Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Reunião do GAF discute parceria com a BM e cursos EAD
27/03/2018
Fonte: CREF2/RS

A reunião mensal do Grupo de Agentes Fiscais do RS (GAF) ocorreu nesta segunda-feira (26/03) na sede do Conselho Regional de Administração do RS. Estavam presentes representantes dos conselhos regionais de Farmácia, Educação Física, Administração, Medicina Veterinária, Contabilidade, Biblioteconomia, Fonoaudiologia, Nutrição e Biologia.

Segundo a agente fiscal do CREF2/RS, Denise Candaten (CREF-010750), foram debatidos assuntos como a parceria com a Brigada Militar, resolução de conflitos durante as fiscalizações e o aumento do número de cursos da área da saúde predominantemente EAD.

Em relação à Brigada Militar, os fiscais afirmaram se ressentir da falta de informações sobre o trabalho dos conselhos por parte da Corporação. “Vamos tentar criar canais contínuos de comunicação com a BM”, explicou Denise. Já em relação à proposta do Governo Federal de expandir exponencialmente os cursos EAD, haverá uma caravana em maio que irá a Brasília pressionar o Congresso e o Ministério da Educação para que se reveja e se readéque a proposta.


GAF



CREF2/RS participa da 5ª Ação Conjunta de Fiscalização no Litoral
25/01/2017
Fonte: CREF2/RS

O Grupo de Agentes Fiscais do RS (GAF-RS), órgão integrante do Fórum dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) realizaram, no mês de janeiro, a 5ª Ação Conjunta de Fiscalização no Litoral, com o intuito de orientar e fiscalizar estabelecimentos nas praias do Litoral Norte. A ação conta com agentes fiscais de diversos Conselhos. Com isso, o GAF espera potencializar a blitze e garantir serviços seguros aos veranistas e moradores dos municípios beira-mar.

Estão presentes na ação o Conselho Regional de Administração (CRA-RS), Conselho Regional de Biologia (CRBio-03), Conselho Regional de Educação Física (CREF2/RS), Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS), Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono7), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia (Crefito 5), Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2) e o Conselho Regional de Psicologia (CRP-RS).


Fórum-RS



Reunião do Grupo de Agentes Fiscais organiza Seminário de Fiscalização do Fórum-RS
28/06/2016
Fonte: CREF2/RS

O Grupo de Agentes Fiscais do RS (GAF-RS), órgão integrante do Fórum dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas (Fórum-RS), esteve reunido ontem, dia 27, na sede do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas - 4ª Região CONRERP/4. Na pauta, atuação e estrutura de fiscalização do CONRERP/4, ações conjuntas do GAF com o PROCON, ações de fiscalização do GAF em órgãos e instituições públicas e a participação do GAF na organização do Seminário de Fiscalização do Fórum-RS.

A coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), representou o CREF2/RS na reunião. Segundo Fernanda, a reunião trouxe uma intensa troca de experiências e informações entre os diversos conselhos. “Com isso, procuramos a integração e a otimização dos processos fiscalizatórios”, afirmou.

A reunião teve a presença de 15 conselhos profissionais: Administração, Biblioteconomia, Biologia, Biomedicina, Contabilidade, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e TO, Medicina Veterinária, Nutricionistas, Odontologia, Psicologia, Química, Relações Públicas e Técnicos em Radiologia.


DEFOR



CREF2/RS participa de reunião do Grupo de Agentes Fiscais do Fórum-RS
31/05/2016
Fonte: CREF2/RS

No último dia 30, ocorreu a reunião do Grupo de Agentes Fiscais do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (GAF) realizada na Federação de Associações de Municípios do RS (FAMURS).

Na pauta, foram debatida as ações conjuntas de fiscalização entre conselhos e Procons, ações colaborativas e propositivas com os gestores públicos e o desenvolvimento do material técnico de apoio aos gestores públicos e a participação na organização do VI Seminário de Fiscalização do Fórum-RS.

Participaram representando o CREF2/RS o vice-presidente da entidade Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) e a coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS). Segundo Fernanda, a reunião foi bastante positiva. “Tratamos de ações para instrumentalizar cada vez mais os fiscais dos conselhos e promover ações para o bem da sociedade”, afirmou. Lauro concordou com a qualidade da reunião. “Contando com agentes fiscais de diversos conselhos das profissões, pudemos elaborar ações e parcerias com a FAMURS”, explicou.

Estiveram presentes representantes dos Conselhos Profissionais de Administração, Biologia, Biomedicina, Economia, Educação Física, Engenharia e Agronomia, Farmácia, Fisioterapia e TO, Nutricionistas, Psicologia, Química, Odontologia, Relações Públicas e Técnicos em Radiologia.


DEFOR



CREF2/RS participa da Semana Estadual de Fiscalização Conjunta
10/11/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS esteve presente, ontem à tarde (9), na reunião do Grupo de Agentes Fiscais (GAF) do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS), que definiu os primeiros detalhes da ação que será realizada, no final do mês, durante a Semana Estadual de Fiscalização Conjunta. O encontro contou também com a participação dos Conselhos Regionais de Administração, Biomedicina, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutricionistas, Psicologia e Química.

A coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação do CREF2/RS, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), adianta que, além da participação dos Conselhos, a fiscalização terá ainda o apoio do PROCON estadual e dos respectivos PROCONs municipais de todas as cidades que receberão estas ações. "Na reunião, nós discutimos a forma como a fiscalização conjunta será feita, analisando as datas que cada Conselho tem disponíveis", conta. "O CREF2/RS confirmou a sua participação e, nos próximos encontros, vamos definir o roteiro e quais outros Conselhos estarão com a gente".

Everton Borges, assessor de relações institucionais do Fórum-RS e coordenador do GAF, também destacou a grande adesão dos Conselhos à Semana Estadual de Fiscalização Conjunta e que, com a união de todos, as ações certamente trarão resultados ainda mais positivos. O grupo vai voltar a se reunir nas próximas semanas.


Fiscalização Fórum-RS



Fórum-RS realiza ação de fiscalização conjunta em Pelotas
18/11/2014

Entre os dias 4 e 7 de novembro, o Fórum dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas (Fórum-RS), por meio do Grupo de Agentes Fiscais (GAF), promoveu terceira ação conjunta de fiscalização, desta vez em Pelotas. As visitas foram feitas em Instituições de Longa Permanência de Idosos (LPIS), no Presídio Regional de Pelotas e em todos os outros estabelecimentos que cada conselho fiscaliza em suas rotinas, como instituições de saúde (UBS, clínicas e hospitais), academias, farmácias, indústrias e agropecuárias.

Integraram a ação, junto com o CREF2/RS, os agentes fiscais dos Conselhos de Farmácia, Engenharia e Agronomia, Nutricionistas, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Odontologia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Veterinária, Administração, Contabilidade, Corretores de Imóveis e Biblioteconomia.




Fórum-RS promove III Colóquio dos Conselhos Profissionais
27/10/2014

Na última sexta-feira (24), fiscais, conselheiros, funcionários e demais integrantes dos conselhos profissionais participaram do III Colóquio promovido em parceria pela Câmara de Defesa da Sociedade (CDS), Grupo de Assessores Jurídicos (GAJ) e Grupo de Agentes Ficais (GAF) do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões (Fórum-RS). O tema desta edição foi “Fórum: atuante no controle social e eficiente no ato de julgar”.

Na abertura do evento, o presidente do Fórum-RS Flávio Koch, juntamente com os representantes de cada grupo Miriam Terezinha da Silva (CDS), Maiele Lewandowski (GAF) e Cesar Augusto Boeira da Silva (GAJ), ressaltou a participação dos conselhos no evento. O painel de abertura contou também com a presença do vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade, Pedro Gabril, que falou sobre a importância dos Observatórios Sociais espalhados pelo Brasil como uma ferramenta de controle social.

A segunda e última parte do Colóquio foi comandada por Marco Stefani, assessor jurídico dos Conselhos Regionais de Nutrição e de Fonoaudiologia, que falou sobre como investigar, processar e julgar com justiça. De acordo com ele, um bom julgamento deve ser sempre imparcial, consciente e seguro. Stefani explicou todas as etapas do processo ético, iniciando pela investigação, passando pelo processo e, por fim, o julgamento. “Cada etapa deve ser conduzida por pessoas diferentes para garantir a justiça e a imparcialidade, pois cada etapa tem sua própria psicologia que é diferente das demais”, explicou.




Porto Alegre recebe orientação e fiscalização para a Copa do Mundo
31/03/2014
Fonte: Fórum dos Conselhos RS

Ação conjunta engloba cerca de 20 Conselhos e Ordens do Rio Grande do Sul.
Entre os dias 31 de março e quatro de abril, Porto Alegre recebe uma ação conjunta dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado. A iniciativa, realizada pela primeira vez na cidade, é promovida pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) - que reúne cerca de 20 entidades - e visa orientar e fiscalizar diversos estabelecimentos, como obras civis, bares, restaurantes, farmácias, entre outros empreendimentos.
Oferecer ao turista a segurança necessária nos serviços prestados durante a Copa do Mundo constitui as metas da ação conjunta. A atividade do Fórum-RS busca defender a sociedade e garantir o atendimento qualificado, por meio de profissionais habilitados. Assim como também objetiva esclarecer a população em geral sobre a importância das entidades profissionais, uma vez que o objetivo primordial dessas instituições é orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício legal das profissões, garantindo excelência e qualidade.
Participam os Conselhos Regionais de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biologia, Biomedicina, Contabilidade, Corretores de Imóveis, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia e Agronomia, Estatística, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutricionistas, Odontologia, Química, Relações Públicas, Representantes Comerciais, Serviço Social, Ordem dos Advogados do Brasil e Ordem dos Músicos do Brasil. Esta é a segunda ação conjunta realizada pelo grupo. A primeira ocorreu em Santa Maria, em novembro de 2013, com o apoio do Grupo de Agentes Fiscais (GAF).




Grupo de agentes fiscais do RS fazem reunião no CREF2/RS
29/05/2013
Fonte: CREF2/RS

O GAF-RS– Grupo de Agentes Fiscais do RS esteve reunido hoje, dia 29, no CREF2/RS. Na pauta, avaliação do III Seminário de Fiscalização Profissional. A criação do grupo foi a proposta final do primeiro seminário, em setembro de 2011. A partir desta data, foram estabelecidas reuniões mensais, que objetivam a troca de experiências e permitem a discussão de estratégias de fiscalização, incluindo temas que desenvolvam e aprimorem o exercício das funções dos profissionais de fiscalização de cada conselho. As reuniões são itinerantes, sendo cada uma realizada em um conselho diverso, permitindo que se amplie o conhecimento da realidade de cada um. Estiveram presentes o CREFONO 7, CRP/RS, CRA/RS, CRF/RS, CRTR/RS e CRBIO.




Fórum dos Conselhos promove III Seminário de Fiscalização Profissional
07/05/2013
Fonte: Fórum dos Conselhos das Profissões Regulamentadas do RS

No dia 17 de maio de 2013 acontecerá o III Seminário de Fiscalização Profissional, evento organizado pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, que trará como tema neste ano “Fiscalização dos Conselhos e os Benefícios para a Sociedade”.

O objetivo do evento é tratar dos temas relacionados a fiscalização realizadas pelas diversas instituições, na busca de integração e otimização dos processos, contribuindo para o funcionamento dos estabelecimentos regulados para que atuem na atenção a sociedade, proposta esta motivada pela tragédia em Santa Maria. O seminário terá início as 8h30min no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS, com o credenciamento às 8h30min, a abertura ocorrerá às 9h30min seguida da Mesa redonda intitulada: “Poder público e a Fiscalização dos conselhos profissionais em benefício da sociedade”, e contará com a participação de um representante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado, César Faccioli, o Presidente do PROCON/RS, Cristiano Aquino, a Presidente do Conselho Regional de Administração do RS, Adm. Cláudia Stadtlober. A mesa contará com a mediação do Presidente do Fórum Estadual do RS e Latino Americano de Defesa do Consumidor, , Alcebíades Santini.

No período da tarde ocorrerão três palestras e a apresentação do GAF-FOCO/RS pela fiscal do Crefono7 Marlei Braud Cantergi. A partir das 14h acontece a palestra com João Alberto Vieira, presidente da Junta Comercial do RS que abordará “Parcerias e convênios da Junta Comercial com os conselhos profissionais”. Às 15h será a vez da palestra “Relação conselheiros e fiscais”, com o Adm. Nei Sena. E às 16h45 acontecerá a última palestra do evento “A responsabilidade civil dos conselhos profissionais em defesa da sociedade - importância da ação fiscalizatória” com o procurador da Justiça Paulo Valério Dal Pai Moraes.

Como nos anos anteriores, o evento será voltado aos agentes fiscais dos conselhos das profissões regulamentadas, presidentes, conselheiros, vereadores e deputados estaduais.