Notícias



Candidatos à Prefeitura de Porto Alegre debatem Esporte e Lazer online
20/10/2020
Fonte: Rede Esporte e Lazer em Debate - RS

O CREF2/RS está apoiando a iniciativa de um grupo de professores universitários, reunidos na Rede Esporte e Lazer em Debate – RS, que promoverão uma série de entrevistas com candidatos à Prefeitura de Porto Alegre na eleição de 2020.

O propósito é conhecer as pautas de Esporte e Lazer dos candidatos. Assim, numa perspectiva democrática, tenta-se atingir – além da comunidade acadêmica – aquelas pessoas que cotidianamente estão envolvidas com práticas esportivas e, por essa razão, se interessam pelas propostas e intenções dos candidatos a governantes. Todos os candidatos foram convidados, e foi agendada a entrevista dos que se disponibilizaram a participar.

A Rede Esporte e Lazer em Debate – RS é uma iniciativa de um grupo de professores universitários gaúchos, todos especialistas e pesquisadores ligados aos temas Esporte e Lazer, advindos de várias universidades do nosso Estado: UFRGS, UNISINOS, UFPEL, UFSM, UERGS. A Rede também é vinculada à REDE CEDES/RS, um Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer.

As entrevistas serão transmitidas pelo canal da Rede, através da plataforma Youtube. É uma atividade aberta à população. Não é necessário realizar inscrição prévia, bastando clicar nos links (abaixo), para acompanhar ao vivo nos dias e horários ou depois, pois os debates ficarão disponíveis para acesso aberto. Todos que puderem acompanhar a transmissão ao vivo terão oportunidades de participação/interação com entrevistadoras/os e candidatas/os, através do chat da plataforma Youtube.

LINKS DIRETOS PARA PROGRAMAÇÃO

22/10 - 9h - Candidato Valter Nagelstein

22/10 - 18h - Candidata Fernanda Melchionna representada pelo candidato à vice, Márcio Chagas

23/10 - 17h - Candidato Rodrigo Maroni

26/10 - 17h - Candidata Manuela DÁvila

26/10 - 18h - Candidato Julio Flores

28/10 - 14h30min - Candidato Sebastião Melo

03/11 - 14h - Candidato João Derly


DEBATES



CREF2/RS realiza evento inédito debatendo a Resolução 391 do CONFEF
28/09/2020
Fonte: CREF2/RS

Na última quinta-feira, dia 24, a Comissão de Saúde do CREF2/RS promoveu o webinário “Profissional de Educação Física na Atuação Hospitalar - Fórum de Contextualização da Resolução CONFEF 391/2020”. De acordo com o apresentador e mediador Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), o evento ocorreu de forma inédita no Brasil, e contou com o apoio do Sistema CONFEF-CREFs. “Durante quase duas horas, centenas de profissionais assistiram online um debate aprofundado sobre a Resolução que legaliza a atuação do Profissional de Educação Física no contexto hospitalar, lembrando que o trabalho multiprofissional intra e extra hospitalar já acontece há décadas.

Agora, complementa Clery, se abre o campo para consolidar definitivamente a Educação Física na Saúde. Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que também mediou o webinário, ressaltou o importante avanço para o profissional representado pela Resolução, principalmente neste momento em que as doenças crônico-degenerativas, a exemplo da diabetes, câncer e doenças coronarianas, que vêm crescendo em proporções alarmantes. “O sedentarismo é normalmente um fator agravante e o exercício físico é um componente imprescindível no combate e tratamento destas doenças", afirma.

O webinário iniciou com a explanação de Francisco Pitanga (CREF 000108-G/BA), que versou sobre a “Apresentação e contextualização da Resolução 391 do CONFEF”. Pitanga explicou que o CONFEF já trabalhava em uma resolução de atendimento dos profissionais de Educação Física. “Todos protocolos de atendimento dos profissionais eram reconhecidos desde 1997, porém não conseguimos legitimar de forma concreta a atuação nessa área”. Naquele tempo, explica Pitanga, nossa ideia era trabalhar na confecção de uma resolução que tratasse dos protocolos de atendimento, considerando o SUS, a atenção básica, os hospitais públicos e privados, abrangendo também naquilo que o agente está mais acostumado a atuar, que são clubes, academias, clínicas, programas de condicionamento físico, além da possibilidade de montarem consultórios. Este trabalho, escrito em conjunto por 50 profissionais, resultou numa publicação editada ano passado, intitulado “Orientação para avaliação e prescrição de exercícios físicos direcionados para a saúde”, publicada pelo CREF4/SP.

Dando prosseguimento às exposições, Fábio José da Silva (CREF 008140-G/PR) se pronunciou sobre “O profissional de Educação Física na Saúde Pública – SUS”. "Falar sobre a atuação do profissional de Educação Física na atenção primária é muito gratificante porque quando eu tive o ingresso no SUS, em 2014, desconhecia a questão da atenção primária no SUS. Então eu destaquei alguns pontos importantes para referenciar os locais de atuação do primária”. Ele explicou que na atuação primária, que é o locus onde ele atua, estão as Unidades Básicas, o CAPS 2, o CAPS AD (álcool e outras drogas), o Caps Infanto Juvenil e nas Academias da Saúde. “Este é um polo muito importante de promoção da saúde e conhecimento e também não podia deixar de registar, os programas de residência, do qual fiz parte por um certo tempo, que uma forma de mostrar ao egressos da graduação essa visão ampliada do SUS.

Ângela Harthmann (CREF 008303-G/RS) falou sobre o tema “No hospital, onde o profissional de Educação Física pode atuar”. "Primeiramente, gostaria de assinalar para nós, que trabalhamos em hospital, que esta resolução é algo de grandioso. Ângela ressaltou que o trabalho no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional do Hospital de Clínicas já existe há 40 anos, e ele foi pensado e idealizado por uma professora de Educação Física da UFRGS, chamada Tereza Galvão. “Quando ele foi inaugurado, junto à Unidade Pediátrica como Serviço de Orientação Terapêutica, sendo algo extremante inovador àquela época, e pioneiro no Brasil, e no passar destes anos, apenas em 2005 temos promulgada a Lei das Brinquedotecas, que coloca obrigatório este instrumento onde haja internação pediátricas". A profissional afirma que existiam serviços de Educação Física apenas na Unidade Pediátrica e hoje se espalharam para outros 14 locais do Hospital,

Ângela explica que estes atendimentos se dão na internação psiquiátrica de adultos e adolescentes, na hemodiálise, transplante de medula óssea, ambulatório e cirurgia bariátrica, no ambulatório de Fibrose Cística e muitos outros locais diferentes. "As atividades realizadas têm como base a recreação, devido à importância desta proposta no ambiente hospitalar, seja para criança, seja para o adulto, pois isto tira um pouco da tensão do paciente, e que envolve o ambiente, melhorando qualidade da internação. Além disto, realizamos estímulo motor, com bebês, principalmente, e além disto, o exercício físico em si”

Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), trouxe o tema “O profissional de Educação Física no contexto hospitalar”. "Se analisarmos retrospectivamente, em uma equipe no contexto hospitalar falávamos nos referindo a médicos e enfermeiros. Hoje, podemos falar que todas as áreas da saúde estão contempladas em um hospital, em maior ou menor grau. E o que significa isto a partir da Resolução? É que estamos formando um profissional com perfiis diferentes, com outras competências e técnicas humanistas. E o ministrar este conhecimento ficava a critério do curso. A Resolução entra para modificar a grade curricular dos curso de Educação Física, abrindo possibilidade de cursos de especialização no âmbito hospitalar público ou privado."

Já Isabel Rossato (CREF 003235-G/RS) falou sobre “O papel de brincar nos cuidados paliativos com pacientes oncológicos”. Eu trabalho há 18 anos na Oncologia Pediátrica, e ao longo do tempo percebi a necessidade de buscar outros conhecimentos para dar conta do trabalho nesta unidade. Eu atuo basicamente com a ferramenta do brincar e com a preocupação de dar continuidade ao crescimento e desenvolvimento destes pacientes que se submetem a um tratamento prolongado". Isabel explicou que ao longo do tempo houve necessidade da busca de outros saberes, pois ela descobriu que as pessoas conversam mais sobre sua situação com aquelas em que elas criam maior vinculo, e por muitas vez os profissionais que trabalham com o brincar são as que criam laços com pacientes e suas famílias. “Então, fui buscar informação em outras áreas. Por exemplo, participo de cursos onde 90% do público são psicólogas".

Você pode assistir o webinário online e gratuito no Youtube e no Facebook do Conselho.


Webinário



CREF2/RS realiza webinário sobre atuação no contexto hospitalar nesta quinta-feira
22/09/2020
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Saúde do CREF2/RS vai realizar nesta quinta-feira, dia 24 de setembro, o webinário “Profissional de Educação Física na Atuação Hospitalar - Fórum de Contextualização da Resolução 391 do CONFEF”. O evento, marcado para iniciar às 19h, ocorrerá de maneira online e gratuita, simultaneamente no Youtube e no Facebook do Conselho.

Com a apresentação e a mediação de Clery de Lima (CREF 000297-G/RS) e de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), integrantes da Comissão de Saúde, o evento contará com a participação de Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Ângela Harthmann (CREF 008303-G/RS), Fábio da Silva (CREF 008140-G/PR), Francisco Pitanga (CREF 000108-G/BA) e Isabel Rossato (CREF 003235-G/RS). Eles debaterão a Resolução CONFEF 391/2020, publicada recentemente pelo Conselho Federal e que define a atuação dos profissionais de Educação Física no contexto hospitalar.

Conheça os participantes:

Alexandre Lazzarotto – Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, integrou o GT de Exercício Físico do Ministério da Saúde, sendo um dos autores do livro “Recomendações para a Prática de Atividades Físicas para Pessoas Vivendo com HIV e Aids”. Atua com atividades de promoção à saúde na Reserva Nacional do Niassa, em Moçambique. No país africano, também é professor e orientador em Mestrado em Saúde Pública.

Ângela Harthmann – Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Faculdade de Medicina da UFRGS e professora universitária. Atualmente trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional, na internação pediátrica e residência multiprofissional.

Fábio da Silva – Especialista em Preceptoria no SUS e em Gestão de Pessoas, é mestre e doutorando em Educação pela UEL/PR. Atua no Sistema Único de Saúde - Atenção Básica, vinculado à Secretaria de Municipal de Saúde de Apucarana, no Paraná.

Francisco Pitanga – Doutor em Saúde Coletiva pela UFBA, é autor dos livros “Epidemiologia da Atividade Física”, “Exercício Físico e Saúde” e “Testes, Medidas e Avaliação em Educação Física e Esportes”. Também é conselheiro federal do CONFEF e presidente do Departamento de Educação Física da Sociedade Brasileira de Cardiologia da Bahia.

Isabel Rossato – Graduada em Educação Física pela UFRGS, é especialista em Psicomotricidade e em Transtornos do Desenvolvimento na Infância e na Adolescência. Atua no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na Unidade de Oncologia Pediátrica.

Webinário “Profissional de Educação Física na Atuação Hospitalar - Fórum de Contextualização da Resolução 391 do CONFEF”
Data: 24 de setembro, quinta-feira, a partir das 19h
Evento online e gratuito, transmitido ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook


webinário saúde atuação hospitalar hospital



CREF2/RS realiza webinário sobre Educação Física Escolar nesta quarta-feira
08/09/2020
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS vai realizar nesta quarta-feira, dia 9 de setembro, o webinário “Desafios da Educação Física Escolar: um bate-papo informal”. O evento, marcado para iniciar às 19h, ocorrerá de maneira online e gratuita, simultaneamente no Youtube, no Facebook e no Instagram do Conselho.

Além de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS) e Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), todas integrantes da Comissão de Educação Física Escolar, o webinário contará ainda com a participação dos profissionais Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Eliana Flores (CREF 002649-G/RS) e Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC).

Durante o evento, os presentes vão falar sobre o atual momento da Educação Física Escolar, especialmente com relação ao contexto da pandemia, e sobre a publicação “Recomendações de retorno às aulas presenciais de Educação Física na reabertura das escolas: COVID-19”, lançada pelo CREF2/RS em julho. Clique aqui para baixá-la em PDF.

Conheça os participantes:

Alessandro Gamboa – Sócio-diretor da G2 Sports, personal trainer e consultor de academias, Alessandro atualmente é 2º vice-presidente do CREF2/RS, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) e presidente do Comitê Estadual da Educação Física no Enfrentamento da COVID-19.

Alexandre Lazzarotto – Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, integrou o GT de Exercício Físico do Ministério da Saúde, sendo um dos autores do livro “Recomendações para a Prática de Atividades Físicas para Pessoas Vivendo com HIV e Aids”. Atua com atividades de promoção à saúde na Reserva Nacional do Niassa, em Moçambique. Também é professor e orientador do curso de Mestrado em Saúde Pública da Universidade Católica de Moçambique.

Carmen Masson – Tem especialização em Ginástica de Academia e em Condicionamento Físico e mestrado em Ciências da Saúde - Saúde Coletiva. É Mestre d’Armas pela EsEFex e ex-atleta de esgrima. Foi professora de Educação Física, técnica de esgrima, consultora do Ministério do Esporte, professora da UFRGS, coordenadora da Secretaria de Esportes de Porto Alegre, da Brigada Militar e presidente do CREF2/RS.

Eliana Flores – Graduada em Educação Física e em Direito, tem pós-graduação em Fisiologia do Exercício. Atualmente é diretora do Colégio Estadual Protásio Alves, em Porto Alegre, e membro da Comissão de Ética Profissional e de Normas e Legislação do CREF2/RS.

Elisabete Laurindo – Conselheira do CONFEF e membro da Comissão Nacional de Educação Física Escolar, tem mestrado em Gestão de Políticas Públicas. Foi supervisora de Educação Física, de gestão e diretora da Secretaria Municipal de Educação de Itajaí, assim como superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí. Foi coordenadora e professora do curso de Educação Física da Faculdade Avantis.

Jeane Cazelato – Integrante da Comissão de Educação Física Escolar, tem especialização em Recreação e Lazer e mestrado em Ciências Aplicadas à Atividade Física e ao Esporte. Foi presidente do CREF2/RS, conselheira do CONFEF e professora de Educação Física da rede pública e privada.

Miryam Brauch – Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS e uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar, é pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior. Atua na rede estadual de ensino.

Webinário “Desafios da Educação Física Escolar: um bate-papo informal”
Data: 9 de setembro, quarta-feira, a partir das 19h
Evento online e gratuito, transmitido ao vivo pelo Youtube, Facebook e Instagram


educação física escolar webinário



CREF2/RS promove Semana de Lives pelo Instagram
28/08/2020
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS vai realizar, nos próximos dias, a Semana de Lives pelo Instagram. O evento contará com a presença de Guga Binotto (CREF 004133-G/RS), Richard Ávila (CREF 025996-G/RS), Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ) e Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP), que trarão para debate temas de grande importância para os profissionais de Educação Física. As transmissões iniciarão sempre às 17h.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Conheça os palestrantes:

Guga Binotto – Especialista em Fisiologia do Exercício e em Obesidade e Emagrecimento, é proprietário do Studio Guga Binotto Personal Trainer, localizado em Porto Alegre, empreendedor digital e mentor de carreiras. Autor do livro “Personal 10 Mil”, também ministra diversos cursos online, especialmente sobre gestão de negócios.

Richard Ávila – Graduado em Educação Física pela Universidade Feevale e pós-graduando em Educação Física Escolar, atualmente é professor de Educação Física do Colégio Santa Teresinha, em Campo Bom. Com experiência em pesquisa e extensão (PIBID CAPES), já atuou em escolas públicas e privadas na região do Vale dos Sinos. Tem mais de 12 anos de experiência na área e um canal no Youtube sobre o tema.

Jorge Steinhilber – É o presidente do CONFEF. Graduado em Educação Física pela UFRJ, tem mestrado em Motricidade Humana pela UCB. Foi professor de Educação Física no ensino público e privado e técnico de voleibol. Promoveu os Jogos Escolares da Cidade do Rio de Janeiro, de 1977 a 1990, e foi assessor de Educação Física da Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro. É autor dos livros “Colônia de Ferias” e “Profissional de Educação Física… Existe?”.

Leonardo Lima – Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba, é professor convidado de cursos de pós-graduação e integrante do Conselho Científico da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. É autor diversos livros sobre a área, como “Aspectos práticos e aplicáveis em fisiologia do exercício”, “Treinamento de força aplicado para corredores” e “Volume de treino e ordem dos exercícios”.

Confira a programação da Semana de Lives:

31 de agosto, segunda-feira, às 17h
Guga Binotto (CREF 004133-G/RS)
Como consolidar a sua consultoria online

2 de setembro, quarta-feira, às 17h
Richard Ávila (CREF 025996-G/RS)
Educação Física Escolar nos tempos de pandemia

3 de setembro, quinta-feira, às 17h
Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ)
A importância do Rio Grande do Sul na regulamentação da profissão

4 de setembro, sexta-feira, às 17h
Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)
Atuação no mercado profissional: como seremos lembrados?


lives instagram



CREF2/RS celebra 1º de setembro com webinário sobre rumos da Educação Física no Brasil
26/08/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, em parceria com a APEF-RS, vai comemorar com Dia do Profissional de Educação Física com a realização de um webinário pelo Youtube. O evento “Novos Rumos da Educação Física" ocorrerá na terça-feira, dia 1º de setembro, a partir das 20h, e contará com a participação dos profissionais Alessandro Carvalho (CREF 026294-G/RS), Anderson Silva (CREF 013524-G/RS), Danusa Zanella (CREF 003307-G/RS), Helena D’Azevedo (CREF 001069-G/RS), Josie Pillar (CREF 012816-G/RS) e Myron Assis Brasil (CREF 001713-G/RS).

O link direto para assistir ao webinário é https://youtu.be/BJ1wUe7khsA. Você já pode acessá-lo e favoritar a página de transmissão.

Com a mediação dos conselheiros Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), o webinário será gratuito para a participação de profissionais e de estudantes. O evento trará para o debate a atuação nas mais diferentes áreas da profissão, vinculadas à Educação Física Escolar, à dança, aos clubes e academias, ao paradesporto e às universidades.

Conheça os palestrantes:

Alessandro Carvalho – Graduado em Educação Física pela Claretiano e pós-graduado em treinamento esportivo e em fisiologia do exercício. Também tem especialização em treinamento resistido e treinamento para idosos e crianças. Atua há seis anos na área do fitness, como personal trainer, e é sócio-proprietário da academia Ativa, em Rio Grande.

Anderson Silva – Graduado em Educação Física e pós-graduado em Psicologia Desportiva e Atividade Física pela Feevale, é professor de Educação Física no IENH, no Sesi e ministra cursos da modalidade de ritmos. Tem mais de 15 anos de experiência e já atuou em inúmeras academias na região do Vale do Sinos, como instrutor de aulas coletivas.

Danusa Zanella – Graduada em Educação Física pela Unisinos e pós-graduada em gestão esportiva. Atua na Secretaria de Estado da Educação como coordenadora geral dos Jogos Escolares do RS. Em 2018, foi redatora do componente Educação Física no Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Fundamental. É professora da rede pública estadual há 20 anos.

Helena D’Azevedo – Graduada em Educação Física pela UFRGS, tem especialização em Psicomotricidade e mestrado em Educação. É professora do curso de Educação Física da ESEFID/UFRGS e membro do Comitê Sênior de Avaliação da Pró-Reitoria de Extensão, com experiência na área de educação e formação de professores.

Josie Pillar – Graduada em Educação Física pela Ulbra, tem pós-graduação em Docência e em Tradução e Interpretação em Libras. É professora do curso de Educação Física da URCAMP, em Bagé, e do curso de Libras do Senac. Intérprete de Libras na Escola Estadual Eduardo Vargas, também é voluntária no grupo Esporte para Todos, que oferece a prática esportiva para pessoas com deficiência, na cidade de Alegrete.

Myron Assis Brasil – Graduado em Educação Física pelo IPA, possui especialização em Administração e Marketing pela Ulbra. Atua como superintendente administrativo do Grêmio Náutico União e como consultor de gestão esportiva.

Webinário “Novos Rumos da Educação Física”
Data: 1º de setembro, terça-feira, a partir das 20h
Evento online e gratuito, transmitido pelo Youtube
Ao vivo pelo link: https://youtu.be/BJ1wUe7khsA


webinário dia do profissional de educação física apef-rs



CREF2/RS cria banco de videoaulas de Educação Física Escolar no Youtube
02/07/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, através de uma iniciativa da Comissão de Educação Física Escolar, está criando um banco de videoaulas no Youtube, com sugestões e ideias para os professores de Educação Física. A iniciativa, voltada especialmente para aqueles que estão ministrando aulas remotas desde o início da pandemia no Rio Grande do Sul, tem o intuito de auxiliar os profissionais de escola neste novo momento, em que muitos ainda não dominam as possibilidades e as limitações do meio online.

Clique aqui para acessar o banco de videoaulas do CREF2/RS.

A plataforma é colaborativa e todos registrados podem compartilhar as suas experiências. Os vídeos devem ser enviados por e-mail (contato@crefrs.org.br) ou por WhatsApp (51 99360-9910), seja no formato de arquivo ou de link, sendo ele no Youtube ou Wetransfer, entre outros formatos.

O material recebido será avaliado e todos os vídeos aprovados serão postados na conta do CREF2/RS no Youtube. A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS é formada por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS), Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ninon Leal (CREF 001350-G/RS).


Educação Física Escolar videoaulas vídeo Youtube



CongregaCREF reúne profissionais e acadêmicos para debater temas da Educação Física
28/08/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou no último sábado, dia 26 de agosto, o CongregaCREF – III Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que ocorre desde 2015 e integra as comemorações pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, reuniu profissionais registrados e acadêmicos do curso, para assistir palestras e para debater diversos temas relacionados à profissão.

A abertura do evento, feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), destacou as conquistas recentes do Conselho e o crescimento da Educação Física, em todo o Brasil, nos últimos anos. “No momento, o CREF2/RS está engajado para garantir a presença do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde, de maneira permanente. Para que isto ocorra, nós precisamos estar unidos, orgulhosos e conscientes de que representamos uma grande profissão”, comentou.

Na sequência, o CongregaCREF teve a sua primeira palestra, chamada “Gestão no Esporte: Os Desafios do Profissional de Educação Física Contemporâneo”, ministrada por Antônio Cimirro (CREF 004716-G/RS), instrutor dos cursos CBF Academy e docente no Ensino Superior. Além de apresentar o cenário do esporte mundial, ele salientou que no Brasil tem um grande potencial de crescimento na área. “O mercado fitness teve um aumento de 22% somente em 2016, atingindo a marca de 2% do PIB”, pontuou. “Os grandes esportistas são experts em vender a nossa profissão e precisamos aproveitá-los desta forma, para que possamos movimentar 40 bilhões de reais todos os anos – como os países desenvolvidos fazem – e gerar mais de 300 milhões de empregos”.

A gestão esportiva, o planejamento e a execução de projetos também foram assuntos abordados por Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS), na segunda palestra do CongregaCREF. Consultor de academias e empreendedor digital, Greco falou sobre a evolução das ferramentas digitais ao longo do tempo e reforçou a necessidade que os profissionais de Educação Física têm de estarem sempre antenados a tudo o que surge de novo. “Nós não podemos ter receito de utilizar e de gerar conteúdo em plataformas como Youtube, Facebook e Instagram. Quem está aproveitando estes espaços deixados em aberto, mostrando como a Educação Física pode mudar a vida das pessoas para melhor, está tendo sucesso”.

Os assuntos mais atuais do dia a dia da profissão também ganharam repercussão na apresentação de Fabio Saba (CREF 000007-G/SP), sócio-diretor da IHRSA Fitness Brasil e diretor-executivo da Saba Consultoria. Dando exemplos de um bom marketing para profissionais de Educação Física e para academias, o palestrante resumiu que a excelência do serviço prestado na área da atividade física depende muito mais do envolvimento dos profissionais com as pessoas do que com os esportes. “Não podemos ficar presos somente aos aspectos estéticos. Quem foi que disse que uma academia não pode contratar um profissional com sobrepeso?! Na nossa área, não pode haver preconceito e sempre há uma parcela da população que se identifica com este tipo de profissional, não com os sarados”, explicou.

O encerramento do CongregaCREF foi com uma mesa-redonda sobre obesidade infantil, que contou com a presença de Miria Burgos (CREF 001566-G/RS), conselheira federal e professora da UNISC; e Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP), pós-doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Em uma conversa com a participação da plateia, os palestrantes mostraram os principais resultados de suas pesquisas sobre o tema, que revelaram que cada vez mais crianças estão desenvolvendo doenças como hipertensão e diabetes, típicas da vida adulta. “As crianças ficam cerca de sete horas pro dia em frente a telas, como computador e televisão, e o sedentarismo é o grande fator para o aumento do risco de doenças crônicas”, frisou Costa. “A gente viu que a atividade física regular, além de melhorar a aptidão física e corrigir eventuais problemas de postura, também implica diretamente na melhora da saúde desta parcela da população”, complementou Miria.


CongregaCREF