Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Conselheira Carla Pretto é eleita presidente do Conselho Municipal de Desporto de Caxias do Sul
09/12/2019
Fonte: CREF2/RS

Em uma reunião plenária realizada no final de novembro, a conselheira do CREF2/RS Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) foi eleita presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul. O órgão, vinculado à Prefeitura Municipal e criado em 1999, tem como função normatizar, deliberar e fiscalizar a área de atividade esportiva da cidade, oferecendo subsídios técnicos e emitindo pareceres sobre o assunto.

A gestão 2019-2021 do CMD conta ainda com o vice-presidente Moroni Lima (CREF 005357-G/RS) e com o secretário-executivo Jorge Dutra. “Por serem dois órgãos de fiscalização, acredito que o Conselho do Desporto e o CREF2/RS poderão atuar de maneira conjunta de diversas formas – massificando a orientação da atuação do profissional de Educação Física na área esportiva, realizando eventos em parceria e fortalecendo as ações de fiscalização”, avalia Carla. Pelos próximos três anos, o CMD também terá como meta a elaboração de um novo Plano Municipal do Desporto, para que contemple políticas públicas no âmbito da iniciação esportiva.

Além deste projeto, Carla adianta outras ações que o CMD implementará daqui para frente, como a realização do prêmio Mérito Esportivo e do Fórum Municipal do Desporto, ambos previstos para ocorrer já em 2020. “A nova gestão irá se basear no cumprimento das legislações desportivas, sugerindo medidas que visem a expansão do desporto do município”, encerra a Presidente.


CMD Caxias do Sul Caxias do Sul CREF Serra



CREF2/RS e representantes de academias realizam a quarta reunião com ECAD
21/11/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, o vice-presidente do CREF2/RS, Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS), e representantes de academias realizaram a quarta reunião com o gerente do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), Alvino de Souza, e com a supervisora do órgão, Bruna Oliveira.

Na ocasião, os proprietários de academias apresentaram uma nova tabela com referências de valores específicas para PJ's. O projeto será oficializado e encaminhado ao ECAD, que deverá apreciar os dados em sua próxima plenária, que será realizada no final de novembro.

Além de Bavaresco e dos representantes do ECAD, participaram do encontro os profissionais e empresários Paulo Ayres (CREF-000997-G/RS), João Batista (CREF-002385-G/RS) e Rogério Menegassi (CREF-001080-G/RS).


ECAD



Representantes do CREF8 realizam visita de três dias ao CREF2/RS
21/10/2019
Fonte: CREF2/RS

O presidente do Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8/AM-AC-RO-RR), Jean Carlo Azevedo da Silva (CREF 000964-G/AM), e Reinaldo Antony (CREF 001264-G/AM), conselheiro e presidente da Comissão de Ética da mesma autarquia, estiveram em visita oficial ao CREF2/RS durante os dias 16, 17 e 18 de outubro. O objetivo foi a troca de experiências em relação aos processos éticos e aos procedimentos de fiscalização, bem como estudos sobre dívida ativa e cobrança, envolvendo também ações judiciais, rotinas de atendimento, contratos e licitações, entre outros temas.

Iniciando o processo de imersão nas estruturas funcionais do CREF2/RS, os representantes do CREF8 reuniram-se, no dia 16, com o assessor de Fiscalização do CREF2/RS, Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS). Durante o encontro, foram explicados os vários procedimentos e ferramentas utilizados pelo Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR), entre eles a abertura de Processos Administrativos de Fiscalização, Termos de Autuação e de Cooperação, por exemplo.

No dia 17, os membros do CREF8 foram convidados a participar da reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). Segundo Silva, as apresentações de relatórios sobre processos éticos, realizados pelo CREF2/RS durante as plenárias do CONFEF, despertaram sua atenção, pois demonstravam a excelente operacionalidade do Código Processual de Ética. "Na ocasião, podemos constatar que a minuta apresentada contempla as necessidades da categoria e da sociedade”, afirmou.

Por último, o presidente e o conselheiro do CREF8 reuniram-se com Matheus Bergmann, assistente Jurídico do CREF2/RS, que apresentou um fluxograma detalhado do Departamento Jurídico, bem como explicou detalhes sobre a construção de documentos, modelos de processos e dívida ativa. Silva disse que levará referências da legislação estadual gaúcha, além de resoluções e o regimento da Comissão de Ética do CREF2/RS, para serem estudadas e adequadas à realidade dos estados abrangidos pelo CREF8.


CREF8



CREF2/RS homenageia vencedores do Troféu Destaque 2019
02/09/2019
Fonte: CREF2/RS

No sábado, dia 31 de agosto, o CREF2/RS promoveu a entrega do Troféu Destaque 2019. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, teve a sua cerimônia realizada na Praça dos Fundadores do Grêmio Náutico União, com um coquetel festivo.

Divididos em quatro categorias principais, os finalistas do Troféu Destaque 2019 foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho. Todos os ganhadores foram eleitos pela Plenária e revelados durante a cerimônia. As empresas que completaram dez anos de registro ininterrupto, em 2019, também foram convidadas para a festa e receberam um certificado de homenagem pelos serviços prestados.

A cerimônia iniciou às 20h, com um discurso do presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS). Na sua fala, ele deu boas-vindas aos presentes e reforçou a relevância do Troféu Destaque, sobretudo para a valorização da profissão. “É com grande honra que o CREF2/RS parabeniza e homenageia diversos profissionais de Educação Física nesta noite, pelo trabalho importantíssimo que desempenham para toda a sociedade”, frisou.

Homenagens especiais

Além dos quatro vencedores conhecidos durante a cerimônia, o CREF2/RS entregou outros quatro prêmios. O primeiro foi o Voto de Louvor ao profissional Juliano Mantovani (CREF 025864-G/RS), professor de Educação Física do Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, em Charqueadas. Na última semana, Mantovani ficou conhecido no Brasil inteiro por proteger os alunos da sua escola de um atentado, evitando uma grande tragédia.

Edison Cardoso (CREF 000001-G/RS), mais conhecido pelo apelido de Macaco e falecido em abril de 2018, também foi condecorado. Um dos criadores do CREF2/RS e ex-presidente da Federação Gaúcha de Basquete e da APEF, ele foi representado pelos seus dois filhos e recebeu o troféu Homenagem Especial – In Memoriam. Referência para o esporte e para a Educação Física, Cardoso obteve reconhecimento por atuar de maneira pioneira para a regulamentação e para a valorização da profissão.

O conselheiro federal Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS), que foi o mestre de cerimônias do evento, ainda chamou ao palco Joel Pedroso (CREF 000241-G/RS), vencedor na categoria Personalidade; e Renita Dametto, homenageada com o Mérito da Educação Física. Eles receberam os seus troféus através de uma escolha feita diretamente pela Plenária. A lista completa dos ganhadores do Troféu Destaque 2019 é:

Categoria Profissional – Atuação Bacharelado:
Roberta Borges (CREF 007239-G/RS)
Graduada em Educação Física pela UFPel e pós-graduada em marketing esportivo e academias de ginástica, é proprietária da Academia VO2 Beta, em Pelotas, há 18 anos. Atua na área fitness com aulas de jump, step, local e é uma das referências em todo o Estado nas modalidades kangoo jumps, board fitness e HUGS 7.

Categoria Profissional – Atuação Licenciatura:
Josiane Fassini (CREF 013909-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra Canoas e pós-graduada em Mídias e Educação, é professora da Escola Municipal Miguel Couto, em Nova Santa Rita. Atua com a inclusão através do projeto “Educação Física Inclusiva na EJA”, com atividades desportivas adaptadas, como goalball e vôlei sentado. É também coordenadora do projeto “A Escola da Universidade”, em parceria com o curso de Educação Física da Ulbra.

Categoria Profissional – Atuação Projetos Sociais:
Evandir Ferraz (CREF 008382-P/RS)
Conhecido pelo nome artístico Mike Júnior, é professor de street dance no Ballet Gutierres, em Porto Alegre. Pioneiro em adotar e explorar a cultura hip hop em suas aulas, há 15 anos desenvolve um projeto social no Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio, aproximando crianças carentes da dança. É idealizador da modalidade hip hop fitness e instrutor de step nas academias Movere Fitness, HF Personal Training e Fit Academia.

Categoria Pessoa Jurídica:
Fazendo Onda (CREF 001345-PJ/RS)
Em atividade desde 202, a Fazendo Onda é uma escola de natação e academia de Igrejinha. Além de aulas de natação, hidroginástica e caminhada aquática, também desenvolve projetos de emagrecimento para grupos de pessoas com IMC acima da faixa “Obesidade 1”, com duração de seis meses e prêmios para os melhores resultados. Em quatro etapas realizadas até o momento, ajudou a eliminar mais de 620kg somente através da atividade física.

Personalidade:
Joel Pedroso (CREF 000241-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, é oficial da reserva da Brigada Militar. Atuou grande parte da sua carreira no Corpo de Bombeiros e exerceu diversas funções, como coordenador dos salva-vidas da Operação Golfinho, diretor da Escola de Educação Física da Brigada Militar e comandante dos Bombeiros em Porto Alegre. Também foi coordenador de segurança aquática na Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro, nas provas de remo e canoagem. Atualmente é gerente de esportes do Grêmio Náutico União e presidente da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

Mérito da Educação Física:
Renita Dametto
Graduada em Educação Física pela Feevale, é especialista em Treinamento Esportivo e mestre em Educação. Ex-atleta da Seleção Brasileira de handebol, foi professora rede pública de Porto Alegre, secretária de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e presidente da FUNDERGS. Integrou o Conselho Nacional de Esporte e Lazer, o Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia e a Câmara Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte. Instituiu o Programa RS Educação Digital e o Programa de Apoio aos Parques Tecnológicos. Coordenou a reestruturação do CETE, o 20° Campeonato Mundial de Atletismo Máster e a Passagem da Tocha Olímpica em Porto Alegre.


Trofeu Destaque



CREF2/RS divulga finalistas do Troféu Destaque 2019
21/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quarta-feira, dia 21 de agosto, o CREF2/RS divulgou os nomes de todos os finalistas do Troféu Destaque 2019. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, terá a sua cerimônia de entrega realizada no dia 31 de agosto, no Grêmio Náutico União.

Divididos em quatro categorias, os finalistas listados abaixo, em ordem alfabética, foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias – Personalidade e Mérito da Educação Física – terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente no dia 31 de agosto.

As empresas que estão completando dez anos de registro ininterrupto, em 2019, também serão homenageadas na cerimônia. Confira os finalistas:

Categoria Profissional – Atuação Bacharelado:

Camilla Padilha da Silva Dutra (CREF 025641-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Faculdade Sogipa, é criadora do método de treinamento Generation System e sócia-proprietária da Kangoo Top Team, empresa especializada em kangoo jumps. Atua em academias de Porto Alegre.

Roberta Anselmo Borges (CREF 007239-G/RS)
Graduada em Educação Física pela UFPel e pós-graduada em marketing esportivo e academias de ginástica, é proprietária da Academia VO2 Beta, em Pelotas, há 18 anos. Atua na área fitness com aulas de jump, step, local e é uma das referências em todo o Estado nas modalidades kangoo jumps, board fitness e HUGS 7.

Tiago Barrionuevo Proença (CREF 012034-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, é proprietário da BPro – Treinamento Físico Funcional, em Porto Alegre. É um dos precursores da modalidade no Rio Grande do Sul e também ministra diversos cursos sobre o assunto no Brasil e no exterior.

Categoria Profissional – Atuação Licenciatura:

Anelise Reis Gaya (CREF 024009-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, tem doutorado pela Universidade do Porto, em Portugal. Atualmente é docente da ESEFID da UFRGS e professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. É coordenadora do Projeto Esporte Brasil e atua em várias iniciativas relacionadas à promoção da saúde nas aulas de Educação Física Escolar.

Fabiani Dias da Silveira (CREF 002949-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, tem mais de 30 anos de experiência na Educação Física Escolar e atualmente é professor do Colégio Sinodal do Salvador, de Porto Alegre. Em Novo Hamburgo, atua também em um projeto social que fomenta o handebol em escolas municipais, formando equipes para participar de diversos campeonatos. Foi professor substituto da cadeira de handebol da ESEFID/UFRGS, de 2011 a 2012 e é o criador de um projeto de intercâmbio técnico e cultural de handebol entre o Brasil e a Áustria.

Josiane Margarete de Araújo Fassini (CREF 013909-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra Canoas e pós-graduada pela UFRGS em Mídias e Educação, é professora da Escola Municipal Miguel Couto, em Nova Santa Rita. Atua com a inclusão através do projeto “Educação Física Inclusiva na EJA”, com atividades desportivas adaptadas, como goalball e vôlei sentado. É também coordenadora do projeto “A Escola da Universidade”, em parceria com o curso de Educação Física da Ulbra.

Categoria Profissional – Atuação Projeto Social:

Evandir Ricardo Viegas Ferraz (CREF 008382-P/RS)
Conhecido pelo nome artístico Mike Júnior, é professor de street dance no Ballet Gutierres, em Porto Alegre. Pioneiro em adotar e explorar a cultura hip hop em suas aulas, há 15 anos desenvolve um projeto social no Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio, na zona sul de Porto Alegre, aproximando crianças carentes da dança. É idealizador da modalidade hip hop fitness e instrutor de step nas academias Movere Fitness, HF Personal Training e Fit Academia.

Rosani Oliveira Franco (CREF 005930-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, é coordenadora do Instituto Tênis – Núcleo Porto Alegre. O projeto, que já atendeu quatro mil crianças, tem o objetivo de desenvolver o tênis e de transformar o Brasil numa potência do esporte nos próximos 20 anos, oferecendo a modalidade gratuitamente para crianças de escolas municipais e estaduais, que dificilmente teriam acesso, através de aulas regulares de Educação Física e com atividades em parques públicos.

Tânia Beatriz Rodrigues da Silva (CREF 027013-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Universidade La Salle, atua no SESI/FIERGS como monitora de esportes. Há 14 anos também é voluntária na Associação dos Amigos do Centro Olímpico Municipal (AACOM), em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas, ministrando aulas de fitness e de ritmos.

Categoria Pessoa Jurídica:

Fazendo Onda (CREF 001345-PJ/RS)
Em atividade desde 2002, a Fazendo Onda é uma escola de natação e academia de Igrejinha. Além de aulas de natação, hidroginástica e caminhada aquática, também desenvolve projetos de emagrecimento para grupos de pessoas com IMC acima da faixa “Obesidade 1”, com duração de seis meses e prêmios para os melhores resultados. Em quatro etapas realizadas até o momento, ajudou a eliminar mais de 620kg somente através da atividade física.

Fit Academia (CREF 002825-PJ/RS)
Em atividade desde 2014, a Fit Academia é de Porto Alegre e conhecida pelo seu ambiente familiar. Oferece diversas atividades aos seus alunos, como grupo de corrida, treinamento funcional e yoga. Como diferenciais tem o Circuito 60+, dedicado ao público da terceira idade, e cumpre todas as normas de acessibilidade, como rampas de acesso para cadeirantes, banheiro adaptado no térreo e elevador interno.

Sublime Academia (CREF 001162-PJ/RS)
Em atividade desde 2008, a Sublime Academia é de Santa Cruz do Sul e busca contribuir para o equilíbrio físico e mental dos seus alunos, com um ambiente agradável e acolhedor. Conta com uma ampla estrutura, totalmente climatizada, com diversas opções de atividades, como pilates, treinamento funcional, musculação e outras tantas aulas coletivas, ministradas por profissionais altamente qualificados e comprometidos.


Troféu Destaque



Comissão de Orientação e Fiscalização faz reunião na sede do CREF2/RS
18/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS realizou nesta quarta-feira, dia 17 de julho, mais uma reunião na qual seus integrantes elaboraram diretrizes para a Fiscalização do Conselho, propondo ações de orientação no âmbito regional e se manifestaram em relação aos processos de fiscalização.

Formada por profissionais de Educação Física escolhidos pela Plenária, a COF tem o objetivo de orientar a fiscalização do exercício profissional, programar e supervisionar as atividades desenvolvidas pela Fiscalização e elaborar instruções para o exercício da fiscalização, atendendo aos fundamentos legais pertinentes.

Participaram da reunião o presidente da Comissão Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), a secretária Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS), os membros Carmem Masson (CREF 0001910-G/RS), Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS) e o assessor de Fiscalização Samuel Almeida (CREF 013510-G/RS).


COF Fiscalização



Indicações ao Troféu Destaque 2019 encerram neste domingo
09/07/2019
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados têm até o próximo domingo, dia 14 de julho, para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2019. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Nesta edição do Troféu, podem participar das categorias Profissional e Pessoa Jurídica profissionais com registro ativo, regular e em dia. Já vencedor da categoria Personalidade, cuja votação não está aberta pela página do Conselho, será escolhido diretamente pelos membros do Plenário do CREF2/RS.

As indicações feitas pelos profissionais registrados resultarão numa lista com três finalistas. Os nomes mais votados serão revelados no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu, dia 31 de agosto no Grêmio Náutico União.

Categorias:

Profissional – Atuação Bacharelado
Profissional – Atuação Licenciatura
Profissional – Atuação Projeto Social
Pessoa Jurídica
Personalidade

Clique aqui para participar.


Troféu Destaque



Comissão de Atividade Física e Saúde avança em sua agenda de ações
05/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Atividade Física e Saúde do CREF2/RS se reuniu nesta quinta-feira, dia 4, de julho na sede do Conselho. Na pauta, dois temas foram discutidos. O primeiro retomou o debate ocorrido na reunião das Comissões Afins de Saúde, quando se definiu uma série de ações na área da saúde para 2020. A proposta ainda será levada ao conhecimento da Diretoria do CREF2/RS, e posteriormente encaminhada à Plenária para aprovação.

A segunda pauta tratou do encaminhamento de uma solicitação feita à Diretoria para transformar a Comissão de Atividade Física e Saúde em um grupo de trabalho permanente, baseado na experiência do CONFEF, em que as suas Comissões atuam especificamente com o tema ligado à saúde. Para os membros, o caráter fixo se dá porque todos os assuntos tratados nas reuniões são de interesse e aplicação junto à comunidade.

Participaram da reunião o presidente da Comissão Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), a secretária da Comissão Miryan Brauch (CREF 006834-G/RS), a conselheira Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) e a conselheira e ex-presidente do CREF2/RS Carmem Masson (CREF 0001910-G/RS).


Comissão de Atividade Física e Saúde



Reunião entre Comissões e Câmaras do CREF2/RS propõe ações na área da saúde para 2020
02/07/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 28 de junho, ocorreu uma reunião na sede do CREF2/RS envolvendo as Comissões de Atividade Física e Saúde, de Educação Física Escolar e de Ensino Superior e Preparação Profissional, bem como as Câmaras Técnicas de Esporte, de Corrida de Rua, de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional, além de um membro da diretoria do Conselho. A pauta foi a criação de ações integradas de saúde envolvendo os profissionais de Educação Física e as comunidades.

Segundo o presidente da Comissão de Atividade Física e Saúde Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), a ideia é criar um grupo integrado das Comissões do CREF2/RS relacionadas à saúde para estruturar uma série de ações em 2020 que, simultaneamente, deem visibilidade ao Conselho e atendam aos profissionais de Educação Física e à população. “Definimos que serão elencadas ações em três eixos principais: Saúde na Escola, Saúde no Esporte e Saúde na Academia”, explicou. O Conselheiro ressalvou que a proposta ainda será encaminhada à Diretoria do CREF2/RS para posteriormente ser aprovada em Plenária.

Além do presidente Lima, participaram da reunião o presidente da Câmara Técnica de Esporte Eduardo Merino (CREF 009943/GRS), a presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional Débora Garcia (CREF 002202/GRS), o conselheiro Leomar Tesche (CREF 000129/GRS), o 1º tesoureiro do CREF2/RS Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), a presidente da Câmara Técnica de Corrida de Rua Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), a presidente da Comissão de Educação Física Escolar Miryan Brauch (CREF 006834-G/RS) e a presidente da Câmara Técnica de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional Ninon Leal (CREF 001350-G/RS).


Agenda Saúde 2020



Estão abertas as indicações para o Troféu Destaque 2019
06/06/2019
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados têm até o dia 14 de julho para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2019. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Nesta edição do Troféu, podem participar das categorias Profissional e Pessoa Jurídica profissionais com registro ativo, regular e em dia. Já vencedor da categoria Personalidade, cuja votação não está aberta pela página do Conselho, será escolhido diretamente pelos membros do Plenário do CREF2/RS.

As indicações feitas pelos profissionais registrados, desde que fundamentadas, resultarão numa lista com três finalistas. Os nomes mais votados serão revelados no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu.

Categorias:

Profissional – Atuação Bacharelado
Profissional – Atuação Licenciatura
Profissional – Atuação Projeto Social
Pessoa Jurídica
Personalidade

Clique aqui para participar.


Troféu Destaque



Comissão de Orientação e Fiscalização apresenta números da Gestão 2015/2018
22/11/2018
Fonte: CREF2/RS

O Estatuto do CREF2/RS prevê a organização de comissões para assessoramento do Conselho. Dentre as principais está a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). Formada por profissionais de Educação Física escolhidos pela Plenária, a COF tem o objetivo de orientar a fiscalização do exercício profissional, programar e supervisionar as atividades desenvolvidas pela Fiscalização e elaborar instruções para o exercício da fiscalização, atendendo aos fundamentos legais pertinentes, entre outros.

A última gestão da COF, que atuou entre os anos de 2015 a 2018, foi presidida pelo atual 2º vice-presidente do CREF2/RS, Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS). Ao final deste ciclo, a Comissão está divulgando as principais ações realizadas no período e a contribuição para a sociedade e para os interesses da Educação Física.Entre muitos dados e análises, o estudo destaca as principais ações realizadas pela Comissão, apontadas abaixo:

Instrumentalização da Comissão de Orientação e Fiscalização

Apropriação das atribuições conferidas estatutariamente para a Comissão de Orientação e Fiscalização, que estava sendo realizada pelas áreas de Fiscalização e Jurídico, desonerando os departamentos e permitindo o foco nas ações de fiscalização.

Elaboração dos Pareceres COF

Após um detalhado estudo técnico da legislação, os profissionais de Educação Física, membros da Comissão, elaboram pareceres opinando pelas sanções a serem aplicadas, com a devida ciência e homologação do Plenário do CREF2/RS. Por exemplo, opinam pela orientação direta aos representantes legais das pessoas jurídicas mediante audiências.

Processo Administrativo de Fiscalização

Todo o processo fiscalizatório foi revisado e reorganizado, com a definição de procedimentos padrões e prazos, desde a visita do Agente de Fiscalização e Orientação até a aplicação de penalidades administrativas. Sendo que todas as ações cumprem o que dispõe a legislação sobre o processo administrativo no âmbito da administração pública federal.

Revisão da Legislação

A COF fez uma revisão completa da legislação que fundamenta os dispositivos da Resolução de Multas do CREF2/RS, adaptando a realidade da área.
- Encontro Sul Brasileiro das Comissões de Orientação e Fiscalização e Ética Profissional: realizado em Porto Alegre, o evento propôs o alinhamento de procedimentos entre os Conselhos de Educação Física da região sul.

Ciclo de Palestras

Eventos de orientação realizado em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Treinamentos

A COF realizou capacitações dos Agentes de Orientação e Fiscalização e demais funcionários do Conselho acerca das atualizações das legislações em vigor, bem como, sobre os procedimentos adotados nas ações.

Os resultados obtidos ao longo dos 3 anos de trabalho foram positivos. Destacam-se o crescimento de 26,32% no registro de pessoas jurídicas comparado à situação de 2015. Para os membros da Comissão, este número provém da conscientização dos proprietários de estabelecimentos que trabalham com atividade física da importância do registro e da regulamentação das atividades da área.

Em relação ao número de ações de orientação e fiscalização, conforme o relatório, verifica-se que o número de visitas manteve uma média de 2.300 fiscalizações ao ano, sendo que 53% foram visitas de rotina e 47% atuaram no atendimento de denúncias. A COF reforça que 100% das denúncias recebidas pelo Departamento de Fiscalização foram atendidas.

O relatório também coloca que, proporcionalmente ao número de visitas realizadas, houve uma redução de 3% do número de flagrantes de irregularidades durante as ações fiscalizatórias, assim como, aumentou em 7% o número de oportunidades onde foi constatado que os estabelecimentos visitados funcionavam de maneira regular, ou seja, dentro do estabelecido na legislação. Isto denota que as empresas estão mais preocupadas em manter o seu funcionamento de maneira regular, atendendo as exigências legais e incorrendo, cada vez menos, em infrações.

Além disso, houve uma diminuição de 25% dos processos administrativos arquivados por erros ou falta de elementos que garantissem a sua continuidade, o que demonstra o aprimoramento e a eficiência da fiscalização como um todo, desde o preenchimento da documentação até a aplicação de sanção.

O relatório apresentado também serviu de base para o planejamento das ações da próxima gestão da Comissão de Orientação e Fiscalização. Os novos membros foram escolhidos na Plenária de outubro de 2018 do CREF2/RS, sendo que o profissional Alessandro Gamboa foi mantido como presidente da COF e, segundo ele, “a Comissão realizou um trabalho eficiente pautado no ética e na legislação, mas muito ainda há de ser feito em prol dos profissionais e dos estabelecimentos da área da Educação Física, não esquecendo da necessária defesa da sociedade, cumprindo a missão deste Conselho”.


Comissão de Orientação e Fiscalização



CREF2/RS divulga finalistas do Troféu Destaque 2018
02/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de agosto, o CREF2/RS revelou todos os finalistas do Troféu Destaque 2018. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai ter a sua cerimônia de entrega realizada no dia 1º de setembro, sábado, na Sogipa.

Divididos em 15 categorias, os finalistas listados abaixo foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente na cerimônia do dia 1º de setembro.

Confira:

Profissional de Academia:
Luccas Rossetto (CREF 004912-G/RS)
Robson Vieira (CREF 021677-G/RS)
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Janete Barcellos (CREF 012545-G/RS)
Marcos Paulo Camboim (CREF 013629-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Gabriela Seadi (CREF 018859-G/RS)
Thales Ness (CREF 008714-G/RS)

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Leonice Cecconello (CREF 004245-G/RS)
Rogério Durks (CREF 006756-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Eduardo Nunes (CREF 002764-G/RS)
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Rosilene Diehl (CREF 006012-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Luciane Dambacher (CREF 012557-G/RS)
Yuri Fajardo (CREF 016147-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Alex Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Matheus Lima (CREF 017246-P/RS)
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)

Profissional de Recreação:
Giorgia Simão (CREF 011090-G/RS)
Rejane Rodrigues (CREF 002150-G/RS)
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)

Profissional de Escola:
Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS)
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Simone Astiazara (CREF 001911-G/RS)

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Fernando Kuse (CREF 001923-G/RS)
Rafael Marcondes Pereira (CREF 026348-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo:
Adenor Bacchi – Tite (CREF 004394-G/RS)
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Sandra Ferrer (CREF 000899-G/RS)

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
José Haroldo Gomes (CREF 004343-P/RS)
Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS)

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Átila de Lima (CREF 025628-G/RS)
Daniel Pavan (CREF 007215-P/RS)

Pessoa Jurídica – Academia:
Corpore Academia – Bento Gonçalves (CREF 000890-PJ/RS)
Ineex – Porto Alegre (CREF 004519-PJ/RS)
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Associação Leopoldina Juvenil (CREF 000555-PJ/RS)
Caixeral Campestre Tênis Clube (CREF 001474-PJ/RS)
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)


Troféu Destaque



Reunião do Fórum-RS define planejamento para 2018
11/01/2018
Fonte: FÓRUM–RS

Planejamento de ações prioritárias, assuntos de interesses geral e agenda do ano. Essas foram as pautas discutidas na tarde de quarta-feira (10/01) na reunião Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (FÓRUM–RS), que ocorreu no auditório da plenária do Conselho Regional de Administração (CRA-RS).

Um dos assuntos debatidos foi a questão do ensino a distância nas mais diversas áreas, questionando sobre a eficácia desta metodologia, com enfoque nos cursos da área da saúde. “É preciso aumentar a discussão sobre a qualidade dos ensinos e isso é uma luta de todos os Conselhos. Temos o dever de fazer com que a sociedade ouça e saiba que profissional ela vai receber daqui 10, 15 e 20 anos”, destacou a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas – 2º Região (CRN2), Glaube Raquel Conceição Riegel. A partir disso, a presidente do CRA-RS e também presidente do Fórum-RS, Adm. Claudia Abreu, junto à presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), sugeriram que fosse criada uma conferência nacional sobre o assunto.

Na oportunidade também foi levantado o momento crítico vivido pelo Hospital Beneficência Portuguesa e o Fórum-RS se coloca à disposição da instituição e da sociedade como um todo. Ainda, a diretoria se organizou para agendar reuniões de aproximação com o Tribunal de Contas da União, Ministério Público e Procuradoria da República. Também foram discutidos pontos como a comunicação do Fórum, o alinhamento das ações das Câmaras, entre outros.

Foto: Rafaela Johann


FÓRUM–RS



Cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2017 ocorre nesta sexta-feira
31/08/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai realizar amanhã, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2017. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, ocorrerá na Praça dos Fundadores do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

Divididos em 13 categorias, os finalistas foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, tiveram os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente na cerimônia.

Mérito da Educação Física
Dionisio Musachio Felix (CREF 003283-P/RS)
Vilson Fermino Bagatini (CREF 000009-G/RS)
Arnóbio Noronha Sigaran (CREF 003284-P/RS)

Profissional do Ano
Pedro Rodrigues Curi Hallal (CREF 024120-G/RS)
Fernando Ernesto Saraiva (CREF 002582-P/RS)
Álvaro Fernando Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)

Profissional de Academia
Marcos Vinícius Ferreira (CREF 015318-G/RS)
Roberta Forini Ortega (CREF 012398-G/RS)
Anelise de Moraes Leotte Bach (CREF 002179-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Jussara Mesquita da Costa (CREF 009226-G/RS)
João Pedro Manica (CREF 019833-G/RS)
Aline de Andrades Silva (CREF 017502-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Felipe Alberton (CREF 013445-G/RS)
Alex Lenz Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Paulo Cezar Mello (CREF 003951-G/RS)

Profissional de Escola
Carlos Alberto Alves Oliveira (CREF 020824-G/RS)
César Augusto Osorio Dornelles (CREF 000875-G/RS)
Josiane Margarete de Araújo Fassini (CREF 013909-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Rosilene Moraes Diehl (CREF 006012-G/RS)
Paulo José Antoni (CREF 002041-G/RS)
Cláudia Regina Alfama (CREF 006362-G/RS)

Profissional de Recreação
Cassiano Pedro Somensi (CREF 012741-G/RS)
Eneida Feix (CREF 002116-G/RS)
Clezio José dos Santos Gonçalves (CREF 008168-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo
André Luís Rocha Scott (CREF 001215-G/RS)
Gilberto Bellaver (CREF 003372-G/RS)
André Osvaldo Furtado da Silva (CREF 011068-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua
Juliano Mônaco Maciel (CREF 016431-G/RS)
Alexandre Sendzich Silvestrin (CREF 013072-G/RS)
Leonardo Rossato Ribas (CREF 003760-G/RS)

Profissional de Saúde
Alexandre Ramos Lazzarotto (CREF 002537-G/RS)
Marivete Tomazoni (CREF 011447-G/RS)
Emilian Rejane Marcon (CREF 002792-G/RS)

Clube ou Sociedade
Clube Juvenil de Caxias do Sul (CREF 000922-PJ/RS)
Lindoia Tênis Clube (CREF 000160-PJ/RS)
Clube do Professor Gaúcho (CREF 000269-PJ/RS)

Academia
Academia Body One (CREF 000897-PJ/RS)
Cia Athlética (CREF 001430-PJ/RS)
Guilherme Hessel Diel – Academia Personalizada Funcional (CREF 002963-PJ/RS)


Troféu Destaque 1º de setembro Dia do profissional de Educação Física



CREF2/RS revela finalistas do Troféu Destaque 2017
27/07/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS divulgou, na manhã desta quinta-feira, dia 27 de julho, os finalistas do Troféu Destaque 2017. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai ter a sua cerimônia de entrega realizada no dia 1º de setembro, sexta-feira, na Praça dos Fundadores do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

Divididos em 13 categorias, os finalistas listados abaixo foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente na cerimônia do dia 1º de setembro. Confira:

Mérito da Educação Física
Dionisio Musachio Felix (CREF 003283-P/RS)
Vilson Fermino Bagatini (CREF 000009-G/RS)
Arnóbio Noronha Sigaran (CREF 003284-P/RS)

Profissional do Ano
Pedro Rodrigues Curi Hallal (CREF 024120-G/RS)
Fernando Ernesto Saraiva (CREF 002582-P/RS)
Álvaro Fernando Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)

Profissional de Academia
Marcos Vinícius Ferreira (CREF 015318-G/RS)
Roberta Forini Ortega (CREF 012398-G/RS)
Anelise de Moraes Leotte Bach (CREF 002179-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Jussara Mesquita da Costa (CREF 009226-G/RS)
João Pedro Manica (CREF 019833-G/RS)
Aline de Andrades Silva (CREF 017502-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Felipe Alberton (CREF 013445-G/RS)
Alex Lenz Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Paulo Cezar Mello (CREF 003951-G/RS)

Profissional de Escola
Carlos Alberto Alves Oliveira (CREF 020824-G/RS)
César Augusto Osorio Dornelles (CREF 000875-G/RS)
Josiane Margarete de Araújo Fassini (CREF 013909-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Rosilene Moraes Diehl (CREF 006012-G/RS)
Paulo José Antoni (CREF 002041-G/RS)
Cláudia Regina Alfama (CREF 006362-G/RS)

Profissional de Recreação
Cassiano Pedro Somensi (CREF 012741-G/RS)
Eneida Feix (CREF 002116-G/RS)
Clezio José dos Santos Gonçalves (CREF 008168-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo
André Luís Rocha Scott (CREF 001215-G/RS)
Gilberto Bellaver (CREF 003372-G/RS)
André Osvaldo Furtado da Silva (CREF 011068-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua
Juliano Mônaco Maciel (CREF 016431-G/RS)
Alexandre Sendzich Silvestrin (CREF 013072-G/RS)
Leonardo Rossato Ribas (CREF 003760-G/RS)

Profissional de Saúde
Alexandre Ramos Lazzarotto (CREF 002537-G/RS)
Marivete Tomazoni (CREF 011447-G/RS)
Emilian Rejane Marcon (CREF 002792-G/RS)

Clube ou Sociedade
Clube Juvenil de Caxias do Sul (CREF 000922-PJ/RS)
Lindoia Tênis Clube (CREF 000160-PJ/RS)
Clube do Professor Gaúcho (CREF 000269-PJ/RS)

Academia
Academia Body One (CREF 000897-PJ/RS)
Cia Athlética (CREF 001430-PJ/RS)
Guilherme Hessel Diel – Academia Personalizada Funcional (CREF 002963-PJ/RS)


Troféu Destaque



Encerram nesta terça-feira as indicações para o Troféu Destaque 2017
30/06/2017
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm até a próxima terça-feira, dia 4 de julho, para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2017. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS àqueles que mais se destacaram na profissão ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Com o objetivo de valorizar os profissionais e os estabelecimentos que zelam pelo prestígio da Educação Física, o Troféu Destaque 2017 possui 15 categorias abertas à votação. Todos que estão em dia com as suas obrigações estatutárias podem fazer as suas indicações e também a concorrer a um dos prêmios. Outros dois troféus – Personalidade do Ano e Veiculo de Comunicação – terão os seus vencedores escolhidos diretamente pela Plenária. As categorias são:

– Mérito da Educação Física
– Profissional do Ano
– Profissional de Academia
– Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
– Profissional com Atuação em Projetos Sociais
– Profissional de Escola
– Profissional de Esporte Radical e de Aventura
– Profissional de Lutas
– Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
– Profissional de Recreação
– Profissional de Corrida de Rua
– Profissional Técnico Desportivo
– Profissional da Saúde
– Academia
– Clube ou Sociedade

As indicações feitas resultarão numa lista com três finalistas para cada uma das categorias. Os nomes mais votados serão revelados aqui no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu, no dia 1º de setembro, no Grêmio Náutico União. Clique aqui para participar.


Trofeu Destaque



Estão abertas as indicações para o Troféu Destaque 2017
06/06/2017
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm até o dia 4 de julho para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2017. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram na profissão ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Com o objetivo de valorizar os profissionais e os estabelecimentos que zelam pelo prestígio da Educação Física, o Troféu Destaque 2017 possui 15 categorias abertas à votação. Todos os profissionais registrados e que estejam em dia com as suas obrigações estatutárias estão aptos a fazer as suas indicações e também a concorrer a um dos prêmios. Outros dois troféus – Personalidade do Ano e Veiculo de Comunicação – terão os seus vencedores escolhidos diretamente pela Plenária. As categorias são:

– Mérito da Educação Física
– Profissional do Ano
– Profissional de Academia
– Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
– Profissional com Atuação em Projetos Sociais
– Profissional de Escola
– Profissional de Esporte Radical e de Aventura
– Profissional de Lutas
– Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
– Profissional de Recreação
– Profissional de Corrida de Rua
– Profissional Técnico Desportivo
– Profissional da Saúde
– Academia
– Clube ou Sociedade

As indicações feitas pelos profissionais resultarão numa lista com três finalistas para cada uma das categorias. Os nomes mais votados serão revelados aqui no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu, no dia 1º de setembro, no Grêmio Náutico União. Clique aqui para participar.


Trofeu Destaque



CREF2/RS divulga valores da Anuidade 2017
06/12/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS aprovou em Plenária os valores e os prazos de pagamento das anuidades 2017. Adequando o processo de cobrança bancária à economia e à sustentabilidade, os carnês completos não serão mais enviados, como feito nos últimos anos.

A guia com desconto à vista será encaminhada pelos Correios e os demais boletos precisarão ser retirados na Internet, estando disponíveis no Portal de Autoatendimento do site do Conselho a partir do dia 9 de janeiro. Para pagamento parcelado, é necessário digitar o valor do desconto no campo desconto.

Para mais informações sobre a Anuidade 2017, confira a Resolução 116/2016 e a Resolução 117/2016. Os valores e os prazos de pagamento são:

Profissional - Pessoa Física com até cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 307,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 166,00 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Profissional - Pessoa Física com mais de cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 220,80 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Empresa - Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 486,76 e pague o boleto no valor de R$ 273,24, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 819,72

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 1.490,40, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Observação: a partir de 31 de março, todas as anuidades terão reajustes de acordo com as resoluções pertinentes. Clique aqui e acesse o Portal de Autoatendimento do CREF2/RS para retirar os boletos.


Anuidade Anuidade 2017



CREF2/RS revela finalistas do Troféu Destaque 2016
16/08/2016
Fonte: CREF2/RS em Revista

O CREF2/RS divulgou, na tarde desta terça-feira, dia 16 de agosto, os finalistas do Troféu Destaque 2016. O prêmio, criado pelo Conselho para marcar o Dia do Profissional de Educação Física, terá a sua cerimônia de entrega no dia 1º de setembro, no Grêmio Náutico União.

Divididos em 13 categorias, os finalistas foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam participar de uma votação aberta no site do Conselho, e pela Plenária. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, tiveram os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os ganhadores serão conhecidos somente na cerimônia do dia 1º de setembro. Confira:

ACADEMIA:

Profisico Academia LTDA – ME (CREF 002326-PJ/RS)
Fórmula RS Fitness Center – Academia de Ginástica (CREF 002499-PJ/RS)
Associação Garra de Tigre de Artes Marciais – AGTAM (CREF 001239-PJ/RS)

CLUBE OU SOCIEDADE:

Recreio da Juventude (CREF 000515-PJ/RS)
Lindóia Tênis Clube (CREF 000160-PJ/RS)
Avenida Tênis Clube (CREF 001437-PJ/RS)

MÉRITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA:

Suzana Davila da Costa (CREF 000441-G/RS)
Adroaldo Cezar Araújo Gaya (CREF 002280-G/RS)
Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS)

PROFISSIONAL DO ANO:

Antônio Carlos de Oliveira Pereira (CREF 003345-G/RS)
Rafael Siqueira Oliveira (CREF 004193-G/RS)
Fábio Gerhard (CREF 009128-G/RS)

PROFISSIONAL DE ACADEMIA:

Paulo André Poli de Figueiredo (CREF 000340-G/RS)
Luciano Monteiro Barakat (CREF 002307-G/RS)
Daiane Moreira Mendonça Sena (CREF 014852-G/RS)

PROFISSIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA NA EMPRESA E GINÁSTICA LABORAL:

Tony Izaguirre Pereira (CREF 002462-G/RS)
Vinícius da Silva Alves (CREF 008089-G/RS)
Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS)

PROFISSIONAL COM ATUAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS:

Felipe Rosa de Quadros (CREF 020906-G/RS)
Elizabeth Cristina Fernandes (CREF 022074-G/RS)
Nádia Trevizan (CREF 005218-G/RS)

PROFISSIONAL DE ESCOLA:

Virgínia Rolim Wolffenbuttel (CREF 000055-G/RS)
Fabiano Baldissera (CREF 006473-G/RS)
Leandro Adami Gregoletto (CREF 008755-G/RS)

PROFISSIONAL DE ESPORTE RADICAL E DE AVENTURA:

Rodrigo Cavasini (CREF 008195-G/RS)
Rosemeri Müller (CREF 005231-G/RS)
Thomas Schulze (CREF 013024-G/RS)

PROFISSIONAL DE LUTAS:

Leandro Borges Faria da Costa (CREF 004025-P/RS)
Ricardo Reuter Pereira (CREF 002715-G/RS)
José Valter Corrêa de Lima (CREF 018456-G/RS)

PROFISSIONAL DE PARADESPORTO E ATIVIDADE ADAPTADA:

Ana Paula Vieira Malanovicz (CREF 005885-G/RS)
Eduardo de Vasconcelos Nunes (CREF 002764-G/RS)
Renata Ramos Goulart (CREF 004568-G/RS)

PROFISSIONAL DA SAÚDE:

Ricardo Rodrigo Rech (CREF 006574-G/RS)
Alexandre Ramos Lazzarotto (CREF 002537-G/RS)
Luiz Antônio Barcellos Crescente (CREF 011597-G/RS)

PROFISSIONAL TÉCNICO DESPORTIVO:

Roger Machado Marques (CREF 018953-G/RS)
Bruno Mastrascusa Rodrigues (CREF 010748-G/RS)
Celso Gomes da Silva (CREF 002893-G/RS)


Troféu Destaque 2016



Votação para o Troféu Destaque se encerra dia 25 de julho
18/07/2016
Fonte: CREF2/RS

A votação do Troféu Destaque 2016, que irá homenagear os profissionais de Educação Física do ano, entra em sua semana final e irá se encerrar no dia 25 de julho. O prêmio integra as comemorações pelo Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. Todos os profissionais registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações estatutárias podem votar.

Os vencedores dos grupos serão escolhidos pela Plenária do CREF2/RS, a partir da indicação dos concorrentes feita pelos profissionais. Consulte o regulamento e indique o concorrente da sua preferência aqui. Não perca a chance de homenagear aqueles que fazem a Profissão ser mais forte e respeitada.


Troféu Destaque



CREF2/RS participa da reunião plenária do Fórum-RS
23/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Foi realizada ontem (22), na sede do CREMERS, a reunião plenária do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado RS (Fórum-RS). O contador Antônio Palácios (CRC-RS) presidiu a reunião, que teve como representantes do CREF2/RS a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), também 4ª vice-presidente do Fórum-RS e coordenadora da Câmara da Saúde, e o vice-presidente do Conselho, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), que faz parte do Conselho Fiscal do Fórum-RS.

A plenária teve como pautas a apresentação dos temas da Câmara de Defesa da Sociedade, a organização do II Simpósio do Fórum-RS, que será realizado no dia 6 de julho na sede do CRARS e a adesão dos conselhos ao Observatório Social. Também foi discutida, por sugestão da coordenadora Silvia Saucedo, a Portaria Ministerial 401/2016, que estabelece as normas para a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio.

A reunião contou, ainda, com a participação do secretário-geral da Junta do Estado do Rio Grande do Sul, Cleverton Signor, que apresentou as ações de modernização pelas quais a Junta vem passando e colocou o órgão à disposição para conversar com os Conselhos sobre formas de firmar convênios que favoreçam as entidades. Além destes temas, o diretor da Associação Brasileira de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável, Lelis Cunha, apresentou a “Campanha do Litro D’Água”, desenvolvida pela entidade, que visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de mudanças de hábitos, a fim de evitar o desperdício de água.

Compareceram à plenária representantes dos Conselhos de Fonoaudiologia, Contabilidade, Administração, Educação Física, Biologia, Medicina, Farmácia, Ordem dos Advogados, Química, Engenharia e Agronomia, Medicina Veterinária e Arquitetura e Urbanismo.


Fórum-RS



Já está aberta a votação para as indicações ao Troféu Destaque 2016
20/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A votação para a escolha do tradicional Troféu Destaque já está aberta, e os profissionais e as empresas terão até o dia 25 julho para indicar aqueles que se destacaram na profissão durante 2016. Todos os profissionais registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações estatutárias podem votar. Os vencedores dos grupos serão escolhidos pela Plenária do CREF2/RS, a partir da indicação dos concorrentes feita pelos profissionais. Consulte o regulamento e indique o concorrente da sua preferência aqui.

A premiação Troféu Destaque, realizada pelo Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul desde 2011, tem como objetivo apoiar e valorizar os Profissionais e estabelecimentos registrados no Conselho, zelando pelo prestígio e bom conceito da profissão de Educação Física e dos que a exercem, em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado oficialmente em 1º de setembro.

Categorias
Serão premiados os destaques dos grupos Pessoa Física e Pessoa Jurídica, de acordo com as seguintes categorias:
- Pessoa Física
- Mérito da Educação Física
- Profissional do Ano
- Profissional de Academia
- Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
- Profissional com Atuação em Projetos Sociais - Profissional de Escola­
- Profissional de Esporte Radical e de Aventura
- Profissional de Lutas
- Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
- ­Profissional de Recreação
­- Profissional da Saúde
­- Profissional Técnico Desportivo

Pessoa Jurídica
­ - Academia
­ - Clube ou sociedade


Troféu Destaque



Diretoria e Conselho Fiscal do Fórum-RS tomam posse
30/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Em 23 de março, durante reunião plenária do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS, realizada na sede do Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS), foram empossados os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (FÓRUM-RS).

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), foi eleita a 4ª vice-presidente e também coordenadora da Câmara da Saúde. O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), faz parte do Conselho Fiscal e a conselheira do CREF2/RS, Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), participa da Câmara de Defesa da Sociedade.

O presidente do Fórum-RS, Antônio Palácios (CRC-RS), salientou que a união dos conselhos permite que as ações desenvolvidas em prol da sociedade sejam melhor divulgadas. “Temos uma maior repercussão e, para ampliar ainda mais isto, pretendemos abarcar os observatórios sociais para expandir nossa atuação”, explicou. Carmen Masson ressaltou a importância do Fórum-RS nas lutas profissionais. “Através do Fórum-RS podemos nos aproximar do governo e da sociedade com mais efetividade, articulando políticas e contribuindo para a qualidade da administração pública e da democracia”, afirmou.

Diretoria
Presidente: Antônio Palácios (CRC-RS)
1º vice-presidente: Valter Luiz de Lemos (CRA-RS)
2º vice-presidente: Roberto Py Gomes da Silveira (CAU-RS)
3º vice-presidente: Rogério Wolf de Aguiar (CREMERS)
4ª vice-presidente: Carmen Masson (CREF2/RS)
5º vice-presidente: Ricardo Breier (OAB-RS)
Secretaria-geral: Marlene Danesi (CREFONO-RS)
1ª secretaria-geral adjunta: Clarice Luz (CRBio-RS)
2ª secretaria-geral adjunta: Renato Minozzo (CRBM-RS)
3ª secretaria-geral adjunta: Rodrigo Lorenzoni (CRMV-RS)
Conselho Fiscal
Maurício Schüler Nin (CRF-RS)
Rosângela Parmigiani (CRN-RS)
Marco Aurélio Kihs (CRA-RS)
Ana Lice Bernardi (CRN-RS)
Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar (CREF2/RS)
Coordenadores das Câmaras e Grupos Técnicos:
Câmara da Saúde: Carmen Masson (CREF2/RS)
Câmara de Ensino: Silvia Saucedo (OAB-RS)
Câmara de Defesa da Sociedade: Miriam Teresinha (CREFONO-RS)
Grupo de Agentes Fiscais: Everton Borges (CRF-RS)
Grupo de Assessores de Comunicação Social: Diana Lienert (CRF-RS)
Grupo de Assessores Jurídicos: Angelo Bozzetto (CRC-RS)


Fórum-RS



Reunião de Diretoria do CREF2/RS debate próxima Plenária
23/02/2016
Fonte: CREF2/RS

A Diretoria do CREF2/RS reuniu-se nesta segunda-feira (22), quando tratou, dentre outros temas, de questões internas, planejamento estratégico e a preparação para a reunião plenária a ser realizada no próximo dia 26. Estiveram presentes a presidente do CREF2/S, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o vice-presidente Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar (CREF 002782-G/RS), a 2ª vice-presidente, Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), a 1ª secretária, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e a 2ª secretária, Sonia Waengertner (CREF 007781-G/RS). A Diretoria é o órgão que exerce as funções administrativas e executivas do Conselho. As competências de cada membro da Diretoria do Conselho, além das previstas no Estatuto, são estabelecidas em regimento aprovado pelo Plenário do CREF2/RS.


Diretoria CREF2 RS



Carmen Masson é eleita presidente e CREF2/RS define nova Diretoria
23/10/2015
Fonte: CREF2/RS

Após a cerimônia de posse dos novos Conselheiros do CREF2/RS, realizada hoje pela manhã (23), uma reunião com todos os membros do Plenário definiu os nomes da nova Diretoria. Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi eleita presidente e comandará o Conselho pelos próximos três anos.

Compõem também a Diretoria: Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), no cargo de 1º vice-presidente; Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), como 2º vice-presidente; Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), no cargo de 1ª secretária, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), como 2ª secretária; Sonia Waengertner (CREF 007781-G/RS), no cargo de 1ª tesoureira; e Ana Maria Haas, como 2ª tesoureira (CREF 004563-G/RS). O grupo assumirá no dia 30 de outubro.


Eleições Plenária Diretoria



Novos Conselheiros tomam posse nesta sexta-feira
23/10/2015
Fonte: CREF2/RS

A cerimônia de posse dos novos Conselheiros do CREF2/RS foi realizada na manhã de hoje (23), no Hotel Holiday Inn, em Porto Alegre. O evento, que contou com um café da manhã para os presentes, marcou a entrada de 14 membros (dez efetivos e quatro suplentes), eleitos em setembro. O mandato, que inicia em 30 de outubro, é para seis anos e se encerra em 2021.

A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi quem fez o discurso de abertura. Ela frisou que o momento representa o fim e o início de uma nova gestão, mas que o trabalho, que rendeu muitos benefícios aos profissionais registrados e à comunidade em geral, será conduzido da mesma forma, com mudanças para melhor. "É com muito orgulho que temos visto o nosso Conselho crescer dia a dia, com parcerias, conquistas em todas as áreas e a atuação incansável de todos vocês", destacou.

Como frisou Carmen, os novos Conselheiros tomaram posse com o objetivo de defender a Educação Física e de valorizar a profissão em todos os segmentos da sociedade. A ideia é que o CREF2/RS, pelos próximos seis anos, se aproxime ainda mais dos profissionais registrados e consiga desenvolver ações em prol da categoria, sempre de forma ética, moral e legal. "Somente com a união e com o trabalho é que a gente vai conseguir que o Conselho conquiste ainda mais espaços, garantindo que todas as pessoas sejam atendidas por profissionais de Educação Física em todos os locais", encerrou.

Em reunião, os novos Conselheiros irão definir também os novos componentes da Diretoria. Confira abaixo quem são eles:

GIOVANNI BAVARESCO (CREF 001512-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Treinamento Desportivo. Já foi conselheiro do CREF2/RS e atualmente é o diretor da CBrasil, empresa que há 22 anos promove cursos de especialização para professores, estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia.

EDUARDO MERINO (CREF 004493-G/RS): é graduado pela UFRGS e doutor em Ciências do Esporte. Atuou por oito anos como coordenador do curso de Educação Física da ULBRA e foi presidente do CREF2/RS entre 2010 e 2014. Atualmente é professor da UFPel e presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do Conselho.

CARMEN ROSANE MASSON (CREF 001910-G/RS): é graduada em Educação Física pelo IPA e mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos. Foi coordenadora da Secretaria de Esportes de Porto Alegre e da ESEF da Brigada Militar. Atualmente é presidente do CREF2/RS.

ALEXANDRE MOURA GRECO (CREF 004204-G/RS): é graduado pelo IPA e mestre em Reabilitação e Inclusão Social pela mesma instituição e possui MBA em Gestão Estratégicas de Negócios e em Marketing Digital, ambos pela ESPM. Desde 2013, é o coordenador geral das academias do SESC-RS e atua também como professor dos cursos de pós-graduação da Uningá (Santa Maria), HORUS Chapecó, UNISUL (Florianópolis) e da Faculdade da Serra Gaúcha (Caxias do Sul).

ANA MARIA HAAS (CREF 004563-G/RS): é graduada pela Feevale e oficial da Brigada Militar desde 1986. Foi comandante da Escola de Educação Física da Brigada Militar entre 2002 e 2003 e conselheira do CREF2/RS de 2003 a 2005.

SONIA MARIA WAENGERTNER (CREF 007781-G/RS): é graduada pela UFRGS e foi professora da rede estadual de ensino por 25 anos. É representante do CREF2/RS no comitê fundador da Rede OS Porto Alegre e conselheira há seis anos. Na década de 90, foi também diretoria eleita de escola.

ROSA MARIA MARIN PACHECO (CREF 000059-G/RS): é graduada pelo IPA e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte pela PUCRS e em Treinamento Neuromuscular pela UFRGS. Foi presidente da Associação das Academias do Rio Grande do Sul (ACAD/RS) entre 2008 e 2010. É proprietária da academia Espaço Ativo desde 1992.

LEOMAR TESCHE (CREF 000129-G/RS): é graduado pela Feevale e docente do curso de Educação Física da Unijuí há 32 anos. É doutor em Educação pela Unimep (Piracicaba) e pós-doutor pelo Instituto de Ciências dos Esportes da Universidade de Tübingen (Alemanha). Autor de diversos livros sobre a história da Educação Física no Rio Grande do Sul, atualmente coordena o intercâmbio entre a Unijuí, a Universidade Uni-Tubingen e o Instituto Carlos Linneo de Oberá (Argentina).

DÉBORA RIOS GARCIA (CREF 002202-G/RS): é graduada pelo IPA e possui especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e mestrado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. Atualmente é professora do curso de Educação Física da Faculdade Sogipa e da pós-graduação do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS).

ALESSANDRO DE AZAMBUJA GAMBOA (CREF 001534-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Ciências da Saúde (PUCRS) e em Administração e Marketing Esportivo (Universidade Gama Filho). É sócio-diretor da G2 Sports, consultor de academias e coordenador geral de eventos relacionados à Educação Física e à saúde.

Membros suplentes:

FELIPE GOMES MARTINEZ (CREF 003930-G/RS): é graduado pela UFRGS e possui especialização em Psicopedagogia Clínica pela Unilassale. É graduado também em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Judô e integra a Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS.

MARCIA ROHR DA CRUZ (CREF 007542-G/RS): é graduada em Educação Física pela UCS e em Administração pela Unisinos. Possui mestrado e doutorado em Administração pela mesma instituição e é presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul.

CLÁUDIA RAMOS LUCCHESE (CREF 002358-G/RS): é graduada pela UFRGS e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte (UFRGS) e em Ergonomia (UGF). É coordenadora dos programas de Qualidade de Vida no Banrisul e certificada pela International Stress Management Association em gerenciamento do stress no trabalho.

CLERY QUINHONES DE LIMA (CREF 000297-G/RS): é graduado pela UFSM, pós-graduado em Técnicas Desportivas – Handebol, jornalista e mestre em Comunicação Esportiva. Foi conselheiro do CREF2/RS entre 1999 e 2003 e atualmente desempenha a função de delegado adjunto da FIEP-RS e de secretário do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Santa Maria. Edita o jornal mensal Saúde pela Prática e o site www.santamriaolimpiada2016.com.br.


Conselheiros Plenária



CREF2/RS faz Reunião Plenária
22/10/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou na tarde desta quinta-feira (22) sua Reunião Plenária nº 158/2015. Na ocasião, os conselheiros debateram o orçamento do Conselho, bem como assuntos pertinentes à profissão de Educação Física.


Plenária



Extinção da Fundergs pode ser votada nesta terça-feira
21/09/2015
Fonte: Agência de Notícias ALRS

Entre as matérias que estão aptas a serem apreciadas pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (22), estão os projetos de lei do governo estadual que propõem a extinção da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs) e da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS). Ambos tramitam em regime de urgência, porém trancam a pauta de votações desde o dia 8 de setembro.

O CREF2/RS se posiciona contrário ao PL 299, que propõe a extinção da Fundergs, por entender que só a manutenção e a ampliação das políticas públicas desportivas garantirão a construção da cidadania, a inserção social e trarão estímulo a uma vida mais saudável, prevenindo doenças. "Além disto, a extinção da Fundergs fragiliza o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), local que mantém seis centros de excelência no esporte e mais dezenas de atividades, com 5 mil usuários dia, muitos por indicação médica", observa a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS).

Conforme acerto entre o presidente da Assembleia, deputado Edson Brum (PMDB), e os líderes do Movimento Unificado dos Servidores, o acesso do público ao Plenário 20 de Setembro durante a sessão plenária desta terça-feira (22) será liberado mediante distribuição de senhas para as galerias. Os 290 assentos serão divididos igualmente para os contrários e favoráveis aos projetos. A sessão plenária inicia-se às 14h e o acesso ao público, às 13h45.

Foto: Vinicius Reis/ALRS


Fundergs



Eleição do CREF2/RS 2015 tem participação ativa dos profissionais de Educação Física
18/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Mesmo com o mau tempo desta sexta-feira (18), a participação dos profissionais de Educação Física na eleição da nova diretoria do CREF2/RS alcançou as expectativas e transcorreu com tranquilidade. A votação foi encerrada às 17h, quando a Comissão Eleitoral iniciou o processo de apuração dos votos que elegerá os 14 conselheiros para um mandato de seis anos, sendo 10 destes efetivos e quatro suplentes, os quais se juntarão aos 14 conselheiros eleitos em 2012, compondo a Plenária. A diretoria é o órgão que exerce as funções administrativas e executivas no Conselho.

O processo eleitoral teve início em maio, a partir da divulgação do Regimento Eleitoral para a eleição 2015 e da formação da Comissão Eleitoral, integrada pelo presidente Jacques Delhaye Hidalgo (CREF 002325-G/RS) e por Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS), Loreti Sandra Rucatti (CREF 059476-G/RS) e pelo suplente Samuel Moreira de Almeida (CREF 013510-G/RS). Em cinco meses de atuação, a Comissão e os funcionários designados pelo Conselho trabalharam com afinco para garantir a lisura das eleições. Para futuras eleições, o presidente da Comissão sugeriu aos profissionais que se informem sobre o regimento eleitoral antes de fazer questionamentos. “As eleições são um momento muito importante na trajetória do Conselho e têm regras bastante específicas”, frisou Hidalgo. Segundo Alexandre Ritter, todos os questionamentos relativos a procedimentos eleitorais feitos pelos profissionais de Educação Física foram estudados e respondidos por e-mail. “Nos esforçamos para que esta eleição tivesse a maior transparência possível”, asseverou.

Com mais de 60 anos dedicados ao halterofilismo gaúcho e aos 86 anos de idade, Arnobio Sigaran (CREF 003284-P/RS) não deixou de comparecer à sede do Conselho para votar. “Tenho acompanhado o trabalho do CREF2/RS com bastante satisfação. É fundamental um Conselho forte para termos uma categoria unida”, avaliou. Para Débora Costa (CREF 000949-G/RS), a participação no processo eleitoral é uma ferramenta importante no aperfeiçoamento da profissão. “Só de forma democrática nós construiremos a Educação Física que este país precisa”.


Eleições CREF2 RS 2015



CREF2/RS homenageia os melhores do ano com o Troféu Destaque
04/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Na terça-feira (1º), o Hotel Plaza São Rafael foi o local escolhido pelo CREF2/RS para a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2015. O prêmio, que homenageou os profissionais de Educação Física do ano, teve os seus vencedores escolhidos pela Plenária do Conselho e pelos registrados, que puderam votar em quatro categorias diferentes.

Com a presença de membros dos demais Conselhos Profissionais e de autoridades, como José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), representando o prefeito José Fortunati; e Alexandro Lopes, diretor de Esportes da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul; a cerimônia também premiou, com um certificado, as empresas que completaram em 2015 dez anos de registro no CREF2/RS. Na abertura do jantar comemorativo, a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) agradeceu a presença de todos e destacou a relevância do prêmio, que chegou nesta nova edição com o status de "Oscar da Educação Física gaúcha". "É uma satisfação enorme reunir todos vocês, que têm uma participação relevante na profissão para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física", comentou.

Os homenageados foram: Academia Sal da Terra (CREF 000009-PJ/RS, academia), Grêmio Náutico União (CREF 000505-PJ/RS, clube ou sociedade), José Anchieta (CREF 000337-G/RS, profissional do ano), Vida e Saúde – RBS TV (veículo de comunicação), Kalil Sehbe Neto (personalidade do ano), Luis Eurico Kerber (CREF 001203-G/RS, profissional de Escola), Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS, profissional de Esporte Educacional), Tiago José Frank (CREF 015592-G/RS, profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada) e Desire Lacreta Maridakis (CREF 006536-G/RS, profissional de Recreação e Lazer).

No seu discurso, Carmen reiterou a ideia de continuar realizando a premiação, nestes mesmos moldes. "O CREF2/RS quer reunir os profissionais e que todos se sintam em casa no Conselho. A Educação Física vem crescendo a cada dia e, para que a nossa profissão fique cada vez mais forte, precisamos nos unir. O CREF2/RS somos todos nós", declarou. A galeria de fotos com os homenageados será divulgada, em breve, no Facebook do Conselho.


Troféu Destaque



CREF2/RS divulga ganhadores do Troféu Destaque 2015
20/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Os vencedores do Troféu Destaque 2015, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, foram divulgados pelo CREF2/RS. As categorias “Academia”, “Clube ou Sociedade”, “Mérito da Educação Física”, “Profissional do Ano”, “Veículo de Comunicação” e “Personalidade do Ano” foram escolhidos pela Plenária do CREF2/RS. A escolha das demais categorias foi feita por meio de votação no site do Conselho aberta a todos os profissionais de Educação Física registrados e em dia com suas obrigações estatutárias, a partir de lista tríplice, indicada por Comissão ou Câmara Técnica.

O CREF2/RS parabeniza a todos os vencedores e indicados desta edição do Troféu Destaque, que por meio de suas trajetórias vitoriosas ajudam a dignificar nossa Profissão.

Categoria Academia: Academia Sal da Terra (CREF 000009-PJ/RS) – Atuando desde 1987, a Sal da Terra é uma das mais tradicionais academias de Porto Alegre, e o seu trabalho é realizado dentro dos parâmetros profissionais, com quadro de profissionais devidamente registrados no CREF2/RS, contando com excelente infraestrutura.

Categoria Clube ou Sociedade: Grêmio Náutico União (CREF 000505-PJ/RS) – Formação de atletas e investimento no esporte, Top of Mind da revista Amanhã, vencedor por toda sua tradição no esporte e pelas grandes conquistas de seus atletas, nos diversos esportes em que atuam.

Categoria Profissional do Ano: José Anchieta (CREF 000337-G/RS) – Profissional de Educação Física formado na UFRGS e pós-graduado em Dança na PUC/RS, é professor da Graduação do Curso de Educação Física da UNISINOS RS. Ganhou vários prêmios, entre eles o de melhor instrutor internacional de Fitness da Espanha – 1997. Foi criador do Método de Ginástica Afro Aeróbica e autor do livro "Ginástica Afro Aeróbica".

Categoria Mérito da Educação Física: Ivan Fonseca Gallo (CREF 004207-G/RS) – Possui graduação em Educação Física pela UFRGS e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unisinos. Atualmente é Professor e Técnico da Unisinos e Técnico da Federação Gaúcha de Voley Ball.

Categoria Veículo de Comunicação – RBS TV – Vida e Saúde. Por acompanhar o trabalho de profissionais de Educação Física por meio de entrevistas e reportagens sobre saúde, nutrição, atividade física, beleza e comportamento.

Categoria Personalidade do Ano: Kalil Sehbe Neto – Ex-secretario Estadual do Esporte e do Lazer, militou em prol dos profissionais de Educação Física e de atletas com a criação da Lei Estadual Pró-Esporte de Incentivo ao Esporte Gaúcho. Também coordenou o Comitê Gestor da Copa do Mundo 2014.

Categoria Profissional de Escola: Luis Eurico Kerber (CREF 001203-G/RS) – Graduado pela Feevale e pós-graduado em Ciências da Atividade Física – Aspectos da Medicina do Esporte. Atua na Educação Básica desde 2002 e como professor universitário da Feevale desde 2005. Trabalha também na rede municipal de ensino de Ivoti. Já desenvolveu projetos de atividades físicas de aventura na natureza e de promoção da saúde na escola.

Categoria Profissional de Esporte Educacional: Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS) – Possui graduação pelo IPA, mestrado em Ciências Sociais e especialização em Basquete e em Futebol. É o docente mais antigo do IPA, onde atua desde 1980. Coordena o curso de pós-graduação Futebol e Futsal: do Treinamento à Gestão e atua na área de ensino-aprendizagem em treinamento, performance, avaliação e motivação.

Categoria Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada: Tiago José Frank (CREF 015592-G/RS) – Possui graduação pela UCS e é coordenador do setor de Paradesporto e Lazer Inclusivo da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul. Atuou como supervisor do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF/UCS) e como técnico da seleção brasileira sub-21 de basquete em cadeira de rodas, tornando-se campeão Parapanamericano em 2013. Dedica-se ao desenvolvimento e promoção de atividades de esporte e lazer para pessoas com deficiência.

Categoria Profissional de Recreação e Lazer: Desire Lacreta Maridakis (CREF 006536-G/RS) – Possui graduação e especialização pelo IPA, é ex-atleta profissional de voleibol e funcionária, desde 1985, da Prefeitura Municipal de Canoas. Atua há 26 anos no Centro Olímpico Municipal (COM), que oferece programas de atividade física, de esporte, de lazer e escolinhas esportivas à comunidade.


Troféu Destaque



CREF2/RS divulga ganhadores do Troféu Destaque 2015
19/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Os vencedores do Troféu Destaque 2015, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, foram divulgados pelo CREF2/RS. As categorias “Academia”, “Clube ou Sociedade”, “Mérito da Educação Física”, “Profissional do Ano”, “Veículo de Comunicação” e “Personalidade do Ano” foram escolhidos pela Plenária do CREF2/RS. A escolha das demais categorias foi feita por meio de votação no site do Conselho aberta a todos os profissionais de Educação Física registrados e em dia com suas obrigações estatutárias, a partir de lista tríplice, indicada por Comissão ou Câmara Técnica.

O CREF2/RS parabeniza a todos os vencedores e indicados desta edição do Troféu Destaque, que por meio de suas trajetórias vitoriosas ajudam a dignificar nossa Profissão.

Categoria Academia: Academia Sal da Terra (CREF 000009-PJ/RS) – Atuando desde 1987, a Sal da Terra é uma das mais tradicionais academias de Porto Alegre, e o seu trabalho é realizado dentro dos parâmetros profissionais, com quadro de profissionais devidamente registrados no CREF2/RS, contando com excelente infraestrutura.

Categoria Clube ou Sociedade: Grêmio Náutico União (CREF 000505-PJ/RS) – Formação de atletas e investimento no esporte, Top of Mind da revista Amanhã, vencedor por toda sua tradição no esporte e pelas grandes conquistas de seus atletas, nos diversos esportes em que atuam.

Categoria Profissional do Ano: José Anchieta (CREF 000337-G/RS) – Profissional de Educação Física formado na UFRGS e pós-graduado em Dança na PUC/RS, é professor da Graduação do Curso de Educação Física da UNISINOS RS. Ganhou vários prêmios, entre eles o de melhor instrutor internacional de Fitness da Espanha – 1997. Foi criador do Método de Ginástica Afro Aeróbica e autor do livro "Ginástica Afro Aeróbica"

Categoria Mérito da Educação Física: Ivan Fonseca Gallo (CREF 004207-G/RS) – Possui graduação em Educação Física pela UFRGS e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unisinos. Atualmente é Professor e Técnico da Unisinos e Técnico da Federação Gaúcha de Voley Ball.

Categoria Veículo de Comunicação – RBS TV – Vida e Saúde. Por acompanhar o trabalho de profissionais de Educação Física por meio de entrevistas e reportagens sobre saúde, nutrição, atividade física, beleza e comportamento.

Categoria Personalidade do Ano: Kalil Sehbe Neto – Ex-secretario Estadual do Esporte e do Lazer, militou em prol dos profissionais de Educação Física e de atletas com a criação da Lei Estadual Pró-Esporte de Incentivo ao Esporte Gaúcho. Também coordenou o Comitê Gestor da Copa do Mundo 2014.

Categoria Profissional de Escola: Luis Eurico Kerber (CREF 001203-G/RS) – Graduado pela Feevale e pós-graduado em Ciências da Atividade Física – Aspectos da Medicina do Esporte. Atua na Educação Básica desde 2002 e como professor universitário da Feevale desde 2005. Trabalha também na rede municipal de ensino de Ivoti. Já desenvolveu projetos de atividades físicas de aventura na natureza e de promoção da saúde na escola.

Categoria Profissional de Esporte Educacional: Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS) – Possui graduação pelo IPA, mestrado em Ciências Sociais e especialização em Basquete e em Futebol. É o docente mais antigo do IPA, onde atua desde 1980. Coordena o curso de pós-graduação Futebol e Futsal: do Treinamento à Gestão e atua na área de ensino-aprendizagem em treinamento, performance, avaliação e motivação.

Categoria Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada: Tiago José Frank (CREF 015592-G/RS) – Possui graduação pela UCS e é coordenador do setor de Paradesporto e Lazer Inclusivo da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul. Atuou como supervisor do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF/UCS) e como técnico da seleção brasileira sub-21 de basquete em cadeira de rodas, tornando-se campeão Parapanamericano em 2013. Dedica-se ao desenvolvimento e promoção de atividades de esporte e lazer para pessoas com deficiência.

Categoria Profissional de Recreação e Lazer: Desire Lacreta Maridakis (CREF 006536-G/RS) – Possui graduação e especialização pelo IPA, é ex-atleta profissional de voleibol e funcionária, desde 1985, da Prefeitura Municipal de Canoas. Atua há 26 anos no Centro Olímpico Municipal (COM), que oferece programas de atividade física, de esporte, de lazer e escolinhas esportivas à comunidade.


Troféu Destaque



Conselho realiza Reunião Plenária
10/07/2015
Fonte: CREF2/RS

Foi realizada nesta sexta-feira (10) a Reunião Plenária 155/2015. É pela Plenária que passam as discussões mais importantes sobre as ações administrativas a respeito da Profissão e dos profissionais de Educação Física. De constituição coletiva, é nela que se deliberam sobre os assuntos constantes na pauta de convocação.


Plenária



CREF2/RS faz reunião plenária
19/06/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou nesta sexta-feira (19/06) a reunião plenária de número 154. Entre os temas tratados, estão as indicações ao Troféu Destaque, alteração no regimento eleitoral, registros e baixas de processos, que somaram números recordes neste período.


Plenária



Frente Parlamentar da Atividade Física volta ao Congresso Nacional com apoio do CONFEF
17/06/2015
Fonte: CONFEF

Criada em 2006, a Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano (FPMAFDH) foi reinstalada no mês de maio, através da eleição da sua nova diretoria, no Congresso Nacional. A meta do grupo é nortear as ações dos parlamentares, para que favoreçam a sociedade através da Educação Física, e aproveitar a visibilidade que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos estão trazendo para o esporte e para a atividade física.

A plenária geral da FPMAFDH, coordenada pelo conselheiro federal Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF) e dirigida pelo deputado André Figueiredo, contou com a participação de parlamentares, membros de entidades da sociedade civil organizada e representantes do Sistema CONFEF/CREFs. Além do presidente eleito, o deputado Evandro Roman (CREF 000958-G/PR), mais dois membros da Frente são profissionais de Educação Física: a deputada Flavia Morais e o deputado Luiz Carlos Hauly (CREF 004365-G/PR).

As Frentes Parlamentares são suprapartidárias e compostas de, pelo menos, um terço dos integrantes do Poder Legislativo Federal, e são destinadas a aprimorar a legislação referente a um tema específico. A FPMAFDH tem como objetivo fomentar ações e elaborar proposições legislativas para garantir o direito da população à atividade física, pois entende que a prática de exercícios físicos e esportivos, como ferramenta de promoção de saúde, é parte indissociável dos direitos constitucionais e fundamentais de toda a sociedade.


Frente Parlamentar CONFEF



Data limite para registro de provisionado é dia 31 de março
27/01/2015
Fonte: CREF2/RS

A Plenária do CREF2/RS estabeleceu, no final do ano passado, data limite para registro de profissionais provisionados. A Resolução Nº 087/2014, que pode ser acessada aqui, fixa o dia 31 de março deste como último prazo, em âmbito regional, para solicitação de registro junto ao CREF2/RS de não graduados que atuavam em área própria dos profissionais de Educação Física, como previsto no inciso III, do artigo 2º, da Lei Federal Nº 9.686/98.

Os requerimentos feitos até o dia 31 de março poderão ser objeto de reconsideração e juntada de documentos, respeitada a Resolução vigente na data de seu primeiro protocolo. O prazo não se aplica às áreas profissionais cujo registro de não graduado está sendo questionado judicialmente.




CREF2/RS defende manutenção da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer
18/12/2014
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira (12), o CREF2/RS encaminhou ao governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, ofício que solicita a manutenção da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL). O Conselho, representando mais de 22 mil profissionais registrados, acredita que o trabalho do órgão não pode ser interrompido, pois "tem sido referência nacional na execução e propagação de políticas públicas de esporte e lazer, constituindo significativos programas e projetos na área do esporte escolar, de participação, paralímpico e de rendimento", como destaca o documento, elaborado pela Plenária do CREF2/RS.

Além de proporcionar a inserção regional, estadual, nacional e internacional de atletas de diversas categorias, destacando o Estado no cenário competitivo, o CREF2/RS salienta que a SEL também vem cumprindo seu papel institucional, de gerar oportunidades para a prática do esporte e lazer nas suas diferentes dimensões, além de fomentar a formação de profissionais de Educação Física. "O povo gaúcho, através do esporte, tem demonstrado grande melhora na saúde, segurança, inclusão social e qualidade de vida. Cabe ao Governo do Estado, através da SEL, solidificar e potencializar as políticas públicas das quais a sociedade vem sendo beneficiada por meio do esporte", complementa o ofício.




CREF2/RS estabelece data limite para registro de provisionado
16/12/2014
Fonte: CREF2/RS

A Plenária do CREF2/RS estabeleceu, no último dia 20 de novembro, data limite para protocolo de registro de profissionais provisionados. A Resolução Nº 087/2014, que pode ser acessada aqui, fixa o dia 31 de março de 2015 como último prazo, em âmbito regional, para solicitação de registro junto ao CREF2/RS de não graduados que atuavam em área própria dos profissionais de Educação Física antes da Lei Federal Nº 9.696/98.

Os requerimentos feitos até o dia 31 de março de 2015 poderão ser objeto de reconsideração e juntada de documentos, respeitada a Resolução vigente na data de seu primeiro protocolo. O prazo não se aplica às áreas profissionais cujo registro de não graduado está sendo questionado judicialmente.




CREF2/RS divulga valores da Anuidade 2015
12/12/2014
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS aprovou na última Plenária os valores e prazos das anuidades 2015. Para as Pessoas Físicas, será de R$ 505,27, com vencimento em 31 de março de 2015. Já para as Pessoas Jurídicas, o valor será de R$ 1.248,70, com vencimento na mesma data. Quem desejar poderá efetuar o pagamento em até oito parcelas mensais e consecutivas, sem desconto e sem multa, com primeiro vencimento também em 31 de março de 2015.

O carnê será enviado aos profissionais em janeiro, via Correios. Pessoas Físicas e Jurídicas podem realizar pagamento integral à vista com desconto, com os seguintes prazos e valores:

Pessoa Física:
a) Até 31 de janeiro de 2015, com 50% de desconto, totalizando o valor de R$ 252,63;
b) Até 28 de fevereiro de 2015, com 40% de desconto, totalizando o valor de R$ 303,16;
c) Até 30 de março de 2015, com 30% de desconto, totalizando o valor de R$ 353,69.

Pessoa Jurídica:
a) Até 31 de janeiro de 2015, com 70% de desconto, totalizando o valor de R$ 374,61;
b) Até 28 de fevereiro de 2015, com 65% de desconto, totalizando o valor de R$ 437,05;
c) Até 30 de março de 2015, com 60% de desconto, totalizando o valor de R$ 499,48.




CREF2/RS divulga vencedores do Troféu Destaque 2014
25/08/2014
Fonte: CREF2/RS

Os vencedores do Troféu Destaque 2014, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, foram divulgados hoje. A votação, em que todos registrados no CREF2/RS puderam participar, formou lista tríplice, que depois teve os ganhadores eleitos pela Plenária do Conselho.

Parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, o Troféu Destaque 2014 chega a sua quarta edição como ponto de encontro dos profissionais de todo Estado. Para Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS, o processo democrático do prêmio, em que todos os registrados podem votar e concorrer em cada uma das categorias, é o que garante a devida homenagem e o reconhecimento de toda a área. "A política atual do Conselho é se aproximar dos profissionais, unindo forças. O CREF2/RS somos todos nós", declarou.

A cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2014 será realizada no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Confira os vencedores:

Academia:
Academia Esportiva Menegassi Ltda. (CREF 000038-PJ/RS)

Clube ou Sociedade:
Grêmio Náutico Gaúcho (CREF 001237-PJ/RS)

Profissional do Ano:
Luiz Felipe Scolari (CREF 004278-G/RS)

Mérito da Educação Física:
Diná Pettenuzzo Santiago

Profissional de Recreação:
Ana Eleonora Sebrao Assis (CREF 000239-G/RS)

Profissional de Escola:
Laerte Camargo Moraes (CREF 002084-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo:
Alexandre Alves Teixeira (CREF 000786-G/RS)

Profissional de Saúde:
Mariana Carneiro Boos (CREF 009364-G/RS)

Profissional de Lutas:
Ana Maria Nappi (CREF 000900-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Alessandro de Freitas Gonçalves (CREF 005863-G/RS)

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Luis Leandro Grassel (CREF 009564-G/RS)

Profissional de Academia:
Mauro Sergio Batalha de Oliveira (CREF 010206-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Cláudia da Rosa Romero (CREF 016205-G/RS)

Profissional de Pesquisa:
André Luiz Lopes (CREF 008061-G/RS)

Veículo de Comunicação:
Correio do Povo

Personalidade do Ano:
José Fortunati




Votação do Troféu Destaque 2014 encerra amanhã
14/08/2014
Fonte: CREF2/RS

O Troféu Destaque 2014, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, tem votação aberta até esta sexta-feira, dia 15 de agosto. Todos os registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações podem indicar os vencedores e concorrer em cada uma das categorias. A votação formará lista tríplice, que depois terá os ganhadores eleitos pela Plenária do Conselho.

Para participar, clique aqui. A cerimônia de entrega do prêmio, aberta ao público, será realizada no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

O Troféu Destaque faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física e é dividido nas seguintes categorias: academia e clube ou sociedade; profissional do ano, mérito da Educação Física, profissional de escola, profissional técnico desportivo, profissional da saúde, profissional de lutas, profissional de atividade física na empresa e ginástica laboral, profissional de esporte radical e de aventura, profissional de academia, profissional de paradesporto e atividade adaptada, profissional de pesquisa, veículo de comunicação e personalidade do ano.




Últimos dias para votar no Troféu Destaque 2014
12/08/2014
Fonte: CREF2/RS

O Troféu Destaque 2014, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, tem votação aberta até quinta-feira, dia 14 de agosto. Todos os registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações podem escolher os indicados e concorrer em cada uma das categorias. A votação formará lista tríplice, que depois terá os ganhadores eleitos pela Plenária do Conselho. Para participar, clique aqui.

O Troféu Destaque faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física e é dividido nas seguintes categorias: academia e clube ou sociedade; profissional do ano, mérito da Educação Física, profissional de escola, profissional técnico desportivo, profissional da saúde, profissional de lutas, profissional de atividade física na empresa e ginástica laboral, profissional de esporte radical e de aventura, profissional de academia, profissional de paradesporto e atividade adaptada, profissional de pesquisa, veículo de comunicação e personalidade do ano.

A cerimônia de entrega do prêmio, aberta ao público, será realizada no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.




Votação do Troféu Destaque 2014 segue até o dia 14 de agosto
06/08/2014
Fonte: CREF2/RS

Registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações podem escolher os indicados ao Troféu Destaque 2014, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano. A votação, aberta até o dia 14 de agosto, formará lista tríplice, que depois terá os ganhadores eleitos pela Plenária do Conselho. Para participar, clique aqui.

Em sua quarta edição, o Troféu Destaque faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. Todos os registrados, Pessoas Físicas e Jurídicas, podem concorrer nas seguintes categorias: academia e clube ou sociedade; profissional do ano, mérito da Educação Física, profissional de escola, profissional técnico desportivo, profissional da saúde, profissional de lutas, profissional de atividade física na empresa e ginástica laboral, profissional de esporte radical e de aventura, profissional de academia, profissional de paradesporto e atividade adaptada, profissional de pesquisa, veículo de comunicação e personalidade do ano.

A cerimônia de entrega do prêmio, aberta ao público, será realizada no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.




Conselhos Federal e Regionais discutem PLC 116/2013 em Campo Grande
09/06/2014
Fonte: CREF11/MS-MT

Campo Grande foi sede, na sexta-feira (6) e no sábado (7), da plenária ordinária mensal do CONFEF. O encontro, que reuniu 28 conselheiros federais e 14 presidentes de Conselhos Regionais, teve o objetivo de discutir temas referentes ao sistema e realizar julgamentos de casos de irregularidade na atuação da profissão.

Outro assunto da reunião foi o PLC 116/2013, que tramita no Senado e exige formação superior em Educação Física para professores das escolas de Ensino Básico e Fundamental. O Projeto de Lei, que deveria ser votado na terça-feira passada (3), foi retirado da pauta. Contrário ao entendimento do MEC, que tenta impedir a validação da norma, CREFs e CONFEF defendem a imediata aprovação da proposta, já que o projeto é antiga reivindicação dos profissionais de Educação Física.

"Vamos procurar estratégias para que o PLC volte para a votação e seja aprovado. Nós tínhamos uma expectativa para atender melhor a sociedade, fizemos toda uma mobilização e, de repente, saiu da pauta. Temos que garantir um serviço de qualidade às nossas crianças", ressaltou o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ).

Com o intuito de mobilizar os profissionais de Educação Física, o CREF2/RS mantém em sua página campanha a favor do PLC 116/2013. "Temos que pressionar os senadores para aprovarem o projeto, que obriga que aulas de Educação Física sejam ministradas por professores com curso superior de Licenciatura em Educação Física. Portanto, mandem e-mail para o Senado, em defesa da Educação Física Escolar", declarou a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS).

Clique aqui para participar.

Foto: CREF11/MS-MT




Conselheira Carmen Masson assume presidência do CREF2/RS
01/04/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de segunda-feira, dia 31 de março, durante reunião Plenária do Conselho, Eduardo Merino licenciou-se do cargo de presidente do CREF2/RS. A presidência foi assumida pela Conselheira Carmen Masson, que ocupava o cargo de 1ª vice-presidente no mandato 2013-2015.
Carmen declarou que durante seu mandato dará seguimento ao trabalho iniciado por Merino: “O posicionamento da nossa Diretoria segue o mesmo, e vamos dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido por Merino nos últimos quatro anos, com o objetivo de aproximar o Conselho dos Profissionais de Educação Física”.

A composição da nova Diretoria foi definida conforme lista abaixo.
Presidente: Carmen Rosane Masson – CREF 001910-G/RS 1º Vice-Presidente: José Edgar Meurer – CREF 001953-G/RS 2º Vice-Presidente: Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar – CREF 002782-G/RS 1º Secretário: Paulo Ricardo Ayres – CREF 000997-G/RS 2ª Secretária: Sonia Maria Waengertner – CREF 007781-G/RS 1ª Tesoureira: Miryam Peraça Fattah Brauch – CREF 006834-G/RS 2ª Tesoureira: Luciane Volpato Citadin – CREF 000100-G/RS




Departamento de Fiscalização promove audiências para assinatura de Termos de Cooperação
21/03/2014
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização do CREF2/RS iniciou, nesta semana, as audiências para assinatura de Termos de Cooperação. Os Termos são o último passo do processo administrativo de fiscalização e tem como objetivo evitar reincidências em irregularidades. O processo inicia com a visita fiscalizatória. Nos casos em que não há irregularidades ou ocorre a regularização no prazo previsto, o mesmo é encerrado.
Os demais casos são enviados à Comissão de Fiscalização e posteriormente à Plenária para julgamento. As sanções variam de assinatura de termo de cooperação a multa.
O objetivo da assinatura é evitar a aplicação de multas ou acionamento por via judicial. É um acordo entre o estabelecimento e o CREF2/RS, em que o primeiro se compromete em manter as atividades de forma regular.
A Coordenadora do Departamento afirma que a assinatura do documento não isenta o estabelecimento das ações fiscalizatórias; pelo contrário, caso seja averiguada a reincidência o acionamento judicial é imediato. Inicialmente, foram convocados treze estabelecimentos cujas irregularidades foram falta de registro no CREF2/RS e ausência de profissional habilitado para ministrar as atividades. Sete deles compareceram à sede e dois foram reagendados. Todos os demais casos serão acionados judicialmente, por meio de ação civil pública, visando o cumprimento da legislação.




Presidente do CREF2/RS defende a prevenção de doenças ao celebrar o Dia Mundial da Saúde
04/04/2013
Fonte: Assessoria de imprensa AL/RS

O período da Tribuna Popular desta quinta-feira (4) foi ocupado pelo presidente do Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (Cref/RS), Eduardo Merino, que representou os conselhos das profissões de saúde regulamentadas. Ele falou sobre o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril desde 1948, quando foi criada a Organização Mundial da Saúde. Realizada no início da sessão plenária da primeira quinta-feira de cada mês, a Tribuna Popular permite a representantes de entidades da sociedade civil a realização de pronunciamentos na tribuna do Legislativo, pelo tempo de 10 minutos.

Merino informou que, este ano, o tema central do Dia Mundial da Saúde é a hipertensão arterial e o objetivo é reduzir o número de infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Segundo ele, um em cada três adultos sofre de hipertensão, uma em cada três pessoas que sofre da doença desconhece que é hipertenso, e só um em cada três hipertensos trata a doença.

O presidente do Cref/RS também falou dos hábitos da atual sociedade que contribuem para que as pessoas adoeçam, como a ansiedade e o estresse, a má alimentação e o sedentarismo. “Podemos dizer que há um desacordo entre as ações que buscam a saúde e os resultados, demonstrados principalmente pelos dados epidemiológicos. É um modelo de saúde que trata a doença e que não privilegia a prevenção, que é muito mais barata e conta com o benefício da manutenção da qualidade de vida das pessoas”.

Conselhos profissionais

O orador da Tribuna Popular ainda destacou a importância dos conselhos das profissões da saúde regulamentadas na proteção da sociedade para que as pessoas possam ter o serviço prestado com qualidade e segurança. “Temos o Fórum dos Conselhos do Rio Grande do Sul, que representa 600 mil profissionais, especificamente em torno de 250 mil profissionais da saúde, que cuidam de milhões de vidas”.

Ele ainda citou três desafios a serem enfrentados para promover a saúde e o bem-estar da sociedade: a questão do enfoque multiprofissional e interdisciplinar no tratamento das doenças; a mudança do modelo que privilegia o tratamento da doença e não a prevenção; e a formação dos profissionais de saúde.

Encerrando seu discurso, Merino manifestou apoio ao Projeto de Lei 245 2011, do deputado Carlos Gomes (PRB), que tramita na Assembleia Legislativa. A proposição torna obrigatória a exigência, nos concursos públicos do Estado do Rio Grande do Sul, do registro nos respectivos conselhos profissionais.




Plenária do CREF2/RS define novos integrantes das comissões e dos grupos de trabalho
21/11/2012

Ocorreu no dia 20/11 a segunda reunião plenária do CREF2/RS com a presença dos Conselheiros eleitos para o mandato 2012/2018. Entre os trabalhos realizados, ficaram definidas as comissões e grupos de trabalho.

O Presidente do CREF2/RS Eduardo Merino destacou na ocasião o alto índice de renovação entre os conselheiros eleitos. “São 12 novos integrantes no Plenário, todos com grande experiência profissional que estão trazendo suas expertises para as diversas comissões do CREF2/RS”.

Segundo Merino, a nova composição do Conselheiros é o ponto alto de uma eleição com elevada participação de votantes no CREF2/RS. “A intensa busca de manifestação na esfera política representa o amadurecimento dos Profissionais de Educação Física e também uma maior circulação de ideias, além de uma saudável disputa de propostas”, avalia.
Leia abaixo a relação das comissões, dos grupos de trabalho e dos seus integrantes :


COMISSÕES


Comissão de Controle e Finanças
Álvaro Fernando Laitano da Silva
Cláudio Renato Costa Franzen
Denisse Fagundes Ugalde
Leila de Almeida Castillo Iabel


Comissão de Ética Profissional
Carlos Mazzoni
Francisco Vargas Neto
Giovanni Bavaresco
João Antônio da Silva Rosa
Luiz Augusto Copstein Waldemar
Carlos Alberto Cimino
Eliana Alves Flores

Comissão de Orientação e Fiscalização
Carmen Masson
Giovanni Bavaresco
Luciane Citadin
Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar

Comissão de Legislação e Normas
João Guilherme Queiroga
Leila de Almeida Castillo Iabel
Eliana Alves Flores
José Edgar Meurer

Comissão de Ensino Superior e Preparação profissional
Alexandre Greco
Carlos Ernani Olendzki de Macedo
Cláudio Gutierrez
Paula Maduro

Comissão de Licitação
Francisco Menezes
Eliana Alves Flores
Sonia Waengertner

Comissão Temporária de Eventos
Carmen Masson
Alexandre Greco
Claudio Franzen

GRUPOS DE TRABALHO

Câmara Temática de Futebol Coordenação: Conselheiro Álvaro Laitano
Câmara Temática de Educação Física Escolar Coordenação: Conselheira Miryam Brauch
Câmara Temática de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral Coordenação: Conselheiro Lauro Aguiar
Câmara Temática de Lutas Coordenação: Conselheiro Alexandre Velly
Câmara Temática de Para-desporto e Atividade Adaptada Coordenação: Conselheira Leila de Almeida Castillo Iabel
Câmara Temática de Pessoa Jurídica Coordenação: Conselheira Rosa Maria Marin Pacheco
Câmara Temática de Esporte de Aventura Cordenação: Conselheiro Alexandre Greco
Câmara Temática da Saúde Coordenação: Conselheira Carmen Masson
Câmara Temática de Esporte Educacional Coordenação: Conselheiro João Guilherme Queiroga
Câmara Temática de Esporte Rendimento Coordenação: Conselheiro Carlos Cimino
Câmara Temática de Gestão e Marketing em Educação Física Coordenação: Conselheira Luciane Citadin