Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Secretaria Estadual da Saúde regulamenta medidas de proteção contra o coronavírus em academias e clubes
03/09/2020
Fonte: CREF2/RS

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul publicou na última terça-feira, dia 1º de setembro, a Portaria 582/2020, que dispõe as medidas de prevenção ao coronavírus para as atividades esportivas e para as práticas corporais. O dispositivo contempla os estabelecimentos da área da Educação Física, como academias de ginástica, dança, lutas marciais e afins.

Entre as principais medidas elencadas pelo documento, estão priorizar atendimentos remotos ou ao ar livre, vedar contatos físicos, obedecer ao limite de ocupação de acordo com a bandeira do Distanciamento Controlado vigente, disponibilizar álcool em gel 70% para trabalhadores e clientes e fazer a higienização dos ambientes a cada três horas ou dos objetos compartilhados a cada uso, como aparelhos de musculação e colchonetes. O texto ressalta a importância de promover mudanças no ambiente para evitar que pessoas fiquem muito perto umas das outras e também o incentivo ao cuidado pessoal, como pedir que cada pessoa utilize garrafas individuais e não compartilhe toalhas.

Além disto, o uso de máscara segue sendo obrigatório, mesmo em ambientes abertos. Sobre a circulação de pessoas, o texto traz ainda a necessidade de definir corredores com fluxo em sentido único, suspender a utilização de catracas, desestimular o uso de elevadores e aferir a temperatura de todos que ingressarem nos estabelecimentos.

Trabalhadores em grupo de risco não deverão exercer atividades presenciais. Para os clientes deste grupo, deverão ser ofertados horários exclusivos e os atendimentos terão que ser agendados. Neste primeiro momento, as práticas esportivas em formato coletivo continuam vedadas.

Clique aqui e acesse o texto completo da Portaria SES 582/2020.


academias protocolos secretaria da saúde



CREF Serra suspende atendimento presencial durante bandeira vermelha
17/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Seguindo as orientações do decreto estadual que prevê o distanciamento controlado no Rio Grande do Sul, o CREF Serra está com o seu atendimento presencial temporariamente suspenso, em razão da bandeira vermelha na região.

As atividades presenciais no local retornarão tão logo o Governo classifique novamente a área com a bandeira laranja ou amarela.

Durante este período, os profissionais da Serra que necessitarem de atendimento do CREF2/RS podem entrar em contato com a sede de Porto Alegre, presencialmente ou também por telefone e e-mail. O horário de funcionamento na Capital é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. O agendamento prévio é obrigatório, assim como o uso de máscara no local.

CREF Serra – Caxias do Sul
Atendimento presencial suspenso durante a bandeira vermelha

CREF2/RS – Porto Alegre
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro Histórico
Agendamento obrigatório aqui

E-mail: contato@crefrs.org.br
Telefone: (51) 99359-8536


CREF Serra atendimento covid-19



Prefeitura de Porto Alegre publica novo decreto sobre funcionamento de academias
20/05/2020
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre publicou ontem, dia 19 de maio, o Decreto 20.583, que avança a retomada gradual da atividade econômica na cidade. Além de liberar o funcionamento de shopping centers e restaurantes, entre outros estabelecimentos, a normativa também estabeleceu novas regras para que as academias e os centros de ginástica sigam operando.

As empresas, de uma maneira bastante geral, deverão respeitar todas as normas de higienização e distanciamento já conhecidas, bem como disponibilizar máscaras de proteção facial aos trabalhadores que utilizam algum tipo de transporte público para o seu deslocamento. As decisões que envolvem o Decreto 20.583 foram tomadas a partir do monitoramento dos indicadores de evolução da pandemia na Capital, cuja principal referência é a ocupação de leitos de UTI por pacientes com COVID-19.

Confira mais detalhes sobre a área da Educação Física:

Academias – As academias e centros de ginástica ou espaços privados para atividades físicas, inclusive nos clubes sociais, poderão atender um aluno a cada 16 metros quadrados, podendo cada um deles ser acompanhado por um profissional.

Prática de esportes – Está permitida a prática de esportes individuais sem contato físico.

Proibições mantidas pelo novo decreto – Clubes sociais e similares, quadras a prática de esportes coletivos e atividades de ensino, exceto aulas individuais.

O Decreto 20.583, válido somente para o município de Porto Alegre, está disponível para consulta, na íntegra, aqui. Já neste outro link, estão disponíveis mais informações sobre o decreto do Distanciamento Controlado, estabelecido pelo Governo Estadual.


Decreto Porto Alegre covid-19 coronavírus



Governo Estadual publica decreto sobre distanciamento controlado
11/05/2020
Fonte: CREF2/RS

O Governo Estadual divulgou ontem, dia 10 de maio, o Decreto 55.240, que institui o distanciamento controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) no Rio Grande Sul. A normativa prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja vermelha e preta. O Estado foi dividido em 20 regiões e cada uma destas áreas será avaliada, semanalmente, por 11 indicadores diferentes.

Todas as informações sobre o distanciamento controlado podem ser conferidas através da página www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br. No anúncio deste novo Decreto, o governador Eduardo Leite também ressaltou que os Prefeitos devem respeitar as normativas estaduais, mas podem definir regras mais restritivas, como ocorre atualmente em Porto Alegre. Mais informações sobre a Capital aqui.

O Decreto 55.240 possui um Protocolo Geral, com regras comuns para todas as pessoas, e um Protocolo Específico, com normativas para serem adotadas por cada setor. O uso de máscara, por exemplo, é obrigatório em todas as situações e em todos os locais, abertos ou fechados. O mesmo vale para os procedimentos de higienização e distanciamento interpessoal.

Quanto aos critérios definidos para a área da Educação Física, a normativa estabelece a diferenciação da seguinte forma:

Bandeira amarela:

Academias de ginástica:
Autorização para até 25% de trabalhadores presentes no local
Atendimento presencial restrito, individualizado por ambiente

Clubes sociais, esportivos e similares:
Autorização para até 25% de trabalhadores presentes no local
Atendimento presencial restrito, exclusivo para atletas profissionais e equipe, sem público. Atletas amadores somente nas áreas externas

Bandeira laranja:

Academias de ginástica:
Autorização para até 25% de trabalhadores presentes no local
Atendimento presencial restrito, individualizado por ambiente

Clubes sociais, esportivos e similares:
Autorização para até 25% de trabalhadores presentes no local
Atendimento presencial restrito, individualizado de atletas profissionais e amadores por ambiente

Bandeira vermelha:

Academias de ginástica:
Fechado

Clubes sociais, esportivos e similares:
Fechado

Bandeira preta:

Academias de ginástica:
Fechado

Clubes sociais, esportivos e similares:
Fechado


Distanciamento controlado COVId-19 coronavírus RS Rio Grande do Sul