Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS celebra 1º de setembro com webinário sobre rumos da Educação Física no Brasil
26/08/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, em parceria com a APEF-RS, vai comemorar com Dia do Profissional de Educação Física com a realização de um webinário pelo Youtube. O evento “Novos Rumos da Educação Física" ocorrerá na terça-feira, dia 1º de setembro, a partir das 20h, e contará com a participação dos profissionais Alessandro Carvalho (CREF 026294-G/RS), Anderson Silva (CREF 013524-G/RS), Danusa Zanella (CREF 003307-G/RS), Helena D’Azevedo (CREF 001069-G/RS), Josie Pillar (CREF 012816-G/RS) e Myron Assis Brasil (CREF 001713-G/RS).

O link direto para assistir ao webinário é https://youtu.be/BJ1wUe7khsA. Você já pode acessá-lo e favoritar a página de transmissão.

Com a mediação dos conselheiros Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), o webinário será gratuito para a participação de profissionais e de estudantes. O evento trará para o debate a atuação nas mais diferentes áreas da profissão, vinculadas à Educação Física Escolar, à dança, aos clubes e academias, ao paradesporto e às universidades.

Conheça os palestrantes:

Alessandro Carvalho – Graduado em Educação Física pela Claretiano e pós-graduado em treinamento esportivo e em fisiologia do exercício. Também tem especialização em treinamento resistido e treinamento para idosos e crianças. Atua há seis anos na área do fitness, como personal trainer, e é sócio-proprietário da academia Ativa, em Rio Grande.

Anderson Silva – Graduado em Educação Física e pós-graduado em Psicologia Desportiva e Atividade Física pela Feevale, é professor de Educação Física no IENH, no Sesi e ministra cursos da modalidade de ritmos. Tem mais de 15 anos de experiência e já atuou em inúmeras academias na região do Vale do Sinos, como instrutor de aulas coletivas.

Danusa Zanella – Graduada em Educação Física pela Unisinos e pós-graduada em gestão esportiva. Atua na Secretaria de Estado da Educação como coordenadora geral dos Jogos Escolares do RS. Em 2018, foi redatora do componente Educação Física no Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Fundamental. É professora da rede pública estadual há 20 anos.

Helena D’Azevedo – Graduada em Educação Física pela UFRGS, tem especialização em Psicomotricidade e mestrado em Educação. É professora do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS e membro do Comitê Sênior de Avaliação da Pró-Reitoria de Extensão, com experiência na área de educação e formação de professores.

Josie Pillar – Graduada em Educação Física pela Ulbra, tem pós-graduação em Docência e em Tradução e Interpretação em Libras. É professora do curso de Educação Física da URCAMP, em Bagé, e do curso de Libras do Senac. Intérprete de Libras na Escola Estadual Eduardo Vargas, também é voluntária no grupo Esporte para Todos, que oferece a prática esportiva para pessoas com deficiência, na cidade de Alegrete.

Myron Assis Brasil – Graduado em Educação Física pelo IPA, possui especialização em Administração e Marketing pela Ulbra. Atua como superintendente administrativo do Grêmio Náutico União e como consultor de gestão esportiva.

Webinário “Novos Rumos da Educação Física”
Data: 1º de setembro, terça-feira, a partir das 20h
Evento online e gratuito, transmitido pelo Youtube
Ao vivo pelo link: https://youtu.be/BJ1wUe7khsA


webinário dia do profissional de educação física apef-rs



Rio Grande torna atividade dos profissionais de Educação Física serviço essencial
11/08/2020
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura de Rio Grande acabou de aprovar a inclusão da atividade dos profissionais de Educação Física na lista dos serviços essenciais da cidade. A Lei Municipal 8.520, já em vigor, é de autoria do vereador Filipe Branco.

A sugestão de criação desta lei foi encaminhada ao Vereador pelo Comitê Estadual da Educação Física no Enfrentamento da COVID-19, grupo que o CREF2/RS faz parte ao lado de outras instituições, como a APEF-RS, a ACAD Brasil, o SINPEF/RS, a FIEP-RS e o Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul.

Além de Rio Grande, Pelotas e Farroupilha são outras cidades que já aprovaram a inclusão da Educação Física no rol dos serviços essenciais. Já São Marcos, Caxias do Sul, Camaquã e Porto Alegre têm projetos de lei similares em andamento, cuja tramitação interna está ocorrendo nas respectivas Câmaras Municipais.

O Comitê Estadual da Educação Física no Enfrentamento da COVID-19 também é responsável pela elaboração e pelo encaminhamento do PL 144/2020, de autoria da deputada estadual Fran Somensi, que tenta incluir a atividade dos profissionais de Educação Física na lista dos serviços essenciais de todo o Rio Grande do Sul.


lei covid-19 rio grande



Câmara Municipal de Porto Alegre protocola projeto de lei para tornar Educação Física serviço essencial
05/08/2020
Fonte: CREF2/RS

Na última semana, a Câmara Municipal de Porto Alegre protocolou o PLL 094/2020, que busca incluir a atividade dos profissionais de Educação Física na lista dos serviços essenciais do município. O projeto de lei, de autoria do vereador Paulinho Motorista, foi uma sugestão encaminhada pelo Comitê Estadual da Educação Física no Enfrentamento da COVID-19, que conta com a participação do CREF2/RS e de outras entidades representativas da área.

O ato de entrega do PLL contou com a presença do 2º vice-presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e da conselheira Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), ambos representantes também do Comitê. O projeto, que já tramita internamente na Câmara, tem o objetivo de reconhecer a prática da atividade física e do exercício físico, ministrados por profissionais de Educação Física, como essenciais para a população em tempo de crises ocasionadas por moléstias contagiosas. O documento também visa garantir o funcionamento de estabelecimentos prestadores deste tipo de serviço, como academias e centros de treinamento. Você pode acompanhar o andamento do PLL 094/2020 aqui.

Além do CREF2/RS, participam do Comitê Estadual da Educação Física no Enfrentamento da COVID-19 representantes da APEF-RS, da ACAD Brasil, do SINPEF/RS, do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul e da FIEP-RS. O grupo também é responsável pela elaboração e pelo encaminhamento do PL 144/2020, de autoria da deputada estadual Fran Somensi, que tenta incluir a atividade dos profissionais de Educação Física na lista dos serviços essenciais de todo o Rio Grande do Sul. Este outro projeto tramita na Assembleia Legislativa desde o final de junho. Mais informações nesta notícia.

São Marcos, Caxias do Sul, e Camaquã são municípios que protocolaram projetos de lei similares ao PLL de Porto Alegre. Pelotas, Farroupilha e Rio Grande, por outro lado, até já conseguiram aprovar os projetos que tornam a atividade dos profissionais de Educação Física um serviço essencial, nos seus respectivos municípios. Todas estas ações partiram de uma iniciativa do Comitê, em parceria com vereadores de cada região.


covid-19 crise comitê



Instagram do CREF2/RS promove mais três lives
26/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Nos próximos dias, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 30 de junho, Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Angela Harthmann (CREF 008303-G/RS) e Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) irão abordar o tema “Mestrado Profissional e Residência em Educação Física: oportunidades de formação e intervenção”. Já na quinta-feira, dia 2 de julho, o Conselho vai receber Marc Henri Haetinger (CREF 007116-G/RS), para a apresentação “Estúdio de pilates, franquias e novas tendências”.

Por fim, na sexta-feira, dia 3 de julho, será a vez dos integrantes do Comitê Estadual da Crise da Educação Física na COVID-19 estarem reunidos e online para falar sobre “Ações do Comitê Estadual da Crise da Educação Física na COVID-19”. As transmissões iniciarão sempre às 17h.

Lazzarotto é doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e integrou o GT de Exercício Físico do Ministério da Saúde, sendo um dos autores do livro “Recomendações para a Prática de Atividades Físicas para Pessoas Vivendo com HIV e Aids”. Atua com atividades de promoção à saúde na Reserva Nacional do Niassa, em Moçambique. No país africano, também é professor e orientador em Mestrado em Saúde Pública.

Graduada em Educação Física pelo IPA, Angela Harthmann é doutora em Ciências Cardiovasculares pela Faculdade de Medicina da UFRGS e professora universitária. Atualmente trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional, atuando na internação pediátrica e residência multiprofissional.

Marc Henri Haetinger possui especialização em fisiologia do exercício e em pilates. É proprietário da Health Pilates, empresa com unidades em Porto Alegre e em Caxias do Sul. Treinador e empreendedor, também é criador e CEO da Fitplus, método inovador e dinâmico que está disponível para os profissionais de Educação Física através da aquisição de franquias.

O Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 é composto pelo 2º vice presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), pela presidente do Conselho Municipal de Desporto de Caxias do Sul Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), pelo delegado da FIEP-RS Everton Deiques (CREF 008538-G/RS), pelo representante da ACAD Brasil Fernando Sassen, pela presidente da APEF-RS Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), pelo profissional e proprietário de academia Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS) e pelos representantes do SINPEF/RS Sílvio Silveira (CREF 001529-G/RS) e Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS).

Confira a programação completa:

30 de junho, terça-feira, às 17h
Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Angela Harthmann (CREF 008303-G/RS) e Débora Garcia (CREF 002202-G/RS)
Mestrado Profissional e Residência em Educação Física: oportunidades de formação e intervenção

2 de julho, quinta-feira, às 17h
Marc Henri Haetinger (CREF 007116-G/RS)
Estúdio de pilates, franquias e novas tendências

3 de julho, sexta-feira, às 17h
Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19
Ações do Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19

7 de julho, terça-feira, às 17h
Tiago Baccon (CREF 015344-G/RS)
Desafios do treinamento online

9 de julho, quinta-feira, às 17h
Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)
Voleibol: da arbitragem à gestão


lives instagram comitê crise covid-19



Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 articula novas ações
22/06/2020
Fonte: CREF2/RS

O Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19, formado por membros do CREF2/RS, da APEF-RS, da ACAD Brasil, do SINPEF/RS e da FIEP-RS, esteve reunido de maneira online na noite do último domingo, dia 21 de junho, para planejar as próximas ações que serão tomadas para a manutenção das atividades dos profissionais de Educação Física no Rio Grande do Sul. O objetivo principal do grupo é garantir que todos os estabelecimentos da área permaneçam abertos, proporcionando espaços de promoção da saúde para a população.

Os integrantes do Comitê são Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Fernando Sassen, Sílvio Silveira (CREF 001529-G/RS) e Everton Deiques (CREF 008538-G/RS).

De acordo com Gamboa, o Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 aproveitou o encontro remoto para definir um uma nova estratégia de atuação, que visa incluir a atividade dos profissionais de Educação Física no rol dos serviços essenciais do Estado. “A importância e os benefícios do exercício físico, sobretudo neste momento que vivemos, é um consenso, inclusive por parte do Governo Federal. Nos próximos dias, teremos encontros com representantes do Poder Público para que tenhamos este mesmo reconhecimento no Rio Grande do Sul, garantindo o funcionamento permanente das academias e dos estúdios”, frisa.

Na reunião, o grupo também avaliou como positivo o resultado da primeira ação do grupo, que barrou a proposta da Prefeitura de Porto Alegre, para que as academias voltassem a atender apenas um aluno por vez. “A articulação de um diálogo com a Câmara Municipal foi essencial para que a nossa área, assim como a sociedade, não tivesse ainda mais prejuízos. O esforço conjunto é para que o Comitê consiga ampliar esta conquista para o restante do Estado, respeitando sempre as medidas de segurança definidas pelos órgãos de saúde”, finaliza Gamboa.


covid-19 crise comitê



Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 é criado para enfrentar os desafios da pandemia
19/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Devido à longa duração da pandemia no país, o CREF2/RS, a Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF-RS), a Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), a FIEP-RS e o Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (SINPEF/RS) montaram o Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19. O objetivo do grupo é batalhar pela profissão, resguardando os profissionais e as Pessoas Jurídicas, mantendo os estabelecimentos abertos e proporcionando espaços de promoção da saúde para a população.

Os membros do Comitê Estadual de Crise da Educação Física são Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) e o empresário Fernando Sassen.

Segundo Gamboa, a primeira ação com resultados positivos do Comitê foi a sensibilização dos vereadores para que barrassem a proposta do Prefeito de Porto Alegre, de que as academias voltassem a atender apenas um aluno por vez, e não uma quantidade reduzida em relação à sua área, como está vigorando. “Iniciamos um intenso diálogo com a Câmara Municipal na sexta-feira, dia 12 de junho. Já no dia 15, os vereadores demoveram a ideia do Prefeito”, afirma.

O 2º Vice-presidente do CREF2/RS frisou importância da atividade física durante a epidemia do COVID-19, guardadas as devidas precauções propostas pelos órgãos de saúde. “Outras ações pleiteadas, em breve, serão linhas de crédito mais acessíveis, bem como isenções de impostos, argumentando o impacto positivo da atividade física na saúde da população, desonerando o sistema de saúde, entre outros”.


covid-19 crise comitê



Câmara Técnica de Pessoa Jurídica pretende criar selo de qualidade das academias
24/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira (23), realizou-se na sede do Conselho a segunda reunião da Câmara Técnica de Pessoa Jurídica do CREF2/RS em 2016. Participaram a presidente da Câmara Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e os profissionais de Educação Física Alessandro Gamboa (CREF 01534-G/RS), Caio Contador (CREF 008254-G/RS) e Rogério Menegassi (CREF 01080-G/RS).

Na ocasião, Luciane anunciou que o CREF2/RS criará uma Câmara Técnica de Pilates, a qual deverá ser presidida por um conselheiro. Durante a reunião, foi discutido o número de estagiários indicado para cada profissional de Educação Física nas academias. Menegassi sugeriu a criação de um selo de qualidade para as academias, com o apoio de entidades como CREF2/RS, SINPEFRS, ACAD RS e APEF-RS, reativando com isso o Fórum das Entidades. Contador propôs a criação de uma aliança entre os estúdios de Pilates. Por fim, houve a sugestão de convidar a professora de Pilates Aline Haas (CREF 000063-G/RS) a participar das reuniões da Câmara Técnica de Pessoa Jurídica.


Câmara Técnica de Pessoa Jurídica