Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS recebe prêmio Destaque do Esporte 2019
12/12/2019
Fonte: CREF2/RS

Na noite de ontem, dia 11 de dezembro, a Prefeitura de Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte, promoveu a entrega do prêmio Destaque do Esporte 2019, no Teatro Renascença. A homenagem, destinada a professores, atletas, colaboradores e parceiros que contribuíram para a realização de eventos esportivos na capital, teve 40 vencedores. O CREF2/RS, representado pelo presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), foi um dos condecorados pela sua contribuição à Educação Física.

“O Destaque do Esporte 2019 é uma forma singela de dizermos um obrigado um pouco mais especial a estas pessoas que tornaram os nossos quase 40 mil atendimentos do ano possíveis”, destacou o coordenador de Esporte e Lazer da Prefeitura e conselheiro do CREF2/RS Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS). Neste ano, o prêmio foi dividido entre as categorias pedagógico, futebol, eventos, Mexatchê, Bairro e Ação e parceiros. Confira a lista de todos os vencedores:

Categoria Pedagógico:
José Paulo Giacomoni, Aline Bonatto, Jaqueline Musse, Márcia Araújo e Juliano Meneghetti

Categoria Futebol:
Paulo Roberto dos Santos (Paulão da Tuca), Eduardo Fagundes, Ernesto Natividade, Luís Gustavo Mathias (Neneco), Luiz Carlos Farias (Seu Farias) e Marcos Pacheco (Gica)

Categoria Eventos:
Carla Nunes, Daniela Nicolini, Fabio Azeredo, Ademir Possebon, Vanderlei Pinzetta, Maria Rodrigues, Matheus Vier, Carlos Alberto Santos, Vera Carvalho, Lucas dos Santos, Anderson Henriques, Leonardo Ribas e Itamar Machado

Categoria Mexatchê Rodas:
Arthur Alcorte (Rodas), Renato Werlang (Lutas) e Gil de Abreu (Lutas), Igor Batista (Águas), Anna Danielyan (Ginástica), Patrícia Fontana (Ginástica) e Luís Carlos Enck (Raquete)

Categoria Bairro em Ação:
Rosângela Rolakaiser (Parede)

Categoria Parceiros:
CREF2/RS, Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas, Sesc-RS, Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana, Sport Club Internacional, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Clube São José, Associação Amigos do Banco do Brasil, Grêmio Náutico União e Sogipa


Destaque do Esporte Prefeitura



Conselheira Carla Pretto é eleita presidente do Conselho Municipal de Desporto de Caxias do Sul
09/12/2019
Fonte: CREF2/RS

Em uma reunião plenária realizada no final de novembro, a conselheira do CREF2/RS Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) foi eleita presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul. O órgão, vinculado à Prefeitura Municipal e criado em 1999, tem como função normatizar, deliberar e fiscalizar a área de atividade esportiva da cidade, oferecendo subsídios técnicos e emitindo pareceres sobre o assunto.

A gestão 2019-2021 do CMD conta ainda com o vice-presidente Moroni Lima (CREF 005357-G/RS) e com o secretário-executivo Jorge Dutra. “Por serem dois órgãos de fiscalização, acredito que o Conselho do Desporto e o CREF2/RS poderão atuar de maneira conjunta de diversas formas – massificando a orientação da atuação do profissional de Educação Física na área esportiva, realizando eventos em parceria e fortalecendo as ações de fiscalização”, avalia Carla. Pelos próximos três anos, o CMD também terá como meta a elaboração de um novo Plano Municipal do Desporto, para que contemple políticas públicas no âmbito da iniciação esportiva.

Além deste projeto, Carla adianta outras ações que o CMD implementará daqui para frente, como a realização do prêmio Mérito Esportivo e do Fórum Municipal do Desporto, ambos previstos para ocorrer já em 2020. “A nova gestão irá se basear no cumprimento das legislações desportivas, sugerindo medidas que visem a expansão do desporto do município”, encerra a Presidente.


CMD Caxias do Sul Caxias do Sul CREF Serra



CREF2/RS homenageia vencedores do Troféu Destaque 2019
02/09/2019
Fonte: CREF2/RS

No sábado, dia 31 de agosto, o CREF2/RS promoveu a entrega do Troféu Destaque 2019. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, teve a sua cerimônia realizada na Praça dos Fundadores do Grêmio Náutico União, com um coquetel festivo.

Divididos em quatro categorias principais, os finalistas do Troféu Destaque 2019 foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho. Todos os ganhadores foram eleitos pela Plenária e revelados durante a cerimônia. As empresas que completaram dez anos de registro ininterrupto, em 2019, também foram convidadas para a festa e receberam um certificado de homenagem pelos serviços prestados.

A cerimônia iniciou às 20h, com um discurso do presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS). Na sua fala, ele deu boas-vindas aos presentes e reforçou a relevância do Troféu Destaque, sobretudo para a valorização da profissão. “É com grande honra que o CREF2/RS parabeniza e homenageia diversos profissionais de Educação Física nesta noite, pelo trabalho importantíssimo que desempenham para toda a sociedade”, frisou.

Homenagens especiais

Além dos quatro vencedores conhecidos durante a cerimônia, o CREF2/RS entregou outros quatro prêmios. O primeiro foi o Voto de Louvor ao profissional Juliano Mantovani (CREF 025864-G/RS), professor de Educação Física do Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, em Charqueadas. Na última semana, Mantovani ficou conhecido no Brasil inteiro por proteger os alunos da sua escola de um atentado, evitando uma grande tragédia.

Edison Cardoso (CREF 000001-G/RS), mais conhecido pelo apelido de Macaco e falecido em abril de 2018, também foi condecorado. Um dos criadores do CREF2/RS e ex-presidente da Federação Gaúcha de Basquete e da APEF, ele foi representado pelos seus dois filhos e recebeu o troféu Homenagem Especial – In Memoriam. Referência para o esporte e para a Educação Física, Cardoso obteve reconhecimento por atuar de maneira pioneira para a regulamentação e para a valorização da profissão.

O conselheiro federal Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS), que foi o mestre de cerimônias do evento, ainda chamou ao palco Joel Pedroso (CREF 000241-G/RS), vencedor na categoria Personalidade; e Renita Dametto, homenageada com o Mérito da Educação Física. Eles receberam os seus troféus através de uma escolha feita diretamente pela Plenária. A lista completa dos ganhadores do Troféu Destaque 2019 é:

Categoria Profissional – Atuação Bacharelado:
Roberta Borges (CREF 007239-G/RS)
Graduada em Educação Física pela UFPel e pós-graduada em marketing esportivo e academias de ginástica, é proprietária da Academia VO2 Beta, em Pelotas, há 18 anos. Atua na área fitness com aulas de jump, step, local e é uma das referências em todo o Estado nas modalidades kangoo jumps, board fitness e HUGS 7.

Categoria Profissional – Atuação Licenciatura:
Josiane Fassini (CREF 013909-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra Canoas e pós-graduada em Mídias e Educação, é professora da Escola Municipal Miguel Couto, em Nova Santa Rita. Atua com a inclusão através do projeto “Educação Física Inclusiva na EJA”, com atividades desportivas adaptadas, como goalball e vôlei sentado. É também coordenadora do projeto “A Escola da Universidade”, em parceria com o curso de Educação Física da Ulbra.

Categoria Profissional – Atuação Projetos Sociais:
Evandir Ferraz (CREF 008382-P/RS)
Conhecido pelo nome artístico Mike Júnior, é professor de street dance no Ballet Gutierres, em Porto Alegre. Pioneiro em adotar e explorar a cultura hip hop em suas aulas, há 15 anos desenvolve um projeto social no Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio, aproximando crianças carentes da dança. É idealizador da modalidade hip hop fitness e instrutor de step nas academias Movere Fitness, HF Personal Training e Fit Academia.

Categoria Pessoa Jurídica:
Fazendo Onda (CREF 001345-PJ/RS)
Em atividade desde 202, a Fazendo Onda é uma escola de natação e academia de Igrejinha. Além de aulas de natação, hidroginástica e caminhada aquática, também desenvolve projetos de emagrecimento para grupos de pessoas com IMC acima da faixa “Obesidade 1”, com duração de seis meses e prêmios para os melhores resultados. Em quatro etapas realizadas até o momento, ajudou a eliminar mais de 620kg somente através da atividade física.

Personalidade:
Joel Pedroso (CREF 000241-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, é oficial da reserva da Brigada Militar. Atuou grande parte da sua carreira no Corpo de Bombeiros e exerceu diversas funções, como coordenador dos salva-vidas da Operação Golfinho, diretor da Escola de Educação Física da Brigada Militar e comandante dos Bombeiros em Porto Alegre. Também foi coordenador de segurança aquática na Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro, nas provas de remo e canoagem. Atualmente é gerente de esportes do Grêmio Náutico União e presidente da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

Mérito da Educação Física:
Renita Dametto
Graduada em Educação Física pela Feevale, é especialista em Treinamento Esportivo e mestre em Educação. Ex-atleta da Seleção Brasileira de handebol, foi professora rede pública de Porto Alegre, secretária de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e presidente da FUNDERGS. Integrou o Conselho Nacional de Esporte e Lazer, o Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia e a Câmara Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte. Instituiu o Programa RS Educação Digital e o Programa de Apoio aos Parques Tecnológicos. Coordenou a reestruturação do CETE, o 20° Campeonato Mundial de Atletismo Máster e a Passagem da Tocha Olímpica em Porto Alegre.


Trofeu Destaque



CREF2/RS divulga finalistas do Troféu Destaque 2019
21/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quarta-feira, dia 21 de agosto, o CREF2/RS divulgou os nomes de todos os finalistas do Troféu Destaque 2019. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, terá a sua cerimônia de entrega realizada no dia 31 de agosto, no Grêmio Náutico União.

Divididos em quatro categorias, os finalistas listados abaixo, em ordem alfabética, foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias – Personalidade e Mérito da Educação Física – terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente no dia 31 de agosto.

As empresas que estão completando dez anos de registro ininterrupto, em 2019, também serão homenageadas na cerimônia. Confira os finalistas:

Categoria Profissional – Atuação Bacharelado:

Camilla Padilha da Silva Dutra (CREF 025641-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Faculdade Sogipa, é criadora do método de treinamento Generation System e sócia-proprietária da Kangoo Top Team, empresa especializada em kangoo jumps. Atua em academias de Porto Alegre.

Roberta Anselmo Borges (CREF 007239-G/RS)
Graduada em Educação Física pela UFPel e pós-graduada em marketing esportivo e academias de ginástica, é proprietária da Academia VO2 Beta, em Pelotas, há 18 anos. Atua na área fitness com aulas de jump, step, local e é uma das referências em todo o Estado nas modalidades kangoo jumps, board fitness e HUGS 7.

Tiago Barrionuevo Proença (CREF 012034-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, é proprietário da BPro – Treinamento Físico Funcional, em Porto Alegre. É um dos precursores da modalidade no Rio Grande do Sul e também ministra diversos cursos sobre o assunto no Brasil e no exterior.

Categoria Profissional – Atuação Licenciatura:

Anelise Reis Gaya (CREF 024009-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, tem doutorado pela Universidade do Porto, em Portugal. Atualmente é docente da ESEFID da UFRGS e professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. É coordenadora do Projeto Esporte Brasil e atua em várias iniciativas relacionadas à promoção da saúde nas aulas de Educação Física Escolar.

Fabiani Dias da Silveira (CREF 002949-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, tem mais de 30 anos de experiência na Educação Física Escolar e atualmente é professor do Colégio Sinodal do Salvador, de Porto Alegre. Em Novo Hamburgo, atua também em um projeto social que fomenta o handebol em escolas municipais, formando equipes para participar de diversos campeonatos. Foi professor substituto da cadeira de handebol da ESEFID/UFRGS, de 2011 a 2012 e é o criador de um projeto de intercâmbio técnico e cultural de handebol entre o Brasil e a Áustria.

Josiane Margarete de Araújo Fassini (CREF 013909-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra Canoas e pós-graduada pela UFRGS em Mídias e Educação, é professora da Escola Municipal Miguel Couto, em Nova Santa Rita. Atua com a inclusão através do projeto “Educação Física Inclusiva na EJA”, com atividades desportivas adaptadas, como goalball e vôlei sentado. É também coordenadora do projeto “A Escola da Universidade”, em parceria com o curso de Educação Física da Ulbra.

Categoria Profissional – Atuação Projeto Social:

Evandir Ricardo Viegas Ferraz (CREF 008382-P/RS)
Conhecido pelo nome artístico Mike Júnior, é professor de street dance no Ballet Gutierres, em Porto Alegre. Pioneiro em adotar e explorar a cultura hip hop em suas aulas, há 15 anos desenvolve um projeto social no Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio, na zona sul de Porto Alegre, aproximando crianças carentes da dança. É idealizador da modalidade hip hop fitness e instrutor de step nas academias Movere Fitness, HF Personal Training e Fit Academia.

Rosani Oliveira Franco (CREF 005930-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, é coordenadora do Instituto Tênis – Núcleo Porto Alegre. O projeto, que já atendeu quatro mil crianças, tem o objetivo de desenvolver o tênis e de transformar o Brasil numa potência do esporte nos próximos 20 anos, oferecendo a modalidade gratuitamente para crianças de escolas municipais e estaduais, que dificilmente teriam acesso, através de aulas regulares de Educação Física e com atividades em parques públicos.

Tânia Beatriz Rodrigues da Silva (CREF 027013-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Universidade La Salle, atua no SESI/FIERGS como monitora de esportes. Há 14 anos também é voluntária na Associação dos Amigos do Centro Olímpico Municipal (AACOM), em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas, ministrando aulas de fitness e de ritmos.

Categoria Pessoa Jurídica:

Fazendo Onda (CREF 001345-PJ/RS)
Em atividade desde 2002, a Fazendo Onda é uma escola de natação e academia de Igrejinha. Além de aulas de natação, hidroginástica e caminhada aquática, também desenvolve projetos de emagrecimento para grupos de pessoas com IMC acima da faixa “Obesidade 1”, com duração de seis meses e prêmios para os melhores resultados. Em quatro etapas realizadas até o momento, ajudou a eliminar mais de 620kg somente através da atividade física.

Fit Academia (CREF 002825-PJ/RS)
Em atividade desde 2014, a Fit Academia é de Porto Alegre e conhecida pelo seu ambiente familiar. Oferece diversas atividades aos seus alunos, como grupo de corrida, treinamento funcional e yoga. Como diferenciais tem o Circuito 60+, dedicado ao público da terceira idade, e cumpre todas as normas de acessibilidade, como rampas de acesso para cadeirantes, banheiro adaptado no térreo e elevador interno.

Sublime Academia (CREF 001162-PJ/RS)
Em atividade desde 2008, a Sublime Academia é de Santa Cruz do Sul e busca contribuir para o equilíbrio físico e mental dos seus alunos, com um ambiente agradável e acolhedor. Conta com uma ampla estrutura, totalmente climatizada, com diversas opções de atividades, como pilates, treinamento funcional, musculação e outras tantas aulas coletivas, ministradas por profissionais altamente qualificados e comprometidos.


Troféu Destaque



Indicações ao Troféu Destaque 2019 encerram neste domingo
09/07/2019
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados têm até o próximo domingo, dia 14 de julho, para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2019. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Nesta edição do Troféu, podem participar das categorias Profissional e Pessoa Jurídica profissionais com registro ativo, regular e em dia. Já vencedor da categoria Personalidade, cuja votação não está aberta pela página do Conselho, será escolhido diretamente pelos membros do Plenário do CREF2/RS.

As indicações feitas pelos profissionais registrados resultarão numa lista com três finalistas. Os nomes mais votados serão revelados no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu, dia 31 de agosto no Grêmio Náutico União.

Categorias:

Profissional – Atuação Bacharelado
Profissional – Atuação Licenciatura
Profissional – Atuação Projeto Social
Pessoa Jurídica
Personalidade

Clique aqui para participar.


Troféu Destaque



Estão abertas as indicações para o Troféu Destaque 2019
06/06/2019
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados têm até o dia 14 de julho para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2019. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Nesta edição do Troféu, podem participar das categorias Profissional e Pessoa Jurídica profissionais com registro ativo, regular e em dia. Já vencedor da categoria Personalidade, cuja votação não está aberta pela página do Conselho, será escolhido diretamente pelos membros do Plenário do CREF2/RS.

As indicações feitas pelos profissionais registrados, desde que fundamentadas, resultarão numa lista com três finalistas. Os nomes mais votados serão revelados no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu.

Categorias:

Profissional – Atuação Bacharelado
Profissional – Atuação Licenciatura
Profissional – Atuação Projeto Social
Pessoa Jurídica
Personalidade

Clique aqui para participar.


Troféu Destaque



Troféu Destaque 2018 é capa da nova edição da CREF2/RS em Revista
17/12/2018
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que teve a sua edição digital lançada hoje, dia 17 de dezembro, faz uma retrospectiva dos eventos que o Conselho realizou no segundo semestre de 2018. Com o Troféu Destaque na capa e um breve perfil de todos os vencedores do prêmio, a publicação também conta como foi o Ciclo de Palestras 20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física, realizado no interior, e quem são os novos conselheiros que foram eleitos em setembro, para o mandato 2018-2024.

Além destas matérias, a nova revista também traz um artigo sobre o atendimento na Educação Física do Rio Grande do Sul, de autoria de Alexandre Balbinot (CREF 013075-G/RS) e o perfil de Fabiano Bartmann (CREF 0009798-G/RS), professor do curso de Educação Física da Sogipa e campeão gaúcho de stand up paddle.

Você também pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para download em tablets e em smartphones. A revista impressa é enviada para todas as Pessoas Jurídicas registradas e para os profissionais que solicitarem recebê-la. Os pedidos devem ser feitos pelo e-mail contato@crefrs.org.br.


revista



Câmara Municipal homenageia profissionais de Educação Física com Troféu Carlos Alberto Garcia
05/09/2018
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Municipal de Porto Alegre, através do Gabinete do vereador João Bosco Vaz, e a Federação Internacional de Educação Física (FIEP), por meio da sua Delegacia no Rio Grande do Sul, fizeram ontem, dia 4 de setembro, a entrega do Troféu Carlos Alberto Garcia. O evento, realizado em comemoração aos 20 anos da regulamentação da profissão, homenageou diversos profissionais de atuação reconhecida no Estado, nas mais diferentes áreas ligadas ao ensino e ao esporte.

O Troféu, que leva o nome do ex-vereador e conselheiro federal Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), também celebrou o legado deixado por este que é um dos ícones da Educação Física Gaúcha. Garcia, cuja trajetória iniciou na década de 70, foi umas das pessoas que lutaram arduamente pela regulamentação da profissão, assinada como Lei em 1998, e pela obrigatoriedade da Educação Física Escolar, em todos os níveis do Ensino Fundamental e Médio, durante o período que esteve à frente da Câmara Municipal. Presente no evento, ele foi o grande homenageado da noite.

Na abertura, Everton Deiques (CREF 008538-G/RS), delegado regional da FIEP-RS, e os vereadores João Bosco e Cassiá Carpes destacaram a importância de todos os profissionais de Educação Física e o papel fundamental que eles desempenham, independente da área de atuação. “A missão de ser profissional de Educação Física, repartindo conhecimento diariamente, traz enormes benefícios, não só para a saúde das pessoas, mas também para o desenvolvimento da nossa sociedade”, declarou Bosco Vaz. “Com o Troféu Carlos Alberto Garcia, queremos homenagear 20 pessoas que resumem bem a excelência, assim como reforçar a função indispensável que a Educação Física representa”, completou.

Entre os homenageados, a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e os atuais conselheiros Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) e João Guilherme Queiroga receberam a condecoração. Já o vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) integrou a mesa de abertura e foi um dos responsáveis pela entrega do prêmio.

Confira a lista completa dos vencedores:

Adolfo de Oliveira (Professor Dodô)
Antônio “Kiko” Pereira (CREF 003345-G/RS)
Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)
Carlos Alberto Garcia (CREF 000002-G/RS)
Carmen Masson (CREF 001910-G/RS)
Cláudia Alfama (CREF 006362-G/RS)
Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS)
Cláudia Romero (CREF 016205-G/RS)
Danusa Zanella (CREF 003307-G/RS)
Débora Garcia (CREF 002202-G/RS)
Élio Carraveta (CREF 002980-G/RS)
Francisco de Vargas Neto (CREF 007683-G/RS)
João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS)
Joel Pedroso (CREF 000241-G/RS)
Leandro Brandão (CREF 003333-G/RS)
Leonardo Ribas (CREF 003760-G/RS)
Melissa Stoffel (CREF 002905-G/RS)
Myron de Moraes (CREF 001713-G/RS)
Roger Machado (CREF 018953-G/RS)
Vilson Bagatini (CREF 000009-G/RS)


Trofeu Professor Garcia



CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2018
03/09/2018
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou no sábado, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2018. O prêmio, que chegou ao seu sétimo ano consecutivo, homenageou as pessoas e as empresas que mais de destacaram ao longo do último ano, em 17 categorias diferentes. Os estabelecimentos que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a importância da data e o reconhecimento da premiação depois de seis edições. “O Dia do Profissional de Educação Física, que comemoramos com o Troféu Destaque, é um momento único no ano, em que podemos estar perto de muitos colegas e de sentir orgulho pelo que fazemos pela profissão e pela sociedade”, avaliou. A forma de escolha dos vencedores, com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada pela Presidente.

Confira os ganhadores:

Profissional de Academia:
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)
Graduada pelo IPA, Viviane possui pós-graduação em Ciências do Esporte pela UFRGS e formação na área de pilates pela STOTT. Participa constantemente de cursos de aprimoramento profissional na área, atuando como instrutora de ginástica localizada, step, bodypump e GAP, além da atividade de personal trainer. Atualmente, trabalha nas academias Bodytech, Fórmula e Ineex, em Porto Alegre.

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Graduado pela UFRGS, Alexandre possui mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela mesma Universidade. É professor da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre. Atua principalmente nas áreas de postura corporal humana, em especial de crianças e adolescentes, e de exercício físico na promoção da saúde na terceira idade.

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Licenciado e bacharel em Educação Física pela Unijuí, Cleber possui também Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Como analista de lazer no SESI, coordenou o Programa de Ginástica na Empresa. É sócio-fundador e atualmente coordenador da Academia Fitness Center, em Horizontina, onde implementou o Programa de Ginástica Laboral e Consultoria para Empresas, que atende diversas organizações da região.

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Fundador da Associação dos Surfistas de Torres, instituição por ele presidida, Felipe é responsável por diversas conquistas do esporte na cidade. Proprietário da Escola de Surf Felipe Raupp desde 1984, também em Torres, é arbitro e técnico da Federação Gaúcha de Surf e possui curso de técnico pela International Surfing Association. Tem experiência como free surfer nos Estados Unidos, Austrália, Peru, El Salvador e Nicarágua.

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Especialista em Fisiologia do Exercício pela UGF, Giuliano é mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Professor da URI – Erechim. Presidente da Associação Erechim de Judô, é também Membro da Special Needs Judo Union, entidade que rege o Judô Para Todos, além de técnico da Seleção Brasileira da modalidade. Desenvolveu o Projeto Judô Para Todos Erechim, que atende diversas crianças com deficiência no Judô escolar.

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA e especialista em Fisiologia do Exercício e em Ciências do Esporte pela UFRGS, Eduardo é ex-atleta de atletismo e de triatlo, com títulos nacionais e internacionais. É personal trainer e técnico de corrida há mais de 25 anos. É ainda coordenador da Remião Treinamento Físico e um dos fundadores da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do Rio Grande do Sul.

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)
Vinícius atua desde 2010 com a modalidade de tênis, e é idealizador do projeto social “Tênis na Comunidade”, de 2013. Através do projeto, que adapta quadras públicas de futsal para o tênis, treina alunos que figuram entre as melhores colocações no ranking estadual de Tênis. Também é servidor da Secretaria do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, onde trabalha com a iniciação e formação da modalidade com cerca de 500 alunos do município.

Profissional de Recreação:
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)
Graduada em Educação Física e especialista em Ensino Especial pela Universidade de Caxias do Sul, Silvana foi professora de ginástica aeróbica e atuou nas Escolas de Educação Infantil Karamelada, Vovó Lu e na Crecha Tia Fran. Atualmente coordena o Serviço de Recreação Terapêutica Hospitalar e Projetos Sociais do Hospital Geral de Caxias do Sul, desempenhando também a função de professora de natação para pacientes da ala infantojuvenil e de instrutora de Ginástica Laboral para os funcionários do Hospital.

Profissional de Escola:
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo e pós-graduado em Ciência do Esporte pela mesma instituição, Luiz Valério trabalha há mais de 20 anos na antiga Escola Agrotécnica de Sertão, hoje IFRS Campus Sertão. Atualmente, treina equipes de voleibol e handebol masculinas e femininas, com participação em diversas competições estaduais. Também promove torneios de integração entre municípios próximos a Sertão.

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Doutor em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo, Alexandre é treinador de judô graduado pela Deutsch Judo Bund, da Alemanha. Foi professor da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro do COB e integrante da Comissão de Combate ao Doping da Confederação Panamericana de Judô. Atuou na organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e atualmente é professor adjunto da UFRGS.

Profissional Técnico Desportivo:
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Dênio é coordenador técnico do Departamento de Voleibol do Grêmio Náutico União desde 2005 e há nove anos atua como técnico das seleções gaúchas femininas da modalidade. Com experiência em categorias de base, profissional e voleibol escolar, possui experiência na organização de eventos esportivos e é, desde 2015, também técnico das equipes de voleibol do Colégio Batista.

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Psicologia pela PUC-RS, Benno é doutor em psicologia pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professor convidado em diferentes universidades do país e do exterior, sendo ainda colaborador em periódicos na área da psicologia do esporte. É também vice-presidente da Federación Sudamericana de Deporte para la Paz.

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Especialista em Educação Psicomotora pela UFRGS, foi professor da rede pública de ensino estadual. Atualmente é professor da Faculdade de Educação Física da Ulbra nos Campus Gravataí e Guaíba, atuando principalmente nos temas educação física, natação, aprendizagem, futebol e história. Dedicou-se à defesa da profissão e dos profissionais junto ao Sindicato, Conselho e Associação dos Profissionais de Educação Física.

Pessoa Jurídica – Academia:
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)
Com quase duas décadas de reconhecimento junto à comunidade de Canoas, a Mapi Academia conta com uma estrutura moderna, equipamentos de alta performance e uma grande diversidade de modalidades oferecidas aos seus frequentadores, como musculação, treinamento funcional, zumba, kangoo jump, yoga, muay thai, jiu-jitsu e ballet fitness. Possui ainda aulas específicas para crianças e para a terceira idade.

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)
Um dos maiores clubes do Rio Grande do Sul, referência entre as entidades do mesmo porte, o Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana foi criado em 1948, a partir da união de duas entidades. Com um importante quadro associativo, atende, além de militares das três forças, associados civis. Na área de esportes, atua com atividades de ginásio e de piscina, em modalidades como futsal, vôlei, judô, natação e hidroginástica.

Personalidade do Ano:
Luiz Celso Giacomini (CREF 001449-G/RS)
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria, Luiz é professor do curso de graduação de Educação Física da UFSM. Técnico de handebol com diversos títulos brasileiros e sul-americanos, atuou também à frente da Seleção Brasileira desta modalidade. Foi presidente da Federação Gaúcha de Handebol, presidente da Fundergs e membro da Associação Mundial Antidopagem. Atualmente é Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

Veículo de Comunicação:
Radar Esportivo – Rádio Universidade AM – Santa Maria
No ar desde 1981 na Rádio Universidade AM, da Universidade Federal de Santa Maria, o Programa Radar Esportivo é dedicado exclusivamente ao esporte, sendo reconhecido por abrir espaço para todas as modalidades individuais e coletivas e eventos esportivos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Produz entrevistas, reportagens, comentários, notícias, curiosidades, quadros e um toque especial dos sons do esporte.


Troféu Destaque



CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para dois dias de palestras
27/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, nos dias 24 e 25 de agosto, o CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, no Centro Universitário Metodista IPA. O evento teve como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais, por meio de seis palestras, abrangendo diversas áreas e abordando as conquistas e os desafios dos 20 anos de regulamentação da profissão. A mesa de abertura foi composta pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), pelo reitor do IPA Norberto Garin, pela conselheira e presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e pelo conselheiro federal do CONFEF Sérgio Sartori (CREF 000003-G/RJ).

Com a palestra “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, Sérgio Sartori relembrou a histórica luta pela regulamentação, que remonta aos anos 40. “A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física, localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física, em 1946”, afirmou. Segundo Sartori, o gaúcho Benno Becker (CREF 001644-G/RS) coordenou a segunda fase do processo, quando foi apresentado pelo deputado federal Darcy Pozza o primeiro projeto de lei à Câmara dos Deputados. A iniciativa foi aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 1989, mas vetada posteriormente pelo presidente José Sarney.

No início de 1994, a APEF-RJ retomou a luta e, por meio de um grupo de professores, lançou o Movimento Nacional pela Regulamentação do Profissional de Educação Física, no início de 1995. “Para deflagrar o processo formalmente, o deputado federal Eduardo Mascarenhas apresentou um novo projeto de lei na Câmara dos Deputados. Em 22 de outubro de 1997, foi aprovado por unanimidade e remetido à Comissão de Constituição e Justiça. Em 1º de setembro de 1998, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei 9.696/98”, comemorou.

Já André Lopes (CREF 008061-G/RS) realizou uma palestra intitulada “Hipertrofia Muscular: Mitos, Verdades e Atualizações”. De forma descontraída, Lopes iniciou sua fala dando dicas de como criar e realizar projetos de sucesso baseados em novas ideias. “O atual estágio da nossa sociedade é baseado na informação, basicamente veiculada pela Internet. As pessoas passam em média 30 horas conectadas”, afirmou. De acordo com o palestrante, o que pode diferenciar o profissional de Educação Física em meio a essa abundância de estímulos é referenciar a sua proposta de trabalho através de meios científicos comprovados. “A inovação tem que ser chancelada por meio de pesquisas confiáveis”, aconselhou.

Em relação à hipertrofia muscular, André logo afirmou que muitos docentes ainda usam uma terminologia defasada em relação aos músculos. Ele também explicou que os fatores que afetam a massa muscular são a genética, a idade, o treinamento, a nutrição, o descanso e, em alguns casos, a farmacologia. André ainda disse que, com o cruzamento de metadados sobre as fibras musculares, ficou provado que um descanso maior entre as séries dão maior resultado para o treino de hipertrofia que as de descanso curto, mas a cadência de realização do movimento e o intervalo de devem ser fixos. “Caso contrário, se perde o controle da periodização”, relatou. Por fim, ele lançou um desafio ao auditório: “organize os próximos treinos de maneira que sejam progressivamente mais científicos”.

O segundo dia de evento iniciou sábado, com a primeira palestra de Fábio Padilha (CREF 000613-G/DF). Em “O Futuro do Profissional de Educação Física”, o organizador do Brasília Capital Fitness deu dicas de como se diferenciar e fazer sucesso, em um mercado extremamente competitivo. “A ideia precisa vir antes do dinheiro. Os empresários que dão certo são aqueles que tomam atitudes e que trabalham para a evolução”, frisou. Na sua fala, Padilha também elencou a proatividade, a força de vontade, a determinação e a coragem como elementos fundamentais para quem quer crescer. “Se você sabe o que precisa ser feito, não espere alguém pedir para você fazer. Simplesmente faça”, defendeu. Além de explorar cada um desses eixos, o palestrante também considerou a ambição necessária para o sucesso. “Saiba o que você quer, não diga ‘tanto faz’ ou ‘pode ser’ diante das oportunidades”, destacou.

Em um segundo momento, Padilha fez a apresentação “Tendências Mundiais do Mercado fitness”, dessa vez direcionada aos empresários e donos de academia presentes. O palestrante mostrou cases de empresas bem-sucedidas e explicou que o bom gestor é, na verdade, aquele que não deixa os problemas acumularem. “Há sempre dois caminhos: fazer dar certo, com dedicação total, ou abandonar”, declarou. Para Padilha, as qualidades necessárias para se tornar um empresário de sucesso são bem parecidas com as características de um bom um profissional: atitude, proatividade, inteligência, visão e coragem. O palestrante ainda falou sobre estratégias de negócio e sobre o relacionamento com concorrentes. No final, tirou dúvidas e destacou formatos de empresa que poderiam ser facilmente implementados no Brasil. “O índice de obesidade aqui é alto, o que significa que temos um bom nicho para ser explorado. Quem ganha dinheiro é quem é a solução do problema de alguém”, encerrou.

Já a primeira palestra da parte de sábado à tarde foi de Fabián Mariotti (CREF 011969-P/RS), mestre em Educação pela Universidade de Rosário, na Argentina, e autor de 17 livros sobre recreação. Mariotti, que trouxe o tema “A Importância do Lúdico na Educação Física Escolar” para o debate e para a reflexão, mostrou aos presentes, de maneira bastante prática, como as brincadeiras, especialmente com músicas, podem ser extremamente proveitosas aos alunos. “Os professores, de uma maneira geral, precisam ter consciência da atitude lúdica, atuando de forma menos dura nas aulas e mais abertos para aprenderem com também”, explicou. Mariotti, ao longo da sua apresentação, mostrou aos presentes as vantagens da aproximação e da interação entre as crianças nas aulas de Educação Física Escolar.

Robson Santos (CREF 021677-G/RS), pós-graduado em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas e finalista do prêmio Top Trainer Brasil 2017, fez a última palestra do CongregaCREF 2018, com o título “O Profissional de Educação Física no Tratamento e Prevenção da Hérnia de Disco”. Além de classificar as diferentes fases do problema e o que é mais recomendado para combater a dor, o palestrante apresentou de forma bastante didática algumas estratégias que podem ser adotadas pelos profissionais de Educação Física diante de qualquer tipo de lesão. “O instrutor de musculação, que está lá na academia atendendo uma pessoa que tem hérnia de disco ou alguma outra enfermidade, não precisa ter medo de atender esse tipo de aluno. O que ele não pode é só montar um treino e contar as séries, tem é que analisar o aluno desde o primeiro momento e entender os seus gestos e as suas reações durante a prática”, explicou Santos.


CongregaCREF



CongregraCREF tem palestra sobre O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco
09/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de Setembro, o CREF2/RS realizará o CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que tem como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais. O evento ocorrerá em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, no Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca, rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80. O Seminário terá seis palestras, abrangendo uma ampla área de conhecimentos, desde novidades técnicas e de treinamento, as conquistas e os desafios destes 20 anos de regulamentação da profissão, as tendências mundias do mercado fitness, entre outros.

A partir desta semana, o CREF2/RS divulgará os detalhes dos temas que serão abordados nas palestras do evento. Neste texto, Robson Santos (CREF 021677-G/RS) apresenta alguns aspectos da sua conferência “O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco”, que ele ministrará no sábado, dia 25 de agosto, às 14h45min. Segundo Robson, é importante que o profissional de Educação Física saiba lidar com o medo das pessoas ao realizar certos exercícios, principalmente após lesões, e que conceba treinos e evoluções com um prognostico onde seu aluno participe das escolhas. “Mas demonstrando a ele sua responsabilidade na prevenção de uma nova lesão após o retorno à atividade física, pois nem todos responderão ao mesmo estímulo para a execução do treinamento, e gritar com os alunos e falar que sempre é necessário sentir dor já não é o estímulo certo, já que sendo otimista, apenas 15% da população se mantém ativo o ano todo, portanto é necessário procurar motivações distintas para pessoas singulares, como ponto central da prática de exercícios sem sofrimento contínuo”, avalia.

Robson defende que o CongregaCREF promove junto aos Profissionais e aos estudantes Educação Física o debate sobre a formação profissional, as políticas educacionais e as novidades nas escolas, faculdades, academias, clubes, laboratórios, além de outros espaços. “No meu caso, tenho um trabalho interdisciplinar com fisioterapeutas, objetivando o retorno a uma vida sem dor após lesões, mas para que isso ocorra é essencial que o profissional saiba o que e como fazer com cada indivíduo nos seus objetivos, já que nossa intervenção na saúde é integral, e não apenas estética”, defende.

O palestrante é pós-graduado em Reabilitação de Lesões Muscuoesqueléticas. Ele foi um dos finalistas do prêmio Top Trainer Brasil 2017, que elegeu o melhor personal trainer do país no ano passado. Ele também possui certificação em treinamento físico pela World Top Trainer Certification e em reabilitação de lesões pela organização norte-americana Premier Health

CongregaCREF - IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sexta-feira, 24, e sábado, 25 de agosto de 2018
Local: Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Porto Alegre/RS
Período de inscrições: de 27 de julho a 23 de agosto

Inscrição gratuita - clique aqui.
Indispensável apresentação de Cédula de Identidade Profissional ou carteira de estudante válida.


CongregaCREF



CREF2/RS divulga finalistas do Troféu Destaque 2018
02/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de agosto, o CREF2/RS revelou todos os finalistas do Troféu Destaque 2018. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai ter a sua cerimônia de entrega realizada no dia 1º de setembro, sábado, na Sogipa.

Divididos em 15 categorias, os finalistas listados abaixo foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente na cerimônia do dia 1º de setembro.

Confira:

Profissional de Academia:
Luccas Rossetto (CREF 004912-G/RS)
Robson Vieira (CREF 021677-G/RS)
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Janete Barcellos (CREF 012545-G/RS)
Marcos Paulo Camboim (CREF 013629-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Gabriela Seadi (CREF 018859-G/RS)
Thales Ness (CREF 008714-G/RS)

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Leonice Cecconello (CREF 004245-G/RS)
Rogério Durks (CREF 006756-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Eduardo Nunes (CREF 002764-G/RS)
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Rosilene Diehl (CREF 006012-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Luciane Dambacher (CREF 012557-G/RS)
Yuri Fajardo (CREF 016147-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Alex Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Matheus Lima (CREF 017246-P/RS)
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)

Profissional de Recreação:
Giorgia Simão (CREF 011090-G/RS)
Rejane Rodrigues (CREF 002150-G/RS)
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)

Profissional de Escola:
Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS)
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Simone Astiazara (CREF 001911-G/RS)

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Fernando Kuse (CREF 001923-G/RS)
Rafael Marcondes Pereira (CREF 026348-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo:
Adenor Bacchi – Tite (CREF 004394-G/RS)
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Sandra Ferrer (CREF 000899-G/RS)

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
José Haroldo Gomes (CREF 004343-P/RS)
Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS)

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Átila de Lima (CREF 025628-G/RS)
Daniel Pavan (CREF 007215-P/RS)

Pessoa Jurídica – Academia:
Corpore Academia – Bento Gonçalves (CREF 000890-PJ/RS)
Ineex – Porto Alegre (CREF 004519-PJ/RS)
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Associação Leopoldina Juvenil (CREF 000555-PJ/RS)
Caixeral Campestre Tênis Clube (CREF 001474-PJ/RS)
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)


Troféu Destaque



Vereadores farão Moção de Repúdio a MP que retira recursos do esporte
11/07/2018
Fonte: Site da Câmara Municipal de Porto Alegre

A elaboração de uma Moção de Repúdio ao texto da Medida Provisória (MP) nº 841/18 que, desde o dia 11 de junho, retira mais de R$ 541 milhões, oriundos de percentuais das apostas nas loterias federais, de projetos de incentivo ao esporte, em especial ao atletismo brasileiro, foi o encaminhamento adotado após debate sobre o tema, na tarde desta terça-feira (10/7), no encontro conjunto das comissões de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (CECE), e de Defesa do Consumido, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) do Legislativo Municipal. A reunião, por iniciativa do vereador André Carús (MDB), que sugeriu a redação do documento, contou com a presença de outros parlamentares e representantes de entidades esportivas.

Ao iniciar a discussão da pauta, Carús disse que a MP, da forma como foi apresentada não irá produzir os resultados pretendidos, que é o de reduzir a violência nas cidades a partir da transferência de boa parte dos recursos do esporte juvenil para o Fundo Nacional da Segurança. De acordo com o vereador, é preciso pressionar o governo federal para reverter a situação “com a máxima urgência, porque os danos já estão causando estragos”.

Retrocesso

Para o vice-presidente de formação de atletas do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Fernando Manuel de Matos Cruz, a MP retrocede em conquistas que vinham sendo obtidas desde a Lei Pelé. Disse, ainda, que da parte percentual do que é arrecadado com as loterias e destinada ao esporte, só atingiu a área de incentivo à formação de jovens para o atletismo. “O prejuízo é grande porque esses recursos vinham sendo investidos em equipamentos, como a construção de pistas atléticas, piscinas e outros; no pagamento de profissionais e no fomento à participação de atletas em competições, o que agora não é mais possível”.

Cruz explicou como o recurso, em média de R$ 40 milhões anuais, era distribuído até que a MP entrasse em vigor e zerasse os repasses de 0,5% de todos os prognósticos de loterias aos cuidados do CBC. “Ao esporte escolar cabia 5%, ao esporte universitário 10%, ao comitê paraolímpico 15%, às despesas administrativas 20% e os 50% restantes ao esporte olímpico e aos clubes”.

Luciana Miorro, coordenadora de Projetos Esportivos do Grêmio Náutico União, declarou que é grande a expectativa dos jovens atletas com a possibilidade de reversão dos efeitos da MP. “Eles estão apreensivos porque foi graças a esses recursos que muitos puderam ser incluídos no esporte”, disse. Ela exemplificou que no União, entre outras formas de investimento, foi possível revitalizar o piso de dois ginásios e equipar o departamento médico, entre outras melhorias “que refletem no preparo dos atletas para competições nacionais e internacionais”.

José Haroldo Arataca, diretor técnico e treinador da Confederação Brasileira de Atletismo (CBA), considerou que, apesar de danosa pelo seu contexto, a MP teve um resultado positivo. “Já vim aqui nesta Casa Legislativa muitas vezes e é a primeira vez que vejo a união dos representantes das entidades em defesa do esporte”. Arataca, no entanto, lamentou não ver a indignação popular. “As pessoas choram pela nossa colocação em sexto no Mundial, mas não se manifestam ao fato de estarmos na 84º posição em educação”, criticou.

Segundo o diretor da CBA, os recursos cortados atingem ainda, o esporte escolar, inviabilizando qualquer iniciativa, como os tradicionais jogos universitários. Ele elogiou a gestão dos recursos que até então eram destinados ao CBC e comparou: “a pista da Sogipa, com o controle da entidade foi construída por R$ 1,8 milhões e uma semelhante, na Ufrgs custou cerca de R$ 10 milhões”. Arataca também lembrou que parte dos recursos cortados do atletismo foram para reforçar o próprio prêmio das loterias, que aumentou recentemente de valor, e também para o futebol, por força da pressão feita pela “bancada da bola”.

Equívoco

O vice-presidente da Federaclubes, Carlos Humberto Rigon, disse que a MP é um equívoco. Além de prejudicar imediatamente aos clubes mais estruturados, como Sogipa, União e Veleiros, corta, também, o sonho das entidades menores que vinham se organizando para a aprovação de projetos junto ao CBC. Ele adiantou que o tema será um dos pontos a ser debatido no Congresso da Federaclubes que acontece em Gramado nos próximos dias 20, 21 e 22 de julho.

Lauro Aguiar, vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 2ªRegião (CREF2RS) informou que o tema vem sendo tratado, também, no âmbito da Assembleia Legislativa, onde uma Audiência Pública está sendo chamada para discutir os efeitos da MP 841/18. Ele lamentou os poucos fóruns de debate e criticou a falta de realização das Conferências do Esporte. “Não somos contra a segurança pública, mas entendemos que não adianta construir presídios se não investirmos em prevenção à violência e isso se faz com iniciativas como a do incentivo da prática do esporte, assim como de investimentos em educação e cultura para os nossos jovens”.

Mauro Myskin, vice-presidente do Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte, afirmou que a extinção da secretaria de Esportes e as políticas públicas para o setor, em Porto Alegre, foram completamente abandonadas. Ressaltou a importância da união de todos para a derrubada da MP, o que considera fundamental para a continuidade de projetos que vinham sendo desenvolvidos pelas entidades e clubes.

Leonardo Monteiro, que representou o deputado federal João Derly (Rede) ressaltou que a MP, que entrou em vigor no dia 12 de junho, tem prazo de 45 dias para ser apreciada pelo Congresso, ou passará a trancar a pauta. Ele lembrou, no entanto, que como há o recesso de julho e a contagem é interrompida, o prazo deve vencer em meados de agosto. “A solução mais rápida é a de pressão sobre o governo para que ele reveja os efeitos da MP sobre o Esporte. Fora isso, ou é esperar a votação, que pode ser pela derrubada, alteração do texto ou aprovação, ou ainda, aguardar os 120 dias para ver a MP, caso não seja apreciada em plenário, perca automaticamente os seus efeitos”.

Paulo Eduardo Barbosa Santos, presidente do Conselho Municipal de Desportos (CMD) reforçou as críticas à falta de incentivo ao esporte na capital gaúcha. Disse que o tratamento em Brasília, com a MP é semelhante ao que vem sendo destinado ao setor em um ano e sete meses do atual governo. Que o CMD perdeu recursos orçamentários, sede e, assim como os demais, qualquer apoio para o desenvolvimento do trabalho dos conselheiros.

Medida

Em suas manifestações, os vereadores presentes ao encontro, assim como o proponente da pauta, se posicionaram contra a retirada de recursos do esporte. De acordo com Cassiá Carpes (PP), o problema da falta de verbas não é diferente de quando foi presidente da extinta Fundação de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (Fundergs). "Era preciso muito jogo de cintura para podermos realizar algo", justificou. João Bosco Vaz (PDT) disse que a MP coloca uma pá de cal sobre qualquer possibilidade de investimento em esporte na capital, visto que o atual governo não realiza nenhum aporte ao setor, assim como nas demais áreas, como na social, "totalmente abandonadas pelo poder público".

Na mesma linha Sofia Cavedon (PT), lamentou o desmonte do esporte na cidade. Ela ainda ressaltou que devido aos projetos do Executivo que trancam a pauta, a Moção de Repúdio não poderá ser votada com a celeridade que merece e, portanto, "o melhor é coletar as assinaturas dos vereadores para remetê-la o mais rápido ao presidente da Câmara Federal". disse. Prof. Alex Fraga (PSol) alertou que é necessário deixar clara a intenção da interrupção imediata dos efeitos da MP na Moção, visto se permanecer com seus efeitos por quatro meses, até que perca o seu valor, "irá provocar estragos que só poderão ser recuperados no ano que vem".

Para a vereadora Comandante Nádia (MDB), presidente da Cedecondh, a união de esforços em prol do Esporte é importante. Disse que os vereadores estão engajados na luta das entidades e clubes para fazer valer o desejo da comunidade esportiva brasileira. Tarciso Flecha Negra (PSD), que presidiu o encontro, destacou que o esporte é capaz de salvar a vida de muitos jovens. Ele lembrou a sua história e a importância que o setor tem para coibir a violência. Da mesma forma a vereadora Mônica Leal (PP) informou que assinará a Moção. Para ela, não se pode colocar em confronto a Segurança e o Esporte. "Cada um dos setores tem a sua importância e devem ter a atenção dos governos", declarou. O vereador Alvoni Medina (PRB), também participou do encontro.

Texto: Milton Gerson (reg. prof 6539)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Foto: Andielli Silveira/CMP


epúdio a MP que retira recursos do esporte



As inscrições para o 11º Prêmio Professores do Brasil terminam em 28 de maio
21/05/2018
Fonte: Ministério da Educação

Permanecem abertas até 28 de maio as inscrições para a 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil. A iniciativa do Ministério da Educação, ao lado de instituições parceiras, busca reconhecer e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria da aprendizagem nas salas de aula. A categoria Esporte como Estratégia e Aprendizagem, dedicada aos professores de Educação Física, premiará cinco educadores com um prêmio no valor de 5 mil reais e ainda levará os vencedores do PPB2018 para conhecer o Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo (NARSP). 

Para se inscrever, é necessário acessar o site do prêmio, preencher o formulário, escrever o relato da prática pedagógica e enviar os materiais que comprovem a realização do projeto. O relato será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional.

Etapas

Nesta edição, a seleção dos trabalhos será realizada nas fases estadual, regional e nacional, por comitês especializados. Vale destacar que os projetos contemplados serão premiados em todas as etapas. Os 162 docentes que se destacarem em nível estadual receberão um troféu.

No nível regional, além do troféu, os 30 educadores terão direito a R$ 7 mil e a uma viagem. Já na fase nacional, os seis professores melhor avaliados levarão R$ 5 mil adicionados aos prêmios das etapas anteriores.

Além do tema livre, o 11º Prêmio Professores do Brasil reconhece projetos desenvolvidos sobre temáticas especiais, como, por exemplo: Esporte como Estratégia de Aprendizagem; Práticas Inovadoras de Educação Científica; Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Inovação Educacional; Educação Empreendedora; e Boas Práticas no Uso de Linguagens de Mídia para as Diferentes Áreas do Conhecimento no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.


Prêmio Professores do Brasil



Estão abertas as indicações para o Troféu Destaque 2018
03/05/2018
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm até o dia 1º de julho para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2018. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram na profissão ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Nesta edição do Troféu Destaque podem votar profissionais com registro ativo, regular e em dia. Será permitido apenas um voto em cada categoria, sendo necessário preencher o nome e número de registro do profissional em que se está votando. No momento de votar, será obrigatório preencher o campo da justificativa com o motivo da indicação. As Pessoas Jurídicas não poderão indicar concorrentes e a categoria “Sociedade” será escolhida pelos membros do Plenário do CREF2/RS.

CATEGORIAS

Pessoa Física
Mérito da Educação Física (profissional considerado mérito por seu trabalho dedicado a Educação Física ao longo dos anos, se tornando referência no assunto)
Profissional do Ano (profissional destaque no ano anterior a premiação)
Profissional de Academia
Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Profissional de Escola
Profissional de Esporte Radical e de Aventura
Profissional de Lutas
Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Profissional de Recreação
Profissional de Corrida de Rua
Profissional Técnico Desportivo
Profissional da Saúde

Pessoa Jurídica
Academia
Clube ou sociedade

Sociedade
Personalidade do Ano
Veículo de Comunicação


Troféu Destaque 2018



Nova edição da CREF2/RS em Revista faz retrospectiva de 2017
01/03/2018
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que teve a sua edição digital lançada nesta quinta-feira, dia 1º de março, faz uma retrospectiva dos eventos que o Conselho realizou no segundo semestre do ano passado. Com o Troféu Destaque 2017 na capa e um breve perfil de todos os vencedores do prêmio, a publicação também conta como foram as palestras do CongregaCREF e do “O Mercado do Personal Trainer Corporativo”, promovido em celebração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral.

Além destas matérias, a nova edição também traz um artigo sobre o papel do profissional de Educação Física na Equoterapia, de autoria de Afonso Forni (CREF 025395-G/RS); o perfil de Rafael Astrada (CREF 010168-G/RS), técnico duas vezes campeão brasileiro de futsal para cegos; uma matéria sobre trabalho da Fiscalização e um pouco mais da história dos conselheiros João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS) e Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

Você também pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para tablets e para smartphones em geral. A revista impressa é enviada para todas as Pessoas Jurídicas registradas e para os profissionais que solicitaram recebê-la. Os pedidos devem ser feitos via contato@crefrs.org.br.


Revista CREF em Revista



CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2017
04/09/2017
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou na última sexta-feira, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2017. O prêmio, que chegou ao seu sexto ano consecutivo, homenageou as pessoas e as empresas que mais de destacaram ao longo do último ano, em 15 categorias diferentes. Os estabelecimentos que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento durante a noite.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a importância da data e o reconhecimento da premiação depois de cinco edições. “O Dia do Profissional de Educação Física, que comemoramos com o Troféu Destaque, é um momento único no ano, em que podemos estar perto de muitos colegas e de sentir orgulho pelo que fazemos pela profissão e pela sociedade”, analisou. A forma de escolha dos vencedores, com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada pela Presidente. “Somos mais de 25 mil registrados e queremos que todos participem, tanto do Troféu Destaque como do dia a dia do Conselho. Esta é a nossa maior honra”.

Confira os ganhadores:

Mérito da Educação Física
Vilson Fermino Bagatini (CREF 000009-G/RS)
Formado em Educação Física e em Pedagogia, Bagatini possui diversos cursos de aperfeiçoamento na área e é pós-graduado em Técnicas Esportivas em Futebol, Handebol e Voleibol e Mestre em Educação pela Universidade de Paris. Autor de 12 livros, foi docente de dezenas de cursos no Brasil e no exterior e Delegado Regional da FIEP, sendo agraciado pela instituição com a Cruz de Prata de Honra Internacional.

Profissional do Ano
Pedro Rodrigues Curi Hallal (CREF 024120-G/RS)
Mais jovem reitor a ocupar o cargo na Universidade Federal de Pelotas, assumiu a liderança da instituição em 2017. Possui mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade e realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança em Londres. É um dos sócios-fundadores da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e bolsista de produtividade do CNPq.

Profissional de Academia
Roberta Forini Ortega (CREF 012398-G/RS)
Formada pela Universidade Federal de Pelotas, atua desde 2001 em academias. Em Pelotas, atuou com musculação, ginástica, natação e hidroginástica, ministrando também aulas de bike, local, step, combate e lecionando também na Faculdade Anhanguera de Pelotas. Em Porto Alegre desde 2012, atua nas academias Natasul e Fórmula, como personal trainer e professora em diferentes modalidades.

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Aline de Andrades Silva (CREF 017502-G/RS)
É graduada pela UNISC e atua desde 2006 na área de licenciatura e de bacharelado. Trabalhou junto a Escolas de Educação Infantil, com Recreação e Lazer, tendo atuado ainda como personal trainer. Atualmente, trabalha com Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral, além de atividades aquáticas, como natação infantil e hidroginástica.

Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Paulo Cezar Mello (CREF 003951-G/RS)
É professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo e coordenador adjunto do curso de Educação Física Licenciatura no Campus Soledade da Universidade. Na UPF, coordena o Projeto de Extensão “Educação Inclusiva Equoterapêutica”, que concorreu ao Prêmio Educação RS em 2016, do Sinpro. É também diretor da Escola Municipal de Autistas Profª Olga Caetano Dias, de Passo Fundo.

Profissional de Escola
César Augusto Osorio Dornelles (CREF 000875-G/RS)
Pós-graduado em Ciência do Desporto e em Psicomotricidade pela UFRGS, Cesar possui atuação voltada ao ensino da prática pedagógica da Educação Física em nível do pré-escolar e Ensinos Fundamental e Médio, e no desporto escolar de voleibol e atletismo. Atualmente trabalha no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, como professor e treinador de voleibol, e na Escola Infantil Tartaruguinha Verde como professor de Psicomotricidade.

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Cláudia Regina Alfama (CREF 006362-G/RS)
É especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos pela UFRGS. É profissional de Educação Física da FADERS – Acessibilidade e Inclusão há 23 anos, onde atualmente coordena o Núcleo Estadual do Paradesporto. Faz parte ainda do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como técnica de voleibol sentado e de bocha paralímpica da Associação Nacional de Desporto para Deficientes.

Profissional de Recreação
Eneida Feix (CREF 002116-G/RS)
É especialista em Educação Psicomotora, em Lazer e Recreação e em Jornalismo Esportivo e possui mestrado na área de Ciências do Movimento Humano. Tem 40 anos de experiência na área de Recreação, com atuação no Ministério do Esporte, na Secretaria Municipal de Educação e de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, na FUNDERGS e nos Ensinos especial, Fundamental, Médio e Superior.

Profissional Técnico Desportivo
André Luís Rocha Scott (CREF 001215-G/RS)
É atualmente coordenador do Departamento de Basquete do Grêmio Náutico União, além de técnico nas categorias de base e principal do esporte no clube, onde trabalha desde 1992. Atuou como técnico da modalidade também no colégio LaSalle Santo Antônio, onde era professor nos Ensinos Fundamental e Médio. Treinou ainda a Seleção Gaúcha de Basquete nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17.

Profissional de Corrida de Rua
Leonardo Rossato Ribas (CREF 003760-G/RS)
Especializado em fisiologia do exercício e em treinamento de atletismo, atua na Sogipa e no grupo PerCorrer. Como treinador de atletismo, participou dos últimos mundiais de atletismo e de revezamento, além dos Jogos Olímpicos do Rio, como treinador da seleção brasileira. Atua também com corrida e caminhada recreativa, com o objetivo maior de proporcionar mais saúde, socialização e qualidade de vida aos praticantes.

Profissional de Saúde
Emilian Rejane Marcon (CREF 002792-G/RS)
É mestre em Ciências da Saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia e Doutora em Medicina – Ciências Cirúrgicas pela UFRGS, atuando como pesquisadora nas áreas de obesidade mórbida, exercício físico e cirurgia bariátrica. Atualmente, trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e na Unidade Básica Santa Cecília, onde desenvolve um programa de exercícios físicos para pacientes pré e pós-cirurgia bariátrica.

Clube ou Sociedade
Clube do Professor Gaúcho (CREF 000269-PJ/RS)
O Clube do Professor Gaúcho é a única agremiação social de educadores do Brasil e maior clube classista da América do Sul. Foi fundado em 1966 sob o lema: “a união de uma classe materializada em concreto”. Mantém atualmente três sedes sociais, em Porto Alegre, Santa Maria e Balneário Pinhal, sendo um consagrado espaço de sociabilidade que proporciona convívio entre professores de todas as instituições de ensino.

Academia
Cia Athlética (CREF 001430-PJ/RS)
Presente no mercado há 30 anos, a Cia. Athletica atende 35.000 alunos e conta com 18 unidades pelo Brasil. Em Porto Alegre, conta com ambiente moderno com 3000m² e mais de 30 modalidades de aulas coletivas. A partir de avaliação física e nutricional, sua equipe de profissionais especializada desenvolve um programa completo de atividades de acordo com o perfil, objetivos, preferências e disponibilidade de tempo do aluno.

Veículo de Comunicação
Vozes do Esporte – Rádio Charrua
É um programa de conversa e entrevistas sobre o esporte local e em geral, sendo o mais tradicional programa de esportes da Fronteira Oeste do Estado. Criado para fomentar, discutir, organizar e melhorar o esporte na cidade de Uruguaiana, é apresentado por Vicente Majó da Maia. Está no ar há dezoito anos, sendo cinco na Rádio Charrua, e foi responsável por diversas conquistas na área esportiva da região.

Personalidade do Ano
João Derly
É ex-judoca, bicampeão mundial da modalidade, e também campeão em diversos outros torneios. Participante ativo de campanhas sociais quando atleta, após aposentar-se do judô de alto rendimento fundou o Instituto Pódium, projeto que leva o judô gratuitamente a crianças em situação de vulnerabilidade social. Eleito vereador em 2012 e deputado federal em 2014, tem como principais bandeiras o esporte e as causas sociais.


Troféu Destaque



Cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2017 ocorre nesta sexta-feira
31/08/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai realizar amanhã, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2017. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, ocorrerá na Praça dos Fundadores do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

Divididos em 13 categorias, os finalistas foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, tiveram os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente na cerimônia.

Mérito da Educação Física
Dionisio Musachio Felix (CREF 003283-P/RS)
Vilson Fermino Bagatini (CREF 000009-G/RS)
Arnóbio Noronha Sigaran (CREF 003284-P/RS)

Profissional do Ano
Pedro Rodrigues Curi Hallal (CREF 024120-G/RS)
Fernando Ernesto Saraiva (CREF 002582-P/RS)
Álvaro Fernando Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)

Profissional de Academia
Marcos Vinícius Ferreira (CREF 015318-G/RS)
Roberta Forini Ortega (CREF 012398-G/RS)
Anelise de Moraes Leotte Bach (CREF 002179-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Jussara Mesquita da Costa (CREF 009226-G/RS)
João Pedro Manica (CREF 019833-G/RS)
Aline de Andrades Silva (CREF 017502-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Felipe Alberton (CREF 013445-G/RS)
Alex Lenz Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Paulo Cezar Mello (CREF 003951-G/RS)

Profissional de Escola
Carlos Alberto Alves Oliveira (CREF 020824-G/RS)
César Augusto Osorio Dornelles (CREF 000875-G/RS)
Josiane Margarete de Araújo Fassini (CREF 013909-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Rosilene Moraes Diehl (CREF 006012-G/RS)
Paulo José Antoni (CREF 002041-G/RS)
Cláudia Regina Alfama (CREF 006362-G/RS)

Profissional de Recreação
Cassiano Pedro Somensi (CREF 012741-G/RS)
Eneida Feix (CREF 002116-G/RS)
Clezio José dos Santos Gonçalves (CREF 008168-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo
André Luís Rocha Scott (CREF 001215-G/RS)
Gilberto Bellaver (CREF 003372-G/RS)
André Osvaldo Furtado da Silva (CREF 011068-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua
Juliano Mônaco Maciel (CREF 016431-G/RS)
Alexandre Sendzich Silvestrin (CREF 013072-G/RS)
Leonardo Rossato Ribas (CREF 003760-G/RS)

Profissional de Saúde
Alexandre Ramos Lazzarotto (CREF 002537-G/RS)
Marivete Tomazoni (CREF 011447-G/RS)
Emilian Rejane Marcon (CREF 002792-G/RS)

Clube ou Sociedade
Clube Juvenil de Caxias do Sul (CREF 000922-PJ/RS)
Lindoia Tênis Clube (CREF 000160-PJ/RS)
Clube do Professor Gaúcho (CREF 000269-PJ/RS)

Academia
Academia Body One (CREF 000897-PJ/RS)
Cia Athlética (CREF 001430-PJ/RS)
Guilherme Hessel Diel – Academia Personalizada Funcional (CREF 002963-PJ/RS)


Troféu Destaque 1º de setembro Dia do profissional de Educação Física



CREF2/RS revela finalistas do Troféu Destaque 2017
27/07/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS divulgou, na manhã desta quinta-feira, dia 27 de julho, os finalistas do Troféu Destaque 2017. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai ter a sua cerimônia de entrega realizada no dia 1º de setembro, sexta-feira, na Praça dos Fundadores do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

Divididos em 13 categorias, os finalistas listados abaixo foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente na cerimônia do dia 1º de setembro. Confira:

Mérito da Educação Física
Dionisio Musachio Felix (CREF 003283-P/RS)
Vilson Fermino Bagatini (CREF 000009-G/RS)
Arnóbio Noronha Sigaran (CREF 003284-P/RS)

Profissional do Ano
Pedro Rodrigues Curi Hallal (CREF 024120-G/RS)
Fernando Ernesto Saraiva (CREF 002582-P/RS)
Álvaro Fernando Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)

Profissional de Academia
Marcos Vinícius Ferreira (CREF 015318-G/RS)
Roberta Forini Ortega (CREF 012398-G/RS)
Anelise de Moraes Leotte Bach (CREF 002179-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Jussara Mesquita da Costa (CREF 009226-G/RS)
João Pedro Manica (CREF 019833-G/RS)
Aline de Andrades Silva (CREF 017502-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Felipe Alberton (CREF 013445-G/RS)
Alex Lenz Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Paulo Cezar Mello (CREF 003951-G/RS)

Profissional de Escola
Carlos Alberto Alves Oliveira (CREF 020824-G/RS)
César Augusto Osorio Dornelles (CREF 000875-G/RS)
Josiane Margarete de Araújo Fassini (CREF 013909-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Rosilene Moraes Diehl (CREF 006012-G/RS)
Paulo José Antoni (CREF 002041-G/RS)
Cláudia Regina Alfama (CREF 006362-G/RS)

Profissional de Recreação
Cassiano Pedro Somensi (CREF 012741-G/RS)
Eneida Feix (CREF 002116-G/RS)
Clezio José dos Santos Gonçalves (CREF 008168-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo
André Luís Rocha Scott (CREF 001215-G/RS)
Gilberto Bellaver (CREF 003372-G/RS)
André Osvaldo Furtado da Silva (CREF 011068-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua
Juliano Mônaco Maciel (CREF 016431-G/RS)
Alexandre Sendzich Silvestrin (CREF 013072-G/RS)
Leonardo Rossato Ribas (CREF 003760-G/RS)

Profissional de Saúde
Alexandre Ramos Lazzarotto (CREF 002537-G/RS)
Marivete Tomazoni (CREF 011447-G/RS)
Emilian Rejane Marcon (CREF 002792-G/RS)

Clube ou Sociedade
Clube Juvenil de Caxias do Sul (CREF 000922-PJ/RS)
Lindoia Tênis Clube (CREF 000160-PJ/RS)
Clube do Professor Gaúcho (CREF 000269-PJ/RS)

Academia
Academia Body One (CREF 000897-PJ/RS)
Cia Athlética (CREF 001430-PJ/RS)
Guilherme Hessel Diel – Academia Personalizada Funcional (CREF 002963-PJ/RS)


Troféu Destaque



Encerram nesta terça-feira as indicações para o Troféu Destaque 2017
30/06/2017
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm até a próxima terça-feira, dia 4 de julho, para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2017. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS àqueles que mais se destacaram na profissão ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Com o objetivo de valorizar os profissionais e os estabelecimentos que zelam pelo prestígio da Educação Física, o Troféu Destaque 2017 possui 15 categorias abertas à votação. Todos que estão em dia com as suas obrigações estatutárias podem fazer as suas indicações e também a concorrer a um dos prêmios. Outros dois troféus – Personalidade do Ano e Veiculo de Comunicação – terão os seus vencedores escolhidos diretamente pela Plenária. As categorias são:

– Mérito da Educação Física
– Profissional do Ano
– Profissional de Academia
– Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
– Profissional com Atuação em Projetos Sociais
– Profissional de Escola
– Profissional de Esporte Radical e de Aventura
– Profissional de Lutas
– Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
– Profissional de Recreação
– Profissional de Corrida de Rua
– Profissional Técnico Desportivo
– Profissional da Saúde
– Academia
– Clube ou Sociedade

As indicações feitas resultarão numa lista com três finalistas para cada uma das categorias. Os nomes mais votados serão revelados aqui no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu, no dia 1º de setembro, no Grêmio Náutico União. Clique aqui para participar.


Trofeu Destaque



Estão abertas as indicações para o Troféu Destaque 2017
06/06/2017
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm até o dia 4 de julho para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2017. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram na profissão ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Com o objetivo de valorizar os profissionais e os estabelecimentos que zelam pelo prestígio da Educação Física, o Troféu Destaque 2017 possui 15 categorias abertas à votação. Todos os profissionais registrados e que estejam em dia com as suas obrigações estatutárias estão aptos a fazer as suas indicações e também a concorrer a um dos prêmios. Outros dois troféus – Personalidade do Ano e Veiculo de Comunicação – terão os seus vencedores escolhidos diretamente pela Plenária. As categorias são:

– Mérito da Educação Física
– Profissional do Ano
– Profissional de Academia
– Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
– Profissional com Atuação em Projetos Sociais
– Profissional de Escola
– Profissional de Esporte Radical e de Aventura
– Profissional de Lutas
– Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
– Profissional de Recreação
– Profissional de Corrida de Rua
– Profissional Técnico Desportivo
– Profissional da Saúde
– Academia
– Clube ou Sociedade

As indicações feitas pelos profissionais resultarão numa lista com três finalistas para cada uma das categorias. Os nomes mais votados serão revelados aqui no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu, no dia 1º de setembro, no Grêmio Náutico União. Clique aqui para participar.


Trofeu Destaque



Práticas Integrativas e Complementares é um novo campo para profissionais de Educação Física
15/05/2017
Fonte: CREF2/RS

A construção da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) iniciou-se a partir do atendimento das diretrizes e recomendações de várias conferências nacionais de saúde e das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em junho de 2003, representantes das associações nacionais de Fitoterapia, Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica reuniram-se com o então ministro da Saúde, ocasião em que, por solicitação dele, foi instituído um grupo de trabalho, coordenado pelo Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), e pela Secretaria-Executiva, com a participação de representantes das secretarias de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, do Ministério da Saúde (MS); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e associações brasileiras de Fitoterapia, Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica, para discussão e implementação das ações, no sentido de elaborar-se a política nacional.

Em setembro de 2003, o grupo gestor responsável pela ordenação dos trabalhos e formulação da política nacional definiu, entre outras coisas, a criação de quatro subgrupos de trabalho, respeitando as diversas áreas, em virtude das especificidades de cada uma delas. Como estratégia de elaboração da política, o grupo gestor elaborou um plano de ação a ser adotado pelos subgrupos para, posteriormente, a ser consolidado em documento técnico único relativo à política nacional.

Em 2006 foram criadas no Brasil as Políticas Nacionais de Práticas Integrativas Complementares, partindo da orientação da O.M.S., para fortalecer ações e serviços de PICS (Práticas Integrativas e Complementares) na rede de atenção à saúde e comunidade. A M.T.C. (Medicina Tradicional Chinesa), através de um modelo transdisciplinar foi acrescentado a essas práticas, aqui no Brasil, e abrindo possibilidades aos profissionais de Educação Física para atuação tanto em empresas, comunidades, escolas, academias de rua, NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) entre outros.

Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) foi um dos profissionais de Educação Física que aderiram às novas modalidades. “Na minha prática e convivência na Educação Física, tive a felicidade de conhecer pessoalmente o criador do método “Lian Gong” em 18 terapias, uma prática corporal elaborada na década de 70 pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa que viveu em Shangai na China”, explica.

Marco afirma que esta prática foi escolhida pelo governo de Shangai para ser amplamente divulgada para a população e o Dr. Zhuang, o seu criador, recebeu o prêmio de “Pesquisa Cientifica de Resultado Relevante”. “O Doutor Zhuang, uniu conhecimento da MTC – Medicina Tradicional Chinesa e a Moderna Medicina Ocidental, com as artes guerreiras e os antigos exercícios terapêuticos”.

Segundo Scharcow, o objetivo principal do Lian Gong em 18 Terapias é a de tratar e prevenir dores no corpo, inúmeros problemas osteosmusculares, articulações, etc. hoje tão freqüente nas condições da vida moderna, além de atuar nas disfunções dos órgãos internos e problemas respiratórios. São exercícios preventivos e curativos, cujas práticas põe em movimento o “Chi” (energia vital) através dos meridianos, em especial ao “Zhen Chi” ou “Chi Verdadeiro” no organismo, termos encontrados nos fundamentos da MTC, Medicina Tradicional Chinesa, que diz “Quando o Zhen Chi esta pleno no interior do corpo humanos fatores negativos não podem invadir”. A prática ajuda na circulação do sangue, dissolve aderências e inflamações dos tendões. Restaura a movimentação natural, melhorando a resistência e a vitalidade do organismo. O sistema completo do Lian Gong em 18 terapias é composto de 3 partes, totalizando 54 exercícios.


Práticas Integrativas e Complementares



CREF2/RS comemora Dia Estadual da Ginástica Laboral com evento na Assembleia Legislativa
23/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, por meio da sua Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, realizou ontem, dia 22, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do estado, o evento “Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro”. O objetivo foi divulgar e consolidar a atuação do profissional de Educação Física como protagonista nas atividades de prevenção da saúde do trabalhador. A data foi escolhida pois, em 22 de novembro de 1978, foi formalizado o primeiro contrato de Ginástica Laboral no Brasil, firmado pelo SESI/RS e a faculdade de Educação Física da FEEVALE, sendo posteriormente transformada em Dia Estadual da Ginástica Laboral pela Lei 14.418, de autoria do Deputado Estadual Adilson Troca.

O evento foi marcado pelo lançamento do livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”, escrito por especialistas ligados ao Sistema CONFEF/CREFs, e também pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviço de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa à SER – SAÚDE, EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO, empresa que atua desde 1990 no mercado. A premiação foi recebida pelo sócio da SER, Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS). Ao final do evento, foi realizada a palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o tema.

Segundo o vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), o livro Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física” foi escrito por cinco conselhos e coordenado pelo presidente do CREF9/PR Eduardo Branco (CREF 000009-G/PR) e membros e profissionais da Câmara Técnica do SESI. “E também é resultado de muitas parcerias que fizemos, como o Procom, MP, Polícia Civil e agora, fechando com chave de ouro, com o Tribunal Regional de Trabalho da 4ª Região, onde tive a felicidade de conhecer desembargador Raul Sanvicente, e ele falou uma coisa certa: a Ginástica Laboral é apenas uma ferramenta para entrarmos na empresa, existem outros programas de atividade física que podem ser utilizados”. Para tanto, completou Lauro, “este livro que estamos lançando vai mostrar os parâmetros para implantar um programa de Ginástica Laboral”.

Adriano Soares da Silva, analista da Gerência de Produção do SESI, explicou que existe um trabalho árduo para que os ambientes de trabalho sejam saudáveis. “E a Ginástica Laboral é um dos serviços que nós oferecemos. Hoje não vemos o profissional de Educação Física apenas para alongar e reforçar a musculatura. Nós cremos que ele é o promotor de saúde dentro do ambiente de trabalho, pois é a pessoa com conhecimentos para educar ou reeducar o trabalhador na atividade física”, avaliou. Silva disse que SESI trabalha de forma articulada, com o profissional de Educação Física atuando junto a fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, sempre pensando na melhor estratégia apara atender as empresas.

O desembargador do TRT4, Raul Sanvicente, gestor do programa Trabalho Seguro, instituído pelo Tribunal Superior do Trabalho, afirma que o programa representa uma face diferente do que é o dia a dia do Judiciário Trabalhista, onde o juiz aguarda as demandas e julga, devolvendo para a sociedade uma sentença. “Este programa seria como se o juiz saísse do gabinete e fosse conviver com a sociedade pró-ativamente para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção”, avalia. O desembargador afirmou que o Tribunal humildemente se junta e reconhece todas estas iniciativas em prol de hábitos saudáveis, “pois sabemos que há muitos anos profissionais de Educação Física se dedicam ao assunto”.

Esse programa, continua Sanvicente, “funciona através de parcerias com várias instituições, e é muito enriquecedor estender esta parceria ao CREF2/RS”. O desembargador explicou que busca nesta interação com a sociedade a efetividade do programa, pois o Tribunal sempre ressalta que não adianta apenas formalidade. "Penso que com a parceria com o CREf2/RS, que deve se dar em março, após os trâmites burocráticos, vamos conhecer melhor a Ginástica Laboral, podendo levar esclarecimentos aos juízes e aos servidores em relação a esta atividade.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), ressaltou a trajetória de lutas que o Conselho vem desenvolvendo ao longo do tempo, mobilizando inclusive o CONFEF para expandir a ideia. "Com isto, organizamos este livro, que pode parecer, em uma passada rápida, algo simbólico, mas tem um peso muito significativo, pois nos abre espaço de representatividade da Ginástica Laboral em nível federal". Carmen explicou que a Ginástica Laboral é encargo do profissional de Educação Física e tem como objetivo a prevenção de doenças, sendo a forma mais efetiva e barata de investimento na saúde. "Pesquisas mostram que toda pessoa sedentária tem 100% de chances de ter problemas cardíacos. Se ela fizer atividade física regularmente baixa esta probabilidade para 66%. Está na hora de investirmos na atividade física e desafogarmos os hospitais brasileiros”.

A Atuação do Profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador

O Conselheiro do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) afirmou em sua palestra que, depois da folha de pagamento, o segundo maior custo das empresas atualmente são com planos de saúde."Ou seja, a sinistralidade é cada vez maior, com as pessoas recorrendo em massa aos planos de saúde, fazendo exames mais complexos e com isto tem onerado tanto as operadoras quantos as empresas que têm que pagar por estes custos".

Rony afirmou que uma pergunta intrigante e recorrente nas pesquisas sobre saúde é "por que você não faz atividade física regularmente?". A resposta invariavelmente é falta de tempo. "O que seria compreensível, se as pessoas não afirmassem nestas mesmas pesquisas que assistem TV em média de 12 a 14 horas por semana", explica Rony, alertando que são recomendados 150 minutos de atividade física por semana.

"Será que a culpa é do progresso?", questiona Rony. "Se formos pensar nas três revoluções industriais, podemos constatar houve mudanças significativas na vida das pessoas. Hoje vivemos a quarta Revolução Industrial, que traz a realidade virtual. Isto trará efeitos para nossas vidas, tanto é que o Fórum de Davos já incluiu qualidade de vida em seus debates".

O conselheiro afirma que a Ginástica Laboral tem um papel muito importante no atual momento histórico, e que o desafio é aprender a ensinar os trabalhadores a serem fisicamente mais ativos. "Temos que unir esforços distintos em uma estratégia integrada de promoção de saúde", ressalta, lembrando que já em 2005, a Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Bangkok, afirmava que o setor privado tem a responsabilidade de assegurar a saúde dos seus empregados, suas famílias e comunidades.

Rony ponderou que os profissionais de Educação Física tem que ser um pouco mais sedutores no marketing social. "Transformando a atividade física não em obrigação, mas sim em um desejo. Para isto, é necessário utilizar cinco pilares: engajamento dos líderes, criar pertencimento, ética e buscar as ações que têm trazido melhores resultados e sustentabilidade", definiu.


Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa



Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro entrega prêmio à SER – Saúde, Educação e Reabilitação
16/11/2016
Fonte: CREF2/RS

Na próxima terça-feira, dia 22 de novembro, a Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS vai realizar o evento Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro. Além de contar com uma palestra e debates sobre o tema, a atividade será marcada também pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviços de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa. A homenagem, concedida neste ano à SER – Saúde, Educação e Reabilitação (CREF 000034-PJ/RS), tem o objetivo de valorizar as empresas que atuam na prevenção e na promoção da saúde do trabalhador e que zelam pelo prestígio do profissional de Educação Física.

A SER – Serviço de Educação e Reabilitação iniciou as suas atividades em agosto de 1990, como um consultório de fisioterapia e ginástica terapêutica. Com uma equipe composta por fisioterapeutas e profissionais de Educação Física, o objetivo inicial da empresa era a reabilitação física de pacientes com problemas ósteo-articulares e musculares, de coluna e tendinites. Em 1996, começou a atuar com Ginástica Laboral e Ergonomia, ganhando destaque em todo o Rio Grande do Sul por desenvolver programas para a qualidade de vida do trabalhador.

Dirigida por Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) e Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), a SER – Saúde, Educação e Reabilitação tem em seu quadro de profissionais Aida Marques (CREF 022620-G/RS), Cristiano Porcher (CREF 013463-G/RS), Dirceu dos Santos (CREF 13169-G/RS), Ellen de Oliveira (CREF 014282-G/RS), Lisa Gonçalves (CREF 016772-G/RS), Luciane Domingues (CREF 021402-G/RS), Luis Henrique Nunes (CREF 012519-G/RS), Luiz Bernardo Waengertner (CREF 007697-G/RS), Neiva Schuster (CREF 01115-G/RS), Roberto Ferreira (CREF 020889-G/RS) e Wayne Feil Wong (CREF 019387-G/RS).

Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro

Além deste Prêmio, evento terá como destaque palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o assunto. Com entrada gratuita para profissionais registrados e para acadêmicos do curso de Educação Física, o Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas de maneira gratuita pela página do evento.

O Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro será realizado das 14h30min às 17h45min, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Os 50 primeiros participantes a se cadastrar ganharão de brinde, no dia do evento, o livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”.

Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro
Data: Terça-feira, dia 22 de novembro, das 14h30min às 17h45min
Local: Assembleia Legislativa – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho)
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico
Inscrições: aqui


Ginástica Laboral



CREF2/RS entrega Prêmio às empresas de Ginástica Laboral no dia 22 de novembro
04/11/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS vai realizar, no dia 22 de novembro, o evento Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro. Em comemoração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral, a atividade será marcada pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviços de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, que tem o objetivo valorizar as empresas que atuam na prevenção e na promoção da saúde do trabalhador e que zelam pelo prestígio da profissão de Educação Física. Você pode indicar a sua empresa ao Prêmio aqui.

Além da entrega deste Prêmio, o evento contará ainda com a palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o assunto. Com entrada gratuita para profissionais registrados e para acadêmicos do curso de Educação Física, o Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas de maneira totalmente gratuita pela página do evento.

O Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro será realizado das 14h30min às 17h45min, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Os 50 primeiros participantes a se cadastrar ganharão de brinde, no dia, o livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”.

Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro
Data: Terça-feira, dia 22 de novembro, das 14h30min às 17h45min
Local: Assembleia Legislativa – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho)
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico
Inscrições: aqui


Eventos Ginástica Laboral Prêmio



Conselho realiza evento em comemoração ao Dia Estadual Ginástica Laboral no dia 22 de novembro
27/10/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS vai realizar, no dia 22 de novembro, o evento intitulado Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro. A atividade, proposta para comemorar o Dia Estadual da Ginástica Laboral, contará com a palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o assunto.

Com entrada gratuita para profissionais registrados e para acadêmicos do curso de Educação Física, o Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas de maneira totalmente gratuita pelo site do CREF2/RS. O evento será realizado das 14h30min às 17h45min, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), da Assembleia Legislativa. Os 50 primeiros participantes a se cadastrar ganharão de brinde, no dia, o livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”.

Além da palestra de Tschoeke, a atividade também será marcada pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviços de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa. A homenagem, promovida pela primeira vez pela Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, tem como objetivo valorizar as empresas registradas que atuam na prevenção e na promoção da saúde do trabalhador e que zelam pelo prestígio da profissão de Educação Física. Você pode indicar a sua empresa ao Prêmio aqui.

Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro
Data: Terça-feira, dia 22 de novembro, das 14h30min às 17h45min
Local: Assembleia Legislativa – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho)
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico
Inscrições: aqui


Ginástica Laboral Eventos



CREF2/RS anuncia vencedores do kit comemorativo de 1º de setembro
08/09/2016
Fonte: CREF2/RS

Como parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS distribuiu novamente o seu tradicional kit para os profissionais registrados e em dia com suas obrigações estatutárias. Neste ano, foram contempladas as 200 primeiras pessoas que enviaram uma foto com o tema “Demonstre seu amor pela Educação Física!”, por um formulário específico à disposição para no site do CREF2/RS, ao longo da última semana.

A lista com o nome e as fotos de todos os vencedores já pode ser conferida aqui. O kit de 1º de setembro contém uma camiseta, um cevador, uma caneta, um squeeze e um adesivo do CREF2/RS.

Profissionais de Porto Alegre e da Região Metropolitana já podem retirar o kit diretamente na sede do Conselho. Quem mora em Caxias do Sul deverá retirá-lo no CREF Serra a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de setembro. Os demais profissionais do interior do Estado receberão o prêmio em casa, via Correios. Confira os nossos endereços e horários de funcionamento:

CREF2/RS – Porto Alegre
Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro Histórico
Horário de atendimento: de segunda a quinta, das 9h às 17h; e sexta-feira, das 12h às 17h

CREF - Serra
Rua Antônio Ribeiro Mendes, 1849 - Pio X
Horário de atendimento: de segunda a quinta, das 9h às 12h e das 13h às 18h; e sexta-feira, das 13h às 18h


Kit Dia do Profissional de Educação Física



Troféu Destaque homenageia os melhores profissionais do ano
02/09/2016
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou ontem, no Grêmio Náutico União, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque. O prêmio, que chegou ao seu quinto ano consecutivo, homenageou aqueles que mais se destacaram ao longo de 2016, em 15 categorias diferentes. As empresas que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a tradição do Troféu Destaque, já reconhecido entre os profissionais como o “Oscar da Educação Física gaúcha”. A forma de escolha dos vencedores, pela primeira vez com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada como outro ponto positivo. “Queremos que todos participem, não só do Troféu Destaque, mas do dia a dia do Conselho. Hoje estamos aqui para premiar os nossos colegas, mas sempre de portas abertas para recebê-los”.

Confira os ganhadores:

Academia:

Fórmula RS Fitness Center (CREF 002499-PJ/RS)
É uma empresa do grupo internacional Bodytech Company e chegou a Porto Alegre em 2014. Localizada no Shopping Praia ade Belas, possui duas grandes salas para atividades coletivas, relacionadas à musculação e ao condicionamento físico, e um espaço de indoor cycle. Oferece uma grande variedade de modalidades, como pilates, alongamento e zumba.

Clube ou sociedade:

Recreio da Juventude (CREF 000515-PJ/RS)
Foi fundado em dezembro de 1912, em Caxias do Sul. Com uma grande estrutura, que conta com academia, piscinas, sauna e modalidades esportivas, como basquete, futsal, handebol e vôlei, o clube tem mais de 16 mil associados e diversas outras opções de atividades sociais, de lazer e de diversão.

Mérito da Educação Física:

Adroaldo Cézar Araújo Gaya (CREF 002280-G/RS)
Doutor em Treinamento Desportivo pela UERJ e em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, atualmente é professor titular da UFRGS, das disciplinas de epistemologia e metodologia da pesquisa. É o criador e o coordenador do Projeto Esporte Brasil, pioneiro observatório permanente de indicadores de crescimento e de desenvolvimento de crianças e de adolescentes esportistas. É ainda autor de diversos livros sobre Educação Física, esportes e metodologia da pesquisa.

Profissional do ano:

Antônio Carlos de Oliveira Pereira (CREF 003345-G/RS)
Kiko é faixa preta e técnico de judô da Sogipa. Chegou no clube em 1984, foi três vezes campeão gaúcho como atleta e em 1986 começou a atuar como auxiliar técnico da equipe de judô. Foi treinador dos campeões mundiais e medalhistas olímpicos João Derly, Tiago Camilo, Mayra Aguiar, Felipe Kitadai e Maria Portela.

Profissional de academia:

Paulo André Poli de Figueiredo (CREF 000340-G/RS)
Mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFRGS e especialista em Medicina Esportiva e Saúde Escolar pela PUCRS, é sócio-diretor do Centro Físico Acqualità e membro da comissão científica da Aquatic Exercise Association. É também autor dos livros “AICHI – Técnica de Relaxamento Aquático” e “Natação para Bebês, Infantil e Iniciação: Uma Estimulação para a Vida”.

Profissional de atividade física na empresa e Ginástica Laboral:

Vinicius da Silva Alves (CREF 008089-G/RS)
Especialista em Ginástica Laboral e Qualidade de Vida pela UNIGRANRIO, é também especialista em Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, pela UFRGS. É sócio-proprietário da empresa Esportes em Ação – Programas de Promoção da Saúde e diretor da empresa Valorize Projetos e Consultoria Esportiva. Possui experiência de mais de dez anos em consultoria, assessoria e treinamento em diversas empresas do Rio Grande do Sul.

Profissional com atuação em projetos sociais:

Felipe Rosa de Quadros (CREF 020906-G/RS)
Pós-graduado em psicomotricidade escolar e faixa preta de judô, iniciou no esporte em 1999. Já passou pelos Departamentos de Judô do Sport Club Internacional, do Grêmio Náutico União e atualmente é auxiliar técnico das equipes de base da Sogipa e da Federação Gaúcha de Judô. É também professor do projeto Geração Futuro/Educandário, que oferece oficinas de judô para jovens e adolescentes que vivem em comunidades de risco na zona norte de Porto Alegre.

Profissional de escola:

Virgínia Rolim Wolffenbuttel (CREF 000055-G/RS)
Atua com a Educação Física escolar desde 1981. Com mais de 30 anos de experiência na área, atualmente é professora da Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros, em Porto Alegre. Em 2004, iniciou o Projeto Jovens Talentos, cujas equipes escolares de handebol masculino já conquistaram diversos títulos nas categorias mirim, infantil e juvenil. Também é especialista em autismo e pós-graduada em Ginástica de Academia.

Profissional de esporte radical e de aventura:

Thomas Schulze (CREF 013024-G/RS)
Escoteiro, monitor de rapel e de escalada, foi diretor técnico da Associação Caxiense de Montanhismo, de 2009 a 2011. Atuou também como árbitro do Campeonato Gaúcho de Escalada, e foi o criador do blog Montanhismo, Escalada e Educação Física, pioneiro no Rio Grande do Sul. Com experiência de 24 anos no montanhismo e na escalada, atualmente trabalha com escalada esportiva, escalada recreativa, preparação física e com assessoria de expedições em alta montanha.

Profissional de lutas:

Ricardo Reuter Pereira (CREF 002715-G/RS)
Faixa preta de judô e praticante da modalidade desde 1980, foi competidor de luta olímpica e integrante da Seleção Gaúcha, que conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de 1987. Já participou da Comissão de Educação da Federação Gaúcha de Judô e é professor da disciplina de lutas, na PUCRS, desde 2000. Atua também rede municipal de Porto Alegre, onde desenvolve um projeto de judô e Educação.

Profissional de paradesporto e atividade adaptada:

Ana Paula Vieira Malanovicz (CREF 005885-G/RS)
Pós-graduada em Metodologia do Ensino dos Esportes, pela UFRGS; e em Psicomotricidade, pela PUCRS; Ana Paula Vieira Malanovicz atua na Escola Estadual Especial Recanto da Alegria, que atende alunos com deficiência intelectual. É idealizadora do Projeto Esporte+, o qual já revelou campeões paralímpicos de atletismo e de natação, e tem habilitação de nível II como técnica de atletismo pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Profissional da saúde:

Luiz Antônio Barcellos Crescente (CREF 011597-G/RS)
Possui graduação em Medicina e mestrado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. Atualmente é professor do curso de graduação em Educação Física da ULBRA e da pós-graduação da Universidade Corporativa Mãe de Deus. Atua como médico e fisiologista do Sport Club Internacional, desde 1994, e também da Seleção Brasileira, com ênfase em Medicina do Esporte, avaliação funcional e controle de treinamento.

Profissional técnico desportivo:

Celso Gomes da Silva (CREF 002893-G/RS)
É professor aposentado da Rede Pública Estadual e técnico de basquete desde 1979. Foi por 17 vezes treinador das seleções de base do Rio Grande do Sul em Campeonatos Brasileiros de Basquete e campeão sul-americano de basquete nas categorias sub-14 e sub-17. Possui diversos títulos nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul comandando o time das escolas estaduais Prudente de Morais, General Osório e Ildefonso Simões Lopes, todas do município de Osório, e representou o Rio Grande do Sul nos em algumas edições dos Jogos Brasileiros da Juventude.

Personalidade do ano:

Carlos Alberto Oliveira Garcia (CREF 000002-G/RS)
Autor de leis que beneficiaram a Educação Física, Professor Garcia foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre e conselheiro federal do CONFEF. Como profissional de Educação Física, foi treinador de atletismo e técnico da equipe brasileira de atletismo no Mundial de Saint-Ettienne, na França, em 1977. A obrigatoriedade da presença de um profissional de Educação Física como responsável técnico em academias de Porto Alegre, a criação da Semana de Educação Física e a exigência do curso de Licenciatura para professores de Educação Física das séries iniciais da rede municipal de ensino foram algumas das suas principais conquistas na política.

Veículo de comunicação:

Plano de Jogo
Exibido pela TVE de segunda a sexta-feira, o Plano de Jogo tem como foco o esporte e as diversas modalidades praticadas em todo o Rio Grande do Sul. O programa mostra as competições e as atividades esportivas como forma de educação, inclusão social e meio para manter a saúde. As matérias veiculadas no Plano de Jogo são produzidas pela TVE e pela rede de 25 emissoras parceiras do interior, assim como pelas entidades esportivas e atletas, que enviam imagens e notícias.


Troféu Destaque 2016



CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para debater diversas áreas da Educação Física
30/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, no último sábado, dia 27 de agosto, a segunda edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que integra as comemorações do Conselho pelo Dia do Profissional de Educação Física, ocorreu no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre, e contou com a presença de profissionais registrados e de estudantes para debater as diversas áreas da profissão. A abertura do evento foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que reiterou o sucesso de público do CongregaCREF, pelo segundo ano consecutivo, e saudou todos aqueles que compareceram para assistir às palestras.

A primeira apresentação foi feita por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP), pesquisador da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, e primeiro profissional de Educação Física a vencer o Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq, em 2012. A palestra “Genética, performance física humana & doping genético: o senso comum versus a realidade científica” abordou as suas investigações científicas mais recentes e tentou explicar como funciona o rastreamento de genes para a descoberta de novos “fenômenos do esporte”, algo tão em evidência nos dias de hoje por causa da Olimpíada. “O nosso trabalho envolveu os melhores atletas do atletismo brasileiro e comparou o desempenho de todos com pessoas comuns. A conclusão que chegamos é que há mais ou menos 200 pessoas com potencial para serem esportistas espetaculares no nosso país e que ainda não foram descobertas”, revelou Dias.

Além de explicar os detalhes do seu trabalho, o pesquisador também contextualizou os avanços que a Educação Física teve – e ainda pode ter – desde o surgimento do projeto Genoma, na década de 90. “Os estudos genéticos deixaram claro que a responsividade ao treinamento é diferente de pessoa para pessoa, não segue um padrão que pode ser aplicado da mesma forma a todos os atletas. Ou seja, não podemos simplificar algo tão complexo como o organismo humano, precisamos aprender e relacionar as particularidades de cada estrutura muscular aos diversos genes que compõem o DNA de cada um destes indivíduos”, explicou.

Com espaço para perguntas da plateia e transmissão online, que permitiu que profissionais e acadêmicos de todo o Estado acompanhassem as palestras dos seus computadores em casa, o CongregaCREF prosseguiu com a conselheira federal do CONFEF Elisabete Laurindo (CREF CREF 002036-G/SC), que falou sobre o papel do profissional de Educação Física na escola. Além de apresentar os consensos internacionais da UNESCO e de inserir a Educação Física aos direitos fundamentais de todas as pessoas, Elisabete mostrou quais são os indicadores de qualidade na educação e explicou como o ambiente escolar, a prática pedagógica e as condições de trabalho dadas aos profissionais que atuam nestes locais interferem nesta equação. “O Brasil está entre os países mais obesos do mundo e precisamos nos apropriar da Educação Física escolar como forma de promover a saúde das crianças”, defendeu.

A Conselheira também trouxe para discussão o atual momento vivido pela Educação Física escolar, em que há a busca pela consolidação do profissional de Educação Física neste ambiente. “O livro Recomendações para a Educação Física Escolar, publicado pelo CONFEF e distribuído às escolas de todo o Brasil, veio para conscientizar todos dos benefícios da atividade física e de como é importante uma qualificação adequada para atuar na área, com comportamento ético e materiais adequados”.

Depois, quem deu continuidade ao CongregaCREF foi a professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS). A palestra “O papel da Educação Física na promoção da saúde na escola” abordou um pouco do seu trabalho com o projeto de pesquisa Esporte Brasil, que busca avaliar e dar um novo sentido aos indicadores de aptidão física, saúde, obesidade e de outras doenças, com ênfase na população infantojuvenil. “30% das crianças tem obesidade e sobrepeso e a atividade física na escola poderia ter uma função primordial no sentido contrário a estes dados alarmantes”, explicou. “Os profissionais de Educação Física da escola precisam se dar conta deste quadro e trabalhar de maneira consciente, sabendo que existe um período crítico para o desenvolvimento motor das crianças e que este precisa ser bem aproveitado, para que não haja nenhum comprometimento”, complementou.

Como salientou Anelise durante a sua palestra, os dados coletados pelo Projeto Esporte Brasil nos últimos anos mostram ainda que 60% das crianças em idade escolar não cumprem o mínimo de atividade física proposto pela Organização Mundial da Saúde. “O que descobrimos é que muitas delas não brincam, não têm recreio e ou são atendidas de maneira correta pelas aulas de Educação Física. O sedentarismo é uma das principais causas de morte no Brasil e esta realidade no ambiente escolar é bastante preocupante, já que muitas doenças que eram vistas somente em adultos, como o diabetes tipo II e hipertensão, já estão aparecendo em crianças e gerando outras complicações”, revelou.

A conclusão, compartilhada com todos os presentes que lotavam o auditório do CRO/RS, é que a escola deveria oferecer mais momentos para a prática de atividade física, com pelo menos 45 minutos de duração, duas vezes por semana. “Não podemos privar o desenvolvimento das crianças, sobretudo da forma que só o esporte proporciona”, contou Anelise. As aulas de Educação Física escolar, além de precisarem de um planejamento mais eficaz, necessitam a adoção de novas estratégias, para que os hábitos de vida sejam modificados desde cedo. “Há bons projetos ocorrendo nas escolas, sobretudo fora do país, que podem servir de exemplo. O Projeto Esporte Brasil, por exemplo, tem contribuído na interpretação dos padrões de crescimento e, com isto, oportunizado o planejamento de ações diferenciadas e auxiliado os professores de Educação Física na avaliação dos seus alunos”, concluiu.

O CongregaCREF foi encerrado pela palestra “Gestão de academia”, ministrada por Rogério Menegassi (CREF 001008-G/RS), proprietário da academia Athlética, localizada em Porto Alegre, e ex-presidente da Associação das Academias do Rio Grande do Sul (ACAD RS). Há mais de 30 anos atuando na área, Menegassi conversou com os presentes sobre esta área e tirou as dúvidas daqueles que tem a intenção de abrir, futuramente, o seu próprio negócio. “As opções para as academias cresceram muito nos últimos anos. A piscina, antigamente, era aproveitada somente para aulas de natação e hoje há uma infinidade de modalidades e de atividades que podem ser exploradas e ofertadas aos alunos”.

Além disto, Menegassi apresentou um pequeno panorama sobre a evolução da ginástica em academias, explicou algumas estratégias adotadas pela Athlética e salientou que muitos adultos são resistentes a aderir a um programa de treinamento porque não tiveram uma boa experiência com a atividade física quando eram jovens, numa época em que a profissão de Educação Física ainda não era regulamentada. “Na nossa área, ninguém poderá inventar algo totalmente inédito, porque as modalidades são variações e vêm de uma mesma base. O que os profissionais de academia realmente precisam fazer é tentar tornar as suas aulas cada vez mais prazerosas para os alunos, para que eles se transformem em clientes fiéis, tenham resultados e que reconheçam os benefícios que só podem ser proporcionados pela Educação Física em suas vidas”.


CongregaCREF eventos



Assista ao CongregaCREF pela Internet neste sábado
26/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O CongregaCREF – Seminário Brasileiro de Educação Física, que irá ocorrer amanhã, dia 27 de agosto, vai ser transmitido ao vivo pela Internet. O evento, realizado pelo CREF2/RS para marcar o Dia do Profissional de Educação, iniciará às 9h30 e vai se estender até as 18h. Para você acompanhá-lo ao vivo, só vai precisar acessar este link neste sábado.

O Seminário terá a palestra de abertura “Genética, performance física humana & doping genético: o senso comum versus a realidade científica”, ministrada pelo Prêmio Jovem Cientista Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP). À tarde será a vez das apresentações “O papel do profissional de Educação Física”, da conselheira federal Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC), às 14h; “O papel da Educação Física na promoção da saúde na escola”, da professora da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS), às 16h; e “Gestão de academia”, do proprietário da academia Athlética Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS), às 17h.

Assista!

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Horário: das 9h às 18h, com transmissão ao vivo pela Internet
Acompanhe ao vivo: neste link


CongregaCREF eventos



CongregaCREF tem transmissão online e atendimento do Interiorizasul
25/08/2016
Fonte: CREF2/RS

A segunda edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que será realizada no sábado, dia 27 de agosto, terá transmissão ao vivo pela Internet e um estande do Interiorizasul para atendimento dos profissionais e dos acadêmicos que comparecerem ao local. O evento, promovido pelo CREF2/RS em comemoração ao Dia do Profissional de Física, vai ocorrer no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre.

Com inscrições já encerradas, a transmissão online do CongregaCREF vai oportunizar que profissionais e estudantes do interior do Estado e até mesmo de todo o Brasil – também acompanhem o evento e possam participar dos debates. A primeira palestra vai inicar às 9h e será ministrada por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP), vencedor do Prêmio Jovem Cientista em 2012. À tarde o evento continuará com outras três apresentações, abordando assuntos como Educação Física escolar, e gestão de academia, com encerramento às 18h. A programação completa está disponível na página www.congregacref.com.br.

No estande do Interiorizasul, a equipe do CREF2/RS irá atender as demandas dos profissionais e ainda efetuar novos registros. Entre os serviços à disposição, estarão a atualização cadastral, a coleta de digital e o parcelamento de anuidades, entre outros mais. Qualquer um que necessitar algum tipo de atendimento do Conselho poderá comparecer ao local e não precisá estar inscrito no CongregaCREF, como pré-requisito. O horário de funcionamento do estande será o mesmo do evento, das 9h às 18h.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 27 de agosto, sábado
Local: Auditório do CRO/RS
Endereço: Rua Vasco da Gama, 720 – Bairro Bom Fim, em Porto Alegre
Horário: das 9h às 18h, com transmissão online e atendimento do Interiorizasul
Mais informações: www.congregacref.com.br


CongregaCREF eventos Interiorizasul



Inscrições para o CongregaCREF encerram amanhã
23/08/2016
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que será realizado no dia 27 de agosto, vão encerrar nesta quarta-feira, dia 24 de agosto. O evento, promovido pelo CREF2/RS em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, irá ocorrer no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre, com a palestra de abertura de Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP), vencedor do Prêmio Jovem Cientista em 2012. As últimas vagas estão disponíveis para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física pela página www.congregacref.com.br.

O CongregaCREF, que vai ir das 9h às 18h, terá ainda as apresentações “O papel do profissional de Educação Física na escola”, da integrante da Comissão Nacional de Educação Física Escolar Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC); “A saúde na comunidade escolar”, ministrada pela professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS); e “Gestão de academia”, comandada pelo proprietário da academia Athlética Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS).

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 27 de agosto, sábado
Local: Auditório do CRO/RS
Endereço: Rua Vasco da Gama, 720 – Bairro Bom Fim, em Porto Alegre
Horário: das 9h às 18h
Inscrições e mais informações: www.congregacref.com.br


CongregaCREF eventos



CREF2/RS revela finalistas do Troféu Destaque 2016
16/08/2016
Fonte: CREF2/RS em Revista

O CREF2/RS divulgou, na tarde desta terça-feira, dia 16 de agosto, os finalistas do Troféu Destaque 2016. O prêmio, criado pelo Conselho para marcar o Dia do Profissional de Educação Física, terá a sua cerimônia de entrega no dia 1º de setembro, no Grêmio Náutico União.

Divididos em 13 categorias, os finalistas foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam participar de uma votação aberta no site do Conselho, e pela Plenária. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, tiveram os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os ganhadores serão conhecidos somente na cerimônia do dia 1º de setembro. Confira:

ACADEMIA:

Profisico Academia LTDA – ME (CREF 002326-PJ/RS)
Fórmula RS Fitness Center – Academia de Ginástica (CREF 002499-PJ/RS)
Associação Garra de Tigre de Artes Marciais – AGTAM (CREF 001239-PJ/RS)

CLUBE OU SOCIEDADE:

Recreio da Juventude (CREF 000515-PJ/RS)
Lindóia Tênis Clube (CREF 000160-PJ/RS)
Avenida Tênis Clube (CREF 001437-PJ/RS)

MÉRITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA:

Suzana Davila da Costa (CREF 000441-G/RS)
Adroaldo Cezar Araújo Gaya (CREF 002280-G/RS)
Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS)

PROFISSIONAL DO ANO:

Antônio Carlos de Oliveira Pereira (CREF 003345-G/RS)
Rafael Siqueira Oliveira (CREF 004193-G/RS)
Fábio Gerhard (CREF 009128-G/RS)

PROFISSIONAL DE ACADEMIA:

Paulo André Poli de Figueiredo (CREF 000340-G/RS)
Luciano Monteiro Barakat (CREF 002307-G/RS)
Daiane Moreira Mendonça Sena (CREF 014852-G/RS)

PROFISSIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA NA EMPRESA E GINÁSTICA LABORAL:

Tony Izaguirre Pereira (CREF 002462-G/RS)
Vinícius da Silva Alves (CREF 008089-G/RS)
Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS)

PROFISSIONAL COM ATUAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS:

Felipe Rosa de Quadros (CREF 020906-G/RS)
Elizabeth Cristina Fernandes (CREF 022074-G/RS)
Nádia Trevizan (CREF 005218-G/RS)

PROFISSIONAL DE ESCOLA:

Virgínia Rolim Wolffenbuttel (CREF 000055-G/RS)
Fabiano Baldissera (CREF 006473-G/RS)
Leandro Adami Gregoletto (CREF 008755-G/RS)

PROFISSIONAL DE ESPORTE RADICAL E DE AVENTURA:

Rodrigo Cavasini (CREF 008195-G/RS)
Rosemeri Müller (CREF 005231-G/RS)
Thomas Schulze (CREF 013024-G/RS)

PROFISSIONAL DE LUTAS:

Leandro Borges Faria da Costa (CREF 004025-P/RS)
Ricardo Reuter Pereira (CREF 002715-G/RS)
José Valter Corrêa de Lima (CREF 018456-G/RS)

PROFISSIONAL DE PARADESPORTO E ATIVIDADE ADAPTADA:

Ana Paula Vieira Malanovicz (CREF 005885-G/RS)
Eduardo de Vasconcelos Nunes (CREF 002764-G/RS)
Renata Ramos Goulart (CREF 004568-G/RS)

PROFISSIONAL DA SAÚDE:

Ricardo Rodrigo Rech (CREF 006574-G/RS)
Alexandre Ramos Lazzarotto (CREF 002537-G/RS)
Luiz Antônio Barcellos Crescente (CREF 011597-G/RS)

PROFISSIONAL TÉCNICO DESPORTIVO:

Roger Machado Marques (CREF 018953-G/RS)
Bruno Mastrascusa Rodrigues (CREF 010748-G/RS)
Celso Gomes da Silva (CREF 002893-G/RS)


Troféu Destaque 2016



CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física está com inscrições abertas
09/08/2016
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física foram abertas hoje e já podem ser feitas aqui. O evento, que o CREF2/RS vai promover pelo segundo ano consecutivo em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, será realizado no dia 27 de agosto, no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre. A entrada vai ser gratuita para os profissionais registrados e para os acadêmicos do curso de Educação Física.

Com o objetivo de gerar conhecimento e oportunizar uma qualificação profissional, a segunda edição do CongregaCREF terá a palestra de abertura “Genética, performance física humana & Doping Genético: o senso comum versus a realidade científica”, ministrada por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP). Ele foi o vencedor do Prêmio Jovem Cientista em 2012, troféu concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e considerado um mais importantes do meio científico brasileiro.

A programação terá ainda as apresentações “O papel do profissional de Educação Física na escola”, da conselheira do CONFEF e integrante da Comissão Nacional de Educação Física Escolar Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC); “A saúde na comunidade escolar”, ministrada pela professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS); e “Gestão de academia”, comandada pelo proprietário da academia Athlética Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS). Como em 2015, o CongregaCREF deste ano será transmitido ao vivo pela Internet, para que os profissionais do interior do Estado também possam acompanhá-lo e participar do debate.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 27 de agosto, sábado
Local: Auditório do CRO/RS – Rua Vasco da Gama, 720 – Bairro Bom Fim, em Porto Alegre
Horário: das 9h às 18h
Inscrições: clique aqui
Mais informações: www.congregacref.com.br


CongregaCREF



Inscrições do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física abrem no começo de agosto
28/07/2016
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física serão abertas já na próxima semana. O evento, que o CREF2/RS promove desde o ano passado para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai ser realizado no dia 27 de agosto, no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre. A entrada será gratuita para profissionais registrados e regulares no Conselho.

Com o objetivo de gerar conhecimento e oportunizar uma qualificação para profissionais e para acadêmicos do curso de Educação Física, a segunda edição do CongregaCREF terá a palestra de abertura “Genética, performance física humana & Doping Genético: o senso comum versus a realidade científica”, ministrada por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP). Ele foi o vencedor do Prêmio Jovem Cientista em 2012, troféu concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e considerado um mais importantes do meio científico brasileiro.

A programação deste ano terá ainda as apresentações “O papel do profissional de Educação Física na escola”, com Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC); “A saúde na comunidade escolar”, ministrada por Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS); e “Gestão de academia”, comandada por Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS). Como em 2015, o CongregaCREF deste ano será transmitido ao vivo pela Internet, para que os profissionais do interior do Estado, que não puderem comparecer ao evento, também possam acompanhá-lo e participar do debate, enviando as suas perguntas pelo computador.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 27 de agosto, sábado
Local: Auditório do CRO/RS – Rua Vasco da Gama, 720 – Bairro Bom Fim, em Porto Alegre
Horário: das 9h às 18h
Inscrições: em breve


CongregaCREF eventos



Votação para o Troféu Destaque se encerra dia 25 de julho
18/07/2016
Fonte: CREF2/RS

A votação do Troféu Destaque 2016, que irá homenagear os profissionais de Educação Física do ano, entra em sua semana final e irá se encerrar no dia 25 de julho. O prêmio integra as comemorações pelo Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. Todos os profissionais registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações estatutárias podem votar.

Os vencedores dos grupos serão escolhidos pela Plenária do CREF2/RS, a partir da indicação dos concorrentes feita pelos profissionais. Consulte o regulamento e indique o concorrente da sua preferência aqui. Não perca a chance de homenagear aqueles que fazem a Profissão ser mais forte e respeitada.


Troféu Destaque



CREF2/RS prestigia entrega do Prêmio Mérito Esportivo em Caxias do Sul
24/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Na segunda-feira, dia 14 de março, o CREF2/RS compareceu à cerimônia de entrega do Prêmio Mérito Esportivo, em Caxias do Sul. A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e a conselheira Márcia da Cruz (CREF 007542-G/RS) estiveram presentes no evento, que ocorreu na Câmara da Vereadores da cidade.

Foram premiados os atletas e entidades de Caxias do Sul que se destacaram na área desportiva durante o último ano. Os vencedores, que foram indicados pela comunidade e escolhidos pelos membros do Conselho Municipal de Desporto, estão listados abaixo:

Administrativo:
Vencedor: Caxias do Sul Basquete
Certificados: Serra Rugby e Liga Riograndense de Luta

Comunitário:
Vencedor: Jeferson Borges (XV de Novembro)
Certificados: Projeto de Canoagem para Idosos (ACCAN) e José Adelmo da Cunha

Educacional:
Vencedor: Escola Renato João Cesa
Certificados: Associação Caxias do Sul de Futsal e Muray Lizott (CREF 018927-G/RS)

Especial:
Em memória: Jeferson David Borges SantAna e Willians Charles Leite (CREF 004621-G/RS)

Rendimento individual:
Vencedor: Guilherme Maurina
Certificados: Adilson Facchin (CREF 015623-P/RS) e Marcelo Demoliner

Rendimento coletivo:
Vencedor: Caxias do Sul Basquete
Certificados: Juventude Futsal e APAHAND Handebol Feminino

Técnico:
Vencedor: Vanderlan da Silva (CREF 006573-G/RS)
Certificados: Keli Kroth de Lima (CREF 011524-G/RS) e Rodrigo Barbosa (CREF 004914-G/RS)

Categoria de Base:
Vencedor: Alan Willian Biassio Fernandes
Certificados: Matheus Meneghel Borges e Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF)


Prêmio Mérito Esportivo Caxias do Sul



CMD de Caxias do Sul entrega Prêmio Mérito Esportivo na segunda-feira
10/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Na próxima segunda-feira, dia 14 de março, a partir da 19h30min, ocorrerá a entrega do Prêmio Mérito Esportivo 2015 na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Os agraciados foram indicados pela comunidade e escolhidos pelos conselheiros do Conselho Municipal de Desporto. Entre os homenageados, duas pessoas receberão o prêmio postumamente, entre elas o profissional de Educação Física Willians Charles Leite (CREF 004621-G/RS), falecido em 2015.

O Prêmio, instituído pelo CMD em 2003, é uma forma de agradecimento e reconhecimento aos atletas e entidades de Caxias do Sul que se destacaram na área desportiva durante o ano. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e tem apoio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer do município.


CMD de Caxias do Sul



CREF2/RS adere à Campanha do Litro D'água
19/01/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS aderiu à Campanha do Litro D'água, ação que pretende divulgar hábitos simples para evitar o desperdício, que uma vez incorporados ao dia a dia, podem proporcionar a economia de milhões de litros de água. O Conselho reforça com isto seu compromisso com a sustentabilidade, propagando a ideia aos profissionais de Educação Física e à sociedade, a fim de que todos assumam o compromisso de mantermos o Planeta saudável.

A campanha é promovida pela Associação Brasileira de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável da Indústria (ABID/Porto Alegre), uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a promover a conscientização de não agressão ao Meio Ambiente, premiando empresas que agem corretamente (Prêmio Febramec Meio Ambiente) e outras atividades que serão lançadas sempre procurando conscientizar sobre que poderão ter importante significado no futuro.

Dicas para economizar água:
- No banho, abra um pouco menos o chuveiro e termine um minuto antes
- Escove os dentes com a torneira fechada
- Ensaboe as mãos com a torneira fechada
- Ao molhar as plantas, use apenas o necessário
- Não lave a calçada. A chuva faz isso para você
- Se cortar a barba ou se depilar com lâminas, faça com a torneira fechada

Programe-se para poupar um litro de água por dia ou deixar de gastar o litro que não fará falta


Campanha do Litro D'água



CREF2/RS recebe visita do coordenador da Campanha do Litro d`Água
15/12/2015
Fonte: FEBRAMEC

O CREF2/RS recebeu, na segunda-feira (14), o presidente da Associação Brasileira de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável da Indústria (ABID/Porto Alegre), Lélis Cunha, que coordena a Campanha do Litro D'água. A ação pretende divulgar hábitos simples para evitar o desperdício, que uma vez incorporados ao dia a dia, podem proporcionar a economia de milhões de litros de água.

O presidente da ABID salientou que se cada pessoa tomar o cuidado de não desperdiçar um litro de água por dia, isso significará a economia de um recurso natural em risco de escassez."Pretende-se que as pessoas assumam o compromisso e comentem, para transmitir a mensagem. Nas empresas, é importante que se convidem os funcionários. Nas escolas, na internet, não há impressos, só ações”, explicou.

A ABIDIS-MA é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a promover a conscientização de não agressão ao Meio Ambiente, premiando empresas que agem corretamente (Prêmio Febramec Meio Ambiente) e outras atividades que serão lançadas sempre procurando conscientizar sobre que poderão ter importante significado no futuro.

Dicas para economizar água:
- No banho, abra um pouco menos o chuveiro e termine um minuto antes
- Escove os dentes com a torneira fechada
- Ensaboe as mãos com a torneira fechada
- Ao molhar as plantas, use apenas o necessário
- Não lave a calçada. A chuva faz isso para você
- Se cortar a barba ou se depilar com lâminas, faça com a torneira fechada

Programe-se para poupar um litro de água por dia ou deixar de gastar o litro que não fará falta


Campanha Litro dágua



Dia da Ginástica Laboral será comemorado excepcionalmente no dia 23/11
16/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Por cair em um domingo neste ano, o Dia da Ginástica Laboral (22/11) deverá ser comemorado em 23 de novembro. O evento será realizado no Auditório Ana Terra da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre a partir das 14h30min, com transmissão simultânea online. Segundo o presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), serão convidados a participar de mesas-redondas representantes do Banrisul (Prêmio Top Ser Humano por seu programa de Ginástica Laboral), do Ministério do Trabalho, da Secretaria Estadual da Saúde, do TRT, da universidade FEEVALE (que oferece a disciplina), do INSS, o presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Mauro Pinheiro, o deputado Estadual Adilson Troca, além da presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ). “O objetivo será divulgar o máximo possível a Ginástica Laboral na sociedade, demonstrando a atividade como um programa de bem-estar e vida saudável do trabalhador”, explicou Aguiar.


Ginástica Laboral



CREF2/RS homenageia os melhores do ano com o Troféu Destaque
04/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Na terça-feira (1º), o Hotel Plaza São Rafael foi o local escolhido pelo CREF2/RS para a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2015. O prêmio, que homenageou os profissionais de Educação Física do ano, teve os seus vencedores escolhidos pela Plenária do Conselho e pelos registrados, que puderam votar em quatro categorias diferentes.

Com a presença de membros dos demais Conselhos Profissionais e de autoridades, como José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), representando o prefeito José Fortunati; e Alexandro Lopes, diretor de Esportes da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul; a cerimônia também premiou, com um certificado, as empresas que completaram em 2015 dez anos de registro no CREF2/RS. Na abertura do jantar comemorativo, a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) agradeceu a presença de todos e destacou a relevância do prêmio, que chegou nesta nova edição com o status de "Oscar da Educação Física gaúcha". "É uma satisfação enorme reunir todos vocês, que têm uma participação relevante na profissão para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física", comentou.

Os homenageados foram: Academia Sal da Terra (CREF 000009-PJ/RS, academia), Grêmio Náutico União (CREF 000505-PJ/RS, clube ou sociedade), José Anchieta (CREF 000337-G/RS, profissional do ano), Vida e Saúde – RBS TV (veículo de comunicação), Kalil Sehbe Neto (personalidade do ano), Luis Eurico Kerber (CREF 001203-G/RS, profissional de Escola), Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS, profissional de Esporte Educacional), Tiago José Frank (CREF 015592-G/RS, profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada) e Desire Lacreta Maridakis (CREF 006536-G/RS, profissional de Recreação e Lazer).

No seu discurso, Carmen reiterou a ideia de continuar realizando a premiação, nestes mesmos moldes. "O CREF2/RS quer reunir os profissionais e que todos se sintam em casa no Conselho. A Educação Física vem crescendo a cada dia e, para que a nossa profissão fique cada vez mais forte, precisamos nos unir. O CREF2/RS somos todos nós", declarou. A galeria de fotos com os homenageados será divulgada, em breve, no Facebook do Conselho.


Troféu Destaque



CREF2/RS divulga ganhadores do Troféu Destaque 2015
20/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Os vencedores do Troféu Destaque 2015, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, foram divulgados pelo CREF2/RS. As categorias “Academia”, “Clube ou Sociedade”, “Mérito da Educação Física”, “Profissional do Ano”, “Veículo de Comunicação” e “Personalidade do Ano” foram escolhidos pela Plenária do CREF2/RS. A escolha das demais categorias foi feita por meio de votação no site do Conselho aberta a todos os profissionais de Educação Física registrados e em dia com suas obrigações estatutárias, a partir de lista tríplice, indicada por Comissão ou Câmara Técnica.

O CREF2/RS parabeniza a todos os vencedores e indicados desta edição do Troféu Destaque, que por meio de suas trajetórias vitoriosas ajudam a dignificar nossa Profissão.

Categoria Academia: Academia Sal da Terra (CREF 000009-PJ/RS) – Atuando desde 1987, a Sal da Terra é uma das mais tradicionais academias de Porto Alegre, e o seu trabalho é realizado dentro dos parâmetros profissionais, com quadro de profissionais devidamente registrados no CREF2/RS, contando com excelente infraestrutura.

Categoria Clube ou Sociedade: Grêmio Náutico União (CREF 000505-PJ/RS) – Formação de atletas e investimento no esporte, Top of Mind da revista Amanhã, vencedor por toda sua tradição no esporte e pelas grandes conquistas de seus atletas, nos diversos esportes em que atuam.

Categoria Profissional do Ano: José Anchieta (CREF 000337-G/RS) – Profissional de Educação Física formado na UFRGS e pós-graduado em Dança na PUC/RS, é professor da Graduação do Curso de Educação Física da UNISINOS RS. Ganhou vários prêmios, entre eles o de melhor instrutor internacional de Fitness da Espanha – 1997. Foi criador do Método de Ginástica Afro Aeróbica e autor do livro "Ginástica Afro Aeróbica".

Categoria Mérito da Educação Física: Ivan Fonseca Gallo (CREF 004207-G/RS) – Possui graduação em Educação Física pela UFRGS e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unisinos. Atualmente é Professor e Técnico da Unisinos e Técnico da Federação Gaúcha de Voley Ball.

Categoria Veículo de Comunicação – RBS TV – Vida e Saúde. Por acompanhar o trabalho de profissionais de Educação Física por meio de entrevistas e reportagens sobre saúde, nutrição, atividade física, beleza e comportamento.

Categoria Personalidade do Ano: Kalil Sehbe Neto – Ex-secretario Estadual do Esporte e do Lazer, militou em prol dos profissionais de Educação Física e de atletas com a criação da Lei Estadual Pró-Esporte de Incentivo ao Esporte Gaúcho. Também coordenou o Comitê Gestor da Copa do Mundo 2014.

Categoria Profissional de Escola: Luis Eurico Kerber (CREF 001203-G/RS) – Graduado pela Feevale e pós-graduado em Ciências da Atividade Física – Aspectos da Medicina do Esporte. Atua na Educação Básica desde 2002 e como professor universitário da Feevale desde 2005. Trabalha também na rede municipal de ensino de Ivoti. Já desenvolveu projetos de atividades físicas de aventura na natureza e de promoção da saúde na escola.

Categoria Profissional de Esporte Educacional: Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS) – Possui graduação pelo IPA, mestrado em Ciências Sociais e especialização em Basquete e em Futebol. É o docente mais antigo do IPA, onde atua desde 1980. Coordena o curso de pós-graduação Futebol e Futsal: do Treinamento à Gestão e atua na área de ensino-aprendizagem em treinamento, performance, avaliação e motivação.

Categoria Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada: Tiago José Frank (CREF 015592-G/RS) – Possui graduação pela UCS e é coordenador do setor de Paradesporto e Lazer Inclusivo da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul. Atuou como supervisor do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF/UCS) e como técnico da seleção brasileira sub-21 de basquete em cadeira de rodas, tornando-se campeão Parapanamericano em 2013. Dedica-se ao desenvolvimento e promoção de atividades de esporte e lazer para pessoas com deficiência.

Categoria Profissional de Recreação e Lazer: Desire Lacreta Maridakis (CREF 006536-G/RS) – Possui graduação e especialização pelo IPA, é ex-atleta profissional de voleibol e funcionária, desde 1985, da Prefeitura Municipal de Canoas. Atua há 26 anos no Centro Olímpico Municipal (COM), que oferece programas de atividade física, de esporte, de lazer e escolinhas esportivas à comunidade.


Troféu Destaque



CREF2/RS divulga ganhadores do Troféu Destaque 2015
19/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Os vencedores do Troféu Destaque 2015, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, foram divulgados pelo CREF2/RS. As categorias “Academia”, “Clube ou Sociedade”, “Mérito da Educação Física”, “Profissional do Ano”, “Veículo de Comunicação” e “Personalidade do Ano” foram escolhidos pela Plenária do CREF2/RS. A escolha das demais categorias foi feita por meio de votação no site do Conselho aberta a todos os profissionais de Educação Física registrados e em dia com suas obrigações estatutárias, a partir de lista tríplice, indicada por Comissão ou Câmara Técnica.

O CREF2/RS parabeniza a todos os vencedores e indicados desta edição do Troféu Destaque, que por meio de suas trajetórias vitoriosas ajudam a dignificar nossa Profissão.

Categoria Academia: Academia Sal da Terra (CREF 000009-PJ/RS) – Atuando desde 1987, a Sal da Terra é uma das mais tradicionais academias de Porto Alegre, e o seu trabalho é realizado dentro dos parâmetros profissionais, com quadro de profissionais devidamente registrados no CREF2/RS, contando com excelente infraestrutura.

Categoria Clube ou Sociedade: Grêmio Náutico União (CREF 000505-PJ/RS) – Formação de atletas e investimento no esporte, Top of Mind da revista Amanhã, vencedor por toda sua tradição no esporte e pelas grandes conquistas de seus atletas, nos diversos esportes em que atuam.

Categoria Profissional do Ano: José Anchieta (CREF 000337-G/RS) – Profissional de Educação Física formado na UFRGS e pós-graduado em Dança na PUC/RS, é professor da Graduação do Curso de Educação Física da UNISINOS RS. Ganhou vários prêmios, entre eles o de melhor instrutor internacional de Fitness da Espanha – 1997. Foi criador do Método de Ginástica Afro Aeróbica e autor do livro "Ginástica Afro Aeróbica"

Categoria Mérito da Educação Física: Ivan Fonseca Gallo (CREF 004207-G/RS) – Possui graduação em Educação Física pela UFRGS e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unisinos. Atualmente é Professor e Técnico da Unisinos e Técnico da Federação Gaúcha de Voley Ball.

Categoria Veículo de Comunicação – RBS TV – Vida e Saúde. Por acompanhar o trabalho de profissionais de Educação Física por meio de entrevistas e reportagens sobre saúde, nutrição, atividade física, beleza e comportamento.

Categoria Personalidade do Ano: Kalil Sehbe Neto – Ex-secretario Estadual do Esporte e do Lazer, militou em prol dos profissionais de Educação Física e de atletas com a criação da Lei Estadual Pró-Esporte de Incentivo ao Esporte Gaúcho. Também coordenou o Comitê Gestor da Copa do Mundo 2014.

Categoria Profissional de Escola: Luis Eurico Kerber (CREF 001203-G/RS) – Graduado pela Feevale e pós-graduado em Ciências da Atividade Física – Aspectos da Medicina do Esporte. Atua na Educação Básica desde 2002 e como professor universitário da Feevale desde 2005. Trabalha também na rede municipal de ensino de Ivoti. Já desenvolveu projetos de atividades físicas de aventura na natureza e de promoção da saúde na escola.

Categoria Profissional de Esporte Educacional: Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS) – Possui graduação pelo IPA, mestrado em Ciências Sociais e especialização em Basquete e em Futebol. É o docente mais antigo do IPA, onde atua desde 1980. Coordena o curso de pós-graduação Futebol e Futsal: do Treinamento à Gestão e atua na área de ensino-aprendizagem em treinamento, performance, avaliação e motivação.

Categoria Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada: Tiago José Frank (CREF 015592-G/RS) – Possui graduação pela UCS e é coordenador do setor de Paradesporto e Lazer Inclusivo da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul. Atuou como supervisor do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF/UCS) e como técnico da seleção brasileira sub-21 de basquete em cadeira de rodas, tornando-se campeão Parapanamericano em 2013. Dedica-se ao desenvolvimento e promoção de atividades de esporte e lazer para pessoas com deficiência.

Categoria Profissional de Recreação e Lazer: Desire Lacreta Maridakis (CREF 006536-G/RS) – Possui graduação e especialização pelo IPA, é ex-atleta profissional de voleibol e funcionária, desde 1985, da Prefeitura Municipal de Canoas. Atua há 26 anos no Centro Olímpico Municipal (COM), que oferece programas de atividade física, de esporte, de lazer e escolinhas esportivas à comunidade.


Troféu Destaque



Encerra neste domingo a votação do Troféu Destaque 2015
06/08/2015
Fonte: CREF2/RS

A votação do Troféu Destaque 2015, que irá homenagear os profissionais de Educação Física do ano, vai encerrar neste domingo, dia 9 de agosto. O prêmio integra as comemorações do CREF2/RS pelo Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

Todos os profissionais em dia com as suas obrigações estatutárias estão aptos a registrar o seu voto. Para participar, basta acessar esta página e escolher os vencedores.

A votação está aberta nas categorias abaixo. Confira os profissionais que concorrem em cada uma delas:

Categoria Profissional de Escola:
Gabriel Luis de Abreu (CREF 014587-G/RS)
Luis Eurico Kerber (CREF 001203-G/RS)
Virginia Wolffenbuttel (CREF 000055-G/RS)

Categoria Profissional do Esporte Educacional:
Jorge Luiz Brandli Fernandes (CREF 001674-G/RS)
Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS)
Ricardo Bastos Sikilero (CREF 002835-G/RS)

Categoria Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Fabiane Pereira Póvoa (CREF 008729-G/RS)
Felipe de Oliveira Motta (CREF 006765-G/RS)
Tiago José Frank (CREF 015592-G/RS)

Categoria Profissional de Recreação e Lazer:
Desire Lacreta Maridakis (CREF 006536-G/RS)
Jaime Zorzi (CREF 000207-G/RS)
Rejane Penna Rodrigues (CREF 002150-G/RS)


Troféu Destaque



Câmara Técnica do CREF2/RS avalia IV Fórum de Educação Física Escolar
29/06/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Educação Física Escolar do CREF2/RS realizou reunião nesta última sexta-feira (26) com a presença de sua presidente Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), Lauro Aguiar ((CREF 002782-G/RS), João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS ), Marcia Rohr da Cruz (CREF 007542-G/RS) e a assessora do vereador de Porto Alegre Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), Kyria Soares.

Na ocasião, foi apresentada a avaliação do IV Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, realizado em Capão da Canoa neste ano. A próxima edição do Fórum está programada para 2017, e durante este intervalo serão feitas as divulgações do documento do CONFEF sobre Recomendações da Educação Física Escolar e do documento da UNICEF sobre a Educação Física Escolar em todo o estado, bem como será realizado o anúncio das prefeituras que receberão o prêmio Cidade Amiga da Educação Física Escolar.


Educação Física Escolar



Presidência do CREF2/RS participa da abertura da 10ª Semana de Prevenção das LER
02/03/2015
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta segunda-feira (2), ocorreu a abertura da 10ª Semana de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER), no auditório da Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRDH). A mesa inaugural contou com a presença de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS, e de demais autoridades, como o vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS); Débora Rios (CREF 002202-G/RS), coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade São Judas Tadeu; Marcelo Chiodo, secretário adjunto do Trabalho e Emprego de Porto Alegre; Sérgio Batista, representante da FDRH; e Marco Antônio Goldenfum, da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Na apresentação do evento, Professor Garcia salientou que as LER constituem um dos mais graves problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores no Brasil e no mundo. "A doença atinge todos os setores da economia, com grande incidência nas áreas de produção, prestação de serviços públicos e privados, indústria e demais atividades que exigem a execução de esforços repetitivos", comentou. Além disto, o vereador, autor da lei municipal que estabelece o 28 de fevereiro como Dia de Combate às LER em Porto Alegre, reforçou a importância de não só citar a data, mas de propor algo produtivo para o combate da doença. "O Brasil gasta milhões no tratamento, mas nada na prevenção", pontuou.

Antes do primeiro painel do dia, chamado "As LER - ontem, hoje e amanhã" e que contou com o discurso dos médicos do trabalho Sérgio Varnieri e Paulo Fabris, a comissão organizadora da 10ª Semana de Prevenção das LER homenageou com placa alguns dos profissionais que se dedicam à divulgação e ao tratamento da doença. Antônio Jane Cardoso, psicólogo; e Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), 1º secretário do CREF2/RS receberam a condecoração entregue pelo Professor Garcia. Para Cardoso, que falou em nome de todos os homenageados, o prêmio é dedicado a todos que realmente combatem as doença nos locais de trabalho e representa forma de fortalecer a atuação de quem está à disposição da sociedade.

A 10ª Semana de Prevenção das LER segue à tarde, com a palestra "Ginástica Laboral Compensatória como prevenção", de Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) e outras atividades mais, que variam entre os assuntos "aspectos ergonômicos nas LER" e "necessidade da prevenção da Depressão Reativa por LER (DRL)". O evento segue amanhã (30), a partir das 8h30, com mais debates e painéis sobre o assunto. O encerramento está previsto para as 11h45, com passeata até o prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT/4).




Presidência recebe delegado da Federação Internacional de Educação Física
20/01/2015
Fonte: CREF2/RS

Na tarde desta terça-feira (20), a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e o vice-presidente Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) receberam Everton Deiques (CREF 008538-G/RS), delegado da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) no Rio Grande do Sul, para reunião. O encontro teve intuito de firmar parceria, para a divulgação e apoio de ações promovidas pelo Conselho e pela instituição no interior do Estado.

Além disto, Deiques foi também parabenizado pela conquista do Prêmio Delegado do Ano 2014, entregue pela FIEP ao seu melhor representante em todo o Brasil. O troféu é forma de reconhecer o trabalho de promoção das atividades da FIEP, ministrando cursos e ressaltando o papel de protagonista da atividade e do esporte na educação. "Trata-se do primeiro título conquistado por profissional gaúcho", destacou o delegado durante a reunião, que abriu espaço para novos encontros no futuro.

A FIEP foi fundada em 1923 em Bruxelas, na Bélgica, com o objetivo de difundir a Educação Física e o esporte na perspectiva da educação. A organização defende, em todos os países, o desenvolvimento das atividades físicas educativas e a formação de professores, aperfeiçoando constantemente a proteção da profissão e contribuindo para a cooperação internacional neste sentido.




Troféu Destaque homenageia profissionais na Assembleia Legislativa
08/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Na sexta-feira (5), o teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, foi o palco da cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2014. O prêmio, que homenageou os profissionais de Educação Física do ano, teve votação aberta no site Conselho, em que todos os registrados e em dia com suas obrigações estatuárias puderam participar e concorrer em cada uma das 17 categorias diferentes.

Com a presença de membros dos demais Conselhos Profissionais e de autoridades, como Ricardo Petersen (CREF 006862-G/RS), secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul; e José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), representando o prefeito José Fortunati; a cerimônia também premiou, com certificado, as empresas que completaram em 2014 dez anos de registro no CREF2/RS. Na abertura do evento, a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi quem discursou. Ela agradeceu a grande presença dos profissionais homenageados e familiares e destacou a votação pela Internet. "O prêmio vem de uma eleição direta dos profissionais no nosso site. É a maneira mais democrática", analisou.

Os homenageados foram: Academia Esportiva Menegassi Ltda (CREF 000038-PJ/RS, academia), Grêmio Náutico Gaúcho (CREF 001237-PJ/RS, clube ou sociedade), Diná Santiago (mérito da Educação Física), Ana Eleonora Assis (CREF 000239-G/RS, profissional de recreação), Laerte Moraes (CREF 002084-G/RS, profissional de escola), Alexandre Teixeira (CREF 000786-G/RS, profissional técnico desportivo), Mariana Boos (CREF 009364-G/RS, profissional de saúde), Ana Maria Nappi (CREF 000900-G/RS, profissional de lutas), Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS, profissional de atividade física na empresa e ginástica laboral), Luis Grassel (CREF 009564-G/RS, profissional de esporte radical e de aventura), Mauro Sérgio de Oliveira (CREF 010206-G/RS, profissional de academia), Cláudia Romero (CREF 016205-G/RS, profissional de paradesporto e atividade adaptada), André Luiz Lopes (CREF 008061-G/RS, profissional de pesquisa), Correio do Povo (veículo de comunicação), Luiz Felipe Scolari (CREF 004278-G/RS, profissional do ano) e José Fortunati (personalidade do ano).

Para a 1ª tesoureira Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), o Troféu Destaque, no seu quarto ano consecutivo, pode ser considerado o "Oscar da Educação Física gaúcha". "É o reconhecimento dos nossos profissionais que estão nas escolas, nas academias. Precisamos valorizar o trabalho de quem faz a diferença", comentou. No discurso, Carmen complementou. "A nossa profissão está ganhando hoje espaço cada vez maior. Nossos profissionais estão cada dia mais qualificados e os homenageados são o exemplo disto".

Confira aqui, em breve, galeria de fotos com os homenageados.




CREF2/RS entrega Troféu Destaque 2014 nesta sexta-feira
04/09/2014
Fonte: CREF2/RS

A cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2014, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, é amanhã (5). O evento será realizado a partir das 20h no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa (Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro), em Porto Alegre. A entrada é gratuita e aberta para o público em geral.

Parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, o Troféu Destaque teve votação aberta na página do Conselho, em que todos os registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações estatuárias puderam participar. Para a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o processo democrático do prêmio, em que todos os registrados podem votar e concorrer, é o que garante a devida homenagem e o reconhecimento de toda a área. "A política atual do Conselho é se aproximar dos profissionais, unindo forças. O CREF2/RS somos todos nós", declarou.

A lista com os vencedores você encontra aqui.




CREF2/RS divulga vencedores do Troféu Destaque 2014
25/08/2014
Fonte: CREF2/RS

Os vencedores do Troféu Destaque 2014, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, foram divulgados hoje. A votação, em que todos registrados no CREF2/RS puderam participar, formou lista tríplice, que depois teve os ganhadores eleitos pela Plenária do Conselho.

Parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, o Troféu Destaque 2014 chega a sua quarta edição como ponto de encontro dos profissionais de todo Estado. Para Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS, o processo democrático do prêmio, em que todos os registrados podem votar e concorrer em cada uma das categorias, é o que garante a devida homenagem e o reconhecimento de toda a área. "A política atual do Conselho é se aproximar dos profissionais, unindo forças. O CREF2/RS somos todos nós", declarou.

A cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2014 será realizada no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Confira os vencedores:

Academia:
Academia Esportiva Menegassi Ltda. (CREF 000038-PJ/RS)

Clube ou Sociedade:
Grêmio Náutico Gaúcho (CREF 001237-PJ/RS)

Profissional do Ano:
Luiz Felipe Scolari (CREF 004278-G/RS)

Mérito da Educação Física:
Diná Pettenuzzo Santiago

Profissional de Recreação:
Ana Eleonora Sebrao Assis (CREF 000239-G/RS)

Profissional de Escola:
Laerte Camargo Moraes (CREF 002084-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo:
Alexandre Alves Teixeira (CREF 000786-G/RS)

Profissional de Saúde:
Mariana Carneiro Boos (CREF 009364-G/RS)

Profissional de Lutas:
Ana Maria Nappi (CREF 000900-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Alessandro de Freitas Gonçalves (CREF 005863-G/RS)

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Luis Leandro Grassel (CREF 009564-G/RS)

Profissional de Academia:
Mauro Sergio Batalha de Oliveira (CREF 010206-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Cláudia da Rosa Romero (CREF 016205-G/RS)

Profissional de Pesquisa:
André Luiz Lopes (CREF 008061-G/RS)

Veículo de Comunicação:
Correio do Povo

Personalidade do Ano:
José Fortunati




Votação do Troféu Destaque 2014 encerra amanhã
14/08/2014
Fonte: CREF2/RS

O Troféu Destaque 2014, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, tem votação aberta até esta sexta-feira, dia 15 de agosto. Todos os registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações podem indicar os vencedores e concorrer em cada uma das categorias. A votação formará lista tríplice, que depois terá os ganhadores eleitos pela Plenária do Conselho.

Para participar, clique aqui. A cerimônia de entrega do prêmio, aberta ao público, será realizada no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

O Troféu Destaque faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física e é dividido nas seguintes categorias: academia e clube ou sociedade; profissional do ano, mérito da Educação Física, profissional de escola, profissional técnico desportivo, profissional da saúde, profissional de lutas, profissional de atividade física na empresa e ginástica laboral, profissional de esporte radical e de aventura, profissional de academia, profissional de paradesporto e atividade adaptada, profissional de pesquisa, veículo de comunicação e personalidade do ano.




Últimos dias para votar no Troféu Destaque 2014
12/08/2014
Fonte: CREF2/RS

O Troféu Destaque 2014, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, tem votação aberta até quinta-feira, dia 14 de agosto. Todos os registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações podem escolher os indicados e concorrer em cada uma das categorias. A votação formará lista tríplice, que depois terá os ganhadores eleitos pela Plenária do Conselho. Para participar, clique aqui.

O Troféu Destaque faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física e é dividido nas seguintes categorias: academia e clube ou sociedade; profissional do ano, mérito da Educação Física, profissional de escola, profissional técnico desportivo, profissional da saúde, profissional de lutas, profissional de atividade física na empresa e ginástica laboral, profissional de esporte radical e de aventura, profissional de academia, profissional de paradesporto e atividade adaptada, profissional de pesquisa, veículo de comunicação e personalidade do ano.

A cerimônia de entrega do prêmio, aberta ao público, será realizada no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.




Votação do Troféu Destaque 2014 segue até o dia 14 de agosto
06/08/2014
Fonte: CREF2/RS

Registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações podem escolher os indicados ao Troféu Destaque 2014, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano. A votação, aberta até o dia 14 de agosto, formará lista tríplice, que depois terá os ganhadores eleitos pela Plenária do Conselho. Para participar, clique aqui.

Em sua quarta edição, o Troféu Destaque faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. Todos os registrados, Pessoas Físicas e Jurídicas, podem concorrer nas seguintes categorias: academia e clube ou sociedade; profissional do ano, mérito da Educação Física, profissional de escola, profissional técnico desportivo, profissional da saúde, profissional de lutas, profissional de atividade física na empresa e ginástica laboral, profissional de esporte radical e de aventura, profissional de academia, profissional de paradesporto e atividade adaptada, profissional de pesquisa, veículo de comunicação e personalidade do ano.

A cerimônia de entrega do prêmio, aberta ao público, será realizada no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.