Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS participa do seminário Diálogo Público Transparência e Boas Práticas realizado pelo TCU
26/04/2016
Fonte: CREF2/RS

Nesta segunda-feira (25), o CREF2/RS participou do Seminário Diálogo Público Transparência e Boas Práticas nos Conselhos de Fiscalização Profissional (CFPs), realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na sede do Ministério Público/RS, em Porto Alegre. O encontro reuniu conselhos profissionais dos três estados do Sul do país, além de outras unidades federativas. A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), a assistente administrativa Thaísa Gomes e a assistente financeira Grasielle Nunes representaram o CREF2/RS na ocasião.

O evento foi aberto pelo ministro-substituto do TCU Weder de Oliveira, que realizou a palestra Visão Geral Sobre os Conselhos de Profissão: Orçamento, Licitação e Transparência, na qual destacou aspectos históricos dos CFPs e destacou a relevância para a sociedade da Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei 12.527, de 2011. Também ocorreram os painéis Boas práticas em contratações compartilhadas; Relatório de gestão e contas ordinárias em Conselhos de Profissão; Licitações, contratos, diárias e Orientação para os Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais.

Segundo a presidente do CREF2/RS, o seminário foi uma excelente oportunidade de aproximação do TCU com os conselhos profissionais. “Além de abrir um canal de diálogo direto com o Tribunal, este evento sanou dúvidas em relação aos procedimentos do Portal da Transparência, prestação de contas e as nuances da Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou. Para o vice-presidente do Conselho, todas as questões levantadas apontam para a importância da união dos conselhos. “Neste sentido, o Fórum dos Conselhos Regionais, reunindo experiências comuns, auxilia a balizar a legalidade da nossa atuação”, afirmou.


TCU



CREF2/RS recebe treinamento contábil do CONFEF
22/08/2014
Fonte: CREF2/RS

Em busca da excelência e da transparência, o Sistema CONFEF/CREFs investe em cursos que contemplam todos os Conselhos. Nesta semana, o Departamento Financeiro do CREF2/RS recebeu o Treinamento de Contabilidade Aplicado ao Setor Público. A atividade, que iniciou segunda-feira (18) e se estendeu até a manhã de hoje, foi ministrada pelo analista contábil do CONFEF Renato Cristiano.

Para Taís Brandão, coordenadora do Departamento Financeiro, o curso foi de grande importância para os servidores do Conselho, pois com a exigência da nova contabilidade pública ocorreram mudanças no sistema e havia a necessidade de conhecer as alterações que foram realizadas. "A parceria com o CONFEF foi excelente, pois pudemos ajustar a migração do sistema contábil de maneira mais tranquila e tirando dúvidas", comentou.

Renato Cristiano explicou que o Treinamento de Contabilidade Aplicado ao Setor Público trouxe conteúdo focado na parte prática, para que os membros do Conselho avaliem o impacto das alterações de maneira mais clara, no dia a dia do Departamento. "No ano que vem, o Sistema CONFEF/CREFS fará prestação de contas ao TCU. O curso tem a finalidade de adequar orçamentos e compras dentro desta nova dinâmica", analisou.