Notícias



CREF2/RS tem reunião com Brigada Militar para tratar sobre fiscalização
Postado em 21/06/2021
Fonte: CREF2/RS

A Brigada Militar, representada pelo comandante-geral coronel QOEM Vanius Cesar Santatorsa, recebeu na tarde da última sexta-feira, dia 18 de junho, o 2º vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS). A reunião teve como pauta o esclarecimento à corporação sobre a função exercida pelos agentes fiscais do Conselho.

Gamboa relata que o Comandante se mostrou muito solícito a colaborar com as intervenções do CREF2/RS e garantiu apoio aos fiscais sempre que necessário, no intuito de garantir que a sociedade usufrua sempre dos serviços de Educação Física de qualidade, prestados somente por profissionais habilitados. “Haverá uma colaboração entre os órgãos, aumentando assim a eficiência na adoção de providências sobre as ilegalidades constadas durante as ações de fiscalização”, comenta.

O encontro faz parte do “Conversando com o CREF2/RS”, ciclo de eventos promovido pela CO, em que os integrantes da Comissão buscam se aproximar de profissionais e de autoridades do Poder Público, ampliando e qualificando o ambiente profissional da Educação Física. A COF conta ainda com a participação dos conselheiros Carla Pretto (CREF 006564-G/RS0, Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 0019101-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS).


conversando com o cref porto alegre brigada militar



Conversando com o CREF2/RS reúne representantes do Conselho e autoridades de Rio Grande
Postado em 12/03/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta semana, os conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), assim como o assessor de Fiscalização Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), estiveram em Rio Grande, para mais uma edição do evento Conversando com o CREF2/RS.

Os membros da Comissão de Orientação e Fiscalização realizaram, na quinta e na sexta-feira, dias 11 e 12 de março, diversas reuniões com autoridades locais, como o prefeito Fábio Branco, e representantes da Brigada Militar, da Associação das Academias de Rio Grande do 6º Núcleo do CPERS.

Na pauta destes encontros, estiveram assuntos referentes às ações de fiscalização no município, ao registro de profissionais Licenciados e à reabertura das academias. Já com o Prefeito, também foi discutido a viabilidade da lei municipal que considera a Educação Física essencial fazer frente ao decreto estadual durante o período que a bandeira preta do Distanciamento Controlado estiver em vigor.


conversando com o cref rio grande



CREF2/RS realiza webinário sobre Educação Física Escolar nesta quarta-feira
Postado em 08/09/2020
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS vai realizar nesta quarta-feira, dia 9 de setembro, o webinário “Desafios da Educação Física Escolar: um bate-papo informal”. O evento, marcado para iniciar às 19h, ocorrerá de maneira online e gratuita, simultaneamente no Youtube, no Facebook e no Instagram do Conselho.

Além de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS) e Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), todas integrantes da Comissão de Educação Física Escolar, o webinário contará ainda com a participação dos profissionais Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Eliana Flores (CREF 002649-G/RS) e Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC).

Durante o evento, os presentes vão falar sobre o atual momento da Educação Física Escolar, especialmente com relação ao contexto da pandemia, e sobre a publicação “Recomendações de retorno às aulas presenciais de Educação Física na reabertura das escolas: COVID-19”, lançada pelo CREF2/RS em julho. Clique aqui para baixá-la em PDF.

Conheça os participantes:

Alessandro Gamboa – Sócio-diretor da G2 Sports, personal trainer e consultor de academias, Alessandro atualmente é 2º vice-presidente do CREF2/RS, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e presidente do Comitê Estadual da Educação Física no Enfrentamento da COVID-19.

Alexandre Lazzarotto – Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, integrou o GT de Exercício Físico do Ministério da Saúde, sendo um dos autores do livro “Recomendações para a Prática de Atividades Físicas para Pessoas Vivendo com HIV e Aids”. Atua com atividades de promoção à saúde na Reserva Nacional do Niassa, em Moçambique. Também é professor e orientador do curso de Mestrado em Saúde Pública da Universidade Católica de Moçambique.

Carmen Masson – Tem especialização em Ginástica de Academia e em Condicionamento Físico e mestrado em Ciências da Saúde - Saúde Coletiva. É Mestre d’Armas pela EsEFex e ex-atleta de esgrima. Foi professora de Educação Física, técnica de esgrima, consultora do Ministério do Esporte, professora da UFRGS, coordenadora da Secretaria de Esportes de Porto Alegre, da Brigada Militar e presidente do CREF2/RS.

Eliana Flores – Graduada em Educação Física e em Direito, tem pós-graduação em Fisiologia do Exercício. Atualmente é diretora do Colégio Estadual Protásio Alves, em Porto Alegre, e membro da Comissão de Ética Profissional e de Normas e Legislação do CREF2/RS.

Elisabete Laurindo – Conselheira do CONFEF e membro da Comissão Nacional de Educação Física Escolar, tem mestrado em Gestão de Políticas Públicas. Foi supervisora de Educação Física, de gestão e diretora da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, assim como superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí. Foi coordenadora e professora do curso de Educação Física da Faculdade Avantis.

Jeane Cazelato – Integrante da Comissão de Educação Física Escolar, tem especialização em Recreação e Lazer e mestrado em Ciências Aplicadas à Atividade Física e ao Esporte. Foi presidente do CREF2/RS, conselheira do CONFEF e professora de Educação Física da rede pública e privada.

Miryam Brauch – Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS e uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar, é pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior. Atua na rede estadual de ensino.

Webinário “Desafios da Educação Física Escolar: um bate-papo informal”
Data: 9 de setembro, quarta-feira, a partir das 19h
Evento online e gratuito, transmitido ao vivo pelo Youtube, Facebook e Instagram


educação física escolar webinário



Fiscalização do CREF2/RS realiza força-tarefa em três municípios
Postado em 12/11/2019
Fonte: CREF2/RS

Ao longo deste ano, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS traçou uma estratégia de organização para as operações de fiscalização do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR), denominada Força-Tarefa. O processo teve origem em uma reunião realizada no início do ano, entre a COF, os profissionais de Educação Física e os proprietários de PJ's em Bento Gonçalves.

Na ocasião, os conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) e o assessor de Fiscalização Samuel Almeida (CREF 013510-G/RS) explicaram as ações e os processos de fiscalização, além de aspectos referentes à Lei do Estágio. Em contrapartida, os profissionais e os proprietários questionaram o Conselho sobre o exercício profissional e sobre as ações de fiscalização realizadas na região da Serra. Ao final do encontro, eles entregaram uma lista à COF, contendo nomes de 70 estabelecimentos com possíveis irregularidades e solicitaram uma ação efetiva por parte do CREF2/RS.

Bento Gonçalves

Com as informações repassadas na reunião, o DEFOR realizou uma investigação minuciosa dos dados, apresentando uma análise da situação à COF. A partir deste momento, foi dado início à operação, com a organização da primeira Força-Tarefa. Coordenada por Almeida, uma equipe composta por quatro fiscais foi deslocada nos dias 28 e 29 de maio para Bento Gonçalves. Durante a ação, os agentes fiscais do CREF2/RS visitaram 40 estabelecimentos, dos quais 22 estavam em situação regular, enquanto outros 18 apresentavam irregularidades. Eles lavraram 18 autos de infração de Pessoa Jurídica e 19 autos de infração de Pessoa Física.

Os casos de maior incidência nas autuações de Pessoa Jurídica foram relativas à infração nº 22 - permitir atuação de Pessoa Física exercendo atividade de profissionais de Educação Física e à infração nº 26 - estabelecimento sem profissional de Educação Física presente, ambas com 24% de incidência. Também foram flagradas as infrações nº 3 - Quadro de Profissionais desatualizado junto ao CREF2/RS, representando 17% das ocorrências, a infração nº 1 - empresa sem registro junto ao CREF2/RS - com 10%, e a infração nº 21 - permitir atuação de diplomado sem registro, com 7% de incidência.

Nas autuações de Pessoa Física, houve uma maior ocorrência da infração nº 13 – permitir atuação de Pessoa Física exercendo atividade de profissional de Educação Física – Exercício ilegal, com 32% de incidência. A infração nº 17 – infração ao Código de Ética atingiu 29% de incidência, enquanto que a infração nº 18 – Responsável Técnico descumprindo obrigações inerentes à função e a infração nº 12 – diplomado em Educação Física sem registro exercendo atividade profissional apresentaram, respectivamente, 25% e 7% de incidências.

Carazinho

A segunda operação Força-Tarefa foi acionada a partir de um ofício encaminhado ao CREF2/RS pelo promotor de Justiça Paulo Estevan, da Promotoria de Justiça Cível de Carazinho. O documento solicitava ao Conselho a fiscalização em oito estabelecimentos daquele município. De posse dos dados das academias, Gamboa e Almeida acompanharam a Força-Tarefa, que atuou no município entre os dias 25 e 26 de julho. Na operação, foram visitados 29 estabelecimentos, dos quais 19 estavam regulares e dez apresentavam irregularidades. A Força-Tarefa lavrou dez autos de infração de Pessoa Jurídica e sete autos de infração de Pessoa Física.

Nas autuações de Pessoa Jurídica, a maior incidência ocorreu com a infração nº 1 – sem registro junto ao CREF2/RS, que atingiu 40% das ocorrências. O segundo maior registro foi de academias que permitiam a atuação de Pessoa Física exercendo a atividade de profissionais de Educação Física – infração nº 22, com 30% de incidência; e a infração nº 26 – sem profissional de Educação Física presente, representando 30% das ocorrências.

Nas autuações de Pessoa Física, a infração nº 18 – RT descumprindo obrigações inerentes à função registrou o maior percentual de incidência, alcançando 57% dos autos, enquanto a infração nº 13 - permitir atuação de Pessoa Física exercendo atividade de profissional de Educação Física – Exercício Ilegal registrou 42% de incidência.

Rio Grande

A terceira Força-Tarefa foi estruturada nos mesmos moldes da operação realizada em Bento Gonçalves. No dia 17 de agosto, os conselheiros Alessandro Gamboa e Carla Pretto reuniram-se com profissionais de Educação Física e proprietários de PJ's do município de Rio Grande. Ao final do encontro, também houve cooperação dos profissionais e dos empresários, que encaminharam à COF uma lista com 27 possíveis estabelecimentos irregulares.

Após o DEFOR realizar a análise dos dados, formou-se a Força-Tarefa Rio Grande, composta por quatro fiscais, coordenados novamente por Almeida. A ação, desenvolvida entre os dias 7 e 12 de outubro, visitou 63 estabelecimentos, dos quais 34 estavam regulares e 29 irregulares. A Força-Tarefa lavrou 29 autos de infração de Pessoa Jurídica e 42 autos de infração de Pessoa Física. Na operação, cinco estabelecimentos foram fechados, com a necessidade de apoio da Brigada Militar em duas academias.

Nas autuações de Pessoa Jurídica, houve maior ocorrência da infração nº 1 - sem registro junto ao CREF2/RS, com 58% de incidência. A infração nº 22 - permitir atuação de Pessoa Física exercendo atividade de profissionais de Educação Física registrou 51% de ocorrências e a infração nº 26 – sem profissional de Educação Física presente alcançou 41% de incidência.

Os maiores casos vistos nas autuações de Pessoa Física foram relativos à infração nº 13 – permitir atuação de Pessoa Física exercendo atividade de profissional de Educação Física – Exercício ilegal, registrando 54,7% das autuações. A infração nº 27 – infração ao Código de Ética obteve 33,3% dos autos.

Denuncie irregularidades

Você pode contribuir com o trabalho da Fiscalização encaminhando a sua denúncia pelo formulário disponível neste link. Não são aceitas denúncias anônimas ou por telefone. O CREF2/RS mantém sob total sigilo os dados de todos os denunciantes.


Fiscalização COF



CREF2/RS homenageia vencedores do Troféu Destaque 2019
Postado em 02/09/2019
Fonte: CREF2/RS

No sábado, dia 31 de agosto, o CREF2/RS promoveu a entrega do Troféu Destaque 2019. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, teve a sua cerimônia realizada na Praça dos Fundadores do Grêmio Náutico União, com um coquetel festivo.

Divididos em quatro categorias principais, os finalistas do Troféu Destaque 2019 foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho. Todos os ganhadores foram eleitos pela Plenária e revelados durante a cerimônia. As empresas que completaram dez anos de registro ininterrupto, em 2019, também foram convidadas para a festa e receberam um certificado de homenagem pelos serviços prestados.

A cerimônia iniciou às 20h, com um discurso do presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS). Na sua fala, ele deu boas-vindas aos presentes e reforçou a relevância do Troféu Destaque, sobretudo para a valorização da profissão. “É com grande honra que o CREF2/RS parabeniza e homenageia diversos profissionais de Educação Física nesta noite, pelo trabalho importantíssimo que desempenham para toda a sociedade”, frisou.

Homenagens especiais

Além dos quatro vencedores conhecidos durante a cerimônia, o CREF2/RS entregou outros quatro prêmios. O primeiro foi o Voto de Louvor ao profissional Juliano Mantovani (CREF 025864-G/RS), professor de Educação Física do Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, em Charqueadas. Na última semana, Mantovani ficou conhecido no Brasil inteiro por proteger os alunos da sua escola de um atentado, evitando uma grande tragédia.

Edison Cardoso (CREF 000001-G/RS), mais conhecido pelo apelido de Macaco e falecido em abril de 2018, também foi condecorado. Um dos criadores do CREF2/RS e ex-presidente da Federação Gaúcha de Basquete e da APEF, ele foi representado pelos seus dois filhos e recebeu o troféu Homenagem Especial – In Memoriam. Referência para o esporte e para a Educação Física, Cardoso obteve reconhecimento por atuar de maneira pioneira para a regulamentação e para a valorização da profissão.

O conselheiro federal Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS), que foi o mestre de cerimônias do evento, ainda chamou ao palco Joel Pedroso (CREF 000241-G/RS), vencedor na categoria Personalidade; e Renita Dametto, homenageada com o Mérito da Educação Física. Eles receberam os seus troféus através de uma escolha feita diretamente pela Plenária. A lista completa dos ganhadores do Troféu Destaque 2019 é:

Categoria Profissional – Atuação Bacharelado:
Roberta Borges (CREF 007239-G/RS)
Graduada em Educação Física pela UFPel e pós-graduada em marketing esportivo e academias de ginástica, é proprietária da Academia VO2 Beta, em Pelotas, há 18 anos. Atua na área fitness com aulas de jump, step, local e é uma das referências em todo o Estado nas modalidades kangoo jumps, board fitness e HUGS 7.

Categoria Profissional – Atuação Licenciatura:
Josiane Fassini (CREF 013909-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra Canoas e pós-graduada em Mídias e Educação, é professora da Escola Municipal Miguel Couto, em Nova Santa Rita. Atua com a inclusão através do projeto “Educação Física Inclusiva na EJA”, com atividades desportivas adaptadas, como goalball e vôlei sentado. É também coordenadora do projeto “A Escola da Universidade”, em parceria com o curso de Educação Física da Ulbra.

Categoria Profissional – Atuação Projetos Sociais:
Evandir Ferraz (CREF 008382-P/RS)
Conhecido pelo nome artístico Mike Júnior, é professor de street dance no Ballet Gutierres, em Porto Alegre. Pioneiro em adotar e explorar a cultura hip hop em suas aulas, há 15 anos desenvolve um projeto social no Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio, aproximando crianças carentes da dança. É idealizador da modalidade hip hop fitness e instrutor de step nas academias Movere Fitness, HF Personal Training e Fit Academia.

Categoria Pessoa Jurídica:
Fazendo Onda (CREF 001345-PJ/RS)
Em atividade desde 202, a Fazendo Onda é uma escola de natação e academia de Igrejinha. Além de aulas de natação, hidroginástica e caminhada aquática, também desenvolve projetos de emagrecimento para grupos de pessoas com IMC acima da faixa “Obesidade 1”, com duração de seis meses e prêmios para os melhores resultados. Em quatro etapas realizadas até o momento, ajudou a eliminar mais de 620kg somente através da atividade física.

Personalidade:
Joel Pedroso (CREF 000241-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, é oficial da reserva da Brigada Militar. Atuou grande parte da sua carreira no Corpo de Bombeiros e exerceu diversas funções, como coordenador dos salva-vidas da Operação Golfinho, diretor da Escola de Educação Física da Brigada Militar e comandante dos Bombeiros em Porto Alegre. Também foi coordenador de segurança aquática na Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro, nas provas de remo e canoagem. Atualmente é gerente de esportes do Grêmio Náutico União e presidente da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

Mérito da Educação Física:
Renita Dametto
Graduada em Educação Física pela Feevale, é especialista em Treinamento Esportivo e mestre em Educação. Ex-atleta da Seleção Brasileira de handebol, foi professora rede pública de Porto Alegre, secretária de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e presidente da FUNDERGS. Integrou o Conselho Nacional de Esporte e Lazer, o Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia e a Câmara Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte. Instituiu o Programa RS Educação Digital e o Programa de Apoio aos Parques Tecnológicos. Coordenou a reestruturação do CETE, o 20° Campeonato Mundial de Atletismo Máster e a Passagem da Tocha Olímpica em Porto Alegre.


Trofeu Destaque



CREF2/RS entrega doações à Campanha do Agasalho 2018
Postado em 27/07/2018
Fonte: CREF2/RS

O frio e a chuva retornaram ao Rio Grande do Sul e devem seguir nas próximas semanas, mesmo com algumas oscilações pontuais na temperatura. Por isso, é importante que os gaúchos continuem participando da Campanha do Agasalho. O CREF2RS colaborou no esforço de amenizar os efeitos dos fenômenos climáticos na vida das comunidades mais carentes. Nesta sexta-feira, dia 27, o Conselho entregou na Central de Doações da Defesa Civil as roupas arrecadadas na sua sede. Foram doadas à Prefeitura de Porto Alegre 19 peças de roupas para adultos e 24 vestimentas para crianças. Também foram direcionadas ao Asilo Padre Cacique 21 peças de roupas para amenizar o frio rigoroso enfrentado neste inverno pelos idosos daquela instituição.

Quem ainda quiser colaborar, pode fazer doações no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na Avenida Borges de Medeiros, 1501, em Porto Alegre. Ali funciona a Central de Doações. O telefone é 51 3288-6781. Durante o inverno, existem outros pontos de coleta localizados órgãos públicos estaduais, quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, supermercados Zaffari e Unidades do Sesc/Senac no Estado.


Campanha do Agasalho



Reunião do GAF discute parceria com a BM e cursos EAD
Postado em 27/03/2018
Fonte: CREF2/RS

A reunião mensal do Grupo de Agentes Fiscais do RS (GAF) ocorreu nesta segunda-feira (26/03) na sede do Conselho Regional de Administração do RS. Estavam presentes representantes dos conselhos regionais de Farmácia, Educação Física, Administração, Medicina Veterinária, Contabilidade, Biblioteconomia, Fonoaudiologia, Nutrição e Biologia.

Segundo a agente fiscal do CREF2/RS, Denise Candaten (CREF-010750), foram debatidos assuntos como a parceria com a Brigada Militar, resolução de conflitos durante as fiscalizações e o aumento do número de cursos da área da saúde predominantemente EAD.

Em relação à Brigada Militar, os fiscais afirmaram se ressentir da falta de informações sobre o trabalho dos conselhos por parte da Corporação. “Vamos tentar criar canais contínuos de comunicação com a BM”, explicou Denise. Já em relação à proposta do Governo Federal de expandir exponencialmente os cursos EAD, haverá uma caravana em maio que irá a Brasília pressionar o Congresso e o Ministério da Educação para que se reveja e se readéque a proposta.


GAF



Conselheira do CREF2/RS é a primeira mulher coronel em 180 anos de Brigada Militar
Postado em 28/02/2018
Fonte: Zero Hora

Pioneirismo. Essa é uma palavra que marca a trajetória de Ana Maria Hass (CREF 004563-G/RS). A carreira da policial militar graduada na última sexta-feira, como a primeira coronel da Brigada Militar em 180 anos, é repleta de atos até então não conquistados por mulheres: desde as mudanças no quadro de formaturas, inserção do sexo feminino em batalhões e comando de equipes.

Aos 55 anos, Ana está desde janeiro de 2017 comandando interinamente os Órgãos de Polícia Especial, formados pelos batalhões de Polícia Fazendária, de Aviação, de Guarda, de Supervisão de Vigilância e Guarda, além da força-tarefa no Presídio Central e na Penitenciária do Jacuí. “A promoção representa a conquista de todas as mulheres brigadianas, em especial as pioneiras da 1ª Companhia Policial Militar Feminina”, conta, referindo-se às colegas que ingressaram no primeiro curso de oficiais mulheres, em fevereiro de 1986, concluído em julho de 1987.

Dez anos depois, quando se tornou capitã, o quadro da Brigada Militar passou a ser unificado, não sendo apenas formado por integrantes dos dois sexos. Quatro anos depois, Ana foi promovida a major e passou a comandar a Escola de Educação Física da corporação. Durante os 32 anos na BM, a oficial passou por três batalhões na Capital e trabalhou com as colegas na criação das primeiras companhias femininas em Porto Alegre e no Interior.

Para a oficial, ser mulher e chegar ao posto de coronel pode impulsionar a entrada de outras mulheres na Brigada. “Fomos rompendo barreiras, mostrando que, com nossa experiência, é possível chegar em altos postos da corporação. Tudo no dia a dia do policiamento”, comenta. “Nosso exemplo irá trazer outras mulheres para a corporação”, complementa. Atualmente, há duas oficiais, formadas na mesma turma da coronel Ana que poderão chegar ao mesmo posto. Outra policial, da segunda turma feminina de policiais, também poderá chegar ao posto.


CREF2 RS



CREF2/RS participa do VI Seminário de Fiscalização Profissional
Postado em 14/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS participou nesta sexta sexta-feira, dia 11, do VI Seminário de Fiscalização Profissional promovido pelo Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões e com apoio da OAB/RS. A iniciativa teve como tema “Ações conjuntas entre Conselhos Regionais e Ordens das Profissões com entidades Públicas – Foco na gestão pública”. O evento foi realizado no Auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Durante o Seminário, foram debatidos temas como ações de parcerias entre as diversas instituições que, de forma direta ou indireta, contribuem para a realização das atividades de fiscalização como PROCON, Ministério Público, Brigada Militar e Tribunal de Contas da União e do Estado. Também esteve na pauta outros temas como ações do Grupo de Agentes Jurídicos dos Conselhos e Ordens (GAJ), no que se refere à dívida ativa e ao exercício ilegal da profissão, e a discussão sobre a campanha 10 Medidas contra a corrupção.

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Ubirajara de Aguiar (CREF 002782-G/RS) ressaltou as ações em conjunto com o serviço público, que podem orientar o judiciário em questões ligadas aos conselhos. “Nem todos os juízes têm expertises em áreas ligadas às profissões regulamentadas. Por isto, cada vez mais firmamos termos de cooperação com a FAMURS, OAB, TRT para termos um aporte mais objetivo, já que o Estado não está respondendo a altura dos seus encargos”, disse.

Para a fiscal Cláudia Miranda (CREF-009683), o Seminário foi uma excelente oportunidade para troca de experiências com outros conselhos profissionais regulamentados, além da possibilidade de dialogar com órgãos públicos. “Com isto, podemos ter outros exemplos de abordagem, além de divulgarmos e desmitificarmos o trabalho da fiscalização”, afirmou.


DEFOR



CREF2/RS autua 58 estabelecimentos irregulares e fecha nove academias em outubro
Postado em 04/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS divulgou, na tarde desta sexta-feira, dia 4 de novembro, os números referentes às ações realizadas ao longo do último mês. Em outubro, os fiscais realizaram 191 visitas, dentre elas diversas fiscalizações foram realizadas em conjunto com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito5), Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2), Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS), Brigada Militar, Polícia Civil e Vigilância Sanitária. Ao todo, 73 denúncias foram totalmente atendidas; resultando na autuação de 58 estabelecimentos por uma ou mais infrações, sendo que 22 deles não possuíam registro da empresa e 22 funcionavam sem profissional presente no momento da visita.

Foram flagradas cinco academias descumprindo o Termo de Cooperação firmado com o Conselho, e nove foram fechadas por não apresentar nenhum profissional para assumir as atividades. O DEFOR autuou 52 pessoas por alguma infração, sendo 28 leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, além de 26 profissionais infringindo o Código de Ética, por estarem atuando fora da área de formação ou Responsáveis Técnicos descumprindo obrigações inerentes às suas funções.

Foram enviadas cinco multas para empresas por descumprimento de Termo de Cooperação e 15 avisos de encaminhamento de empresas não registradas no Conselho para Ação Civil Pública. Além disso, 58 notificações foram emitidas a empresas e pessoas que não se regularizaram/justificaram após vencido o prazo de suas autuações. Também foram assinados novos quatro Termos de Cooperação.

Os municípios visitados em outubro foram Porto Alegre, Santa Rosa, Três de Maio, Horizontina, Santana do Livramento, São Gabriel, Rosário do Sul, Pareci Novo, Feliz, Bom Princípio, Montenegro, São Sebastião do Caí, Cachoeirinha, Caxias do Sul, São Marcos, Bento Gonçalves, Viamão, Sapucaia do Sul, Canela, Gramado, Pinhal, Tramandaí, Capão da Canoa, Torres, São Leopoldo, Taquari, Anta Gorda, Arvorezinha, Doutor Ricardo, Teutônia, Lajeado, Estrela, Faxinalzinho, Erechim, Campinas do Sul, Passo Fundo, Marau, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Panambi e Carazinho.


DEFOR



CREF2/RS participa de reunião para refundar o Panathlon no estado
Postado em 01/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CRFEF 001910-G/RS) esteve reunida no dia 31 de maio com o conselheiro do Panathlon Internacional, Sebastião de Carvalho, no Ginásio da Brigada Militar, em Porto Alegre. O intuito do encontro foi somar esforços para renascer o Panathlon no estado, atividade que ocorria até bem pouco tempo. Também estiveram presentes Fernando Mabilde, presidente da Federação do Desporto Escolar (FDE-RS), José Haroldo Loureiro Gomes (Arataca), treinador chefe de atletismo da Sogipa, além de oficiais da Brigada Militar.

O Panathlon é uma vertente do Rotary Club, articulando-se em associações de "Panathlon Clubes", voltados essencialmente para o serviço voluntário dos sócios. É uma ONG que possui finalidades éticas e culturais, que procura aprofundar, divulgar e defender os valores da atividade física e do esporte, vistos como instrumentos de formação e de preservação da pessoa e como meio de solidariedade entre homens e povos.

Segundo a presidente do CREF2/RS, toda ideia que se baseie na promoção do esporte e da atividade física é excelente, e reavivar o Panathlon no estado é muito bom para a comunidade, mas para sua administração deveriam ser convocados grupos de veteranos do esporte, que ainda possuíssem o idealismo presente. "Quem atua profissionalmente não consegue achar tempo para essas articulações”, ponderou Carmen. “Mesmo assim, o CREF2/RS está de portas abertas para incentivar o ressurgimento do Panathlon”, afirmou.


Panathlon



CMD de Caxias do Sul estuda parceria com a BM em projeto de lutas para crianças
Postado em 07/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Nessa sexta-feira (4), o Conselho Municipal do Desporto (CMD) de Caxias do Sul realizou, na Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, sua reunião ordinária com a presença dos representantes das 15 entidades que compõem o Conselho. Segundo a presidente do CMD e conselheira do CREF2/RS Márcia Rohr (CREF 007542-G/RS), o encontro oportunizou aos integrantes do Conselho apresentarem sugestões de atividades e ações que beneficiem a comunidade caxiense no esporte, paradesporto, lazer e atividades físicas. “Dentre as principais propostas estudadas, destaca-se a criação de um projeto que ofereça às crianças um dia de Judô e de Jiu-jitsu no quartel da Brigada Militar da cidade e a realização de um campeonato municipal destas modalidades de luta”, explicou.

Durante a reunião, também foi articulada a criação de uma Frente Parlamentar de Vereadores, por onde possam tramitar as reivindicações que chegam ao Conselho. O CMD é um órgão colegiado de caráter consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador, representativo da comunidade desportiva de Caxias do Sul. Neste ano, as reuniões ordinárias acontecerão sucessivamente nas entidades que compõem o Conselho.


CMD



Câmara Técnica de Corrida de Rua organiza sua participação no Dia Mundial da Saúde
Postado em 22/02/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou, na tarde do dia 19, sua reunião mensal. Entre os temas tratados, foram debatidas as ações que a Câmara pretende realizar no Fórum das Entidades da Saúde de Porto Alegre e do estado, evento que ocorrerá em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril), bem como o conteúdo da cartilha de corrida de rua a ser editada em breve pela Câmara.

Segundo a presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), o momento é bastante propício para a modalidade no estado “Vemos o número de adeptos e de eventos crescendo, o que também desperta o interesse da mídia”, constatou. O maratonista Darlan Souza (CREF 015393-G/RS) sugeriu que a Câmara tenha uma pessoa responsável por fiscalizar o pré-prova, e que após cada competição ocorra uma avaliação, obtendo-se com isto um gráfico de satisfação. Juliano Maciel (CREF 016431-G/RS) afirmou que os organizadores devem ter conhecimento dessas avaliações para que todos consigam se organizar. “Essa análise deve durar em torno de 12 meses”, calculou.

A presidente da Câmara sugeriu a confecção de um selo de qualidade para empresas e professores que trabalham na área, incentivando que os mesmos estejam de acordo com as normas da futura cartilha criada pela Câmara. Darlan Souza trouxe três tópicos para nortear a cartilha: nutrição, segurança e arbitragem. “Todo evento deve ter essas três bases e, dentro disso, pode haver pequenos tópicos avaliativos de pré e pós-prova”, disse Souza. Já Juliano Maciel ressaltou a importância de que as assessorias e os professores informem aos alunos sobre os regulamentos das provas. “Também é fundamental que os organizadores estejam em sintonia com órgãos como CBAT, Secretaria do Esporte, SMAM, EPTC e Brigada Militar”, afirmou.

Estiveram presentes à reunião Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), Gabriel Picarelli Mafalda (CREF 015471-G/RS), Renato Rimoli Capparelli (CREF 002109-G/RS), Juliano Maciel (CREF 016431-G/RS), Gabriela Cidade Seadi (CREF 018859-G/RS), Wayne Feil Wong (CREF 019387-G/RS), Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), João Luis Thielem (CREF 015011-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS), Kyria Soares, assessora do vereador de Porto Alegre Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e a estagiária Luzia Pinto.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Novos Conselheiros tomam posse nesta sexta-feira
Postado em 23/10/2015
Fonte: CREF2/RS

A cerimônia de posse dos novos Conselheiros do CREF2/RS foi realizada na manhã de hoje (23), no Hotel Holiday Inn, em Porto Alegre. O evento, que contou com um café da manhã para os presentes, marcou a entrada de 14 membros (dez efetivos e quatro suplentes), eleitos em setembro. O mandato, que inicia em 30 de outubro, é para seis anos e se encerra em 2021.

A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi quem fez o discurso de abertura. Ela frisou que o momento representa o fim e o início de uma nova gestão, mas que o trabalho, que rendeu muitos benefícios aos profissionais registrados e à comunidade em geral, será conduzido da mesma forma, com mudanças para melhor. "É com muito orgulho que temos visto o nosso Conselho crescer dia a dia, com parcerias, conquistas em todas as áreas e a atuação incansável de todos vocês", destacou.

Como frisou Carmen, os novos Conselheiros tomaram posse com o objetivo de defender a Educação Física e de valorizar a profissão em todos os segmentos da sociedade. A ideia é que o CREF2/RS, pelos próximos seis anos, se aproxime ainda mais dos profissionais registrados e consiga desenvolver ações em prol da categoria, sempre de forma ética, moral e legal. "Somente com a união e com o trabalho é que a gente vai conseguir que o Conselho conquiste ainda mais espaços, garantindo que todas as pessoas sejam atendidas por profissionais de Educação Física em todos os locais", encerrou.

Em reunião, os novos Conselheiros irão definir também os novos componentes da Diretoria. Confira abaixo quem são eles:

GIOVANNI BAVARESCO (CREF 001512-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Treinamento Desportivo. Já foi conselheiro do CREF2/RS e atualmente é o diretor da CBrasil, empresa que há 22 anos promove cursos de especialização para professores, estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia.

EDUARDO MERINO (CREF 004493-G/RS): é graduado pela UFRGS e doutor em Ciências do Esporte. Atuou por oito anos como coordenador do curso de Educação Física da ULBRA e foi presidente do CREF2/RS entre 2010 e 2014. Atualmente é professor da UFPel e presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do Conselho.

CARMEN ROSANE MASSON (CREF 001910-G/RS): é graduada em Educação Física pelo IPA e mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos. Foi coordenadora da Secretaria de Esportes de Porto Alegre e da ESEF da Brigada Militar. Atualmente é presidente do CREF2/RS.

ALEXANDRE MOURA GRECO (CREF 004204-G/RS): é graduado pelo IPA e mestre em Reabilitação e Inclusão Social pela mesma instituição e possui MBA em Gestão Estratégicas de Negócios e em Marketing Digital, ambos pela ESPM. Desde 2013, é o coordenador geral das academias do SESC-RS e atua também como professor dos cursos de pós-graduação da Uningá (Santa Maria), HORUS Chapecó, UNISUL (Florianópolis) e da Faculdade da Serra Gaúcha (Caxias do Sul).

ANA MARIA HAAS (CREF 004563-G/RS): é graduada pela Feevale e oficial da Brigada Militar desde 1986. Foi comandante da Escola de Educação Física da Brigada Militar entre 2002 e 2003 e conselheira do CREF2/RS de 2003 a 2005.

SONIA MARIA WAENGERTNER (CREF 007781-G/RS): é graduada pela UFRGS e foi professora da rede estadual de ensino por 25 anos. É representante do CREF2/RS no comitê fundador da Rede OS Porto Alegre e conselheira há seis anos. Na década de 90, foi também diretoria eleita de escola.

ROSA MARIA MARIN PACHECO (CREF 000059-G/RS): é graduada pelo IPA e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte pela PUCRS e em Treinamento Neuromuscular pela UFRGS. Foi presidente da Associação das Academias do Rio Grande do Sul (ACAD/RS) entre 2008 e 2010. É proprietária da academia Espaço Ativo desde 1992.

LEOMAR TESCHE (CREF 000129-G/RS): é graduado pela Feevale e docente do curso de Educação Física da Unijuí há 32 anos. É doutor em Educação pela Unimep (Piracicaba) e pós-doutor pelo Instituto de Ciências dos Esportes da Universidade de Tübingen (Alemanha). Autor de diversos livros sobre a história da Educação Física no Rio Grande do Sul, atualmente coordena o intercâmbio entre a Unijuí, a Universidade Uni-Tubingen e o Instituto Carlos Linneo de Oberá (Argentina).

DÉBORA RIOS GARCIA (CREF 002202-G/RS): é graduada pelo IPA e possui especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e mestrado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. Atualmente é professora do curso de Educação Física da Faculdade Sogipa e da pós-graduação do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS).

ALESSANDRO DE AZAMBUJA GAMBOA (CREF 001534-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Ciências da Saúde (PUCRS) e em Administração e Marketing Esportivo (Universidade Gama Filho). É sócio-diretor da G2 Sports, consultor de academias e coordenador geral de eventos relacionados à Educação Física e à saúde.

Membros suplentes:

FELIPE GOMES MARTINEZ (CREF 003930-G/RS): é graduado pela UFRGS e possui especialização em Psicopedagogia Clínica pela Unilassale. É graduado também em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Judô e integra a Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS.

MARCIA ROHR DA CRUZ (CREF 007542-G/RS): é graduada em Educação Física pela UCS e em Administração pela Unisinos. Possui mestrado e doutorado em Administração pela mesma instituição e é presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul.

CLÁUDIA RAMOS LUCCHESE (CREF 002358-G/RS): é graduada pela UFRGS e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte (UFRGS) e em Ergonomia (UGF). É coordenadora dos programas de Qualidade de Vida no Banrisul e certificada pela International Stress Management Association em gerenciamento do stress no trabalho.

CLERY QUINHONES DE LIMA (CREF 000297-G/RS): é graduado pela UFSM, pós-graduado em Técnicas Desportivas – Handebol, jornalista e mestre em Comunicação Esportiva. Foi conselheiro do CREF2/RS entre 1999 e 2003 e atualmente desempenha a função de delegado adjunto da FIEP-RS e de secretário do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Santa Maria. Edita o jornal mensal Saúde pela Prática e o site www.santamriaolimpiada2016.com.br.


Conselheiros Plenária



Conselheira realiza palestra no I Simpósio do Fórum RS
Postado em 07/10/2015
Fonte: CREF2/RS

A conselheira Eneida Feix (CREF 002116-G/RS) proferiu ontem (6) a palestra “Interações propositivas da qualificação da saúde e bem-estar da sociedade” no I Simpósio do Fórum RS, na qual fez um relato minucioso da interação do Conselho com os profissionais de Educação Física e com a sociedade. O evento, que teve como tema “O papel dos Conselhos Profissionais junto à sociedade”, foi realizado na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), com organização da Câmara da Saúde Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissionais Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS).

Em sua exposição, Eneida ressaltou a importância da troca interdisciplinar de conhecimentos. “Participar de eventos com outros conselhos vem sendo uma política eficaz para aprimorarmos a nossa gestão”, afirmou. A conselheira discorreu sobre a pauta de lutas em prol da Educação Física travada pelo Conselho, ampliada neste ano com a defesa da Fundergs e do CETE. “Por meio de mobilização e pressão política, conseguimos retirar o regime de urgência do Projeto de Lei que extingue a Fundação”. Ela frisou que as verbas destinadas à atividade física não são gastos públicos, mas sim investimento em saúde e inclusão social.

A conselheira explicou que a obrigatoriedade do profissional de Educação Física habilitado orientando as séries iniciais Educação Física Escolar, uma luta histórica do Conselho, obteve importante vitória em 2014 em Porto Alegre com a aprovação da Lei nº 11.585, de autoria do vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que obriga a formação em curso superior de Licenciatura em Educação Física para a docência dessa disciplina no Ensino Fundamental “Diante da epidemia de obesidade e doenças relacionas, como diabetes e hipertensão, nossa luta é para torná-la estadual”.

Na mesa-redonda que se seguiu ao debate, foram abordados temas como fiscalização e a interação com a SMIC, Vigilância Sanitária, Procon, Polícia Civil e Brigada Militar. Também estiveram presentes a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), e o presidente do CRECIRS, Flávio Koch.


Fórum-RS



DEFOR palestra no IV Seminário de Fiscalização Profissional
Postado em 25/04/2014
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação do CREF2/RS participou, hoje pela manhã, do IV Seminário de Fiscalização Profissional. O evento, promovido pelo Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul, contou na sua abertura com o painel "Inserção dos Conselhos e Ordens no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor". Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), vice-presidente do Conselho, e Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS) coordenadora do DEFOR, palestraram no Seminário.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) reafirmou a importância do Seminário para todos os Conselhos, já que a fiscalização tem missão de garantir a segurança e o bem-estar da sociedade, bem como o exercício legal das profissões regulamentadas. O Vice-Presidente do CREF2/RS também pontuou a responsabilidade social dos Conselhos, na defesa da cidadania e da ética dos inscritos.

Fernanda Rodrigues aproveitou o painel para apresentar os objetivos do CREF2/RS, os procedimentos de fiscalização do DEFOR e dados relativos à atividade no ano passado, que contabilizou 2.411 visitas em todo o Estado. A Coordenadora destacou a importância do trabalho em equipe, "para atingir número maior de locais e diferentes áreas de atuação", e salientou como parcerias com a Brigada Militar, SMIC e Vigilância Sanitária foram eficientes. "O importante é trabalhar em conjunto, para conseguir ir mais além e alcançar melhores resultados na defesa da sociedade", concluiu.

O painel contou ainda com depoimentos de Alcebiades Santini, presidente do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor, Cristiano Aquino, diretor do Procon RS, e a mediação de Roberto Canquerini, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul. No final, os palestrantes responderam as perguntas do público, formado por fiscais, conselheiros das Comissões de Ética e Fiscalização, assessores jurídicos e representantes jurídicos do Legislativo e da Câmara de Vereadores.




Atenção: o uso da identidade profissional nos locais de atividade é obrigatório
Postado em 01/11/2012
Fonte: CREF2/RS

Uma das dificuldades encontradas pelos agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação – DEFOR – do CREF2/RS em suas ações é a correta identificação dos Profissionais nas academias. Em algumas ocasiões, os fiscais do Conselho deparam-se com situações de omissão da Resolução do CONFEF nº 233/2012, publicada em 5 de setembro de 2012, que obriga o uso da Cédula de Identidade Profissional (CIP) nos locais em que são realizadas atividades privativas da Profissão de Educação Física.

Segundo a coordenadora do DEFOR, Fernanda Rodrigues, uma dessas ocorrências aconteceu no último dia 10 de outubro, quando agentes fiscalizavam um estabelecimento na zona sul de Porto Alegre. Na ocasião, a pessoa se identificou verbalmente como Profissional de Educação Física, negando-se a apresentar a identidade profissional. A Brigada Militar foi chamada e, na presença dos policiais, ele assumiu não ser Profissional registrado. O caso ficou caracterizado como exercício ilegal da Profissão, gerou boletim de autuação e o estabelecimento foi fechado. Fernanda ressaltou a importância do porte da CIP como prova de estar habilitado para o exercício da Profissão. Temos que criar uma cultura do uso da cédula enquanto se exerce as atividades profissionais, pois o documento é mais uma garantia dos serviços prestados à sociedade. Resolução nº 233/2012 aqui