Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS participa do Dia Mundial da Saúde na Praça da Alfândega
11/04/2017
Fonte: Assessoria/PMPA

Na última sexta-feira, dia 7, o CREF2/RS, junto aos conselhos que compõe a Câmara da Saúde do Fórum/RS e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, estiveram na Praça da Alfândega, da 9h às 17h, para orientar a população a manter a qualidade de vida e dar dicas de alimentação saudável no sentido de prevenir a depressão.

A programação teve aulas de Yoga, Tai Chi Chuan, alongamento e dança, dicas de preservação do meio ambiente, atividades para idosos, rodas de conversa e oficinas de Abayomi, valorizando a diversidade cultural. Profissionais de diversas áreas da saúde e parceiros deram dicas de saúde, prevenção da tuberculose e do câncer de mama, com lançamento de livro e horta comunitária.

A Unidade de Saúde Vila Safira, localizada no bairro Mário Quintana, levou à praça o projeto de educação alimentar "Na medida certa", que reúne um grupo de 30 participantes da comunidade. Os encontros são quinzenais, com acompanhamento multiprofissional para avaliar pressão arterial, colesterol, glicose, índice de massa corporal e atropometria. "Nosso estilo de vida influencia na saúde física e emocional. Então, quando a pessoa está de bem com a vida, isso reflete no bem-estar geral consigo mesma", avalia a médica e coordenadora da US, Estela Gomes.

A Câmara da Saúde do Fórum/RS foi representada no evento pelos conselhos regionais de Nutrição, Biologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Farmácia e Educação Física. No local, as autarquias prestaram informações de forma geral para a população, instruindo sobre as atividades dos conselhos profissionais.

Dia Mundial da Saúde



Dia Mundial da Saúde é comemorado na Praça da Alfândega nesta sexta-feira
04/04/2017
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 7, o CREF2/RS, junto aos conselhos que compõe a Câmara da Saúde do Fórum/RS, estará na Praça da Alfândega, da 9h às 17h, em Porto Alegre, para comemorar o Dia Mundial da Saúde, com o tema “Depressão: vamos conversar!”

A iniciativa reforça a prevenção à depressão e as formas de tratá-la, considerando que a doença pode levar a graves consequências. Conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda.

A Câmara da Saúde do Fórum/RS será representada no evento pelos conselhos regionais de Nutrição, Biologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Farmácia e Educação Física. No local, as autarquias prestarão informações de forma geral para a população, instruindo sobre as atividades dos conselhos profissionais.

Dia Mundial da Saúde
Data: 7/04, sexta-feira
Local: Praça da Alfandega
Horário: das 9h às 17h
Tema: “Depressão: vamos conversar!”

Dia Mundial da Saúde



II Simpósio Fórum-RS articula ações integradas dos conselhos
07/07/2016
Fonte: CREF2/RS

Nesta quarta-feira, dia 6, foi realizado no Conselho Regional de Administração o II Simpósio Fórum-RS. O evento, promovido pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissionais Regulamentadas do RS (Fórum-RS), teve o intuito de promover a troca de experiências entre os conselhos, a fim de aprimorar as práticas da fiscalização, a gestão da comunicação e a intergação dos seus registrados.

Segundo presidente do Fórum-RS, Antonio Palácios (CRC-RS), o grande desafio será fazer com que a sociedade tome conhecimento das atividades dos conselhos. "Afinal, fazemos exatamente o que esta Câmara tem por nome: defender a sociedade. Hoje, temos em nossos 27 conselhos 581 mil profissionais registrados, ou seja, possuimos um exercíto de profissionais habilitados atuando nas mais variadas áreas da sociedade organizada. Mesmo com tal contingente, falta ocupar um espaço maior na sociedade". De acordo com Palacios, ações têm sido postas em prática, mas com falhas de comunicação. "Precisamos que cada conselho divulgue as ações do Fórum-RS nas suas redes socias, nas sua mídias e nos seus canais de comunicação”, argumentou.

“Ações integradas na prevenção da saúde dos gaúchos” foi a apresentação que o vice-presidente do CREF2/RS e membro da Câmara da Saúde do Fórum-RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) realizou no evento. “Não entendo a Educação Física como uma atividade isolada dos outros conselhos da saúde. Vemos o surgimento da Câmaras da Saúde em órgãos como a OAB e Conselho de Contabilistas, demonstrando a relevância que o tema atinge hoje”, definiu. Durante a presentação, Aguiar relatou as ações que Câmara realizou junto a comunidade, como o Arrastão da Saúde, Dia Mundial da Saúde e a aproximação com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), dentre outros.

FÓRUM RS - Câmara da Saúde



Câmara de Corrida de Rua comemora Dia Mundial de Saúde na Câmara Municipal de Porto Alegre
08/04/2016
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira (7), a Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS participou do período especial de Comunicações da Câmara Municipal de Porto Alegre, cujo tema foi caminhada e corrida de rua, proposto pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB). O evento fez parte das comemorações ao Dia Mundial da Saúde. A presidente da Câmara Técnica de Corrida de Rua, Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), discursou na ocasião, destacando a importância da atividade física como forma de prevenção de doenças.

“Gosto muito do conceito criado em 1970 que preconiza trabalhar a promoção da saúde, pois isto é que tira as pessoas dos hospitais e garante alegria e qualidade de vida”, afirmou. Ela explicou que a Organização Mundial da Saúde define a saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social. “E são estes os objetivos que os profissionais de Educação Física pretendem alcançar”, complementou. Cláudia ressaltou uma das bandeiras de luta da Câmara de Corrida de Rua em sua fala. “Defendemos a utilização segura dos espaços públicos para a realização das atividades físicas, e também proporcionar orientação técnica para a realização de corridas e caminhadas".

A presidente da Câmara também propôs que seja criado o Dia Municipal da Corrida de Rua, em 24 de abril, que marca a realização da primeira Maratona de Porto Alegre em 1983. Cláudia sugeriu que o projeto de lei seja encaminhado pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB), que substitui o vereador e conselheiro Federal do CONFEF Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que se encontra afastado da Câmara em licença-saúde.

A vereadora Jussara Cony (PCdoB) destacou que a saúde precisa ser encarada como bem-estar e estilo de vida ativo. “Talvez seja um sonho, mas eu sonho que possamos ter academias junto aos postos de saúde, com orientação de profissionais de Educação Física, dentro de uma equipe multidisciplinar pelo SUS”, salientou. Mendes Ribeiro (PMDB) ressaltou a obrigação de incentivar a prática de atividades físicas para a melhoria da saúde, especialmente as corridas de rua e as caminhadas. Dr. Thiago Duarte (DEM) também abordou a importância da atividade física para a prevenção de doenças. “Principalmente quando se fala em diabetes, que é uma das doenças com mais incidência na nossa população de mais idade”.

Câmara Técnica de Corrida de Rua



CREF2/RS participa do Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física em Porto Alegre
07/04/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, assim como os demais Conselhos que integram a Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (Fórum-RS), participam hoje das comemorações do Dia Mundial da Saúde da Atividade Física. A ação, realizada no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, oferece à população, das 9h às 16h, aulas de yoga, tai chi chuan e alongamento, bem como apresentações teatrais e dicas de reciclagem, saúde, bem-estar e de preservação do meio ambiente. As atividades são todas gratuitas.

A abertura do evento, realizada pela manhã, contou com a presença do prefeito José Fortunati e de Fernando Ritter, secretário de saúde de Porto Alegre. O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), também esteve presente no estande do Conselho para auxiliar a população, distribuindo os materiais informativos produzidos pelo CREF2/RS e dando dicas sobre a importância do exercício físico regular. Para ele, as comemorações que envolvem a data é muito importante, pois aproximam os profissionais da saúde e a comunidade, que tem durante este momento a oportunidade de conversar sobre qualidade de vida e tirar dúvidas sobre a prevenção de doenças. “O Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física pode ser ainda um incentivo para que todos adotem hábitos mais saudáveis”, afirmou.

Dia Mundial da Saúde Fórum-RS



CREF2/RS comemora Dia Mundial da Saúde no Largo Glênio Peres
04/04/2016
Fonte: CREF2/RS/PMPA

Na próxima quinta-feira (7), das 9h às 16h, o CREF2/RS e os Conselhos membros da Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (Fórum-RS) comemorarão o Dia Mundial da Saúde no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público de Porto Alegre. Serão nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, profissionais da Educação Física e médicos veterinários que oferecerão dicas de saúde e de bem-estar. Também serão prestadas informações quanto à importância dos Conselhos Profissionais, já que a função primordial das instituições é fiscalizar o exercício ilegal das profissões, garantindo com isto a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

A população também terá à disposição oficinas com orientações de como organizar a geladeira ou manter a casa segura, sem riscos para idosos e crianças, que são as principais vítimas em acidentes domésticos. Na Feira da Saúde, os participantes poderão simular a compra de alimentos, testando se predomina a escolha por alimentos saudáveis, momento em que nutricionistas darão dicas de como priorizar a boa alimentação. A programação inclui aulas de Yoga, Tai Chi Chuan, alongamento e dança, apresentações teatrais, dicas de reciclagem e preservação do meio ambiente e dos arroios da cidade, atividades para idosos, roda de conversa sobre qualidade de vida, exposição de sementes nativas e coral da etnia Mbyá Guarani Tekoá Ka’aguy Mirim. Profissionais estarão à disposição com dicas de saúde bucal, prevenção da tuberculose e do câncer de mama, saúde escolar, agricultura familiar e horta comunitária.

Foto: Betina Carcuchinski/PMPA

Dia Mundial da Saúde



Câmara Técnica de Corrida de Rua organiza sua participação no Dia Mundial da Saúde
22/02/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou, na tarde do dia 19, sua reunião mensal. Entre os temas tratados, foram debatidas as ações que a Câmara pretende realizar no Fórum das Entidades da Saúde de Porto Alegre e do estado, evento que ocorrerá em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril), bem como o conteúdo da cartilha de corrida de rua a ser editada em breve pela Câmara.

Segundo a presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), o momento é bastante propício para a modalidade no estado “Vemos o número de adeptos e de eventos crescendo, o que também desperta o interesse da mídia”, constatou. O maratonista Darlan Souza (CREF 015393-G/RS) sugeriu que a Câmara tenha uma pessoa responsável por fiscalizar o pré-prova, e que após cada competição ocorra uma avaliação, obtendo-se com isto um gráfico de satisfação. Juliano Maciel (CREF 016431-G/RS) afirmou que os organizadores devem ter conhecimento dessas avaliações para que todos consigam se organizar. “Essa análise deve durar em torno de 12 meses”, calculou.

A presidente da Câmara sugeriu a confecção de um selo de qualidade para empresas e professores que trabalham na área, incentivando que os mesmos estejam de acordo com as normas da futura cartilha criada pela Câmara. Darlan Souza trouxe três tópicos para nortear a cartilha: nutrição, segurança e arbitragem. “Todo evento deve ter essas três bases e, dentro disso, pode haver pequenos tópicos avaliativos de pré e pós-prova”, disse Souza. Já Juliano Maciel ressaltou a importância de que as assessorias e os professores informem aos alunos sobre os regulamentos das provas. “Também é fundamental que os organizadores estejam em sintonia com órgãos como CBAT, Secretaria do Esporte, SMAM, EPTC e Brigada Militar”, afirmou.

Estiveram presentes à reunião Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), Gabriel Picarelli Mafalda (CREF 015471-G/RS), Renato Rimoli Capparelli (CREF 002109-G/RS), Juliano Maciel (CREF 016431-G/RS), Gabriela Cidade Seadi (CREF 018859-G/RS), Wayne Feil Wong (CREF 019387-G/RS), Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), João Luis Thielem (CREF 015011-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS), Kyria Soares, assessora do vereador de Porto Alegre Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e a estagiária Luzia Pinto.

Câmara Técnica de Corrida de Rua



Câmara Técnica de Corrida de Rua participa do Dia Mundial da Saúde
13/01/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou, na tarde desta quarta-feira (13), sua reunião mensal. Entre os temas tratados, foram debatidas as ações que a Câmara pretende realizar no Fórum das Entidades da Saúde de Porto Alegre e do estado, evento que ocorrerá em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril).

Segundo a presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), a ação deverá acontecer no Parque da Redenção, em Porto Alegre, na primeira quinzena de abril, e seguirá os protocolos da Organização Mundial de Saúde que recomendam a caminhada e a corrida de rua como alternativas democráticas e baratas de atividade física. “Esta será uma ótima oportunidade para a Câmara sensibilizar a população quanto a necessidade de modificar o estilo de vida sedentário e praticar atividade física regular, a fim proporcionar maior qualidade de vida”.

Cláudia ressaltou a integração de novas assessorias esportivas à Câmara, bem como a participação na reunião do profissional de Educação Física Diogo Lopes Castilho (CREF 008405-G/RS), que explanou as atividades desenvolvidas pelo SESI-RS, local em que trabalha. Também foi iniciado o estudo do conteúdo de uma cartilha sobre caminhada e corrida de rua, que será editada para profissionais de Educação Física e população.

Estiveram presentes à reunião Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), Gabriel Picarelli Mafalda (CREF 015471-G/RS), Renato Rimoni Capanelli (CREF 002109-G/RS), Juliano Maciel (CREF 016431-G/RS), Diogo Lopes Castilho (CREF 008405-G/RS) e Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS).

Câmara Técnica de Corrida de Rua



Câmara Técnica de Corrida de Rua realiza sua primeira reunião
16/12/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou, na tarde desta terça-feira (16), sua primeira reunião oficial. Presidida por Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), teve como participantes Juliano Monaco Maciel (CREF 016431-G/RS), Gabriel Picarelli Mafalda (CREF 015471-G/RS), Wayne Feil Wong (CREF 019387-G/RS), Rita Abero (CREF 001782-G/RS) e a estagiária Luzia Pinto. A reunião foi aberta pela presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), e pelo vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), que conversaram com os profissionais sobre o Conselho, as atividades das Câmaras e os critérios para integrá-las.

“Este é um compromisso que demanda seriedade e responsabilidade, e o único pré-requisito para participar da Câmara é ser registrado no Conselho e estar em dia com suas obrigações estatutárias”, destacou Carmen. “A partir de hoje, vocês tornaram-se nosso órgão consultivo sobre corrida de rua”, complementou. Lauro explicou que todos os documentos produzidos na Câmara são oficiais e direcionados à sociedade e aos profissionais de Educação Física que queiram trabalhar com corrida de rua. “Nós temos a página da Câmara, com livre acesso, que deve ser utilizado como ferramenta de debate e diálogo”, ressaltou.

Durante a reunião, a presidente da Câmara, Cláudia Lucchese, defendeu a valorização dos espaços públicos, uma das principais características corrida de rua, e a possibilidade de participação da Câmara no Dia Mundial da Saúde. Entre os vários temas debatidos, a importância de se ter profissional de Educação Física como responsável técnico nas corridas de rua, estratégias para ampliar a busca de clientes corporativos e uma maior fiscalização frente a pessoas que se dizem treinadoras sem serem profissionais de Educação Física.

 “Este foi o primeiro contato na busca de novas ideias e a intenção é angariar mais profissionais e outras equipes para fortalecer as assessorias e valorizar o profissional Educação Física”, afirmou Juliano Maciel (CREF 016431-G/RS). Para Rita Abero (CREF 001782-G/RS), esta reunião marca o início de uma caminhada. “Este primeiro passo terá como reflexo a ampliação do respeito da sociedade não só das equipes de corrida, mas também dos profissionais de Educação Física”, disse Rita. De acordo com Cláudia Lucchese, além de valorizar a profissão, a corrida de rua se apresenta como um dos esportes mais democráticos existentes. “Utilizamos o meio ambiente de forma sadia, ajudamos a preservação dos parques, na luta para que a população tenha segurança pública, além de valorizarmos a socialização”, afirmou Cláudia.

Câmara Técnica de Corrida de Rua



Prefeitura de Porto Alegre promove Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física nesta quarta-feira
13/04/2015
Fonte: CREF2/RS

Em parceria com Ministério da Saúde e com o Governo do Estado, a Prefeitura de Porto Alegre realiza, nesta quarta-feira (15), ação comemorativa ao Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física, celebrados oficialmente em 6 e 7 de abril, respectivamente. A atividade será gratuita, das 10h às 18h, no Largo Glênio Peres, no centro da cidade.

A Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) também vai participar do evento. No espaço destinado ao CREF2/RS, serão concedidas informações à população sobre a importância da atividade física e do exercício orientado por profissional habilitado. Além disso, outras atividades vão completar a programação, como apresentação de teatro e aulas de alongamento, dança e ginástica terapêutica.

Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física
Quarta-feira, dia 15 de abril
Horário: das 10h às 18h
Local: Largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público), no centro de Porto Alegre



Fórum-RS comemora Dia Mundial da Saúde com ação no Shopping Total
08/04/2015
Fonte: CREF2/RS

A quinta edição do Circuito da Saúde, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, foi realizada ontem (7), no Shopping Total. A ação, promovida pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) com o apoio do SESI-RS, ofereceu diversos serviços gratuitos à população ao longo do dia, como avaliação nutricional e antropométrica, verificação de pressão arterial, disfagia de memória e de voz, entre outros mais.

O evento teve também o intuito de esclarecer a população quanto à importância dos conselhos profissionais na defesa da saúde e da sociedade. "A saúde não pode ser separada por profissões, pois depende da boa alimentação, da atividade física e de outros vários fatores", explicou o 1º secretário do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS). "Para garantir boa saúde, é preciso a integração de todas as áreas e políticas públicas que invistam não só no tratamento, mas também na prevenção de doenças", completou.

O CREF2/RS realizou cerca de 50 avaliações antropométricas no local e também distribuiu material informativo sobre as atividades do Conselho e sobre os benefícios da atividade física. "O nosso papel é justamente este, levar a informação e explicar para as pessoas porque a saúde deve ser questão prioritária na vida de todos", analisou Aguiar. Também participam da ação os conselhos de Farmácia (CRF-RS), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO5), Fonoaudiologia (CREFONO 7), Nutricionistas (CRN2) e Medicina Veterinária (CRMV-RS).



Conselho representa Fórum-RS e homenageia Dia Mundial da Saúde na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre
07/04/2015
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem (6), a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), representando Câmara da Saúde do Fórum-RS, utilizou o espaço da Tribuna Popular, da Câmara Municipal de Porto Alegre, para falar sobre o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje. No seu discurso, Carmen destacou o alto índice de sedentarismo no Brasil, que chega a 70% da população, e a necessidade de se pensar em políticas de saúde, numa perspectiva preventiva e não curativa. Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), 1º secretário do CREF2/RS, e Ana Lice Bernardi, do Conselho de Nutricionistas (CRN-2), também compareceram.

E para marcar o Dia Mundial da Saúde, o Shopping Total recebe hoje, das 13h às 20h, a quinta edição do Circuito da saúde. A ação, realizada pelo Fórum-RS, vai oferecer diversos serviços gratuitos à população, como avaliação nutricional e antropométrica, verificação da pressão arterial, disfagia de memória e de voz, entre outros. Participam da ação os conselhos de Farmácia (CRF-RS,) Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO5), Fonoaudiologia (CREFONO 7), Nutricionistas (CRN2) e Medicina Veterinária (CRMV-RS).

V Circuito da Saúde – Dia Mundial da Saúde
7 de abril, terça-feira, das 13h às 20h
Local: Shopping Total (Avenida Cristóvão Colombo, 545 – Floresta)
Primeiro Piso – Pavimento Cristóvão Colombo (em frente à Renê Calçados): CRN2 e CREF2/RS
Segundo Piso – Pavimento Gonçalo de Carvalho (em frente à Trip House): CRF-RS, CREFITO5, CREFONO 7, CRMV-RS

Dia Mundial da Saúde Câmara da Saúde



CREF2/RS e conselhos profissionais participam do Dia Mundial da Saúde no Shopping Total nesta terça
02/04/2015
Fonte: CREF2/RS

O Shopping Total recebe, na próxima terça-feira (7), a quinta edição do Circuito da Saúde, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. A ação, realizada pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS), vai oferecer diversos serviços gratuitos à população, como avaliação nutricional e antropométrica, verificação da pressão arterial, disfagia de memória e de voz, entre outros.

O evento tem também o intuito de esclarecer a sociedade quanto à importância dos conselhos profissionais na defesa da saúde. Além do CREF2/RS, participam da ação os conselhos de Farmácia (CRF-RS,) Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO5), Fonoaudiologia (CREFONO 7), Nutricionistas (CRN2) e Medicina Veterinária (CRMV-RS).

V Circuito da Saúde – Dia Mundial da Saúde
7 de abril, terça-feira, das 13h às 20h
Local: Shopping Total (Avenida Cristóvão Colombo, 545 – Floresta)
Primeiro Piso – Pavimento Cristóvão Colombo (em frente à Renê Calçados): CRN2 e CREF2/RS
Segundo Piso – Pavimento Gonçalo de Carvalho (em frente à Trip House): CRF-RS, CREFITO5, CREFONO 7, CRMV-RS



Presidente do CREF2/RS defende a prevenção de doenças ao celebrar o Dia Mundial da Saúde
04/04/2013
Fonte: Assessoria de imprensa AL/RS

O período da Tribuna Popular desta quinta-feira (4) foi ocupado pelo presidente do Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (Cref/RS), Eduardo Merino, que representou os conselhos das profissões de saúde regulamentadas. Ele falou sobre o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril desde 1948, quando foi criada a Organização Mundial da Saúde. Realizada no início da sessão plenária da primeira quinta-feira de cada mês, a Tribuna Popular permite a representantes de entidades da sociedade civil a realização de pronunciamentos na tribuna do Legislativo, pelo tempo de 10 minutos.

Merino informou que, este ano, o tema central do Dia Mundial da Saúde é a hipertensão arterial e o objetivo é reduzir o número de infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Segundo ele, um em cada três adultos sofre de hipertensão, uma em cada três pessoas que sofre da doença desconhece que é hipertenso, e só um em cada três hipertensos trata a doença.

O presidente do Cref/RS também falou dos hábitos da atual sociedade que contribuem para que as pessoas adoeçam, como a ansiedade e o estresse, a má alimentação e o sedentarismo. “Podemos dizer que há um desacordo entre as ações que buscam a saúde e os resultados, demonstrados principalmente pelos dados epidemiológicos. É um modelo de saúde que trata a doença e que não privilegia a prevenção, que é muito mais barata e conta com o benefício da manutenção da qualidade de vida das pessoas”.

Conselhos profissionais

O orador da Tribuna Popular ainda destacou a importância dos conselhos das profissões da saúde regulamentadas na proteção da sociedade para que as pessoas possam ter o serviço prestado com qualidade e segurança. “Temos o Fórum dos Conselhos do Rio Grande do Sul, que representa 600 mil profissionais, especificamente em torno de 250 mil profissionais da saúde, que cuidam de milhões de vidas”.

Ele ainda citou três desafios a serem enfrentados para promover a saúde e o bem-estar da sociedade: a questão do enfoque multiprofissional e interdisciplinar no tratamento das doenças; a mudança do modelo que privilegia o tratamento da doença e não a prevenção; e a formação dos profissionais de saúde.

Encerrando seu discurso, Merino manifestou apoio ao Projeto de Lei 245 2011, do deputado Carlos Gomes (PRB), que tramita na Assembleia Legislativa. A proposição torna obrigatória a exigência, nos concursos públicos do Estado do Rio Grande do Sul, do registro nos respectivos conselhos profissionais.