Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Conversando com CREF2/RS vai a Pelotas, Rio Grande e Caxias do Sul em abril
Postado em 04/04/2024
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Orientação e Ética vai promover três edições do Conversando com CREF2/RS em abril. No dia 12 de abril, ele estará em Pelotas; no dia 13, em Rio Grande e no dia 26 de abril, em Caxias do Sul. Em todas as cidades, o presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e a 1ª vice-presidente Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) irão ministrar a palestra “Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional”.

Focando na participação de proprietários de academia, RT’s e acadêmicos do curso de Educação Física, a apresentação trará para o conhecimento de todos as finalidades do CREF2/RS, assim como detalhes sobre a Lei Federal 14.386/2022, sobre as ações de fiscalização e sobre o funcionamento de estágios.



Conversando com o CREF2/RS – Pelotas

Data: 12 de abril, às 20h
Local: Faculdade Anhanguera - Auditório
Endereço: Avenida Fernando Osório, 1970
Cidade: Pelotas/RS
Site: https://crefrs.org.br/eventos/conversando_2024_pelotas/
Inscrições: pelo site
Contato: (51) 3288-0200
Organização: CREF2/RS
Inscrições gratuitas até o dia 11/04/2024

Conversando com o CREF2/RS – Rio Grande

Data: 13 de abril, às 14h
Local: Prefeitura - Salão Nobre
Endereço: Rua General Neto, 115
Cidade: Rio Grande/RS
Site: https://crefrs.org.br/eventos/conversando_2024_rio_grande/
Inscrições: pelo site
Contato: (51) 3288-0200
Organização: CREF2/RS
Inscrições gratuitas até o dia 12/04/2024

Conversando com o CREF2/RS – Caxias do Sul

Data: 26 de abril, às 20h
Local: UCS - Bloco 70 - Sala 107
Endereço: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130
Cidade: Caxias do Sul/RS
Site: https://crefrs.org.br/eventos/conversando_2024_caxias/
Inscrições: pelo site
Contato: (51) 3288-0200
Organização: CREF2/RS
Inscrições gratuitas até o dia 25/04/2024




Prefeitura de Porto Alegre faz concurso para contratação de profissionais de Educação Física
Postado em 20/02/2024
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre, na última quinta-feira, abriu um concurso público que visa a contratação de profissionais de Educação Física. As inscrições estão abertas até o dia 15 de março e a prova prevista para ser realizada em maio.

Trata-se do primeiro edital que contempla a categoria nos últimos 20 anos, com foco na atuação em unidades da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e da Secretaria Municipal da Saúde. Entre os pré-requisitos para a vaga, está o curso de graduação em Bacharelado e registro ativo no CREF2/RS.

Clique aqui para mais informações.




CREF2/RS arrecada doações para a população atingida pelas enchentes no RS
Postado em 11/09/2023
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS se solidariza com a grave situação em que se encontram as famílias desabrigadas e as vítimas das enchentes que atingiram o Estado, sobretudo a região do Vale do Taquari, na última semana. A atual gestão do Conselho informa que está em contato com profissionais e empresas registradas dos municípios mais afetados, prestando todo tipo de auxílio neste momento de grande dificuldade.

Nesse momento, também reforçamos a importância da participação nas campanhas assistenciais organizadas pelo Governo Estadual e coordenadas pela Defesa Civil. Os itens de maior necessidade são água potável, alimentos, roupas, produtos de higiene e produtos de limpeza. As doações podem ser feitas em todo Rio Grande do Sul em quartéis da BM e dos Bombeiros, prefeituras e agências do Banrisul. Há ainda uma chave Pix para doações: CNPJ 92.958.800/001-38.

Os itens também podem ser entregues nas três sedes do CREF2/RS. Confira os endereços:

CREF2/RS – Porto Alegre
Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro
Dias e horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

CREF Serra – Caxias do Sul
Avenida Rio Branco, 840/703 – Rio Branco
Dias e horários: quinta-feira, das 11h às 13h e das 14h às 17h30min; e sexta-feira, das 8h30min às 13h e das 14h às 15h

CREF Região Sul – Pelotas
Avenida Dom Joaquim, 1515/17 – Três Vendas
Dias e horários: segunda-feira, das 14h às 17h30min; e terça-feira, das 8h30min às 13h e das 14h às 17h30min

Desde já, agradecemos os profissionais de Educação Física que estão engajados nesta causa, buscando auxiliar as famílias afetadas pelas chuvas com os seus próprios recursos e redes de contato. O CREF2/RS está à disposição para contato pelo WhatsApp da sua Assessoria Institucional: (51) 99174-0307.




CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2023
Postado em 05/09/2023
Fonte: CREF2/RS

Promovida pelo CREF2/RS, a entrega do Troféu Destaque 2023 foi feita no dia 1º de setembro. A cerimônia, realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre, comemorou o Dia do Profissional de Educação Física. Profissionais e empresas foram premiados em seis categorias e todas as empresas que completaram dez anos de registro em 2023 foram homenageadas.

Em seu discurso de abertura, a vice-presidente do CREF2/RS, Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), ressaltou que as conquistas do conselho só são possíveis com o trabalho realizado com excelência pelos finalistas e homenageados. O presidente Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) em seguida reforçou o compromisso do CREF2/RS em dar destaque para a importância do exercício dos profissionais de Educação Física na sociedade. “Queremos que o fortalecimento da Educação Física seja feito de forma conjunta e temos certeza que a contribuição de vocês é de grande valor”, encerrou.

Categoria Profissional – Atuação Bacharelado:
Rodrigo Moreira Rita Dau (CREF 026177-G/RS), de Canoas
Graduado em Educação Física pela Universidade La Salle Canoas e pós-graduado em Nutrição Esportiva e em Fisiologia do Exercício. Também tem cursos na área do treinamento funcional, pilates e variáveis do treinamento de força. Atua como personal trainer e é responsável técnico da academia Canoas Fitness, em Canoas.

Categoria Profissional - Atuação Licenciatura:
Fernanda Moehlecke (CREF 011455-G/RS), de Porto Alegre
Graduada em Educação Física pelo IPA e mestre em Saúde e Desenvolvimento Humano pela Universidade La Salle Canoas. É idealizadora da Verbo Saúde e Movimento, empresa com foco no desenvolvimento infantil. Através da Verbo, atua na Despertar Escola de Educação Infantil, ministrando aulas de Educação Física para crianças de um a cinco anos de idade, proporcionando também vivências de bem-estar para professores e equipe de apoio.

Categoria Profissional - Atuação Projeto Social:
Clarissa Biehl Printes (CREF 024415-G/RS), de Porto Alegre
Graduada em Educação Física pelo IPA e doutora em Ciências do Esporte pela Universidade de Córdoba, na Espanha. É doutoranda em Gerontologia Biomédica pela PUCRS. Foi coordenadora do setor de avaliação e prescrição de exercício da rede Health Club’s Aquafitness, em Lisboa. É professora do curso de Educação Física e Desporto do Instituto Superior de Ciências Educativas de Portugal. É coordenadora executiva do PIAFI – Programa de Incentivo à Atividade Física para Idosos. O projeto é vinculado à Prefeitura de Porto Alegre e atende 260 pessoas no Parque Esportivo da PUCRS.

Categoria Profissional - Atuação Online:
Gabriel Kessler Merlin (CREF 026116-G/RS), de Porto Alegre
Graduado em Educação Física pela PUCRS e pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva. É mestre em Estudos Olímpicos pela Universidade Esportiva de Colônia, na Alemanha. Professor e palestrante nas áreas de treinamento resistido e Biomecânica, também é empreendedor no ramo de assessoria online e tem alunos no mundo todo. É preparador físico e treinador de atletas de Fisiculturismo Natural.

Categoria Pessoa Jurídica:
Academia Corpo e Água (CREF 001387-PJ/RS), de Teutônia
A Academia de Hidroginástica e Natação Corpo & Água iniciou suas atividades em 2009, em Teutônia. Atualmente oferece aulas de natação para bebês, crianças e adultos; aulas de hidroginástica para adultos, idosos e gestantes; e também de treinamento funcional, com cerca de 600 alunos matriculados. A equipe é formada por nove profissionais de Educação Física, sob coordenação técnica de Maira Cristina Schoenell.

Categoria Pessoa Jurídica - Inovação e Empreendedorismo:
Academia de Musculação Prime Fitness (CREF 004971-PJ/RS), de Rio Grande
A Prime Haus Fitness foi criada em 2019, em Rio Grande, com o propósito de transformar a vida das pessoas através do exercício. É a primeira academia da região a contar com um espaço kids com recreacionista para a comodidade dos seus clientes. Oferece para seus funcionários treinamento de Libras – Língua Brasileira de Sinais, colaborando com a inclusão da comunidade surda ao ambiente da academia – possui três alunos surdos atualmente. É considerada uma das academias mais completas da região sul do Estado.

Categoria Personalidade:
Fran Somensi

Fran é farmacêutica e exerceu o mandato de deputada estadual de 2018 a 2022. Na Assembleia Legislativa, defendeu pautas relacionadas à saúde e foi a autora do Projeto de Lei 144/2020, que buscou reconhecer a Educação Física como essencial. O Projeto, desenvolvido com o apoio do CREF2/RS, foi transformado na Lei 15.603/2021 - uma das grandes conquistas da nossa área durante a pandemia. Fran também participou na criação do PL 181/2022, que exige que a prática de atividades exercícios físicos para menores de idade seja ministrada exclusivamente por profissionais de Educação Física registrados.

Foto: Laura Barros




CREF2/RS faz entrega da Campanha Natal sem Fome em Caxias do Sul
Postado em 22/12/2022
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, nesta quinta-feira, a segunda entrega das doações da Campanha Natal Sem Fome em Pelotas. Os alimentos, arrecadados na sede do CREF Serra e nas academias parceiras da ação, foram destinados ao Banco de Alimentos da Prefeitura de Caxias do Sul, que realiza cerca de dez ações beneficentes no município.

O Conselho recebeu cerca de 30 quilos de produtos não-perecíveis, como arroz, feijão, macarrão e biscoitos. Na Serra, a Campanha Natal Sem Fome contou com o apoio da Sportscenter Academia (CREF 003093-PJ/RS), que auxiliou o Conselho com a coleta destes itens entre os seus clientes.




CREF2/RS realiza doações da Campanha do Agasalho à Prefeitura de Porto Alegre
Postado em 10/08/2022
Fonte: CREF2/RS

Com a presença do presidente Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), o CREF2/RS realizou hoje a primeira entrega das doações da Campanha do Agasalho à Prefeitura de Porto Alegre. As peças de roupa, numa ação simbólica promovida no Ginásio Tesourinha com a participação do conselheiro federal Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS), foram encaminhadas ao Gabinete da Primeira-Dama Valéria Leopoldino para serem distribuídas a diversas instituições de caridade.

Nesta primeira etapa, foram arrecadados cerca de 300 itens, entre cobertores, blusões, calças, blusas e sapatos, tanto adulto como infantil. Em Porto Alegre, a Campanha do Agasalho conta com o apoio das academias INEEX (CREF 004519-PJ/RS), Via Forma (CREF 000810-PJ/RS) e Cia de Ginástica (CREF 000810-PJ/RS), que também são pontos de coleta.

A Campanha do Agasalho do CREF2/RS continua até 15 de setembro e as próximas entregas serão em Caxias do Sul, no dia 19 de agosto, e em Pelotas, no dia 26 de agosto.




Interiorizasul visita Pelotas e Rio Grande em maio
Postado em 02/05/2022
Fonte: CREF2/RS

O Interiorizasul 2022 vai dar continuidade à sua programação neste mês. O projeto, que viaja pelo Rio Grande do Sul para disponibilizar aos profissionais do interior os mesmos serviços que são ofertados nas sedes de Porto Alegre e de Caxias do Sul, estará em Pelotas, nos dias 16 e 17 de maio; e em Rio Grande, no dia 18 de maio.

O agendamento prévio do atendimento pode ser feito por este link até quinta-feira, dia 12 de maio. Nos locais, os servidores do Conselho estarão à disposição para realizar os procedimentos de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento de anuidades, assim como para efetuar novos registros de Pessoas Físicas e Jurídicas.

Mais informações pelo WhatsApp (51) 99359-8536. Confira a programação:

Interiorizasul Pelotas
Datas e horários: 16 de maio, segunda-feira, das 13h às 18h; e 17 de maio, terça-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30
Local: Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo “Karosso”
Endereço: Rua Álvaro Chaves, 2000 – Centro
Agendamento até dia 12 de maio por este link

Interiorizasul Rio Grande
Datas e horários: 18 de maio, quarta-feira, das 9h às 14h
Local: Prédio Central da Prefeitura Municipal de Rio Grande - Sala de Reuniões
Endereço: Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, s/nº - Centro (próximo ao Mercado Público)
Agendamento até dia 12 de maio por este link




CREF2/RS lança campanha Mulheres na Educação Física
Postado em 03/03/2022        Editado em 08/03/2022 18:39
Fonte: CREF2/RS

O CREF2RS está dando início, nas suas redes sociais, a campanha “Mulheres na Educação Física”, alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado oficialmente em 8 de março. A campanha tem como objetivo lançar o olhar para a valorização da mulher profissional de Educação Física.

Serão múltiplas atividades a serem desenvolvidas, como Live especial, espaço dedicado para as profissionais de Educação Física com publicação de fotos, além de uma breve apresentação das conselheiras que fazem o CREF2/RS.

Você, que é a voz e a força feminina da Educação Física, precisa participar!



Conselheira Carla Pretto

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física
Pós Graduada em Educação Física Escolar
Mestre em Inclusão e Reabilitação
Criadora do Método Serelepe Fit

Dei início a minha carreira no momento da criação dos grupos Conviver da 3° idade da Prefeitura de Caxias do Sul, o qual permanece ativo e é motivo de grande orgulho pra mim. Atuei em várias áreas da Educação Física, até me tornar empreendedora, fazendo nascer a Academia Físico Fashion (2006 a 2019). Essa trajetória me conduziu para a Gestão do Esporte, em que hoje sou a 1° vice-presidente do CREF2/RS e coordenadora da Assessoria Técnica da SEL (Secretaria Estadual do Esporte e Lazer/RS).

E para compôr esse caminho de sucesso profissional, chega a minha Isadora. Uma filha linda, hoje com 4 anos. A Isa me acompanha nessa rotina profissional desde a gestação. Sempre está comigo, me mostrando que posso ser mãe e profissional realizada. Hoje vejo com clareza que esses dois caminhos podem sim, caminhar juntos. É nela que me inspiro todos os dias, realizando meu trabalho e sendo mãe, colocando amor em tudo o que faço.


Conselheira Luciane Citadin – CREF 00100-G/RS

Graduada em Educação Física pelo IPA
Pós-graduada em Treinamento Desportivo e Cinesiologia
[ Coordenadora técnica da academia da Sogipa há quatro anos
Personal trainer com 25 anos de experiência
Presidente da APEF/RS desde 2015
1ª Tesoureira do CREF2/RS

Sempre fui engajada na tarefa de mostrar a importância das mulheres no papel de líderes nas mais diferentes instituições.





Conselheira Roberta da Silveira Pinto – CREF 004665-G/RS

Graduada em Educação Física pela URCAMP
Pós-graduada em Atividade Física Adaptada e em Administração e Qualidade
Foi proprietária da Atlhética Academia, de Bagé
Coordenadora técnica das Academias do SESC/RS desde 2017

Determinação, estudo, persistência, erros, acertos e dificuldades. Não existe sorte, tudo é fruto do caminho que é percorrido, que na maioria das vezes, não é divulgado.

Precisamos seguir com determinação, pois a desigualdade de gênero ainda existe e cria vários obstáculos para nós, mulheres.

Cabe a nós estimularmos uma mudança de consciência nas organizações e na nossa vida familiar, pois ninguém está livre de ter algum revés. É necessário estarmos atentas a todos os movimentos, já sendo este um grande passo para a transformação. Juntas somos mais fortes!


Conselheira Luciane Machado Paz - CREF 003952-G/RS

Graduada em Educação Física pelo IPA
Pós-graduada em Gestão de Academia
Atua há 34 anos na área do fitness, nas academias Espaço Ativo, Ipanema Sports e Studio Burning
Criadora do método Funcional Bungee Cord
Conselheira do CREF2/RS

Apaixonada pela profissão que escolhi para a vida! Sou movida a desafios e, por isso, continuo atuando na área. Nunca pensei em chegar tão longe, achava que depois dos 50 ia estar acabada (risos).

E por isso falo: quando te disserem que é difícil, mostre que nada é impossível. Quando te disserem que não consegues, mostra que chegas sempre onde queres . Quando te disserem que não deves, mostra que tudo podes. Quando te disserem que não, mostra que sim.

Quando você ama o que faz, você chega onde quiser. Orgulho de ser profissional de Educação Física!


Conselheira Ninon Rose Pinto Leal – CREF 001350-G/RS

Profissional de Educação Física especialista em Ciências do Esporte e Treinamento Físico pela UFRGS
Atua no segmento fitness desde 1995 com aulas de musculação, jump e bike
Atualmente é gestora da Academia Pró Fitness e há 30 anos atua como professora de Educação Física Escolar
Conselheira do CREF2/RS desde 2018

Sou mulher, mãe, esposa e profissional de Educação Física com muito orgulho, uma lutadora pela incompreensão de tudo que não é certo e pelo direito de fazer e ter tudo que é justo. Agradeço a esta bela profissão, que proporcionou a chance de reclamar menos e atuar mais. Eu sou CREF2/RS! Parabéns, mulheres guerreiras!





Conselheira Any Mery Lichtmann Lunardi - CREF 001765-G/RS

Graduada em Ed. Física pelo IPA
Ministrou aulas de ginástica localizada, step e aeróbica
Sócia-proprietaria da Academia Aerostep











Conselheira Liliane Lamperti - CREF 008800-G/RS

Pós-graduada em Prescrição de Exercício Físicos com Ênfase em Obesidade
Experiência ministrando aulas de musculação e de ginástica, assim como de ginástica laboral
Foi membro do grupo de estatística da Confederação Brasileira de Vôlei, durante a Superliga de Vôlei
Sócia-proprietária da Academia Pró Saúde Fitness Espaço Personal
Personal trainer

Assim como tantas outras mulheres, somos a força, a determinação, a coragem e o amor dedicada à família e à profissão. Parabéns a todas as mulheres e em especial, às minhas colegas profissionais de Educação Física.





Conselheira Liège Pereira Gautério - CREF 017513-G/RS

Graduada em Educação Física, Fonoaudiologia e Biologia
Proprietária do Centro de Treinamento L7, em Porto Alegre
Ministra aulas de pilates, treinamento funcional e musculação
Atleta transplantada de pulmão, é bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com sete medalhas conquistadas em competições realizadas no exterior, de 2015 a 2019
Idealizadora do Projeto @semexetx, que apoia e incentiva o exercício físico para pessoas que transplantaram, doaram ou querem ser doadores de órgãos

Possuía duas formações anteriores, mas meu sonho era fazer Educação Física. Apesar de todas as adversidades em nenhum momento pensei em desistir. Hoje, posso dizer que estou realizada utilizando nossa profissão como instrumento para promoção e manutenção da saúde.
A prática de exercícios proporciona autoconhecimento físico, mental e espiritual. A Educação Física me ensinou que não existem limites para quem tem certeza do que almeja.



Conselheira Renata Schaefer - CREF 023977-G/RS

Professora de Educação Física na EMEF Professor Guilherme Sommer, em Teutônia
Árbitra assistente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desde 2007, atuando em diversas partidas do Campeonato Gaúcho e em jogos festivos pelo Rio Grande do Sul. Atualmente, trabalha em jogos amadores pelo Estado.

"Eu amo o que faço e faço com muito amor!"







Conselheira Sonia Maria Waengertner - CREF 007781-G/RS

Ex-atleta de saltos ornamentais do Grêmio Náutico União
Pós-graduada em Educação Infantil
Atuou na Educação Física Escolar, vinculada à rede estadual de Ensino, por 25 anos
No CREF2/RS, foi integrante da Diretoria, participando também da Comissão de Controle e Finanças

Minha carreira como profissional de Educação Física foi sempre focada na ed. física escolar. Nesses 25 anos estive sempre participando ativamente na vida escolar dos meus alunos respeitando suas individualidades.





Conselheira honorífica Jeane Cazelato – CREF 000003-G/RS

Educação Física UFRGS
Mestre e Doutoranda em “Estudios Avanzados em Ciencias Aplicadas a la Actividad Fisica y el Deporte” UCO-ES
Atividades exercidas:
- 1ª Presidente CREF2/RS de 2000 a 2009 - Conselheira Federal CONFEF de 2000 a 2016 - Ex-presidente da APEF - Diretora de Escolas Estaduais - Professora de Didática da ESEF/IPA

Iniciei minha vida profissional como professora de escolas estaduais e privadas, concomitante com a luta pela regulamentação da profissão de Educação Física. Hoje, muito me orgulho de termos um CREF de base sólida, para o qual voltei, como Conselheira e espero contribuir com o crescimento do órgão que ajudei a criar em 1998.

Felizes os colegas que estão usufruindo de uma luta, sem precedentes, pela profissão.


Conselheira federal Débora Rios Garcia – CREF 002202-G/RS

Graduada em Educação Física pelo IPA
Pós-graduada em Gerontologia, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS
Atualmente é secretária de Esportes, Lazer e Juventude de Porto Alegre e conselheira federal do CONFEF
Docente dos cursos da Saúde da Unisinos

Como profissional de Educação Física e mãe do Miguel, sei que este dia 8 de março representa anos de lutas e conquistas por direitos igualitários, trazendo sempre uma reflexão sobre questões de igualdade. Cada vez mais, as mulheres têm ocupado um espaço de poder tanto no setor público como no setor privado e têm quebrado preconceitos, promovendo profundas mudanças nas relações sociais.




CREF2/RS participa da V Conferência Municipal de Saúde Mental de Santa Maria
Postado em 22/12/2021
Fonte: CREF2/RS e Quilisport

O CREF2/RS, representado pelo conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), vai participar da V Conferência Municipal de Saúde Mental de Santa Maria. O evento, que será realizado entre os dias 20 e 21 de janeiro, é promovido pela Prefeitura Municipal de Saúde de Santa Maria com o suporte do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Saúde.

A Conferência, que reúne profissionais da saúde e representantes do Poder Público, tem o intuito de promover a melhoria dos serviços que são prestados atualmente, no que diz respeito a recursos humanos, locais de trabalho e atendimento. Como destaca Lima, o objetivo do CREF2/RS é continuar propondo a inclusão e a consolidação do profissional de Educação Física na área.

Neste ano, a Conferência Municipal de Santa Maria tem o título “A união tece a Rede: em defesa da Democracia, do SUS, do cuidado em liberdade e da Saúde Mental”. Esta temática também será compartilhada pela Conferência Estadual de Saúde Mental, que vai ser realizada em abril em Porto Alegre; e pela Conferência Nacional de Saúde Mental, que ocorrerá em maio em Brasília. O CREF2/RS acompanhará todas estas etapas do debate.




Prefeitura de Porto Alegre sanciona lei que considera atividade do profissional de Educação Física indispensável
Postado em 22/12/2021
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem, dia 21 de dezembro, o prefeito Sebastião Melo sancionou a Lei Municipal 12.919/2021, que considera indispensável o profissional de Educação Física e a manutenção das suas atividades em situações de crise de saúde pública. O ato, que ocorreu no Paço Municipal de Porto Alegre, contou com a presença do presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) e do 2º vice-presidente Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), assim como de outros conselheiros regionais, conselheiros federais e representantes do Comitê Estadual da Educação Física (COMEF-RS), que reúne APEF-RS, SINPEF/RS e FIEP-RS, entre outras entidades representativas.

O projeto é de autoria da vereadora Lourdes Sprengler, que também compareceu à cerimônia. “O COMEF-RS, desde 2020, está atuando para que a Educação Física seja valorizada e reconhecida. Outros 70 municípios já têm uma lei como esta, mas faltava a Capital”, comentou Gamboa, que também é presidente do Comitê. “Apesar de termos uma Lei Estadual que reconhece a atividade dos profissionais de Educação Física essencial, é importante que todas Prefeituras também tenham este entendimento, já que todas podem estabelecer restrições mais severas que aquelas determinadas pelo Governo Estadual, durante uma pandemia”, completou.




Conselheiros do CREF2/RS tomam posse para mandato 2022-2024
Postado em 18/12/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou neste sábado, dia 19 de dezembro, a cerimônia de posse dos seus novos conselheiros. O evento, realizado na sede de Porto Alegre, serviu para os membros recém-eleitos assinassem o termo de posse. O mandato, de três anos, é para metade do Plenário e iniciará no dia 1º de janeiro de 2022.

A cerimônia contou com a presença do presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), assim como de conselheiros atuais e demais membros da Diretoria. Meurer fez o discurso de abertura e salientou o crescimento do CREF2/RS nos últimos anos e os desafios que foram enfrentados, sobretudo durante a pandemia, para uma maior valorização dos profissionais. Os conselheiros eleitos para o mandato 2015-2021, que se encerra neste ano, também foram homenageados com um certificado.

Os novos membros do Plenário, juntamente com os outros conselheiros efetivos, ainda se reunirão para eleger a próxima Diretoria do CREF2/RS. Atuando fortemente em nome dos profissionais de Educação Física, esta nova gestão assume com o compromisso de abrir um posto de atendimento em Pelotas, de aproximar os profissionais do Paradesporto do Conselho, de integrar os clubes esportivos junto ao CREF2/RS, de qualificar as ações de fiscalização, de aprimorar os investimentos do esporte, de ampliar a essencialidade das academias e de promover a qualificação profissional de todos os registrados.

Membros efetivos eleitos:

Alessandro Gamboa CREF 001534-G/RS
Pós-graduado em Ciências do Esporte, Administração e Marketing Esportivo, Alessandro Gamboa é diretor da G2 Sports, personal trainer e coordenador técnico da Convenção Brasil. Foi o 2º vice-presidente da última gestão do CREF2/RS e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização. Atuou também como presidente do Comitê Estadual da Educação Física (COMEF-RS), que esteve à frente de diversas ações durante a pandemia para a valorização da Educação Física. Ainda é diretor da Associação dos Profissionais de Educação Física (APEF/RS) e conselheiro do Conselho Estadual do Esporte.

Alexandre de Oliveira CREF 000836-G/RS
Alexandre de Oliveira iniciou a sua carreira como atleta de natação e polo aquático. Já atuou como professor destas modalidades, assim como de musculação e de corrida – maratona e rústicas de rua. Foi técnico de natação do Grêmio Náutico União (GNU), com inúmeros atletas campões brasileiros e convocados par as competições da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBA) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Hoje é coordenador dos Esportes Olímpicos e Paralímpicos do GNU.

André Lopes CREF 008061-G/RS
Doutor em Ciências do Movimento Humano, André Lopes é docente universitário de cursos de pós-graduação, em todo o Brasil, diretor do Instituto Sul-Brasileiro de Cursos e Qualificações (ISULBRA) e proprietário do Centro de Treinamento Alpha, localizado em Porto Alegre. É autor de quatro livros e de mais de 50 artigos científicos, publicados em revistas nacionais e internacionais.

Augusto Saleh CREF 010277-G/RS
Augusto Saleh é pós-graduado em Personal Training, Grupos Especiais e em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas. É proprietário da empresa Augusto Saleh Cursos, da Academia Augusto Saleh e da Clínica do Atleta, ambas localizadas em Pelotas. Ex-integrante do Departamento Médico do Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas, é palestrante de cursos na área da saúde e pesquisador sobre o COVID-19.

Cláudia Fachin CREF 012270-G/RS
Pós-graduada em Medicina do Esporte, Gestão de Academias e em Gestão, Cláudia Guarda é CEO do Body Lounge, estúdio com sedes em Porto Alegre e Canoas, há cinco anos. A empresa é pioneira nas modalidades Eletroestimulação Muscular (EMS) e aquabike.

Dayan Lazzaretti CREF 006852-G/RS
Dayan Lazzretti é graduado em Educação Física e em Administração em Comércio Exterior. É proprietário da Academia Olímpia, em São Marcos, e sócio-proprietário da Academia Energia Galópolis, em Caxias do Sul. Atua ainda como diretor da Zest Importação e Comércio.

Felipe Martinez CREF 003930-G/RS
Graduado em Educação Física e Direito, Felipe Martinez é ex-atleta de judô e atletismo, ex-árbitro de judô e ex-instrutor de judô e defesa pessoal. Atua como personal trainer e auditor da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Judô, assim como auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE), No CREF2/RS, foi conselheiro e presidente da Comissão de Ética Profissional, de 2015 a 2021.

Kim Samuel CREF 007425-G/RS
Kim Samuel é pós-graduado em Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo, Musculação, Treinamento Neuromuscular, Gestão Empresarial e Coaching Executivo de Negócios. Como ex-atleta de Ginástica Aeróbica, foi campeão sul-americano e bicampeão brasileiro, em 2003 e 2005. Atuou como gestor de academias em Porto Alegre na Região Metropolitana. É Faixa Preta 1º Dan de Kickboxing e foi preparador físico da Seleção Brasileira de muaythai, de 2017 a 2020. Na pandemia, assumiu o cargo de coordenador de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e foi voluntário junto ao Comitê Estadual da Educação Física do Rio Grande do Sul (COMEF-RS). É instrutor de fitness e personal trainer desde o início de sua carreira profissional e atualmente é diretor de Preparação Física do Conselho Internacional de Artes Marciais.

Tobias de Sá CREF 014070-G/RS
Pós-graduado em Treinamento Desportivo e Personal Training, Tobias de Sá atua como preparador físico, instrutor de musculação e personal trainer. Tem experiência e cursos de aperfeiçoamento em treinamento funcional, liberação miofascial e heartsaver/primeiros socorros com Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Vinícius Kaster CREF 001548-G/RS
Pós-graduado em Administração, Marketing Esportivo e Educação Crítica Humanizadora, Vinícius Kaster atuou por 10 anos no Colégio Anchieta, em Porto Alegre. É fundador da Revista 100% Esporte e idealizador do Congresso Copacabana Fitness, no Rio de Janeiro. Já foi gerente de Marketing da Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil – Rio de Janeiro) e coordenador do FIFA Fan Fest Porto Alegre (Copa 2014), do Carnaval de Rua de Porto Alegre, do Fórum Social Mundial 2016 e do Encontro Mundial de Prefeitos. Atuou como subgerente do Sesc Protásio Alves. Atualmente gerencia o Centro de Eventos Spazio Allegro, em Porto Alegre, presta consultoria de marketing esportivo e representa a empresa Astro Fitness no Rio Grande do Sul.

Membros suplentes eleitos:

Liliane Lamperti CREF 008800-G/RS
Pós-graduada em Prescrição de Exercício Físicos com Ênfase em Obesidade, Liliane Lamperti tem experiência ministrando aulas de musculação e de ginástica, assim como de ginástica laboral. Fez parte do grupo de estatística da Confederação Brasileira de Vôlei, durante a Superliga de Vôlei, e atualmente é sócia-proprietária da Academia Pró Saúde Fitness Espaço Personal, em Bento Gonçalves, atuando também como personal trainer.

Liège Gautério CREF 017513-G/RS
Graduada em Educação Física, Fonoaudiologia e Biologia, Liège Gautério é proprietária do Centro de Treinamento L7, em Porto Alegre, e ministra aulas de pilates, treinamento funcional e de musculação. Atleta transplantada de pulmão, é bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, como sete medalhas conquistas em competições realizadas no exterior, de 2015 a 2019. É também idealizadora do Projeto @semexetx, que apoia e incentiva o exercício físico para pessoas que transplantaram, doaram ou querem ser doadores de órgãos.

Renata Schaefer CREF 023977-G/RS
Renata Sachefer é professora de Educação Física do Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, em Teutônia, e árbitra assistente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desde 2007. Já atuou em diversas partidas do Campeonato Gaúcho e em jogos festivos pelo Rio Grande do Sul.

Sônia Waengertner CREF 007781-G/RS
Sônia Waengertner é ex-atleta de saltos ornamentais do Grêmio Náutico União. Com pós-graduação em Educação Infantil, atuou na Educação Física Escolar, vinculada à rede estadual de Ensino, por 25 anos. No CREF2/RS, já foi conselheira e integrante da Diretoria, participando também da Comissão de Controle e Finanças.




Porto Alegre abre inscrições da segunda chamada do auxílio emergencial para profissionais de Educação Física
Postado em 06/10/2021
Fonte: CREF2/RS

A prefeitura de Porto Alegre abriu, de 5 a 15 de outubro, as inscrições para os profissionais de Educação Física se habilitarem à segunda chamada do Auxílio Emergencial. A informação foi publicada em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre.

O formato é o mesmo da primeira chamada. Nele, os beneficiários receberão o valor de R$ 800, pago em parcela única. Do total do valor, R$ 600 (75%) serão repassados pela SEL e os outros R$200 (25%) pelas prefeituras municipais que aderiram ao programa. As inscrições estão abertas neste link.

Quem pode receber o auxílio:
- Profissionais de Educação Física com registro ativo no CREF2/RS que não tenham recebido o auxílio na primeira chamada.

Critérios:
- Ser maior de 18 anos;
- Não receber aposentadoria ou pensão;
- Não possuir vínculo empregatício ativo;
- Residir em município conveniado.

Contrapartida:
- O profissional que receber o auxílio poderá prestar ao município conveniado até 20h de serviço comunitário ligado ao esporte.

O que os profissionais do RS devem fazer para receber o auxílio:
- Procurar a Prefeitura da sua cidade para confirmar se a mesma aderiu ao Auxílio Emergencial do Esporte e, posteriormente, fazer sua inscrição junto ao município. O beneficiário poderá receber o auxílio através de conta no Banrisul ou via ordem de pagamento.




Live do CREF2/RS tira dúvidas sobre a segunda chamada do Auxílio Emergencial do Esporte
Postado em 08/09/2021
Fonte: CREF2/RS

Neste dia 7 de setembro, o CREF2/RS realizou uma live explicando os procedimentos para se inscrever na segunda chamada do Auxílio Emergencial do Esporte, lançado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL). A convidada da live foi a conselheira do CREF2/RS e coordenadora da Assessoria Técnica da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer Carla Pretto (CREF 006564-G/RS).

As Prefeituras que tiverem interesse nessa segunda chamada do auxílio devem se cadastrar novamente no site Auxílio Emergencial do Esporte, fazer a pré-inscrição, realizar a inscrição, preencher a documentação e cumprir os critérios estabelecidos pelo decreto e pelo Edital. Carla alerta que o prazo para inscrição dos municípios na segunda chamada irá até esta sexta-feira, dia 10 de setembro. “Portanto, os interessados devem procurar seus prefeitos, secretários de esportes e vereadores para que tomem a iniciativa de se inscrever no Auxílio Emergencial”.

A segunda chamada contemplará todos os municípios, incluindo os que ficaram de fora do auxílio na etapa anterior. No entanto, Carla ressalta que municípios que já firmaram convênio com o governo do Estado deverão se inscrever novamente, caso haja interesse de cadastro de novos beneficiários. As etapas permanecem as mesmas: pré-inscrição, inscrição e finalização.

A primeira chamada do auxílio contemplou 564 beneficiários, oriundos de 45 municípios, com o valor de R$ 800. “Desse total, R$ 600,00 foram repassados pela SEL e os outros R$ 200 pelas Prefeituras. O auxílio do esporte é pago em parcela única e os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie) e convênios com as prefeituras gaúchas”, explica a conselheira. Para a nova etapa, estão destinados R$ 4 milhões.

Ao município caberá verificar a documentação necessária e conferir se o profissional está ativo junto ao CREF2/RS. O decreto já estipula que pessoas com vínculo empregatício, servidores públicos, aposentados ou pensionistas e com menos de 18 anos são inaptas ao benefício. Em contrapartida, os beneficiários poderão ser chamados para prestar serviço comunitário ligado ao esporte junto ao município conveniado, totalizando carga horária de até 20 horas.

Para aderir ao benefício, os profissionais de Educação Física deverão seguir os seguintes critérios:

- Comprovar ser profissional de Educação Física ativo no CREF2/RS
- Apresentar comprovante de endereço e documento de identificação com foto,
- Não receber aposentadoria ou pensão - Residir em município conveniado
- Não ter participado da 1ª chamada
- Declarar que necessita do Auxílio Emergencial neste momento

Para receber, o beneficiário pode abrir conta no Banrisul (se necessário) ou retirar via ordem de pagamento no banco.




Governo Estadual divulga segunda chamada do Auxílio Emergencial do Esporte
Postado em 02/09/2021
Fonte: CREF2/RS

A Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL) lançou, no dia 1º de setembro, a segunda chamada do Auxílio Emergencial do Esporte. Devido a questões burocráticas e perdas de prazos, alguns municípios acabaram não conseguindo aderir ao programa. A segunda etapa do benefício tem o intuito de fomentar o esporte no Estado Rio Grande do Sul e atenuar o impacto da pandemia no setor.

O formato é o mesmo da primeira chamada. Os beneficiários receberão o valor de R$800, pago em parcela única. Do total do valor, R$600 (75%) serão repassados pela SEL e os outros R$200 (25%) pelas prefeituras municipais que aderirem ao programa. Os municípios que fecharam convênio com o Estado durante a primeira fase poderão realizar a inscrição novamente, contando que não repitam os beneficiários da fase anterior.

Quem pode receber o auxílio:
- Profissionais de Educação Física com registro ativo no CREF2/RS que não tenham recebido o auxílio na primeira chamada.

Critérios:
- Ser maior de 18 anos;
- Não receber aposentadoria ou pensão;
- Não possuir vínculo empregatício ativo;
- Residir em município conveniado.

Contrapartida:
- O profissional que receber o auxílio poderá prestar ao município conveniado até 20h de serviço comunitário ligado ao esporte.

O que o profissional deve fazer para receber o auxílio:
- Procurar a Prefeitura da sua cidade para confirmar se a mesma aderiu ao Auxílio Emergencial do Esporte e, posteriormente, fazer sua inscrição junto ao município. O beneficiário poderá receber o auxílio através de conta no Banrisul ou via ordem de pagamento.

O que o município deve fazer para aderir:
- O município que quiser aderir ao Auxílio Emergencial do Esporte deve realizar a pré-inscrição até o dia 10 de setembro. Importante ressaltar que essa etapa não finaliza o cadastro do município e nem valida o convênio com o Estado para adesão do auxílio, mas é obrigatória para a realização da inscrição.
- O município deve acessar o edital e anexos e observar os critérios estabelecidos e a documentação necessária para aderir ao auxílio.
- Após concluir as etapas acima, o município deve realizar a inscrição dos seus beneficiários no prazo do dia 11 de setembro ao dia 15 de outubro.
- O lançamento do Edital Municipal deve ser realizado após a pré-inscrição, até o dia 4 de outubro, para se enquadrar nos prazos de cinco dias para inscrição e três para recurso, conforme consta no Edital de Chamada Pública SEL Nº 007/2021 e no Termo de Referência.
- Para concluir o cadastramento, o município deve finalizar o envio da lista de inscritos e enviar todos os documentos contidos no edital para o e-mail: [email protected].

* Só poderá aderir ao programa o município que estiver devidamente cadastrado de acordo com as normativas presentes no Edital de Chamada Pública SEL Nº 007/2021.

Mais informações na página: https://esporte.rs.gov.br/auxilio-emergencial




CREF2/RS lança campanha de arrecadação de alimentos e roupas
Postado em 26/08/2021
Fonte: CREF2/RS

Em mais uma ação relativa ao Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS lança uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis e roupas nas duas sedes do Conselho (Caxias do Sul e Porto Alegre) e também em estabelecimentos parceiros da ação, tanto na capital como no interior. A adesão à campanha é facultativa e reservada às empresas com registro ativo no CREF2/RS.

Posteriormente, o material arrecadado será destinado às respectivas prefeituras e também para instituições previamente indicadas. As doações serão remetidas a organizações que auxiliam famílias carentes em todo Rio Grande do Sul. O período de doações vai de 1º de setembro a 30 de setembro, e a adesão será por meio online.

Os estabelecimentos que aderirem à campanha terão os locais de recolha divulgados nas redes sociais do CREF2/RS. Ao final da ação, serão divulgadas fotos e os resultados do total arrecadado. Quem optar por doar alimentos não-perecíveis, ou seja, os que podem ser armazenados por longos períodos de tempo, podem doar arroz, feijão, lentilha, macarrão, leite em pó, milho e outros assemelhados. Já as roupas precisam estar em boas condições de uso.

O Brasil iniciou o ano de 2021 com um aumento na taxa de pobreza extrema. Isto significa que o país tem atualmente mais pessoas na miséria do que antes da pandemia e em relação ao começo da década passada, em 2011. De acordo com os cálculos do Centro de Pesquisa Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social), quase 27 milhões de pessoas estão nessa condição neste começo de ano, mais que a população da Austrália.

Portanto, neste grave momento pelo qual passa grande parte da população do país, sua solidariedade pode fazer a diferença na mitigação do sofrimento de várias famílias. Seja mais um parceiro desta campanha!
|
Utilize o formulário de inscrição para participar.




Prazo para inscrição no auxílio emergencial aos profissionais do Esporte encerra em breve
Postado em 06/08/2021
Fonte: CREF2/RS

O prazo para a inscrição ao auxílio emergencial aos profissionais do esporte irá encerrar em breve. O recurso, disponibilizado pelo Governo Estadual em parceria com as prefeituras, tem o valor de R$ 800 e o seu pagamento ocorrerá em parcela única.

As inscrições e o cronograma com datas referentes ao pagamento estão sob responsabilidade dos municípios. O CREF2/RS recomenda que os profissionais de Educação Física que desejarem receber o benefício procurem a Prefeitura da sua cidade para buscar mais informações e para realizar o cadastro.

Para aderir ao benefício, os inscritos deverão comprovar que são profissionais ativos no CREF2/RS, apresentar comprovante de endereço e documento de identificação com foto, não estar recebendo outro auxílio estadual, não estar recebendo aposentadoria ou pensão, não ter vínculo empregatício ativo e ter conta no Banrisul. Em contrapartida, os beneficiários deverão prestar serviço comunitário ligado ao esporte, totalizando carga horária de até 20 horas.

A certidão de registro no CREF2/RS pode ser retirada no Portal de Autoatendimento.




Profissionais de Educação Física de Porto Alegre têm até este sábado para se inscrever para auxílio emergencial
Postado em 05/08/2021
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre publicou, na última segunda-feira, os detalhes do auxílio emergencial que será pago aos profissionais de Educação Física que tiveram a renda prejudicada pelo COVID-19. Acesse o Diário Oficial do dia 2 de agosto neste link: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dopa.

Os interessados em receber este valor devem fazer a sua inscrição até este sábado, dia 7 de agosto, através deste outro link: https://forms.gle/UVkmcsCnPZ57Ci6F9.

A certidão de registro no CREF2/RS está disponível no Portal de Autoatendimento do nosso site.




Governo Estadual sanciona decreto de auxílio emergencial a profissionais do esporte
Postado em 01/07/2021
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

O governador Eduardo Leite assinou ontem, dia 30 de junho, o decreto que cria o auxílio emergencial para profissionais do esporte do Rio Grande do Sul. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte) e de convênios com prefeituras.

“Ao longo desse período de enfrentamento à pandemia, muitas restrições se fizeram necessárias. Tudo o que queremos é uma população saudável e feliz, e o esporte é determinante para isso. O governo do Estado se coloca ao lado da população gaúcha e trabalhamos para que possamos o mais rapidamente possível liberar todas as atividades e deixar a população sem medo de circular, conforme avança a vacinação”, destacou o Governador.

Cerca de 7,7 mil trabalhadores serão beneficiados com um auxílio de R$ 800, sendo que R$ 600, o equivalente a 75% do valor, resulta de repasse da Secretaria de Esporte e Lazer e R$ 200, das prefeituras. O pagamento do benefício ocorrerá em parcela única. O valor disponível para os profissionais do esporte é de cerca de R$ 6,1 milhões.

As prefeituras que tiverem interesse na parceria deverão se cadastrar no site http://esporte.rs.gov.br/auxilio-emergencial, fazer o pré-cadastro, preencher a documentação e cumprir os critérios do Cadastro de Habilitação de Convênio do Estado. Os profissionais de Educação Física podem procurar a prefeitura da sua cidade para se inscrever no auxílio emergencial. Caberá ao município verificar a documentação necessária.

Para aderir ao benefício, os inscritos deverão comprovar que são profissionais ativos no CREF2/RS, apresentar comprovante de endereço e documento de identificação com foto, não estar recebendo outro auxílio estadual, não estar recebendo aposentadoria ou pensão, não ter vínculo empregatício ativo, residir em município conveniado e ter conta no Banrisul. Em contrapartida, os beneficiários deverão prestar serviço comunitário ligado ao esporte no município conveniado, totalizando carga horária de até 20 horas.

“Sabemos que há muito a ser feito para que o Esporte retorne à normalidade. Por isso, seguiremos atuando na adoção de iniciativas que ajudem a dar novo impulso ao setor, ao mesmo tempo em que trabalhamos em medidas de longo prazo a fim de que, em um futuro próximo, o esporte gaúcho alcance o patamar que merece”, reforçou o secretário de Esporte e Lazer, Danrlei de Deus.




CREF Serra chancela autodeclaração de profissionais de Caxias do Sul para vacina do COVID-19 nesta sexta-feira
Postado em 14/06/2021
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura de Caxias do Sul ampliou, mais uma vez, o agendamento da primeira dose da vacina contra o COVID-19 para os profissionais de Educação Física. Para garantir a vacina, é obrigatório comprovar a atuação em serviços de interesse à saúde, conforme determina o Ministério da Saúde (segundo Ofício Circular Nº 57/2021/SVS/MS, de 12 de março de 2021).

Serão vacinados profissionais de Educação Física que cumprirem os seguintes requisitos:

1) Cédula de Identidade Profissional válida;
2) Atuação na área do Bacharelado;
3) Declaração preenchida e chancelada pelo CREF2/RS - clique aqui para baixar o formulário;
4) Idade superior a 18 anos;
5) Inclusão na lista feita pelo CREF2/RS e encaminhada à Secretaria.

Importante: o agendamento da vacinação é feito pelo CREF2/RS após chancela dos documentos.

Para chancelar a declaração, os profissionais de Educação Física incluídos nestes critérios deverão agendar o atendimento no CREF Serra para esta sexta-feira, dia 18 de junho, das 11h às 15h (horário exclusivo para atendimento referente à vacinação). Clique aqui para fazer o seu.

Durante este atendimento, será necessário portar a Declaração preenchida e assinada, um comprovante trabalhista (contracheque da empresa que presta serviço assistencial à saúde - com CNAE de saúde ou CNES - ou três atestados de clientes que necessitam do exercício físico como tratamento não-farmacológico.

Para a vacinação, é exigida a apresentação da Declaração chancelada pelo CREF2/RS e a Cédula de Identidade Profissional.

O Ofício Circular Nº 57/2021/SVS/MS ainda ressalta que “trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal) não estão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação”.




Pelotas vacina profissionais de Educação Física contra COVID-19 nesta quarta-feira
Postado em 31/05/2021
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura de Pelotas divulgou hoje, através das suas redes sociais, que vai realizar a vacinação dos profissionais de Educação Física que ainda não receberam a primeira dose nesta quarta-feira, dia 2 de junho. A aplicação ocorrerá no IFSul - Campus Pelotas, das 9h às 17h.

Para receber a vacina contra o COVID-19, é necessário ter registro no CREF2/RS e apresentar, no momento do procedimento, um documento de identidade com foto e um comprovante emitido pelo Conselho, que pode ser a Cédula de Identidade Profissional ou a Certidão de Registro, disponível no Portal de Autoatendimento: www.crefrs.org.br/autoatendimento.

Mais informações nesta página.




CREF Serra suspende temporariamente chancela de autodeclaração para vacina do COVID-19
Postado em 27/05/2021
Fonte: CREF2/RS

O procedimento de chancela das autodeclarações para a vacina do COVID-19 em Caxias do Sul e em Farroupilha, realizado pelo CREF Serra nas últimas semanas, está temporariamente suspenso, tendo em vista que os municípios estão com falta de doses para os profissionais de saúde.

O CREF2/RS fica no aguardo da abertura de uma nova fase de vacinação por parte das Prefeituras, para que possa retomar a validação da documentação em breve.




CREF Serra chancela autodeclaração de profissionais de Caxias do Sul e Farroupilha para vacina do COVID-19 nesta sexta-feira
Postado em 11/05/2021
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura de Caxias do Sul e a Prefeitura de Farroupilha ampliaram, mais uma vez, o agendamento da primeira dose da vacina contra o COVID-19 para os profissionais de Educação Física. Para garantir a vacina, é obrigatório comprovar a atuação em serviços de interesse à saúde, conforme determina o Ministério da Saúde (segundo Ofício Circular Nº 57/2021/SVS/MS, de 12 de março de 2021).

Serão vacinados profissionais de Educação Física que cumprirem os seguintes requisitos:

1) Cédula de Identidade Profissional válida;
2) Atuação na área do Bacharelado;
3) Declaração preenchida e chancelada pelo CREF2/RS - clique aqui para baixar o formulário de Farroupilha e aqui para baixar o formulário de Caxias do Sul;
4) Idade superior a 18 anos (pré-requisito somente para a cidade de Caxias do Sul)
5) Inclusão na lista feita pelo CREF2/RS e encaminhada à Secretaria.

Para chancelar a declaração, os profissionais de Educação Física incluídos nestes critérios deverão agendar o atendimento no CREF Serra para esta sexta-feira, dia 14 de maio, das 10h às 15h (horário exclusivo para atendimento referente à vacinação). Clique aqui para fazer o seu.

Durante este atendimento, será necessário portar a Declaração preenchida e assinada, um comprovante trabalhista (contracheque da empresa que presta serviço assistencial à saúde - com CNAE de saúde ou CNES - ou três atestados de clientes que necessitam do exercício físico como tratamento não-farmacológico.

Para a vacinação, é exigida a apresentação da Declaração chancelada pelo CREF2/RS e a Cédula de Identidade Profissional.

O Ofício Circular Nº 57/2021/SVS/MS ainda ressalta que “trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal) não estão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação”.




CREF Serra chancela autodeclaração de profissionais de Caxias do Sul e Farroupilha para vacina do COVID-19
Postado em 05/05/2021
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura de Caxias do Sul e a Prefeitura de Farroupilha ampliaram, mais uma vez, o agendamento da primeira dose da vacina contra o COVID-19 para os profissionais de Educação Física. Para garantir a vacina, é obrigatório comprovar a atuação em serviços de interesse à saúde, conforme determina o Ministério da Saúde (segundo Ofício Circular Nº 57/2021/SVS/MS, de 12 de março de 2021).

Serão vacinados profissionais de Educação Física que cumprirem os seguintes requisitos:

1) Cédula de Identidade Profissional válida;
2) Atuação na área do Bacharelado;
3) Declaração preenchida e chancelada pelo CREF2/RS - clique aqui para baixar o formulário de Caxias do Sul e aqui para baixar o formulário de Farroupilha;
4) Idade superior a 28 anos (pré-requisito somente para a cidade de Caxias do Sul)
5) Inclusão na lista feita pelo CREF2/RS e encaminhada à Secretaria.

Para chancelar a declaração, os profissionais de Educação Física incluídos nestes critérios deverão agendar o atendimento no CREF Serra para esta sexta-feira, dia 7 de maio, das 10h às 15h (horário exclusivo para atendimento referente à vacinação). Clique aqui para fazer o seu.

Durante este atendimento, será necessário portar a Declaração preenchida e assinada, um comprovante trabalhista (contracheque da empresa que presta serviço assistencial à saúde - com CNAE de saúde ou CNES - ou três atestados de clientes que necessitam do exercício físico como tratamento não-farmacológico.

Para a vacinação, é exigida a apresentação da Declaração chancelada pelo CREF2/RS e a Cédula de Identidade Profissional (ou certidão de registro emitida pelo Portal de Autoatendimento do site do CREF2/RS).

O Ofício Circular Nº 57/2021/SVS/MS ainda ressalta que “trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal) não estão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação”.




CREF Serra chancela autodeclaração de profissionais de Caxias do Sul e Farroupilha para vacina do COVID-19 nesta sexta-feira
Postado em 27/04/2021
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura de Caxias do Sul e a Prefeitura de Farroupilha ampliaram, mais uma vez, o agendamento da primeira dose da vacina contra o COVID-19 para os profissionais de Educação Física. Para garantir a vacina, é obrigatório comprovar a atuação em serviços de interesse à saúde, conforme determina o Ministério da Saúde (segundo Ofício Circular Nº 57/2021/SVS/MS, de 12 de março de 2021).

Serão vacinados profissionais de Educação Física que cumprirem os seguintes requisitos:

1) Cédula de Identidade Profissional válida;
2) Atuação na área do Bacharelado;
3) Declaração preenchida e chancelada pelo CREF2/RS - clique aqui para baixar o formulário de Caxias do Sul e aqui para baixar o formulário de Farroupilha;
4) Idade superior a 35 anos (pré-requisito somente para a cidade de Caxias do Sul) 5) Inclusão na lista feita pelo CREF2/RS e encaminhada à Secretaria.

Para chancelar a declaração, os profissionais de Educação Física incluídos nestes critérios deverão agendar o atendimento no CREF Serra para esta sexta-feira, dia 30 de abril, das 10h às 16h (horário exclusivo para atendimento referente à vacinação). Clique aqui para fazer o seu.

Durante este atendimento, será necessário portar a Declaração preenchida e assinada um comprovante trabalhista (contracheque da empresa que presta serviço assistencial à saúde - com CNA de saúde o CNES - ou três atestados de clientes que necessitam do exercício físico como tratamento não-farmacológico.

Para a vacinação, é exigida a apresentação da Declaração chancelada pelo CREF2/RS e a Cédula de Identidade Profissional (ou certidão de registro emitida pelo Portal de Autoatendimento do site do CREF2/RS).

O Ofício Circular Nº 57/2021/SVS/MS ainda ressalta que “trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal) não estão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação”.




Interiorizasul visita Torres, Capão da Canoa e Novo Hamburgo em maio
Postado em 27/04/2021
Fonte: CREF2/RS

O Interiorizasul, depois de ter as suas atividades suspensas no ano passado por causa da pandemia, está retomando a sua programação em 2021. O projeto, que viaja pelo Rio Grande do Sul para disponibilizar aos profissionais do interior os mesmos serviços que são ofertados nas sedes de Porto Alegre e de Caxias do Sul, estará também em Torres, no dia 10 de maio; em Capão da Canoa, no dia 11 de maio; e em Novo Hamburgo, no dia 12 de maio.

O agendamento antecipado dos serviços já pode ser feito neste link. No local, os servidores do Conselho estarão à disposição para realizar os procedimentos de atualização cadastral, entrega de Cédula, colega de digital e parcelamento de anuidades, assim como para receber a documentação de novos registros.

As próximas datas do projeto serão divulgadas em breve, nesta página. O uso de máscara é obrigatório.

Confira a programação:

Interiorizasul Torres
Data e horário: 10 de maio, segunda-feira, das 13h às 17h
Local: Ulbra Torres
Endereço: Rua Universitária, 1900
Agendamento disponível até 5 de maio

Interiorizasul Capão da Canoa
Data e horários: 11 de maio, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h
Local: Uniasselvi - Campus Capão da Canoa
Endereço: Rua Poti, 1550
Agendamento disponível até 5 de maio

Interiorizasul Novo Hamburgo
Data e horário: 12 de maio, quarta-feira, das 12h às 16h30min
Local: Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo
Endereço: Rua David Canabarro, 20
Agendamento disponível até 5 de maio




Profissionais de Educação de Física têm direito à vacina da gripe de modo prioritário
Postado em 22/04/2021        Editado em 26/05/2021 14:42
Fonte: CREF2/RS

Reconhecidos pelo Conselho Nacional de Saúde como profissionais de saúde, de acordo com a Resolução CNS 287/1998, os profissionais de Educação Física, tanto Licenciados como Bacharéis, têm direito à vacina da gripe de modo prioritário. Havendo o entendimento incorreto desta normativa por parte de algum posto de saúde ou município, a Secretaria Estadual de Saúde solicita que seja registrada a ocorrência do caso, pelo telefone 0800-6450-644 ou pelo site www.saude.rs.gov.br/ouvidoria.

Importante: a vacina do COVID-19 e a vacina da gripe devem ser aplicadas com um intervalo mínimo de 14 dias.

Porto Alegre

A vacinação da gripe em Porto Alegre está ocorrendo em 40 unidades de saúde do município, das 8h às 17h, desde o dia 12 de abril. A primeira etapa desta campanha, em que os profissionais de saúde estão contemplados, se estende até o dia 10 de maio. Mais informações aqui.

Demais cidades

O CREF2/RS orienta que os profissionais de Educação Física do interior busquem informações sobre datas, horários e locais de vacinação diretamente com as suas respectivas Prefeituras. Todos têm direito à vacina da gripe de modo prioritário.




Prefeitura de Farroupilha estende vacinação a profissionais de Educação Física do município
Postado em 16/04/2021
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura de Farroupilha, depois da reunião realizada entre o secretário de saúde Clarimundo Gründamann e a conselheira do CREF2/RS Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), irá ampliar o agendamento da primeira dose da vacina contra o COVID-19 para os profissionais de Educação Física do município. Para garantir a vacina, é obrigatório comprovar a atuação em serviços de interesse à saúde, conforme determina o Ministério da Saúde (segundo Ofício Circular Nº 57/2021/SVS/MS, de 12 de março de 2021).

Serão vacinados profissionais de Educação Física que cumprirem os seguintes requisitos:

1) Cédula de Identidade Profissional válida;
2) Atuação na área do Bacharelado;
3) Declaração preenchida e chancelada pelo CREF2/RS - clique aqui para baixar o formulário;
4) Inclusão na lista feita pelo CREF2/RS e encaminhada à Secretaria.

Para chancelar a declaração, os profissionais de Educação Física incluídos nestes critérios deverão agendar o atendimento no CREF Serra para o dia 23 de abril, das 11h às 16h (horário exclusivo para atendimento referente à vacinação).

Durante o atendimento, será necessário portar a Declaração preenchida e assinada um comprovante trabalhista (contracheque da empresa que presta serviço assistencial à saúde ou três atestados de clientes que necessitam do exercício físico como tratamento não-farmacológico.

O agendamento para atendimento no dia 23 de abril foi aberto nesta sexta-feira, dia 16 de abril. Clique aqui para fazer o seu.

Para a vacinação, é exigida a apresentação da Declaração chancelada pelo CREF2/RS e a Cédula de Identidade Profissional (ou certidão de registro emitida pelo Portal de Autoatendimento do site do CREF2/RS).

O Ofício Circular Nº 57/2021/SVS/MS ainda ressalta que “trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal) não estão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação”.




Conversando com o CREF2/RS promove encontro com profissionais e autoridades em Passo Fundo
Postado em 09/04/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta semana, os conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) estiveram em Passo Fundo, para mais uma edição do evento Conversando com o CREF2/RS.

Os membros da Comissão de Orientação e Fiscalização realizaram diversas reuniões com autoridades locais, como representantes da Prefeitura, da UPF, da AACAD, do Ministério Público e da 7a Coordenadoria Regional de Educação. Na pauta destes encontros, estiveram assuntos referentes às ações de fiscalização, ao registro de Licenciados e à reabertura das academias.

O Conselho também esteve no local para atender os profissionais de Edução Física que atuam no município. Promovido desde 2019, o o evento tem o intuito de aproximar o CREF2/RS das cidades mais afastadas da capital, ouvindo as demandas de cada região e aprimorando as ações que são realizadas.




CREF2/RS tem audiência com Prefeitura de Porto Alegre para tratar da vacinação e da flexibilização de decretos
Postado em 01/04/2021
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem, dia 31 de março, o CREF2/RS realizou uma audiência pública com representantes da Prefeitura de Porto Alegre. O motivo do encontro foi tratar da vacinação dos profissionais de Educação Física e discutir uma possível flexibilização dos decretos que envolvem o setor.

O presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), durante a reunião, detalhou ao prefeito Sebastião Melo o projeto de lei que está tramitando na Câmara Municipal, de autoria do vereador Márcio Bins Ely, que busca tornar a Educação Física um serviço essencial no município. Melo prometeu sancionar o PL assim que chegar ao seu gabinete.

A reunião também contou com a presença do 2º vice-presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e da conselheira Carla Pretto (CREF 006564-G/RS). Pela Prefeitura, ainda compareceram o secretário da saúde Mauro Sparta, o secretário de Esporte e Lazer Antônio Carlos “Kiko” Pereira (CREF 003345-G/RS) e o secretário de Enfrentamento ao COVID-19 César Sulzbach.

Foto: Prefeitura Municipal de Porto Alegre




CREF2/RS divulga nova nota informativa sobre vacinação dos profissionais de Educação Física em Porto Alegre
Postado em 29/03/2021
Fonte: CREF2/RS

Na tarde desta segunda-feira, dia 29 de março, o CREF2/RS teve uma reunião com o vice-prefeito Ricardo Gomes, com o secretário extraordinário de enfrentamento ao coronavírus César Sulzbach e com o diretor de Vigilância em Saúde Fernando Ritter para esclarecer como irá ocorrer a vacinação dos profissionais de Educação Física do município, nos próximos dias. O encontro online contou com a presença dos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e do profissional Kim Samuel (CREF 007425-G/RS).

Uma nova diretriz foi repassada às farmácias credenciadas como pontos de vacinação para contemplar todos aqueles que atuam em estabelecimentos de assistência à saúde (como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e consultórios) ou de forma autônoma, atendendo presencialmente o paciente.

Documentos necessários:

- Cédula de Identidade Profissional (cópia em xerox);
- Comprovante de residência (cópia em xerox);
- Autodeclaração de profissional de saúde habilitado a receber a imunização – Anexo 5 do Plano de Vacinação, disponível neste link.

Os profissionais que estão com a sua Cédula vencida e precisam de um certificado de registro no CREF2/RS devem emitir o documento exclusivamente pelo Portal de Autoatendimento: www.crefrs.org.br/autoatendimento.

Todos os nomes dos profissionais de Educação Física vacinados serão encaminhados ao Ministério Público, que ficará encarregado de verificar a autenticidade das informações presentes nas autodeclarações entregues.

A vacinação dos profissionais de Educação Física, assim como dos demais profissionais de saúde, ocorrerá nas datas abaixo, no horário das 9h às 17h. Clique neste link para verificar todos os pontos credenciados para a aplicação.

Terça-feira, 30 de março: acima de 35 anos
Quarta-feira, 31 de março: acima de 30 anos
Quinta-feira, 1º de abril: 29 anos ou menos

Profissionais não contemplados nesta etapa:

Trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal);
Profissionais em trabalho não presencial;
Pessoal de apoio (secretárias, recepcionistas, atendentes de balcão, estagiários).

Observação: Os profissionais de Educação Física que atenderem seus clientes nas residências, devem preencher a lacuna “estabelecimento denominado” como atendimento domiciliar e na lacuna “endereço” devem informar o endereço de um dos locais em que atende.

A segunda dose deverá ser feita no mesmo local onde a primeira dose foi administrada, de acordo com cronograma informado na carteira de vacinação do profissional.




CREF2/RS tem reunião com Prefeitura para definir logística da vacinação em Porto Alegre
Postado em 29/03/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS terá uma reunião com a Secretaria de Saúde de Porto Alegre para definir a logística da vacinação aos profissionais de Educação Física do município. Assim que os procedimentos estiverem definidos, divulgaremos por aqui. A Prefeitura sugere que todos aguardem estas informações para depois se deslocarem aos pontos de vacinação indicados.




CREF2/RS divulga nova nota informativa sobre vacinação dos profissionais de Educação Física
Postado em 22/03/2021        Editado em 29/03/2021 16:26
Fonte: CREF2/RS

Conforme a Resolução nº 025/21 CIB/RS, que altera o ordenamento prioritário para vacinação, definido anteriormente na Resolução nº 007/21 CIB/RS, os profissionais de saúde foram subdivididos em 13 grupos para a vacinação. Os profissionais de Educação Física se enquadram no 12º grupo: profissionais liberais ou de estabelecimentos de saúde com atividade assistencial direta e presencial.

Conforme o Ofício nº 234/2021/CGPNI/DEIDT/SVS/MS, de 11 de março de 2021, que dispõe sobre as orientações técnicas de vacinação do grupo prioritário “trabalhadores da saúde” da Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19 e ratifica as 14 categorias de profissionais de saúde descritas na Resolução nº 287/98 do Conselho Nacional de Saúde, o profissional de Educação Física é a 13ª categoria elencada como profissional de saúde.

Tendo como base o supramencionado, os municípios iniciaram a vacinação dos profissionais de Educação Física. A presente nota visa esclarecer de que forma a vacinação está acontecendo e quais os documentos necessários para ter o direito à mesma.

Vacinação em Porto Alegre

Na tarde desta segunda-feira, dia 29 de março, o CREF2/RS teve uma reunião com o vice-prefeito Ricardo Gomes, com o secretário extraordinário de enfrentamento ao coronavírus César Sulzbach e com o diretor de Vigilância em Saúde Fernando Ritter para esclarecer como irá ocorrer a vacinação dos profissionais de Educação Física do município, nos próximos dias. O encontro online contou com a presença dos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e do profissional Kim Samuel (CREF 007425-G/RS).

Uma nova diretriz foi repassada às farmácias credenciadas como pontos de vacinação para contemplar todos aqueles que atuam em estabelecimentos de assistência à saúde (como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e consultórios) ou de forma autônoma, atendendo presencialmente o paciente.

Documentos necessários:

- Cédula de Identidade Profissional (cópia em xerox);
- Comprovante de residência (cópia em xerox);
- Autodeclaração de profissional de saúde habilitado a receber a imunização – Anexo 5 do Plano de Vacinação, disponível neste link.

Os profissionais que estão com a sua Cédula vencida e precisam de um certificado de registro no CREF2/RS devem emitir o documento exclusivamente pelo Portal de Autoatendimento: www.crefrs.org.br/autoatendimento.

Todos os nomes dos profissionais de Educação Física vacinados serão encaminhados ao Ministério Público, que ficará encarregado de verificar a autenticidade das informações presentes nas autodeclarações entregues.

A vacinação dos profissionais de Educação Física, assim como dos demais profissionais de saúde, ocorrerá nas datas abaixo, no horário das 9h às 17h. Clique neste link para verificar todos os pontos credenciados para a aplicação.

Terça-feira, 30 de março: acima de 35 anos
Quarta-feira, 31 de março: acima de 30 anos
Quinta-feira, 1º de abril: 29 anos ou menos

Profissionais não contemplados nesta etapa:

Trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal);
Profissionais em trabalho não presencial;
Pessoal de apoio (secretárias, recepcionistas, atendentes de balcão, estagiários).

Observação: Os profissionais de Educação Física que atenderem seus clientes nas residências, devem preencher a lacuna “estabelecimento denominado” como atendimento domiciliar e na lacuna “endereço” devem informar o endereço de um dos locais em que atende.

A segunda dose deverá ser feita no mesmo local onde a primeira dose foi administrada, de acordo com cronograma informado na carteira de vacinação do profissional.

Vacinação em Rio Grande:

Conforme o Ofício nº 185/ADM/SMS/2021, a Prefeitura Municipal do Rio Grande está organizando o cadastro de profissionais da área da saúde, que contempla os profissionais de Educação Física, devendo realizar o cadastro todos os profissionais que estejam ativos até o momento, através do cadastro no link abaixo ou pelo Tele-COVID, pelo telefone 0800-642-4650:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2cL3ZZixu0FiMA9nl8oShDyDjlt1RZNNOX-nNTP_yUg-Vxg/viewformf

Vacinação em Caxias do Sul

A primeira dose da vacina contra COVID-19 destinada aos profissionais de saúde contempla os profissionais de Educação Física acima de 40 anos de idade.

Documentos necessários:
- Registro ativo no CREF2/RS - Cédula de Identidade Profissional válida
- Contracheque atual que comprove profissão
- Documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS (não obrigatório)
- Comprovante de agendamento

Os agendamentos serão realizados pelo site www.agendamento.caxias.rs.gov.br. As vacinas agendadas serão aplicadas nos dias 25, 26, 29, 30 e 31 de março e 1º e 5 de abril, das 9h às 16h, nas Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada. As doses só serão aplicadas na UBV escolhida no ato do agendamento.

Vacinação em Bento Gonçalves

A Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves está vacinando o grupo 12: profissionais liberais de estabelecimento de saúde com atividade assistencial direta e presencial. Período de vacinação: até 25 de março de 2021.

Documentos necessários:
- Cartão SUS
- Cadastro no sistema da Prefeitura Municipal
- Cédula de Identidade Profissional do CREF2/RS
- Comprovação de vínculo de trabalho na área de saúde

Estes foram os municípios que encaminharam as orientações relativas a vacinação do Profissional de Educação Física ao Conselho. Assim que tivermos orientações de outros municípios faremos uma nova nota informativa.




Interiorizasul atende também em Rio Grande no próximo mês
Postado em 18/03/2021
Fonte: CREF2/RS

O Interiorizasul, depois de ter as suas atividades suspensas no ano passado por causa da pandemia, está retomando a sua programação em 2021. O projeto, que viaja pelo Rio Grande do Sul para disponibilizar aos profissionais do interior os mesmos serviços que são ofertados nas sedes de Porto Alegre e de Caxias do Sul, estará também em Rio Grande, no dia 7 de abril.

O agendamento antecipado dos serviços já pode ser feito neste link. No local, os servidores do Conselho estarão à disposição para realizar os procedimentos de atualização cadastral, entrega de Cédula, colega de digital e parcelamento de anuidades, assim como para receber a documentação de novos registros.

Já nos dias 5 e 6 de abril, o Interiorizasul vai estar atendendo em Pelotas. As próximas datas do projeto serão divulgadas em breve, nesta página. O uso de máscara é obrigatório.

Confira a programação completa:

Interiorizasul Rio Grande
Datas e horários: 7 de abril, quarta-feira, das 9h às 13h
Local: Prefeitura Municipal de Rio Grande - Salão Nobre
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 111 - Centro
Agendamento disponível até 31 de março

Interiorizasul Pelotas
Datas e horários: 5 de abril, segunda-feira, das 14h às 18h; e 6 de abril, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h
Local: Centro Universitário Claretiano
Endereço: Praça José Bonifácio, 166 - Centro
Agendamento disponível até 31 de março




Esclarecimento aos profissionais de Educação Física quanto à vacinação contra a COVID-19 no Rio Grande do Sul
Postado em 18/03/2021
Fonte: CREF2/RS

Sobre o Plano Estadual de Vacinação Contra a COVID-19, do Rio Grande do Sul, o CREF2/RS esclarece aos seus profissionais que, segundo a recomendação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS), todos os profissionais da saúde serão imunizados, como ficou expressamente descrito na recomendação sobre a estratificação dos grupos prioritários dos trabalhadores de saúde, emitida no dia 25 de janeiro. Contudo, há um ordenamento de prioridade para a realização desta imunização, o que dependerá do número de doses recebidas e distribuídas pelo Estado.

Segundo a determinação da Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Sul (CIB/RS), a distribuição das remessas deverá obedecer a seguinte ordem: povos indígenas aldeados, idosos residentes em Instituição de Longa Permanência e pessoas com deficiência moradoras de Residências Inclusivas. Somente após deverão ser imunizados os trabalhadores da área da saúde.

Para ordenar a aplicação das doses nos profissionais da saúde, a Comissão estabeleceu uma subdivisão desses profissionais em 12 diferentes grupos, estando incluídos os profissionais de Educação Física nos “demais profissionais da saúde”, ou seja, na última fase, exceto, é claro, para os que atuam diretamente com atendimentos em áreas COVID e integram as classificações antecessoras, tendo maior prioridade, segundo consta na Resolução CIB/RS 007/2021.

Diante disso, o Conselho orienta que os profissionais se mantenham vigilantes quanto ao cumprimento dessas determinações estaduais pelos municípios, solicitando informações às Secretarias Estadual e Municipais de Saúde sobre o andamento das imunizações na sua cidade, identificando o momento correto de buscar as Unidades de Saúde e realizar a sua vacinação.

O CREF2/RS segue realizando o acompanhamento da vacinação em todos os municípios do Estado, em especial nas cidades de São Leopoldo e Pelotas, onde houve questionamentos relativos à vacinação de profissionais de Educação Física.

Ambas Prefeituras informaram que passaram a seguir as orientações técnicas constantes no Ofício Nº 234/2021/CGPNI/DEIDT/SVS/MS do Ministério da Saúde, de 11 de março de 2021. O documento aponta uma nova estratificação na vacinação dos profissionais de saúde, em que serão priorizados os trabalhadores de estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, trabalhadores que atuam em serviços de saúde como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

Todos os demais trabalhadores serão "contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas e risco de adoecimento do trabalhador em função de sua atividade, ou seja, aqueles que atuam na assistência direta ao paciente terão prioridade".

O ofício ainda destaca que os municípios e estados deverão se ater às suas particularidades, podendo haver diferenciação entre os mesmos, conforme a disponibilidade dos imunizantes.

No site https://coronavirus.rs.gov.br/orientacoes-vacinacao-covid-19, estão sendo publicados documentos oficiais sobre o tema. Você pode acessar, por lá, o Plano Estadual de Vacinação, a Nota Técnica sobre Grupos Prioritários e a Recomendação Técnica sobre a Estratificação dos Grupos Prioritários dos Trabalhadores de Saúde, entre outros informes.




Conversando com CREF2/RS ocorre em Rio Grande na próxima semana somente com atendimento ao público
Postado em 10/03/2021
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS vai realizar, na próxima semana, mais uma edição do evento Conversando com o CREF2/RS: Dúvidas e Sugestões. A atividade, aberta para a participação dos profissionais registrados e dos proprietários de academia, ocorrerá na Prefeitura Municipal, em Rio Grande. A entrada será gratuita.

Excepcionalmente desta vez, em razão da bandeira preta do Distanciamento Controlado, o Conversando com o CREF2/RS não contará com a palestra “Orientação do Exercício Profissional e Fiscalização”. O atendimento aos profissionais e a conversa com os empresários, entretanto, irá ocorrer normalmente - no dia 11 de março, das 14h às 18h; e no dia 12 de março, das 8h30min às 11h. O agendamento pode ser feito neste link ou pelo telefone (51) 3288-0226.

Além de levar os mesmos serviços que são ofertados na sede de Porto Alegre àqueles que atuam no interior, a atividade tem o intuito de aproximar o Conselho das cidades mais afastadas da capital, ouvindo as demandas de cada município e aprimorando as ações de fiscalização. A COF é composta pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS).

Conversando com o CREF2/RS: Dúvidas e Sugestões
Datas e horários: 11 de março, quinta-feira, das 14h às 18h; e 12 de março, sexta-feira, das 8h30min às 11h
Local: Prefeitura Municipal de Rio Grande
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 111 - Centro
Agendamento do atendimento aqui ou pelo telefone (51) 3228-0266.




Esclarecimento aos profissionais de Educação Física quanto à vacinação contra a COVID-19 em Porto Alegre
Postado em 10/02/2021
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Diante das dificuldades para contemplar com justiça e segurança as diversas categorias de profissionais de saúde no processo de vacinação contra a COVID-19, a Prefeitura de Porto Alegre decidiu suspender a programação de vacinação prevista para ser realizada a partir desta quarta-feira, dia 10 de fevereiro, no Centro de Saúde IAPI. A imunização continua acontecendo nos hospitais que receberam doses para as suas equipes.

O objetivo é executar a ação só quando houver plenas condições de transparência, para garantir vacinação com critérios claros de seleção, que eliminem qualquer possibilidade de favorecimentos, como os chamados fura-filas. “É dever do Município conduzir este processo com toda transparência, evitando distorções que comprometam o programa de vacinação que é baseado nos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, explica o secretário Mauro Sparta.

A Secretaria Municipal da Saúde fará um intenso trabalho com as entidades de classe para determinar um processo adequado de seleção e estabelecer um novo cronograma de vacinação. O CREF2/RS, desde o início desta semana, está em contato com a Prefeitura para garantir que a vacinação da área saúde contemplem os profissionais de Educação Física, como estabelecem o Plano Nacional e o Plano Estadual de Vacinação.

Mais informações sobre isto aqui.




CREF2/RS e CRF/RS têm reunião com Prefeitura de Porto Alegre para tratar da vacinação dos profissionais de Educação Física
Postado em 08/02/2021
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, o 2º vice-presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e a conselheira federal do CONFEF Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) estiveram reunidos com Cássio Trogildo e Luciano Marcantônio, secretário e secretário-adjunto de Governança Comunitária e Coordenação Política da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, para tratar da vacinação dos profissionais de Educação Física em Porto Alegre. O encontro, realizado em parceria com o CRF/RS, serviu para iniciar as tratativas a respeito da logística desta ação.

De acordo com Gamboa, ainda não há uma previsão de data para o início da imunização, pois a criação de um cronograma depende da disponibilidade de vacinas por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo assim, alguns documentos já começaram a ser trocados entre a Prefeitura e os Conselhos, no intuito de agilizar este processo.

Os profissionais de Educação Física, que integram a área da saúde, fazem parte do grupo prioritário definido pelo Plano Nacional de Vacinação da COVID-19. Zelma Padilha, assessora do Conselho Regional de Farmácia, também participou da reunião.




CREF2/RS repudia matéria veiculada no programa Encontro com Fátima Bernardes
Postado em 26/11/2020
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região, através desta nota, repudia a matéria veiculada no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, exibida na Rede Globo, no último dia 24 de novembro. O CREF2/RS não compactua com reportagens jornalísticas rasas, que tem apenas o objetivo de desinformar e criar pânico na população. O jornalismo sério exige, no mínimo, que todas as partes envolvidas sejam consultadas. Falar de academias e de atividade física sem ouvir o profissional de Educação Física e/ou o seu Conselho Profissional é um grande equívoco.

O programa exibiu uma matéria que colocava o exercício físico como uma atividade de risco para o contágio do COVID-19. Equiparar as academias a bares e restaurantes ignoram diversas pesquisas sérias sobre o tema e a existência de um rigoroso protocolo de segurança, elaborado pelo CREF2/RS em parceria com o Comitê Estadual da Educação Física do Rio Grande do Sul, que visa a proteção do profissional de Educação Física e dos praticantes da atividade física orientada.

Além de desconsiderar tais protocolos, a matéria também ignorou toda a comprovação científica de que a atividade física orientada melhora a resposta imunológica do corpo, além de contribuir para o controle do IMC, fator de risco para o COVID-19. A atividade física orientada por um profissional de Educação Física registrado tem um papel fundamental na promoção da saúde física e mental e na recuperação dos pacientes do COVID-19.

O profissional de Educação Física, como profissional da área da saúde, está capacitado para lidar com a pandemia e contribuir com a melhora dos pacientes. O CREF2/RS, ao lado dos demais órgãos que compõem o Comitê Estadual da Educação Física do Rio Grande do Sul, auxiliou o Governo Estadual e diversas Prefeituras a elaborar um manual técnico com procedimentos para a reabertura de academias e locais de práticas de atividade físicas, contendo recomendações científicas para o funcionamento seguro destes locais, inclusive escolas.

No Rio Grande do Sul, estes protocolos são seguidos pelas empresas registradas no CREF2/RS e há uma constante fiscalização da vigilância sanitária, assim como do próprio Conselho. Não há notícias de um único caso de contaminação comprovadamente ocorrido em academias ou locais de prática de atividade física orientada, desde que as empresas da área foram autorizadas a retomar as suas atividades. Isto só comprova que os protocolos adotados e a fiscalização realizada tornam segura estas práticas nestes locais.

A matéria, da forma que foi veiculada, acaba desestimulando a prática da atividade física, além de desprestigiar o profissional de Educação Física e os seus conhecimentos. Atribuir às academias como fonte de contaminação é um equívoco que vai na contramão da ciência e da realidade que vivenciamos diariamente.




Prefeitura de Caxias reconhece Educação Física como serviço essencial
Postado em 06/11/2020
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta sexta-feira, dia 6 de novembro, os conselheiros do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), também representantes do Comitê Estadual da Educação Física do Rio Grande do Sul, estiveram presentes no ato solene realizado na Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, que sancionou a Lei Municipal 8.558. A normativa reconhece a prática de atividade física e de exercícios físicos, ministrados por profissionais de Educação Física, como essenciais para a população caxiense.

A Lei 8.558 é de autoria do vereador Felipe Gremelmaier e o seu projeto contou com a contribuição dos membros do Comitê Estadual da Educação Física do Rio Grande do Sul, que auxiliaram na sua redação. Além do CREF2/RS, participam do grupo representantes de outras entidades que têm o objetivo de defender a Educação Física nas questões jurídico-político-econômicas, como a APEF-RS, o SINPEF/RS, a Acad Brasil, a FIEP-RS e o Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul.




Candidatos à Prefeitura de Porto Alegre debatem Esporte e Lazer online
Postado em 20/10/2020
Fonte: Rede Esporte e Lazer em Debate - RS

O CREF2/RS está apoiando a iniciativa de um grupo de professores universitários, reunidos na Rede Esporte e Lazer em Debate – RS, que promoverão uma série de entrevistas com candidatos à Prefeitura de Porto Alegre na eleição de 2020.

O propósito é conhecer as pautas de Esporte e Lazer dos candidatos. Assim, numa perspectiva democrática, tenta-se atingir – além da comunidade acadêmica – aquelas pessoas que cotidianamente estão envolvidas com práticas esportivas e, por essa razão, se interessam pelas propostas e intenções dos candidatos a governantes. Todos os candidatos foram convidados, e foi agendada a entrevista dos que se disponibilizaram a participar.

A Rede Esporte e Lazer em Debate – RS é uma iniciativa de um grupo de professores universitários gaúchos, todos especialistas e pesquisadores ligados aos temas Esporte e Lazer, advindos de várias universidades do nosso Estado: UFRGS, UNISINOS, UFPEL, UFSM, UERGS. A Rede também é vinculada à REDE CEDES/RS, um Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer.

As entrevistas serão transmitidas pelo canal da Rede, através da plataforma Youtube. É uma atividade aberta à população. Não é necessário realizar inscrição prévia, bastando clicar nos links (abaixo), para acompanhar ao vivo nos dias e horários ou depois, pois os debates ficarão disponíveis para acesso aberto. Todos que puderem acompanhar a transmissão ao vivo terão oportunidades de participação/interação com entrevistadoras/os e candidatas/os, através do chat da plataforma Youtube.

LINKS DIRETOS PARA PROGRAMAÇÃO

22/10 - 9h - Candidato Valter Nagelstein

22/10 - 18h - Candidata Fernanda Melchionna representada pelo candidato à vice, Márcio Chagas

23/10 - 17h - Candidato Rodrigo Maroni

26/10 - 17h - Candidata Manuela DÁvila

26/10 - 18h - Candidato Julio Flores

28/10 - 14h30min - Candidato Sebastião Melo

03/11 - 14h - Candidato João Derly




Instagram do CREF2/RS realiza mais duas lives
Postado em 18/09/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 22 de setembro, Irineu Furtado (CREF 003767-G/SC) irá abordar o tema “Rumos da Educação Física no Brasil”.

Já na quinta-feira, dia 24 de setembro, o Conselho vai receber Henrique Miguel (CREF 073818-G/SP), para um bate-papo sobre “Treinamento de força com elásticos”. As transmissões iniciarão às 17h, nos dois dias.

Mestre em Educação Física pela UFSC, Irineu é professor da rede pública de Santa Catarina desde 1987. Já foi chefe da Divisão de Educação Física da Prefeitura de Lages, coordenador do curso de Educação Física da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e gerente do Complexo Esportivo do Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior. Desde 2015, é presidente do CREF3/SC.

Henrique é doutorando em Promoção da Saúde pela UNIFRAN, pesquisador e professor do curso de Educação Física da FEUC e da Unipinhal, ambas de São Paulo. É membro do grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício Aplicada à Saúde e ao Esporte da UNIFRAN e co-coordenador do Núcleo de Pesquisa em Educação Física e Esportes da FEUC. Atua também como palestrante em congressos nacionais e internacionais. É um dos autores do livro “Musculação: variáveis, princípios e métodos de treino para otimização da hipertrofia”.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

22 de setembro, terça-feira, às 17h
Irineu Furtado (CREF 003767-G/SC)
Rumos da Educação Física no Brasil

24 de setembro, quinta-feira, às 17h
Henrique Miguel (CREF 073818-G/SP)
Treinamento de força com elásticos




Rio Grande torna atividade dos profissionais de Educação Física serviço essencial
Postado em 11/08/2020
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura de Rio Grande acabou de aprovar a inclusão da atividade dos profissionais de Educação Física na lista dos serviços essenciais da cidade. A Lei Municipal 8.520, já em vigor, é de autoria do vereador Filipe Branco.

A sugestão de criação desta lei foi encaminhada ao Vereador pelo Comitê Estadual da Educação Física no Enfrentamento da COVID-19, grupo que o CREF2/RS faz parte ao lado de outras instituições, como a APEF-RS, a ACAD Brasil, o SINPEF/RS, a FIEP-RS e o Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul.

Além de Rio Grande, Pelotas e Farroupilha são outras cidades que já aprovaram a inclusão da Educação Física no rol dos serviços essenciais. Já São Marcos, Caxias do Sul, Camaquã e Porto Alegre têm projetos de lei similares em andamento, cuja tramitação interna está ocorrendo nas respectivas Câmaras Municipais.

O Comitê Estadual da Educação Física no Enfrentamento da COVID-19 também é responsável pela elaboração e pelo encaminhamento do PL 144/2020, de autoria da deputada estadual Fran Somensi, que tenta incluir a atividade dos profissionais de Educação Física na lista dos serviços essenciais de todo o Rio Grande do Sul.




Prefeitura de Porto Alegre autoriza funcionamento de academias a partir desta terça-feira
Postado em 11/08/2020
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura de Porto Alegre publicou, na noite de ontem, uma nova normativa que autoriza a retomada de diversas atividades econômicas, com restrições semelhantes àquelas definidas pelo Governo Estadual. O Decreto 20.683, que volta a liberar o funcionamento de academias e de centros de treinamento, passa a valer já a partir de hoje, dia 11 de agosto.

O Decreto 20.683 é fruto do empenho do CREF2/RS. Em abril, o Conselho elaborou e divulgou o primeiro guia com procedimentos para a reabertura de academias. Já o Comitê Estadual da Educação Física no Enfrentamento da COVID-19, desde o início de julho, vem realizando diversas reuniões com representantes da Prefeitura, com o objetivo de garantir o retorno das atividades dos profissionais de Educação Física. Na última quinta-feira e sexta-feira, os conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) e Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS) participaram de um encontro virtual com o prefeito Nelson Marchezan e com demais Secretários, que definiu os últimos detalhes do decreto.

“Existem peculiaridades dentre os 497 municípios gaúchos que impedem de serem tratados de modo totalmente uniforme. Há características de concentração populacional, estruturas de saúde, transporte público e atividades econômicas. Uma mesma regra, para cidades com realidades distintas, termina não sendo adequada para nenhuma delas”, argumenta o secretário-extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus Bruno Miragem.

Confira mais detalhes sobre a área da Educação Física no novo decreto:

Academias – Permitidas, de segunda a sexta-feira, inclusive em clubes sociais, shoppings centers e centros comerciais. Atendimento ao público deverá ocorrer de forma individualizada, sem aulas coletivas, sempre limitada a um aluno a cada 16 metros quadrados, podendo ser acompanhado por um profissional. Em condomínios, vale a regra do uso individualizado ou por coabitantes da mesma residência.

Prática de esportes – Está permitida a prática de esportes individuais sem contato físico.

Proibições mantidas – Quadras de esportes coletivos e atividades de ensino escolar.




Instagram do CREF2/RS promove mais duas lives
Postado em 07/08/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 11 de agosto, Paulo Ricardo Ayres (CREF 000997-G/RS) irá abordar o tema “Sedentarismo, exercício físico e o papel da Educação Física no combate às doenças”.

Já na quinta-feira, dia 13 de agosto, o Conselho vai receber Nelson Leme (CREF 000200-G/SP), para um bate-papo sobre o tópico “Rumos da Educação Física no Brasil”. As transmissões iniciarão às 17h, nos dois dias.

Graduado em Educação Física pelo IPA e mestre em Ciências Aplicadas à Atividade Física e Esporte pela Universidade de Medicina de Córdoba, na Espanha, Paulo tem mais de 30 anos de experiência no mercado fitness, atuando como instrutor e gestor. Já foi conselheiro do CREF2/RS, professor universitário e, desde 2010, é gerente administrativo da academia Cia Athletica, em Porto Alegre. Também participa de seminários e de congressos da área, ministrando aulas práticas de treinamento ou palestras sobre gestão de academias e gestão de pessoas.

Nelson é o atual presidente do CREF4/SP. Graduado em Educação Física pela UNESP e pós-graduado em Gestão Pública e em Direito Educacional, foi membro do Conselho Nacional de Esportes, diretor de esportes da Prefeitura Municipal de Rio Claro e professor da rede estadual de São Paulo, com mais de 20 anos de experiência em escolas públicas. Atuou ainda como conselheiro do CONFEF, presidindo a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Federal de Educação Física.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

11 de agosto, terça-feira, às 17h
Paulo Ricardo Ayres (CREF 000997-G/RS)
Sedentarismo, exercício físico e o papel da Educação Física no combate às doenças

13 de agosto, quinta-feira, às 17h
Nelson Leme (CREF 000200-G/SP)
Rumos da Educação Física no Brasil




CREF2/RS mantém atendimento presencial suspenso em Porto Alegre
Postado em 22/07/2020
Fonte: CREF2/RS

Seguindo as orientações do Decreto 20.639 da Prefeitura Municipal, o CREF2/RS está com o seu atendimento presencial temporariamente suspenso em Porto Alegre, até o dia 4 de agosto. As atividades no local retornarão tão logo o Poder Público altere as normativas atuais de isolamento, distanciamento e de combate ao COVID-19 na cidade.

Nas próximas duas semanas, os profissionais que necessitarem algum dos serviços disponibilizados pelo Conselho deverão entrar em contato pelo telefone (51) 3288-0200, pelo e-mail [email protected] ou pelo Portal de Autoatendimento do site.

Já o CREF Serra segue com o seu atendimento normal em Caxias do Sul, nas quintas e nas sextas-feiras, das 10h às 15h. O agendamento prévio e o uso de máscara ainda são obrigatórios.

CREF2/RS – Porto Alegre
Atendimento presencial suspenso

CREF Serra – Caxias do Sul
Atendimento nas quintas-feiras e nas sextas-feiras, das 10h às 15h
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
Agendamento neste link




CREF2/RS suspende atendimento presencial em Porto Alegre
Postado em 06/07/2020
Fonte: CREF2/RS

Seguindo as orientações do novo decreto da Prefeitura Municipal, o CREF2/RS está com o seu atendimento presencial temporariamente suspenso em Porto Alegre. As atividades no local retornarão tão logo o Poder Público altere as normativas atuais de isolamento, distanciamento e de combate ao COVID-19 na cidade.

Nas próximas duas semanas, os profissionais que necessitarem algum dos serviços disponibilizados pelo Conselho deverão entrar em contato pelo telefone (51) 3288-0200, pelo e-mail [email protected] ou pelo Portal de Autoatendimento do site. Mais informações na Portaria 2020/000264.

Já o CREF Serra segue com o seu atendimento normal em Caxias do Sul, nas quintas e nas sextas-feiras, das 10h às 15h. O agendamento prévio e o uso de máscara ainda são obrigatórios.

CREF2/RS – Porto Alegre
Atendimento presencial suspenso

CREF Serra – Caxias do Sul
Atendimento nas quintas-feiras e nas sextas-feiras, das 10h às 15h
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
Agendamento neste link




Comitê de Crise da Educação Física tem reunião com Prefeitura de Porto Alegre
Postado em 25/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira, dia 25 de junho, o Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 esteve reunido com Bruno Miragem, secretário extraordinário de Enfrentamento do Coronavírus da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O encontro teve como assunto principal a reabertura das empresas da área da Educação Física, como academias e centros de treinamento.

A reunião também contou com a presença de Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS), conselheiro do CREF2/RS e coordenador de Esporte e Lazer da Prefeitura. “Demonstramos ao Poder Público Municipal a importância da continuidade da nossa atividade, principalmente para a promoção da saúde de toda a população”, frisou Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), 2º vice-presidente do CREF2/RS e presidente do Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19. No encontro, ele também evidenciou que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos à risca pelas academias.

“A Prefeitura Municipal entende a nossa situação e está tentando flexibilizar o funcionamento dos estabelecimentos, mas segue muito preocupada com o alto índice de leitos de UTI ocupados no momento. Há um esforço grande neste sentido e temos a expectativa de que a situação dos hospitais melhore logo”, conclui Gamboa.

Também fazem parte do Comitê de Crise Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Fernando Sassen, Sílvio Silveira (CREF 001529-G/RS) e Everton Deiques (CREF 008538-G/RS).




Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 articula novas ações
Postado em 22/06/2020
Fonte: CREF2/RS

O Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19, formado por membros do CREF2/RS, da APEF-RS, da ACAD Brasil, do SINPEF/RS e da FIEP-RS, esteve reunido de maneira online na noite do último domingo, dia 21 de junho, para planejar as próximas ações que serão tomadas para a manutenção das atividades dos profissionais de Educação Física no Rio Grande do Sul. O objetivo principal do grupo é garantir que todos os estabelecimentos da área permaneçam abertos, proporcionando espaços de promoção da saúde para a população.

Os integrantes do Comitê são Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Fernando Sassen, Sílvio Silveira (CREF 001529-G/RS) e Everton Deiques (CREF 008538-G/RS).

De acordo com Gamboa, o Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 aproveitou o encontro remoto para definir um uma nova estratégia de atuação, que visa incluir a atividade dos profissionais de Educação Física no rol dos serviços essenciais do Estado. “A importância e os benefícios do exercício físico, sobretudo neste momento que vivemos, é um consenso, inclusive por parte do Governo Federal. Nos próximos dias, teremos encontros com representantes do Poder Público para que tenhamos este mesmo reconhecimento no Rio Grande do Sul, garantindo o funcionamento permanente das academias e dos estúdios”, frisa.

Na reunião, o grupo também avaliou como positivo o resultado da primeira ação do grupo, que barrou a proposta da Prefeitura de Porto Alegre, para que as academias voltassem a atender apenas um aluno por vez. “A articulação de um diálogo com a Câmara Municipal foi essencial para que a nossa área, assim como a sociedade, não tivesse ainda mais prejuízos. O esforço conjunto é para que o Comitê consiga ampliar esta conquista para o restante do Estado, respeitando sempre as medidas de segurança definidas pelos órgãos de saúde”, finaliza Gamboa.




CREF2/RS promove outras duas lives pelo Instagram
Postado em 29/05/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS dará continuidade às suas lives no Instagram nos próximos dias. Na terça-feira, dia 2 de junho, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE) irão conversar sobre o tema “Implicações no ensino da Educação Física pós-pandemia”. Já na quinta-feira, dia 4 de junho, o Instagram do Conselho vai receber Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS), com a apresentação “Trajetória no esporte, construção na profissão”. Ambas as transmissões iniciarão às 17h.

Presidente da Comissão Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar e atua há mais de 30 anos na rede estadual de ensino. Com doutorado em Ciências da Educação Física pela Universidade de Lisboa, Catunda atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará e presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF.

Claudio Franzen é conselheiro do CREF2/RS, coordenador de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, presidente da Liga Internacional e Brasileira de Ginástica Aeróbica e Fitness e presidente da Hip Hop Internacional Brasil. Atuou como treinador e atleta de ginástica, entre 1989 e 2004, sendo cinco vezes campeão mundial, três vezes campeão sul-americano e 13 vezes campeão brasileiro da modalidade.

Confira a programação:

2 de junho, terça-feira, às 17h
Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE)
Implicações no ensino da Educação Física pós-pandemia

4 de junho, quinta-feira, às 17h
Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS)
Trajetória no esporte, construção na profissão

9 de junho, terça-feira, às 17h
Fábio Munhoz dos Reis (CREF 006468-G/RS)
CrossFit para todos

10 de junho, quarta-feira, às 17h
Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS)
Ações e procedimentos de fiscalização




Prefeitura de Porto Alegre publica novo decreto sobre funcionamento de academias
Postado em 20/05/2020
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre publicou ontem, dia 19 de maio, o Decreto 20.583, que avança a retomada gradual da atividade econômica na cidade. Além de liberar o funcionamento de shopping centers e restaurantes, entre outros estabelecimentos, a normativa também estabeleceu novas regras para que as academias e os centros de ginástica sigam operando.

As empresas, de uma maneira bastante geral, deverão respeitar todas as normas de higienização e distanciamento já conhecidas, bem como disponibilizar máscaras de proteção facial aos trabalhadores que utilizam algum tipo de transporte público para o seu deslocamento. As decisões que envolvem o Decreto 20.583 foram tomadas a partir do monitoramento dos indicadores de evolução da pandemia na Capital, cuja principal referência é a ocupação de leitos de UTI por pacientes com COVID-19.

Confira mais detalhes sobre a área da Educação Física:

Academias – As academias e centros de ginástica ou espaços privados para atividades físicas, inclusive nos clubes sociais, poderão atender um aluno a cada 16 metros quadrados, podendo cada um deles ser acompanhado por um profissional.

Prática de esportes – Está permitida a prática de esportes individuais sem contato físico.

Proibições mantidas pelo novo decreto – Clubes sociais e similares, quadras a prática de esportes coletivos e atividades de ensino, exceto aulas individuais.

O Decreto 20.583, válido somente para o município de Porto Alegre, está disponível para consulta, na íntegra, aqui. Já neste outro link, estão disponíveis mais informações sobre o decreto do Distanciamento Controlado, estabelecido pelo Governo Estadual.




Prefeitura de Porto Alegre autoriza academias a retomar atividades
Postado em 04/05/2020
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre publicou, no último sábado, dia 2 de maio, o Decreto 20.564, que autoriza as academias a retomar as suas atividades. A medida, que entra em vigor na terça-feira, dia 5 de maio, determina que estes estabelecimentos, independentemente do porte, devem respeitar as regras de higiene e ter atendimento individualizado – recebendo apenas um aluno por vez. A mesma regra vale para autônomos que trabalham em estúdios de pilates, condicionamento físico e treinamento funcional, entre outros.

Já o Decreto 20.562, divulgado pela Prefeitura na quinta-feira, dia 30 de abril, liberou o funcionamento das instalações dos clubes sociais, mas apenas para o condicionamento físicos de atletas profissionais contratados, observando o distanciamento interpessoal mínimo de dois metros e vedando o contato físico. As academias de prédios e de condomínios também estão aptas para serem utilizadas, desde que de forma individualizada e/ou com o acompanhamento de um profissional, observando as mesmas regras de higienização e de distanciamento.

Quanto às medidas de higienização, a Prefeitura esclarece que cada estabelecimento fica responsável por manter a devida limpeza dos seus espaços e disponibilizar álcool em gel 70% junto aos acessos de pessoas, elevadores e/ou portarias. Ambos os decretos têm validade até o dia 31 de maio. Outras normativas municipais podem ser conferidas aqui.




CREF2/RS solicita inclusão da Educação Física no rol dos serviços essenciais durante coronavírus
Postado em 13/04/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS enviou na última segunda-feira, dia 13 de abril, um ofício ao Governo Estadual do Rio Grande do Sul, à Associação Gaúcha dos Municípios, à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e à Prefeitura Municipal de Porto Alegre solicitando a inclusão da Educação Física no rol dos serviços essenciais em meio à pandemia do coronavírus (COVID-19).

O documento, que pede a flexibilização do Decreto Estadual nº 55.154, tem o intuito de que não seja mais vedada a possibilidade de prestação dos serviços relacionados à Educação Física em academias, centros de treinamento e ao ar livre, sempre observando as normas de distanciamento social, higienização e do uso de EPI’s, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Na solicitação encaminhada aos quatro órgãos, o CREF2/RS salienta os benefícios decorrentes do aprimoramento do condicionamento físico através da prática de exercícios, principalmente no contexto atípico atual. “A obtenção e a manutenção da boa saúde se faz de suma importância para a minimização das internações na rede hospitalar”, frisa. O ofício tem como base um informe da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, sobre exercício físico e coronavírus, que confirma a necessidade da prática de atividades físicas para a melhora da função imunológica, otimizando assim as defesas do organismo diante de agentes infecciosos, assim como para a redução de doenças como diabetes e hipertensão, entre outras patologias que elevam os riscos de morte diante do COVID-19.

Por fim, o documento destaca que o retorno da prestação dos serviços de Educação Física também assegura a subsistência dos profissionais de Educação Física autônomos, bem como ameniza a possibilidade de extinção, devido à inviabilidade econômica, de diversas empresas que atuam nesta área.




CREF2/RS mantém lista de normativas estaduais e municipais
Postado em 02/04/2020
Fonte: CREF2/RS

Diante da pandemia do coronavírus (COVID-19), o CREF2/RS tem recebido diversos questionamentos sobre como proceder quanto ao funcionamento das empresas registradas. Mesmo diante desta situação atípica, o Conselho não pode ordenar o fechamento, a abertura ou restringir o funcionamento dos locais que ofertam serviços na área de atividades físicas que estão devidamente regulares com a legislação vigente. Por isso, foi publicada, no dia 17 de março, uma Nota Técnica com orientações gerais para o exercício da profissão de Educação Física neste período.

O Conselho ressalta que a recomendação é que os estabelecimentos sigam as determinações dos órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis. Diversos municípios do Estado estão publicando, diariamente, normativas com medidas que alteram o funcionamento de diferentes tipos de estabelecimentos, como academias, clubes e centros de treinamento.

Atento às demandas dos profissionais e proprietários de empresas da área, reunimos aqui as normativas estaduais e municipais disponíveis sobre o assunto, que afetam diretamente as atividades dos registrados. A lista não contempla a totalidade de cidades do Estado, mas está sendo atualizada constantemente. Caso tenha conhecimento de novas normativas em cidades do Rio Grande do Sul, envie as informações para o e-mail [email protected] e auxilie na atualização dos dados.

Rio Grande do Sul - Decreto 55.154

Alvorada
Bagé
Bento Gonçalves
Bom Jesus
Cachoeirinha
Canela
Canoas
Capão da Canoa
Capão do Leão
Carazinho
Caxias do Sul
Cotiporã
Eldorado do Sul
Erechim
Esteio
Farroupilha
Flores da Cunha
Garibaldi
Gravataí
Gramado
Ijuí
Lajeado
Liberato Salzano
Não-Me-Toque
Nova Petrópolis
Novo Hamburgo
Osório
Passo Fundo
Pejuçara
Portão
Porto Alegre
Salto do Jacuí
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Sant’Ana do Livramento
Santiago
Santo Antônio da Patrulha
São Borja
São Leopoldo
São Marcos
Sapiranga
Tapes
Taquara
Torres
Três Passos
Uruguaiana
Vacaria

Última atualização: 03/04




CREF2/RS mantém lista de normativas estaduais e municipais
Postado em 20/03/2020
Fonte: CREF2/RS

Diante da pandemia do coronavírus (COVID-19), o CREF2/RS tem recebido diversos questionamentos sobre como proceder quanto ao funcionamento das empresas registradas. Mesmo diante desta situação atípica, o Conselho não pode ordenar o fechamento, a abertura ou restringir o funcionamento dos locais que ofertam serviços na área de atividades físicas que estão devidamente regulares com a legislação vigente. Por isso, foi publicada, no dia 17 de março, uma Nota Técnica com orientações gerais para o exercício da profissão de Educação Física neste período.

O Conselho ressalta que a recomendação é que os estabelecimentos sigam as determinações dos órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis. Diversos municípios do Estado estão publicando, diariamente, normativas com medidas que alteram o funcionamento de diferentes tipos de estabelecimentos, como academias, clubes e centros de treinamento.

Atento às demandas dos profissionais e proprietários de empresas da área, reunimos aqui as normativas estaduais e municipais disponíveis sobre o assunto, que afetam diretamente as atividades dos registrados. A lista não contempla a totalidade de cidades do Estado, mas está sendo atualizada constantemente. Caso tenha conhecimento de novas normativas em cidades do Rio Grande do Sul, envie as informações para o e-mail [email protected] e auxilie na atualização dos dados.

Rio Grande do Sul Decreto 55.154 Decreto 55.184 Decreto 55.240

Agudo
Alvorada Decreto 29 Decreto 78
Bagé Decreto 050 Decreto 053 Decreto 055 Decreto 057
Bento Gonçalves
Bom Jesus
Cachoeirinha Decreto 6860 Decreto 6876
Canela
Canoas
Capão da Canoa
Capão do Leão
Carazinho
Carlos Barbosa Decreto 3.536 Decreto 3.539
Caxias do Sul
Cotiporã Decreto 3.719 Decreto 3.726 Decreto 3.732
Eldorado do Sul
Erechim
Esteio
Estrela
Farroupilha
Flores da Cunha
Garibaldi
General Câmara Decreto 024 Decreto 041
Gravataí
Gramado
Ijuí
Joia
Lajeado
Liberato Salzano
Não-Me-Toque
Nova Petrópolis
Novo Hamburgo Decreto 9.197 Decreto 9.206
Osório
Passo Fundo Decreto 32 Decreto 18/05 - Academias Decreto 18/05 - Serviços Gerais
Pejuçara
Portão
Porto Alegre Decreto 20.534 Decreto 20.562 Decreto 20.564 Decreto 20.583 Decreto 20.608 Decreto 20.623 Decreto 20.625 Decreto 20.639 Decreto 20.683
Rio Grande
Rolante
Salto do Jacuí
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Sant’Ana do Livramento
Santiago
Santo Antônio da Patrulha
São Borja
São Leopoldo Decreto 9.428 Decreto 9.591 Decreto 9.598
São Marcos
Sapiranga
Tapes
Taquara
Torres
Três Passos
Uruguaiana
Vacaria
Viamão

Última atualização: 11/08




Decreto da Prefeitura de Porto Alegre veda funcionamento de academias na cidade
Postado em 18/03/2020
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre publicou, no dia 17 de março, o Decreto nº 20.505, em que declara situação de emergência e estabelece medidas para empresas do município no enfrentamento da emergência de saúde decorrente do novo coronavírus (COVID-19).

Entre os estabelecimentos apontados para suspenderem suas atividades estão academias, centros de treinamento, centros de ginástica, cinemas e clubes sociais, independentemente da aglomeração de pessoas. A medida tem validade de 30 dias, contados a partir da data de publicação.

Acesse o documento na íntegra aqui.




CREF2/RS recebe prêmio Destaque do Esporte 2019
Postado em 12/12/2019
Fonte: CREF2/RS

Na noite de ontem, dia 11 de dezembro, a Prefeitura de Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, promoveu a entrega do prêmio Destaque do Esporte 2019, no Teatro Renascença. A homenagem, destinada a professores, atletas, colaboradores e parceiros que contribuíram para a realização de eventos esportivos na capital, teve 40 vencedores. O CREF2/RS, representado pelo presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), foi um dos condecorados pela sua contribuição à Educação Física.

“O Destaque do Esporte 2019 é uma forma singela de dizermos um obrigado um pouco mais especial a estas pessoas que tornaram os nossos quase 40 mil atendimentos do ano possíveis”, destacou o coordenador de Esporte e Lazer da Prefeitura e conselheiro do CREF2/RS Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS). Neste ano, o prêmio foi dividido entre as categorias pedagógico, futebol, eventos, Mexatchê, Bairro e Ação e parceiros. Confira a lista de todos os vencedores:

Categoria Pedagógico:
José Paulo Giacomoni, Aline Bonatto, Jaqueline Musse, Márcia Araújo e Juliano Meneghetti

Categoria Futebol:
Paulo Roberto dos Santos (Paulão da Tuca), Eduardo Fagundes, Ernesto Natividade, Luís Gustavo Mathias (Neneco), Luiz Carlos Farias (Seu Farias) e Marcos Pacheco (Gica)

Categoria Eventos:
Carla Nunes, Daniela Nicolini, Fabio Azeredo, Ademir Possebon, Vanderlei Pinzetta, Maria Rodrigues, Matheus Vier, Carlos Alberto Santos, Vera Carvalho, Lucas dos Santos, Anderson Henriques, Leonardo Ribas e Itamar Machado

Categoria Mexatchê Rodas:
Arthur Alcorte (Rodas), Renato Werlang (Lutas) e Gil de Abreu (Lutas), Igor Batista (Águas), Anna Danielyan (Ginástica), Patrícia Fontana (Ginástica) e Luís Carlos Enck (Raquete)

Categoria Bairro em Ação:
Rosângela Rolakaiser (Parede)

Categoria Parceiros:
CREF2/RS, Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas, Sesc-RS, Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana, Sport Club Internacional, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Clube São José, Associação Amigos do Banco do Brasil, Grêmio Náutico União e Sogipa




Conselheira Carla Pretto é eleita presidente do Conselho Municipal de Desporto de Caxias do Sul
Postado em 09/12/2019
Fonte: CREF2/RS

Em uma reunião plenária realizada no final de novembro, a conselheira do CREF2/RS Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) foi eleita presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul. O órgão, vinculado à Prefeitura Municipal e criado em 1999, tem como função normatizar, deliberar e fiscalizar a área de atividade esportiva da cidade, oferecendo subsídios técnicos e emitindo pareceres sobre o assunto.

A gestão 2019-2021 do CMD conta ainda com o vice-presidente Moroni Lima (CREF 005357-G/RS) e com o secretário-executivo Jorge Dutra. “Por serem dois órgãos de fiscalização, acredito que o Conselho do Desporto e o CREF2/RS poderão atuar de maneira conjunta de diversas formas – massificando a orientação da atuação do profissional de Educação Física na área esportiva, realizando eventos em parceria e fortalecendo as ações de fiscalização”, avalia Carla. Pelos próximos três anos, o CMD também terá como meta a elaboração de um novo Plano Municipal do Desporto, para que contemple políticas públicas no âmbito da iniciação esportiva.

Além deste projeto, Carla adianta outras ações que o CMD implementará daqui para frente, como a realização do prêmio Mérito Esportivo e do Fórum Municipal do Desporto, ambos previstos para ocorrer já em 2020. “A nova gestão irá se basear no cumprimento das legislações desportivas, sugerindo medidas que visem a expansão do desporto do município”, encerra a Presidente.




CREF2/RS defende inclusão do profissional de Educação Física nos programas de saúde de Santa Maria
Postado em 27/11/2019
Fonte: CREF2/RS

Desde a última semana, o CREF2/RS está fazendo parte do movimento que a busca a inclusão do profissional de Educação Física nos programas de saúde de Santa Maria. A campanha, iniciada pelo Conselho Municipal de Saúde do município, conta também com o suporte e com o auxílio do conselheiro do CREF2/RS Clery de Lima (CREF 000297-G/RS).

Em reunião no Conselho, Lima apresentou ao presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) o andamento do processo, que defende a inclusão do profissional de Educação Física em todos os projetos e programas de saúde da Prefeitura. Depois de garantir esta presença no Plano Purianual de Saúde de Santa Maria, o Conselheiro destacou que a intenção agora é ampliá-la, também para os cargos ocupados na Secretaria Municipal de Saúde.

“O CREF2/RS está reforçando aqui o trabalho realizado pelo conselheiro Clery, que muito bem nos representa no Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria e no Conselho Estadual de Saúde. A nossa intenção, a partir de agora, é subsidiar – com exemplos práticos de outros municípios – que a inclusão do profissional de Educação Física proporciona inúmeros ganhos à saúde da população, devendo estar presente em todas as políticas públicas do Estado”, comentou Meurer.




CREF2/RS participa do Dia do Profissional de Educação Física de Uruguaiana
Postado em 06/09/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS participou, no dia 30 de agosto, da cerimônia alusiva ao Dia do Profissional de Educação Física, realizada pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Na ocasião, foram premiados com certificado e medalha de mérito esportivo os profissionais de Educação Física Glademir Almeida (CREF 000586-G/RS) e Verônica Vargas (CREF 000580-G/RS), além de Jaqueline Barbosa, Mércia Siqueira, Jorge Borges, Álvaro Ávila, Madalena Mesquita e Rômulo Barreto. Logo após, o assessor de Fiscalização do CREF2/RS Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS) realizou palestra "A Importância da Regularidade na Valorização Profissional".

Segundo o organizador do evento, Ismael Sanchotene (CREF 021833-G/RS), a celebração já é uma tradição em Uruguaiana e tem como objetivo valorizar a profissão e o reconhecimento da sociedade. "Em 2020, faremos a décima edição, quando pretendemos organizar várias atividades e práticas esportivas para toda a Fronteira Oeste", salientou.




CREF2/RS divulga finalistas do Troféu Destaque 2019
Postado em 21/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quarta-feira, dia 21 de agosto, o CREF2/RS divulgou os nomes de todos os finalistas do Troféu Destaque 2019. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, terá a sua cerimônia de entrega realizada no dia 31 de agosto, no Grêmio Náutico União.

Divididos em quatro categorias, os finalistas listados abaixo, em ordem alfabética, foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias – Personalidade e Mérito da Educação Física – terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente no dia 31 de agosto.

As empresas que estão completando dez anos de registro ininterrupto, em 2019, também serão homenageadas na cerimônia. Confira os finalistas:

Categoria Profissional – Atuação Bacharelado:

Camilla Padilha da Silva Dutra (CREF 025641-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Faculdade Sogipa, é criadora do método de treinamento Generation System e sócia-proprietária da Kangoo Top Team, empresa especializada em kangoo jumps. Atua em academias de Porto Alegre.

Roberta Anselmo Borges (CREF 007239-G/RS)
Graduada em Educação Física pela UFPel e pós-graduada em marketing esportivo e academias de ginástica, é proprietária da Academia VO2 Beta, em Pelotas, há 18 anos. Atua na área fitness com aulas de jump, step, local e é uma das referências em todo o Estado nas modalidades kangoo jumps, board fitness e HUGS 7.

Tiago Barrionuevo Proença (CREF 012034-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, é proprietário da BPro – Treinamento Físico Funcional, em Porto Alegre. É um dos precursores da modalidade no Rio Grande do Sul e também ministra diversos cursos sobre o assunto no Brasil e no exterior.

Categoria Profissional – Atuação Licenciatura:

Anelise Reis Gaya (CREF 024009-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, tem doutorado pela Universidade do Porto, em Portugal. Atualmente é docente da ESEFID da UFRGS e professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. É coordenadora do Projeto Esporte Brasil e atua em várias iniciativas relacionadas à promoção da saúde nas aulas de Educação Física Escolar.

Fabiani Dias da Silveira (CREF 002949-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, tem mais de 30 anos de experiência na Educação Física Escolar e atualmente é professor do Colégio Sinodal do Salvador, de Porto Alegre. Em Novo Hamburgo, atua também em um projeto social que fomenta o handebol em escolas municipais, formando equipes para participar de diversos campeonatos. Foi professor substituto da cadeira de handebol da ESEFID/UFRGS, de 2011 a 2012 e é o criador de um projeto de intercâmbio técnico e cultural de handebol entre o Brasil e a Áustria.

Josiane Margarete de Araújo Fassini (CREF 013909-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra Canoas e pós-graduada pela UFRGS em Mídias e Educação, é professora da Escola Municipal Miguel Couto, em Nova Santa Rita. Atua com a inclusão através do projeto “Educação Física Inclusiva na EJA”, com atividades desportivas adaptadas, como goalball e vôlei sentado. É também coordenadora do projeto “A Escola da Universidade”, em parceria com o curso de Educação Física da Ulbra.

Categoria Profissional – Atuação Projeto Social:

Evandir Ricardo Viegas Ferraz (CREF 008382-P/RS)
Conhecido pelo nome artístico Mike Júnior, é professor de street dance no Ballet Gutierres, em Porto Alegre. Pioneiro em adotar e explorar a cultura hip hop em suas aulas, há 15 anos desenvolve um projeto social no Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio, na zona sul de Porto Alegre, aproximando crianças carentes da dança. É idealizador da modalidade hip hop fitness e instrutor de step nas academias Movere Fitness, HF Personal Training e Fit Academia.

Rosani Oliveira Franco (CREF 005930-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, é coordenadora do Instituto Tênis – Núcleo Porto Alegre. O projeto, que já atendeu quatro mil crianças, tem o objetivo de desenvolver o tênis e de transformar o Brasil numa potência do esporte nos próximos 20 anos, oferecendo a modalidade gratuitamente para crianças de escolas municipais e estaduais, que dificilmente teriam acesso, através de aulas regulares de Educação Física e com atividades em parques públicos.

Tânia Beatriz Rodrigues da Silva (CREF 027013-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Universidade La Salle, atua no SESI/FIERGS como monitora de esportes. Há 14 anos também é voluntária na Associação dos Amigos do Centro Olímpico Municipal (AACOM), em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas, ministrando aulas de fitness e de ritmos.

Categoria Pessoa Jurídica:

Fazendo Onda (CREF 001345-PJ/RS)
Em atividade desde 2002, a Fazendo Onda é uma escola de natação e academia de Igrejinha. Além de aulas de natação, hidroginástica e caminhada aquática, também desenvolve projetos de emagrecimento para grupos de pessoas com IMC acima da faixa “Obesidade 1”, com duração de seis meses e prêmios para os melhores resultados. Em quatro etapas realizadas até o momento, ajudou a eliminar mais de 620kg somente através da atividade física.

Fit Academia (CREF 002825-PJ/RS)
Em atividade desde 2014, a Fit Academia é de Porto Alegre e conhecida pelo seu ambiente familiar. Oferece diversas atividades aos seus alunos, como grupo de corrida, treinamento funcional e yoga. Como diferenciais tem o Circuito 60+, dedicado ao público da terceira idade, e cumpre todas as normas de acessibilidade, como rampas de acesso para cadeirantes, banheiro adaptado no térreo e elevador interno.

Sublime Academia (CREF 001162-PJ/RS)
Em atividade desde 2008, a Sublime Academia é de Santa Cruz do Sul e busca contribuir para o equilíbrio físico e mental dos seus alunos, com um ambiente agradável e acolhedor. Conta com uma ampla estrutura, totalmente climatizada, com diversas opções de atividades, como pilates, treinamento funcional, musculação e outras tantas aulas coletivas, ministradas por profissionais altamente qualificados e comprometidos.




Eduardo Bedin: quebrando barreiras e superando desafios
Postado em 17/06/2019
Fonte: CREF2/RS

"Nunca desista de seus sonhos!”. Com este pensamento sempre presente, o profissional de Educação Física Eduardo Bedin (CREF 026673-G/RS) enfrentou com leveza e bom humor todos os empecilhos que a sociedade impõe aos deficientes e, derrubando todos os preconceitos, se tornou uma das primeiras pessoas com Síndrome de Down a se formar em Educação Física no Estado, assim como o graduado pela ULBRA Guaíba Igor Becker (CREF 015310-G/RS). Eduardo nasceu em Porto Alegre há 28 anos. Em 2017, ele licenciou-se em Educação Física pela UNOPAR e, de acordo com dados do Movimento Down, portal filiado à Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, ele é uma das 74 pessoas com Down no Brasil que cursam ou que já se formaram no Ensino Superior até 2019.

A chegada de uma criança com deficiência em uma família pode gerar situações complexas e resultantes da falta de preparo e informação adequada para lidar com os sentimentos que surgem nesse momento. Quando Eduardo nasceu, a notícia da Síndrome foi colocada de maneira chocante pelo pediatra. “Teu filho tem mongolismo! Isso não cura”, relembra sua mãe, Neuza Leite. A atitude brutal do profissional da área médica foi o pontapé inicial para que os pais enfrentassem o desafio de buscar caminhos para viabilizar uma vida de superação. “Graças ao Centro Lydia Coryat, familiares, alguns amigos, além de profissionais responsáveis e dedicados, a vida começou a acontecer”, recorda. Ela explica que Eduardo iniciou sua ambientação escolar com um acolhimento amoroso no maternal, recebendo toda a atenção das professoras.

Registrado no CREF2/RS desde maio de 2018, Eduardo sempre teve uma rotina muito ativa, trabalhando profissionalmente como auxiliar técnico de judô, ao mesmo tempo que estudava em vários cursos para aprimorar as suas habilidades. Atualmente, desenvolve atividades esportivas junto a outras pessoas com deficiências na Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB-RS). O projeto tem a coordenação de Fábio Izaguirre (CREF 005430-G/RS), judoca filiado à Federação Gaúcha de Judô (FGJ), e que trabalha de forma voluntária.

Eduardo também participa da Associação Judoística (AJURGS) e é chefe da Tropa Escoteira do Grupo Escoteiro Souza Lobo, localizado no bairro Sarandi, em Porto Alegre, além de ser membro da Associação dos Familiares e Amigos do Down (AFAD Porto Alegre), entidade a qual ele representa como suplente no Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre. De acordo com sua mãe, o trabalho voluntário tem permitido que Eduardo encare os compromissos com mais responsabilidade, notadamente com relação a horários e convivência.

Formatura e romance

Carismático e determinado, no dia da sua formatura Eduardo conquistou o coração da violonista e bailarina Florença Sanfelice, também com Síndrome de Down. Ela havia sido contratada para tocar na cerimônia, mas nessa noite ganhou também um namorado e um excelente amigo. “Estou muito apaixonado!”, é como ele mesmo se define. Os seus planos de vida incluem a independência própria e o futuro casamento.

Eduardo cursou a antiga primeira série em uma escola pública estadual e teve a felicidade contar com professoras amorosas e competentes, que o alfabetizaram e fizeram sentir-se incluído no ambiente escolar. Mas também existiram muitas experiências ruins em sua vida. “Há duas escolas de Porto Alegre das quais nem quero lembrar por serem preconceituosas e fechadas, o que me causou muito desalento”, recorda.

Quando Eduardo concluiu o Ensino Fundamental pela EJA, pois sentia-se constrangido em meio a crianças e preferia conviver com adultos, Neuza foi nomeada como assistente social para a Prefeitura de Rosário do Sul. “Ao chegar lá, as portas da Escola Estadual Plácido de Castro foram abertas, sendo imediatamente incluído no Grupo de Danças. Foi incrível! Fiz uma bela festa de formatura pensando que a vida escolar do meu filho estava sendo encerrada ali”, diz Neuza.

Mas a vida ainda reservava um grande objetivo a ser alcançado pela mãe e seu filho. “Quando fui fazer a minha matrícula para cursar Direito, o Eduardo estava junto.Ao sairmos da universidade, ele perguntou: “E a minha faculdade?” Coincidentemente estava sendo aberto o curso de Educação Física. Então cancelei a minha faculdade e investi na dele”, recorda. “O resultado felizmente foi o melhor possível. Estamos muito orgulhosos”, comemora Neuza.




Fortunati fala no CREF2/RS sobre obras da Copa e revitalização da Orla
Postado em 07/05/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 3 de maio, o CREF2/RS recebeu José Fortunati, ex-prefeito de Porto Alegre. Ele esteve no Conselho para esclarecer as obras da Copa do Mundo, além de conversar sobre a revitalização da Orla do Guaíba e o novo trecho do projeto. Fortunati foi a primeira autoridade a aceitar o convite para participar de uma série de diálogos promovidos na sede do CREF2/RS, e que pretende trazer políticos, dirigentes e esportistas que contribuem para o esporte, para a atividade física e para a profissão de Educação Física.

De acordo com ex-Prefeito, em 2008 foram abertas as candidaturas das cidades para sediar a Copa do Mundo. Assim que finalizaram as inscrições, os dados foram levados à FIFA, com previsão de oito sedes escolhidas. Fortunati afirmou que o ex-presidente Lula cometeu um equívoco ao impor 12 sedes, pois várias das cidades incluídas nesta lista não tinham tradição no futebol. O resultado foi estádios que viraram verdadeiros elefantes brancos, a exemplo de Brasília, que teve a construção da arena mais cara no país e que atualmente tem uma média de cinco mil torcedores nos jogos lá disputados.

Quando Porto Alegre acabou sendo escolhida uma das cidades-sede, a FIFA enviou à Prefeitura as exigências a serem cumpridas para que a capital gaúcha pudesse receber a Copa do Mundo. “Nós já estávamos negociando com o Sport Club Internacional, que garantiu reformar o Beira-Rio de acordo com as normas da FIFA. Porto Alegre foi a única cidade entre as 12 sedes que não injetou recursos públicos em estádios. Para tanto, nós abrimos mão dos impostos ISSQN em troca do empréstimo gratuito do Beira-Rio durante a Copa”, esclareceu.

Outra demanda da FIFA era a modernização do Aeroporto Salgado Filho, obra que foi totalmente realizada pela Infraero. A terceira exigência foi estabelecer regras de segurança. “Para isto, foi feito um processo de revitalização, que foi facilitado devido a ótima localização do estádio. Contudo, tivemos de retirar comerciantes irregulares que atuavam há muitos anos na área, além das quadras de duas escolas de samba”. Para melhorar o acesso ao estádio, foram duplicadas a avenida Beira Rio e corredores de ônibus da avenida Padre Cacique. “Isto só aconteceu porque renegociamos com o Governo Federal mais recursos no caderno de encargos da Copa, atingindo o montante de R$ 140 milhões”.

Fortunati percebeu que poderia incluir as principais obras de mobilidade da cidade em uma nova negociação. “Então, celebramos em Brasília a aprovação dos projetos de melhoramentos para avenida Tronco, Terceira Perimetral, Elevada da Rodoviária e a duplicação das avenidas Voluntários da Pátria e Severo Dullius, no valor de R$ 888 milhões”. Porém, nem tudo ocorreu como previsto. Entre as dificuldades que provocaram o atraso na entrega das obras, Fortunati enumera a descoberta de solo arenoso e de uma imensa rocha durante as escavações, a obrigação do Ministério Público de que se trocasse o turno diurno de trabalho dos operários pelo noturno, encarecendo e atrasando as obras, e uma devastadora crise econômica em nível nacional.

Revitalização da Orla do Guaíba

Em relação à revitalização da Orla do Guaíba, o ex-Prefeito explicou que os recursos iniciais foram contratados em 2016 com a Corporação Andina de Fomento, apesar de problemas havidos anteriormente com o projeto do VLT. “Ainda assim obtivemos um empréstimo de 90 milhões de dólares e contratamos o arquiteto e urbanista Jaime Lerner para realizar o projeto”. Simultaneamente em Brasília, ocorria o escândalo político da Lava Jato, que tirou o completamente o foco do Senado sobre projetos e obras no país. Mesmo assim, em um esforço da bancada de senadores gaúchos, o empréstimo foi aprovado.

O ex-Prefeito explicou que a terceira fase do projeto, que irá urbanizar a área que vai da foz do Arroio Dilúvio ao Parque Gigante, em frente ao Beira-Rio, será voltado para a atividade física. “Esta fase tem uma vocação esportiva, com 27 quadras de futebol society, infantil, poliesportiva, tênis, vôlei de praia e tênis de praia. Também terá a maior pista de skate da América Latina, além de academia ao ar livre e para a melhor idade e parque infantil”, explica.

Fortunati finalizou afirmando ser contra a extinção da Secretaria Municipal de Esportes. “Acho uma lástima que se tenha uma ideia equivocada, e muito propagada pela grande mídia, que defende pura e simplesmente a redução do número de Secretarias”. Ele também disse estar convencido que a reforma administrativa promovida pelo atual prefeito é um desastre, e afirmou que esta análise é corroborada por técnicos de vários órgãos municipais.




CREF2/RS se reúne com titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte da capital
Postado em 26/02/2019
Fonte: CREF2/RS

O presidente do CREF2/RS, José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), e seu 1º secretário, Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS), reuniram-se ontem, dia 25, com a secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre (SMDSE), Nádia Gerhard. Durante o encontro, foi discutida a situação dos professores cedidos em 2010 à SMDSE pela Secretaria Municipal de Educação, e que foram convocados para que retornem às escolas da rede municipal de ensino. Também foi colocado em pauta a reativação dos projetos sociais envolvendo atividades físicas bem como a parceria entre as associações de frequentadores e os aparelhos esportivos da Prefeitura, visando uma melhor conservação destes locais.

Segundo Meurer, sempre houve demanda para esportes na cidade. Mas partir de 2010, iniciou-se um incremento na busca da população por atividades física em Porto Alegre, que já estavam em uma curva ascendente. Por outro lado, o quadro funcional da Secretaria de Esportes era insuficiente para esta suprir esta procura. Devido a este gargalo, houve um acordo entre os secretários de Esporte e da Educação para que cedesse alguns professores aprovados em um concurso aberto da SME à pasta dos Esportes.

Ao longo do tempo, conforme as possibilidades, foram cedidos 32 professores, ao mesmo tempo que se chamavam alguns extras para atender a área do esporte. "E eles estavam atendendo com louvor a grande carência que a cidade enfrenta em relação às atividades esportivas. Quando o atual governo assumiu, houve um acordo entre prefeito, secretários e funcionários, no qual devolveu à pasta original 14 professores. Na SMDSE permaneceram apenas 18 professores além dos professores da SME para atender todos os equipamentos esportivos da prefeitura, como Ginásio Tesourinha, Parque Marinha do Brasil, CECOPAM e tantos outros", explicou Meurer. O secretário Claudio Franzen complementou que uma das bandeiras do CREF2/RS é que profissionais de Educação Física ocupem os postos estratégicos vinculados às políticas esportivas tanto no estado como no município.

Segundo a secretária Nádia, os professores cedidos estão exercendo sua atividades e prestando um serviço essencial à sociedade com seus serviços "Mas esta questão agora está centralizada no prefeito Marchezan Jr". Nádia prometeu envidar esforços junto ao prefeito para o retorno dos professores para atuarem com esporte, recreação e lazer na SMDSE.

O presidente do CREF2/RS também lembrou à secretária da importância de se manter parcerias com as associações de frequentadores dos equipamentos esportivos da Prefeitura, pois elas seriam as principais mantenedoras destes locais. Meurer lembrou o episódio do destalhamento e inundação do Ginásio Tesourinha, e revelou que grande parte da recuperação do equipamento foi realizado graças à associação dos frequentadores do ginásio. Nádia explicou que uma decisão da Procuradoria-Geral do Município (PGM) inviabilizou as parcerias, impedindo que a secretaria receba dinheiro destas associações.

O último assunto a ser tratado foi a a reativação dos projetos sociais envolvendo atividades físicas. Estabeleceu-se um consenso entre os participantes que há uma grande carência na área, e o CREF2/RS se disponibilizou a auxiliar no retorno destas atividades tão importantes para as populações carentes e vulneráveis.




CREF2/RS participa do Arrastão da Fiscalização no Litoral gaúcho
Postado em 18/01/2019
Fonte: CREF2/RS/Assessoria de Comunicação do CRMV-RS

Agentes fiscais das áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia, Educação Física, Nutrição, Medicina, Biologia, Farmácia, Fonoaudiologia, Administração e Engenharia realizaram uma série de ações no Litoral gaúcho nesta semana, do dia 15 ao dia 17, para verificar a situação de estabelecimentos da área de saúde. O Arrastão de Fiscalização, como foi denominada a atividade, é uma iniciativa do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS), com foco na saúde única, que compreende as áreas humana, animal e ambiental.

Os fiscais percorrem municípios do Litoral Norte e Sul para garantir o cumprimento das normas que garantem o bom funcionamento e atendimento em hospitais, clínicas veterinárias, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), laboratórios e prefeituras e constataram uma série de irregularidades. O objetivo é fiscalizar o exercício regular das profissões e se a estrutura e serviços oferecidos condizem com as exigências previstas em lei, garantindo que a sociedade tenha acesso a serviços de qualidade.

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS visitou órgãos públicos e estabelecimentos privados que oferecem algum tipo de atividade privativa do profissional de Educação Física. O objetivo foi reprimir profissionais sem registro ou o exercício ilegal da profissão. Durante a ação, foram fiscalizados um hospital em Tramandaí e outro em Torres, sem nenhuma intercorrência constatada. Também foram vistoriadas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), localizadas em Torres e Capão das Canoa, bem como as prefeituras responsáveis pelas Unidades. Em uma das UPAs, era oferecido serviço de caminhada e alongamento para terceira idade, porém sem acompanhamento de profissional de Educação Física devidamente habilitado. Também foram flagrados profissionais sem registro atuando em dois municípios. Ao todo, foram sete estabelecimentos fiscalizados, entre hospitais, pronto atendimento e prefeituras.
Foto: Fórum-RS




Novos conselheiros e Diretoria do CREF2/RS tomam posse
Postado em 30/10/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, ontem à tarde, dia 29 de outubro, a cerimônia de posse dos seus novos conselheiros. O evento, organizado na Câmara Municipal de Porto Alegre, marcou o início do mandato de seis anos de metade dos membros do Plenário, que foram escolhidos pelos profissionais de Educação Física nas eleições de setembro.

Com a presença de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura, da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) e de outros Conselhos Profissionais, os presentes foram conduzidos aos seus cargos pela ex-presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que também fez o discurso de abertura. Ela salientou o crescimento do CREF2/RS nos últimos anos e os desafios que serão enfrentados para uma maior valorização dos profissionais no futuro.

Os novos membros do Plenário, com os demais conselheiros eleitos, ainda se reuniram para eleger a Diretoria do CREF2/RS para os próximos três anos. Atuando fortemente em nome dos profissionais de Educação Física, a nova gestão assume com o compromisso reabrir o CREF Serra e de criar representações regionais, de buscar a redução dos valores de anuidades, de trabalhar pela diminuição das taxas pagas ao ECAD, de aumentar e qualificar as ações de fiscalização e de proporcionar uma maior participação do Conselho na construção de políticas públicas, lutando também contra os cursos EAD na área.

A nova diretoria do CREF2/RS é composta por:

Presidente: José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, José Edgar foi subsecretário de Esportes do Rio Grande do Sul, diretor técnico da Fundergs e, recentemente, Secretário Municipal de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, de 2010 a 2016.

1º Vice-Presidente: Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, Giovanni é pós-graduado em Treinamento Desportivo e diretor da CB Brasil – Saúde Sport e Fitness.

2º Vice-Presidente: Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS)
Graduado pelo IPA e pós-graduado em Ciências da Saúde e em Administração e Marketing Esportivo, Alessandro é sócio-diretor da G2 Sports e consultor de academias.

1º Secretário: Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS)
Graduado em Educação Física e pós-graduado em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho, Claudio é mestre em Pedagogia em Educação Física e pentacampeão mundial de Ginástica Aeróbica. Atualmente é Gestor de Esporte da Prefeitura de Porto Alegre.

2º Secretário: Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS)
Graduado pela UFRGS e doutor em Ciências do Esporte, Eduardo é o atual coordenador do curso de Educação Física da UFPel. Foi professor da Ulbra e presidente do CREF2/RS entre 2010 e 2014.

1º Tesoureiro: Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UFRGS, Alessandro é mestre em Reabilitação e Inclusão pelo IPA e também pós-graduado em Ergonomia do Trabalho e em Gestão de Pessoas Estratégicas e Negócios. Atualmente é diretor da GPA Soluções em Educação e Saúde Corporativa.

2ª Tesoureira: Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA e pós-graduada em Treinamento Desportivo e em Cinesiologia, Luciane foi coordenadora das academias Bodytech e INEXX. Atualmente é coordenadora técnica da Sogipa e presidente da APEF, desde 2015.

Os demais membros recém-eleitos do CREF2/RS:

Luciane Paz (CREF 003952-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, Luciane é pós-graduada em Gestão de Academia. No momento, atua como personal trainer e instrutora de diversas academias, como Espaço Ativo, Academia Alternativa e Academia Moinhos Fitness.

Bruno Araújo (CREF 012860-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UFpel e pós-graduado em Reabilitação Cardíaca pela Universidade Gama Filho, Bruno é sócio-proprietário da Academia Moinhos Fitness, de Pelotas.

Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UCS, Carla é pós-graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho e mestre em Reabilitação e Inclusão pelo IPA. É proprietária da Academia Físico Fashion e criadora do programa de exercícios físicos para crianças Serelepe Fit.

Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA e pós-graduado em Ciências do Esporte e em Fisiologia do Exercício, Carlos foi campeão de gaúcho de Ginástica Aeróbica em diversas oportunidades e desde 1998 atua como personal trainer em academias e condomínios.

Rodrigo Campos (CREF 001530-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, Rodrigo é pós-graduado em Ciências do Esporte pela PUCRS. Atua como personal trainer e instrutor de musculação da Academia Bodytech, em Porto Alegre, desde 2006.

Os novos membros suplentes do Conselho são:

Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS)
Graduada em Educação Física pela URCAMP, Roberta é pós-graduada em Atividade Física Adaptada e em Administração e Qualidade. Foi proprietária da Atlhética Academia, de Bagé, e desde 2017 é coordenadora técnica das Academias do SESC/RS.

Everton Gomes (CREF 002615-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Ulbra Canoas, Everton é pós-graduado em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho. É professor e proprietário da Academia Corpo e Forma, de Guaíba.

Ninon Leal (CREF 001350-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra, Ninon é pós-graduada em Ciências do Esporte e Treinamento Físico pela UFRGS. Foi professora de Educação Física Escolar em diversos municípios e atualmente é sócia-proprietária das academias Pró Fitness.

Any Mery Lunardi (CREF 001765-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, Any Mery é professora de ginástica e sócia-proprietária da academia Aerostep, de Porto Alegre.




Prefeitura de Nova Petrópolis retifica edital após notificação do CREF2/RS
Postado em 16/10/2018
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura de Nova Petrópolis retificou o edital do Concurso Público Nº 001/2018, que visa, entre outros cargos, a contratação de professores de Educação Física para o Ensino Fundamental do município. A mudança ocorreu após uma notificação do CREF2/RS e da atuação da conselheira Márcia da Cruz (CREF 007542-G/RS), tornando obrigatório o registro no Conselho para a nomeação e para a posse do candidato aprovado para a vaga.

Conforme publicado no Diário Oficial de Nova Petrópolis, no último dia 10 de de outubro, foi incluído o item 9.8 no Edital do concurso, que segue: “serão exigidos no ato da nomeação e posse do candidato os documentos abaixo relacionados: para cargo de professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais na disciplina de Educação Física – registro no Conselho Regional de Educação Física, conforme Lei nº 9.9696/98”.

Mais informações sobre o concurso da Prefeitura de Nova Petrópolis, assim como o seu edital completo, podem ser conferidas aqui.




Prefeitura de Uruguaiana e CREF2/RS homenageiam profissionais de Educação Física
Postado em 10/09/2018
Fonte: Prefeitura Municipal de Uruguaiana

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, a prefeitura municipal de Uruguaiana, através da secretaria municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC), e o CREF2/RS entregaram no dia 31 de agosto 13 certificados de honra ao mérito a profissionais de Educação Física e a desportistas locais. “Eles receberam esta distinção nesta importante data pelos relevantes serviços prestados à comunidade”, ressaltou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Cultura, Paulo Kleinubing.

O prefeito Ronnie Mello acrescentou que o esporte é fundamental para o desenvolvimento de qualquer comunidade, principalmente quando ele está alinhado à educação. “Temos exemplos incontáveis de como o esporte salva vidas”, lembrou. “E por isso, temos uma atenção especial ao desenvolvimento de práticas esportivas em conjunto com a educação. Continuaremos investindo no desenvolvimento de atividades relacionadas ao tema, e incentivando principalmente as crianças a cultura em torno do esporte”, finalizou.

Durante o evento, a coordenadora do Centro Esportivo Zona Leste, professora Juliane Alves, fez uma ampla explanação sobre todos os projetos desenvolvidos pela SMELC na Administração Municipal. Finalizando a programação, foi proferida a palestra da presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS, conselheira Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), que abordou o tema “Desafios e Perspectivas da Educação Física”.




Nova unidade móvel do CREF2/RS será sua sede sob rodas no interior gaúcho
Postado em 03/09/2018
Fonte: CREF2/RS

No final de 2017, o CREF2/RS adquiriu um furgão Mercedes Benz 515 CDI, o modelo mais modernado da montadora nesta classe de veículos. Seu interior está sendo transformado em um escritório de atendimento, equipado com notebooks, impressoras e gerador elétrico. Após as modificações, a van terá capacidade para atender até quatro pessoas sentadas confortavelmente dentro do escritório climatizado. Tudo isso para se converter na nova unidade móvel do Conselho, que passará a integrar as viagens do projeto Interiorizasul. O objetivo será aliar uma melhor assistência aos profissionais do interior do estado com o aumento da área de cobertura do projeto, proporcionando autonomia suficiente para chegar a municípios que atualmente não são visitados pela dificuldade de acesso ou pela falta de cedência de local. É importante frisar que o caráter autárquico do CREF2/RS faz com que compras deste vulto sigam a Lei nº 8.666, que prevê licitação para efetuar compra da van, a contratação do projeto e a adaptação interna. Por este motivo, a unidade móvel possivelmente será inaugurada pela nova diretoria escolhida após as eleições do CREF2/RS, em setembro de 2018.

O Rio Grande do Sul possui uma extensão territorial de cerca de 280 mil km², onde apenas 30% das pessoas físicas e jurídicas estão localizados na capital e sua Região Metropolitana. Os 70% restantes estão distribuídos de maneira assimétrica em outras regiões do estado, o que dificulta o atendimento dos profissionais mais distantes. Atualmente, o projeto Interiorizasul conta nas suas viagens com uma supervisora de Interiorização e um motorista para realizar os serviços de translado e atendimento. Eles trabalham em locais cedidos por prefeituras ou instituições de ensino superior, havendo necessidade de adaptação às instalações e aos horários cedidos.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), explicou que projeto de expansão física no interior do Conselho no estado, por meio da criação de postos avançados de atendimento, ficou dificultado pela falta de pessoas capacitadas, visto que os funcionários são nomeados por concurso público. Entretanto, no último edital aberto, infelizmente não houve classificados para os cargos no interior, como nas cidades de Pelotas e de Santa Maria. "Agora a van será a sede itinerante do Conselho, pois todos serviços de registro oferecidos em Porto Alegre estarão disponíveis aos profissionais nas suas cidades”, assegurou a presidente, que também ressaltou que as visitas poderão se prolongar por uma semana no município programado, o que dará oportunidade aos profissionais das cidades vizinhas buscarem atendimento. “Este é mais um meio de nos aproximarmos dos nossos registrados na sua própria região”, completou a presidente.

A gerente do CREF2/RS, Tatiana Cidade (CRA TE-001259-RS), declarou que a antiga seccional em Caxias do Sul gerava despesas anuais na ordem de R$ 340 mil reais e que os valores projetados só aumentavam, gerados pelos reajustes anuais com custos de pessoal, serviços contratados, locação do espaço, translados para capacitações e deslocamento dos servidores. “Este valor subsidiaria até dois veículos viajando quinzenalmente para todas as regiões do estado, abrangendo um público de registrados muito maior”, constatou.

Tatiana também esclareceu que o projeto recebeu aporte financeiro do CONFEF, por meio do “Programa de Desenvolvimento dos CREFs”, no qual anualmente o Conselho Federal disponibiliza valores a título de investimento em projetos que julga estrategicamente adequados aos regionais. “O que possibilitou pouquíssimo investimento por parte do CREF2/RS na aquisição do veículo e da própria adaptação interna, visto que o subsídio concedido superou mais da metade do valor do projeto da unidade móvel”.

Segundo a presidente Carmen Masson, o objetivo do Conselho é a de reduzir custos e investir estes recursos de forma mais eficiente, pois com seccionais fixas, atende-se a poucas regiões, já com unidades móveis, esse atendimento seria estendido a um público muito maior. O projeto Interiorizasul, com auxílio da Van, passará a contar com um funcionário do Departamento de Registro, que com seus conhecimentos fará com que os procedimentos possam ser realizados na hora, tais como registros, emissões de Cédula, protocolos diversos, emissão de certificados de funcionamento e atualizações. A van também dará suporte a todos os eventos externos realizados pelo CREF2/RS.

*A imagem que ilustra esta matéria é uma simulação baseada no projeto de adaptação da van*




Prefeitura de Uruguaiana prepara comemorações ao Dia do Profissional de Educação Física
Postado em 30/08/2018
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura e do Conselho Regional de Educação Física (CREF2/RS), realizarão uma série atividades alusivas ao Dia do Profissional de Educação Física, que acontecem na sexta-feira, dia 31 de Agosto, às 8h30min, na Praça Barão do Rio Branco. Na, ocasião, haverá atividades esportivas, ginástica, dicas de saúde, verificação do índice de massa corporal gratuito, além de atividades recreativas e de lazer.

À noite, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, a partir das 19h, serão entregues os certificados de honra ao mérito aos profissionais de Educação Física e a desportistas. Logo após, será proferida a palestra da presidente da Comissão de Educação Física Escolar do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul (CREF2/RS), professora Miryam Brauch, que abordará o tema “Desafios e perspectivas da Educação Física”.

Evento: Dia do Profissional de Educação Física
Dia: sexta feira, dia 31 de agosto
Local: Salão Nobre da Prefeitura
Horário: 19 horas
Mais informações (55) 3413-6201




CREF2/RS entrega doações à Campanha do Agasalho 2018
Postado em 27/07/2018
Fonte: CREF2/RS

O frio e a chuva retornaram ao Rio Grande do Sul e devem seguir nas próximas semanas, mesmo com algumas oscilações pontuais na temperatura. Por isso, é importante que os gaúchos continuem participando da Campanha do Agasalho. O CREF2RS colaborou no esforço de amenizar os efeitos dos fenômenos climáticos na vida das comunidades mais carentes. Nesta sexta-feira, dia 27, o Conselho entregou na Central de Doações da Defesa Civil as roupas arrecadadas na sua sede. Foram doadas à Prefeitura de Porto Alegre 19 peças de roupas para adultos e 24 vestimentas para crianças. Também foram direcionadas ao Asilo Padre Cacique 21 peças de roupas para amenizar o frio rigoroso enfrentado neste inverno pelos idosos daquela instituição.

Quem ainda quiser colaborar, pode fazer doações no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na Avenida Borges de Medeiros, 1501, em Porto Alegre. Ali funciona a Central de Doações. O telefone é 51 3288-6781. Durante o inverno, existem outros pontos de coleta localizados órgãos públicos estaduais, quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, supermercados Zaffari e Unidades do Sesc/Senac no Estado.




Frente em Defesa do CETE articula manifestações no local
Postado em 23/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) participou no último dia 19 da reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, Lazer e Recreação, realizada no salão Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro foi presidido pela vereadora Sofia Cavedon e contou com as presenças de Edgar Meurer, ex-secretário Municipal de Esportes, ex-diretor do CETE e ex-conselheiro do CREF2/RS e do CONFEF, professores da ESEFID/UFRGS, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, professores e profissionais de Educação Física, treinadores e atletas de confederações dos mais variados esportes além de representantes da Associação de Moradores do Bairro Menino Deus. A pauta do encontro foi a intenção do governo estadual em transformar o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), no bairro Menino Deus, na nova sede do Corpo de Bombeiros.

A vereadora chegou na reunião vinda de uma audiência com o promotor de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística do Ministério Público Estadual (MP), Cláudio Ari Pinheiro de Mello, e representação de diversas Federações, dos Moradores, da Universidade Federal/ UFRGS que tratou da transferência. O promotor explicou que os participantes expuseram as inconformidades com a proposta do Estado e solicitaram a intervenção do Ministério Público. “Tomei a decisão para investigar os pontos já salientados. Na semana que vem, na quarta-feira, faremos uma visita para que as entidades nos mostrem a sua visão sobre o local. Eu conheço bem o CETE, mas eles entendem o desenho do projeto estabelecido pelo governo e do que poderia ser afetado no espaço”, disse.

Outro ponto observado por Mello é o impacto para a rua Gonçalves Dias. “A avaliação do impacto urbanístico, feita por especialistas, e nós temos na promotoria esses profissionais, assim como a prefeitura deve ter também, vai ser fundamental. Vamos acompanhar o estudo feito por eles”, afirmou.

Já na reunião da Frente Parlamentar, a vereadora afirmou que o promotor de Justiça visitará o CETE no dia 25, no final da tarde, momento de maior atividade esportiva do Centro. O promotor ficará analisando as instalações, o entorno e a as práticas físicas por cerca de 1h30min. O ex-secretário Meurer convocará o ex-deputado Vieira da Cunha e agora promotor do Estado para acompanhar a visita.

Lauro Aguiar explicou que a Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS, que acompanha os grupos de corrida de rua em Porto Alegre, iniciou em uma época que este esporte estava tomando conta dos parques e praças. A partir deste momento se organizou todo este movimento, e se criou o Dia da Corrida de Rua. Em defesa do CETE, se desenvolveu um evento para que todos os grupos de corrida de rua participem, marcando presença, junto com a SOGIPA e a Federação Gaúcha de Judô e demais federações e atletas que se juntarem ao movimento.

Conforme Sofia, nas manifestações ficou caracterizado, pelos diversos segmentos, a especificidade e singularidade do CETE, que vai da inclusão à excelência em 21 modalidades de esportes e lutas. "São 1600 jovens, crianças, adolescentes que praticam, diariamente, aulas de esporte no local. Além disso, todos os praticantes espontâneos chegam de três a quatro mil por dia", destaca a vereadora. O Centro também foi o berço de atletas gaúchos renomados, como a ginasta Daiane do Santos, o judoca João Derly, os jogadores de vôlei Paulão e Renan, dentre tantos outros.




CREF2/RS reúne-se com Prefeitura de Porto Alegre para aplicar decisão que obriga profissionais a serem registrados
Postado em 13/04/2018
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), a conselheira Sonia Maria Waengertner (CREF 007781-G/RS) e a assessora Jurídica Cristiane Costa se reuniram nesta quinta-feira, dia 12, na Prefeitura Municipal de Porto Alegre com o assessor jurídico do prefeito Marchezan Jr, Cassiano Sgorla Ferreira. A pauta foi a decisão do Supremo Tribunal de Justiça que reconhece a necessidade de inscrição no CREF2/RS por parte dos professores de Educação Física em todo o território do estado do Rio Grande do Sul. As representantes do Conselho foram sensibilizar o prefeito para a necessidade de se aplicar a normativa do STJ na rede municipal de ensino.

Segundo a assessora Cristiane, seria dado um prazo de 60 dias para os professores regularizarem seu registro. Ela explicou que o CREF2/RS não pretende enviar fiscalização a todas as escolas, pois seria muito oneroso e geraria muitas autuações, o que provocaria um clima de rejeição a ideia. “Nosso propósito é que haja uma transição pacífica”, explicou. A presidente do CREF2/RS lembrou que a Prefeitura de Porto Alegre tem a tradição de ser parceira nas ações do Conselho. “Nós não viemos aqui impondo um “execute-se” ao prefeito, mas sim tratarmos quais as melhores atitudes para que esta decisão seja aplicada de forma a não causar traumas, ao mesmo tempo que conte com ajuda dos órgãos competentes”, afirmou Carmen,

O assessor jurídico Sgorla Ferreira disse que o alinhamento entre o CREF2/RS e a Prefeitura é o caminho ideal para que se dê andamento a uma decisão judicial pacificada. “Para sermos práticos e rápidos, aconselho ao CREF2/RS fazer um ofício ao prefeito dando ciências da decisão e pedindo providências”, explicou. O próximo passo, segundo o assessor, é submeter a decisão jurídica à Procuradoria-Geral do Município para não caracterizar um ato unilateral. “Daí teremos o parecer jurídico da PGM, e a partir deste momento podemos produzir um decreto e programarmos um evento para assinatura conjunta do documento, dando um tempo de transição para os servidores da educação em Educação Física poderem tratar da regulamentação”, finalizou.




Formação em Licenciatura é tema do 7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
Postado em 09/04/2018
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS realizou, no último sábado, dia 7 de abril, a sétima edição do Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar. O evento, que contou com o apoio da APEF/RS, do Sesc/RS e da Prefeitura de Torres, integrou a programação do 44º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física (ENAPEF) e teve como atração uma palestra conduzida pela conselheira federal Iguatemy Martins (CREF 000001-G/PB).

Com entrada gratuita para profissionais de Educação Física e acadêmicos do curso, o 7º Fórum reuniu participantes de todo o Estado e trouxe para debate a formação em Licenciatura e como os professores podem se preparar melhor para atuar nas escolas. A mesa de abertura foi composta pela presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), pelo representante da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul Paulo Rezende (CREF 001298-G/RS), pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pela presidente da APEF/RS Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). Nas suas falas, todos destacaram os avanços conquistados pelo Fórum e pelo Conselho nos últimos sete anos e como esta oportunidade de aperfeiçoamento profissional é de grande valia para todos os Licenciados em Educação Física, sempre com palestras de alto nível.

Na sequência, Iguatemy iniciou a apresentação intitulada “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”. Na primeira parte da sua fala, a palestrante trouxe números referentes à quantidade de docentes presentes na Educação Básica, estimada em 2,1 milhões de pessoas, e à presença de professores de Educação Física devidamente habilitados para desempenhar esta função. “Como indica o Plano Nacional de Educação (PNE), quase 80% daqueles que atuam nas escolas têm curso superior. No entanto, um dos principais problemas não diz respeito a este dado, mas ao fato de que somente metade deles lecionam dentro da sua área específica. Apenas na Educação Física, por exemplo, há um deficit de cerca de 30% de profissionais habilitados”, pontuou.

A Educação Física Escolar, embora bem representada frente a outras disciplinas em que a ausência de professores capacitados é mais evidente, como Química, Física e Biologia, precisa capacitar melhor os seus profissionais. Os apontamentos feitos por Iguatemy ao longo da palestra, baseados em indicadores divulgados pelo Governo Federal, mostraram que o baixo capital cultural, a frágil preparação para o Magistério, a teoria descolada da formação prática e o estágio não encarado como uma ação estratégica de formação são os principais eixos que precisam ser contemplados pelos cursos de Licenciatura. “As Instituições Públicas e Privadas não estão resolvendo a questão formativa do futuro professor. A maioria das alterações curriculares feitas nas Licenciaturas, nos últimos anos, não teve uma avaliação feita do seu impacto e dos seus resultados”, salientou Iguatemy.

Na segunda parte da apresentação, Iguatemy falou sobre a intervenção profissional nas escolas e como os professores de Educação Física podem se preparar para realizar um trabalho de excelência. A palestrante destacou os seis eixos da atuação – planejar, programar, organizar, desenvolver, coordenador e lecionar conteúdos de Educação Física no Ensino Infantil, Fundamental e Médio – e como eles poderiam ser aplicados da melhor forma. “Os professores precisam colecionar, selecionar e aplicar metodologias e técnicas nas diversas faixas etárias e níveis de ensino. No entanto, a maioria dos profissionais sentem falta de capacitação adequada para fazer esta distinção”, relatou Iguatemy. “A ausência de uma sistematização ainda é algo que prejudica a evolução da Educação Física enquanto disciplina escolar e a valorização dos seus professores. O profissional precisa compreender, dentro dos cursos de Licenciatura, que não pode dar a mesma aula para alunos do 4º, do 5º ou do 6º ano. Resumidamente, não há qualidade no ensino que é engessado e igual para todo mundo”, complementou.

Para Iguatemy, a falta de clareza do que é ensinado e as expectativas de aprendizado que não são atendidos afetam não só os alunos, mas também os docentes, que no fim das contas acabam se afastando do saber pedagógico das Licenciaturas. “Os professores têm que conhecer o conteúdo daquilo que ensinam, precisam dominar todos os assuntos que são levados para as aulas de Edução Física. O principal indicador de qualidade do ensino é o capital humano, ou seja, os docentes bem formados e preparados”.




CREF2/RS realiza 7º Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar amanhã em Torres
Postado em 06/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá realizar neste sábado, dia 7 de abril, a sétima edição do Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, em Torres. O evento, que tem o apoio da APEF/RS, do Sesc/RS e da Prefeitura de Torres, vai ocorrer no Hotel Sesc Torres e contará com uma palestra ministrada pela conselheira federal Iguatemy Martins (CREF 000001-G/PB). Com entrada gratuita, a atividade iniciará às 14h. As inscrições podem ser feitas no local.

Com mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, Iguatemy é professora da UFPB e vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Com experiência nas áreas de gestão do Ensino Superior, ensino de Graduação e formação profissional em Educação Física, a sua palestra terá o título “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”. O evento está previsto para encerrar às 16h30min e o CREF2/RS emitirá certificado para todos os presentes.

7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
Data e horário: 7 de abril, sábado, das 14h às 16h30min
Local: Hotel Sesc Torres – Salão Ilha dos Lobos
Endereço: Rua Plínio Kroeff, 465
Entrada gratuita

Cronograma:
14h – Credenciamento
14h15min – Abertura
14h30min – Palestra “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”
15h30min – Debate




CREF2/RS participa das reuniões da Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil
Postado em 03/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS tem participado das reuniões da Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil, colegiado da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em sua visitas ao interior do estado O objetivo do encontro é debater sobre obesidade na infância e adolescente e os reflexos na saúde pública. Até o momento, foram visitados os municípios de Guaíba, Capão da Canoa, Portão e Gravataí. As próximas visitas serão em Lajeado, Santa Rosa, Rio Grande, Santa Maria, Caxias do Sul e Novo Hamburgo

O objetivo da Comissão é discutir com a comunidade gaúcha como a obesidade infanto-juvenil tem se tornado uma pandemia brasileira. Com o resultado das discussões será elaborado um livro com os dados referente ao consumo de alimentos industrializados, práticas de exercícios físicos e hábitos saudáveis, que será distribuído gratuitamente nas escolas públicas, municipais e particulares.

O Presidente da Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil, deputado Maurício Dziedricki, afirma que há uma consciência quanto ao exagerado tempo gasto em tela, em frente ao computador, TV, celular e videogame. “Sabemos que a insegurança da atividade física na rua e a vida corrida colaboram para isso, gerando tempo ocioso em casa e incremento do consumo calórico, contribuindo para o sobrepeso e obesidade”, afirma.

O deputado disse que “é preciso sublinhar a todos a gravidade da matéria com a qual trabalharão". Conforme ele, prognósticos mundiais apontam que o Brasil, nos próximos 10 anos, será o país com a maior concentração de obesos no mundo.

“Na maioria das vezes, são adotadas políticas de cura ou busca desta cura, mas com a doença já presente, ao passo que a lógica – de estudo, interpretação e produção – deveria ser a prevenção, muito em especial, da criança e do adolescente, no que diz respeito ao trato nutricional e atividade física”, ponderou, salientando a inatividade neste campo como fator impulsionador de doenças.

Nas audiências, são convidados a participar representações das secretarias estaduais de Educação e Saúde; secretarias municipais destas pastas; prefeituras municipais; Câmaras de Vereadores; os conselhos regionais de Educação Física, Nutrição, Psicologia e Medicina; conselhos municipais de Saúde e Educação; coordenadorias regionais de Educação e Saúde; Conselhos Tutelares e Conselhos de Pais e Mestres.

Segundo a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), as visitas são uma importante oportunidade de firmar parcerias com os órgãos públicos para promover a atividade física. "Cerca de 33% das crianças e adolescentes estão com sobrepeso ou obesas. Ou seja, uma em cada três crianças tem esta doença. A obesidade implica em várias outras sequelas, sejam psicológicas, como exclusão da criança, ou agressões, via bullyng. Isto pode causar sérios traumas que deveriam ser evitados com atividade física e uma alimentação saudável".




Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar ocorre neste sábado em Torres
Postado em 02/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá realizar neste sábado, dia 7 de abril, a sétima edição do Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, em Torres. O evento, que tem o apoio da APEF/RS, do Sesc/RS e da Prefeitura de Torres, vai ocorrer no Hotel Sesc Torres e contará com uma palestra ministrada pela conselheira federal Iguatemy Martins (CREF 000001-G/PB). Com entrada gratuita, a atividade iniciará às 14h. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, dia 4 de abril, por este link.

Com mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, Iguatemy é professora da UFPB e vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Com experiência nas áreas de gestão do Ensino Superior, ensino de Graduação e formação profissional em Educação Física, a sua palestra terá o título “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”. O evento está previsto para encerrar às 16h30min e o CREF2/RS emitirá certificado para todos os presentes.

7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
Data e horário: 7 de abril, sábado, das 14h às 16h30min
Local: Hotel Sesc Torres – Salão Ilha dos Lobos
Endereço: Rua Plínio Kroeff, 465
Entrada gratuita

Cronograma:
14h – Credenciamento
14h15min – Abertura
14h30min – Palestra “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”
15h30min – Debate
16h30min – Encerramento




7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar será em Torres
Postado em 12/03/2018
Fonte: CREF2/RS

O município de Torres sediará no dia 7 de abril, das 14h às 16h30min, o 7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar. A realização é do CREF2/RS, com apoio da APEF/RS, Sesc/RS e Prefeitura de Torres. O local do evento será no Salão Ilha dos Lobos do Hotel Sesc Torres, na rua Plínio Kroeff, 465. A carga horária será de quatro horas, e o evento terá a emissão de Certificado online aos participantes As inscrições são gratuitas até o dia 4 de abril e podem ser feitas neste link.

Na programação, haverá a palestra "A formação em Educação Física para atuação na escola: preparando o professor, vivenciando a licenciatura", ministrada pela professora Iguatemy Lucena Martins (CREF 000001-G/PB). Iguatemy possui mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. É professora associada da Universidade Federal da Paraíba e vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física. Atua nas áreas de gestão do Ensino Superior, Ensino de Graduação e formação profissional em Educação Física.

7º Fórum de Mobilização Escolar pela Educação Física Escolar

14h - Credenciamento
14h15min - Abertura
14h30min - "A formação em Educação Física para atuação na escola: preparando o professor, vivenciando a licenciatura"/Palestrante: Profª Drª Iguatemy Lucena Martins (CREF 000001-G/PB)
15h30min- Debate
16h30min- Encerramento




Fiscalizações e Arrastão da Saúde marcam o Litoral norte
Postado em 29/01/2018
Fonte: CREF2/RS

A última semana de janeiro foi marcada por ações conjuntas dos conselhos regionais no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Nos dias 25 e 26 de janeiro, os conselhos de Educação Física (CREF2/RS), Administração (CRA-RS), Farmácia (CRF-RS) e Técnicos de Radiologia (CRTR-6) realizaram ações de Fiscalização nesta região. Os agentes de orientação e fiscalização visitaram hospitais e prefeituras do litoral.

Já no sábado, dia 27, foi realizada a 6º edição do “Arrastão da Saúde”, com o apoio do Sesc/RS. Representantes dos conselhos profissionais percorreram a praia distribuindo kits informativos, com dicas de saúde e de prevenção de doenças. Estiveram presentes à ação os Conselhos de Administração (CRA-RS), Biologia (CRBio-03), Educação Física (CREF2/RS), Farmácia (CRF-RS), Medicina Veterinária (CRMV-RS) e Nutrição (CRN-2).




Conferência debate presença do profissional de Educação Física nos postos de saúde
Postado em 09/08/2017
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quarta-feira, dia 9 de agosto, o Conselho sediou uma das atividades preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, promovida pela Prefeitura de Porto Alegre anualmente. O evento, que trouxe para o debate a importância da atividade física na promoção da saúde e na prevenção de doenças, contou com uma palestra da presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e a presença de representantes da APEF/RS e do SINPEF/RS.

A Conferência Livre realizada no CREF2/RS, que posteriormente terá as suas demandas levadas para a apreciação do Conselho Municipal de Saúde, defendeu – entre outros pontos – a presença do profissional de Educação Física nas academias de saúde, que serão adotadas pela Prefeitura em diversas Unidades Básicas de Saúde do município em breve. “A saúde atualmente possui um conceito amplo, englobando muito mais o bem-estar do que apenas a ausência de doenças. Nestes locais, em que a proposta é dar ênfase à prevenção e aos hábitos saudáveis, a nossa atuação vai se tornar fundamental”, analisou Carmen.

Com os dados divulgados pelo IBGE, que indicam o sedentarismo com a principal causa de 50% das doenças que atingem a população brasileira, a reunião também teve o intuito de criar algumas propostas para que futuramente a Educação Física esteja integrada a todas as políticas públicas. “A presença dos nossos profissionais no SUS é quase inexistente, mas podemos reverter esta realidade. A Prefeitura de Porto Alegre recebeu R$ 1 milhão para a implementação das academias de saúde e o nosso trabalho preventivo certamente poderá gerar uma grande economia para os cofres públicos”, complementou a Presidente.

A 2ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde será realizada no final deste mês e os representantes do CREF2/RS também deverá0 apresentar propostas para a criação do cargo de profissional de Educação Física na Secretaria Municipal de Saúde e para a implementação de políticas públicas de prevenção mais abrangentes e eficazes. Mais informações aqui.




CREF2/RS sedia Conferência Livre sobre atividade física para idosos nesta quarta-feira
Postado em 08/08/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai receber amanhã, dia 9 de agosto, uma das atividades que integram a 2ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, promovida pela Prefeitura de Porto Alegre. A Conferência Livre intitulada “A Importância da Atividade Física, Orientada por Profissional de Educação Física, na Promoção da Saúde e na Prevenção de Doenças do Idoso” será realizada das 9h às 12h, com entrada gratuita para o público em geral.

A palestra, que conta com a parceria da APEF/RS e do SINPEF/RS, vai abordar diversos tópicos relacionados à Educação Física e ao dia a dia dos profissionais que atuam nesta área. As inscrições poderão ser feitas diretamente no local.

Conferência Livre: A Importância da Atividade Física, Orientada por Profissional de Educação Física, na Promoção da Saúde e na Prevenção de Doenças do Idoso
Data: 9 de agosto, quarta-feira, das 9h às 12h
Local: CREF2/RS
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro
Inscrições: gratuitas no local (não será fornecido certificado)




Fitness Solidariedade ocorre neste sábado em Porto Alegre
Postado em 04/07/2017
Fonte: CREF2/RS

Com o apoio do CREF2/RS, a Prefeitura de Porto Alegre vai realizar neste sábado, dia 8 de julho, o Fitness Solidariedade. O evento beneficente, aberto à população em geral, ocorrerá no Ginásio Tesourinha, das 8h30min às 13h. A entrada será a doação de um agasalho.

A atividade, promovida pela Diretoria de Esportes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, terá diversas aulas em sua programação, como ritmos, dança aeróbica, ginástica e HIIT, entre outras mais. A conselheira Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS) e os profissionais Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS), Aderson Loureiro (CREF 0000038-G/RS), Jocelito Moraes (CREF 000039-G/RS), Carson Siega (CREF 000494-G/RS) e Fernando Saraiva (CREF 002582-P/RS), entre outros mais, serão alguns dos professores presentes no evento.

Fitness Solidariedade
Data: 8 de julho de 2017, das 8h30min às 13h
Local: Ginásio Tesourinha
Endereço: Avenida Erico Verissimo, 225 – Azenha
Entrada: doação de um agasalho




CREF2/RS participará do Dia do Desafio proposto pelo SESC/RS
Postado em 16/05/2017
Fonte: CREF2/RS/SENAC/RS

A presidente do CERF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), e o seu vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), participaram hoje (16), no Teatro SESC, em Porto Alegre, do lançamento regional do Dia do Desafio 2017. O evento de foi realizado simultaneamente em Caxias do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santa Rosa. O Dia do Desafio (DDD) acontece sempre na última quarta-feira de maio (este ano, acontece no dia 31) e propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de exercício físico.

Em Porto Alegre, a cerimônia reuniu autoridades como o vice-prefeito de Porto Alegre Gustavo Paim, o vereador João Bosco Vaz, o diretor de Eventos da Secretaria Municipal de Porto Alegre Claudio Franzen, parceiros e imprensa. Também estiveram presentes representantes das cidades de Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas, Torres, Tramandaí, Taquara, Montenegro e municípios das respectivas áreas de abrangência.

Durante o evento, foi realizado um bate-papo com os medalhistas olímpicos Gustavo Endres (Vôlei) e Mayra Aguiar (Judô), e contou ainda com a apresentação do ganhador do The Voice Kids, Thomas Machado. Este ano, o DDD conta com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura Municipal, além das parcerias com a Secretaria Estadual de Educação, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Coordenadoria Geral da Vigilância em Saúde e Federações Gaúchas de diversas modalidades.

Segundo a presidente do CREF2/RS, o Conselho sempre é parceiro do Dia do Desafio, pois é um movimento que o SESC faz em prol da saúde. “Com isto incentiva-se que as pessoas sejam mais saudáveis ao praticarem atividade física. A ideia para este ano é termos Ginástica Laboral no Conselho no Dia do Desafio. Além disto, pretendemos sempre apoiar o SESC na sua promoção de atividades de Educação Física e dos profissionais de Educação Física”.

Lauro afirmou que a data nada mais é do que reforçar a conscientização da população para a prática de Educação Física. “Ressaltando sua importância para evitar todas as doenças associadas ao sedentarismo e a depressão, que atualmente é considerado o mal do século. Penso que evento faz com que as pessoas repensem modo de viver e seu estilo de vida para que possamos ter uma vida mais saudável.

O Sistema Fecomércio-RS/ Sesc realiza o projeto nas cidades gaúchas em parceria com as prefeituras. No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio foi incluído no calendário oficial do Estado a partir da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.

De acordo o diretor regional do SESC/RS Luiz Tadeu Piva, o DDD foi criado no Canadá, sendo difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. “É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde”, afirma. “Não pretendemos ter 10 milhões de atletas no Rio Grande do Sul, mas sim 10 milhões de pessoas saudáveis”, resume Luiz. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e no Rio Grande do Sul a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Para participar do DDD, os municípios se inscrevem previamente e devem mobilizar a comunidade a realizar alguma atividade física entre 0h e 20h do dia 31 de maio. A ação acontece em forma de disputa entre duas cidades de mesmo porte populacional em todo o continente americano ou como autodesafio. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.




Professores de Educação Física da rede pública e privada podem tomar a vacina da gripe gratuitamente
Postado em 10/04/2017
Fonte: ASCOM/RS

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe inicia hoje, dia 10 de abril, e os professores de Educação Física da rede pública e privada estão aptos para participar. A recomendação da Secretaria da Saúde às prefeituras é que na primeira semana sejam priorizados os profissionais de saúde, que serão vacinados nos locais de trabalho, como postos de saúde e hospitais.

A principal novidade da vacinação neste ano é a inclusão de todos os professores na campanha. Para a vacinação, estes deverão apresentar um documento de identificação, como o contracheque da instituição de ensino em que trabalham, carteira de trabalho ou a carteira do sindicato (CPERS e SINPRO), acompanhado de um documento de identidade com foto.

Também fazem parte do grupo prioritário indígenas, crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, idosos e doentes crônicos. Em Porto Alegre, a vacinação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e irá ocorrer partir do próximo dia 17 de abril, seguindo até o dia 26 de maio.




Presidente do CREF2/RS e presidente do CONFEF são homenageados em Santa Maria
Postado em 27/03/2017
Fonte: Saúde pela Prática

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), e o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), participaram no dia 24, em Santa Maria, do 26º Troféu Desportivo Cidade de Santa Maria e II Medalha Santa Maria/Quilisport, quando receberam a homenagem especial pelo trabalho do Sistema CREF/CONFEF.

O evento, realizado pela Quilisport/CAEL-SM, com o apoio da FIEP BRASIl e da Prefeitura de Santa Maria, entre outros, contou com o pronunciamento de Jorge Steinhilber sobre as ações realizadas pelo CONFEF. Ao todo foram distribuídos 75 troféus, 18 medalhas e certificados a pessoas e entidades de que se destacaram no esporte e no lazer em Santa Maria. Diversas autoridades do Esporte e da Educação Física gaúcha estiveram presentes, entre elas, o conselheiro do CREF2/RS Clery Quinhones de Lima (CREF 000297-G/RS).
Foto: Visão/Quilisport




CREF2/RS participa do Fórum em Defesa da Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer da capital
Postado em 21/03/2017
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve presente hoje, dia 21, no Fórum em Defesa da Secretaria de Esporte e, Recreação e Lazer de Porto Alegre (SME), realizado no plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A Secretaria está ameaçada de extinção pela Lei Complementar 810, aprovada com a reveladora diferença de apenas um voto da maioria simples. A SME, com diferentes nomes, existe desde 1920, e é amplamente reconhecida como patrimônio cultural porto-alegrense e também brasileiro, dada sua relevância. A Secretaria tem materializado cotidianamente um grande conjunto de ações que fomentam e garantem as vivências de Esporte, Recreação e Lazer no município de Porto Alegre, tendo como preceitos fundamentais a universalidade e a participação cidadã.

O professor da SEL Hamilton dos Santos afirmou no evento que o que está se discutindo é qual concepção de cidade queremos ter. “Essa pergunta deve ser uma motivação da reflexão dos vereadores que votarão o projeto da reforma administrativa, e para isto estamos oferecendo argumentos que podem garantir a política de esporte, recreação e lazer de Porto Alegre como uma política de Estado”. Hamilton disse que é necessário pensar a SME para além da racionalização administrativa. “Quando se fala nestes termos, se pensa imediatamente em algumas imagens como o inchaço de órgãos públicos e a burocratização dos serviços”, explicou. Hamilton afirmou que estas não são características da Secretaria. "A SME é um investimento no capital social da cidade e não um custo a ser reduzido ou extinto", afirmou.

A vereadora Sofia Cavedon explicou que as eleições são um dos momentos da Democracia, não sendo seu ponto inicial nem final. "É o momento da eleição do prefeito e dos vereadores. A Constituição Federal que regra a democracia brasileira diz seu primeiro artigo que o poder é exercido em nome do povo, através dos seus representantes. Ninguém é eleito para substituir o povo, nós somos eleitos para representar o povo. Nosso voto delega poder, mas não delega autonomia”, asseverou. A questão fundamental, prosseguiu a vereadora, é saber quem o prefeito Marchezan está consultando para fazer mudanças desta monta na cidade de Porto Alegre, como, por exemplo, a extinção da SME.

A presidente do CREF2/RS cumprimentou a resistência e a combatividade dos professores em defesa à SME. "Como presidente do Conselho de Educação Física, represento quase 30 mil profissionais de Educação Física que, com certeza, estão apoiando esta luta". Carmen disse ficar muito à vontade com estas reivindicações por ser professora aposentada da Secretaria e conhecer bem sua história. "Há pouco um vereador me disse que as políticas da secretaria serão mantidas, mesmo ela sendo extinta. Não é verdade, tanto que já está havendo mudanças. Nas unidades, já tiraram o pessoal da cooperativa de limpeza, sendo repassado estes serviços à comunidade e aos professores. Já removeram vários professores cedidos à SME. Quantos mais vão tirar?". Carmen disse que Marchezan Jr. tem que compreender que a extinção da SME vai economizar um valor irrisório à prefeitura. "Cerca de 90% dos professores e funcionários são concursados", ressaltou

O representante das Instituições de Ensino Superior, Cláudio "Dida" Gutierrez (CREF 014210-G/RS), explicou que, desde que ela foi criada, a SME é uma escola de gestores. "Diversos profissionais e professores, militando na SME, aprendeu a lidar com gestão pública e com as políticas de esporte e lazer. Vários dos nossos estudantes que estão vinculados à SME, aprendendo a serem profissionais da saúde, portanto, para as IES, a SME é um espaço muito importante. A presença da cada um e cada uma é grande força na luta pela cidadania neste país.




CREF2/RS visita FAMURS para apoiar projetos de atividade física das prefeituras
Postado em 10/02/2017
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) reuniu-se ontem, dia 9, na Federação das Associações dos Municípios do RS (FAMURS), com Paulo Azeredo Filho, assessor técnico da área da Saúde da entidade. O objetivo do encontro foi oferecer o apoio do Conselho aos municípios que queiram desenvolver ações voltadas para o esporte. Azeredo Filho propôs a formalização do apoio por meio de um termo técnico de cooperação, que desenhe legalmente a cooperação.

A coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), compareceu à reunião e defendeu a aproximação com as prefeituras “Vamos trabalhar a orientação da legislação e a defesa do profissional de Educação Física registrado como único profissional qualificado para orientar a atividade física. Também conscientizaremos as prefeituras de que a atividade física é fundamental na prevenção de inúmeras doenças, como aquelas associadas ao sedentarismo e à epidemia de obesidade existente no Estado”, afirmou. “E isto reflete em economia nos gastos públicos na saúde”, completou. Também esteve presente na reunião a assessora de Comunicação do CREF2/RS Elenice Sacchi de Freitas.

A Famurs é a Casa dos Municípios. Composta por 27 Associações Regionais, a entidade representa todas as 497 cidades gaúchas – reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal. O assessoramento e a qualificação dos gestores também fazem parte do trabalho da entidade, e problemas e soluções do cotidiano da administração pública são discutidos na Federação.




Conselheira Marcia da Cruz assume Secretaria do Esporte e Lazer de Caxias do Sul
Postado em 11/01/2017
Fonte: SMEL

A conselheira do CREF2/RS Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS) é a nova secretária municipal do Esporte e do Lazer de Caxias de Sul (SMEL). A cerimônia de posse ocorreu no dia 1º de janeiro e também marcou o início dos trabalhos dos demais integrantes da gestão 2017/2020 da Prefeitura.

Marcia é graduada também em Administração e já foi presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul, de 2014 a 2015. Ela idealizou e coordenou o programa de extensão Inovação Social e Sustentabilidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde ainda atua como professora.

Como salienta Marcia, buscar o crescimento das atividades esportivas no município, visando a prevenção de doenças, deve ser a prioridade da nova gestão da SMEL. “Zelar pelo bem-estar das pessoas e pelo desenvolvimento da comunidade esportiva são assuntos fundamentais, trabalhando sempre com respeito ao próximo. Queremos proporcionar para a população ações esportivas, recreativas, paradesportivas, fomentando o esporte amador e revitalizando os centros esportivos da cidade”, pontuou.

Diversos profissionais de Educação Física acompanham a nova secretária no comando da SMEL, entre eles Paulo Roberto de Cândido Júnior (CREF 022017-G/RS), desenvolvedor de ações em projetos esportivos que trabalham com vulnerabilidade social; Rafael Generosi (CREF 010124-G/RS), mestre em Ciências do Movimento Humano; e Sidnei dos Santos Júnior (CREF 014180-G/RS), especialista em Pesquisa e Ciência do Movimento Humano e Pedagogia do Movimento Humano.




CREF2/RS defende Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer na Câmara de Vereadores de Porto Alegre
Postado em 22/12/2016
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quinta-feira, dia 22 de dezembro, o vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) esteve na Câmara Municipal de Porto Alegre para buscar o apoio dos vereadores contra a proposta de extinção da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). A votação está prevista para ocorrer hoje à tarde e os representantes do Plenário receberam uma carta, que apresenta os motivos para a continuidade do trabalho da SME e os benefícios que são proporcionados pelo órgão para toda a sociedade. O texto na íntegra segue abaixo:

O Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF2/RS), representando cerca de 10 mil profissionais de Educação Física e 800 empresas registradas apenas em Porto Alegre, vem ratificar a importância da manutenção da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), que tem sido referência na execução e na propagação de políticas públicas de esporte e de lazer, constituindo significativos programas e projetos na área do esporte escolar e da saúde.

Desde a sua criação nos anos 1920, a SME vem cumprindo o seu papel institucional com excelência, cuja função para a sociedade porto-alegrense é fundamental e imprescindível, gerando ações que oportunizam a prática da atividade física e do esporte, nas suas mais diversas modalidades e dimensões, além de fomentar a formação de novos profissionais de Educação Física.

Através do esporte e do exercício físico, a população de Porto Alegre tem demonstrando uma grande melhora na sua qualidade de vida, mesmo diante de números preocupantes apresentados em 2016 pelo Ministério da Saúde, em que relaciona 50% da população brasileira ao sobrepeso e a algum tipo de doença relacionada à obesidade, como hipertensão e diabetes. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, para cada R$ 1,00 investido em esporte e em atividade física são poupados outros R$ 5,00 em saúde.

Diante desse quadro, somente com a permanência da SME será possível desonerar a Prefeitura e os postos de saúde, solidificando as políticas públicas das quais a sociedade vem sendo beneficiada por meio do esporte e da atividade física. O CREF2/RS, seguro de contar com o vosso apoio na busca constante dos interesses da sociedade, está à disposição para esclarecer eventuais questionamentos.




CREF2/RS lamenta o falecimento do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo
Postado em 29/11/2016
Fonte: CREF2/RS

A diretoria do CREF2/RS lamenta o falecimento e se solidariza com os familiares de Roberto Py Gomes da Silveira, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e 2º vice-presidente Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (FÓRUM-RS). Ele morreu aos 79 anos neste domingo, 27 de novembro, em Porto Alegre. O presidente lutava contra o câncer e estava afastado há sete meses para tratamento.

Roberto Py, entre outras atividades, foi diretor do Instituto do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul (IPHAE), de 1991 a 1992, e do Colégio Farroupilha de Porto Alegre, de 2000 a 2009. Entre as contribuições para a capital gaúcha está o importante projeto desenvolvido para Prefeitura de Porto Alegre do Viaduto dos Açorianos, que liga a zona sul ao centro da cidade.




CREF2/RS realiza palestras em Antônio Prado e Uruguaiana para comemorar Dia do Profissional de Educação Física
Postado em 05/09/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, representado pela conselheira Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS) e pela agente de Fiscalização Denise Candaten (CREF 010750-G/RS), esteve na Prefeitura de Municipal de Antônio Prado, na última quarta-feira, dia 31 de agosto, para uma palestra. A apresentação, feita para os profissionais de Educação Física da cidade, abordou os desafios e as conquistas da profissão, bem como o trabalho desempenhado pelo Conselho.

O encontro, realizado como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, também ocorreu em Uruguaiana na quinta-feira, dia 1º de setembro. A palestra, mais uma vez ministrada pela Conselheira, foi promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Uruguaiana e, além dos profissionais, também reuniu acadêmicos do curso para um debate sobre as duas áreas de intervenção, licenciatura e bacharelado. Ao total, 150 pessoas compareceram aos dois eventos.

Como destacou Marcia, as palestras foram muito proveitosas e importantes para o CREF2/RS, já que contaram com a participação ativa da plateia, que colaborou com questionamentos e interações. “Além disto, tivemos a oportunidade de entregar o nosso material de divulgação para parte da Serra e da Fronteira Oeste do Estado, sobretudo para professores, coordenadores de curso, acadêmicos e demais pessoas que atuam na área”, acrescentou. “Também ficou acordado que faremos visitas às escolas de Antônio Prado para falar sobre a importância das aulas de Educação Física serem ministradas por profissionais habilitados, atendendo as premissas da legislação”, concluiu.




Safeweb oferece sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica para profissionais de Educação Física
Postado em 22/08/2016
Fonte: CREF2/RS

A Safeweb, empresa de certificação digital conveniada com o CREF2/RS, está oferecendo mais um serviço para os profissionais registrados no CREF2/RS. A plataforma para emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe) já pode ser adquirida agora com desconto.

Independente da receita, as empresas que atuam na área de “serviços de educação, ensino, orientação pedagógica e educacional, instrução, treinamento e avaliação pessoal de qualquer grau ou natureza”, conforme estabelece o Decreto nº 18.334 e a Lei Complementar nº 367 da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, estão obrigadas a emitir a NFSe. O serviço ofertado pela Safeweb, além de dar direito ao uso do software online que gera as Notas, estima também a cobrança de uma taxa mensal, de acordo com a quantidade de documentos expedidos por mês.

Chamado eNota NFS-e, a plataforma da Safeweb pode ser acessada pela Internet, de qualquer computador, e possui outros recursos para facilitar o controle das Notas, como o envio do documento diretamente para o e-mail do cliente, sem a necessidade de impressão. Mais informações pelos telefones 4007-2410 e (51) 3018-0300 ou pela página www.safeweb.com.br.




Amanhã ocorre o IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer em Caxias do Sul
Postado em 01/07/2016
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Municipal de Desporto (CMD) e a Prefeitura de Caxias irão realizar, amanhã, dia 2 de julho, o IV Fórum Municipal de Esporte, Paradesporto e Lazer. O evento, que irá ocorrer no auditório do SEST/SENAT, terá entrada gratuita. A atividade é aberta para profissionais de Educação Física e para comunidade em geral.

Com as palestras do vice-presidente de Esportes do Esporte Clube Juventude, Paulo Henrique Marchioro; e do presidente do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF), Evair Ramos; o Fórum será das 8h às 12h e vai levar para o debate diversas questões relacionadas ao esporte e ao lazer adaptado, comunitário, educacional e de rendimento.

As inscrições ainda podem ser feitas de maneira antecipada por aqui ou diretamente no local, no momento da entrada ao evento. Mais informações pelo e-mail [email protected].

IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer
Data: sábado, 2 de julho, das 8h às 12h
Local: SEST/SENAT
Endereço: Rua Luís Fracescuti, 41 – Bairro Pioneiro
Inscrições: aqui e informações pelo e-mail [email protected]




IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer é neste sábado em Caxias do Sul
Postado em 28/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Neste sábado, dia 2 de julho, o Conselho Municipal de Desporto de Caxias do Sul (CMD), em parceria com Prefeitura, realizará o IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer. O evento terá entrada gratuita e vai ser realizado no auditório do SEST/SENAT, das 8h às 12h.

O Fórum, que está chegando na sua quarta edição, terá em sua programação as palestras do vice-presidente de Esportes do Esporte Clube Juventude, Paulo Henrique Marchioro; e do presidente do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF), Evair Ramos. Além disto, haverá também a apresentação de eixos temáticos, sobre esporte e lazer adaptado, comunitário, educacional, de rendimento e financiamento.

A atividade é aberta para profissionais de Educação Física, assim como para a comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas neste link e mais informações obtidas pelo e-mail [email protected].

IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer
Data: sábado, 2 de julho, das 8h às 12h
Local: SEST/SENAT
Endereço: Rua Luís Fracescuti, 41 – Bairro Pioneiro
Inscrições: aqui e informações pelo e-mail [email protected]




Reunião da Câmara da Saúde do Fórum-RS ocorre no CREF2/RS
Postado em 22/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quarta-feira, dia 22 de junho, o CREF2/RS sediou a reunião da Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões do Rio Grande do Sul (Fórum-RS). O encontro, que contou com a presença de representantes do CRF-RS, CRMV-RS, CRBM-5 e do CRTR-RS, serviu para debater a realização do II Simpósio Fórum-RS e questões relacionadas ao alvará sanitário para Pessoas Jurídicas. O CREF2/RS foi representado pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que também coordena a Câmara, e pelo vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

Além destes, outro tema abordado foi a inclusão da Câmara da Saúde na Comissão Especial da Saúde da OAB/RS. Os grupos, que unirão forças para realizar atividades em conjunto a partir de agora, também contarão com a contribuição da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Como salientou Everton Borges, assessor de relações institucionais do CRF-RS, estas parcerias são importantes para o desenvolvimento de políticas de prevenção de doenças, não só de tratamento “Também queremos dar andamento às questões que se referem à inclusão das demais áreas da saúde nos planos de saúde, algo muito importante para a sociedade”, pontuou.

O II Simpósio do Fórum-RS, que será realizado no dia 6 de julho na sede do Conselho Regional de Administração (CRA-RS), tem o intuito de promover a integração dos Conselhos da saúde entre si e com a sociedade. Aguiar, que realizará a palestra “Ações integrantes na prevenção da saúde dos gaúchos” durante o evento, convidou todos os presentes para participar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui, até o dia 5 de julho.

Quanto ao alvará sanitário, os presentes discutiram a criação de uma exigência de registro nos Conselhos Profissionais para que as Pessoas Jurídicas possam obtê-los junto às Prefeituras. Como destacaram os integrantes da Câmara da Saúde, esta determinação seria bastante benéfica à sociedade, pois ajudaria a compensar a atual falta de normatização para a obtenção do documento e também auxiliaria a fiscalização de estabelecimentos relacionados à área da saúde. O assunto deverá ser levado para debate também na Comissão Especial da Saúde da OAB/RS.




IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer ocorre em Caxias do Sul
Postado em 17/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura de Caxias do Sul e o Conselho Municipal de Desporto (CMD) vão realizar, na manhã do dia 2 de julho, o IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer no auditório SEST/SENAT, localizado na rua Luís Fracescuti, n.º41, bairro Pioneiro.

Na programação, haverá palestras com o vice-presidente de Esportes do Juventude, Paulo Henrique Marchioro, com o presidente do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF), Evair Pinheiro Ramos, além de eixos temáticos sobre esporte e lazer adaptado, comunitário, educacional, de rendimento e financiamento.

IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer
Data: sábado, 2 de julho, das 8h às 12h
Local: rua Luís Fracescuti, 41, bairro Pioneiro, Caxias do Sul
Inscrições e informações no Facebook cmdcaxiasdosul ou pelo e-mail [email protected]




CREF2/RS participa de fiscalização conjunta com a prefeitura de São Marcos
Postado em 06/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 18 e 31 de maio, o CREF2/RS realizou sete visitas em conjunto com fiscais da Vigilância Sanitária, da secretaria municipal da Fazenda e fiscais de Obras e Tributos da Prefeitura de São Marcos, nas quais foram lavrados dois termos de visitas e cinco autos de infração de Pessoa Jurídica.

Dentre as infrações, destacam-se profissionais atuando fora da sua área, infrações de Pessoa Jurídica com cadastro desatualizado, exercício ilegal da profissão e falta de profissional de Educação Física orientando as atividades. A prefeitura e a Vigilância Sanitária autuaram os locais por falta de alvará ou alvarás vencidos, e os profissionais que alegaram não ter vínculo de emprego com a empresa foram notificados para solicitarem alvará de autônomo. Ambos os órgãos colocam-se à disposição para receber, averiguar e encaminhar irregularidades praticadas por Pessoa Física ou Jurídica em situação irregular e que não zelem pela saúde física de seus consumidores.

Os locais que orientam atividades físicas devem atuar dentro da legislação, não apenas durante a visita dos fiscais, ou logo após ela, e a regularidade deve ser constante no dia a dia da empresa. “E não apenas porque há a exigência legal, mas porque os consumidores, que investem seu dinheiro e sua confiança em um estabelecimento, merecem o atendimento mais seguro e profissional possível”, explica a coordenadora do Departamento de Fiscalização do CREF2/RS, Fernanda Silva Rodrigues CREF 009604-G/RS.




Livro sobre as LER é lançado na Câmara Municipal de Porto Alegre
Postado em 26/04/2016
Fonte: CREF2/RS

Foi realizado ontem (25) o lançamento na Câmara Municipal de Porto Alegre do livro As LER: ontem, hoje e amanhã, organizado pelo Grupo de Prevenção das LER /DORT, que é composto por uma equipe profissional multidisciplinar da saúde. A obra reúne as palestras realizadas durante a 10ª Semana de Prevenção das LER, ocorrida em março de 2015. As Semanas são uma iniciativa voltada à conscientização, prevenção e combate às Lesões de Esforço Repetitivo, e foram criadas pela Lei Municipal 9504/2004, de autoria do vereador e conselheiro Federal do CONFEF Professor Garcia (CREF 000002-G/RS).

O evento iniciou com o período destinado à Tribuna Popular da Câmara, que recebeu Mário Reis, secretário de Saúde do Trabalhador da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul (FTIA/RS). Durante sua fala, o dirigente sindical afirmou que a doença não é uma epidemia, mas causa preocupação devido ao grande número de pessoas que já a desenvolveram. “Esta doença é constatada desde o século XVIII, mas ainda hoje muitos profissionais da saúde se dedicam as pesquisas das suas causas, consequências e tratamento”, disse.

O dirigente também ressaltou a importância de campanhas voltadas para prevenção da doença, que ele classifica como silenciosa. "Temos apoios de vereadores, além da Prefeitura e da Casa Legislativa, e isso é muito importante para nós. Mas o ideal seria o investimento em publicidade, para alertar sobre os perigos da doença”.

A conselheira do CREF2/RS, Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), explicou que a Lei 9504/2004, de autoria do seu pai, vereador Professor Garcia, teve como origem na sua dissertação de mestrado. “Desde 1994 eu desenvolvia um trabalho de Ginástica Laboral com as taquigrafas da Câmara de Vereadores. O vereador sempre observou atentamente este trabalho. Então, ao entrar no mestrado e aprofundar os estudos sobre o tema, eu sugeri a criação da semana, baseada no Dia Mundial de Combate às LER/DORT, celebrado em 28 de fevereiro”, explicou.

O membro da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), que participa com um capítulo do livro, informou que o Grupo de Prevenção está pleiteando a criação de um selo de isenção fiscal para empresas que investem em prevenção das LER ou mesmo de reconhecimento aos empreendedores que protegem a saúde do trabalhador. “Vamos nos reunir com o vereador Mendes Ribeiro para articularmos este projeto”.




CMD de Caxias do Sul entrega Prêmio Mérito Esportivo na segunda-feira
Postado em 10/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Na próxima segunda-feira, dia 14 de março, a partir da 19h30min, ocorrerá a entrega do Prêmio Mérito Esportivo 2015 na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Os agraciados foram indicados pela comunidade e escolhidos pelos conselheiros do Conselho Municipal de Desporto. Entre os homenageados, duas pessoas receberão o prêmio postumamente, entre elas o profissional de Educação Física Willians Charles Leite (CREF 004621-G/RS), falecido em 2015.

O Prêmio, instituído pelo CMD em 2003, é uma forma de agradecimento e reconhecimento aos atletas e entidades de Caxias do Sul que se destacaram na área desportiva durante o ano. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e tem apoio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer do município.




CREF2/RS solicita ao prefeito de Porto Alegre o registro profissional dos professores de Educação Física da rede municipal
Postado em 27/01/2016
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), esteve nesta terça-feira (26) no gabinete do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, para entregar ofício que solicita o registro no Conselho Regional de Educação Física de todos os professores de Educação Física da rede Municipal de ensino de Porto Alegre. Carmen estava acompanhada do vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar (CREF 002782-G/RS), da conselheira Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS) e da assessora jurídica Cristiane Costa. Os secretários municipais de Educação, Cleci Maria Jurach, e de Esportes, Recreação e Lazer, José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), estiveram presentes à reunião.

A presidente do CREF2/RS explicou ao prefeito e aos secretários que o ofício é fundamentado na Lei Federal nº 9.696/98, que regulamenta a Profissão de Educação Física, e na Lei Estadual nº 14.540/2014, recentemente publicada, que determina a exigência de registro para nomeação em concursos públicos no Rio Grande do Sul. “Não gostaríamos entrar em conflito com um parceiro como a prefeitura, por isso viemos solicitar ao prefeito que informe a todos que trabalham na Educação Física escolar e nos parques e praças municipais a necessidade do registro no CREF2/RS”.

De acordo com a assessora jurídica do CREF2/RS, a obrigatoriedade do registro é uma matéria jurídica pacificada, "Houve sentença prolatada pelo Pleno do STF afirmando que não é o diploma, mas sim o respectivo registro que dá a habilitação legal para o exercício do profissional de Educação Física". Cristiane também informou que o Ministério da Educação expediu, em 2013, nota técnica concluindo que os temas relacionados ao exercício profissional são de competência dos Conselhos Profissionais.

Ao final da reunião, Fortunati afirmou que enviará ofício, com o documento do Conselho anexado, a cada um dos profissionais que trabalham com atividade física no município, pedindo para que se regularizem junto ao CREF2/RS.




Profissionais de Educação Física e SME se reúnem para discutir uso do Parque Ramiro Souto
Postado em 04/12/2015
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta sexta-feira (4), estiveram reunidos no Parque Ramiro Souto, na Redenção, o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, (SME) José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), e profissionais de Educação Física para discutir as normas de uso do local. Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), 1ª secretária, e os conselheiros Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS) e Alessandro Gamboa (001534-G/RS) também marcaram presença, representando o CREF2/RS.

O encontro foi marcado após a polêmica que envolveu o Parque nesta última semana, quando a SME proibiu a atuação dos profissionais que utilizam o local para ministrar atividades físicas e esportivas remuneradas. Segundo Meurer, houve um equívoco na formulação destas notificações, o que gerou um mal-entendido. "A medida não em como objetivo impedir o trabalho, mas organizar o uso do Parque", defendeu. Entre as regras, levadas para o conhecimento de todos, está a proibição do estacionamento de veículos no local, a publicidade de marcas sem a autorização da Prefeitura, a instalação de tendas que prejudiquem o acesso público e a orientação de atividades físicas por pessoas sem registro no CREF2/RS.

Para Débora, as medidas que serão adotadas pelo Parque, além de reforçar o caráter público do local, vão coibir o exercício ilegal da profissão. "As pessoas que trabalham nos parques da cidade não podem ser leigos no assunto. Para vir ao Ramiro Souto e passar treinos, é obrigatório ser profissional de Educação Física e ter registro no Conselho", explicou aos presentes. "Por conta disto, vamos intensificar a nossa fiscalização, para que os usuários deste tipo de espaço recebam somente a orientação de profissionais de Educação Física habilitados. Nós temos este compromisso e vamos nos unir para isto", completou.

Os representantes das assessorias esportivas também se comprometeram em "adotar" o local, para que, em parceria com a Prefeitura, possam ser feitas melhorias na estrutura do Parque, em questões que envolvem a segurança, os banheiros e a pista atlética. As sugestões foram todoas anotadas e a administração do Ramiro Souto vai voltar a se reunir com os profissionais de Educação Física para dar avanço a todas estas demandas.




Projeto Sem Fronteiras da FIEP-RS visita Carazinho e Canoas em novembro
Postado em 05/11/2015
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito promover o conhecimento e incentivar a qualificação profissional nas mais diversas áreas de atuação, a Delegacia do Rio Grande do Sul da Federação Internacional de Educação Física (FIEP-RS) realiza o projeto Sem Fronteiras, em que oferece cursos e palestras gratuitamente pelo Estado. A primeira atividade deste mês será realizada a partir de amanhã, dia 6 de novembro, na Ulbra Carazinho, e se estenderá até domingo. Entre os dias 27 e 29 de novembro, é Canoas que receberá esta mesma ação da FIEP-RS (ver serviço abaixo).

Para Everton Deiques (CREF 008538-G/RS), delegado regional da FIEP no Rio Grande do Sul, a consolidação do projeto, que conta com o apoio dos principais cursos de Educação Física do Estado, tem um papel importante, sobretudo para a difusão da Educação Física do Esporte na perspectiva da Educação. "Nós queremos incentivar o intercâmbio entre professores e alunos, fomentar a evolução da Educação Física e mobilizar todos que atuam na área para o crescimento intelectual, favorecendo assim a sociedade com o nosso trabalho e a nossa dedicação", comenta.

Sem Fronteiras Carazinho
6 a 8 de novembro na Ulbra Carazinho
Endereço: BR 285 – KM 335

Sem Fronteiras Canoas
27 a 29 de novembro na Prefeitura Municipal de Canoas
Endereço: Rua 15 de Janeiro, 11 - Centro

A FIEP-RS também está selecionando profissionais que desejam atuar como professores do Sem Fronteiras. Interessados devem entrar diretamente em contato com Everton Deiques pelo telefone (51) 9845-6326.




Interiorizasul vai a Torres, Tramandaí e Taquara no final de outubro
Postado em 13/10/2015
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de se aproximar dos profissionais do interior do Estado, o CREF2/RS executa o Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. No dia 26 de outubro, a equipe estará em Torres, e no dia 28 de outubro, em Taquara. Nestes dias, os funcionários do CREF2/RS oferecerão aos profissionais de Educação Física os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder informações em geral sobre o trabalho realizado pelo Conselho e efetuar novos registros.

Para facilitar o processo, o agendamento do atendimento já pode ser feito por aqui. Além de uma forma para aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e informa previamente os documentos necessários para cada um dos procedimentos. No local, o atendimento não agendado é feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Torres
Data: 26 de outubro, segunda-feira, das 14h às 18h
Local: Ulbra Torres
Endereço: Rua Universitária, 1900 – Saguão Central - Parque do Balonismo

Interiorizasul Tramandaí
Data: 27 de outubro, terça-feira, das 14h às 18h
Local: Sala dos Conselhos - ao lado da Prefeitura Municipal de Tramandaí
Endereço: Avenida das Igrejas, 346, Bairro Centro

Interiorizasul Taquara
Data: 28 de outubro, quarta-feira, das 13h às 16h
Local: Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Taquara
Endereço: Rua Ernesto Alves, s/n - Bairro Recreio - junto ao Parque do Trabalhador




CREF2/RS entrega livros sobre Educação Física Escolar à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre
Postado em 24/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Nessa quarta-feira (23), o CREF2/RS realizou a entrega oficial do livro “Recomendações para a Educação Física Escolar” à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED). Os exemplares, editados pelo Sistema CONFEF/CREFs, serão repassados às 55 escolas municipais de ensino fundamental da capital. Na ocasião, a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), e a presidente da Câmara Técnica de Educação Física Escolar, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), apresentaram as propostas contidas na publicação à Eliane Meleti, chefe de gabinete da secretária Municipal de Educação Cleci Jurach.

A presidente do CREF2/RS ressaltou importância da aprovação da lei nº 11.585 do vereador professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que tornou obrigatória a formação em curso superior de Licenciatura em Educação Física para a docência da disciplina nas escolas de ensino, como um marco na luta pela Educação Física Escolar no país. “Sancionada pelo prefeito de Porto Alegre José Fortunati, essa legislação deve ser reforçada e propagada para outras cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil. Vemos nela um grande ganho para a educação e para a defesa da formação do profissional de Educação Física”.

Carmen explicou que a publicação do CONFEF/CREFs é resultado de intensos debates realizados pela Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF em seminários, fóruns e congressos, que identificaram a falta de um documento referencial que desse conta, de maneira objetiva, das questões relacionadas a este campo do saber. “O livro foi desenvolvido por meio de uma proposta democrática, e se constitui em um instrumento norteador para a intervenção responsável e qualificada no ambiente profissional”, afirmou.

“Vamos enviar essa publicação às escolas com ofício recomendando seu estudo”, disse Eliane Meleti, enfatizando que o Ensino Fundamental e Médio do município já possuem professores graduados em Educação Física. “A valorização dos profissionais é prioridade da gestão. A lei cumpre o papel de sacramentar o trabalho que já vem sendo realizado no município, além de incentivar novas experiências nesse sentido. Na educação infantil, desde 2013, a Prefeitura vem nomeando profissionais de Educação Física”, acrescentou.

Segundo Miryam Brauch, o livro foi desenvolvido por meio de uma proposta democrática, com a colaboração de todos os CREFs. “Os Conselhos historicamente têm se esforçado em cooperar na atualização dos profissionais de Educação Física e na elaboração e apresentação de projetos de lei que garantam aos alunos acesso às aulas de Educação Física Escolar ministradas por profissional habilitado”.

Foto: Guga Stefanello/Divulgação PMPA




CREF2/RS fiscaliza e orienta durante a Meia Maratona de Caxias do Sul
Postado em 14/09/2015
Fonte: CREF2/RS

No último domingo (13), a Fiscalização CREF2/RS compareceu à 1ª Meia Maratona de Caxias do Sul, organizada pela prefeitura e pela Secretaria de Esporte e Lazer da cidade. Os agentes de orientação e fiscalização do Conselho conversaram com as profissionais Nicole Vognochi (CREF 011490-G/RS) e Leda Marramarco (CREF 016981-GF/RS), responsáveis pelo evento, que informaram que todos os envolvidos com a organização da corrida eram graduados ou acadêmicos de Educação Física.

Durante a prova, também foi realizada uma orientação especial aos grupos de corrida participantes e que prestavam assessoria no local. Os agentes do CREF2/RS tiraram dúvidas sobre a Lei Federal 9.696/98 e sobre a obrigatoriedade das atividades de condicionamento físico e de treinamento de corrida serem ministradas por profissionais de Educação Física devidamente habilitados no Conselho.

Denúncias

Você pode contribuir com as ações de fiscalização do CREF2/RS enviando a sua denúncia para nós. Comunique irregularidades de exercício ilegal ou irregular da profissão - assim como estabelecimentos que não zelem pela saúde física de seus clientes - preenchendo o formulário disponível em nossa página. Para acessá-lo, clique aqui.




CREF2/RS divulga ganhadores do Troféu Destaque 2015
Postado em 20/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Os vencedores do Troféu Destaque 2015, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, foram divulgados pelo CREF2/RS. As categorias “Academia”, “Clube ou Sociedade”, “Mérito da Educação Física”, “Profissional do Ano”, “Veículo de Comunicação” e “Personalidade do Ano” foram escolhidos pela Plenária do CREF2/RS. A escolha das demais categorias foi feita por meio de votação no site do Conselho aberta a todos os profissionais de Educação Física registrados e em dia com suas obrigações estatutárias, a partir de lista tríplice, indicada por Comissão ou Câmara Técnica.

O CREF2/RS parabeniza a todos os vencedores e indicados desta edição do Troféu Destaque, que por meio de suas trajetórias vitoriosas ajudam a dignificar nossa Profissão.

Categoria Academia: Academia Sal da Terra (CREF 000009-PJ/RS) – Atuando desde 1987, a Sal da Terra é uma das mais tradicionais academias de Porto Alegre, e o seu trabalho é realizado dentro dos parâmetros profissionais, com quadro de profissionais devidamente registrados no CREF2/RS, contando com excelente infraestrutura.

Categoria Clube ou Sociedade: Grêmio Náutico União (CREF 000505-PJ/RS) – Formação de atletas e investimento no esporte, Top of Mind da revista Amanhã, vencedor por toda sua tradição no esporte e pelas grandes conquistas de seus atletas, nos diversos esportes em que atuam.

Categoria Profissional do Ano: José Anchieta (CREF 000337-G/RS) – Profissional de Educação Física formado na UFRGS e pós-graduado em Dança na PUC/RS, é professor da Graduação do Curso de Educação Física da UNISINOS RS. Ganhou vários prêmios, entre eles o de melhor instrutor internacional de Fitness da Espanha – 1997. Foi criador do Método de Ginástica Afro Aeróbica e autor do livro "Ginástica Afro Aeróbica".

Categoria Mérito da Educação Física: Ivan Fonseca Gallo (CREF 004207-G/RS) – Possui graduação em Educação Física pela UFRGS e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unisinos. Atualmente é Professor e Técnico da Unisinos e Técnico da Federação Gaúcha de Voley Ball.

Categoria Veículo de Comunicação – RBS TV – Vida e Saúde. Por acompanhar o trabalho de profissionais de Educação Física por meio de entrevistas e reportagens sobre saúde, nutrição, atividade física, beleza e comportamento.

Categoria Personalidade do Ano: Kalil Sehbe Neto – Ex-secretario Estadual do Esporte e do Lazer, militou em prol dos profissionais de Educação Física e de atletas com a criação da Lei Estadual Pró-Esporte de Incentivo ao Esporte Gaúcho. Também coordenou o Comitê Gestor da Copa do Mundo 2014.

Categoria Profissional de Escola: Luis Eurico Kerber (CREF 001203-G/RS) – Graduado pela Feevale e pós-graduado em Ciências da Atividade Física – Aspectos da Medicina do Esporte. Atua na Educação Básica desde 2002 e como professor universitário da Feevale desde 2005. Trabalha também na rede municipal de ensino de Ivoti. Já desenvolveu projetos de atividades físicas de aventura na natureza e de promoção da saúde na escola.

Categoria Profissional de Esporte Educacional: Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS) – Possui graduação pelo IPA, mestrado em Ciências Sociais e especialização em Basquete e em Futebol. É o docente mais antigo do IPA, onde atua desde 1980. Coordena o curso de pós-graduação Futebol e Futsal: do Treinamento à Gestão e atua na área de ensino-aprendizagem em treinamento, performance, avaliação e motivação.

Categoria Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada: Tiago José Frank (CREF 015592-G/RS) – Possui graduação pela UCS e é coordenador do setor de Paradesporto e Lazer Inclusivo da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul. Atuou como supervisor do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF/UCS) e como técnico da seleção brasileira sub-21 de basquete em cadeira de rodas, tornando-se campeão Parapanamericano em 2013. Dedica-se ao desenvolvimento e promoção de atividades de esporte e lazer para pessoas com deficiência.

Categoria Profissional de Recreação e Lazer: Desire Lacreta Maridakis (CREF 006536-G/RS) – Possui graduação e especialização pelo IPA, é ex-atleta profissional de voleibol e funcionária, desde 1985, da Prefeitura Municipal de Canoas. Atua há 26 anos no Centro Olímpico Municipal (COM), que oferece programas de atividade física, de esporte, de lazer e escolinhas esportivas à comunidade.




CREF2/RS divulga ganhadores do Troféu Destaque 2015
Postado em 19/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Os vencedores do Troféu Destaque 2015, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, foram divulgados pelo CREF2/RS. As categorias “Academia”, “Clube ou Sociedade”, “Mérito da Educação Física”, “Profissional do Ano”, “Veículo de Comunicação” e “Personalidade do Ano” foram escolhidos pela Plenária do CREF2/RS. A escolha das demais categorias foi feita por meio de votação no site do Conselho aberta a todos os profissionais de Educação Física registrados e em dia com suas obrigações estatutárias, a partir de lista tríplice, indicada por Comissão ou Câmara Técnica.

O CREF2/RS parabeniza a todos os vencedores e indicados desta edição do Troféu Destaque, que por meio de suas trajetórias vitoriosas ajudam a dignificar nossa Profissão.

Categoria Academia: Academia Sal da Terra (CREF 000009-PJ/RS) – Atuando desde 1987, a Sal da Terra é uma das mais tradicionais academias de Porto Alegre, e o seu trabalho é realizado dentro dos parâmetros profissionais, com quadro de profissionais devidamente registrados no CREF2/RS, contando com excelente infraestrutura.

Categoria Clube ou Sociedade: Grêmio Náutico União (CREF 000505-PJ/RS) – Formação de atletas e investimento no esporte, Top of Mind da revista Amanhã, vencedor por toda sua tradição no esporte e pelas grandes conquistas de seus atletas, nos diversos esportes em que atuam.

Categoria Profissional do Ano: José Anchieta (CREF 000337-G/RS) – Profissional de Educação Física formado na UFRGS e pós-graduado em Dança na PUC/RS, é professor da Graduação do Curso de Educação Física da UNISINOS RS. Ganhou vários prêmios, entre eles o de melhor instrutor internacional de Fitness da Espanha – 1997. Foi criador do Método de Ginástica Afro Aeróbica e autor do livro "Ginástica Afro Aeróbica"

Categoria Mérito da Educação Física: Ivan Fonseca Gallo (CREF 004207-G/RS) – Possui graduação em Educação Física pela UFRGS e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unisinos. Atualmente é Professor e Técnico da Unisinos e Técnico da Federação Gaúcha de Voley Ball.

Categoria Veículo de Comunicação – RBS TV – Vida e Saúde. Por acompanhar o trabalho de profissionais de Educação Física por meio de entrevistas e reportagens sobre saúde, nutrição, atividade física, beleza e comportamento.

Categoria Personalidade do Ano: Kalil Sehbe Neto – Ex-secretario Estadual do Esporte e do Lazer, militou em prol dos profissionais de Educação Física e de atletas com a criação da Lei Estadual Pró-Esporte de Incentivo ao Esporte Gaúcho. Também coordenou o Comitê Gestor da Copa do Mundo 2014.

Categoria Profissional de Escola: Luis Eurico Kerber (CREF 001203-G/RS) – Graduado pela Feevale e pós-graduado em Ciências da Atividade Física – Aspectos da Medicina do Esporte. Atua na Educação Básica desde 2002 e como professor universitário da Feevale desde 2005. Trabalha também na rede municipal de ensino de Ivoti. Já desenvolveu projetos de atividades físicas de aventura na natureza e de promoção da saúde na escola.

Categoria Profissional de Esporte Educacional: Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS) – Possui graduação pelo IPA, mestrado em Ciências Sociais e especialização em Basquete e em Futebol. É o docente mais antigo do IPA, onde atua desde 1980. Coordena o curso de pós-graduação Futebol e Futsal: do Treinamento à Gestão e atua na área de ensino-aprendizagem em treinamento, performance, avaliação e motivação.

Categoria Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada: Tiago José Frank (CREF 015592-G/RS) – Possui graduação pela UCS e é coordenador do setor de Paradesporto e Lazer Inclusivo da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul. Atuou como supervisor do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF/UCS) e como técnico da seleção brasileira sub-21 de basquete em cadeira de rodas, tornando-se campeão Parapanamericano em 2013. Dedica-se ao desenvolvimento e promoção de atividades de esporte e lazer para pessoas com deficiência.

Categoria Profissional de Recreação e Lazer: Desire Lacreta Maridakis (CREF 006536-G/RS) – Possui graduação e especialização pelo IPA, é ex-atleta profissional de voleibol e funcionária, desde 1985, da Prefeitura Municipal de Canoas. Atua há 26 anos no Centro Olímpico Municipal (COM), que oferece programas de atividade física, de esporte, de lazer e escolinhas esportivas à comunidade.




Troféu Destaque 2015 abre votação na próxima quarta-feira
Postado em 09/07/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, com o objetivo de apoiar e valorizar os profissionais e estabelecimentos registrados no Conselho, está realizando mais uma edição do Troféu Destaque, em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. A votação ocorrerá de maneira online, pelo site do Conselho, entre os dias 15 de julho e 9 de agosto. A votação será aberta nas seguintes categorias, com os profissionais concorrentes abaixo:

Categoria Profissional de Escola:

GABRIEL LUIS DE ABREU (CREF 014587-G/RS)
Possui graduação pela UCS e, desde 2010, é professor da rede municipal de Farroupilha, onde atua na Escola de Ensino Fundamental Antonio Minella e treina o time feminino mirim de futsal do colégio. Trabalha também na rede municipal de Caxias do Sul, na Escola Renato João Cesa.

LUIS EURICO KERBER (CREF 001203-G/RS)
Possui graduação pela Feevale e pós-graduação em Ciências da Atividade Física – Aspectos da Medicina do Esporte. Atua na Educação Básica desde 2002 e como professor universitário da Feevale desde 2005. Trabalha também na rede municipal de ensino de Ivoti. Já desenvolveu projetos de atividades físicas de aventura na natureza e de promoção da saúde na escola.

VIRGINIA ROLIM WOLFFENBUTTEL (CREF 000055-G/RS)
Possui graduação pela UFRGS e atua na Educação Física escolar há 30 anos. Na Escola Estadual Mariz e Barros, em Porto Alegre, coordena há mais de 10 anos a equipe de handebol masculino Jovem Talentos, que já participou e venceu diversos campeonatos municipais e estaduais.

Categoria Profissional do Esporte Educacional:

JORGE LUIZ BRANDLI FERNANDES (CREF 001674-G/RS)
Possui graduação pela UFSM e mestrado em Ciência do Movimento Humano. É técnico de handebol das equipes Margaria Lopes/ASH e ASH/Praxis AS e professor do curso de Educação Física da Ulbra Santa Maria. Possui também experiência como atleta profissional e árbitro de handebol.

LUIZ AFONSO GOMES (CREF 000484-G/RS)
Possui graduação pelo IPA, mestrado em Ciências Sociais e especialização em Basquete e em Futebol. É o docente mais antigo do IPA, onde atua desde 1980. Coordena o curso de pós-graduação Futebol e Futsal: do Treinamento à Gestão e atua na área de ensino-aprendizagem em treinamento, performance, avaliação e motivação.

RICARDO BASTOS SIKILERO (CREF 002835-G/RS)
Possui graduação pela UFRGS e especialização em Gestão no Esporte. É coordenador de esportes e professor do Colégio La Salle São João, de Porto Alegre, e da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, onde é responsável pela organização dos Jogos Escolares (JERGS – 1ª CRE). Como técnico desportivo, já atuou no Lindóia Tênis Clube, na Associação Leopoldina Juvenil, no Grêmio Náutico Gaúcho e no Teresópolis Tênis Clube.

Categoria Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:

FABIANE PEREIRA PÓVOA (CREF 008729-G/RS)
Possui graduação pela Ulbra e especialização em Arte, Corpo e Educação. É professora de dança em cadeira de rodas, desde 2013, da Escola Paralímpica Gaúcha, vinculada ao RS Paradesporto. Já atuou no Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada, da Ulbra, e na Associação Canoense de Deficientes Físicos. Desde 2014, trabalha também na APAE Eldorado, com dança e Educação Física adaptada.

FELIPE DE OLIVEIRA MOTTA (CREF 006765-G/RS)
Possui graduação pela UFPel e é professor da Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo, em Rio Grande, que atende deficientes visuais. É técnico de atletismo pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e já participou de três Paralimpíadas Escolares: duas como treinador da equipe de atletismo do Rio Grande do Sul e uma como staff de goalball do Estado.

TIAGO JOSÉ FRANK (CREF 015592-G/RS)
Possui graduação pela UCS e é coordenador do setor de Paradesporto e Lazer Inclusivo da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul. Atuou como supervisor do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF/UCS) e como técnico da seleção brasileira sub-21 de basquete em cadeira de rodas, tornando-se campeão Parapanamericano em 2013. Dedica-se ao desenvolvimento e promoção de atividades de esporte e lazer para pessoas com deficiência.

Categoria Profissional de Recreação e Lazer:

DESIRE LACRETA MARIDAKIS (CREF 006536-G/RS)
Possui graduação e especialização pelo IPA, é ex-atleta profissional de voleibol e funcionária, desde 1985, da Prefeitura Municipal de Canoas. Atua há 26 anos no Centro Olímpico Municipal (COM), que oferece programas de atividade física, de esporte, de lazer e escolinhas esportivas à comunidade.

JAIME ZORZI (CREF 000207-G/RS)
Possui graduação e pós-graduação pela UFRGS e experiência de mais de 30 anos na Secretaria Municipal de Educação e na Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre. Foi coordenador do Parque Ramiro Souto, na Redenção, que oferece diversas atividades à população, como brinquedoteca, caminhadas orientadas e ginástica.

REJANE PENNA RODRIGUES (CREF 002150-G/RS)
Possui graduação pela Escola Superior de Educação Física de Cachoeira do Sul e foi, durante três gestões, secretária de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre. É ex-secretária Nacional do Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, vinculada ao Ministério do Esporte, e ex-diretora de operações e serviços da Autoridade Pública Olímpica, no Rio de Janeiro.




Câmara Técnica do CREF2/RS avalia IV Fórum de Educação Física Escolar
Postado em 29/06/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Educação Física Escolar do CREF2/RS realizou reunião nesta última sexta-feira (26) com a presença de sua presidente Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), Lauro Aguiar ((CREF 002782-G/RS), João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS ), Marcia Rohr da Cruz (CREF 007542-G/RS) e a assessora do vereador de Porto Alegre Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), Kyria Soares.

Na ocasião, foi apresentada a avaliação do IV Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, realizado em Capão da Canoa neste ano. A próxima edição do Fórum está programada para 2017, e durante este intervalo serão feitas as divulgações do documento do CONFEF sobre Recomendações da Educação Física Escolar e do documento da UNICEF sobre a Educação Física Escolar em todo o estado, bem como será realizado o anúncio das prefeituras que receberão o prêmio Cidade Amiga da Educação Física Escolar.




Câmara Técnica de Esportes de Aventura reúne-se com empresa de montanhismo
Postado em 16/06/2015
Fonte: CREF2/RS

O secretário da Câmara Técnica de Esportes de Aventura Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) reuniu-se, na última sexta-feira (12/06), com Orlei Silveira Resende Júnior(CREF 003579-G/RS), proprietário da Mundo Vertical, empresa que desde 1995 opera com montanhismo, escalada em rocha, indoor e rapel no sul do Brasil. O objetivo do encontro foi traçar estratégias para uma maior divulgação dos esportes radicais no Estado, desenvolvendo oportunidades de negócio em todo o Rio Grande do Sul.

“É fundamental atuarmos em sintonia com o Conselho na divulgação dos cases de sucesso, sempre ressaltando o trabalho de profissional de Educação Física como imprescindível para a prática segura desta atividade”, explicou Resende Jr. Já Scharcow afirmou que a Câmara irá em breve entrar em contato com prefeituras dos municípios onde ocorram esportes de aventura, além de prospectar locais alternativos para a prática da atividade. “Com isto, novos roteiros e parcerias deverão ser criados, reforçando a cooperação técnica com as prefeituras e o fortalecendo as estratégias conjuntas para o desenvolvimento de políticas do setor de turismo e esportes radicais. Isto também trará diversificação das economias locais, inclusive com a aproximação dos proprietários rurais e donos de pousadas”, avaliou.




Business Conference aborda avaliação física e gestão administrativa na Convenção Brasil
Postado em 15/06/2015
Fonte: CREF2/RS

Uma parceria do CREF2/RS com a Convenção Brasil 2015 proporcionou gratuitamente neste sábado (13), na PUCRS, o evento Business Conference, levando aos profissionais de Educação Física e às Pessoas Jurídicas as palestras "Avaliação Física no Contexto das Academias", ministrada pelo conselheiro federal do CONFEF Emerson Garcia (CREF 000046-G/MG); e "Saúde Financeira: Alerta Máximo", realizada por Christian Munaier (CREF 041884-P/SP), sócio-consultor da 4GOAL e colunista do canal ESPN. O intuito do evento foi o aprimoramento da gestão das academias, já que dados da Associação da Academias do RS (ACAD RS)indicam que 90% dos proprietários não têm formação na área de gestão administrativa, bem como a aproximação do profissional de Educação Física com o mundo dos negócios e com suas entidades representativas institucionais.

Conselheiro do CONFEF, doutorado pela Universidade da Florida (EUA) e atualmente professor da Universidade Federal do Maranhão, Garcia iniciou seu trabalho com a avaliação física na década de 70, junto à seleção de esquiadores dos EUA, por ocasião do seu trabalho de mestrado. Ele explicou em sua palestra que nesta época o conceito de avaliação física era muito difuso no Brasil. "Trouxe esta experiência para o país nos meados daquela década, implantando primeiramente em uma academia em Belo Horizonte. Foi um período em que a experiência se deu principalmente no sudeste brasileiro”. Mesmo passados mais de 40 anos, o conselheiro ainda vê um nicho que as academias não exploram: a estrutura de atendimento ao esporte. “No Maranhão, tentamos suprir isto com uma parceria entre a UFMA e o Governo do Estado para atender a população. A evolução foi grande, pois já temos exames modernos como a termografia, usada na detecção de lesões".

“Para normatizarmos avaliação física, o CONFEF criou a nota técnica N° 002/2012, com o título “A avaliação física em programas de exercícios físicos e desportivo”, disse Garcia, explicando que a divulgação da nota derivou da demanda de muitas prefeituras por atestados médico para todos praticantes de exercício físico, pelo descaso de alguns profissionais, pela falsa sensação que os mesmos tinham de que o atestado iria isentá-los de suas responsabilidades e de diversos questionamentos ao CONFEF sobre as competências do profissional de Educação Física. As informações contidas nesta nota se fundamentam nas diretrizes do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) e no livro “Recomendações sobre condutas e procedimentos do Profissional de Educação Física na atenção básica à saúde”, publicado pelo CONFEF em 2011.

Segundo a nota, a avaliação física é um procedimento essencial do trabalho do profissional de Educação Física e objetiva reunir elementos para fundamentar a sua decisão sobre o método, tipo de exercício e demais procedimentos a serem adotados para prescrição de exercício físico e desportivo. Este procedimento deve ser amplo e sistemático e de acordo com os objetivos e as características do beneficiário, pode ser composta por anamnese completa, análise dos fatores de risco para coronariopatia, classificação de risco, verificação dos principais sintomas ou sinais sugestivos de doença cardiovascular e pulmonar, medidas antropométricas, testes neuromotores, avaliação metabólica, avaliação cardiorrespiratória e avaliação postural.

Garcia também debateu as mortes de três jovens ocorridas recentemente em academias de Florianópolis. “Um médico avaliou os acontecimentos como exceções, fatos inevitáveis. Contudo, verificou-se que as academias estavam com várias irregularidades no seu funcionamento. Ou seja, se acontecer uma fatalidade, e estivermos totalmente na legalidade, não haverá brecha legal para sermos penalizados". Quanto a casos de óbito em academia, o conselheiro disse que seria sempre prudente a realização de exames toxicológicos nos corpos, o que muitas vezes não é permitido pela família.

Outro fenômeno interessante abordado pelo conselheiro foi o aumento da procura de atividade física indicada por médicos. “Até 2011, o número de pessoas que buscavam atividade física por indicação médica era muito pequeno. Hoje, há 69% de indicação médica. Temos, porém, uma demanda muito diferente. Por exemplo: duas pessoas de mesma idade com 5% de gordura e VO2 diferentes”. O conselheiro aprova a exigência do exame médico, mas admite a falta de médicos como empecilho para atender os pacientes. "Se todos as pessoas que demandarem atividade física exigirem atestados, as filas não iriam ter fim", quantifica.

Já Christian Munaier alertou para a pouca troca de informações no mercado de fitness e pela gestão financeira amadora das academias. “Qual o percentual que vocês destinam à folha de pagamento, com os devidos aprovisionamentos? Quando temos estes dados, temos um bom checkup econômico. A questão da gestão financeira começa com o entendimento de tudo o que está a nossa volta”, analisa. O consultor previu o cenário econômico nacional com retração do PIB e do consumo em relação a 2014. “Ao mesmo tempo, o mercado de atividades físicas está aumentando. Até bem pouco tempo, tínhamos 1,8% de cada brasileiro fazendo atividade física orientada. Em 2014, nós dobramos este número, com 30.767 empresas atuando no segundo maior mercado no mundo. Já os EUA são os primeiros, com 50 milhões de praticantes de atividades físicas”, avalia.

Munaier vê nosso mercado como incipiente, com um longo caminho a percorrer para se tornar maduro. Ele sugeriu o incremento dos eventos realizados nas academias, especialmente nos momentos com baixa expectativa econômica, visando aumentar a rentabilidade. “Sua empresa também pode ser uma importante plataforma de divulgação de outras empresas”, exemplificou. “Em época de pouca procura por nossos serviços, temos que estimular os clientes a comprar planos de mais longa duração, para que possamos ter uma melhor programação. Fica o questionamento: qual a última campanha que as academias fizeram em conjunto para estimular a prática atividade física de forma orientada? Nós temos um mercado sedentário”, sentencia.

Por fim, Munaier propôs tornar a avaliação física como uma ferramenta estratégica no aumento da receita e da segurança do seu cliente. “Transforme esta avaliação em algo desejável pelo cliente, apresentando o profissional de Educação Física com o o indicado para orientá-lo a alcançar seus objetivos, por meio dos seus conhecimentos técnicos, embasamentos científicos, bem como uma atitude humanística na transmissão de conhecimento", incentivou Christian. Ele orienta aos seus gestores que incluam a avaliação física dentro de um pacote de serviços das academias chamado orientação para resultado. "Criem produtos em torno deste poderoso instrumento de trabalho. Mensurem o índice de reavaliações e novas consultas nutricionais. Tenham sempre em vista um indicador de performance", concluiu.




CREF2/RS palestra no Seminário Municipal de Formação em Gestão Esportiva de Cachoeirinha
Postado em 28/04/2015
Fonte: CREF2/RS

Na manhã de ontem (27), a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) palestrou no Seminário Municipal de Formação em Gestão Esportiva, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Cachoeirinha. O evento, realizado na Câmara de Vereadores do município, contou com a presença de profissionais de Educação Física e de demais servidores da Prefeitura, das mais diferentes áreas.

Em sua apresentação, Carmen falou sobre os benefícios da atividade física. De maneira bastante didática e interativa, a presidente do CREF2/RS conversou com os presentes sobre os maiores problemas de saúde da atualidade, como as doenças cardiovasculares, e a relação destas com o exercício físico. "Atividade física é importante para a prevenção e para a reabilitação", explicou. "Além disto, melhora a autoestima, o relacionamento interpessoal e qualidade do sono".




Conselho e Prefeitura de Caxias do Sul assinam termo de cooperação
Postado em 23/04/2015
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem (22), representantes da Prefeitura de Caxias do Sul estiveram no CREF2/RS para reunião com a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS). O objetivo do encontro foi firmar termo de cooperação, em que a Secretaria de Esporte de Lazer de Caxias do município se compromete em exigir que todos que atuam na condição de profissional de Educação Física possuam registro junto ao Conselho.

Estiveram presentes na reunião Jó Arse, secretário de Esporte e Lazer de Caxias do Sul; Gabriel Citton (CREF 008763-G/RS), membro do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul; Kalil Sehbe, ex-secretário estadual de Esporte e Lazer; e Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação. Como salientou Arse, o termo de cooperação, além de aproximar a administração do município e Conselho, é também forma de garantir a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria de Esporte de Lazer. "O grande ganho é a qualificação, em todos os projetos que desenvolvemos", afirmou.




Prefeitura de Porto Alegre promove Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física nesta quarta-feira
Postado em 13/04/2015
Fonte: CREF2/RS

Em parceria com Ministério da Saúde e com o Governo do Estado, a Prefeitura de Porto Alegre realiza, nesta quarta-feira (15), ação comemorativa ao Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física, celebrados oficialmente em 6 e 7 de abril, respectivamente. A atividade será gratuita, das 10h às 18h, no Largo Glênio Peres, no centro da cidade.

A Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) também vai participar do evento. No espaço destinado ao CREF2/RS, serão concedidas informações à população sobre a importância da atividade física e do exercício orientado por profissional habilitado. Além disso, outras atividades vão completar a programação, como apresentação de teatro e aulas de alongamento, dança e ginástica terapêutica.

Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física
Quarta-feira, dia 15 de abril
Horário: das 10h às 18h
Local: Largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público), no centro de Porto Alegre




4º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar discute PLC 116/2013 e lança livro em Capão da Canoa
Postado em 30/03/2015
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira (27), a Câmara Técnica de Educação Física Escolar do CREF2/RS realizou o 4º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, em Capão da Canoa. O evento, que integrou a programação do 41º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física (ENAPEF), promovido pela APEF/RS, contou com a palestra de Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF) e serviu também para o lançamento oficial do livro "Recomendações para a Educação Física Escolar".

Na abertura, as autoridades presentes salientaram a importância do Rio Grande do Sul para a regulamentação da profissão, no final dos anos 90, e de eventos como o Fórum para a aproximação dos profissionais que atuam na Educação Física Escolar. Além de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS; Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), presidente da Câmara Técnica de Educação Física Escolar; Álvaro Laitano (CREF 000006-G/RS), presidente da APEF/RS, José Anchieta (CREF 000337-G/RS), representando o SINPEF-RS; e Paulo Rezende (CREF 001298-G/RS), da Secretaria de Educação Rio Grande do Sul; também discursaram.

Em nome do CONFEF, Lúcio Rogério, fundador do CREF7/DF, falou em sua apresentação sobre o movimento pela regulamentação da profissão em todo o Brasil, em 1998, e sobre as ações que o Sistema CONFEF/CREFs lidera pela valorização do profissional de Educação Física até hoje. "É importante que a sociedade e as autoridades reconheçam a nossa importância", salientou. "Os conselhos trabalham neste sentido. Se a profissão não tivesse sido regulamentada, acredito que ela nem existiria mais", completou.

Além disto, a discussão do PLC 116/2013 também foi levada ao conhecimento do público que lotou o auditório da Prefeitura de Capão da Canoa durante o evento. Lúcio Rogério falou sobre a fragilidade da resolução do MEC, que não torna obrigatória a presença do profissional de Educação Física nas séries iniciais, e sobre como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação precisa ser modificada para garantir esta presença. "Não é ilegal não ter profissional na Educação Básica, a disciplina pode ser ministrada por professores de outras áreas. Mas a questão não é garantir o nosso mercado de trabalho, é garantir o mínimo de qualidade do ensino no Brasil", comentou.

No final da palestra, Lúcio Rogério apresentou o livro "Recomendações para a Educação Física Escolar", que foi entregue a todos que compareceram ao Fórum. O CREF2/RS foi o primeiro Conselho Regional a lançar a obra, organizada pelo Sistema CONFEF/CREFs no ano passado. Com a proposta de constituir um instrumento norteador para a intervenção profissional responsável e qualificada no ambiente escolar, Lúcio Rogério frisou o caráter coletivo do documento, produzido pela Comissão de Educação Física Escolar (CEFE) do CONFEF com a colaboração de inúmeros conselheiros federais e regionais. "O livro é também um convite para que todos participem do processo. Temos que qualificar a Educação Física como um todo, começando pela Educação Física Escolar", destacou.

Miryam encerrou o evento revelando o próximo passo da Câmara Técnica de Educação Física Escolar, que é distribuir agora um exemplar do "Recomendações para a Educação Física Escolar" para cada uma das escolas da rede pública do Estado. A obra já está à disposição para download também no site do CONFEF. Para baixá-la, clique aqui.




ENAPEF inicia nesta quinta-feira com cursos e atendimento do CREF2/RS em Capão da Canoa
Postado em 24/03/2015
Fonte: CREF2/RS

Entre quinta (26) e a próxima segunda-feira (29), o CREF2/RS vai participar do 41º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física (ENAPEF). O evento, promovido pela APEF/RS, será realizado no Ginásio Municipal de Esportes de Capão da Canoa, onde o Conselho vai ter estande para prestar atendimento aos participantes do evento.

Com ampla programação para aperfeiçoamento e atualização profissional, a APEF/RS oferece 10% de desconto aos profissionais registrados no CREF2/RS nos cursos e atividades do ENAPEF. O cronograma completo e a ficha de inscrição estão disponíveis aqui.

Além disto, o evento terá em sua programação o 4º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, no dia 27 de março, sexta-feira, às 14h. A atividade vai contar com palestra de Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF) e servirá também para promover o livro "Recomendações para a Educação Física Escolar". O CREF2/RS é o primeiro Conselho Regional a lançar a obra organizada pelo Sistema CONFEF/CREFs. O Fórum é promovido pela Câmara Temática de Educação Física Escolar do CREF2/RS e tem entrada gratuita.

4º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
27 de março, sexta-feira, às 14h
Local: Auditório da Prefeitura de Capão da Canoa, em Capão da Canoa (RS)
Endereço: Av. Paraguassú, 1881 – Centro
Inscrições gratuitas no local




4º Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar é nesta sexta-feira em Capão da Canoa
Postado em 23/03/2015
Fonte: CREF2/RS

O 4º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar será realizado nesta sexta-feira (27), em Capão Canoa. O evento, que integra a programação do 41º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física (ENAPEF), é promovido pela Câmara Temática de Educação Física Escolar do CREF2/RS e tem entrada gratuita.

Com palestra de Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF), o Fórum abordará questões como o atendimento da Educação Física Escolar nas séries inicias e o PLC 116/2013, projeto de lei que torna obrigatória a presença do profissional de Educação Física na Educação Básica. Além disto, o evento servirá também para lançar o livro "Recomendações para a Educação Física Escolar". O CREF2/RS vai ser o primeiro Conselho Regional a promover a obra organizada pelo Sistema CONFEF/CREFs, que será distribuída aos presentes.

4º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
27 de março, sexta-feira, às 14h
Local: Auditório da Prefeitura de Capão da Canoa, em Capão da Canoa (RS)
Endereço: Av. Paraguassú, 1881 – Centro
Inscrições gratuitas no local




Capão da Canoa recebe 4º Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar
Postado em 25/02/2015
Fonte: CREF2/RS

O 4º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar será realizado no dia 27 de março, em Capão Canoa. O evento, que integra a programação do 41º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física (ENAPEF), é promovido pela Câmara Temática de Educação Física Escolar do CREF2/RS e tem entrada gratuita.

Com palestra de Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF), o Fórum abordará questões como o atendimento da Educação Física Escolar nas séries inicias e o PLC 116/2013, projeto que lei que torna obrigatória a presença do profissional de Educação Física na Educação Básica. Além disto, o evento servirá também para lançar o livro "Recomendações para a Educação Física Escolar". O CREF2/RS vai ser o primeiro Conselho Regional a promover a obra organizada pelo Sistema CONFEF/CREFs, que será distribuída aos presentes.

4º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
27 de março, sexta-feira, às 14h
Local: Auditório da Prefeitura de Capão da Canoa, em Capão da Canoa (RS)
Endereço: Av. Paraguassú, 1881 – Centro
Inscrições gratuitas no local




ENAPEF oferece cursos de aperfeiçoamento e leva atendimento do CREF2/RS para Capão da Canoa
Postado em 12/02/2015
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 26 e 29 de março, o CREF2/RS vai participar do 41º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física (ENAPEF). O evento, promovido pela APEF/RS, será realizado no Ginásio Municipal de Esportes de Capão da Canoa, onde o Conselho vai ter estande para prestar atendimento aos participantes do evento e aos visitantes da Feira. O agendamento dos serviços poderá ser feito em breve pela página do CREF2/RS.

Com ampla programação para aperfeiçoamento e atualização profissional, a APEF/RS oferece 10% de desconto aos profissionais registrados no CREF2/RS nos cursos e atividades do ENAPEF. O cronograma completo e a ficha de inscrição estão disponíveis neste link.

Além disto, o evento terá em sua programação o 4º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, no dia 27 de março, sexta-feira, às 14h. A atividade vai contar com palestra de Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF) e servirá também para promover o livro "Recomendações para a Educação Física Escolar". O CREF2/RS é o primeiro Conselho Regional a lançar a obra organizada pelo Sistema CONFEF/CREFs. O Fórum é promovido pela Câmara Temática de Educação Física Escolar do CREF2/RS e tem entrada gratuita.

4º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
27 de março, sexta-feira, às 14h
Local: Auditório da Prefeitura de Capão da Canoa, em Capão da Canoa (RS)
Endereço: Av. Paraguassú, 1881 – Centro
Inscrições gratuitas no local




Troféu Mérito Esportivo premia destaques de 2014 em Caxias do Sul
Postado em 18/12/2014
Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL) e do Conselho Municipal do Desporto (CMD), realizou na segunda-feira (15) a entrega do Troféu Mérito Esportivo 2014. A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve presente na cerimônia, que teve como objetivo homenagear personalidades e entidades esportivas caxienses que se destacaram durante o ano.

Para Jó Arse, secretário municipal do Esporte de Lazer, a cidade pode ser intitulada a capital estadual do esporte. "Se somados os resultados dos JIRGS 2014, Caxias do Sul seria a grande campeã. Isso é a comprovação de todo trabalho realizado e dedicação dos profissionais que são disseminadores do esporte caxiense".

A premiação, com troféus e certificados, foi entregue em sete categorias: Educacional, Especial, Base, Rendimento, Técnico, Comunitário e Administrativo. A escolha foi feita a partir de indicação dos nomes pelos representantes das entidades que compõem o CMD. A lista completa com os vencedores pode ser acessada aqui.

Foto: Morgana Perini/Prefeitura de Caxias do Sul




CREF2/RS em Revista: a gravidade da obesidade infantil
Postado em 18/11/2014

Reportagem publicada originalmente no CREF2/RS em Revista nº 7. A publicação pode ser lida na íntegra aqui.

A obesidade é considerada hoje uma epidemia. De acordo com pesquisa publicada pela revista científica Lancet, em maio deste ano, aproximadamente 2,1 bilhões de pessoas estão acima do peso no mundo inteiro. O número não para de crescer e já é motivo de preocupação entre os cientistas. Se em 1980 eram "apenas" 875 milhões de indivíduos nesta faixa, a instituição norte-americana National Survey Data prevê que em 2030 51,1% da população do planeta – porcentagem estimada em cerca de 4 bilhões de seres humanos – será formada por pessoas com excesso de peso.

"A obesidade está relacionada com as maiores pandemias modernas, como depressão, alguns tipos de câncer, diabetes e doenças cardiovasculares", salienta Amélio Matos, médico do Instituto de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro, no documentário "Muito Além do Peso". Se os números atuais e a perspectiva para o futuro já são motivo de atenção entre os adultos, o quadro se torna ainda mais preocupante quando é avaliada apenas a população infantil. No Brasil, em 1989, 4,1% dos meninos de 5 a 9 anos foram classificados como obesos, segundo pesquisa realizada pelo IBGE. Os dados do mesmo estudo, feito em 2008 e 2009, apontaram que 16,6% desta população apresentava o mesmo problema. O índice registrou, portanto, que a obesidade infantil aumentou 300% só nos últimos 20 anos. Por quê?

"A obesidade é o distúrbio mais comum na infância hoje e, na minha opinião, o fato de ter aumentado tanto nos últimos anos está associado às mudanças no estilo de vida da população", avalia Rafael Gambino (CREF 009460-G/RS), professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Esteio e mestre em Ciências do Movimento Humano. "A má alimentação e o consumo exagerado de alimentos hipercalóricos, associada às rotinas apressadas das famílias, são fatores responsáveis pelo excesso de peso e colaboram para agravar o problema", completa.

E não é só isso. As crianças deixaram de brincar como antigamente e praticar esportes. Para elas, hoje em dia, o lazer é muito mais sinônimo de computador e videogame do que de atividade ao ar livre. "O exercício físico ficou em segundo plano, porque falta espaços apropriados, há violência e falta de segurança. Além disto, os pais não têm tempo para levar os filhos para brincar", explica Fabiani da Silveira (CREF 002949-G/RS), professor de Educação Física dos colégios Farroupilha e Sinodal do Salvador, ambos em Porto Alegre. "A atividade física deve andar paralela às demandas diárias, como a escola. Uma não exclui a outra, muito pelo contrário. O estudo e o exercício físico são fundamentais para a formação de nossas crianças".

ATIVIDADE FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR

A rotina apressada dos pais passa para a escola parte da responsabilidade de incentivar a prática de atividade física e de tornar isto frequente no dia a dia das crianças. "O professor de Educação Física tem que mostrar que exercício é importante para a vida toda. A base da saúde está relacionada a ter hábitos saudáveis", explica Luiz Fernando Kruel (CREF 002211-G/RS), professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do Grupo de Pesquisa em Atividades Aquáticas e Terrestres (GPAT)."O único profissional da área da saúde que atua regularmente junto às crianças em idade escolar é o profissional de Educação Física. Muitos não se dão conta disto", reforça.

Para muitas crianças, a aula de Educação Física é o único momento da semana em que é praticado algum tipo de exercício. Por isto, "o professor deve estimular o interesse do aluno com aulas dinâmicas, intensidades adequadas e, principalmente, promovendo a inclusão das crianças com sobrepeso e obesidade nas aulas", defende Adriane Vanni (CREF 003918-G/RS), professora do curso de Educação Física da URI – Campus Erechim. Kruel vai mais além e mostrar que a situação é ainda mais complexa. "Para elas, a obesidade pode ser só um problema estético e social, mas no contexto escolar atrapalha muito. Os estudos mostram que compromete o desempenho em aula e as crianças acabam sendo marginalizadas também. A questão do bullying é muito presente e precisa ser bem administrada em aula", explica.

Por esta perspectiva, o profissional de Educação Física passa a ser mais do que apenas o professor responsável pela disciplina. "Ele deve ser o ponto central deste processo, deixando claro para o aluno os benefícios da prática esportiva a favor da saúde e contra os problemas ocasionados pelo sedentarismo e pela obesidade", salienta Bettega Lopes (CREF 020725-G/RS), pesquisador e mestre em Fisiologia. "O papel da Educação Física é estimular nas crianças o gosto pela prática, de formas e maneiras diversas, contemplando o maior número de estímulos diferentes. A vida saudável e equilibrada decorre da boa iniciação que, basicamente, começa na escola com o profissional da área", complementa Silveira.



DOENÇAS DE ADULTOS

O GPAT, em trabalho feito em 2009, avaliou a evolução de crianças com sobrepeso, de sete a dez anos de idade, da rede municipal de Porto Alegre. O índice piorou com o passar do tempo, quando a amostra atingiu a faixa de 11 a 14 anos. "Elas saíram da infância e foram para a adolescência em quadro muito preocupante. O nível de obesidade, que era 25%, passou a ser 50% grave", relata Kruel. A síndrome metabólica, que era antes considerada doença apenas de idosos, passou a ser vista, pela primeira vez, também entre as crianças. "Nós começamos a achar alguns dados alarmantes. Além de hipertensos, a concentração de insulina no sangue ficava em 22,5 mg/DL, quando o normal é de aproximadamente 10 mg/dL. Isto sobrecarrega o pâncreas de maneira assustadora, levando ao que podemos classificar como diabetes tipo 2".

Como é possível perceber, os números apresentados relataram problema de saúde muito grave. A criança, já hipertensa, começa a ter resistência à insulina, o que passa a configurar quadro de síndrome metabólica na adolescência. Das crianças obesas analisadas pelo GPAT, 51% já tinham três ou mais fatores de risco. Se o ponto de corte é diminuído para um, a taxa passa a ser superior a 90%. "A gente não vê ninguém tratando isto. Nem na escola, que seria responsabilidade da Secretaria de Educação, nem nos postos de saúde", critica Kruel. "O que seria ideal? O trabalho conjunto para reverter este quadro. A gente percebe que estas crianças são todas sedentárias. A aula de Educação Física não é adaptada para que têm obesidade", complementa.

Para Kruel, o que é preciso diminuir são os problemas causados pelo sedentarismo. Não há dúvidas de que os fatores de risco podem ser amenizados com atividade física. "A importância do profissional de Educação Física é muito grande, principalmente daquele que atua na escola", explica. "O que a gente vê é a criança obesa que, por causa do bullying e de outras coisas, abandona a atividade física e passa a ser ainda mais sedentária. Nós tivemos conquista muito grande, principalmente em Porto Alegre, quando foi aprovada lei municipal que obriga a presença do profissional de Educação Física nas séries iniciais. Nós temos agora que dar um passo adiante e oferecer formação adequada e especializada para este profissional, para que ele saiba lidar com isto".

Por mais que a criança passe boa parte do dia na escola, a responsabilidade pelo combate à obesidade precisa ser estendida também aos pais, que devem se portar como exemplo. "Os adultos precisam, com urgência, rever suas posturas frente a estas questões básicas que fazem parte da formação inicial das crianças", analisa Silveira. "Prevenir é a palavra-chave. Oferecer estrutura básica, como boa alimentação e acompanhamento médico, além de espaços para brincadeiras, convívio social e exercício físico, é contribuição fundamental que deve vir de casa". "A família é a base para a mudança no estilo de vida. A criança que vive em ambiente onde todos agem de forma desregulada e desregrada tende a se incluir nesta rotina", complementa Gambino.

ALIMENTAÇÃO

Não é só o sedentarismo que preocupa os pesquisadores e profissionais de Educação Física. A alimentação das crianças também tem sido objeto de estudo de nutricionistas. "O que mais assusta é a oferta inadequada e precoce de doces, guloseimas e alimentos com alto teor de sódio e gordura, como salgadinhos, bolachas recheadas e sucos artificiais", analisa Ana Carolina Terrazan (CRN2 8330), nutricionista da Clínica Nutriossoma e especialista em Nutrição Infantil. "Em muitos casos, as famílias demoram a entender que a alimentação correta desde o princípio, ou seja, desde a gestação, é fundamental para a saúde da criança", complementa.

A nutricionista Camila Vargas (CRN2 8264) acredita que o ambiente escolar colabora também de outra maneira no controle da obesidade infantil. "A escola poderia inserir a disciplina de Educação Nutricional desde as séries iniciais. Trabalhos educativos que envolvam o tripé nutrição, saúde e doença pode conscientizar e elucidar a importância de se manter bons hábitos alimentares", defende. "É possível criar formas de incentivar isto, buscando envolver a criança no contexto da alimentação saudável, sempre associando à atividade física".



POSSÍVEIS SAÍDAS

Há diversas alternativas para amenizar – ou até mesmo solucionar – o problema da obesidade infantil no país. "Acredito, que o primeiro passo, antes de tudo, é pensarmos de que forma isto pode ser contido, para não nos depararmos mais com esta realidade que a cada dia é mais frequente", explica Lopes. O estímulo da prática esportiva é consenso entre todos os profissionais de Educação Física. "Não só em casa, mas também nas escolas, como forma de instituir hábitos e costumes mais sudáveis, como forma de prevenção aos inúmeros problemas que são consequência do sedentarismo", complementa.

Além disto, o combate à obesidade não pode começar apenas quando o aparecimento de doenças cardiovasculares, como a hipertensão, se torna quadro inevitável. "A questão que penso ser mais pertinente é: como prevenir?", alerta Silveira. "As nossas crianças necessitam de muito mais atenção em todos os aspectos, afinal, elas não são responsáveis por elas mesmas", complementa. A opinião é compartilhada por Gambino. "A principal prevenção é a manutenção do peso que, no caso das crianças, deve se dar com alimentação adequada associada à prática de atividade física regular. As crianças precisam se movimentar".

Para Ana Carolina, é possível criar formas de incentivar a boa alimentação também entre os pais. "Informação é sempre a melhor estratégia e mostrar os resultados também é importante. Os familiares gostam muito de ver que o esforço e as mudanças realmente fizeram diferença", explica. A conscientização dos pais é importante também na visão de Kruel, já que muitos não conseguem enxergar o problema dos filhos. "Em nossa pesquisa, das 213 mães que tinham filhos obesos, só 50 os viam nesta condição. Muitas classificaram como normal ou abaixo do peso", revela. "Os adultos, geralmente, têm dificuldade de aceitar que a criança precisa emagrecer. Nós temos notado isto. Em alguns casos, só a criança querer não é suficiente. Ela não possui tanta independência para saber o que é certo e o que é errado e decidir o que ela vai ou não fazer".

Outra coisa que deve mudar é a percepção de que atividade física para fazer efeito precisa ser difícil. "A criança obesa não tem que sofrer", considera Kruel. "Se o profissional de Educação Física souber dosar a carga do exercício, é possível ter atividade eficiente sem sofrimento. Desta forma, começa a ter aderência ao programa e os resultados definitivamente aparecem". Para Kruel, o caminho seria procurar atividades de baixo impacto e que sejam prazerosas. "Apesar de muitos já serem adolescentes, eles querem algo lúdico, que não seja aquela coisa monótona de ir para a academia. Ou seja, tem que ser uma atividade que eles se sintam brincando", conclui.

Para Rafael Gambino, é importante também que todas as crianças tenham a oportunidade de experimentar várias modalidades, individuais e coletivas, para decidir com qual se identifica. A atividade física pode ser competitiva, mas precisa ser aquela que a criança quer praticar. "Ela precisa explorar e experimentar todos os jogos e esportes. A criança precisa ser estimulada e participar o máximo possível de vivências motoras até que consiga se identificar e optar pela que mais desperta interesse", avalia. Para a aderência, a criança tem que sentir vontade e não ser obrigada a participar. "Os pais não podem considerar que a sua vontade será a mesma de seu filho. Os profissionais de Educação Física devem oferecer aos alunos a mais diversificada oportunidade de movimentos. Quando a criança optar por uma, de forma espontânea, não tenho dúvidas de que ela dará continuidade por longo período".

O último alerta fica para os pais. "Os adultos estão atrás das demandas do momento. Muitos acreditam que estar numa boa escola, que invista no lado cognitivo e ensine uma língua estrangeira, já é suficiente para a formação básica. Nós, profissionais de Educação Física, sabemos que isto é importante, mas só parte do contexto todo", comenta Silveira. "A prática de atividade física formativa e saudável, o investimento em alimentação correta e o acompanhamento da saúde é o que deve ser feito. As instituições responsáveis pelo trabalho com crianças necessitam desenvolver projetos para que os pais possam perceber que toda esta formação de base será fundamental para o futuro longe da obesidade".

PARA ASSISTIR: MUITO ALÉM DO PESO



O documentário "Muito Além do Peso" foi lançado em novembro de 2012, com objetivo de criar amplo debate sobre a qualidade da alimentação das crianças brasileiras e os efeitos da comunicação dirigida a elas. O filme, dirigido por Estela Renner, é reflexo do trabalho do Instituto Alana, organziação que busca sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre os problemas decorrentes do consumismo na infância. "O documentário mostra que as crianças desconhecem o que é alimentação saudável, aprendem a comer de forma equivocada desde muito", conta a nutricionista Camila Vargas.

A obra mergulha no tema da obesidade infantil ao discutir porque 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria alimentícia, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral. Com histórias reais e chocantes, de crianças com menos de dez anos que já apresentam quadros graves de diabetes, hipertensão e colesterol, o filme promove interessante discussão sobre o tema, dando voz a especialistas do mundo todo. "Quando se fala de obesidade infantil, vemos que as crianças não brincam mais na rua, las ficam com só seus polegares em iPhones e iPods. Elas não se exercitam mais", comenta William Dietz, um dos entrevistados pelo documentário. Ele é diretor da Divisão de Nutrição, Atividade Física e Obesidade do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos.

"Muito Além do Peso" pode ser assistido aqui.




CREF2/RS é homenageado na XVII Semana Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre
Postado em 22/08/2014
Fonte: CREF2/RS

Melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, oferecendo igualdade de oportunidades, é o grande desafio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdepa), que realiza até a próximo dia 28 a XVII Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre. Com o tema "Atitudes que Fazem a Diferença", o evento foi aberto oficialmente ontem (21), no Salão Nobre do Paço dos Açorianos.

A solenidade foi marcada por homenagens. 103 certificados foram entregues a atletas paralímpicos, pessoas, órgãos públicos e entidades com ações nas áreas de educação e esporte, além de outras organizações e empresas parceiras. O CREF2/RS, representado pela conselheira Eneida Feix (CREF 002116-G/RS), foi homenageado pelo trabalho da Câmara Técnica de Paradesporto e Atividades Físicas Adaptadas, em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade de Porto Alegre nas áreas de acessibilidade e inclusão social.

Rotechild Prestes, presidente do Comdepa, destacou a união de esforços, como este entre Conselho e Prefeitura. "Somos uma grande equipe e nossa missão é tornar a vida destas pessoas melhor, garantindo o amplo acesso", defendeu. O prefeito José Fortunati, por outro lado, ressaltou que o dever do poder público é criar condições para que as pessoas tenham as mesmas oportunidades, independente das diferenças. "Temos que pensar políticas públicas que respeitem e que garantam o atendimento às necessidades de todos os cidadãos, a igualdade de acesso aos serviços públicos, ao lazer, ao esporte. Enfim, a uma vida digna e com qualidade", afirmou.

A XVII Semana Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre tem atividades até a próxima quinta-feira, dia 28. Confira a programação completa aqui.




Estagiários da Prefeitura de Canoas visitam o CREF2/RS
Postado em 24/07/2014
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quinta-feira (24), o CREF2/RS recebeu visita de grupo de estagiários da Prefeitura de Canoas. A ação, que faz parte do Programa de Valorização do Estagiário, serviu para que os acadêmicos de Educação Física conhecessem pouco mais sobre o funcionamento do Conselho e a importância da regulamentação da profissão.

A presidente Carmen Masson (CREF 002782-G/RS) recebeu os alunos para apresentação de vídeo sobre o CREF2/RS e longa conversa sobre a profissão. Além de mostrar o que faz cada um dos setores do Conselho, Carmen explicou ainda como funciona o dia a dia da instituição e salientou as grandes e recentes conquistas, como a obrigatoriedade do registro em concursos públicos em todo o Estado.

"O CREF2/RS valoriza e assegura o papel do profissional de Educação Física como promotor da saúde e do bem-estar", destacou Carmen. Na roda de conversa, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre o procedimento de registro e o funcionamento de academias. "O Conselho entende que o começo do profissional recém-formado é difícil. Por isto, damos todo o suporte necessário e alguns benefícios no momento do primeiro registro", explicou a Presidente.

Para a equipe da Prefeitura de Canoas que acompanhou o encontro, a visita foi esclarecedora, pois muitos acadêmicos não conhecem o trabalho desenvolvido pelos Conselhos Profissionais. "Hoje, a gente tem um trabalho sério, mas a credibilidade da profissão depende de vocês, estudantes. Busquem aperfeiçoamento, não parem de estudar. O conhecimento e a postura exemplar são a garantia do respeito ao profissional e à Educação Física", declarou Carmen.




Presidente do CREF2/RS comparece em posse do Conselho de Desportes de São Leopoldo
Postado em 06/06/2014
Fonte: CREF2/RS

Na última quarta-feira (4), o prefeito de São Leopoldo Aníbal Moacir da Silva deu posse ao novo Conselho Municipal de Desporto (CMD). Com funções fiscais, deliberativas, consultivas e propositivas, o CMD é formado por 16 membros titulares, sendo oito ligados ao governo e outros oito relacionados a entidades de classe. Participam do grupo os ex-conselheiros do CREF2/RS Marco Aurélio Cornelius (CREF 002882-G/RS), como presidente, e Francisco Carlos Lemes de Menezes (CREF 000075-G/RS), como representante titular do CREF2/RS.

Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) também compareceu à cerimônia. No discurso, a Presidente do CREF2/RS destacou o papel importante que o Conselho Municipal de Desportes tem em São Leopoldo. "A cidade tem Lei, desde 2008, que obriga a presença de professores de Educação Física em todas as séries do Ensino Fundamental", comentou. Ela também destacou que todos os mais de 100 professores de Educação Física do município são registrados no Conselho e, assim, estão submetidos ao Código de Ética dos Profissionais de Educação Física.

Foto: Prefeitura Municipal de São Leopoldo




CREF2/RS tira dúvidas sobre atividade física no Dia do Desafio 2014
Postado em 28/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Com objetivo de estimular a prática de atividades físicas, o Dia do Desafio 2014 é realizado hoje, simultaneamente em diversas cidades pelo Brasil. Em Porto Alegre, o evento tem ampla programação e conta também com a participação do CREF2/RS. O Departamento de Fiscalização (DEFOR) está na Praça Montevidéu, em frente ao Paço Municipal, para dar informações sobre a prática esportiva, bem como esclarecimentos sobre todo o trabalho realizado pelo Conselho.

De acordo com o SESC, responsável pela organização do evento, é esperado público de 3 a 5 mil pessoas somente nas atividades realizadas em frente à Prefeitura e ao Mercado Público, ambos localizados no Centro Histórico da cidade. Euclides Erlin 50 anos, é um dos participantes do Dia do Desafio 2014. "Eu trabalho de noite e quase nunca tenho tempo para fazer exercício. Estou achando tudo muito legal por aqui, é um incentivo para as pessoas praticarem atividade física", contou.

Em parceria com as prefeituras e o Governo do Estado, o Dia do Desafio está presente em todos os 497 municípios gaúchos, com atividades variadas e relacionadas às áreas de saúde, esporte, lazer, educação e cidadania. Nas áreas montadas no Centro Histórico de Porto Alegre, por exemplo, as pessoas são convidadas a praticar, por, pelo menos 15 minutos, qualquer tipo de exercício físico. Há estandes com esteiras, tênis de mesa e jogos que estimulam o movimento do corpo.

Realizada desde 1997, a disputa do Dia do Desafio é em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte. O município que mobilizar mais pessoas vence. Neste ano, Porto Alegre enfrenta Garulhos pela segunda vez. Em 2012, a capital gaúcha foi a vencedora, com 46,55% da população envolvida, contra 31,39% da cidade paulista. O resultado do Dia do Desafio 2014 deve ser anunciado nos próximos dias.




CREF2/RS participa do Dia do Desafio 2014
Postado em 27/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Com objetivo de estimular a prática de atividades físicas, o Dia do Desafio 2014 será realizado amanhã (28), simultaneamente em diversas cidades. Em Porto Alegre, o evento tem ampla programação e conta também com a participação do CREF2/RS. Os servidores do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) vão estar na Praça Montevidéu, em frente ao Paço Municipal, para dar informações sobre a prática esportiva, bem como esclarecimentos sobre todo trabalho realizado pelo Conselho. O horário de atendimento é das 9h30 às 17h.

Promovido no Rio Grande do Sul pelo SESC em parceria com o Governo do Estado e demais prefeituras, o Dia do Desafio estará presente em todos 497 municípios gaúchos, com atividades sistemáticas em áreas como saúde, esporte, lazer, educação e cidadania. A proposta do evento, aberta ao público em geral, é que as pessoas interrompam suas rotinas e pratiquem por, pelo menos 15 minutos, qualquer tipo de exercício físico. A disputa é organizada em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte e o município que mobilizar mais pessoas vence. Este ano, a capital gaúcha enfrentará Guarulhos pela segunda vez. Em 2012, Porto Alegre foi vencedora, já que mobilizou 46,55% da população, enquanto que a cidade paulista apenas 31,39% de seus habitantes.

Há atividades em diversos pontos da cidade, com horários variados e destinadas a todas faixas etárias. A programação completa do Dia do Desafio 2014 em Porto Alegre você confere aqui.

CREF2/RS no Dia do Desafio 2014
Local: Praça Montevidéu, em frente ao Paço Municipal de Porto Alegre (Centro Histórico)
Horário: das 9h30 às 17h




CREF2/RS é parceiro do Dia do Desafio 2014
Postado em 13/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta terça-feira, o CREF2/RS participou do lançamento do Dia do Desafio 2014. A cerimônia, que contou com a presença da presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), do 1º vice-presidente e secretário municipal de Esportes de Porto Alegre José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) e do 2º vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), foi realizada no SESC Centro e reuniu demais autoridades e personalidades do esporte em café da manhã.

Promovido simultaneamente em diversos países, o Dia do Desafio tem objetivo de estimular a prática de atividades físicas numa disputa saudável, sempre na última quarta-feira do mês de maio. A proposta é que as pessoas interrompam suas rotinas e pratiquem por, ao menos 15 minutos, qualquer tipo de exercício físico. A ação é organizada em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte e o município que mobilizar mais pessoas vence. Este ano, a capital gaúcha enfrentará Guarulhos pela segunda vez. Em 2012, Porto Alegre mobilizou 46,55% da população, enquanto que a cidade paulista envolveu apenas 31,39% de seus habitantes.

Uma das atividades já programadas para o Dia do do Desafio 2014 em Porto Alegre é a Corrida Noturna, realizada na madrugada do dia 27 para 28 de maio. A largada será no Parque Marinha do Brasil. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas.

O projeto, realizado desde 1997 no Rio Grande do Sul pelo SESC, acontece em parceria com as prefeituras, o Governo do Estado e o CREF2/RS. Além de Porto Alegre, o Dia do Desafio está presente em todos outros 496 municípios gaúchos, com atividades sistemáticas em áreas como saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação.




CREF2/RS realiza avaliações antropométricas na Festa do Trabalhador em Canoas
Postado em 02/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Segundo estimativa da Prefeitura, mais de 10 mil pessoas compareceram ontem na Festa do Trabalhador, em Canoas. O evento, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer do município, contou com vasta programação. O CREF2/RS participou da atividade com espaço em que servidores do Conselho puderam atender a população, com informações sobre a importância do exercício físico e realizar avaliações antropométricas.

A Festa começou às 9h e se estendeu até a tarde. No Parque Esportivo Eduardo Gomes, os moradores de Canoas também tiveram à disposição outros serviços, como encaminhamento de carteira profissional e atividades culturais, que variaram entre peças teatrais e shows musicais. Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Orientação e Fiscalização, salientou a importância do CREF2/RS em participar de eventos como este. "Podemos mostrar para a população como o Conselho e a Fiscalização atuam, e também esclarecer o papel fundamental que o profissional de Educação Física tem na sociedade".

Realizada pelos profissionais do CREF2/RS, as avaliações antropométricas mediram o IMC (Índice de Massa Corporal) e o Percentual de Gordura dos interessados. "É muito legal ter acessos a estes serviços, e ainda sem pagar", comentou Mariana Pereira, uma das participantes da Festa do Trabalhador, à equipe de Comunicação da Prefeitura de Canoas. Em um conjunto de mais de 60 atividades, os canoenses também encontraram no Parque Esportivo Eduardo Gomes lutas de judô, jogos de futebol, local para prática de skate e palestras sobre saúde do trabalho e do trabalhador.




José Fortunati é homenageado pelo CREF2/RS
Postado em 29/04/2014
Fonte: CREF2/RS

O prefeito de Porto Alegre José Fortunati recebeu, hoje pela manhã, a diretoria do CREF2/RS. A reunião, que contou com a presença da presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), do 1º vice-presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), do 2º vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), da 2ª secretária Sonia Waengerther (CREF 007781-G/RS) e da 1ª tesoureira Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), serviu para homenagear o Prefeito pela sanção da lei nº 11.585, que torna obrigatória a formação em Licenciatura em Educação Física para o ensino da disciplina nas escolas de nível fundamental do município.

"O ato é a convicção que temos da necessidade de uma boa formação de base", declarou Fortunati. Carmen Masson, que entregou para o prefeito o diploma de Amigo da Educação Física Escolar, salientou a importância da norma, bem como a iniciativa do município em fazer da lei, pioneira entre as capitais do Brasil, um exemplo para outras cidades e prefeitos. "O Conselho é um parceiro de Porto Alegre na defesa da sociedade e na fiscalização da profissão e da ética", destacou.

A Presidente e a conselheira Miryam Brauch também entregaram ao Prefeito a Carta Gaúcha da Educação Física Escolar, que visa a mobilização de profissionais no sentido de garantir a obrigatoriedade da atividade nas escolas. A lei nº 11.585 é reforço valioso para os objetivos da Carta e para a promoção da Educação Física. "O sedentarismo é a maior causa dos problemas cardiovasculares. A ideia é conscientizar a população da importância da atividade física, sobretudo nas escolas", avaliou Carmen Masson.

O vice-presidente Lauro Aguiar encerrou o encontro com a sugestão de aproximar o Ministério da Saúde e as prefeituras para a promoção do bem-estar e da vida saudável. "A lei nº 11.585, levada para a Frente Nacional de Prefeitos, vai incentivar os municípios a organizarem projetos em nome da atividade física", concluiu.




CREF2/RS participa do Verão Legal em Atlântida Sul
Postado em 20/01/2014
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS estará em Atlântida Sul participando do projeto Verão Legal, ocasião em que irá prestar serviços de bioimpedância aos veranistas e moradores do município. Localizado na beira mar do balneário, o projeto oferece diversas atividades esportivas e de lazer, empréstimo de materiais como livros, guarda-sol e cadeiras e verificação de pressão arterial. O Verão Legal faz parte de uma programação oferecida pela Prefeitura de Osório e pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. Entre as atrações estão aulas de ginástica e ritmos, ginástica específica para a 3ª idade, Mat Pilates e empréstimo de materiais esportivos.  
Atendimento CREF2/RS
Dias: 25 e 26 de janeiro/15 e 16 de fevereiro de 2014 Horário: das 8h30min às 12h (sábado e domingo) e das 16h às 19h (somente sábado) Endereço: Av. Beira Mar
A programação completa do Verão Legal está disponível na página eletrônica da Prefeitura de Osório.




CREF2/RS solicita retificação de edital à Prefeitura de Pelotas
Postado em 16/01/2014
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS notificou a Prefeitura de Pelotas para garantir que Profissionais de Educação Física sejam chamados para ocupar vagas para as funções do Edital nº 094/2013, relativo ao programa Vida Ativa, da Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SMED, que promove vagas para as funções de Agente social do Esporte e Lazer – Bolsista e Agente Social e do Esporte e Lazer, às quais, estavam, respectivamente, sendo indicadas para ensino fundamental e médio. O CREF2/RS entende que as atividades relacionadas às oficinas de esporte, ginástica e orientação à caminhada são privativas do Profissional de Educação Física – Licenciado Pleno ou Bacharel. "Seguimos na defesa intransigente da Profissão, garantindo que a sociedade tenha serviços seguros e de qualidade", afirma presidente do Conselho, Eduardo Merino.




CREF2/RS participa do lançamento do Programa de Caminhada e Corrida Orientada da Prefeitura Municipal de Canoas
Postado em 12/09/2013
Fonte: CREF2/RS

No último domingo, dia 08 de setembro, o Conselho Regional de Educação Física da 2º Região (CREF2/RS) esteve presente no lançamento do Programa de Caminhada e Corrida Orientada da Prefeitura Municipal de Canoas.
O Programa tem como objetivo estimular a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população através da prática da caminhada e/ou corrida orientada. As atividades ocorrerão duas vezes por semana, com uma hora e meia de duração, e serão orientadas por Profissionais de Educação Física Registrados, bem como estagiários da área.
A abertura do evento contou com a presença de autoridades da área do esporte e da saúde do município de Canoas. Na ocasião, foi ministrada palestra sobre treinamento de caminhada e corrida, bem como oferecidos serviços de empréstimo de bicicleta e exame de composição corporal, realizado pelos funcionários da Fiscalização do CREF2/RS. Os interessados no programa podem realizar suas inscrições no Parque Municipal Getúlio Vargas, mediante apresentação de documento de identidade e atestado médico de aptidão para atividades físicas.




Fórum dos Conselhos promove III Seminário de Fiscalização Profissional
Postado em 07/05/2013
Fonte: Fórum dos Conselhos das Profissões Regulamentadas do RS

No dia 17 de maio de 2013 acontecerá o III Seminário de Fiscalização Profissional, evento organizado pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, que trará como tema neste ano “Fiscalização dos Conselhos e os Benefícios para a Sociedade”.

O objetivo do evento é tratar dos temas relacionados a fiscalização realizadas pelas diversas instituições, na busca de integração e otimização dos processos, contribuindo para o funcionamento dos estabelecimentos regulados para que atuem na atenção a sociedade, proposta esta motivada pela tragédia em Santa Maria. O seminário terá início as 8h30min no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS, com o credenciamento às 8h30min, a abertura ocorrerá às 9h30min seguida da Mesa redonda intitulada: “Poder público e a Fiscalização dos conselhos profissionais em benefício da sociedade”, e contará com a participação de um representante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado, César Faccioli, o Presidente do PROCON/RS, Cristiano Aquino, a Presidente do Conselho Regional de Administração do RS, Adm. Cláudia Stadtlober. A mesa contará com a mediação do Presidente do Fórum Estadual do RS e Latino Americano de Defesa do Consumidor, , Alcebíades Santini.

No período da tarde ocorrerão três palestras e a apresentação do GAF-FOCO/RS pela fiscal do Crefono7 Marlei Braud Cantergi. A partir das 14h acontece a palestra com João Alberto Vieira, presidente da Junta Comercial do RS que abordará “Parcerias e convênios da Junta Comercial com os conselhos profissionais”. Às 15h será a vez da palestra “Relação conselheiros e fiscais”, com o Adm. Nei Sena. E às 16h45 acontecerá a última palestra do evento “A responsabilidade civil dos conselhos profissionais em defesa da sociedade - importância da ação fiscalizatória” com o procurador da Justiça Paulo Valério Dal Pai Moraes.

Como nos anos anteriores, o evento será voltado aos agentes fiscais dos conselhos das profissões regulamentadas, presidentes, conselheiros, vereadores e deputados estaduais.




Conselho comemora Dia do Trabalho em Canoas
Postado em 02/05/2013
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS esteve presente nas comemorações do Dia do Trabalhador no Parque Eduardo Gomes, em Canoas, a convite da Unidade de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Canoas. O evento também teve a participação da Secretaria de Esporte e Lazer de Canoas. O Conselho ofereceu exames de bioimpedância, que avalia com alta precisão e rapidez a composição corporal, e a Conselheira Carmen Masson ministrou palestra sobre avaliação física e saúde. A Secretaria realizou testes rápidos de DST/AIDS, dengue, epidemiologia e aulas de ioga.




RS tem campanha vitoriosa nas Olimpíadas Universitárias
Postado em 05/11/2012
Fonte: www.olimpiadauniversitaria.blogspot.com

A 60ª Edição dos Jogos Universitários Brasileiros- (Jubs), conhecida por Olimpíadas Universitárias, ocorreu de 17 a 27 de outubro, em Foz do Iguaçu-PR. O Rio Grande do Sul, por meio da Federação Universitária Gaúcha de Esportes – (FUGE), apoiado pela Secretaria Estadual de Esportes e Fundergs, participaram com uma delegação de 140 pessoa, conquistando medalhas de ouro no voleibol, bronze no handebol e basquete e 24 medalhas no esportes individuais.

O Evento foi uma realização da Confederação Brasileira Universitária de Desportos –CBDU e Comitê Olímpico Brasileiro- COB, com o apoio da Prefeitura Municipal de Foz de Iguaçu e contou com a participação das Federações Universitárias de Esportes de todos os estados brasileiros e DF, através das Instituições Educacionais Superiores – IES. A delegação gaúcha foi comandada pelo presidente da FUGE, João Guilherme de Souza Queiroga.

A 61ª. Edição da OLIMPIADA UNIVERSITARIA, que será realizada em Goiânia, em 2013, o RS permanece na primeira divisão no voleibol feminino e handebol feminino, e na segunda divisão com o handebol masculino, basquete masculino, futsal masculino, voleibol masculino e futsal feminino.

O Estado conquistou na na 1ª. Etapa 24 medalhas: Atletismo - 8 medalhas de ouro, 3 de prata e 1 bronze; Natação com 1 prata e 3 bronze; Judô – 3 prata e 2 bronze e xadrez- 1 prata.
Nos esportes coletivos, teve ouro no voleibol feminino- Uni vates (1ª Divisão),bronze no handebol masculino-Ulbra-Santa Maria(2ª. Divisão) e basquete masculino- Feevale(2ª Divisão).




Conselho retifica mais um edital de concurso público
Postado em 24/10/2012
Fonte: CREF2/RS

A firme atuação do Departamento Jurídico do CREF2/RS assegurou, no dia 23/10, a retificação de mais um edital de concurso público no Estado. Nessa ocasião, o Conselho obteve determinação judicial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que obriga a Prefeitura Municipal de São José dos Ausentes incluir no Edital nº 001/2012 a exigência de habilitação profissional e com registro ativo junto ao Conselho para a posse no cargo de professor de Educação Física, segundo disposto na Lei 9696/98.
Documentos sobre a decisão do TRF4:
- Relatório do TRF4
- Ementa do TRF4