Notícias



CREF2/RS lamenta o falecimento da conselheira Federal e ex-presidente do CREF2/RS Miria Burgos
20/11/2017
Fonte: CREF2/RS

O Conselho lamenta o falecimento da conselheira federal e ex-presidente do CREF2/RS Miria Burgos (CREF 001566-G/RS), ocorrido ontem, dia 19 de novembro. Ela foi diagnosticada com câncer há alguns anos e estava internada no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul.

Professora do curso de Educação Física e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Miria foi presidente do CREF2/RS entre 2009 e 2010. Ao longo da sua carreira, organizou e coordenou diversos projetos – inclusive de caráter social – relacionados à Educação Física e desenvolveu diversas pesquisas acadêmicas com ênfase na Promoção da Saúde e nos fatores de risco às doenças cardiovasculares. Neste ano, foi uma das palestrantes do CongregaCREF – III Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, promovido pelo Conselho.


Miria Burgos



CongregaCREF reúne profissionais e acadêmicos para debater temas da Educação Física
28/08/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou no último sábado, dia 26 de agosto, o CongregaCREF – III Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que ocorre desde 2015 e integra as comemorações pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, reuniu profissionais registrados e acadêmicos do curso, para assistir palestras e para debater diversos temas relacionados à profissão.

A abertura do evento, feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), destacou as conquistas recentes do Conselho e o crescimento da Educação Física, em todo o Brasil, nos últimos anos. “No momento, o CREF2/RS está engajado para garantir a presença do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde, de maneira permanente. Para que isto ocorra, nós precisamos estar unidos, orgulhosos e conscientes de que representamos uma grande profissão”, comentou.

Na sequência, o CongregaCREF teve a sua primeira palestra, chamada “Gestão no Esporte: Os Desafios do Profissional de Educação Física Contemporâneo”, ministrada por Antônio Cimirro (CREF 004716-G/RS), instrutor dos cursos CBF Academy e docente no Ensino Superior. Além de apresentar o cenário do esporte mundial, ele salientou que no Brasil tem um grande potencial de crescimento na área. “O mercado fitness teve um aumento de 22% somente em 2016, atingindo a marca de 2% do PIB”, pontuou. “Os grandes esportistas são experts em vender a nossa profissão e precisamos aproveitá-los desta forma, para que possamos movimentar 40 bilhões de reais todos os anos – como os países desenvolvidos fazem – e gerar mais de 300 milhões de empregos”.

A gestão esportiva, o planejamento e a execução de projetos também foram assuntos abordados por Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS), na segunda palestra do CongregaCREF. Consultor de academias e empreendedor digital, Greco falou sobre a evolução das ferramentas digitais ao longo do tempo e reforçou a necessidade que os profissionais de Educação Física têm de estarem sempre antenados a tudo o que surge de novo. “Nós não podemos ter receito de utilizar e de gerar conteúdo em plataformas como Youtube, Facebook e Instagram. Quem está aproveitando estes espaços deixados em aberto, mostrando como a Educação Física pode mudar a vida das pessoas para melhor, está tendo sucesso”.

Os assuntos mais atuais do dia a dia da profissão também ganharam repercussão na apresentação de Fabio Saba (CREF 000007-G/SP), sócio-diretor da IHRSA Fitness Brasil e diretor-executivo da Saba Consultoria. Dando exemplos de um bom marketing para profissionais de Educação Física e para academias, o palestrante resumiu que a excelência do serviço prestado na área da atividade física depende muito mais do envolvimento dos profissionais com as pessoas do que com os esportes. “Não podemos ficar presos somente aos aspectos estéticos. Quem foi que disse que uma academia não pode contratar um profissional com sobrepeso?! Na nossa área, não pode haver preconceito e sempre há uma parcela da população que se identifica com este tipo de profissional, não com os sarados”, explicou.

O encerramento do CongregaCREF foi com uma mesa-redonda sobre obesidade infantil, que contou com a presença de Miria Burgos (CREF 001566-G/RS), conselheira federal e professora da UNISC; e Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP), pós-doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Em uma conversa com a participação da plateia, os palestrantes mostraram os principais resultados de suas pesquisas sobre o tema, que revelaram que cada vez mais crianças estão desenvolvendo doenças como hipertensão e diabetes, típicas da vida adulta. “As crianças ficam cerca de sete horas pro dia em frente a telas, como computador e televisão, e o sedentarismo é o grande fator para o aumento do risco de doenças crônicas”, frisou Costa. “A gente viu que a atividade física regular, além de melhorar a aptidão física e corrigir eventuais problemas de postura, também implica diretamente na melhora da saúde desta parcela da população”, complementou Miria.


CongregaCREF



CongregaCREF ocorre neste sábado com transmissão online
24/08/2017
Fonte: CREF2/RS

A terceira edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasil de Educação Física irá ocorrer neste sábado, dia 26 de agosto, e vai ser transmitido ao vivo pela Internet. O evento ocorrerá das 8h30min às 16h45min e integra as comemorações do CREF2/RS pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. Confira as palestras e os seus respectivos horários:

9h15min
Gestão no Esporte: Os desafios do profissional de Educação Física contemporâneo
Antônio Cimirro (CREF 004716-G/RS)

10h45min
O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física
Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS)

13h30min
Protagonismo em Educação Física
Fabio Saba (CREF 000007-G/SP)

15h15min
Mesa-redonda Obesidade Infantil
Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP)

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre
Mais informações e transmissão online: www.congregacref.com.br


CongregaCREF



CongregaCREF encerra inscrições e tem transmissão online confirmada
16/08/2017
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para a terceira edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasil de Educação Física chegaram ao seu número limite e foram encerradas hoje. O evento, que vai ocorrer no dia 26 de agosto, na Fadergs, integra as comemorações do CREF2/RS pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

O CongregaCREF contará diversas palestras, gerando assim conhecimento e oportunizando a qualificação técnica em diversas áreas da Educação Física para profissionais registrados e para estudantes. O evento também vai ser transmitido ao vivo pela Internet, iniciando às 8h30min e com encerramento previsto para as 16h45min. Na modalidade presencial, todos ganharão um certificado de participação de 8 horas/aula.

Confira a programação completa:

8h30min
Credenciamento

9h
Abertura

9h15min
Gestão no Esporte: Os Desafios do Profissional de Educação Física Contemporâneo
Palestra de Antônio Rosalvo Chaves Cimirro (CREF 004716-G/RS)

10h45min
O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física
Palestra de Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS)

13h30min
Protagonismo em Educação Física
Fabio Saba (CREF 000007-G/SP)

15h15min
Obesidade Infantil
Mesa-redonda com Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e Roberto Fernandes da Costa (CREF 000137-G/SP)

16h45min
Encerramento

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre
Mais informações e transmissão online: www.congregacref.com.br


CongregaCREF



CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física está com inscrições abertas
03/08/2017
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física foram abertas hoje e já podem ser feitas por aqui. O evento, que o CREF2/RS vai promover pelo terceiro ano consecutivo para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, será realizado no dia 26 de agosto, na Fadergs, em Porto Alegre. A entrada vai ser gratuita para os profissionais registrados e para os acadêmicos do curso de Educação Física.

Com o objetivo de gerar conhecimento e oportunizar a qualificação técnica em diversas áreas da Educação Física, o CongregaCREF deste ano terá as palestras “O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física”, ministrada por Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS); e “Protagonismo em Educação Física”, apresentada por Fabio Saba (CREF 000007-G/SP). Um terceiro nome será anunciado em breve.

A programação do evento, previsto para iniciar às 8h30min e para encerrar às 16h45min, vai contar também com uma mesa-redonda sobre obesidade infantil, cujo debate contará com a participação de Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e de Roberto Fernandes da Costa (CREF 000137-G/SP). Todos que comparecerem ao CongregaCREF ganharão um certificado de participação de 8 horas/aula.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre Inscrições: clique aqui
Mais informações: www.congregacref.com.br


CongregaCREF



Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional reúne-se na sede do Conselho
03/07/2015
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS reuniu-se nesta sexta-feira (03) na sede do Conselho. Na pauta, ocorreu a avaliação do VI Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física do RS, edição com recorde de coordenadores e instituições participantes. Também se analisou a proposta da organização de um evento científico para comemoração do Dia do Profissional de Educação Física, com o tema “Atividade Física e Saúde”. Estiveram presentes o presidente da Comissão, Eduardo Merino (CREF 004093-G/RS) e os membros Miria Burgos (CREF 001566-G/RS), Helena Alves DAzevedo (CREF 001069-G/RS) e Carlos Ernani Olendzki de Macedo (CREF 001262-G/RS).


Ensino Superior e Preparação Profissional



CREF2/RS reúne coordenadores de curso de Educação Física para debater uso da tecnologia e formação de novos profissionais
18/05/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, nos dias 15 e 16 de maio, a sexta edição do Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul. O evento, que neste ano teve como sede a Univates, em Lajeado, foi dedicado à discussão de temas como os riscos e as oportunidades do uso da tecnologia na intervenção profissional e as experiências no PIBID na formação de novos professores de Educação Física.

As atividades do Fórum iniciaram na sexta-feira à noite com o painel apresentado por Dari Göller (CREF 002469-G/RS), professor da UNIJUÍ; Fabrício Boscolo (CREF 056418-G/SP), professor da UFPEL; e Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS), coordenador das academias do SESC/RS. Eles falaram sobre o conceito de tecnologia e explicaram como estes recursos podem auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. "Os professores têm que se atualizar, é necessário transformar a didática das aulas. Com o avanço da tecnologia, elas não podem mais ser as mesmas", explicou Greco. Boscolo, por outro lado, destacou como os novos recursos podem despertar o interesse dos acadêmicos para a pesquisa. "Os alunos estão ligados ao mundo virtual, mas poucos veem a pesquisa como auxílio ao dia a dia da profissão", avaliou.

No sábado, o evento contemplou os cursos de Licenciatura com um debate sobre a formação de professores e as experiências com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Neste painel, Ednaldo Pereira Filho (CREF 001102-G/RS), professor da UNISINOS; e Clézio Gonçalves (CREF 008168-G/RS), professor da UFRGS; trouxeram dados importantes para conhecimento de todos os coordenadores. "Há, atualmente, uma defasagem de 7% no número de professores de Educação Física no Estado", relatou Pereira. "Portanto, o PIBID é uma obrigação legal do Governo para todas as instituições de Ensino Superior".

Além disto, Clézio apresentou como o PIBID contribui para a formação dos alunos e como o Programa funciona no dia a dia das escolas. "O PIBID valoriza o lúdico, combate à dependência tecnológica e promove a socialização e a saúde de alunos, em grande parte de baixa renda", contou. O Fórum ainda abriu espaço para o relato de experiências. Leonardo Rosa (CREF 006576-G/RS), coordenador do curso da Univates; e Rodrigo Rother (CREF 004055-G/RS), professor da mesma instituição, trouxeram alguns casos de como o PIBID foi fundamental para a formação dos acadêmicos de Licenciatura da universidade.

De acordo com Rosa, receber os colegas da área foi muito importante para discutir os rumos da Educação Física. "No início deste Fórum, havia a participação de quatro ou cinco instituições, hoje somos mais de dez. Isto mostra que grande parte dos representantes estão preocupados em debater o assunto e abertos para discutir como os cursos de graduação podem ser daqui para frente".

Também participaram da atividade Miria Burgos (CREF 001566-G/RS), da UNISC; Magale Konrath (CREF 000378-G/RS), da Feevale; Márcio Leiria (CREF 009570-G/RS), da UPF; Paulo Mello (CREF 003951-G/RS), da UPF Soledade; Sadi Oliveira Jr. (CREF 001979-G/RS), da ULBRA Torres; José Rogério Vidal (CREF 001965-G/RS), da Unilasalle; Derli Neuenfeldt (CREF 002651-G/RS), da Univates; Pedro Batistella (CREF 000283-G/RS), da UNICRUZ; Daniel Zacaron (CREF 002379-G/RS), da FSG; Julio Andreazza (CREF CREF 002263-G/RS), da UNIJUÍ Santa Rosa, Francisco Tavares (CREF 006966-G/RS), da UFPEL; Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), vice-presidente do CREF2/RS e professor da UFPEL; Vera Brauner (CREF 015174-G/RS); da PUC-RS, José Luís de Freitas (CREF 001797-G/RS), da Ulbra Cachoeira do Sul, Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), da UNUJUÍ; Alexandre Scherer (CREF 000021-G/RS), do IPA, e Vera Lúcia de Moraes (CREF 008871-G/RS) e Claudinara dal Paz (CREF 013872-G/RS), ambas da URI Frederico Westphalen.