Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Faculdade Sogipa oferece desconto em pós-graduação em práticas alternativas na Escola
02/04/2018
Fonte: CREF2/RS

Profissionais registrados no CREF2/RS podem se inscrever no curso de pós-graduação Práticas Alternativas na Escola: da Inclusão aos Esportes de Aventura, da Faculdade Sogipa, com desconto. A atividade, coordenada pela conselheira Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), é destinada aos Licenciados e tem o objetivo de qualificar e revitalizar o professor de Educação Física, elevando os níveis de eficiência e eficácia na aplicação dos recursos didático-pedagógicos no âmbito escolar.

Com duração de quatro semestres e carga horária de 360 horas, o Curso está previsto para iniciar no dia 5 de maio. As aulas serão realizadas aos sábados e domingos, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Inscrições e mais informações podem ser obtidas nesta página.


Convênios



CREF2/RS e Senac-RS realizam Fórum sobre esportes e turismo de aventura
09/09/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS e o Senac-RS realizaram, no último dia 27 de agosto, o Fórum Técnico Setorial do Curso Condutor de Turismo de Aventura. A atividade, organizada pelo Núcleo de Educação Profissional (NEP) da instituição em parceria com a Câmara Técnica de Esportes de Aventura do Conselho, teve o objetivo de identificar as necessidades dos profissionais de Educação Física que atuam neste segmento e prepará-los, em alguns aspectos, para o mercado de trabalho.

O Fórum, oferecido de maneira gratuita aos interessados, contou com a presença de representantes do Sesi, da Emater, da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abrav-RS), da FIEP, da Comissão de Economia, Desenvolvimento e do Turismo da Assembleia Legislativa e de profissionais da Mundo Vertical e da Sítio do Mato. "A aproximação com o Senac-RS vai beneficiar todos os profissionais de Educação Física, sobretudo aqueles que atuam numa área ainda pouco atendida por cursos e especializações", explicou Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS.


Senac Esportes de Aventura



CREF2/RS firma parceria com Senac-RS para promover Fórum de Esporte de Aventura na Natureza e curso de capacitação na área
26/06/2015
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta sexta-feira (26), a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e o 1º secretário Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) estiveram reunidos com Paulo Presser e Jacqueline Gisler, diretor e coordenadora do Núcleo de Educação Profissional do Senac-RS, respectivamente. O encontro serviu para definir os detalhes do Fórum de Esporte de Aventura na Natureza e do posterior curso de capacitação que será oferecido aos profissionais de Educação Física que atuam na área. O presidente do CONFEF Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ) também esteve presente na reunião.

O Fórum irá, em um primeiro momento, identificar as necessidades dos profissionais de Educação Física neste segmento e definir as competências do curso, que será oferecido de maneira gratuita, em um local ainda a ser definido. Como destacou Jacqueline, a ideia é que esta atividade introdutória conte também com a participação de entidades representativas para a área, como o SESI, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e o SEBRAE.

"Estamos dando um primeiro passo, muito interessante, e iremos ajustando as nossas expectativas. A aproximação com o Senac-RS vai beneficiar todos os profissionais de Educação Física, sobretudo aqueles que atuam numa área ainda pouco atendida por cursos e especializações", explicou Carmen. Steinhilber também sinalizou que a iniciativa é importante não só para os profissionais que já atuam com os esportes de aventura, mas para todos aqueles que saem da faculdade e não têm este tipo de qualificação. Uma nova reunião está marcada para o início de julho.


Esporte de Aventura Senac-RS



Câmara Técnica de Esportes de Aventura reúne-se com empresa de montanhismo
16/06/2015
Fonte: CREF2/RS

O secretário da Câmara Técnica de Esportes de Aventura Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) reuniu-se, na última sexta-feira (12/06), com Orlei Silveira Resende Júnior(CREF 003579-G/RS), proprietário da Mundo Vertical, empresa que desde 1995 opera com montanhismo, escalada em rocha, indoor e rapel no sul do Brasil. O objetivo do encontro foi traçar estratégias para uma maior divulgação dos esportes radicais no Estado, desenvolvendo oportunidades de negócio em todo o Rio Grande do Sul.

“É fundamental atuarmos em sintonia com o Conselho na divulgação dos cases de sucesso, sempre ressaltando o trabalho de profissional de Educação Física como imprescindível para a prática segura desta atividade”, explicou Resende Jr. Já Scharcow afirmou que a Câmara irá em breve entrar em contato com prefeituras dos municípios onde ocorram esportes de aventura, além de prospectar locais alternativos para a prática da atividade. “Com isto, novos roteiros e parcerias deverão ser criados, reforçando a cooperação técnica com as prefeituras e o fortalecendo as estratégias conjuntas para o desenvolvimento de políticas do setor de turismo e esportes radicais. Isto também trará diversificação das economias locais, inclusive com a aproximação dos proprietários rurais e donos de pousadas”, avaliou.


Esportes Radicais



Reunião da Câmara Técnica de Esportes de Aventura é nesta quinta-feira em Caxias do Sul
12/05/2015
Fonte: CREF2/RS

Na quinta-feira (14), a Câmara Técnica de Esportes de Aventura vai se reunir mais uma vez no CREF Serra, em Caxias do Sul. O grupo, coordenado por Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) e Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS), discutirá, entre outros assuntos, as necessidades e os meios de preparar os profissionais de Educação Física para estas modalidades. A grade curricular dos cursos de graduação e o mercado de trabalho para a área também entrarão em debate.

O encontro dará continuidade ao trabalho iniciado em março e em abril, que contou com a presença de Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS), Rotechild Prestes (CREF 007786-P/RS) e Thomas Schulze (CREF 013024-G/RS). "Queremos oferecer para o mercado um profissional com conhecimentos para dar todo suporte, de primeiros socorros a outras questões relacionadas à segurança", explica Scharcow. Como adianta Aguiar, o intuito da Câmara Técnica também é a aproximação com as instituições parcerias e estratégicas para a capacitação dos profissionais de Educação Física.

A reunião, marcada para as 19h, é aberta a todos os interessados. Para participar, confirme presença pelo e-mail secretaria@crefrs.org.br ou pelo telefone (51) 3288-0200.

Reunião da Câmara Técnica de Esportes de Aventura
Quinta-feira, dia 14 de maio, às 19h
Local: CREF Serra (Rua Antônio Ribeiro Mendes, 1849 – Pio X)




Câmara Técnica de Esportes de Aventura volta a se reunir na semana que vem
04/05/2015
Fonte: CREF2/RS

No dia 14 de maio, a Câmara Técnica de Esportes de Aventura vai se reunir mais uma vez no CREF Serra, em Caxias do Sul. O grupo, coordenado por Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) e Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS), discutirá as necessidades da área e meios para preparar os profissionais de Educação Física para atuar com estas modalidades. A reunião, marcada para as 19h, é aberta a todos os interessados. Para participar, confirme presença pelo e-mail secretaria@crefrs.org.br ou pelo telefone (51) 3288-0200.

O encontro dará continuidade ao trabalho iniciado em março e em abril, que contou com a presença dos profissionais Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS), Rotechild Prestes (CREF 007786-P/RS) e Thomas Schulze (CREF 013024-G/RS). "Temos que trazer pessoas entendidas sobre o assunto para a Câmara", explica Aguiar. "Queremos oferecer para o mercado um profissional com conhecimentos para dar todo suporte, de primeiros socorros a outras questões relacionadas à segurança", complementa Scharcow.

Reunião da Câmara Técnica de Esportes de Aventura
Quinta-feira, dia 14 de maio, às 19h
Local: CREF Serra (Rua Antônio Ribeiro Mendes, 1849 – Pio X)
Mais informações e confirmações de presença pelo e-mail secretaria@crefrs.org.br ou pelo telefone (51) 3288-0200




Câmara Técnica de Esportes de Aventura aproxima profissionais de Educação Física que atuam na área em Caxias do Sul
22/04/2015
Fonte: CREF2/RS

No último sábado (18), a Câmara Técnica de Esportes de Aventura do CREF2/RS se reuniu no CREF Serra, em Caxias do Sul, com o intuito de aproximar os profissionais de Educação Física que atuam na área. Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) e Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS), presidente e secretário da Câmara, respectivamente, e os profissionais Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS), Rotechild Prestes (CREF 007786-P/RS) e Thomas Schulze (CREF 013024-G/RS) debateram formas de prestar serviços de qualidade e proporcionar segurança aos praticantes destas modalidades.

"Sabemos que o Rio Grande do Sul possui muitas empresas qualificadas neste ramo, mas que ainda buscam a profissionalização", avaliou Aguiar. "Queremos defender os interesses da sociedade gaúcha em relação aos serviços prestados e proporcionar a troca de conhecimento entre os profissionais das mais diferentes regiões do Estado", explicou. Na oportunidade, também foi apresentada proposta de regimento para a Câmara e destacado que o mercado de trabalho se mostra, atualmente, favorável aos esportes de aventura.

A próxima reunião da Câmara Técnica de Esportes de Aventura será realizada no dia 14 de maio, às 19h, também na sede do CREF Serra (Rua Antônio Ribeiro Mendes, 1849 – Pio X). O encontro terá o objetivo de discutir as necessidades da área e meios de preparar os profissionais de Educação Física para estas modalidades. Entrará ainda em pauta a interação com as demais profissões que também fazem parte deste campo, como é o caso dos agentes de turismo. A reunião é aberta para a participação de todos. Mais informações pelo e-mail secretaria@crefrs.org.br.




Câmara Técnica de Esportes de Aventura se reúne no CREF Serra neste sábado
15/04/2015
Fonte: CREF2/RS

No sábado (18), a Câmara Técnica de Esportes de Aventura do CREF2/RS volta a se reunir. A pauta do encontro, que será realizado no CREF Serra, em Caxias do Sul, é a discussão de maneiras de inserir o pro fissional de Educação Física neste segmento e o mapeamento das modalidades que são desenvolvidas atualmente no Rio Grande do Sul. Ainda em fase de criação, a Câmara Técnica está aberta à participação de todos os interessados pela área.

A reunião dará continuidade ao trabalho iniciado em março por Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) e Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), 1º secretário do CREF2/RS. "Temos que trazer pessoas entendidas sobre o assunto para a Câmara", explicou Aguiar. Além de discutir o papel do profissional de Educação Física neste campo interdisciplinar, a Câmara Técnica tem também o objetivo de identificar as necessidades do segmento e buscar formas para a capacitação destes profissionais, com o auxílio de programas como o Pronatec e de instituições como o Senac-RS. "Queremos oferecer para o mercado um profissional com conhecimentos para dar todo suporte, de primeiros socorros a outras questões relacionadas à segurança", complementou Scharcow.

A reunião inicia às 10h no CREF Serra (Rua Antônio Ribeiro Mendes, 1849 – Pio X). Mais informações pelo e-mail secretaria@crefrs.org.br ou pelo telefone (51) 3288-0200.




Câmara Técnica de Esportes de Aventura se reúne em Caxias do Sul no próximo mês
12/03/2015
Fonte: CREF2/RS

Na tarde desta quinta-feira (12), a Câmara Técnica de Esportes de Aventura do CREF2/RS voltou a se reunir na sede do Conselho, em Porto Alegre. Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) e Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) discutiram maneiras de inserir o profissional de Educação Física neste segmento e formas de mapear as modalidades que são desenvolvidas atualmente no Rio Grande do Sul.

O encontro foi prévia da reunião que a Câmara pretende fazer no CREF Serra, em Caxias do Sul, no dia 18 de abril. "Temos que trazer pessoas entendidas sobre o assunto para a Câmara", revelou Aguiar. Além de discutir o papel do profissional de Educação Física neste campo interdisciplinar, a Câmara Técnica tem também o objetivo de identificar as necessidades do segmento. "Queremos oferecer para o mercado um profissional com conhecimentos para dar todo suporte, de primeiros socorros a outras questões relacionadas à segurança", complementou Scharcow.

Os profissionais que trabalham com os esportes de aventura e na natureza podem participar do próximo encontro, em Caxias do Sul. A reunião inicia às 10h no CREF Serra (Rua Antônio Ribeiro Mendes, 1849 – Pio X). Mais informações pelo e-mail contato@crefrs.org.br.




CREF2/RS é recebido pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer para reunião
11/02/2015
Fonte: CREF2/RS

A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e o 1º secretário Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) foram recebidos, na manhã desta quarta-feira (11), por Gabriela Markus, secretária adjunta da Secretaria Estadual de Turismo Esporte e Lazer, e por Paulão, diretor de Esportes do órgão, para reunião.

No encontro, foram tratados assuntos de interesse de ambos os lados e assinalada a possibilidade de cooperação no futuro. Além disto, foram discutidas estratégias para a instrumentalização dos profissionais de Educação Física e para a promoção dos esportes de aventura e do esporte educacional. "Fomos conhecer a Secretaria e seus novos dirigentes", comentou a Presidente. "O que o Conselho quer não é recurso, mas sim a possibilidade de trabalho conjunto, em parceria, para melhorias técnicas, de espaço e para a capacitação dos profissionais de Educação Física", concluiu.




CREF2/RS retoma Câmara Temática de Esportes de Aventura na Natureza
22/07/2014
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta terça-feira (22), o CREF2/RS deu importante passo para iniciar de maneira definitiva os trabalhos da Câmara Temática de Esportes de Aventura na Natureza. A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e o vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) se reuniram com Eduardo Merino (CREF 004493-GR/S) e o secretário da Federação Gaúcha de Montanhismo (FGM) Nelson Brügger (CREF 006884-G/RS) para discutir formas de divulgar a modalidade e construir seu reconhecimento no Estado.

Para a Presidente, é objetivo da Câmara assumir o compromisso com a natureza e a Educação Física, "elaborando estratégias para a sua inserção em parques públicos e gerenciando atividades". No encontro, Merino destacou o Rio Grande do Sul está à frente de todos os outros estados quando o assunto é esportes de aventura na natureza. No entanto, "cabe à Câmara levar a discussão para o CONFEF, para que a modalidade possa ir mais além".

A valorização do profissional de Educação Física é também intuito nesta etapa de consolidação da Câmara Temática. "Você tem pessoas pegando onda na praia, mas você não tem profissionais de Educação dando aulas de surf", avaliou Brügger. Para todos os presentes, só com o entendimento da modalidade como atividade física e da necessidade de acompanhamento especializado que será possível desenvolvê-la no Brasil. Além disto, "é preciso discutir a apropriação cultural da natureza. Ela precisa ser compreendida de forma ampla e não só como espaço físico", completou o representante da FGM.

O trabalho da Câmara Temática terá continuidade com encontro sistemáticos com demais Federações ligadas aos esportes de aventura na natureza e instituições de Ensino Superior que desenvolvem a modalidade em sala de aula. No CREF2/RS, nova reunião está marcada para setembro.




Câmara de Esportes de Aventura reúne-se no CREF2/RS
05/11/2013
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Esportes de Aventura do CREF2/RS retomou hoje (05/11) suas atividades, com o novo presidente Sérgio Luís Viana. A reunião debateu sobre as formas de intervenção e o papel do Conselho e do Profissional de Educação Física neste segmento, bem como a contribuição para a normatização desta atividade. Também foi discutida a participação da Câmara no próximo ENAPEF, que será realizado em abril de 2014.




Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física começa quinta em Tramandaí
19/03/2013
Fonte: CREF2/RS

Tramandaí irá sediar, entre os dias 21 a 24 de março, o 39º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física, o 23º Congresso Científico de Educação Física e o 2º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar.

No evento, serão apresentados trabalhos como a recreação dentro e fora do ambiente escolar, em que o professor Cleber Junior, do Paraná, propõe uma nova visão para recreação de crianças e adolescentes, fora dos moldes que atualmente geram sedentarismo. Também serão abordados no 39º Enapef temas como o treinamento aquático para populações especiais, a promoção de um estilo de vida ativo para pessoas com deficiência, práticas inclusivas na escola, esportes de aventura na educação física escolar, rugby: do educacional ao alto rendimento, kettlbell e treinamento em suspensão, e muitos outros.

A presença obrigatória do Profissional de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental será o tema do 2º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, realizado no dia 23. Apesar do longo histórico de lutas pela inclusão do Profissional especializado, estudos indicam que atualmente cerca de 300 mil crianças estão excluídas do processo de iniciação esportiva no Estado pela não obrigatoriedade do Profissional de Educação Física do 1º ao 5º ano das séries iniciais. Aliado a este dado, pesquisas do IBGE e do Ministério da Saúde apontam para um aumento do sedentarismo e da obesidade infantis, comprometendo a saúde pública do País.




Câmara de Esportes na Natureza faz sua quarta reunião
21/02/2013
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Atividades Físicas, Aventuras e Esportes na Natureza do CREF2/RS realizou hoje, dia 21, na sede do Conselho, sua quarta reunião. Estiveram presentes representantes da Federação Gaúcha de Montanhismo, Confederação Brasileira de Orientação, corrida de aventuras, PUCRS, Secretaria Estadual de Turismo e Fundergs/SEL.

Segundo o presidente da Câmara, Luis Leandro Grassel, os esportes na natureza e de aventura são uma tendência que está crescendo fortemente no país, e que deve ser trabalhada dentro do marco legal. “Temos que buscar fortalecer nossa infraestrutura, defender a formalidade e focar a segurança de todos os praticantes. Recentemente acompanhei uma equipe francesa na corrida de aventuras, e me impressionou o grau de profissionalismo destes integrantes, o que pode ser um bom parâmetro para os brasileiros”, afirmou. A opinião ganhou respaldo pelo docente da PUCRS, Rodrigo Cavasini. “Países com mais experiência no ramo podem servir como exemplo, mas temos que analisá-los sobre a nossa ótica e características”, defendeu.

O Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, afirmou que uma das bandeiras defendidas com afinco pelo Conselho é a formação e o aprimoramento, mas que há um descompasso entre o mercado e a academia em temas ligados à área no RS. “Dos 45 cursos de Educação Física no estado, apenas 13 têm projeto pedagógico que contemple esportes de aventura e na natureza”, avaliou. Para José Otávio Dornelles, representante da Confederação Brasileira de Orientação, a capacitação profissional, tanto acadêmica como científica, se fazem fundamentais para quem trabalha com esportes na natureza. “E essa capacitação passa pelo registro no Sistema CONFEF/CREF”, ressaltou.