
Thiago Cardoso (CREF 013672-G/RS)
Primeiros socorros na Educação Física

5 de novembro, quinta-feira, às 17h
Wagner Xavier (CREF 070416-G/SP)
A importância da formação em Educação Física nas artes marciais


lives instagram



Conselho realiza mais uma edição do Conversando com o CREF2/RS na próxima semana
Postado em 28/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O Conselho está realizando uma série de encontros, de maneira online, com os profissionais de Educação Física. O evento “Conversando com o CREF2/RS” conta com a participação dos integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo CREF2/RS durante a pandemia.

A sexta edição desta atividade vai ocorrer no dia 5 de novembro e será dedicada àqueles que atuam em Bagé, Cachoeira do Sul e Pelotas, assim como aos profissionais das demais cidades destas regiões. O evento iniciará às 20h, pelo Instagram do CREF2/RS.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). As edições passadas do “Conversando com o CREF2/RS” estão todas gravadas no IGTV do Instagram.

Conversando com o CREF2/RS – Bagé, Cachoeira do Sul e Pelotas
5 de novembro, quinta-feira, às 20h
Com a participação dos integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS

Cidades contempladas:

Região Bagé: Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.

Região Cachoeira do Sul: Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.

Região Pelotas: Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.


conversando com o cref bagé pelotas cachoeira do sul



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 21/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 27 de outubro, às 18h, o Conselho vai receber José Rubens D'Elia (CREF 017276-G/SP), que irá abordar o tema "Educação Física e alta performance no treinamento de pilotos de automobilismo e atletas olímpicos".

Já na quinta-feira, dia 29 de outubro, o Conselho receberá Gilson Bornes (CREF 003100-G/RS), para debater "Protocolos de segurança nas academias". A transmissão começará às 17h.

José Rubens D'Elia possui formação em Educação Física e Administração de Empresas, e é pós-graduado em Fisiologia e Psicologia do Esporte e Administração Esportiva. Coach de alta performance, atua como treinador de pilotos desde 1990, e também com atletas diversos, sendo que treinou equipes e atletas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, Seul, Barcelona, Sydney, Atenas e Pequim. É fundador da Pilotech by D'Elia, um Centro de Performance de Pilotos, e autor do método psicofísico. Referência em esporte, fitness e bem-estar, possui livros publicados na área, é ainda criador e professor do Projeto de Ciclismo da USP e também comunicador, sendo que hoje atua na Rede Globo, SporTV e Rádio Eldorado.

Já Gilson Bornes possui formação em Educação Física e é pós-graduado em Medicina do Esporte pela UFRGS. Possui larga experiência na área fitness, atuando há mais de 30 anos em academias, clubes esportivos, clínicas e condomínios com aulas de ginástica coletiva e treinamento personalizado. Atualmente é Assessor Institucional do CREF2/RS, sendo responsável pela gestão de relacionamento do Conselho. Por meio de visitas regulares nos estabelecimentos que prestam serviço na área de atividades físicas, acompanha de perto os protocolos que estão sendo adotados pelas empresas da área neste momento de pandemia.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

27 de outubro, terça-feira, às 18h
José Rubens D'Elia (CREF 017276-G/SP)
"Educação Física e alta performance no treinamento de pilotos de automobilismo e atletas olímpicos"

29 de outubro, quinta-feira, às 17h
Gilson Bornes (CREF 003100-G/RS)
"Protocolos de segurança nas academias"


Lives



Vice-presidente do CREF2/RS visita o Parque Ramiro Souto
Postado em 20/10/2020
Fonte: CREF2/RS

Na manhã de hoje, 20 de outubro, o vice-presidente do CREF2/RS Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS) esteve no Parque Ramiro Souto, localizado dentro do Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Com a visita no local, que tradicionalmente reúne diversos usuários para a prática de atividades físicas, Giovanni observou, na prática, como estão sendo conduzidas aulas e atividades ao ar livre, principalmente em relação a ações para atendimento dos protocolos de segurança do COVID-19.

"As atividades aqui iniciam cedo, por isso viemos no primeiro horário da manhã, para ouvir os profissionais de Educação Física que atuam no parque. Percebi que os colegas estão respeitando todos os protocolos recomendados de prevenção do coronavírus, para que os alunos sejam atendidos com segurança e por profissionais devidamente habilitados", destacou o Vice-presidente. Na ocasião, ele encontrou o profissional João Reichert (CREF 017820-G/RS), que ministrava aulas no local, e conversou sobre a situação atual da Educação Física e demandas da categoria.


cref2rs



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 15/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 20 de outubro, às 17h, o Conselho vai receber Daniel Garlipp (CREF 006758-G/RS), que irá abordar o tema "Desafios na formação em Educação Física".

Já na quinta-feira, dia 22 de outubro, às 17h, o Conselho receberá Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS), para debater "As mazelas do esporte na atual conjuntura". A transmissão começará às 17h.

Graduado em Educação Física pela UFRGS, Daniel possui Especialização em Fisiologia do Exercício e Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento e desenvolvimento humano, aptidão física, saúde, performance, crianças e adolescentes, treinamento, fisiologia humana e do exercício. É professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil nos cursos de Educação Física e Medicina.

Carlos Cimino atualmente é conselheiro federal do CONFEF e presidente da Federação Gaúcha de Voleibol. Graduado em Educação Física pela UFRGS e pós-graduado em Gestão de Voleibol, foi professor da rede estadual de ensino, de 1978 a 1996, e árbitro internacional da FIVB, tanto de quadra como de praia. Já ministrou diversos cursos sobre a modalidade e integra a Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

20 de outubro, terça-feira, às 17h
Daniel Garlipp (CREF 006758-G/RS)
"Desafios na formação em Educação Física"

[atividade CANCELADA] 22 de outubro, quinta-feira, às 17h
Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)
"As mazelas do esporte na atual conjuntura"


Lives



Conselho realiza quinta edição do Conversando com o CREF2/RS na próxima semana
Postado em 14/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O Conselho está realizando uma série de encontros com os profissionais de Educação Física, de maneira online. O evento “Conversando com o CREF2/RS” conta com a participação dos integrantes da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo CREF2/RS durante a pandemia.

A quinta edição desta atividade vai ocorrer no próximo no dia 22 de outubro, e será dedicada àqueles que atuam em Cruz Alta, Ijuí, Palmeira das Missões, Santa Rosa e Santo Ângelo, assim como aos profissionais das demais cidades destas regiões. O evento iniciará às 20h, pelo Instagram do CREF2/RS.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). A programação completa do “Conversando com o CREF2/RS” está disponível neste link e as edições passadas estão todas gravadas no IGTV do Instagram.

Conversando com o CREF2/RS – Cruz Alta, Ijuí, Palmeira das Missões, Santa Rosa e Santo Ângelo
22 de outubro, quinta-feira, às 20h
Convidados: Alessandro Gamboa, Carlos de Andrade Castilhos e Samuel de Almeida

Cidades contempladas:

Região Santo Ângelo: Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama e Vitória das Missões.

Região Cruz Alta: Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach e Tupanciretã.

Região Ijuí: Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Campo Novo, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Crissiumal, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul e Sede Nova.

Região Santa Rosa: Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Paulo das Missões, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.

Palmeira das Missões: Alpestre, Ametista do Sul, Barra do Guarita, Barra Funda, Boa Vista das Missões, Bom Progresso, Braga Caiçara, Cerro Grande, Chapada, Constantina, Coronel Bicaco, Cristal do Sul, Derrubadas, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Erval Seco, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Gramado dos Loureiros, Iraí, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Miraguaí, Nova Boa Vista, Novo Barreiro, Novo Tiradentes, Novo Xingu, Palmeira das Missões, Palmitinho, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Planalto, Redentora, Rodeio Bonito, Ronda Alta, Rondinha, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Sarandi, Seberi, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Palmeiras, Três Passos, Trindade do Sul, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha.


Conversando com o CREF2



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 08/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, 13 de outubro, às 17h, o Conselho vai receber Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), que irá abordar o tema "Empreenda a partir de você".

Já na quinta-feira, dia 15 de outubro, às 17h, o Conselho receberá Valquíria de Lima (CREF 000089-G/SP), para um bate-papo sobre "Ginástica Laboral: do conhecimento científico à prática". A transmissão começará às 17h.

Valquíria é Doutora em Saúde Coletiva pela UNICAMP, Mestre em Ciências pela USP e Especialista em Ginástica Corretiva Postural, Fisiologia e Ergonomia. Ela é autora dos livros Ginástica Laboral: Atividade Física no Ambiente de Trabalho, Massagem no Ambiente Trabalho e Ginástica Laboral – Saúde do Trabalhador, e é sócia e diretora técnica da SUPPORTE Educação & Saúde no Trabalho. Também é Conselheira do CREF4/SP e atual Presidente da ABGL – Associação Brasileira de Ginástica Laboral.

Já Rony é profissional de Educação Física há 20 anos, com Pós-Graduação pela UFPR. Há 15 anos é CEO da Promove Saúde, empresa especializada em programas de promoção de saúde. Possui Certificação Internacional reconhecida pela ICF e ACSM em Welness & Health Coach. Conselheiro Regional do CREF9/PR, é também membro eleito do Conselho Deliberativo da ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida. Possui diversos livros publicados e atua como palestrante sobre estilo de vida, bem-estar e mudança de comportamento.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

13 de outubro, terça-feira, às 17h
Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR)
"Empreenda a partir de você"

15 de outubro, quinta-feira, às 17h
Valquíria de Lima (CREF 000089-G/SP)
"Ginástica Laboral: do conhecimento científico à prática"


Lives Instagram



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 01/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, 13 de outubro, às 17h, o Conselho vai receber Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), que irá abordar o tema "Empreenda a partir de você".

Já na quinta-feira, dia 15 de outubro, às 17h, o Conselho receberá Valquíria de Lima (CREF 000089-G/SP), para um bate-papo sobre "Ginástica Laboral: do conhecimento científico à prática". A transmissão começará às 17h.

Valquíria é Doutora em Saúde Coletiva pela FCM/UNICAMP, Mestre em Ciências FM/USP, Especialista em Ginástica Corretiva Postural, Fisiologia e Ergonomia. Ela é autora dos livros Ginástica laboral: Atividade Física no Ambiente de Trabalho, Massagem no ambiente Trabalho e Ginástica Laboral – Saúde do Trabalhador, é sócia diretora técnica da SUPPORTE Educação & Saúde no Trabalho. Também é Conselheira do CREF4/SP e atual Presidente da ABGL – Associação Brasileira de Ginástica Laboral.

Já Rony é profissional de Educação Física há 20 anos e Pós-Graduação pela UFPR, CEO da Promove Saúde há 13 anos, empresa especializada em programas de promoção de saúde, Welness & Health Coach, Certificação Internacional reconhecida pela ICF e ACSM – CEO CREF9/PR,Presidente da Comissão de Ética e da Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador e palestrante sobre Estilo de Vida, Bem-Estar e mudança de comportamento.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

13 de outubro, terça-feira, às 17h
Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR)
"Empreenda a partir de você"

15 de outubro, quinta-feira, às 17h
Valquíria de Lima (CREF 000089-G/SP)
"Ginástica Laboral: do conhecimento científico à prática"


Lives Instagram



CREF2/RS realiza evento inédito debatendo a Resolução 391 do CONFEF
Postado em 28/09/2020
Fonte: CREF2/RS

Na última quinta-feira, dia 24, a Comissão de Saúde do CREF2/RS promoveu o webinário “Profissional de Educação Física na Atuação Hospitalar - Fórum de Contextualização da Resolução CONFEF 391/2020”. De acordo com o apresentador e mediador Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), o evento ocorreu de forma inédita no Brasil, e contou com o apoio do Sistema CONFEF-CREFs. “Durante quase duas horas, centenas de profissionais assistiram online um debate aprofundado sobre a Resolução que legaliza a atuação do Profissional de Educação Física no contexto hospitalar, lembrando que o trabalho multiprofissional intra e extra hospitalar já acontece há décadas.

Agora, complementa Clery, se abre o campo para consolidar definitivamente a Educação Física na Saúde. Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que também mediou o webinário, ressaltou o importante avanço para o profissional representado pela Resolução, principalmente neste momento em que as doenças crônico-degenerativas, a exemplo da diabetes, câncer e doenças coronarianas, que vêm crescendo em proporções alarmantes. “O sedentarismo é normalmente um fator agravante e o exercício físico é um componente imprescindível no combate e tratamento destas doenças", afirma.

O webinário iniciou com a explanação de Francisco Pitanga (CREF 000108-G/BA), que versou sobre a “Apresentação e contextualização da Resolução 391 do CONFEF”. Pitanga explicou que o CONFEF já trabalhava em uma resolução de atendimento dos profissionais de Educação Física. “Todos protocolos de atendimento dos profissionais eram reconhecidos desde 1997, porém não conseguimos legitimar de forma concreta a atuação nessa área”. Naquele tempo, explica Pitanga, nossa ideia era trabalhar na confecção de uma resolução que tratasse dos protocolos de atendimento, considerando o SUS, a atenção básica, os hospitais públicos e privados, abrangendo também naquilo que o agente está mais acostumado a atuar, que são clubes, academias, clínicas, programas de condicionamento físico, além da possibilidade de montarem consultórios. Este trabalho, escrito em conjunto por 50 profissionais, resultou numa publicação editada ano passado, intitulado “Orientação para avaliação e prescrição de exercícios físicos direcionados para a saúde”, publicada pelo CREF4/SP.

Dando prosseguimento às exposições, Fábio José da Silva (CREF 008140-G/PR) se pronunciou sobre “O profissional de Educação Física na Saúde Pública – SUS”. "Falar sobre a atuação do profissional de Educação Física na atenção primária é muito gratificante porque quando eu tive o ingresso no SUS, em 2014, desconhecia a questão da atenção primária no SUS. Então eu destaquei alguns pontos importantes para referenciar os locais de atuação do primária”. Ele explicou que na atuação primária, que é o locus onde ele atua, estão as Unidades Básicas, o CAPS 2, o CAPS AD (álcool e outras drogas), o Caps Infanto Juvenil e nas Academias da Saúde. “Este é um polo muito importante de promoção da saúde e conhecimento e também não podia deixar de registar, os programas de residência, do qual fiz parte por um certo tempo, que uma forma de mostrar ao egressos da graduação essa visão ampliada do SUS.

Ângela Harthmann (CREF 008303-G/RS) falou sobre o tema “No hospital, onde o profissional de Educação Física pode atuar”. "Primeiramente, gostaria de assinalar para nós, que trabalhamos em hospital, que esta resolução é algo de grandioso. Ângela ressaltou que o trabalho no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional do Hospital de Clínicas já existe há 40 anos, e ele foi pensado e idealizado por uma professora de Educação Física da UFRGS, chamada Tereza Galvão. “Quando ele foi inaugurado, junto à Unidade Pediátrica como Serviço de Orientação Terapêutica, sendo algo extremante inovador àquela época, e pioneiro no Brasil, e no passar destes anos, apenas em 2005 temos promulgada a Lei das Brinquedotecas, que coloca obrigatório este instrumento onde haja internação pediátricas". A profissional afirma que existiam serviços de Educação Física apenas na Unidade Pediátrica e hoje se espalharam para outros 14 locais do Hospital,

Ângela explica que estes atendimentos se dão na internação psiquiátrica de adultos e adolescentes, na hemodiálise, transplante de medula óssea, ambulatório e cirurgia bariátrica, no ambulatório de Fibrose Cística e muitos outros locais diferentes. "As atividades realizadas têm como base a recreação, devido à importância desta proposta no ambiente hospitalar, seja para criança, seja para o adulto, pois isto tira um pouco da tensão do paciente, e que envolve o ambiente, melhorando qualidade da internação. Além disto, realizamos estímulo motor, com bebês, principalmente, e além disto, o exercício físico em si”

Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), trouxe o tema “O profissional de Educação Física no contexto hospitalar”. "Se analisarmos retrospectivamente, em uma equipe no contexto hospitalar falávamos nos referindo a médicos e enfermeiros. Hoje, podemos falar que todas as áreas da saúde estão contempladas em um hospital, em maior ou menor grau. E o que significa isto a partir da Resolução? É que estamos formando um profissional com perfiis diferentes, com outras competências e técnicas humanistas. E o ministrar este conhecimento ficava a critério do curso. A Resolução entra para modificar a grade curricular dos curso de Educação Física, abrindo possibilidade de cursos de especialização no âmbito hospitalar público ou privado."

Já Isabel Rossato (CREF 003235-G/RS) falou sobre “O papel de brincar nos cuidados paliativos com pacientes oncológicos”. Eu trabalho há 18 anos na Oncologia Pediátrica, e ao longo do tempo percebi a necessidade de buscar outros conhecimentos para dar conta do trabalho nesta unidade. Eu atuo basicamente com a ferramenta do brincar e com a preocupação de dar continuidade ao crescimento e desenvolvimento destes pacientes que se submetem a um tratamento prolongado". Isabel explicou que ao longo do tempo houve necessidade da busca de outros saberes, pois ela descobriu que as pessoas conversam mais sobre sua situação com aquelas em que elas criam maior vinculo, e por muitas vez os profissionais que trabalham com o brincar são as que criam laços com pacientes e suas famílias. “Então, fui buscar informação em outras áreas. Por exemplo, participo de cursos onde 90% do público são psicólogas".

Você pode assistir o webinário online e gratuito no Youtube e no Facebook do Conselho.


Webinário



Conselho realiza quarta edição do Conversando com o CREF2/RS na próxima quinta-feira
Postado em 25/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O Conselho está realizando uma série de encontros com os profissionais de Educação Física, de maneira online. O evento “Conversando com o CREF2/RS” conta com a participação dos integrantes do Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo CREF2/RS durante a pandemia.

A quarta edição desta atividade vai ocorrer na próxima quinta-feira, dia 1º de outubro, e será dedicada àqueles que atuam em Erechim, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Lajeado, assim como aos profissionais das demais cidades destas regiões. O evento iniciará às 20h, pelo Instagram do CREF2/RS.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). A programação completa do “Conversando com o CREF2/RS” está disponível neste link e as edições passadas estão todas gravadas no IGTV do Instagram.

Conversando com o CREF2/RS – Erechim, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Lajeado
1º de outubro, quinta-feira, às 20h
Convidados: Alessandro Gamboa, Carla Pretto e Samuel de Almeida

Cidades contempladas:

Região Erechim: Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Charrua, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Nonoai, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, Rio dos Índios, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios e Viadutos.

Região Passo Fundo: Água Santa, Almirante Tamandaré do Sul, Alto Alegre, André da Rocha, Arvorezinha, Barracão, Barros Cassal, Cacique, Doble, Camargo, Campos Borges, Capão Bonito do Sul, Carazinho, Casca, Caseiros, Ciríaco, Coqueiros do Sul, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Espumoso, Fontoura Xavier, Gentil, Ibiaçá, Ibiraiaras, Ibirapuitã, Itapuca, Lagoa dos Três Cantos, Lagoa Vermelha, Lagoão, Machadinho, Marau, Mato Castelhano, Maximiliano de Almeida, Montauri, Mormaço, Muliterno, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Paim Filho, Passo Fundo, Pontão, Sananduva, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio do Palma, Santo Antônio do Planalto, Santo Expedito do Sul, São Domingos do Sul, São João da Urtiga e São José do Ouro, Serafina Corrêa, Sertão, Soledade, Tapejara, Tapera, Tio Hugo, Tunas, Tupanci do Sul, Vanini, Victor Graeff, Vila Lângaro e Vila Maria.

Região Santa Cruz do Sul: Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Região Lajeado: Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca, Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, São Valentim do Sul, Sério, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Correa e Westfalia.


conversando com o cref passo fundo santa cruz o sul erechim



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 25/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 29 de setembro, Dudu Netto (CREF 002025-G/RJ) irá abordar o tema “A Educação Física no pós-pandemia”.

Já na quinta-feira, dia 1º de outubro, o Conselho vai receber Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT), para um bate-papo sobre “Personal trainer neste novo cenário: possíveis negócios e tendências”. As transmissões iniciarão às 17h e às 15h, respectivamente.

Pós-graduado em Ginástica de Academia e mestre em Motricidade Humana pela UCB-RJ, Dudu é diretor técnico da Bodytech Company, sendo responsável pelo planejamento estratégico, pelo desenvolvimento de processos e pela capacitação técnica de todos os profissionais que atuam nas academias da rede, em todo o Brasil. Tem mais de 20 anos de experiência como professor de ginástica localizada e como docente universitário. É palestrante internacional e autor de quatro livros sobre programas de fitness.

Graduado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro, Kovács é pós-graduado em Gerontologia e tem especialização em pilates e em treinamento funcional, pelas Escolas IHP e pelo Mentorship Samorai. Além de atuar como palestrante, é personal trainer desde 2007 e já trabalhou nas academias dos principais clubes de São Paulo.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

29 de setembro, terça-feira, às 17h
Dudu Netto (CREF 002025-G/RJ)
A Educação Física no pós-pandemia

1º de outubro, quinta-feira, às 15h
Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT)
Personal trainer neste novo cenário: possíveis negócios e tendências


lives Instagram



CREF2/RS realiza webinário sobre atuação no contexto hospitalar nesta quinta-feira
Postado em 22/09/2020
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Saúde do CREF2/RS vai realizar nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, o webinário “Profissional de Educação Física na Atuação Hospitalar - Fórum de Contextualização da Resolução 391 do CONFEF”. O evento, marcado para iniciar às 19h, ocorrerá de maneira online e gratuita, simultaneamente no Youtube e no Facebook do Conselho.

Com a apresentação e a mediação de Clery de Lima (CREF 000297-G/RS) e de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), integrantes da Comissão de Saúde, o evento contará com a participação de Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Ângela Harthmann (CREF 008303-G/RS), Fábio da Silva (CREF 008140-G/PR), Francisco Pitanga (CREF 000108-G/BA) e Isabel Rossato (CREF 003235-G/RS). Eles debaterão a Resolução CONFEF 391/2020, publicada recentemente pelo Conselho Federal e que define a atuação dos profissionais de Educação Física no contexto hospitalar.

Conheça os participantes:

Alexandre Lazzarotto – Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, integrou o GT de Exercício Físico do Ministério da Saúde, sendo um dos autores do livro “Recomendações para a Prática de Atividades Físicas para Pessoas Vivendo com HIV e Aids”. Atua com atividades de promoção à saúde na Reserva Nacional do Niassa, em Moçambique. No país africano, também é professor e orientador em Mestrado em Saúde Pública.

Ângela Harthmann – Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Faculdade de Medicina da UFRGS e professora universitária. Atualmente trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional, na internação pediátrica e residência multiprofissional.

Fábio da Silva – Especialista em Preceptoria no SUS e em Gestão de Pessoas, é mestre e doutorando em Educação pela UEL/PR. Atua no Sistema Único de Saúde - Atenção Básica, vinculado à Secretaria de Municipal de Saúde de Apucarana, no Paraná.

Francisco Pitanga – Doutor em Saúde Coletiva pela UFBA, é autor dos livros “Epidemiologia da Atividade Física”, “Exercício Físico e Saúde” e “Testes, Medidas e Avaliação em Educação Física e Esportes”. Também é conselheiro federal do CONFEF e presidente do Departamento de Educação Física da Sociedade Brasileira de Cardiologia da Bahia.

Isabel Rossato – Graduada em Educação Física pela UFRGS, é especialista em Psicomotricidade e em Transtornos do Desenvolvimento na Infância e na Adolescência. Atua no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na Unidade de Oncologia Pediátrica.

Webinário “Profissional de Educação Física na Atuação Hospitalar - Fórum de Contextualização da Resolução 391 do CONFEF”
Data: 24 de setembro, quinta-feira, a partir das 19h
Evento online e gratuito, transmitido ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook


webinário saúde atuação hospitalar hospital



Instagram do CREF2/RS realiza mais duas lives
Postado em 18/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 22 de setembro, Irineu Furtado (CREF 003767-G/SC) irá abordar o tema “Rumos da Educação Física no Brasil”.

Já na quinta-feira, dia 24 de setembro, o Conselho vai receber Henrique Miguel (CREF 073818-G/SP), para um bate-papo sobre “Treinamento de força com elásticos”. As transmissões iniciarão às 17h, nos dois dias.

Mestre em Educação Física pela UFSC, Irineu é professor da rede pública de Santa Catarina desde 1987. Já foi chefe da Divisão de Educação Física da Prefeitura de Lages, coordenador do curso de Educação Física da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e gerente do Complexo Esportivo do Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior. Desde 2015, é presidente do CREF3/SC.

Henrique é doutorando em Promoção da Saúde pela UNIFRAN, pesquisador e professor do curso de Educação Física da FEUC e da Unipinhal, ambas de São Paulo. É membro do grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício Aplicada à Saúde e ao Esporte da UNIFRAN e co-coordenador do Núcleo de Pesquisa em Educação Física e Esportes da FEUC. Atua também como palestrante em congressos nacionais e internacionais. É um dos autores do livro “Musculação: variáveis, princípios e métodos de treino para otimização da hipertrofia”.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

22 de setembro, terça-feira, às 17h
Irineu Furtado (CREF 003767-G/SC)
Rumos da Educação Física no Brasil

24 de setembro, quinta-feira, às 17h
Henrique Miguel (CREF 073818-G/SP)
Treinamento de força com elásticos


lives Instagram



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 11/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 15 de setembro, Igor Conterato (CREF 005276-G/RN) irá abordar o tema “Treinamento de força para idosos”.

Já na quinta-feira, dia 17 de setembro, o Conselho vai receber Almeris Armiliato (CREF 012440-G/SP), para um bate-papo sobre “Gestão de academias no mundo pós-COVID”. As transmissões iniciarão às 17h, nos dois dias.

Doutor em Saúde Pública pela USP, Igor é professor do curso de Educação Física da UNIFACS, na Bahia, e coordenador nacional do Programa de Pós-graduação em Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais do Instituto Valorize. É autor dos livros “Saúde do idoso: um olhar de profissionais de Educação Física” e “Condições de saúde de idosos brasileiros com 80 anos ou mais”, entre outros. Com diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, atua também como palestrante em seminários e congressos.

Graduado em Educação Física pela FEC do ABC, Almeris é pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas pela ESPM e em negócios pela Babson College – School of Business, dos Estados Unidos. É criador do método e do curso “Academia Rentável”, atende ainda personal trainers e já capacitou profissionais de diversos países, como Argentina, Uruguai, Chile, México, Portugal e Estados Unidos.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

15 de setembro, terça-feira, às 17h
Igor Conterato (CREF 005276-G/RN)
Treinamento de força para idosos

17 de setembro, quinta-feira, às 17h
Almeris Armiliato (CREF 012440-G/SP)
Gestão de academias no mundo pós-COVID


lives Instagram



Conselho realiza terceira edição do Conversando com o CREF2/RS na próxima quinta-feira
Postado em 10/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O Conselho está realizando uma série de encontros com os profissionais de Educação Física, de maneira online. O evento “Conversando com o CREF2/RS” conta com a participação dos integrantes do Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo CREF2/RS durante a pandemia.

A terceira edição desta atividade vai ocorrer na próxima quinta-feira, dia 17 de setembro, e será dedicada àqueles que atuam Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba e demais cidades próximas. O evento iniciará às 20h, pelo Instagram do CREF2/RS.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). A programação completa do “Conversando com o CREF2/RS” está disponível neste link.

Conversando com o CREF2/RS – Novo Hamburgo, Canoas e Guaíba
17 de setembro, quinta-feira, às 20h
Convidados: Alessandro Gamboa, Luciane Citadin e Samuel de Almeida

Cidades contempladas:

Região Canoas: Barão, Brochier, Canoas, Capela de Santana, Esteio, Harmonia, Maratá, Montenegro, Nova Santa Rita, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Sapucaia do Sul, Tabaí, Triunfo e Tupandi.

Região Novo Hamburgo: Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Sapiranga.

Região Guaíba: Alvorada, Arambaré, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Cachoeirinha, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, General Câmara, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Mariana Pimentel, Minas do Leão, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes e Viamão.


conversando com o cref novo hamburgo canoas guaíba



CREF2/RS realiza webinário sobre Educação Física Escolar nesta quarta-feira
Postado em 08/09/2020
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS vai realizar nesta quarta-feira, dia 9 de setembro, o webinário “Desafios da Educação Física Escolar: um bate-papo informal”. O evento, marcado para iniciar às 19h, ocorrerá de maneira online e gratuita, simultaneamente no Youtube, no Facebook e no Instagram do Conselho.

Além de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS) e Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), todas integrantes da Comissão de Educação Física Escolar, o webinário contará ainda com a participação dos profissionais Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Eliana Flores (CREF 002649-G/RS) e Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC).

Durante o evento, os presentes vão falar sobre o atual momento da Educação Física Escolar, especialmente com relação ao contexto da pandemia, e sobre a publicação “Recomendações de retorno às aulas presenciais de Educação Física na reabertura das escolas: COVID-19”, lançada pelo CREF2/RS em julho. Clique aqui para baixá-la em PDF.

Conheça os participantes:

Alessandro Gamboa – Sócio-diretor da G2 Sports, personal trainer e consultor de academias, Alessandro atualmente é 2º vice-presidente do CREF2/RS, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e presidente do Comitê Estadual da Educação Física no Enfrentamento da COVID-19.

Alexandre Lazzarotto – Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, integrou o GT de Exercício Físico do Ministério da Saúde, sendo um dos autores do livro “Recomendações para a Prática de Atividades Físicas para Pessoas Vivendo com HIV e Aids”. Atua com atividades de promoção à saúde na Reserva Nacional do Niassa, em Moçambique. Também é professor e orientador do curso de Mestrado em Saúde Pública da Universidade Católica de Moçambique.

Carmen Masson – Tem especialização em Ginástica de Academia e em Condicionamento Físico e mestrado em Ciências da Saúde - Saúde Coletiva. É Mestre d’Armas pela EsEFex e ex-atleta de esgrima. Foi professora de Educação Física, técnica de esgrima, consultora do Ministério do Esporte, professora da UFRGS, coordenadora da Secretaria de Esportes de Porto Alegre, da Brigada Militar e presidente do CREF2/RS.

Eliana Flores – Graduada em Educação Física e em Direito, tem pós-graduação em Fisiologia do Exercício. Atualmente é diretora do Colégio Estadual Protásio Alves, em Porto Alegre, e membro da Comissão de Ética Profissional e de Normas e Legislação do CREF2/RS.

Elisabete Laurindo – Conselheira do CONFEF e membro da Comissão Nacional de Educação Física Escolar, tem mestrado em Gestão de Políticas Públicas. Foi supervisora de Educação Física, de gestão e diretora da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, assim como superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí. Foi coordenadora e professora do curso de Educação Física da Faculdade Avantis.

Jeane Cazelato – Integrante da Comissão de Educação Física Escolar, tem especialização em Recreação e Lazer e mestrado em Ciências Aplicadas à Atividade Física e ao Esporte. Foi presidente do CREF2/RS, conselheira do CONFEF e professora de Educação Física da rede pública e privada.

Miryam Brauch – Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS e uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar, é pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior. Atua na rede estadual de ensino.

Webinário “Desafios da Educação Física Escolar: um bate-papo informal”
Data: 9 de setembro, quarta-feira, a partir das 19h
Evento online e gratuito, transmitido ao vivo pelo Youtube, Facebook e Instagram


educação física escolar webinário



CREF2/RS promove mais três lives pelo Instagram
Postado em 04/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na segunda-feira, dia 7 de setembro, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ) irá abordar o tema “A importância do Rio Grande do Sul na regulamentação da profissão”.

Na terça-feira, dia 8 de setembro, o Conselho vai receber Leônidas de Oliveira (CREF 002514-G/RN), para um bate-papo sobre “Biomecânicas das lesões na musculação”. Já na quinta-feira, dia 10 de setembro, João Batista Rocca Nunes (CREF 002365-G/RS) estará presente para falar sobre o tema “Um novo profissional de Educação Física está surgindo. Mexa-se!”. As transmissões iniciarão às 17h, com execeção de terça-feira, que será às 19h.

Jorge é o presidente do CONFEF. Graduado em Educação Física pela UFRJ, tem mestrado em Motricidade Humana pela UCB. Foi professor de Educação Física no ensino público e privado e técnico de voleibol. Promoveu os Jogos Escolares da Cidade do Rio de Janeiro, de 1977 a 1990, e foi assessor de Educação Física da Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro. É autor dos livros “Colônia de Ferias” e “Profissional de Educação Física… Existe?”.

Graduado em Educação Física e em Fisioterapia, Leônidas é doutor em Saúde Coletiva pela UFRN. Atua nesta mesma universidade como docente e ministra diversos cursos e palestras pelo Brasil. Na UFRN, também é colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, coordenador do Grupo de Estudos em Biomecânica e coordenador do curso de pós-graduação em Biomecânica.

Graduado em Educação Física pelo IPA, João é diretor técnico da Jbnunes Academia, empreendimento com duas sedes em Porto Alegre. Tem mais de 30 anos de experiência na área do fitness e da inovação e atua também como palestrante, life health coach e personal trainer.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

7 de setembro, segunda-feira, às 17h
Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ)
A importância do Rio Grande do Sul na regulamentação da profissão

8 de setembro, terça-feira, às 19h
Leônidas Oliveira (CREF 002514-G/RN)
Biomecânicas das lesões na musculação

10 de setembro, quinta-feira, às 17h
João Batista Rocca Nunes (CREF 002364-G/RS)
Um novo profissional de Educação Física está surgindo. Mexa-se!


lives instagram



Conselho realiza segunda edição do Conversando com o CREF2/RS nesta semana
Postado em 31/08/2020
Fonte: CREF2/RS

Nos próximos meses, o Conselho vai realizar uma série de encontros virtuais com os profissionais de Educação Física. O evento “Conversando com o CREF2/RS” contará com a participação dos integrantes do Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo CREF2/RS durante a pandemia.

A segunda edição desta atividade vai ocorrer nesta quinta-feira, dia 3 de setembro, e será dedicada àqueles que atuam em Caxias do Sul, Capão da Canoa, Taquara e demais cidades destas regiões. O evento vai iniciar às 20h, pelo Instagram do CREF2/RS.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). A programação completa do “Conversando com o CREF2/RS” está disponível aqui.

Conversando com o CREF2/RS – Caxias do Sul, Capão da Canoa e Taquara
3 de setembro, quinta-feira, às 20h
Convidados: Alessandro Gamboa, Carla Pretto e Samuel de Almeida

Cidades contempladas:

Região Caxias do Sul: Alto Feliz, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Jesus, Bom Princípio, Campestre da Serra, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Esmeralda, Fagundes Varela, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guabiju, Guaporé, Ipê, Jaquirana, Linha Nova, Monte Alegre dos Campos, Monte Belo do Sul, Muitos Capões, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Picada Café, Pinhal da Serra, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São José dos Ausentes, São Marcos, São Vendelino, União da Serra, Vacaria, Vale Real, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Região Capão da Canoa: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá.

Região Taquara: Cambará do Sul, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula, Taquara e Três Coroas.


conversando com o cref caxias do sul capão da canoa taquara



CREF2/RS promove Semana de Lives pelo Instagram
Postado em 28/08/2020
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS vai realizar, nos próximos dias, a Semana de Lives pelo Instagram. O evento contará com a presença de Guga Binotto (CREF 004133-G/RS), Richard Ávila (CREF 025996-G/RS), Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ) e Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP), que trarão para debate temas de grande importância para os profissionais de Educação Física. As transmissões iniciarão sempre às 17h.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Conheça os palestrantes:

Guga Binotto – Especialista em Fisiologia do Exercício e em Obesidade e Emagrecimento, é proprietário do Studio Guga Binotto Personal Trainer, localizado em Porto Alegre, empreendedor digital e mentor de carreiras. Autor do livro “Personal 10 Mil”, também ministra diversos cursos online, especialmente sobre gestão de negócios.

Richard Ávila – Graduado em Educação Física pela Universidade Feevale e pós-graduando em Educação Física Escolar, atualmente é professor de Educação Física do Colégio Santa Teresinha, em Campo Bom. Com experiência em pesquisa e extensão (PIBID CAPES), já atuou em escolas públicas e privadas na região do Vale dos Sinos. Tem mais de 12 anos de experiência na área e um canal no Youtube sobre o tema.

Jorge Steinhilber – É o presidente do CONFEF. Graduado em Educação Física pela UFRJ, tem mestrado em Motricidade Humana pela UCB. Foi professor de Educação Física no ensino público e privado e técnico de voleibol. Promoveu os Jogos Escolares da Cidade do Rio de Janeiro, de 1977 a 1990, e foi assessor de Educação Física da Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro. É autor dos livros “Colônia de Ferias” e “Profissional de Educação Física… Existe?”.

Leonardo Lima – Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba, é professor convidado de cursos de pós-graduação e integrante do Conselho Científico da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. É autor diversos livros sobre a área, como “Aspectos práticos e aplicáveis em fisiologia do exercício”, “Treinamento de força aplicado para corredores” e “Volume de treino e ordem dos exercícios”.

Confira a programação da Semana de Lives:

31 de agosto, segunda-feira, às 17h
Guga Binotto (CREF 004133-G/RS)
Como consolidar a sua consultoria online

2 de setembro, quarta-feira, às 17h
Richard Ávila (CREF 025996-G/RS)
Educação Física Escolar nos tempos de pandemia

3 de setembro, quinta-feira, às 17h
Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ)
A importância do Rio Grande do Sul na regulamentação da profissão

4 de setembro, sexta-feira, às 17h
Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)
Atuação no mercado profissional: como seremos lembrados?


lives instagram



Conversando com o CREF2/RS – Porto Alegre ocorre nesta quinta-feira de maneira online
Postado em 25/08/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai realizar uma série de encontros virtuais com profissionais de Educação Física. O evento “Conversando com o CREF2/RS” contará com a participação dos integrantes do Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo Conselho durante a pandemia.

A primeira edição vai ocorrer nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, e será dedicada aos profissionais que atuam em Porto Alegre. As outras edições, que ocorrerão entre setembro e novembro, vão contemplar as demais regiões do Estado.

O link de participação, através da plataforma Google Meet, será divulgado nas redes sociais do CREF2/RS sempre no dia de cada atividade, tanto no Facebook como no Instagram.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). A programação completa do “Conversando com o CREF2/RS” está disponível aqui.

Conversando com o CREF2/RS – Porto Alegre
27 de agosto, quinta-feira, às 20h
Convidados: Alessandro Gamboa, Carla Pretto e Samuel de Almeida


conversando com o cref porto alegre



Profissionais e estudantes têm desconto no Simpósio Sul Brasileiro de Treinamento de Força
Postado em 24/08/2020
Fonte: CREF2/RS

Com o apoio do CREF2RS, a Convenção Brasil vai realizar, no dia 10 de outubro, o Simpósio Sul Brasileiro de Treinamento de Força. O evento, 100% online e ao vivo, ocorrerá das 8h às 19h, pela plataforma Zoom. Os profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs e os estudantes do curso têm 10% de desconto na inscrição, utilizando o cupom promocional CREF10.

Clique aqui para acessar a página do Simpósio.

A atividade vai contar com nove palestrantes e abordará diversos tópicos dentro do treinamento de força, como hipertrofia muscular nos treinos de casa, treinamento com peso corporal, musculação e bases metabólicas do emagrecimento, treinamento de força para idosos e biomecânicas das lesões na musculação, entre outros mais. Haverá a emissão de certificado digital de 9 horas/aula para todos os participantes.

Confira a programação completa:

8h às 8h55 – Hipertrofia muscular nos treinos em casa
Cauê Teixeira (CREF 042574-G/SP)

9h às 9h55 – Musculação: Bases metabólicas do emagrecimento
Luiz Carnevali (CREF 014212-G/SP)

10h às 10h55 – Treinamento com peso corporal
Alexandre Evangelista (CREF 010726-G/SP)

11h às 11h55 – Novos achados sobre Hipertrofia Muscular
Charles Lopes (CREF 029686-G/SP)

13h às 13h55 – Treinamento de Força para Idosos
Igor Conterato (CREF 005276-G/RN)

14h às 14h55 – Treinamento de força com elásticos
Henrique Miguel (CREF 073818-G/SP)

15h às 15h55 – Treinamento de força e saúde metabólica
Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

16h às 16h55 – Periodização ou Modulação Nutricional para Hipertrofia
Eduardo Reis (CRN-3 46384)

17h às 17h55 – Estratégias biomecânicas para hipertrofia não regional no treino de Força
Leônidas de Oliveira Neto (CREF 002514-G/RN)

18h às 18h55 – Biomecânicas das lesões na musculação
Leônidas de Oliveira Neto (CREF 002514-G/RN)


eventos treinamento de força



Instagram do CREF2/RS promove mais duas lives
Postado em 21/08/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 25 de agosto, Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP) irá abordar o tema “Combate à obesidade durante a pandemia”.

Já na quinta-feira, dia 27 de agosto, o Conselho vai receber Patrick Aguiar (CREF 003132-G/DF), para um bate-papo sobre o tópico “Rumos da Educação Física no Brasil”. As transmissões iniciarão às 17h, nos dois dias.

Roberto é mestre em Educação Física pela USP, doutor em Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP e pós-doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Atua como docente universitário e participou como pesquisador no Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). Já publicou quatro livros e diversos artigos em periódicos especializados. A sua produção científica tem como temas principais a composição corporal, a obesidade infantil e o sobrepeso.

Patrick é o atual presidente do CREF7/DF e integrante da Comissão de Assuntos em Academias e Afins do CONFEF. Atua há mais de 25 anos na área fitness e possui pós-graduação em Avaliação e Fisiologia do Exercício, ambas pela Universidade Gama Filho. É empresário e diretor da Academia Nova Geração, em Brasília.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

25 de agosto, terça-feira, às 17h
Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP)
Combate à obesidade durante a pandemia

27 de agosto, quarta-feira, às 17h
Patrick Aguiar (CREF 003132-G/DF)
Rumos da Educação Física no Brasil


lives instagram



CREF2/RS promove encontros virtuais sobre ações durante a pandemia
Postado em 20/08/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai realizar, a partir da próxima semana, uma série de encontros com profissionais de Educação Física, através de videoconferências. O evento “Conversando com o CREF2/RS” contará com a participação dos integrantes do Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e do assessor de fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), tendo como tema principal as ações que estão sendo feitas pelo Conselho durante a pandemia.

A proposta do “Conversando com o CREF2/RS” é aproximar o Conselho dos registrados, mesmo que de forma online. Nos encontros, os participantes poderão tirar dúvidas sobre a atuação profissional, sobretudo neste período de COVID-19, e também ficar por dentro das iniciativas que estão sendo tomadas pelo Conselho, no âmbito de cada região, para o fortalecimento da categoria.

O evento iniciará na próxima quinta-feira, dia 27 de agosto, e será dedicado aos profissionais que atuam em Porto Alegre. As outras edições, que ocorrerão entre setembro e novembro, vão contemplar as demais regiões do Estado. O link de participação, através da plataforma Google Meet, será divulgado nas redes sociais do CREF2/RS sempre no dia de cada atividade. Não deixe de nos acompanhar no Facebook e no Instagram.

A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). Confira a programação completa do “Conversando com o CREF2/RS” abaixo:

27 de agosto, quinta-feira, às 20h
Conversando com o CREF2/RS – Porto Alegre
Convidados: Alessandro Gamboa, Carla Pretto e Samuel de Almeida

3 de setembro, quinta-feira, às 20h
Conversando com o CREF2/RS – Região 2
Cidades contempladas: Caxias do Sul, Capão da Canoa e Taquara, assim como demais municípios das proximidades
Convidados: Alessandro Gamboa, Carla Pretto e Samuel de Almeida

17 de setembro, quinta-feira, às 20h
Conversando com o CREF2/RS – Região 1
Cidades contempladas: Canoas, Novo Hamburgo e Guaíba, assim como demais municípios das proximidades
Convidados: Alessandro Gamboa, Luciane Citadin e Samuel de Almeida

1º de outubro, quinta-feira, às 20h
Conversando com o CREF2/RS – Região 3
Cidades contempladas: Erechim, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Lajeado, assim como demais municípios das proximidades
Convidados: Alessandro Gamboa, Carla Pretto e Samuel de Almeida

22 de outubro, quinta-feira, às 20h
Conversando com o CREF2/RS – Região 4
Cidades contempladas: Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa e Palmeira das Missões, assim como demais municípios das proximidades
Convidados: Alessandro Gamboa, Carlos Castilhos e Samuel de Almeida

5 de novembro, quinta-feira, às 20h
Conversando com o CREF2/RS – Região 5
Cidades contempladas: Pelotas, Bagé e Cachoeira do Sul, assim como demais municípios das proximidades
Convidados: Carla Pretto, Carmen Masson e Samuel de Almeida

16 de novembro, quinta-feira, às 20h
Conversando com o CREF2/RS – Região 6
Cidades contempladas: Uruguaiana e Santa Maria, assim como demais municípios das proximidades
Convidados: Carla Pretto, Luciane Citadin e Samuel de Almeida


conversando com o cref porto alegre



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 14/08/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 18 de agosto, Natalia Santos (CREF 000621-G/RS) irá abordar o tema “Aulas de pilates na pandemia”.

Já na quarta-feira, dia 19 de agosto, o Conselho vai receber Antônio Branco (CREF 000009-G/PR), para um bate-papo sobre o tópico “Rumos da Educação Física no Brasil”. As transmissões iniciarão às 17h, nos dois dias.

Natalia é graduada em Educação Física, pós-graduada em Treinamento Físico Personalizado e mestre em Ciências do Movimento Humano, todos pela UFRGS. Com mais de 25 anos de atuação na área do fitness e da saúde, ministrando aulas de hidroginástica e de pilates, é proprietária do estúdio Santé by Natalia Santos, em Porto Alegre. Atua também em cursos de formação nestas áreas.

Atual presidente do CREF9/PR, Branco é graduado em Educação Física pela UNOPAR. Criou o primeiro time profissional de vôlei do Paraná, o Canadá Londrina, e é um dos fundadores do Conselho Regional de Educação Física do seu Estado, onde presidiu a Comissão de Ética por nove anos. Branco também organizou o livro “Ginástica Laboral – Prerrogativa do profissional de Educação Física”, lançado em 2016 pelo CONFEF.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

18 de agosto, terça-feira, às 17h
Natalia Santos (CREF 000621-G/RS)
Aulas de pilates na pandemia

19 de agosto, quarta-feira, às 17h
Antônio Branco (CREF 000009-G/PR)
Rumos da Educação Física no Brasil


lives Instagram



Instagram do CREF2/RS promove mais duas lives
Postado em 07/08/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 11 de agosto, Paulo Ricardo Ayres (CREF 000997-G/RS) irá abordar o tema “Sedentarismo, exercício físico e o papel da Educação Física no combate às doenças”.

Já na quinta-feira, dia 13 de agosto, o Conselho vai receber Nelson Leme (CREF 000200-G/SP), para um bate-papo sobre o tópico “Rumos da Educação Física no Brasil”. As transmissões iniciarão às 17h, nos dois dias.

Graduado em Educação Física pelo IPA e mestre em Ciências Aplicadas à Atividade Física e Esporte pela Universidade de Medicina de Córdoba, na Espanha, Paulo tem mais de 30 anos de experiência no mercado fitness, atuando como instrutor e gestor. Já foi conselheiro do CREF2/RS, professor universitário e, desde 2010, é gerente administrativo da academia Cia Athletica, em Porto Alegre. Também participa de seminários e de congressos da área, ministrando aulas práticas de treinamento ou palestras sobre gestão de academias e gestão de pessoas.

Nelson é o atual presidente do CREF4/SP. Graduado em Educação Física pela UNESP e pós-graduado em Gestão Pública e em Direito Educacional, foi membro do Conselho Nacional de Esportes, diretor de esportes da Prefeitura Municipal de Rio Claro e professor da rede estadual de São Paulo, com mais de 20 anos de experiência em escolas públicas. Atuou ainda como conselheiro do CONFEF, presidindo a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Federal de Educação Física.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

11 de agosto, terça-feira, às 17h
Paulo Ricardo Ayres (CREF 000997-G/RS)
Sedentarismo, exercício físico e o papel da Educação Física no combate às doenças

13 de agosto, quinta-feira, às 17h
Nelson Leme (CREF 000200-G/SP)
Rumos da Educação Física no Brasil


lives Instagram



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 31/07/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 4 de agosto, Karla Loureiro (CREF 028128-G/RS) irá abordar o tema “Futebol feminino”.

Já na quinta-feira, dia 6 de agosto, o Conselho vai receber Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS), para a apresentação “Avaliação e prescrição de exercícios”. As transmissões iniciarão às 19h e às 17h, respectivamente.

Graduada em Educação Física pela IDEAU e pela Faculdade Sogipa, Karla é pós-graduada em Orientação Física e em Fisiologia do Exercício. Além de docente convidada da Faculdade Sogipa, é integrante do Grupo de Pesquisa em Atividades Aquáticas e Terrestres (GPAT) da UFRGS. Desde 2017, desenvolve trabalhos com futebol feminino, na iniciação esportiva, categorias de base e no profissional. É preparadora física da equipe feminina de futebol do Grêmio.

Áderson é graduado em Educação Física pelo IPA, com doutorado em Ciências da Saúde e Biomecânica pela Griffith University, da Austrália. Por quase 30 anos, foi sócio-proprietário da Práxis Academia, em Porto Alegre. Atualmente, é instrutor e coordenador técnico da academia Ineex e docente da Unisinos, onde também desempenhou a função de coordenador do curso de Educação Física, de 2000 a 2001.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

4 de agosto, terça-feira, às 19h
Karla Loureiro (CREF 028128-G/RS)
Futebol feminino

6 de agosto, quinta-feira, às 17h
Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS)
Avaliação e prescrição de exercícios


lives Instagram



Instagram do CREF2/RS promove mais duas lives
Postado em 24/07/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 28 de julho, Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS) irá abordar o tema “Educação Física nos cruzeiros marítimos: nova possibilidade de atuação”.

Já na quinta-feira, dia 30 de julho, o Conselho vai receber Bruno Araújo (CREF 012860-G/RS), para a apresentação “Estúdios de personal trainer: planos estratégicos para retorno das atividades durante a pandemia”. As transmissões iniciarão às 17h e às 20h, respectivamente.

Torresini é graduado em Educação Física pela UFSC, pós-graduado em gestão e marketing esportivo e ex-atleta de futsal. Atuou em academias, clubes, escolas e resorts. É um dos primeiros profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul a desempenhar a função de instrutor esportivo em cruzeiros marítimos, com diversas viagens internacionais realizadas pela empresa italiana Costa Cruzeiros. É preparador físico da seleção brasileira de futebol masculino para surdos.

Graduado em Educação Física pela UFpel e pós-graduado em Reabilitação Cardíaca pela Universidade Gama Filho, Bruno é conselheiro do CREF2/RS e sócio-proprietário da Academia Moinho Fitness, em Pelotas.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

28 de julho, terça-feira, às 17h
Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS)
Educação Física nos cruzeiros marítimos: nova possibilidade de atuação

30 de julho, quinta-feira, às 20h
Bruno Araújo (CREF 012860-G/RS)
Estúdios de personal trainer: planos estratégicos para retorno das atividades durante a pandemia


lives Instagram



CREF2/RS realiza mais três lives pelo Instagram
Postado em 17/07/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na segunda-feira, dia 20 de julho, Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT) irá abordar o tema “Como fazer um bom treino em casa, com pouco ou nenhum acessório”. Já na terça-feira, dia 21 de julho, o Conselho vai receber Daniel Moojen (CREF 001840-G/RS), para a apresentação “Aulas online de Educação Física Escolar”. Por fim, na quinta-feira, dia 23 de julho, Fernanda Michaelsen (CREF 005756-G/RS) estará na nossa transmissão, falando sobre “Paradesporto no contexto da pandemia”. Todas as transmissões iniciarão às 17h.

Graduado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro, Kovács é pós-graduado em Gerontologia e tem especialização em pilates e em treinamento funcional, pelas Escolas IHP e pelo Mentorship Samorai. Além de atuar como palestrante, é personal trainer desde 2007 e já trabalhou nas academias dos principais clubes de São Paulo.

Graduado em Educação Física pelo IPA, Moojen atualmente é professor de Educação Física do Colégio La Salle Santo Antônio, em Porto Alegre. Na escola, iniciou a sua carreira como técnico de futebol e de futsal, em 2002. Também trabalha como instrutor de pilates.

Fernanda é graduada em Educação Física pela IPA e pós-graduada em atividade física adaptada e saúde pela UGF. É professora de natação no Grêmio Náutico União, diretora esportiva e técnica de natação paralímpica na Associação Esporte+. Além de ter atuado na rede pública de ensino por 13 anos, integra a Câmara Técnica do Pró-esporte, vinculada ao Governo Estadual do Rio Grande do Sul.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

20 de julho, segunda-feira, às 17h
Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT)
Como fazer um bom treino em casa, com pouco ou nenhum acessório

21 de julho, terça-feira, às 17h
Daniel Moojen (CREF 001840-G/RS)
Aulas online de Educação Física Escolar

23 de julho, quinta-feira, às 17h
Fernanda Michaelsen (CREF 005756-G/RS)
Paradesporto no contexto da pandemia


lives Instagram



Instagram do CREF2/RS promove mais duas lives
Postado em 10/07/2020
Fonte: CREF2/RS

Nos próximos dias, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 14 de julho, Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT) irá abordar o tema “Como fazer um bom treino em casa, com pouco ou nenhum acessório”. Já na quinta-feira, dia 16 de julho, o Conselho vai receber Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS), para a apresentação “Educação Física nos cruzeiros marítimos: nova possibilidade de atuação”.

Graduado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro, Kovács é pós-graduado em Gerontologia e tem especialização em pilates e em treinamento funcional, pelas Escolas IHP e pelo Mentorship Samorai. Além de atuar como palestrante, é personal trainer desde 2007 e já trabalhou nas academias dos principais clubes de São Paulo.

Torresini é graduado em Educação Física pela UFSC, pós-graduado em gestão e marketing esportivo e ex-atleta de futsal. Já atuou em academias, clubes, escolas e resorts. É um dos primeiros profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul a desempenhar a função de instrutor esportivo em cruzeiros marítimos, com diversas viagens internacionais realizadas pela empresa italiana Costa Cruzeiros. Atualmente, é preparador físico da seleção brasileira de futebol masculino para surdos.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

14 de julho, terça-feira, às 17h
Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT)
Como fazer um bom treino em casa, com pouco ou nenhum acessório

16 de julho, quinta-feira, às 17h
Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS)
Educação Física nos cruzeiros marítimos: nova possibilidade de atuação


lives Instagram



CREF2/RS realiza live sobre voleibol
Postado em 03/07/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, à sua programação de lives pelo Instagram. Na quinta-feira, dia 9 de julho, Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS) irá falar sobre o tema “Voleibol: da arbitragem à gestão”. A transmissão vai começar às 17h.

Cimino atualmente é conselheiro federal do CONFEF e presidente da Federação Gaúcha de Voleibol. Graduado em Educação Física pela UFRGS e pós-graduado em Gestão de Voleibol, foi professor da rede estadual de ensino, de 1978 a 1996, e árbitro internacional da FIVB, tanto de quadra como de praia. Já ministrou diversos cursos sobre a modalidade e integra a Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS.

Todas as lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir as edições passadas.

Confira a programação:

9 de julho, quinta-feira, às 17h
Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)
Voleibol: da arbitragem à gestão

14 de julho, terça-feira, às 17h
Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT)
Como fazer um bom treino em casa, com pouco ou nenhum acessório

16 de julho, quinta-feira, às 17h
Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS)
Educação Física nos cruzeiros marítimos: nova possibilidade de atuação


Lives Instagram



Instagram do CREF2/RS promove mais três lives
Postado em 26/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Nos próximos dias, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 30 de junho, Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Angela Harthmann (CREF 008303-G/RS) e Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) irão abordar o tema “Mestrado Profissional e Residência em Educação Física: oportunidades de formação e intervenção”. Já na quinta-feira, dia 2 de julho, o Conselho vai receber Marc Henri Haetinger (CREF 007116-G/RS), para a apresentação “Estúdio de pilates, franquias e novas tendências”.

Por fim, na sexta-feira, dia 3 de julho, será a vez dos integrantes do Comitê Estadual da Crise da Educação Física na COVID-19 estarem reunidos e online para falar sobre “Ações do Comitê Estadual da Crise da Educação Física na COVID-19”. As transmissões iniciarão sempre às 17h.

Lazzarotto é doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e integrou o GT de Exercício Físico do Ministério da Saúde, sendo um dos autores do livro “Recomendações para a Prática de Atividades Físicas para Pessoas Vivendo com HIV e Aids”. Atua com atividades de promoção à saúde na Reserva Nacional do Niassa, em Moçambique. No país africano, também é professor e orientador em Mestrado em Saúde Pública.

Graduada em Educação Física pelo IPA, Angela Harthmann é doutora em Ciências Cardiovasculares pela Faculdade de Medicina da UFRGS e professora universitária. Atualmente trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional, atuando na internação pediátrica e residência multiprofissional.

Marc Henri Haetinger possui especialização em fisiologia do exercício e em pilates. É proprietário da Health Pilates, empresa com unidades em Porto Alegre e em Caxias do Sul. Treinador e empreendedor, também é criador e CEO da Fitplus, método inovador e dinâmico que está disponível para os profissionais de Educação Física através da aquisição de franquias.

O Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 é composto pelo 2º vice presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), pela presidente do Conselho Municipal de Desporto de Caxias do Sul Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), pelo delegado da FIEP-RS Everton Deiques (CREF 008538-G/RS), pelo representante da ACAD Brasil Fernando Sassen, pela presidente da APEF-RS Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), pelo profissional e proprietário de academia Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS) e pelos representantes do SINPEF/RS Sílvio Silveira (CREF 001529-G/RS) e Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS).

Confira a programação completa:

30 de junho, terça-feira, às 17h
Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Angela Harthmann (CREF 008303-G/RS) e Débora Garcia (CREF 002202-G/RS)
Mestrado Profissional e Residência em Educação Física: oportunidades de formação e intervenção

2 de julho, quinta-feira, às 17h
Marc Henri Haetinger (CREF 007116-G/RS)
Estúdio de pilates, franquias e novas tendências

3 de julho, sexta-feira, às 17h
Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19
Ações do Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19

7 de julho, terça-feira, às 17h
Tiago Baccon (CREF 015344-G/RS)
Desafios do treinamento online

9 de julho, quinta-feira, às 17h
Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)
Voleibol: da arbitragem à gestão


lives instagram comitê crise covid-19



CREF2/RS dá continuidade à programação de lives pelo Instagram
Postado em 19/06/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai seguir fazendo as suas lives pelo Instagram nos próximos dias. Na terça-feira, dia 23 de junho, Davi Grass (CREF 001321-G/RS) irá falar sobre o tema “Volta das atividades após flexibilização da quarentena”. Já na quinta-feira, dia 25 de junho, o Conselho vai receber Zé Gioscia (CREF 002852-G/RS), para a apresentação “Autoestima: um retrato da pandemia”. As transmissões iniciarão às 16h e às 17h, respectivamente.

Graduado em Educação Física pelo IPA, Davi Grass é personal trainer e ex-presidente da Associação dos Grupos de Corrida do Rua do Rio Grande do Sul. Atuou como preparador físico da seleção gaúcha de voleibol e de diversos outros atletas profissionais, tanto desta mesma modalidade como do atletismo. Já ministrou inúmeros cursos e palestras pelo Brasil.

Zé Gioscia é personal trainer, pós-graduado em Ciências do Esporte pela UFRGS e em Administração do Esporte pela PUCRS. Já atuou em diversas academias de Porto Alegre, inclusive como coordenador técnico, e em estabelecimentos fitness da Inglaterra. Como atleta de aeróbica, foi tricampeão gaúcho, campeão brasileiro e vice-campeão mundial, entre 1991 e 1992. Também foi eleito Personal Trainer Top of Mind pela Wonderfull Magazine.

Confira a programação:

23 de junho, terça-feira, às 16h
Davi Grass (CREF 001321-G/RS)
Volta das atividades após flexibilização da quarentena

25 de junho, quinta-feira, às 17h
Zé Gioscia (CREF 002852-G/RS)
Autoestima: um retrato da pandemia

30 de junho, terça-feira, às 17h
Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS) e Angela Harthmann (CREF 008303-G/RS)
Mestrado Profissional e Residência em Educação Física: oportunidades de formação e intervenção

2 de julho, quinta-feira, às 17h
Marc Henri Haetinger (CREF 007116-G/RS)
Estúdio de pilates, franquias e novas tendências


lives instagram



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
Postado em 12/06/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai seguir fazendo as suas lives pelo Instagram nos próximos dias. Na terça-feira, dia 16 de junho, Luciano Elias (CREF 000108-G/RS) irá falar sobre o tema “Gestão de carreira dos profissionais de Educação Física”. Já na quinta-feira, dia 18 de junho, o Conselho vai receber Eduardo Isaia Filho, para a apresentação “Entendendo como funciona o Google for Education”. As transmissões iniciarão às 17h.

Luciano Elias é gestor esportivo e personal coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atuou como diretor executivo do Sport Club Internacional, entre outros clubes de futebol, e foi gerente geral de instalação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e na Copa do Mundo do Brasil. Tem mais de 25 anos de experiência na área e é co-fundador da plataforma Futcarreiras, dedicada ao desenvolvimento de profissionais do futebol e do futsal.

Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS, Eduardo Isaia Filho possui certificação do Google nos níveis Innovator, Educator e Trainer; e da Apple nas categorias Teacher, Teacher Swift Playgrounds e Professional Learning. Atualmente, é professor e coordenador de Processos de Tecnologias Digitais na Aprendizagem, na ULBRA, e co-host do EdueDai Podcast.

Confira a programação:

16 de junho, terça-feira, às 17h
Luciano Elias (CREF 000108-G/RS)
Gestão de carreira dos profissionais de Educação Física

18 de junho, quinta-feira, às 17h
Eduardo Isaia Filho
Entendendo como funciona o Google for Education

23 de junho, terça-feira, às 16h
Davi Grass (CREF 001321-G/RS)
Volta das atividades após flexibilização da quarentena

25 de junho, quinta-feira, às 17h
Zé Gioscia (CREF 002852-G/RS)
Autoestima: um retrato da pandemia


lives Instagram



CREF2/RS dá continuidade à programação de lives pelo Instagram
Postado em 05/06/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai seguir fazendo as suas lives pelo Instagram nos próximos dias. Na terça-feira, dia 9 de junho, Fábio Munhoz dos Reis (CREF 006468-G/RS) irá falar sobre o tema “CrossFit para todos”. Já na quarta-feira, dia 10 de junho, o Conselho vai receber Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), para a apresentação “Ações e procedimentos de fiscalização”. As transmissões iniciarão às 17h.

Fábio é proprietário e head coach da rede SuperForce CrossFit. Ex-atleta profissional de natação, possui certificado de Weighlifting pelo Olaksey Tohrokthy e de Levantamento de Peso Olímpico pelo LPO System. Também atua como preparador físico de atletas de alto rendimento.

Sócio-diretor da G2 Sports, personal trainer e consultor de academias, Gamboa atualmente é 2º vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). Samuel é assessor de fiscalização do Conselho.

Confira a programação:

9 de junho, terça-feira, às 17h
Fábio Munhoz dos Reis (CREF 006468-G/RS)
CrossFit para todos

10 de junho, quarta-feira, às 17h
Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS)
Ações e procedimentos de fiscalização

16 de junho, terça-feira, às 17h
Luciano Elias (CREF 000108-G/RS)
Gestão de carreira dos profissionais de Educação Física

18 de junho, quinta-feira, às 17h
Eduardo Isaia Filho
Entendendo como funciona o Google for Education


Lives Instagram



CREF2/RS promove outras duas lives pelo Instagram
Postado em 29/05/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS dará continuidade às suas lives no Instagram nos próximos dias. Na terça-feira, dia 2 de junho, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE) irão conversar sobre o tema “Implicações no ensino da Educação Física pós-pandemia”. Já na quinta-feira, dia 4 de junho, o Instagram do Conselho vai receber Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS), com a apresentação “Trajetória no esporte, construção na profissão”. Ambas as transmissões iniciarão às 17h.

Presidente da Comissão Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar e atua há mais de 30 anos na rede estadual de ensino. Com doutorado em Ciências da Educação Física pela Universidade de Lisboa, Catunda atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará e presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF.

Claudio Franzen é conselheiro do CREF2/RS, coordenador de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, presidente da Liga Internacional e Brasileira de Ginástica Aeróbica e Fitness e presidente da Hip Hop Internacional Brasil. Atuou como treinador e atleta de ginástica, entre 1989 e 2004, sendo cinco vezes campeão mundial, três vezes campeão sul-americano e 13 vezes campeão brasileiro da modalidade.

Confira a programação:

2 de junho, terça-feira, às 17h
Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE)
Implicações no ensino da Educação Física pós-pandemia

4 de junho, quinta-feira, às 17h
Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS)
Trajetória no esporte, construção na profissão

9 de junho, terça-feira, às 17h
Fábio Munhoz dos Reis (CREF 006468-G/RS)
CrossFit para todos

10 de junho, quarta-feira, às 17h
Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS)
Ações e procedimentos de fiscalização


lives Instagram



CREF2/RS promove mais duas lives no Instagram
Postado em 08/05/2020
Fonte: CREF2/RS

Nas próximas semanas, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives no Instagram. Na quarta-feira, dia 13 de maio, Felipe Machado (CREF 008513-G/RS) irá conversar sobre o tema “Planejamento de carreira e gestão de negócios fitness e esportivos em tempos de crise”. Já na quinta-feira, dia 14 de maio, o Instagram do Conselho vai receber Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), para fazer a apresentação “A atuação do profissional de Educação Física no contexto da doença”. As duas transmissões iniciarão às 17h.

Machado é gestor de Recursos Humanos, mestre em Administração pela UFRGS, consultor e professor universitário nas áreas de gestão e desenvolvimento de pessoas. Treinador comportamental, leader & executive coach, certificado pela FEBRACIS. Sócio-diretor da Mentori – Desenvolvendo Pessoas e Negócios e da Superforce Crossfit, também tem experiência nas áreas de gestão de carreira, empreendedorismo e marketing de serviços em negócios fitness e esportivos.

Já Lazzarotto é doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e integrou o Grupo Técnico de Exercício Físico do Ministério da Saúde, sendo um dos autores do livro “Recomendações para a Prática de Atividades Físicas para Pessoas Vivendo com HIV e Aids”. Atua com atividades de promoção à saúde na Reserva Nacional do Niassa, em Moçambique. No país africano, também é professor e orientador em Mestrado em Saúde Pública. Tem experiência na área de pesquisa clínica, bioética, saúde baseada em evidências e atividade física em doenças crônicas.

Confira abaixo a lista com todas as transmissões ao vivo agendadas pelo CREF2/RS até o momento:

13 de maio, quarta-feira, às 17h
Felipe Machado (CREF 008513-G/RS)
Planejamento de carreira e gestão de negócios fitness e esportivos em tempos de crise

14 de maio, quinta-feira, às 17h
Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS)
A atuação do profissional de Educação Física no contexto da doença

19 de maio, terça-feira, às 17h
Darlan Souza (CREF 015393-G/RS)
A progressiva retomada dos exercícios com total segurança

21 de maio, quinta-feira, às 17h
André Lopes (CREF 008061-G/RS)
Controle de carga na musculação


lives Instagram



Ministério da Saúde lança manual com orientações sobre prática de atividade física durante isolamento
Postado em 08/05/2020
Fonte: CREF2/RS

O Ministério da Saúde divulgou, há poucos dias, o manual “Orientações sobre a prática de atividade física durante o período de quarentena”. O guia, em versão PDF, pode ser acessado diretamente por aqui.

O material, elaborado pela Coordenação-Geral de Promoção de Atividade Física e Ações Intersetoriais do Ministério, sugere algumas atividades que podem ser recomendadas à população para serem realizadas dentro do ambiente domiciliar, conforme as faixas etárias. Quanto a recomendações aos profissionais de Educação Física no contexto do COVID-19, o documento cita as publicações do Sistema CONFEF/CREFs sobre o assunto.

A Nota Técnica do CREF2/RS, com informações e medidas de prevenção quanto à disseminação do coronavírus a serem adotadas no exercício profissional da Educação Física, está disponível para consulta desde o dia 17 de março. O documento pode ser visualizado neste link.


Ministério da Saúde coronavírus covid-19



CREF2/RS promove três lives no Instagram na primeira semana de maio
Postado em 30/04/2020
Fonte: CREF2/RS

Na primeira semana de maio, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives no Instagram. Na segunda-feira, dia 4 de maio, a conselheira Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) e os empresários Pablo Costa, da Performa Academia (CREF 001883-PJ/RS); e Raul Neukamp Jr., da Pranadar Aqua & Fitness (CREF 000127-PJ/RS); irão conversar sobre o tema “O desafio da reabertura das academias”. A transmissão iniciará às 15h.

Já na terça-feira, dia 5 de maio, o Instagram do CREF2/RS vai receber a profissional Liège Gautério (CREF 017513-G/RS), para fazer a apresentação “Educação Física e transplante”. Além de atuar com pilates, treinamento funcional e musculação, Liège é transplantada de pulmão e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados. A live vai começar às 17h.

Na quinta-feira, dia 7 de maio, será a vez de Wagner Zaccani (CREF 010858-G/RS) conduzir a live “Treinamento físico na quarentena”. Atuando na Sogipa, com as equipes de vôlei, basquete e judô, Wagner também é preparador físico da seleção brasileira de judô. A transmissão também iniciará às 17h.

Confira abaixo a lista com todas as transmissões ao vivo agendadas pelo CREF2/RS até o momento:

4 de maio, segunda-feira, às 15h
Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Pablo Costa, da Performa Academia (CREF 001883-PJ/RS); e Raul Neukamp Jr., da Pranadar Aqua & Fitness (CREF 000127-PJ/RS)
O desafio da reabertura das academias

5 de maio, terça-feira, às 17h
Liège Gautério (CREF 017513-G/RS)
Educação Física e transplante

7 de maio, quinta-feira, às 17h
Wagner Zaccani (CREF 010858-G/RS)
Treinamento físico na quarentena

13 de maio, quarta-feira, às 17h
Felipe Machado (CREF 008513-G/RS)
Planejamento de carreira e gestão de negócios fitness e esportivos em tempos de crise

14 de maio, quinta-feira, às 17h
Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS)
A atuação do profissional de Educação Física no contexto da doença

19 de maio, terça-feira, às 17h
Darlan Souza (CREF 015393-G/RS)
A progressiva retomada dos exercícios com total segurança


Lives Instagram



Câmara Técnica de Corrida divulga manual online com sugestões para prática segura durante COVID-19
Postado em 29/04/2020
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida do CREF2/RS elaborou um manual online com sugestões para a prática de atividade, de maneira segura, durante a epidemia do COVID-19. O material pode ser consultado no Facebook e no Instagram do Conselho. A íntegra do guia também está disponível abaixo:

Segundo a Organização Mundial da Saúde, é recomendável que mantenhamos nossas atividades físicas, mesmo em tempos de reclusão. A prática de exercícios ao ar livre é uma opção a se considerada. Para tanto, a Câmara Técnica de Corrida do CREF2/RS se manifesta no sentido de orientar os praticantes que, ao realizá-las, sigam normas de conduta, buscando a proteção individual e do próximo.

- Siga todas as normas da OMS;
- Corra e caminhe sempre sozinho;
- Evite locais que tenham outros praticantes;
- Caso tenha, fique dois metros de distância lateral e dez metros de distância se estiver atrás;
- Hidrata-se com garrafa individual;
- Use calçado adequado e higienize-o após o uso;
- Evite levar as mãos ao rosto durante a atividade;
- Leve máscara de proteção, caso tenha contato com outras pessoas;
- Ao final da atividade, tome banho e lave as roupas utilizadas;
- Faça da sua atividade um momento de promoção de saúde física e mental.


Corrida de Rua Corrida



CREF2/RS inicia série de lives pelo Instagram nesta quinta-feira
Postado em 20/04/2020
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira, dia 23 de abril, o Conselho vai iniciar uma série de lives pela sua conta oficial no Instagram. A primeira edição do projeto contará com a presença de Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), conselheiro do CREF2/RS e diretor da GPA – Soluções em Educação e Saúde Corporativa, numa apresentação intitulada “Ginástica Laboral em tempos de crise”. A transmissão vai começar às 17h.

As lives do CREF2/RS irão ocorrer todas terças e quintas, sempre no mesmo horário, trazendo assuntos e discussões importantes para os profissionais de Educação Física, especialmente neste período de isolamento ocasionado pelo coronavírus (COVID-19). Confira abaixo a lista com todas as transmissões ao vivo agendadas até o momento:

23 de abril, quinta-feira, às 17h
Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS)
Ginástica Laboral em tempos de crise

28 de abril, terça-feira, às 17h
Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS) e Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS)
Gestão de academias na crise

30 de abril, quinta-feira, às 17h
Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)
Aspectos integrais para atuação no mercado profissional: quem somos, o que fazemos? Como seremos lembrados?

5 de maio, terça-feira, às 17h
Liège Gautério (CREF 017513-G/RS)
Educação Física e transplante

7 de maio, quinta-feira, às 17h
Wagner Zaccani (CREF 010858-G/RS)
Treinamento físico na quarentena


lives Instagram



CREF2/RS mantém lista de normativas estaduais e municipais
Postado em 02/04/2020
Fonte: CREF2/RS

Diante da pandemia do coronavírus (COVID-19), o CREF2/RS tem recebido diversos questionamentos sobre como proceder quanto ao funcionamento das empresas registradas. Mesmo diante desta situação atípica, o Conselho não pode ordenar o fechamento, a abertura ou restringir o funcionamento dos locais que ofertam serviços na área de atividades físicas que estão devidamente regulares com a legislação vigente. Por isso, foi publicada, no dia 17 de março, uma Nota Técnica com orientações gerais para o exercício da profissão de Educação Física neste período.

O Conselho ressalta que a recomendação é que os estabelecimentos sigam as determinações dos órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis. Diversos municípios do Estado estão publicando, diariamente, normativas com medidas que alteram o funcionamento de diferentes tipos de estabelecimentos, como academias, clubes e centros de treinamento.

Atento às demandas dos profissionais e proprietários de empresas da área, reunimos aqui as normativas estaduais e municipais disponíveis sobre o assunto, que afetam diretamente as atividades dos registrados. A lista não contempla a totalidade de cidades do Estado, mas está sendo atualizada constantemente. Caso tenha conhecimento de novas normativas em cidades do Rio Grande do Sul, envie as informações para o e-mail contato@crefrs.org.br e auxilie na atualização dos dados.

Rio Grande do Sul - Decreto 55.154

Alvorada
Bagé
Bento Gonçalves
Bom Jesus
Cachoeirinha
Canela
Canoas
Capão da Canoa
Capão do Leão
Carazinho
Caxias do Sul
Cotiporã
Eldorado do Sul
Erechim
Esteio
Farroupilha
Flores da Cunha
Garibaldi
Gravataí
Gramado
Ijuí
Lajeado
Liberato Salzano
Não-Me-Toque
Nova Petrópolis
Novo Hamburgo
Osório
Passo Fundo
Pejuçara
Portão
Porto Alegre
Salto do Jacuí
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Sant’Ana do Livramento
Santiago
Santo Antônio da Patrulha
São Borja
São Leopoldo
São Marcos
Sapiranga
Tapes
Taquara
Torres
Três Passos
Uruguaiana
Vacaria

Última atualização: 03/04


coronavírus



CREF2/RS mantém lista de normativas estaduais e municipais
Postado em 20/03/2020
Fonte: CREF2/RS

Diante da pandemia do coronavírus (COVID-19), o CREF2/RS tem recebido diversos questionamentos sobre como proceder quanto ao funcionamento das empresas registradas. Mesmo diante desta situação atípica, o Conselho não pode ordenar o fechamento, a abertura ou restringir o funcionamento dos locais que ofertam serviços na área de atividades físicas que estão devidamente regulares com a legislação vigente. Por isso, foi publicada, no dia 17 de março, uma Nota Técnica com orientações gerais para o exercício da profissão de Educação Física neste período.

O Conselho ressalta que a recomendação é que os estabelecimentos sigam as determinações dos órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis. Diversos municípios do Estado estão publicando, diariamente, normativas com medidas que alteram o funcionamento de diferentes tipos de estabelecimentos, como academias, clubes e centros de treinamento.

Atento às demandas dos profissionais e proprietários de empresas da área, reunimos aqui as normativas estaduais e municipais disponíveis sobre o assunto, que afetam diretamente as atividades dos registrados. A lista não contempla a totalidade de cidades do Estado, mas está sendo atualizada constantemente. Caso tenha conhecimento de novas normativas em cidades do Rio Grande do Sul, envie as informações para o e-mail contato@crefrs.org.br e auxilie na atualização dos dados.

Rio Grande do Sul Decreto 55.154 Decreto 55.184 Decreto 55.240

Agudo
Alvorada Decreto 29 Decreto 78
Bagé Decreto 050 Decreto 053 Decreto 055 Decreto 057
Bento Gonçalves
Bom Jesus
Cachoeirinha Decreto 6860 Decreto 6876
Canela
Canoas
Capão da Canoa
Capão do Leão
Carazinho
Carlos Barbosa Decreto 3.536 Decreto 3.539
Caxias do Sul
Cotiporã Decreto 3.719 Decreto 3.726 Decreto 3.732
Eldorado do Sul
Erechim
Esteio
Estrela
Farroupilha
Flores da Cunha
Garibaldi
General Câmara Decreto 024 Decreto 041
Gravataí
Gramado
Ijuí
Joia
Lajeado
Liberato Salzano
Não-Me-Toque
Nova Petrópolis
Novo Hamburgo Decreto 9.197 Decreto 9.206
Osório
Passo Fundo Decreto 32 Decreto 18/05 - Academias Decreto 18/05 - Serviços Gerais
Pejuçara
Portão
Porto Alegre Decreto 20.534 Decreto 20.562 Decreto 20.564 Decreto 20.583 Decreto 20.608 Decreto 20.623 Decreto 20.625 Decreto 20.639 Decreto 20.683
Rio Grande
Rolante
Salto do Jacuí
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Sant’Ana do Livramento
Santiago
Santo Antônio da Patrulha
São Borja
São Leopoldo Decreto 9.428 Decreto 9.591 Decreto 9.598
São Marcos
Sapiranga
Tapes
Taquara
Torres
Três Passos
Uruguaiana
Vacaria
Viamão

Última atualização: 11/08


coronavirus



CREF2/RS publica documento com medidas de prevenção do COVID-19
Postado em 18/03/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, atento às demandas e preocupações dos profissionais de Educação Física e proprietários de estabelecimentos da área de atividades físicas, publicou na tarde de ontem, 17 de março, Nota Técnica com medidas de prevenção e mitigação da disseminação do coronavírus (COVID-19). As orientações devem ser adotadas no exercício profissional da Educação Física.

O documento, com informações aos beneficiários e prestadores de serviços, pode ser acessado na íntegra aqui. O Conselho ressalta que, por não estar abarcada pelas competências do órgão expedir determinações para o fechamento ou restrição da oferta dos serviços dos profissionais ou empresas registradas, a recomendação é seguir as determinações dos órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis.


coronavirus



Reabertura do CREF Serra é capa da nova edição da revista do CREF2/RS
Postado em 08/05/2019
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que teve a sua edição digital lançada hoje, dia 8 de maio, traz na capa uma matéria sobre a reabertura do CREF Serra. Nesta reportagem principal, explicamos como está funcionando o atendimento no posto avançado em Caxias do Sul e quais são os benefícios para todos os profissionais da região.

Além deste conteúdo, a nova publicação atual também traz o perfil de Eduardo Grumann (CREF 000043-G/RS), bicampeão mundial de supino e de levantamento terra; e um especial sobre saúde, em que compilamos três matérias que foram publicadas anteriormente na revista, sobre obesidade infantil, diabetes e doenças respiratórias, em edições revistas e atualizadas.

Você ainda pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para download em tablets e em smartphones. A revista impressa é enviada para todas as Pessoas Jurídicas registradas no Conselho e para os profissionais que solicitarem recebê-la. Os pedidos devem ser feitos pelo e-mail contato@crefrs.org.br.

Todas as edições da CREF2/RS em Revista estão disponíveis para download em PDF aqui.


revista CREF Serra



Atividade física para gestantes é capa da nova edição da CREF2/RS em Revista
Postado em 08/03/2019
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que teve a sua edição digital lançada hoje, dia 8 de março, traz na capa uma matéria sobre atividade física para gestantes. As grávidas cada vez mais estão procurando fazer exercício e, nesta reportagem, apresentamos os benefícios, os receios, as contraindicações e os principais desafios que os profissionais de Educação Física têm diante deste tipo de público.

Além deste conteúdo, a nova revista também traz o perfil de Ilana Finkelstein (CREF 001557-G/RS), uma das precursoras da hidroginástica no Rio Grande do Sul; uma entrevista com Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS), sobre o ensino do surf; e matérias sobre a decisão do TRF-4 que envolve o pilates, sobre os números da fiscalização em 2018 e sobre os eventos realizados pelo CREF2/Rs no final do ano passado, como o workshop de Ginástica Laboral.

Você ainda pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para download em tablets e em smartphones. A revista impressa é enviada para todas as Pessoas Jurídicas registradas no Conselho e para os profissionais que solicitarem recebê-la. Os pedidos devem ser feitos pelo e-mail contato@crefrs.org.br.


revista gestantes



Troféu Destaque 2018 é capa da nova edição da CREF2/RS em Revista
Postado em 17/12/2018
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que teve a sua edição digital lançada hoje, dia 17 de dezembro, faz uma retrospectiva dos eventos que o Conselho realizou no segundo semestre de 2018. Com o Troféu Destaque na capa e um breve perfil de todos os vencedores do prêmio, a publicação também conta como foi o Ciclo de Palestras 20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física, realizado no interior, e quem são os novos conselheiros que foram eleitos em setembro, para o mandato 2018-2024.

Além destas matérias, a nova revista também traz um artigo sobre o atendimento na Educação Física do Rio Grande do Sul, de autoria de Alexandre Balbinot (CREF 013075-G/RS) e o perfil de Fabiano Bartmann (CREF 0009798-G/RS), professor do curso de Educação Física da Sogipa e campeão gaúcho de stand up paddle.

Você também pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para download em tablets e em smartphones. A revista impressa é enviada para todas as Pessoas Jurídicas registradas e para os profissionais que solicitarem recebê-la. Os pedidos devem ser feitos pelo e-mail contato@crefrs.org.br.


revista



Voto nas Eleições CREF2/RS 2018 é pessoal e secreto
Postado em 24/08/2018
Fonte: Comissão Eleitoral CREF2/RS 2018

A eleição do CREF2/RS por correspondência já teve início com a postagem de mais de 11 mil kits eleitorais, entre os dias 7 e 9 de agosto, para os profissionais aptos ao voto. Se você não recebeu e está regular, ou vai se regularizar antes da eleição, poderá votar presencialmente no dia 14 de setembro, na sede do CREF2RS em Porto Alegre.

Por decisão desta Comissão em acordo com as chapas concorrentes, não serão encaminhados novos kits eleitorais, mesmo para aqueles profissionais que acusarem estar faltando algum item para a votação.

Muito importante: o voto é pessoal e secreto. Ele deve ser realizado com segurança, seguindo as instruções que fazem parte do material e que estão divulgadas no site www.crefrs.org.br/eleicoes2018. Não entregue o envelope aberto para ninguém. Poste o voto em qualquer agência dos Correios o mais rápido possível, para chegar à Caixa Postal até as 15h do dia 14 de setembro para ser computado.

A Comissão Eleitoral preza por uma eleição segura e com transparência para todos os eleitores e chapas concorrentes. Dúvidas contate o e-mail eleicoes@crefrs.org.br.


Eleições



CREF2/RS entrega doações à Campanha do Agasalho 2018
Postado em 27/07/2018
Fonte: CREF2/RS

O frio e a chuva retornaram ao Rio Grande do Sul e devem seguir nas próximas semanas, mesmo com algumas oscilações pontuais na temperatura. Por isso, é importante que os gaúchos continuem participando da Campanha do Agasalho. O CREF2RS colaborou no esforço de amenizar os efeitos dos fenômenos climáticos na vida das comunidades mais carentes. Nesta sexta-feira, dia 27, o Conselho entregou na Central de Doações da Defesa Civil as roupas arrecadadas na sua sede. Foram doadas à Prefeitura de Porto Alegre 19 peças de roupas para adultos e 24 vestimentas para crianças. Também foram direcionadas ao Asilo Padre Cacique 21 peças de roupas para amenizar o frio rigoroso enfrentado neste inverno pelos idosos daquela instituição.

Quem ainda quiser colaborar, pode fazer doações no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na Avenida Borges de Medeiros, 1501, em Porto Alegre. Ali funciona a Central de Doações. O telefone é 51 3288-6781. Durante o inverno, existem outros pontos de coleta localizados órgãos públicos estaduais, quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, supermercados Zaffari e Unidades do Sesc/Senac no Estado.


Campanha do Agasalho



Vereadores farão Moção de Repúdio a MP que retira recursos do esporte
Postado em 11/07/2018
Fonte: Site da Câmara Municipal de Porto Alegre

A elaboração de uma Moção de Repúdio ao texto da Medida Provisória (MP) nº 841/18 que, desde o dia 11 de junho, retira mais de R$ 541 milhões, oriundos de percentuais das apostas nas loterias federais, de projetos de incentivo ao esporte, em especial ao atletismo brasileiro, foi o encaminhamento adotado após debate sobre o tema, na tarde desta terça-feira (10/7), no encontro conjunto das comissões de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (CECE), e de Defesa do Consumido, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) do Legislativo Municipal. A reunião, por iniciativa do vereador André Carús (MDB), que sugeriu a redação do documento, contou com a presença de outros parlamentares e representantes de entidades esportivas.

Ao iniciar a discussão da pauta, Carús disse que a MP, da forma como foi apresentada não irá produzir os resultados pretendidos, que é o de reduzir a violência nas cidades a partir da transferência de boa parte dos recursos do esporte juvenil para o Fundo Nacional da Segurança. De acordo com o vereador, é preciso pressionar o governo federal para reverter a situação “com a máxima urgência, porque os danos já estão causando estragos”.

Retrocesso

Para o vice-presidente de formação de atletas do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Fernando Manuel de Matos Cruz, a MP retrocede em conquistas que vinham sendo obtidas desde a Lei Pelé. Disse, ainda, que da parte percentual do que é arrecadado com as loterias e destinada ao esporte, só atingiu a área de incentivo à formação de jovens para o atletismo. “O prejuízo é grande porque esses recursos vinham sendo investidos em equipamentos, como a construção de pistas atléticas, piscinas e outros; no pagamento de profissionais e no fomento à participação de atletas em competições, o que agora não é mais possível”.

Cruz explicou como o recurso, em média de R$ 40 milhões anuais, era distribuído até que a MP entrasse em vigor e zerasse os repasses de 0,5% de todos os prognósticos de loterias aos cuidados do CBC. “Ao esporte escolar cabia 5%, ao esporte universitário 10%, ao comitê paraolímpico 15%, às despesas administrativas 20% e os 50% restantes ao esporte olímpico e aos clubes”.

Luciana Miorro, coordenadora de Projetos Esportivos do Grêmio Náutico União, declarou que é grande a expectativa dos jovens atletas com a possibilidade de reversão dos efeitos da MP. “Eles estão apreensivos porque foi graças a esses recursos que muitos puderam ser incluídos no esporte”, disse. Ela exemplificou que no União, entre outras formas de investimento, foi possível revitalizar o piso de dois ginásios e equipar o departamento médico, entre outras melhorias “que refletem no preparo dos atletas para competições nacionais e internacionais”.

José Haroldo Arataca, diretor técnico e treinador da Confederação Brasileira de Atletismo (CBA), considerou que, apesar de danosa pelo seu contexto, a MP teve um resultado positivo. “Já vim aqui nesta Casa Legislativa muitas vezes e é a primeira vez que vejo a união dos representantes das entidades em defesa do esporte”. Arataca, no entanto, lamentou não ver a indignação popular. “As pessoas choram pela nossa colocação em sexto no Mundial, mas não se manifestam ao fato de estarmos na 84º posição em educação”, criticou.

Segundo o diretor da CBA, os recursos cortados atingem ainda, o esporte escolar, inviabilizando qualquer iniciativa, como os tradicionais jogos universitários. Ele elogiou a gestão dos recursos que até então eram destinados ao CBC e comparou: “a pista da Sogipa, com o controle da entidade foi construída por R$ 1,8 milhões e uma semelhante, na Ufrgs custou cerca de R$ 10 milhões”. Arataca também lembrou que parte dos recursos cortados do atletismo foram para reforçar o próprio prêmio das loterias, que aumentou recentemente de valor, e também para o futebol, por força da pressão feita pela “bancada da bola”.

Equívoco

O vice-presidente da Federaclubes, Carlos Humberto Rigon, disse que a MP é um equívoco. Além de prejudicar imediatamente aos clubes mais estruturados, como Sogipa, União e Veleiros, corta, também, o sonho das entidades menores que vinham se organizando para a aprovação de projetos junto ao CBC. Ele adiantou que o tema será um dos pontos a ser debatido no Congresso da Federaclubes que acontece em Gramado nos próximos dias 20, 21 e 22 de julho.

Lauro Aguiar, vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 2ªRegião (CREF2RS) informou que o tema vem sendo tratado, também, no âmbito da Assembleia Legislativa, onde uma Audiência Pública está sendo chamada para discutir os efeitos da MP 841/18. Ele lamentou os poucos fóruns de debate e criticou a falta de realização das Conferências do Esporte. “Não somos contra a segurança pública, mas entendemos que não adianta construir presídios se não investirmos em prevenção à violência e isso se faz com iniciativas como a do incentivo da prática do esporte, assim como de investimentos em educação e cultura para os nossos jovens”.

Mauro Myskin, vice-presidente do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte, afirmou que a extinção da secretaria de Esportes e as políticas públicas para o setor, em Porto Alegre, foram completamente abandonadas. Ressaltou a importância da união de todos para a derrubada da MP, o que considera fundamental para a continuidade de projetos que vinham sendo desenvolvidos pelas entidades e clubes.

Leonardo Monteiro, que representou o deputado federal João Derly (Rede) ressaltou que a MP, que entrou em vigor no dia 12 de junho, tem prazo de 45 dias para ser apreciada pelo Congresso, ou passará a trancar a pauta. Ele lembrou, no entanto, que como há o recesso de julho e a contagem é interrompida, o prazo deve vencer em meados de agosto. “A solução mais rápida é a de pressão sobre o governo para que ele reveja os efeitos da MP sobre o Esporte. Fora isso, ou é esperar a votação, que pode ser pela derrubada, alteração do texto ou aprovação, ou ainda, aguardar os 120 dias para ver a MP, caso não seja apreciada em plenário, perca automaticamente os seus efeitos”.

Paulo Eduardo Barbosa Santos, presidente do Conselho Municipal de Desportos (CMD) reforçou as críticas à falta de incentivo ao esporte na capital gaúcha. Disse que o tratamento em Brasília, com a MP é semelhante ao que vem sendo destinado ao setor em um ano e sete meses do atual governo. Que o CMD perdeu recursos orçamentários, sede e, assim como os demais, qualquer apoio para o desenvolvimento do trabalho dos conselheiros.

Medida

Em suas manifestações, os vereadores presentes ao encontro, assim como o proponente da pauta, se posicionaram contra a retirada de recursos do esporte. De acordo com Cassiá Carpes (PP), o problema da falta de verbas não é diferente de quando foi presidente da extinta Fundação de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (Fundergs). "Era preciso muito jogo de cintura para podermos realizar algo", justificou. João Bosco Vaz (PDT) disse que a MP coloca uma pá de cal sobre qualquer possibilidade de investimento em esporte na capital, visto que o atual governo não realiza nenhum aporte ao setor, assim como nas demais áreas, como na social, "totalmente abandonadas pelo poder público".

Na mesma linha Sofia Cavedon (PT), lamentou o desmonte do esporte na cidade. Ela ainda ressaltou que devido aos projetos do Executivo que trancam a pauta, a Moção de Repúdio não poderá ser votada com a celeridade que merece e, portanto, "o melhor é coletar as assinaturas dos vereadores para remetê-la o mais rápido ao presidente da Câmara Federal". disse. Prof. Alex Fraga (PSol) alertou que é necessário deixar clara a intenção da interrupção imediata dos efeitos da MP na Moção, visto se permanecer com seus efeitos por quatro meses, até que perca o seu valor, "irá provocar estragos que só poderão ser recuperados no ano que vem".

Para a vereadora Comandante Nádia (MDB), presidente da Cedecondh, a união de esforços em prol do Esporte é importante. Disse que os vereadores estão engajados na luta das entidades e clubes para fazer valer o desejo da comunidade esportiva brasileira. Tarciso Flecha Negra (PSD), que presidiu o encontro, destacou que o esporte é capaz de salvar a vida de muitos jovens. Ele lembrou a sua história e a importância que o setor tem para coibir a violência. Da mesma forma a vereadora Mônica Leal (PP) informou que assinará a Moção. Para ela, não se pode colocar em confronto a Segurança e o Esporte. "Cada um dos setores tem a sua importância e devem ter a atenção dos governos", declarou. O vereador Alvoni Medina (PRB), também participou do encontro.

Texto: Milton Gerson (reg. prof 6539)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Foto: Andielli Silveira/CMP


epúdio a MP que retira recursos do esporte



Capacitação promovida pela Comissão de Fiscalização encerra nesta quinta-feira com troca de experiências
Postado em 14/06/2018
Fonte: CREF2/RS

A atividade de capacitação com os servidores do Conselho, promovida pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) em parceria com o Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) do CREF2/RS, está encerrando nesta quinta-feira. A ação, que tem o objetivo de proporcionar uma compreensão ainda mais ampla sobre os procedimentos fiscalizatórios e sobre as mudanças recentes que ocorreram na Legislação, chegou ao seu último dia abordando o Processo Administrativo de Fiscalização (PAD FIS), de acordo com os critérios estabelecidos pela Resolução CREF2/RS Nº 132/2017.

Entre os assuntos discutidos nesta última etapa, estavam a formação do PAD FIS, a confecção do termo de atuação e do auto de infração e como tramitam os pareceres emitidos pela COF. Os presentes puderam conhecer mais a fundo as diretrizes referentes a atuação do DEFOR e tirar dúvidas sobre a aplicação de multas e de infrações. “A capacitação está sendo muito valiosa, especialmente para que todos possam compreender melhor todas as etapas do processo fiscalizatório. A troca de informações está abrindo a oportunidade para que a Comissão conheça as necessidades dos agentes fiscais e eles também compreendam como o trabalho deles continua internamente e é fundamental”, relatou Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), integrante da COF e palestrante do dia.

Na parte da tarde, será feito um estudo de alguns casos já vivenciados pelo DEFOR e um alinhamento final dos procedimentos e das condutas estabelecidas durante o treinamento, como forma de encerramento. “A consequência desta capacitação, bastante ampla e com temas explorados com profundidade, será uma eficiência maior das ações fiscalizatórias do CREF2RS, algo extremamente importante para os profissionais e para toda a sociedade”, declarou Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), também integrante da COF. Ainda compõem a Comissão Ana Maria Haas (CREF 004563-G/RS), Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), Luiz Waengertner (CREF 007697-G/RS) e Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS).


DEFOR fiscalização capacitação



CREF em Revista discute questões de gênero na Educação Física Escolar
Postado em 01/06/2018
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que tem como tema de capa as questões relacionadas à diversidade e à igualdade de gênero, já está disponível para leitura pela Internet e para download. A publicação discute como os profissionais de Educação Física que atuam nas escolas devem agir frente aos conflitos que surgem diariamente, desconstruindo a oposição que existe entre o masculino e o feminino.

Com o intuito complementar o debate sobre este assunto, a reportagem de capa é acompanhada pelo perfil de Eduarda Luizelli (CREF 004280-G/RS), uma das profissionais pioneiras na disseminação do futebol feminino do Rio Grande do Sul. Há ainda matérias sobre os benefícios da caminhada nórdica, sobre a presença da ginástica rítmica gaúcha nos Jogos Escolares da Juventude, sobre as ações de fiscalização realizadas pelo CREF2/RS na fronteira com Santa Catarina e sobre o Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, ocorrido em Torres.

Você também pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para tablets e para smartphones em geral.


revista diversidade gênero futebol feminino



Nova edição da CREF2/RS em Revista faz retrospectiva de 2017
Postado em 01/03/2018
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que teve a sua edição digital lançada nesta quinta-feira, dia 1º de março, faz uma retrospectiva dos eventos que o Conselho realizou no segundo semestre do ano passado. Com o Troféu Destaque 2017 na capa e um breve perfil de todos os vencedores do prêmio, a publicação também conta como foram as palestras do CongregaCREF e do “O Mercado do Personal Trainer Corporativo”, promovido em celebração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral.

Além destas matérias, a nova edição também traz um artigo sobre o papel do profissional de Educação Física na Equoterapia, de autoria de Afonso Forni (CREF 025395-G/RS); o perfil de Rafael Astrada (CREF 010168-G/RS), técnico duas vezes campeão brasileiro de futsal para cegos; uma matéria sobre trabalho da Fiscalização e um pouco mais da história dos conselheiros João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS) e Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

Você também pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para tablets e para smartphones em geral. A revista impressa é enviada para todas as Pessoas Jurídicas registradas e para os profissionais que solicitaram recebê-la. Os pedidos devem ser feitos via contato@crefrs.org.br.


Revista CREF em Revista



Nova edição da CREF2/RS em Revista destaca novas modalidades
Postado em 12/12/2017
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que tem como tema de capa as novas modalidades de academia, já está disponível para leitura pela Internet e para download. A publicação relata como o pilates e o treinamento funcional, por exemplo, chegaram à área fitness e tiveram uma grande aderência do público, proporcionando aos profissionais de Educação Física oportunidades diversificadas de atuação e a possibilidade de estarem à frente do seu próprio negócio.

Com o intuito de ampliar o debate sobre este assunto, a reportagem de capa é dividida entre o perfil de Tiago Proença (CREF 012034-G/RS), fundador da BPro Treinamento Funcional, e entrevistas com a vice-presidente da Associação Brasileira de Pilates Michelle Scalon (008668-G/RS), com o criador do método R100 Diego Furian (CREF 007285-G/RS) e com Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS) e Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS), ambos empreendedores com décadas de experiência no ramo das academias no Rio Grande do Sul.

Há ainda matérias sobre as ações de fiscalização do CREF2/RS em parceria com a Polícia Civil e relatos sobre alguns dos eventos realizados pelo Conselho em 2017, como o VII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física e o Encontro Sul Brasileiro das Comissões de Orientação e Fiscalização e Ética Profissional. Você também pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para tablets e para smartphones em geral.


Revista novas modalidades treinamento funcional pilates



CREF2/RS prestigia formatura na Faculdade Sogipa
Postado em 05/09/2017
Fonte: CREF2/RS

No sábado, dia 26 de agosto, oito alunos da Faculdade Sogipa de Educação Física se formaram. Na cerimônia, os novos profissionais receberam sua Cédula de Identidade Profissional. Representando o CREF2RS, esteve presente a conselheira Débora Garcia (CREF 002202-G/RS). "Os alunos saem da faculdade aptos a exercer a profissão e regularizados no Conselho", explicou. Parabéns!


Formatura



Nova edição da CREF2/RS em Revista destaca atividade física no combate ao câncer
Postado em 17/07/2017
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que tem como tema de capa o câncer e a atividade física, já está disponível para leitura pela Internet e para download. A publicação relata, ao longo de suas páginas, como o trabalho que envolve a Educação Física é importante para a prevenção e para o tratamento desta doença, que afeta cerca de 500 mil pessoas todos os anos no Brasil. Ainda de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a prática regular de exercícios pode reduzir em até 30% a probabilidade de se desenvolver qualquer tipo de tumor.

Com o intuito de também ampliar o debate sobre a atuação profissional na área da saúde, a reportagem de capa é acompanhada por uma entrevista com Paulo Frenzel (CREF 001404-G/RS), que coordena o setor de Educação Física em duas Unidades Básicas de Saúde, vinculadas ao SUS, em Pelotas. Além deste conteúdo especial, a nova edição do CREF2/RS em Revista ainda apresenta o perfil da personal trainer Liège Gautério (CREF 017513-G/RS), medalhista nos Jogos Mundiais para Transplantados, e matérias sobre a Fiscalização do CREF2/RS e sobre o Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar.

Você também pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para tablets e para smartphones em geral.


Revista câncer



Nova edição da CREF2/RS em Revista discute novos rumos da Educação Física escolar
Postado em 03/03/2017
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que tem como tema de capa os novos rumos da Educação Física escolar, já está disponível para leitura pela Internet e para download. A publicação discute, na sua matéria principal, como a MP 746/2016 e a PEC 55/2016, recentemente aprovadas pela Câmara e pelo Senado, podem modificar o ensino no Brasil.

Além desta reportagem, a revista também apresenta os números recordes atingidos pela Fiscalização em 2016; a cobertura do Dia Estadual da Ginástica Laboral, realizado pelo CREF2/RS no último mês de novembro; o perfil da professora Virgínia Wolffenbüttel (CREF 000055-G/RS) e um relato sobre o trabalho desenvolvido por Marco Aurélio Iorio (CREF 021919-P/RS) e Diego Model (CREF 017263-G/RS) a favor do esporte. A publicação ainda mostra como as alternativas de acessibilidade da Fit Academia (CREF 002825-PJ/RS) podem servir de exemplo para todas as outras empresas que atuam neste mesmo segmento.

Você também pode acessar a edição online diretamente pela plataforma Issuu, disponível para a leitura em computadores, tablets e smartphones.


Revista Educação Física escolar



Nova edição da CREF2/RS em Revista aborda legado deixado pela Olimpíada
Postado em 22/12/2016
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que tem como tema de capa o legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, já está disponível para leitura pela Internet e para download. A publicação relata, ao longo de suas páginas, como a competição esportiva mais importante do mundo pode se transformar, já a partir de agora, em um estímulo à prática esportiva e ao fortalecimento de diversas modalidades, assim como da Educação Física escolar.

Com o intuito de ampliar o debate, a reportagem de capa foi dividida em seis matérias principais, que relatam o ciclo olímpico de atletas, de treinadores e de profissionais de Educação Física que se envolveram com os Jogos do Rio. O canoísta Gilvan Ribeiro, o corredor Fabiano Peçanha (CREF 022437-G/RS), os técnicos de esgrima Alexandre Teixeira (CREF 00786-G/RS) e Eduardo Nunes (002764-G/RS) e técnico de tênis de mesa em cadeira de rodas Luciano Possamai (CREF 02066-G/RS), assim como os profissionais Idete Kunrath (CREF 013402-G/RS), Giovani Piloti (CREF 013810-G/RS) e Clery de Lima (CREF 000297-G/RS0), que lá estiveram trabalhando como voluntários ou como jornalista, comentam as suas respectivas vivências olímpicas.

Além deste conteúdo especial, a nova edição do CREF2/RS em Revista ainda apresenta o perfil do treinador de judô da Sogipa Kiko Pereira (CREF 003345-G/RS) e matérias sobre a Fiscalização do CREF2/RS e sobre o Seminário de Educação Física Escolar de Caxias do Sul. Você também pode acessar a edição online diretamente pela plataforma Issuu, disponível para a leitura em computadores, tablets e smartphones.


Revista Jogos Olímpicos Olimpíada



Nova edição da revista do CREF2/RS aborda doenças respiratórias
Postado em 25/10/2016
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que tem como matéria de capa as doenças respiratórias, já está disponível para download no site do CREF2/RS. A publicação explica, ao longo da sua reportagem principal, como este tipo de problema, que atinge 20% da população brasileira, pode ser prevenido e tratado de maneira eficiente com um programa de exercícios físicos, sempre orientado por um profissional de Educação Física.

Além deste assunto, a publicação também apresenta os vencedores do Troféu Destaque 2016, realizado em setembro pelo Conselho, e conta como foram as comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, com o CongregaCREF. Também fala sobre as ações de fiscalização, que bateram um recorde de academias fechadas neste ano, e traça o perfil de Fabiano Miguel (CREF 009594-G/RS), um dos primeiros profissionais de Educação Física a ingressar em um Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular no Estado.

Desde a última edição, os exemplares impressos da CREF2/RS em Revista são enviados somente às Pessoas Jurídicas registradas. Já os profissionais e os demais interessados pela área podem baixar a versão em PDF da revista diretamente por aqui ou também acessar a edição online diretamente pela plataforma Issuu, disponível gratuitamente para a leitura em computadores, tablets e smartphones.


Revista doenças respiratórias Troféu Destaque



CREF2/RS em Revista: Nicolas Sanchez é um dos árbitros de tênis selecionados para a Olimpíada
Postado em 29/07/2016
Fonte: CREF2/RS em Revista

O “uruguaio-gaúcho” Nicolas Sanchez (CREF 012322-G/RS), professor de tênis do Teresópolis Tênis Clube, é um dos convocados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para fiscalizar os melhores tenistas do mundo, que vão participar da próxima Olimpíada. Natural da cidade de Nueva Helvecia, Sanchez se mudou para Porto Alegre ainda durante a infância, quando o seu pai, um tenista profissional de grande sucesso em terras uruguaias, foi contratado pela Sogipa, na década de 80.

Juiz de linha há 15 anos, o árbitro tem uma extensa lista de campeonatos no currículo, que inclui o Pan-americano de 2007 e o Rio Open, realizado no ano passado. Preparado para vivenciar o maior evento esportivo do mundo, Sanchez quer aproveitar a ida ao Rio de Janeiro também para adquirir conhecimento. A entrevista, que reproduzimos parcialmente abaixo, foi publicada na última edição do CREF2/RS em Revista sobre os Jogos Olímpicos e pode ser conferida na íntegra no link.

Por que ser árbitro e não atleta?

O fato de ser árbitro e não atleta, pra mim, foi algo que teve uma transição natural. Queria continuar neste meio esportivo e, para isto, já tinha feito o curso da Federação Internacional de Tênis (ITF). Rapidamente, já estava arbitrando os maiores tenistas do mundo . No momento, estou atuando somente nos torneios da ITF, da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e da Associação de Tênis Feminino (WTA), como árbitro de linha. Vale salientar que esta parte de já ter sido atleta e conhecer alguns tenistas profissionais torna o meu trabalho um pouco mais fácil, porque este conhecimento me dá toda a base de como o jogo vai ser.

O que é mais motivador e desafiador no seu dia a dia de trabalho como juiz?

O que mais me motiva em ser árbitro é ter a oportunidade de conhecer os maiores tenistas do mundo e fazer parte dos torneios da ATP e da WTA. O árbitro é fundamental para o andamento de cada torneio. Quanto aos desafios, às vezes não são as jogadas que exigem mais, mas o conjunto, o torneio como um todo. Tem vezes que pegamos partidas longas, tenistas complicados, calor, e tudo isto nos demanda uma concentração redobrada, para não perder o foco na partida. É como se estivéssemos dentro da quadra jogando! O atleta, quando não está concentrado, acaba perdendo a partida. No nosso caso, podemos perder a marca da bola, um ponto, e assim tornar a partida mais tensa do que o normal.

Além da sua carreira como árbitro, você também é professor de tênis. Como fazer para conciliar as duas profissões?

As duas carreiras são bem tranquilas de administrar, porque as aulas não são competitivas, são apenas sociais, com cunho da aprendizagem e da saúde. Elas não comprometem em nada as arbitragens. Se optasse por treinar alguma equipe profissional, mesmo em nível estadual, eu teria que escolher a carreira de árbitro ou de treinador. Sou presidente da Associação Gaúcha de Árbitros de Tênis (AGAT) e o item mais importante é este: o árbitro não pode estar ligado a nenhuma equipe ou clube. Além disto, é muito interessante arbitrar os torneios profissionais e passar as experiências e as curiosidades do mundo do tênis para os alunos, mesmo que eles sejam apenas tenistas de primeira viagem. Também passo para eles informações de como funcionam os rankings, as competições da ATP e da WTA, quais os tenistas que estão em ascensão. Repasso ainda o calendário dos torneios, pois é muito importante que eles vejam ao vivo, bem de perto, como o esporte funciona.

As suas primeiras competições internacionais como árbitro foram os Jogos Pan-americanos do Rio e a Copa Davis. Como surgiram essas primeiras oportunidades, em eventos de grande visibilidade?

As maiores competições foram, realmente, o Pan-americano de 2007 e a Copa Davis, em duas oportunidades, em 2012 e 2015. Antes, eu já tinha arbitrado torneios, futures e challengers de nível da ITF e da ATP. As oportunidades surgiram pelo bom desempenho e alto nível da arbitragem que sempre mostrei dentro da quadra, me destacando como chefe de equipe. A Olimpíada será a maior competição em que irei atuar, mas são inúmeros os torneios de alto nível que já participei. Um dos últimos foi o Rio Open 2016, onde pude arbitrar os jogos de Rafael Nadal, John Isner, Pablo Cuevas, entre outros tenistas do primeiro escalão mundial.

Como você está se preparando para a Olimpíada? O que está sendo diferente no seu dia a dia?

A preparação mais intensa iniciamos em janeiro deste ano, com a convocação para os torneios mais importantes e que contaram com a participação de tenistas de ponta, que exigem o máximo de cada árbitro. Tem também a parte da saúde física e mental, que é importante para permanecermos muito bem concentrados dentro da quadra. O meu dia a dia ainda continua o mesmo, mas acredito que em breve já estaremos com atividades específicas para a Olimpíada.

Quais são as suas expectativas com os Jogos Olímpicos deste ano? O que você espera levar desta experiência para a sua carreira de professor e de árbitro de tênis?

As expectativas são as melhores possíveis! Espero respirar cada momento desta atmosfera esportiva, que é o maior evento esportivo do mundo. Quero aprender e absorver tudo que for possível, já que os Jogos Olímpicos não são só a modalidade de tênis, mas também todos os outros esportes. Espero que ocorra tudo como planejado, já que penso que a Olimpíada não voltará para o Brasil tão cedo. Só terei esta única oportunidade. Quero trazer para cá um legado da mais alta qualidade e poder dizer para a minha filha, para os alunos e para os amigos que fiz história, participando como árbitro da Olimpíada.

O tênis brasileiro nunca ganhou uma medalha olímpica, mesmo que tenha revelado grandes atletas. O que a modalidade ainda precisa desenvolver para se tornar competitiva também nos Jogos Olímpicos?

Tivemos e ainda temos tenistas extraordinariamente talentosos. Atualmente, o melhor tenista brasileiro, Thomaz Bellucci, está na 35ª colocação do ranking da ATP. No feminino, a melhor é a Teliana Pereira, que está na 86ª posição. Eles terão a dura missão de trazer uma medalha olímpica. Já nas duplas, temos uma real possibilidade, pois o Marcelo Mello está no 2º lugar e formará a dupla com o Bruno Soares, que se encontra na 7ª colocação. Um torneio singular, como a Olimpíada, mexe com a cabeça. Ela aparece a cada quatro anos e, quando os atletas estão lá, ficam deslumbrados com a grandiosidade. Nem todos estão focados na medalha de ouro e acabam por se distrair com a estrutura do evento. No tênis, sempre falamos que o atleta é 50% cabeça, ou seja, ele depende de concentração total. Os atletas brasileiros devem trabalhar isto para almejar o brilho do ouro.

Como o tênis brasileiro pode crescer depois dos Jogos Olímpicos?

O esporte no Brasil, de um modo geral, nunca aproveita 100% o legado deixado. Passamos por isso no Pan-americano e na Copa do Mundo. Cabe às entidades esportivas pensarem de uma maneira mais decisiva. Praticamente, vivemos só do futebol no Brasil, mas temos várias modalidades que precisam de investimentos, pois têm grandes talentos sem oportunidade e patrocínio. Acredito que, nesta Olimpíada, os verdadeiros gestores se sentirão influenciados e verão que o esporte necessita de apoio em longo prazo. No tênis, sempre dizemos que o importante é investir nas categorias de base, através de escolinhas comunitárias gratuitas e quadras públicas, facilitando o interesse da população pela modalidade. Já fiz muitos cursos nas maiores escolas de tênis do mundo e todos são taxativos: o maior investimento deve ser nas categorias de base e na formação.


Tênis Olimpíada Jogos Olímpicos



CREF2/RS em Revista: Frederico Guariglia fala sobre natação e Jogos do Rio
Postado em 26/07/2016
Fonte: CREF2/RS em Revista

Há 13 anos no Grêmio Náutico União, Frederico Guariglia (CREF 003724-G/RS) está pronto para encarar a sua segunda Olimpíada como treinador. O técnico da nadadora Graciele Herrmann, uma das grandes revelações do esporte gaúcho na última década, nunca foi um atleta profissional, mas desde muito cedo se interessou pela água.

Às vésperas dos Jogos do Rio, Guariglia se baseia na sua vivência no esporte para contar como a natação evoluiu no Brasil, sobretudo nos últimos anos, e como é desgastante o dia a dia de quem trabalha com atletas olímpicos, que precisam chegar sempre ao limite físico e mental para conquistar uma medalha. A entrevista, que reproduzimos parcialmente abaixo, foi publicada na última edição do CREF2/RS em Revista sobre os Jogos Olímpicos e pode ser conferida na íntegra no link.

Como foi a seletiva para a Olimpíada do Rio?

A primeira seletiva foi realizada em dezembro do ano passado, em Santa Catarina, e a segunda em abril, na piscina onde vai ser disputada a prova, no Rio de Janeiro. Esta segunda, por ser a última e no mesmo local da competição principal, tinha um ambiente mais tenso. Por isto, joguei as fichas no ano passado e deu certo. A primeira foi um pouco mais tranquila e o tempo que a Graciele fez nessa oportunidade credenciou ela para participar da Olimpíada.

A eliminação do Cesar Cielo foi um dos assuntos mais comentados da seletiva.

Ao invés disso, acho que temos que ressaltar os outros dois bons atletas que temos, que nadaram na frente. O Cielo é um mito, medalha de ouro e recordista mundial, mas outros foram melhores desta vez. Claro que seria muito bom ter ele na equipe, mas acho que houve um exagero na cobertura midiática. O repórter, que de praxe entrevista o nadador depois da prova, só parou de falar quando ele começou a chorar. Acho que o foco deveria ser informar mais sobre os outros nadadores classificados para os Jogos. A natação não é um esporte de grande visibilidade e o Cielo não tem a obrigação de ir à frente da câmera para pedir desculpa. A comoção foi grande, mas não sei se a gente não exagera demais. Na TV, parece que a seletiva acabou girando só em torno do fracasso do Cielo, como se os outros atletas não existissem. Se ele não ganha, a gente perde tudo. Não é assim.

O ciclo de preparação deve ser muito desgastante.

Tem que ser. O treinamento é fracionado conforme os eventos da temporada. Tem um bloco de preparação para as competições de agora, depois para a Olimpíada e outro lá no fim do ano, para o Mundial de piscina curta. A preparação é desgastante, mas nada perdemos de uma competição para a outra. Não podemos associar o esporte de alto rendimento à promoção da saúde, porque o atleta precisa ir ao seu limite para avançar. A associação com o corpo humano é completamente diferente, a preparação para ir à Olimpíada machuca mesmo. Se não doer, é porque o atleta poderia dar um pouquinho mais ainda.

E para o treinador? Existe algum tipo de preparação?

O técnico precisa se habituar à sequência de provas, tem que se aperfeiçoar e buscar contato com os treinadores dos outros países. Eu acho que isso acrescenta muito à nossa vida profissional. O Comitê Olímpico Brasileiro realiza cursos para atletas e para treinadores. A Confederação, por outro lado, fez um planejamento para que a gente tenha uma boa participação nos Jogos e um bom convívio também. Não dá para o treinador achar que é melhor do que os outros só porque o seu atleta está competindo na Olimpíada.

Como foi participar da Olimpíada de Londres, em 2012?

Eu me lembro de cada segundo lá. O Brasil tinha um QG em Crystal Palace, que era um centro de treinamento de primeiro mundo. A maior parte da delegação ficou lá e treinamos nesse local também. Não foi aterrorizante participar de uma Olimpíada, a sensação foi, pelo contrário, muito boa. A nossa participação em Londres, apesar do 22º lugar da Graciele, acrescentou muito, porque o atleta percebe, numa competição dessas, que todos realmente se preparam para estar lá. Não é só você que treina. Todos estavam focados e com o mundo inteiro assistindo pela TV. Não é fácil nadar na Olimpíada, mas a gente precisa trabalhar a competição com naturalidade, mesmo que a participação neste tipo de evento seja algo que fique marcado para o resto da sua vida.

E quais são as suas expectativas com os Jogos do Brasil?

São positivas, desde que a espontaneidade aflore e que os atletas consigam nadar o que podem. Eu não acredito, sinceramente, que exista um peso maior pela competição ser no Brasil. Pelo contrário, eu acho que os atletas vão ser muito bem recebidos, vai ser bem mais caloroso. A gente sabe o que cada um vai entrar na piscina buscando, ninguém vai cobrar dos atletas brasileiros aquilo que eles não poderão dar. Acredito que chegaremos em um bom número de finais, mas não vamos ter muitas medalhas, vai ficar concentrado com quem ganhou em Londres, sem surpresas. O revezamento masculino 4x100m tem grandes chances e o número de mulheres participantes cresceu bastante também, o que acho bem interessante de destacar. Isto é muito positivo para a natação brasileira.

Que tipo de cuidado é preciso ter com o atleta fora das piscinas?

O atleta, via de regra, é uma pessoa difícil de se lidar. Às vezes, administrar é mais complicado do que passar treino. O que eles precisam entender, em primeiro lugar, é que eles estão na piscina trabalhando. Neste ponto, acho que a mentalidade do atleta brasileiro evoluiu, porque ele sabe agora que precisa ter comprometimento para atingir as metas. A gente ajuda os atletas com questões pessoais na medida do possível, mas sempre partindo do pressuposto de que se trata de uma relação profissional. Isto é algo que tem que se cuidar, porque muitos, por um motivo ou outro, acabam criando uma relação de dependência com o técnico. A gente não pode ser uma bengala para o atleta.

Como você avalia a evolução da natação no Brasil?

O esporte se especializou demais. Nessa última seletiva, o staff do União tinha biomecânico, preparador físico, psicólogo, médico e fisioterapeuta. O conceito de multidisciplinaridade é cada vez mais presente, para tentar suprir as necessidades dos atletas. O treino de quem nada 50 metros é diferente de quem nada 100 metros, assim por diante. A especificidade da prova está muito aguçada e há ainda o acréscimo da preparação física, que tinha um papel coadjuvante até alguns anos atrás, e passou a ser muito importante. A diferença a gente já consegue ver comparando o ciclo olímpico de Londres com o do Rio. A musculação convencional praticamente não é feita mais, é apenas um pequeno complemento. Hoje se faz arremesso olímpico, alguns dos seus derivados, e treinamento core muito forte. A preparação física tem, atualmente, um papel que não tinha no passado.

O dia a dia de um treinador olímpico é de muita pressão?

A gente trabalha em dois turnos, quatro vezes por semana, e em um turno, três vezes por semana. Além de estarmos envolvidos com os atletas de segunda a domingo, eles ainda fazem a preparação física, que ocorre de três a quatro vezes por semana. A rotina é desgastante para o treinador, mas eu gosto muito da profissão. Isto já me fez perder períodos importantes da minha vida, que foi acompanhar o crescimento do meu filho. Ele tem doze anos hoje e eu me lembro, depois de chegar de uma viagem longa, ter notado feições diferentes nele. Isso me deixava um pouco triste, assim como ter estado presente em apenas um Dia dos Pais até agora. O trabalho é pesado, é ruim ficar longe da família, mas eu curto demais. A sensação é mesmo contraditória, porque quando a gente volta já estamos querendo a próxima competição. O esporte é o que nos alimenta e é, às vezes, mais forte do que tudo. Acho isso estranho, mas não me vejo fazendo outra coisa.

Graciele Herrmann: a atleta de Frederico



Natural de Pelotas, Graciele Herrmann foi a primeira nadadora gaúcha a competir em uma Olimpíada, com apenas 22 anos de idade. Além de ter participado da prova de 50 metros livre nos Jogos de Londres, em 2012, a atleta do União disputou o Panamericano do México, em 2011, e foi a grande surpresa da competição, com duas medalhas de prata. Na Olimpíada do Rio, ela é uma entre os 30 atletas brasileiros que vão representar o país nas piscinas. “A gente tem que ir por etapas. Não vou aos Jogos só para fazer o meu tempo, mas para baixá-lo ainda mais e buscar uma vaga na semifinal. Depois, vou pensar em ir para a final e lá buscar a medalha”, contou a nadadora, em uma entrevista ao jornal Zero Hora. Graciele também tem no currículo uma medalha de bronze, conquistada em 2015 no Pan-americano de Toronto, e dois ouros no Sulamericano de 2014.


Olimpíada Jogos Olímpicos natação



Disponível para leitura a revista do CREF2/RS sobre a Olimpíada
Postado em 28/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que será em breve enviada às Pessoas Jurídicas registradas no Conselho, já tem a sua versão online disponível para download no site do CREF2/RS. A publicação, que tem como tema de capa os Jogos Olímpicos, apresenta um pequeno panorama da competição esportiva do mundo e dos profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul que já se envolveram com uma Olimpíada.

Com quatro matérias principais, a nova revista do Conselho fala sobre as expectativas do árbitro de tênis Nicolas Sanchez (CREF 012322-G/RS) e do técnico de natação Frederico Guariglia (CREF 003724-G/RS), que representarão o nosso Estado nos Jogos Olímpicos do Rio. A edição atual também aborda a trajetória dos ex-atletas de vôlei Marco Antônio Volpi e de basquete Evandro Saraiva (CREF 001009-G/RS), que participaram de clicos olímpicos nos anos 60 e 90, respectivamente. Eles contam como a competição influenciou – e ainda influencia – as suas carreiras.

Além deste conteúdo especial, a nova edição da CREF2/RS em Revista também apresenta matérias sobre o Fórum de Educação Física Escolar, realizado no final de abril em Capão Canoa, e sobre a proposta de extinção do curso de bacharelado em Educação Física, feita pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A revista ainda dedica duas páginas às atividades do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR), com os números e detalhes das ações realizadas no primeiro trimestre deste ano, em todo o Rio Grande do Sul.

Desde este número, os exemplares impressos da CREF2/RS em Revista são enviados somente às Pessoas Jurídicas registradas e em dia com as suas obrigações estatutárias. Já os profissionais registrados podem baixar a versão em PDF da revista aqui ou também acessá-la diretamente pela plataforma Issuu, disponível para a leitura em computadores, tablets e smartphones.


Olimpíada Jogos Olímpicos Revista



Nova edição da CREF2/RS em Revista é sobre Jogos Olímpicos
Postado em 17/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que tem como tema de capa os Jogos Olímpicos, já está disponível para download no site do CREF2/RS. A publicação explica, ao longo de suas páginas, como a competição esportiva mais importante do mundo contribui e ainda influencia a carreira de muitos dos profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul.

A reportagem de capa foi dividida em quatro matérias, para falar sobre as expectativas do árbitro de tênis Nicolas Sanchez (CREF 012322-G/RS) e do técnico de natação Frederico Guariglia (CREF 003724-G/RS), que representarão o nosso Estado nos Jogos Olímpicos do Rio; e também para abordar a trajetória dos ex-atletas de vôlei Marco Antônio Volpi e de basquete Evandro Saraiva (CREF 001009-G/RS), que participaram de ciclos olímpicos nos anos 60 e 90, respectivamente.

Além deste conteúdo especial, a nova edição da CREF2/RS em Revista também apresenta matérias sobre o Fórum de Educação Física Escolar, realizado no final de abril em Capão Canoa, e sobre a proposta de extinção do curso de bacharelado em Educação Física, feita pelo Conselho Nacional de Educação. A revista ainda dedica duas páginas às atividades do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR), em que é apresentado um resumo das ações realizadas no primeiro trimestre deste ano.

Os exemplares impressos da CREF2/RS em Revista são enviados somente às Pessoas Jurídicas registradas e em dia com as suas obrigações estatutárias. Já os profissionais registrados podem baixar a versão em PDF da revista aqui ou também acessar a edição online diretamente pela plataforma Issuu, disponível para a leitura em computadores, tablets e smartphones.


Revista Olimpíadas



CREF2/RS em Revista sobre políticas públicas está disponível para download
Postado em 12/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no Conselho vão receber, nos próximos dias, a nova edição do CREF2/RS em Revista. Referente aos meses de julho, agosto e setembro, a publicação tem como tema principal as políticas públicas relacionadas à Educação Física, assunto que vem despertando o interesse do Governo e exigindo a construção de programas que fomentem a prática de atividade física. A presença do profissional habilitado é fundamental neste ambiente que reúne esporte, lazer, formação e Sistema Único de Saúde.

Além disto, a atual edição do CREF2/RS conta ainda com o perfil de Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), que há quase 40 anos trabalha no setor de Educação Física do Hospital Psiquiátrico São Pedro, e reportagens sobre atividade física para dependentes químicos, sobre o Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul e sobre o perigo dos blogs fitness, entre outros assuntos. O CREF2/RS em Revista tem também versão online e pode ser acessado diretamente por aqui. Para quem preferir, a publicação pode ser baixada em PDF ou visualizada em tablets e smartphones pelo aplicativo gratuito da plataforma Issuu.


Revista CREF2 RS em Revista Políticas Públicas



Nova edição do CREF2/RS em Revista está disponível para download
Postado em 27/05/2015
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no Conselho vão receber, nos próximos dias, a nova edição do CREF2/RS em Revista. A publicação trimestral, referente aos meses de abril, maio e junho, tem como tema principal o paradesporto. Mesmo com a ascensão do Brasil nos Jogos Paralímpicos, estas modalidades ainda enfrentam grandes dificuldades no país, cabendo aos profissionais de Educação Física levá-las para a escola e promover a socialização de pessoas com deficiência.

Além disto, a atual edição do CREF2/RS em Revista ainda conta com o perfil de Fabiane Póvoa, professora de dança da Escola Paralímpica Gaúcha, e reportagens sobre o basquete em cadeira de rodas, sobre o 4º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar e sobre o Interiorizasul. O CREF2/RS em Revista tem também versão online e pode ser acessado diretamente por aqui. Para quem preferir, a publicação pode ser baixada em PDF ou acessada em tablets e smartphones pelo aplicativo gratuito da plataforma Issuu.




Nova edição do CREF2/RS em Revista está disponível para leitura online e download
Postado em 06/02/2015
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no Conselho vão receber, nos próximos dias, a nova edição do CREF2/RS em Revista. A publicação trimestral, referente ao meses de janeiro, fevereiro e março, tem como tema principal os esportes praticados na natureza. Estas modalidades, como o montanhismo e a corrida de aventura, têm atraído grande visibilidade e conquistados novos praticantes nos últimos anos, abrindo espaço para os profissionais de Educação Física interessados em atuar próximo ao meio ambiente.

Além disto, a atual edição do CREF2/RS em Revista ainda conta com o perfil de Alexandre Bidart, um dos primeiros profissionais a trabalhar com o surf no Rio Grande do Sul, e reportagens sobre a festa de 15 anos do Conselho, o mercado de trabalho nos cruzeiros marítimos e sobre os cuidados que devem ser tomados durante a atividade física no verão. O CREF2/RS em Revista tem também versão online e pode ser acessado diretamente por aqui. Para quem preferir, a publicação pode ser baixada em PDF ou acessada em tablets e smartphones pelo aplicativo gratuito da plataforma Issuu.




CREF2/RS em Revista: a gravidade da obesidade infantil
Postado em 18/11/2014

Reportagem publicada originalmente no CREF2/RS em Revista nº 7. A publicação pode ser lida na íntegra aqui.

A obesidade é considerada hoje uma epidemia. De acordo com pesquisa publicada pela revista científica Lancet, em maio deste ano, aproximadamente 2,1 bilhões de pessoas estão acima do peso no mundo inteiro. O número não para de crescer e já é motivo de preocupação entre os cientistas. Se em 1980 eram "apenas" 875 milhões de indivíduos nesta faixa, a instituição norte-americana National Survey Data prevê que em 2030 51,1% da população do planeta – porcentagem estimada em cerca de 4 bilhões de seres humanos – será formada por pessoas com excesso de peso.

"A obesidade está relacionada com as maiores pandemias modernas, como depressão, alguns tipos de câncer, diabetes e doenças cardiovasculares", salienta Amélio Matos, médico do Instituto de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro, no documentário "Muito Além do Peso". Se os números atuais e a perspectiva para o futuro já são motivo de atenção entre os adultos, o quadro se torna ainda mais preocupante quando é avaliada apenas a população infantil. No Brasil, em 1989, 4,1% dos meninos de 5 a 9 anos foram classificados como obesos, segundo pesquisa realizada pelo IBGE. Os dados do mesmo estudo, feito em 2008 e 2009, apontaram que 16,6% desta população apresentava o mesmo problema. O índice registrou, portanto, que a obesidade infantil aumentou 300% só nos últimos 20 anos. Por quê?

"A obesidade é o distúrbio mais comum na infância hoje e, na minha opinião, o fato de ter aumentado tanto nos últimos anos está associado às mudanças no estilo de vida da população", avalia Rafael Gambino (CREF 009460-G/RS), professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Esteio e mestre em Ciências do Movimento Humano. "A má alimentação e o consumo exagerado de alimentos hipercalóricos, associada às rotinas apressadas das famílias, são fatores responsáveis pelo excesso de peso e colaboram para agravar o problema", completa.

E não é só isso. As crianças deixaram de brincar como antigamente e praticar esportes. Para elas, hoje em dia, o lazer é muito mais sinônimo de computador e videogame do que de atividade ao ar livre. "O exercício físico ficou em segundo plano, porque falta espaços apropriados, há violência e falta de segurança. Além disto, os pais não têm tempo para levar os filhos para brincar", explica Fabiani da Silveira (CREF 002949-G/RS), professor de Educação Física dos colégios Farroupilha e Sinodal do Salvador, ambos em Porto Alegre. "A atividade física deve andar paralela às demandas diárias, como a escola. Uma não exclui a outra, muito pelo contrário. O estudo e o exercício físico são fundamentais para a formação de nossas crianças".

ATIVIDADE FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR

A rotina apressada dos pais passa para a escola parte da responsabilidade de incentivar a prática de atividade física e de tornar isto frequente no dia a dia das crianças. "O professor de Educação Física tem que mostrar que exercício é importante para a vida toda. A base da saúde está relacionada a ter hábitos saudáveis", explica Luiz Fernando Kruel (CREF 002211-G/RS), professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do Grupo de Pesquisa em Atividades Aquáticas e Terrestres (GPAT)."O único profissional da área da saúde que atua regularmente junto às crianças em idade escolar é o profissional de Educação Física. Muitos não se dão conta disto", reforça.

Para muitas crianças, a aula de Educação Física é o único momento da semana em que é praticado algum tipo de exercício. Por isto, "o professor deve estimular o interesse do aluno com aulas dinâmicas, intensidades adequadas e, principalmente, promovendo a inclusão das crianças com sobrepeso e obesidade nas aulas", defende Adriane Vanni (CREF 003918-G/RS), professora do curso de Educação Física da URI – Campus Erechim. Kruel vai mais além e mostrar que a situação é ainda mais complexa. "Para elas, a obesidade pode ser só um problema estético e social, mas no contexto escolar atrapalha muito. Os estudos mostram que compromete o desempenho em aula e as crianças acabam sendo marginalizadas também. A questão do bullying é muito presente e precisa ser bem administrada em aula", explica.

Por esta perspectiva, o profissional de Educação Física passa a ser mais do que apenas o professor responsável pela disciplina. "Ele deve ser o ponto central deste processo, deixando claro para o aluno os benefícios da prática esportiva a favor da saúde e contra os problemas ocasionados pelo sedentarismo e pela obesidade", salienta Bettega Lopes (CREF 020725-G/RS), pesquisador e mestre em Fisiologia. "O papel da Educação Física é estimular nas crianças o gosto pela prática, de formas e maneiras diversas, contemplando o maior número de estímulos diferentes. A vida saudável e equilibrada decorre da boa iniciação que, basicamente, começa na escola com o profissional da área", complementa Silveira.



DOENÇAS DE ADULTOS

O GPAT, em trabalho feito em 2009, avaliou a evolução de crianças com sobrepeso, de sete a dez anos de idade, da rede municipal de Porto Alegre. O índice piorou com o passar do tempo, quando a amostra atingiu a faixa de 11 a 14 anos. "Elas saíram da infância e foram para a adolescência em quadro muito preocupante. O nível de obesidade, que era 25%, passou a ser 50% grave", relata Kruel. A síndrome metabólica, que era antes considerada doença apenas de idosos, passou a ser vista, pela primeira vez, também entre as crianças. "Nós começamos a achar alguns dados alarmantes. Além de hipertensos, a concentração de insulina no sangue ficava em 22,5 mg/DL, quando o normal é de aproximadamente 10 mg/dL. Isto sobrecarrega o pâncreas de maneira assustadora, levando ao que podemos classificar como diabetes tipo 2".

Como é possível perceber, os números apresentados relataram problema de saúde muito grave. A criança, já hipertensa, começa a ter resistência à insulina, o que passa a configurar quadro de síndrome metabólica na adolescência. Das crianças obesas analisadas pelo GPAT, 51% já tinham três ou mais fatores de risco. Se o ponto de corte é diminuído para um, a taxa passa a ser superior a 90%. "A gente não vê ninguém tratando isto. Nem na escola, que seria responsabilidade da Secretaria de Educação, nem nos postos de saúde", critica Kruel. "O que seria ideal? O trabalho conjunto para reverter este quadro. A gente percebe que estas crianças são todas sedentárias. A aula de Educação Física não é adaptada para que têm obesidade", complementa.

Para Kruel, o que é preciso diminuir são os problemas causados pelo sedentarismo. Não há dúvidas de que os fatores de risco podem ser amenizados com atividade física. "A importância do profissional de Educação Física é muito grande, principalmente daquele que atua na escola", explica. "O que a gente vê é a criança obesa que, por causa do bullying e de outras coisas, abandona a atividade física e passa a ser ainda mais sedentária. Nós tivemos conquista muito grande, principalmente em Porto Alegre, quando foi aprovada lei municipal que obriga a presença do profissional de Educação Física nas séries iniciais. Nós temos agora que dar um passo adiante e oferecer formação adequada e especializada para este profissional, para que ele saiba lidar com isto".

Por mais que a criança passe boa parte do dia na escola, a responsabilidade pelo combate à obesidade precisa ser estendida também aos pais, que devem se portar como exemplo. "Os adultos precisam, com urgência, rever suas posturas frente a estas questões básicas que fazem parte da formação inicial das crianças", analisa Silveira. "Prevenir é a palavra-chave. Oferecer estrutura básica, como boa alimentação e acompanhamento médico, além de espaços para brincadeiras, convívio social e exercício físico, é contribuição fundamental que deve vir de casa". "A família é a base para a mudança no estilo de vida. A criança que vive em ambiente onde todos agem de forma desregulada e desregrada tende a se incluir nesta rotina", complementa Gambino.

ALIMENTAÇÃO

Não é só o sedentarismo que preocupa os pesquisadores e profissionais de Educação Física. A alimentação das crianças também tem sido objeto de estudo de nutricionistas. "O que mais assusta é a oferta inadequada e precoce de doces, guloseimas e alimentos com alto teor de sódio e gordura, como salgadinhos, bolachas recheadas e sucos artificiais", analisa Ana Carolina Terrazan (CRN2 8330), nutricionista da Clínica Nutriossoma e especialista em Nutrição Infantil. "Em muitos casos, as famílias demoram a entender que a alimentação correta desde o princípio, ou seja, desde a gestação, é fundamental para a saúde da criança", complementa.

A nutricionista Camila Vargas (CRN2 8264) acredita que o ambiente escolar colabora também de outra maneira no controle da obesidade infantil. "A escola poderia inserir a disciplina de Educação Nutricional desde as séries iniciais. Trabalhos educativos que envolvam o tripé nutrição, saúde e doença pode conscientizar e elucidar a importância de se manter bons hábitos alimentares", defende. "É possível criar formas de incentivar isto, buscando envolver a criança no contexto da alimentação saudável, sempre associando à atividade física".



POSSÍVEIS SAÍDAS

Há diversas alternativas para amenizar – ou até mesmo solucionar – o problema da obesidade infantil no país. "Acredito, que o primeiro passo, antes de tudo, é pensarmos de que forma isto pode ser contido, para não nos depararmos mais com esta realidade que a cada dia é mais frequente", explica Lopes. O estímulo da prática esportiva é consenso entre todos os profissionais de Educação Física. "Não só em casa, mas também nas escolas, como forma de instituir hábitos e costumes mais sudáveis, como forma de prevenção aos inúmeros problemas que são consequência do sedentarismo", complementa.

Além disto, o combate à obesidade não pode começar apenas quando o aparecimento de doenças cardiovasculares, como a hipertensão, se torna quadro inevitável. "A questão que penso ser mais pertinente é: como prevenir?", alerta Silveira. "As nossas crianças necessitam de muito mais atenção em todos os aspectos, afinal, elas não são responsáveis por elas mesmas", complementa. A opinião é compartilhada por Gambino. "A principal prevenção é a manutenção do peso que, no caso das crianças, deve se dar com alimentação adequada associada à prática de atividade física regular. As crianças precisam se movimentar".

Para Ana Carolina, é possível criar formas de incentivar a boa alimentação também entre os pais. "Informação é sempre a melhor estratégia e mostrar os resultados também é importante. Os familiares gostam muito de ver que o esforço e as mudanças realmente fizeram diferença", explica. A conscientização dos pais é importante também na visão de Kruel, já que muitos não conseguem enxergar o problema dos filhos. "Em nossa pesquisa, das 213 mães que tinham filhos obesos, só 50 os viam nesta condição. Muitas classificaram como normal ou abaixo do peso", revela. "Os adultos, geralmente, têm dificuldade de aceitar que a criança precisa emagrecer. Nós temos notado isto. Em alguns casos, só a criança querer não é suficiente. Ela não possui tanta independência para saber o que é certo e o que é errado e decidir o que ela vai ou não fazer".

Outra coisa que deve mudar é a percepção de que atividade física para fazer efeito precisa ser difícil. "A criança obesa não tem que sofrer", considera Kruel. "Se o profissional de Educação Física souber dosar a carga do exercício, é possível ter atividade eficiente sem sofrimento. Desta forma, começa a ter aderência ao programa e os resultados definitivamente aparecem". Para Kruel, o caminho seria procurar atividades de baixo impacto e que sejam prazerosas. "Apesar de muitos já serem adolescentes, eles querem algo lúdico, que não seja aquela coisa monótona de ir para a academia. Ou seja, tem que ser uma atividade que eles se sintam brincando", conclui.

Para Rafael Gambino, é importante também que todas as crianças tenham a oportunidade de experimentar várias modalidades, individuais e coletivas, para decidir com qual se identifica. A atividade física pode ser competitiva, mas precisa ser aquela que a criança quer praticar. "Ela precisa explorar e experimentar todos os jogos e esportes. A criança precisa ser estimulada e participar o máximo possível de vivências motoras até que consiga se identificar e optar pela que mais desperta interesse", avalia. Para a aderência, a criança tem que sentir vontade e não ser obrigada a participar. "Os pais não podem considerar que a sua vontade será a mesma de seu filho. Os profissionais de Educação Física devem oferecer aos alunos a mais diversificada oportunidade de movimentos. Quando a criança optar por uma, de forma espontânea, não tenho dúvidas de que ela dará continuidade por longo período".

O último alerta fica para os pais. "Os adultos estão atrás das demandas do momento. Muitos acreditam que estar numa boa escola, que invista no lado cognitivo e ensine uma língua estrangeira, já é suficiente para a formação básica. Nós, profissionais de Educação Física, sabemos que isto é importante, mas só parte do contexto todo", comenta Silveira. "A prática de atividade física formativa e saudável, o investimento em alimentação correta e o acompanhamento da saúde é o que deve ser feito. As instituições responsáveis pelo trabalho com crianças necessitam desenvolver projetos para que os pais possam perceber que toda esta formação de base será fundamental para o futuro longe da obesidade".

PARA ASSISTIR: MUITO ALÉM DO PESO



O documentário "Muito Além do Peso" foi lançado em novembro de 2012, com objetivo de criar amplo debate sobre a qualidade da alimentação das crianças brasileiras e os efeitos da comunicação dirigida a elas. O filme, dirigido por Estela Renner, é reflexo do trabalho do Instituto Alana, organziação que busca sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre os problemas decorrentes do consumismo na infância. "O documentário mostra que as crianças desconhecem o que é alimentação saudável, aprendem a comer de forma equivocada desde muito", conta a nutricionista Camila Vargas.

A obra mergulha no tema da obesidade infantil ao discutir porque 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria alimentícia, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral. Com histórias reais e chocantes, de crianças com menos de dez anos que já apresentam quadros graves de diabetes, hipertensão e colesterol, o filme promove interessante discussão sobre o tema, dando voz a especialistas do mundo todo. "Quando se fala de obesidade infantil, vemos que as crianças não brincam mais na rua, las ficam com só seus polegares em iPhones e iPods. Elas não se exercitam mais", comenta William Dietz, um dos entrevistados pelo documentário. Ele é diretor da Divisão de Nutrição, Atividade Física e Obesidade do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos.

"Muito Além do Peso" pode ser assistido aqui.




Nova edição CREF2/RS em Revista está disponível para leitura online
Postado em 06/11/2014

Nos próximos dias, os profissionais registrados no Conselho e em dia com suas obrigações estatutárias vão receber a nova edição do CREF2/RS em Revista. A publicação trimestral, referente aos meses de outubro, novembro e dezembro, tem como tema principal a obesidade infantil. A condição, considerada pela Organização Mundial de Saúde um dos maiores problemas da atualidade, é apresentado de maneira ampla pela matéria de capa, que também aponta os caminhos pelos quais a Educação Física pode ajudar a reverter este quadro.

Além disto, a atual edição do CREF2/RS em Revista também conta com perfil do ex-professor e atleta Nelson Ruben Saul, reportagem sobre os vencedores do Troféu Destaque 2014 e ensaio científico sobre Educação Física integral. O CREF2/RS em Revista tem também versão online, que permite donwload em PDF, e pode ser acessado diretamente por aqui.




Nova edição CREF2/RS em Revista está disponível para leitura online
Postado em 28/08/2014
Fonte: CREF2/RS

Nos próximos dias, os profissionais registrados no Conselho e em dia com suas obrigações estatuárias vão receber a nova edição do CREF2/RS em Revista. A publicação trimestral, referente aos meses de julho, agosto e setembro, tem como tema principal a corrida de rua. A atual fenômeno da modalidade, cujo número de adeptos não para de crescer em todo o Brasil, é explicado, na matéria de capa, pela forma como proporciona qualidade de vida de previne problemas de saúde. O importante valor social da atividade física também é abordado.

Além disto, a atual edição do CREF2/RS em Revista, também conta com perfil do treinador de atletismo da Sogipa Leonardo Ribas (CREF 003760-G/RS), entrevistas com o prefeito José Fortunati e com o atleta paralímpico Carlão de Oliveira e reportagem sobre Educação Física Escolar e o PLC 116/2013.

O CREF2/RS em Revista também tem versão online e pode ser acessado diretamente por aqui. Boa leitura!




Todas edições do CREF2/RS em Revista estão disponíveis para leitura online
Postado em 08/07/2014
Fonte: CREF2/RS

Enquanto que o CREF2/RS em Revista deste mês não chega da gráfica, você pode, a partir de hoje, conferir todas as nossas edições pela Internet. A publicação trimestral do Conselho, enviada para todos os profissionais registrados, pode ser lida na íntegra através da plataforma Issuu, clicando aqui. O download em PDF do CREF2/RS em Revista também pode ser feito pelo mesmo link.

A próxima edição do CREF2/RS em Revista traz matéria de capa sobre o boom das corridas de rua e matéria sobre a votação do PLC 116/2013, entre outros assuntos. Além disto, apresenta entrevistas com o paratleta Carlos Oliveira, com o prefeito de Porto Alegre José Fortunati e com Leonardo Ribas, treinador de atletismo da Sogipa e da Seleção Brasileira. Aguarde!




CREF2/RS reúne-se com deputado Adilson Troca
Postado em 17/12/2013
Fonte: CREF2/RS

O Presidente do CREF2/RS Eduardo Merino e os membros da Câmara de Ginástica Laboral Lauro Aguiar (Presidente) e Tony Izaguirre reuniram-se hoje (17/12) na Assembleia Legislativa com o deputado estadual Adilson Troca (PSDB) para analisar a parceria entre o Conselho e o Legislativo, bem como examinar os eventos que foram realizados em conjunto no ano de 2013.

Ficou definido que em janeiro haverá reunião com todos os parceiros da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos para programar as atividades de 2014. Também está projetada a edição de uma cartilha relatando os cinco eventos realizados por meio da parceria CREF2RS/Legislativo em 2013, com a descrição da premiação dos municípios amigos da Educação Física escolar, o lançamento da Frente Parlamentar em favor da Educação Física escolar, o evento O Profissional de Educação Física como Protagonista de Ginástica laboral, a audiência pela reforma do código sanitário e a campanha para doação de órgãos ocorrida na Maratona de Porto Alegre.




Câmara de Educação Física Escolar faz sua terceira reunião
Postado em 07/03/2013
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Educação Física Escolar/CREF2RS reuniu-se no dia 06/03. Na ocasião foi feito o relato sobre o Congresso Nacional de Educação Física Escolar de Foz do Iguaçu.

Também foi discutido o ENAPEF 2013, quando será realizado o 2º Fórum da Educação Física Escolar do RS no dia 23/03 das 18 às 21h. O evento terá como palestrantes Mirian Burgos e Paulo Rezende, sendo mediado Professor Catunda.

O Fórum terá o seguinte formato: a)Apresentação sobre a estrutura do Fórum com palestras

b)Debates sobre os temas sugeridos pela organização do Fórum da Educação Física Escolar

c)Apresentação dos itens levantados nos grupos com os seguintes sub-temas:

-Legislação;

-Formação do professor de educação física;

-Infraestrutura da escola para a educação física escolar;

-Grades curriculares das escolas;

-Saúde na escola.

d-Elaboração da Carta da Educação Física Escolar do RS.

Na ocasião, foi sugerido um encontro do Fórum das Entidades da Educação Física do RS com o Secretário de Estado da Educação e a criação de fóruns municipais para discutir o assunto da educação física escolar. Também houve a discussão de estratégias de mobilização popular para aprovação de uma lei institucionalizando a educação física escolar nas séries iniciais como componente curricular e orientada por professor de educação física, além do envolvimento dos diretores de escolas estaduais e municipais na discussão sobre a educação física escolar.