Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS reúne-se com representante da Zumba Fitness
12/02/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS sediou hoje (12) uma reunião com o advogado Rafael Magalhães Ferreira (OAB/RJ 138.762), representante da empresa Zumba Fitness. Na ocasião, Magalhães conversou sobre a modalidade com a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), os representantes da Comissão de Fiscalização Samuel Moreira de Almeida (CREF 013510-G/RS) e Ana Maria Haas (CREF 004563-G/RS), a assessora de Fiscalização Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS) e a assessora jurídica Cristiane Corrêa (OAB/RS 60.229).

Em sua explanação, o advogado argumentou que a Zumba oferece alguns tipos de modalidades de condicionamento físico e outras exclusivamente voltadas à dança. “Existem quatro voltadas unicamente para dança e que, nestes casos, os instrutores não estão sujeitos à fiscalização por parte dos CREFs”. Magalhães também protocolou quatro manuais de Zumba que seriam base para as modalidades de Zumba Dança. “Espero que com esta reunião estejamos dando um primeiro passo rumo ao consenso”, ponderou.

A presidente do CREF2/RS considerou a reunião como produtiva, e se comprometeu a estudar os manuais através de uma Câmara Técnica para emissão de um parecer acerca dos documentos. Carmen também assegurou que levará o assunto ao CONFEF e ao Colégio de Presidentes, a fim de traçar uma estratégia única em todo o Sistema. “Preferimos o diálogo ao confronto judicial”, asseverou. A assessora de Fiscalização Fernanda Rodrigues afirmou que espera chegar a um acordo dentro da lei. “Com o objetivo final de que a modalidade seja orientada por profissionais de Educação Física”, reforçou Fernanda.


Zumba Fitness



Fiscalização do CREF2/RS orienta acadêmicos
30/11/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou na última quinzena de novembro mais uma série de fiscalizações, que abrangeram 17 municípios, e que em alguns casos foram feitas conjuntamente com o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2). No dia 21, em Porto Alegre, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) visitaram o “Dança Mix”, evento que é parte da disciplina Organização de Eventos em Educação Física, da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS. No local, onde eram oferecidas as modalidades de “Zumba” e “Sh'Bam”, duas pessoas foram autuadas por exercício ilegal da profissão. Os alunos cancelaram a aula de “Sh'bam”, após os fiscais explicarem ao professor e aos alunos organizadores do evento que as duas modalidades são atividades de condicionamento físico e devem ser ministradas apenas por profissionais habilitados em Educação Física e registrados no CREF2/RS.

No dia 22, em Novo Hamburgo, foi realizada uma visita de orientação ao evento “Vita Fair Esporte, Saúde, Bem Estar”, onde ocorreram atividades de condicionamento físico como Treinamento Funcional, Cross Fit, Pilates e Zumba Fitness em forma de aulão aberto ao público, todas corretamente ministradas por profissionais de Educação Física, registrados no CREF2/RS.


DEFOR



CREF2/RS autua exercício ilegal da profissão em evento de Zumba na capital e fecha academia no interior
26/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Neste domingo (23), agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS estiveram no evento Master Class Beneficente Zumba Fitness, realizado no bairro Sarandi, em Porto Alegre. Os fiscais lavraram relatório de visita das atividades ocorridas no local e realizaram uma autuação por exercício ilegal da profissão. O DEFOR ressalta que a Zumba deve ser orientada por profissional de Educação Física, pois mesmo em caráter beneficente esta atividade é prerrogativa de profissional registrado no CREF2/RS.

Na quarta-feira (19), uma academia foi fechada pelos agentes de fiscalização no município de Tenente Portela. Os fiscais constataram que o estabelecimento não possuía o certificado de registro junto ao Conselho, nem a presença de profissional habilitado orientando as atividades e contava com pessoas em exercício ilegal da profissão. Para retornar a funcionar normalmente, a academia deverá regularizar sua situação perante o CREF2/RS.

Além de Porto Alegre e Tenente Portela, entre os dias 17 e 23 de agosto, o DEFOR visitou os municípios de Frederico Westphalen, Ijuí, Ajuricaba, Crissiumal, Três de Maio, Horizontina, Santa Rosa, Giruá, Livramento, Viamão e Canoas.


DEFOR



Fiscalização interdita academia em São Leopoldo
29/07/2015
Fonte: CREF2/RS

Na última semana, uma ação de fiscalização realizada pelo CREF2/RS fechou uma academia em São Leopoldo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre. O estabelecimento, que não possuía a presença de um profissional de Educação Física habilitado, também permitia o exercício ilegal da profissão no local.

Para voltar a funcionar, a academia deverá, primeiramente, regularizar a sua situação junto ao Conselho. Por se tratar de uma infração reincidente, o Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) deu o devido andamento interno ao caso.

Alvorada, Porto Alegre, Viamão, Sapiranga, Novo Hamburgo, Canoas, Sapucaia do Sul, Esteio, Farroupilha e Caxias do Sul são algumas das cidades que também foram visitadas na semana passada. Em algumas delas, o CREF2/RS contou com a parceria do Conselho Regional Nacional de Nutricionistas (CRN-2) para realizar fiscalizações conjuntas, com o intuito de coibir a presença de profissionais fora da sua área de atuação.

Na Serra Gaúcha, o CREF2/RS fiscalizou também um evento de Zumba Fitness. Na ação, cinco pessoas foram autuadas por exercício ilegal da profissão.


Fiscalização



CREF2/RS autua Zumbathon da Serra Gaúcha por exercício ilegal da profissão
30/06/2015
Fonte: CREF2/RS

No último sábado (27), o CREF2/RS esteve presente no evento Zumbathon da Serra Gaúcha, realizado em Caxias do Sul pela franquia Zumba Fitness. O aulão da modalidade, ministrado para cerca de 500 pessoas no ginásio Vasco da Gama, foi orientado por profissionais registrados em outros Estados e por duas pessoas sem a devida habilitação e que foram autuadas por exercício ilegal da profissão. O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR), a partir do relatório de visita, irá tomar as medidas cabíveis para o ocorrido.

Como salienta Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do DEFOR, o Conselho responsabilizará também os organizadores do evento. O Zumbathon da Serra Gaúcha contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, que também será notificada sobre o caso.


Fiscalização