Notícias



Conselho Estadual de Saúde reconhece trabalho do CREF2/RS e agradece apoio
Postado em 19/11/2021
Fonte: CREF2/RS

Em um ofício enviado nesta semana, o Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES-RS) reconheceu o trabalho do CREF2/RS e agradeceu o apoio na fiscalização das ações de saúde e na defesa do profissional de Educação Física nos programas de saúde.

O CES-RS reúne várias entidades e faz um trabalho em defesa do SUS. O órgão tem uma relação direta com a Secretaria Estadual de Saúde e conta com a participação de outros Conselhos Profissionais da área da saúde, que atuam de forma conjunta. Quem representa o CREF2/RS no Conselho Estadual de Saúde é o conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS).


conselho estadual de saúde



CREF2/RS defende inclusão do profissional de Educação Física nos programas de saúde de Santa Maria
Postado em 27/11/2019
Fonte: CREF2/RS

Desde a última semana, o CREF2/RS está fazendo parte do movimento que a busca a inclusão do profissional de Educação Física nos programas de saúde de Santa Maria. A campanha, iniciada pelo Conselho Municipal de Saúde do município, conta também com o suporte e com o auxílio do conselheiro do CREF2/RS Clery de Lima (CREF 000297-G/RS).

Em reunião no Conselho, Lima apresentou ao presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) o andamento do processo, que defende a inclusão do profissional de Educação Física em todos os projetos e programas de saúde da Prefeitura. Depois de garantir esta presença no Plano Purianual de Saúde de Santa Maria, o Conselheiro destacou que a intenção agora é ampliá-la, também para os cargos ocupados na Secretaria Municipal de Saúde.

“O CREF2/RS está reforçando aqui o trabalho realizado pelo conselheiro Clery, que muito bem nos representa no Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria e no Conselho Estadual de Saúde. A nossa intenção, a partir de agora, é subsidiar – com exemplos práticos de outros municípios – que a inclusão do profissional de Educação Física proporciona inúmeros ganhos à saúde da população, devendo estar presente em todas as políticas públicas do Estado”, comentou Meurer.


Santa Maria saúde



CREF2/RS pleiteia vaga para profissionais de Educação Física no Conselho Estadual de Saúde
Postado em 24/08/2016
Fonte: ALRS

Na manhã de hoje, dia 24 de agosto, a presidente do CREF2/RS Carmem Masson (CREF 001910-G/RS) compareceu à reunião ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa. A visita teve como objetivo pleitear uma cadeira no Conselho Estadual de Saúde para os profissionais de Educação Física, conforme preconiza a portaria 256/2013, do Ministério da Saúde.

“Há tempos buscamos garantir a participação da Educação Física no Conselho Estadual, pois somos profissionais que atuam na área da saúde, com ênfase na prevenção e no combate ao sedentarismo, que atinge cerca de 70% da população urbana no Brasil, conforme dados do IBGE”, justificou. A Presidente argumentou ainda que a atuação dos profissionais da Educação Física têm sido decisiva na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e na promoção da saúde do trabalhador.

Também presente no encontro, o vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) solicitou ainda o apoio dos deputados para a atualização do Código Sanitário do Rio Grande do Sul, que já tem 44 anos de existência. Segundo ele, a alteração da lei é necessária para adequá-la às mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorrem no campo da saúde, responsáveis pela adoção de novos conceitos, definições e processos de trabalho.

A reunião foi comandada pelo vice-presidente da Comissão de Saúde Tarcísio Zimmermann (PT). O deputado afirmou que considera os dois pleitos feitos pelo CREF2/RS, em nome dos profissionais de Educação Física, legítimos. A Assembleia se comprometeu em dar andamento a estas questões e Zimmermann ressaltou, no entanto, que a mudança do Código Sanitário requer a vontade política do Poder Executivo.

Foto: Vinicius Reis/ALRS


Conselho Estadual de Saúde Saúde



Presidente do CREF2/RS participa de audiência pública que tratou do concurso da Secretaria Estadual de Saúde
Postado em 24/04/2015
Fonte: CREF2/RS

Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS, participou da audiência pública que tratou da situação dos aprovados no concurso realizado pela Secretaria Estadual de Saúde em 2014. O debate, promovido na última quarta-feira (22) e proposto pela deputada Manuela, contou também com a presença do deputado Valdeci Oliveira, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, e de demais representantes sindicais e de outros conselhos profissionais da saúde.

Célia Chaves, do Conselho Estadual de Saúde, Cláudio Augustin, do Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, e Alpheu Amaral (CREF 014032-G/RS), da Comissão dos Aprovados, integraram a mesa e salientaram, em seus discursos, a importância das nomeações, interrompidas no começo do ano pelo Governo do Estado. "Os serviços de saúde estão muito aquém da necessidade dos gaúchos", frisou Célia. "Atualmente, o que se percebe são condições inadequadas de atendimento e uma piora na qualidade da saúde da população", completou.

Almeida apresentou os números do concurso e destacou que o Governo ainda precisa chamar 664 profissionais de saúde aprovados no processo seletivo, sendo seis de Educação Física. Na sua fala, que encerrou a reunião, Carmen declarou que a causa tem também o apoio do CREF2/RS e do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS). Além disto, salientou que é preciso modificar o paradigma da saúde. "É preciso desconstruir a ideia equivocada que a Secretaria de Saúde é apenas para o tratamento de doenças. É necessário incorporar a prevenção e a promoção".




Reunião da Câmara da Saúde propõe novo código sanitário
Postado em 06/11/2012
Fonte: CREF2/RS

O Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, esteve presente na manhã de hoje, dia 6, na reunião mensal da Câmara da Saúde, realizada no Conselho Regional de Farmácia RS (CRC). Entre os temas tratados está a proposta de um novo código sanitário que contemple as especificidades atuais dos Conselhos. “Utilizamos um regramento da década de 70 que não traz nenhum artigo relacionado à prática de atividades físicas, além outras carências”, explicou Merino. O estudo com a sugestão de normas deverá ser apresentado à Secretária-Geral do Governo Estadual, Miriam Marroni. Vinculado ao tema, o Presidente do CREF2/RS propôs a representação de membros da Câmara no Conselho Estadual de Saúde. “Devemos observar que o CESRS é o órgão apto a propor e aprovar diretrizes na elaboração de políticas de saúde”, acentuou.

O Presidente do CRFRS, Diogo Miron, ressaltou na ocasião a necessidade dos Conselhos se fazerem mais presentes em questões ligadas à defesa do consumidor. “A Câmara deve ter o protagonismo nesta instância, refletindo no bem-estar da população”.

A Câmara é composta por 14 Conselhos Profissionais gaúchos, e faz parte do Fórum dos Profissionais Registrados nos Conselhos e Ordens do Rio Grande do Sul – FOCO/RS. Também estiveram presentes na reunião representantes Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, Psicologia, Enfermagem, Medicina Sanitária e da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB.