Notícias



Fórum-RS defende vacinação imediata de todos profissionais de saúde em reunião com Prefeitura de Porto Alegre
05/03/2021
Fonte: CREF2/RS

Os membros da Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) estiveram reunidos, na tarde da última quarta-feira, dia 3 de março, com o diretor da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre Fernando Ritter. O objetivo do encontro foi discutir o plano de vacinação contra a COVID-19 para os profissionais da área de saúde, correspondendo às etapas 12 e 13 da Resolução CIB nº 25/2021-RS.

Além de representantes do município e de diversos Conselhos Profissionais da área da saúde, também participaram da reunião virtual Diego Espíndola, secretário-executivo do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS); e Marcelo Vallandro, integrante do Centro de Operações de Emergências da Saúde.

A Câmara da Saúde, que conta com a participação do CREF2/RS, defende a vacinação de maneira integral e imediata - mas, devido à escassez de doses, foi discutida a necessidade de construção de critérios de escalonamento, no intuito de viabilizar este processo de forma justa, contemplando da melhor forma possível os profissionais da saúde que estão no exercício de suas atividades. Um documento, com as propostas discutidas durante a reunião, será encaminhado para a análise da SMS e do COSEMS, para a possível expedição de uma nova Resolução CIB, com diretrizes específicas para esta etapa da vacinação.

Ritter alertou que a campanha de vacinação para estes profissionais somente será retomada após a adequação dos critérios e a deliberação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), incluindo também os demais municípios do Estado. Ele informou também a recente exigência da identificação de todos que já receberam a vacina, por parte do Ministério Público, para o acompanhamento quanto ao cumprimento do Plano de Imunizações do Governo Estadual e Federal.

A conselheira do CONFEF Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) e a conselheira do CREF Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) participaram da reunião em nome dos profissionais de Educação Física.


vacinação covid-19



Esclarecimento aos profissionais de Educação Física quanto à vacinação contra a COVID-19 em Porto Alegre
10/02/2021
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Diante das dificuldades para contemplar com justiça e segurança as diversas categorias de profissionais de saúde no processo de vacinação contra a COVID-19, a Prefeitura de Porto Alegre decidiu suspender a programação de vacinação prevista para ser realizada a partir desta quarta-feira, dia 10 de fevereiro, no Centro de Saúde IAPI. A imunização continua acontecendo nos hospitais que receberam doses para as suas equipes.

O objetivo é executar a ação só quando houver plenas condições de transparência, para garantir vacinação com critérios claros de seleção, que eliminem qualquer possibilidade de favorecimentos, como os chamados fura-filas. “É dever do Município conduzir este processo com toda transparência, evitando distorções que comprometam o programa de vacinação que é baseado nos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, explica o secretário Mauro Sparta.

A Secretaria Municipal da Saúde fará um intenso trabalho com as entidades de classe para determinar um processo adequado de seleção e estabelecer um novo cronograma de vacinação. O CREF2/RS, desde o início desta semana, está em contato com a Prefeitura para garantir que a vacinação da área saúde contemplem os profissionais de Educação Física, como estabelecem o Plano Nacional e o Plano Estadual de Vacinação.

Mais informações sobre isto aqui.


vacinação covid-19



Esclarecimento aos profissionais de Educação Física quanto à vacinação contra a COVID-19 no Rio Grande do Sul
09/02/2021
Fonte: CREF2/RS

Sobre o Plano Estadual de Vacinação Contra a COVID-19, do Rio Grande do Sul, o CREF2/RS esclarece aos seus profissionais que, segundo a recomendação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS), todos os profissionais da saúde serão imunizados, como ficou expressamente descrito na recomendação sobre a estratificação dos grupos prioritários dos trabalhadores de saúde, emitida no dia 25 de janeiro. Contudo, há um ordenamento de prioridade para a realização desta imunização, o que dependerá do número de doses recebidas e distribuídas pelo Estado.

Segundo a determinação da Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Sul (CIB/RS), a distribuição das remessas deverá obedecer a seguinte ordem: povos indígenas aldeados, idosos residentes em Instituição de Longa Permanência e pessoas com deficiência moradoras de Residências Inclusivas. Somente após deverão ser imunizados os trabalhadores da área da saúde.

Para ordenar a aplicação das doses nos profissionais da saúde, a Comissão estabeleceu uma subdivisão desses profissionais em 12 diferentes grupos, estando incluídos os profissionais de Educação Física nos “demais profissionais da saúde”, ou seja, na última fase, exceto, é claro, para os que atuam diretamente com atendimentos em áreas COVID e integram as classificações antecessoras, tendo maior prioridade, segundo consta na Resolução CIB/RS 007/2021.

Diante disso, o Conselho orienta que os profissionais se mantenham vigilantes quanto ao cumprimento dessas determinações estaduais pelos municípios, solicitando informações às Secretarias Estadual e Municipais de Saúde sobre o andamento das imunizações na sua cidade, identificando o momento correto de buscar as Unidades de Saúde e realizar a sua vacinação.

No site https://coronavirus.rs.gov.br/notas-tecnicas, estão sendo publicados documentos oficiais sobre o tema. Você pode acessar, por lá, o Plano Estadual de Vacinação, a Nota Técnica sobre Grupos Prioritários e a Recomendação Técnica sobre a Estratificação dos Grupos Prioritários dos Trabalhadores de Saúde, entre outros informes.


COVID-19 VACINAÇÃO ESCLARECIMENTO



CREF2/RS e CRF/RS têm reunião com Prefeitura de Porto Alegre para tratar da vacinação dos profissionais de Educação Física
08/02/2021
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, o 2º vice-presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e a conselheira federal do CONFEF Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) estiveram reunidos com Cássio Trogildo e Luciano Marcantônio, secretário e secretário-adjunto de Governança Comunitária e Coordenação Política da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, para tratar da vacinação dos profissionais de Educação Física em Porto Alegre. O encontro, realizado em parceria com o CRF/RS, serviu para iniciar as tratativas a respeito da logística desta ação.

De acordo com Gamboa, ainda não há uma previsão de data para o início da imunização, pois a criação de um cronograma depende da disponibilidade de vacinas por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo assim, alguns documentos já começaram a ser trocados entre a Prefeitura e os Conselhos, no intuito de agilizar este processo.

Os profissionais de Educação Física, que integram a área da saúde, fazem parte do grupo prioritário definido pelo Plano Nacional de Vacinação da COVID-19. Zelma Padilha, assessora do Conselho Regional de Farmácia, também participou da reunião.


vacinação covid-19



Profissionais de Educação Física terão prioridade na vacinação contra a COVID-19
12/01/2021
Fonte: CREF2/RS

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações e o Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis e Secretaria da Vigilância em Saúde, apresentou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, como medida adicional de resposta ao enfrentamento da doença. O Plano coloca, entre os profissionais prioritários para receber vacinação, os profissionais de Educação Física, por integrarem o grupo de trabalhadores da saúde. Para receber a vacinação, seguindo o calendário a ser divulgado pelo Ministério da Saúde, bastará apresentar a Cédula de Identidade Profissional (CIP).

O CREF2/RS está atento às movimentações de vacinação no Estado para que seja assegurado este direito. O Plano completo está disponível aqui.


coronavirus vacina



Profissionais de Educação de Física têm direito à vacina da gripe de modo prioritário
13/04/2020
Fonte: CREF2/RS

Reconhecidos pelo Conselho Nacional de Saúde como profissionais de saúde, de acordo com a Resolução CNS 287/1998, os profissionais de Educação Física têm direito à vacina da gripe de modo prioritário.

Como forma de assegurar este direito, o CREF2/RS enviou na última segunda-feira, dia 13 de abril, um ofício à Secretaria Estadual de Saúde (SES), para que esta determinação seja cumprida em todos os municípios do Rio Grande do Sul.

Atualização:

Na quinta-feira, dia 16 de abril, a SES confirmou – através de um ofício enviado ao CREF2/RS – que os profissionais de Educação Física, tanto Licenciados como Bacharéis, compõem o grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação. Havendo o entendimento incorreto desta normativa por parte de algum posto de saúde ou município, a Secretaria solicita que seja registrada a ocorrência do caso, pelo telefone 0800-6450-644 ou pelo site www.saude.rs.gov.br/ouvidoria.


vacina vacinação



Professores de Educação Física da rede pública e privada podem tomar a vacina da gripe gratuitamente
10/04/2017
Fonte: ASCOM/RS

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe inicia hoje, dia 10 de abril, e os professores de Educação Física da rede pública e privada estão aptos para participar. A recomendação da Secretaria da Saúde às prefeituras é que na primeira semana sejam priorizados os profissionais de saúde, que serão vacinados nos locais de trabalho, como postos de saúde e hospitais.

A principal novidade da vacinação neste ano é a inclusão de todos os professores na campanha. Para a vacinação, estes deverão apresentar um documento de identificação, como o contracheque da instituição de ensino em que trabalham, carteira de trabalho ou a carteira do sindicato (CPERS e SINPRO), acompanhado de um documento de identidade com foto.

Também fazem parte do grupo prioritário indígenas, crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, idosos e doentes crônicos. Em Porto Alegre, a vacinação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e irá ocorrer partir do próximo dia 17 de abril, seguindo até o dia 26 de maio.


Vacinação contra a gripe



Esclarecimento sobre a vacinação da gripe para profissionais de Educação Física
09/05/2016
Fonte: CREF2/RS

Nem todos os profissionais de Educação Física têm direito a se vacinar contra a gripe nos postos de saúde. Embora o profissional de Educação Física seja considerado um profissional da área da saúde, como determina a Resolução nº 218/97 do Conselho Nacional de Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe não especifica entre os grupos prioritários o profissional da área da saúde, mas sim o “trabalhador da saúde”.

Na conceituação da Campanha, o “trabalhador da saúde” é considerado qualquer trabalhador que atue nos serviços públicos e privados de saúde, nos seus diferentes níveis de complexidade, como, por exemplo, postos de pronto atendimento, ambulatórios e hospitais. Neste grupo, estão médicos, nutricionistas, profissionais de Educação Física, recepcionistas, pessoal de limpeza, seguranças e motoristas de ambulâncias, entre outros mais.

Em ocasiões anteriores, o Sistema CONFEF/CREFs notificou o Ministério da Saúde, com o objetivo de incluir os profissionais de Educação Física neste grupo prioritário de vacinação. No entanto, pelos fatores expostos acima, a solicitação não foi aceita. Mais informações podem ser encontradas neste link.


Vacinação Gripe



Profissionais registrados no CREF2/RS têm desconto na clínica Multi Vacinas
10/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm, a partir de agora, mais um convênio à disposição. A Clínica de Vacinação Multi Vacinas, com sedes em Porto Alegre e Gravataí, está oferecendo 15% de desconto em todas as vacinas disponíveis, exceto a sazonal da gripe. Para aproveitar o benefício, é só apresentar a Cédula de Identidade Profissional no momento da aplicação. Mais informações pelos telefones (51) 3028-2538 e (51) 3047-3545 ou pela página www.multivacinas.com.br.

Multi Vacinas Porto Alegre
Endereço: Avenida Assis Brasil, 3940/3B – Centro Empresarial do SICREDI (Jardim Lindóia)
Telefone: (51) 3028-2538

Multi Vacinas Gravataí
Endereço: Rua Benjamin Constant, 169/308 – SOLARIS Clínicas Center (Passo das Pedras)
Telefone: (51) 3047-3545


Convênios



CREF2/RS tenta garantir vacinação contra gripe A aos Profissionais
18/04/2013
Fonte: CREF2/RS

A vacinação dos Profissionais de Educação Física contra gripe A foi um dos temas tratados pela Câmara Técnica da Saúde do CREF2/RS, que reuniu-se pela primeira vez no dia 12/04. Ficaram acertadas reuniões com representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde para que se garanta a imunização dos Profissionais.