Notícias



Candidatos à Prefeitura de Porto Alegre debatem Esporte e Lazer online
20/10/2020
Fonte: Rede Esporte e Lazer em Debate - RS

O CREF2/RS está apoiando a iniciativa de um grupo de professores universitários, reunidos na Rede Esporte e Lazer em Debate – RS, que promoverão uma série de entrevistas com candidatos à Prefeitura de Porto Alegre na eleição de 2020.

O propósito é conhecer as pautas de Esporte e Lazer dos candidatos. Assim, numa perspectiva democrática, tenta-se atingir – além da comunidade acadêmica – aquelas pessoas que cotidianamente estão envolvidas com práticas esportivas e, por essa razão, se interessam pelas propostas e intenções dos candidatos a governantes. Todos os candidatos foram convidados, e foi agendada a entrevista dos que se disponibilizaram a participar.

A Rede Esporte e Lazer em Debate – RS é uma iniciativa de um grupo de professores universitários gaúchos, todos especialistas e pesquisadores ligados aos temas Esporte e Lazer, advindos de várias universidades do nosso Estado: UFRGS, UNISINOS, UFPEL, UFSM, UERGS. A Rede também é vinculada à REDE CEDES/RS, um Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer.

As entrevistas serão transmitidas pelo canal da Rede, através da plataforma Youtube. É uma atividade aberta à população. Não é necessário realizar inscrição prévia, bastando clicar nos links (abaixo), para acompanhar ao vivo nos dias e horários ou depois, pois os debates ficarão disponíveis para acesso aberto. Todos que puderem acompanhar a transmissão ao vivo terão oportunidades de participação/interação com entrevistadoras/os e candidatas/os, através do chat da plataforma Youtube.

LINKS DIRETOS PARA PROGRAMAÇÃO

22/10 - 9h - Candidato Valter Nagelstein

22/10 - 18h - Candidata Fernanda Melchionna representada pelo candidato à vice, Márcio Chagas

23/10 - 17h - Candidato Rodrigo Maroni

26/10 - 17h - Candidata Manuela DÁvila

26/10 - 18h - Candidato Julio Flores

28/10 - 14h30min - Candidato Sebastião Melo

03/11 - 14h - Candidato João Derly


DEBATES



CREF2/RS promove palestra sobre BNCC com mais de 100 participantes
06/10/2020
Fonte: CREF2/RS

No dia 2 de outubro, a Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS promoveu a palestra online "A BNCC e as novas diretrizes curriculares para a Educação Física", proferida pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, Dr. Fernando González. Cerca de 100 professores e coordenadores de cursos participaram do evento, realizando um debate profícuo sobre a Base Nacional Comum Curricular, a fim de garantir o conjunto de aprendizagens essenciais aos estudantes brasileiros.

Gonzáles explicou que organizara sua apresentação em perguntas, com a contribuição de docentes, como meio de conduzir as discussões sobre a BNCC. A primeira delas, disse Fernando, é a “Localização da BNCC no campo da teoria”, que se localiza no campo dos debates sobre currículos. Em relação à segunda pergunta, “BNCC no posicionamento em relação às discriminações”, o professor crê que ficou aquém às duas primeiras. Fernando relata que a tensão política era enorme do momento, e o documento realizado perdeu força neste sentido.

A terceira pergunta versa se “Ainda entre o Não Mais e o Ainda Não: pensando saídas do não lugar da Educação Física Escolar 1 e 2”. Na oportunidade, relata Fernando, foi defendida a tese de que a Educação Física estava situada pedagogicamente em uma espécie de “limbo”, na medida em que os professores e a comunidade acadêmica "não mais" a identificavam como uma prática restrita treinamento e ao rendimento esportivo. “Embora, por outro lado, "ainda não" a viam consolidada enquanto um componente curricular da área das linguagens e com enfoque teórico na cultura corporal”.

O quarto questionamento indaga se a “A BNCC pode mudar as práticas escolares?”. Fernando verificou que, passados 23 anos de sua vigência, estes não conseguiram levar para dentro das escolas as lutas e as danças. Gonzáles ressalta que houve algo muito interessante em relação às danças e às lutas. “Porque quando se fez a consulta nacional em relação aos objetivos da Educação Física, as que tiveram menor porcentagem foram as lutas e os esportes na natureza, ficando a dança em terceiro lugar. Se a BNCC for objeto estudo, se abre a pertinência, ou não, da possibilidade do ensino das lutas e as danças”, avalia.

Mas a BNCC, prossegue Fernando, traz uma grande novidade em descontextualizar a cultura esportiva, que é muito dissonante das organizações esportivas mundiais das Federações Esportivas. Por fim, Fernando questionou se os professores de IES, principalmente de Licenciatura, terão obrigatoriamente de se debruçar na BNCC para o desenvolvimento das competências superestimadas na mesma. "Competências estas que eles mesmos não dominam na sua integridade. Aliás, quem tem atualmente as competências previstas na BNCC na Educação Física?".


BNCC



CREF2/RS realiza CongregaCREF neste sábado em Caxias do Sul
06/11/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai realizar neste sábado, dia 9 de novembro, a quinta edição do CongregaCREF, em Caxias do Sul. O evento, que tem o intuito de proporcionar a integração e o aperfeiçoamento dos registrados e dos acadêmicos do curso de Educação Física, contará com palestras e debates, levando ao público a vivência do conhecimento nas mais diferentes áreas da profissão.

Você ainda pode se inscrever gratuitamente no local e na hora do evento. As vagas são limitadas.

Neste ano, o CongregaCREF terá como palestrantes Gustavo Callegari (CREF 004922-G/RS), Felipe Machado (CREF 008513-G/RS), Alex Souto Maior (CREF 004362-G/RJ) e Ivan Bagnara (CREF 005610-G/RS). Confira a programação:

8h – credenciamento
9h – "AC/DC - antes do CrossFit e depois do CrossFit, como este esporte mudou a prescrição do treinamento", com Gustavo Callegari
10h45min - "Motiva-AÇÃO! Atitudes empreendedoras unindo propósito com resultado", com Felipe Machado
12h – intervalo para o almoço
13h30min – "Exercícios de força para performance, prevenção de lesões e reabilitação", com Alex Souto Maior
15h30min – "Educação Física escolar: desafios da docência na contemporaneidade", com Ivan Bagnara
17h – encerramento

Você pode conhecer os palestrantes aqui. Haverá emissão de certificado de 8 horas/aula para todos os presentes.

CONGREGACREF – V Seminário Sul Brasileiro de Educação Física – Caxias do Sul
Data e horário: 9 de novembro, sábado, das 8h às 17h
Local: Hotel Intercity Caxias do Sul – Sala Piemonte
Endereço: Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333 – Sanvitto


CongregaCREF Caxias do Sul CREF Serra



CREF2/RS realiza CongregaCREF em Caxias do Sul no início de novembro
15/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu 20º aniversário, o CREF2/RS vai promover, em Caxias do Sul, no dia 9 de novembro, a quinta edição do CongregaCREF. O evento, que tem o intuito de proporcionar a integração e o aperfeiçoamento dos registrados e dos acadêmicos do curso de Educação Física, contará com palestras e debates, levando ao público a vivência do conhecimento nas mais diferentes áreas da profissão.

Você pode se inscrever gratuitamente neste link. As vagas são limitadas.

Em sua programação, o CongregaCREF terá como palestrantes Gustavo Callegari (CREF 004922-G/RS), falando sobre o tema "AC/DC - antes do CrossFit e depois do CrossFit, como este esporte mudou a prescrição do treinamento"; Felipe Machado (CREF 008513-G/RS), discorrendo sobre "Motiva-AÇÃO! Atitudes empreendedoras unindo propósito com resultado"; Alex Souto Maior (CREF 004362-G/RJ), com a apresentação "Exercícios de força para performance, prevenção de lesões e reabilitação"; e Ivan Bagnara (CREF 005610-G/RS), expondo o tema "Educação Física escolar: desafios da docência na contemporaneidade".

CONGREGACREF – V Seminário Sul Brasileiro de Educação Física – Caxias do Sul
Data e horário: 9 de novembro, sábado, das 8h às 17h
Local: Hotel Intercity Caxias do Sul
Endereço: Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333 – Sanvitto
* Haverá emissão de certificado de 8 horas/aula para todos os presentes.


CongregaCREF



CREF2/RS se reúne com a nova presidente do Conselho Estadual de Educação do estado
01/08/2018
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e a conselheira Miryan Brauch (CREF 006834-G/RS) visitaram no dia 30 de julho, no Centro Administrativo, Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca, a nova presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS), órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo do Sistema Estadual de Ensino. Segundo a presidente do CREF2/RS, o encontro é um esforço do Conselho para estreitar relações com o órgão, que tem função estratégica na formulação e a normatização de regras educacionais no estado. “Conversamos bastante sobre a saúde das nossas crianças e a importância da Educação Física escolar como instrumento de acesso à atividade física, dada a epidemia de obesidade pela qual nossa juventude passa”, relatou. Carmen disse também que o CREF2/RS está à disposição para ministrar cursos e seminários relativos à Educação Física, somando esforços na prevenção de doenças ligadas a obesidade e ao sedentarismo. “A presidente do CEEd/RS se mostrou receptiva à colaboração mútua entre os dois órgãos, e abriu prespectiva a novas reuniões para sedimentar a parceria”, arrematou Carmen.

No CEEd/RS, para fazer frente a novas demandas, os segmentos da comunidade escolar e setores que de alguma maneira se envolvem com Educação têm assento no Conselho, assim como o Poder Executivo em ampla representatividade democrática que possibilita debates e, portanto, encaminhamentos mais próximos das necessidades da comunidade escolar. A pluralidade dessas ideias e representações aproxima o Conselho do cotidiano da escola, na qual acontece o ato de ensinar e de aprender, por consequência, o local onde inicia a construção do conhecimento integral e essencial à emancipação do ser humano.


Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul



CREF2/RS realiza CongregaCREF no final de agosto
26/07/2018
Fonte: CREF2/RS

O Dia do Profissional de Educação Física ocorre em 1° de Setembro, data da regulamentação da profissão de Educação Física. Uma série de programações serão realizadas para comemorar a data, entre elas o CREF2/RS promoverá a quarta edição do CongregaCREF, com o objetivo de promover conhecimento e qualificação aos profissionais. O evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, no Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca, na rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80, em Porto Alegre/RS

O CongregaCREF, visando a integração e o aperfeiçoamento dos registrados no CREF2/RS, além de estudantes de Educação Física, proporcionará palestras e debates, levando ao público a oportunidade de vivenciar conhecimento e qualificação técnica.

Com temáticas ligadas aos campos de intervenção da Educação Física, o evento é uma grande oportunidade para do passado e do futuro da profissão, sendo um centro de aperfeiçoamento e desenvolvimento do profissional de Educação Física.

Entre os palestrantes, estarão presentes ao evento Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), falando sobre “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física: desafios, lutas, perdas e perspectivas”, André Lopes (CREF 008061-G/RS) com a palestra “Hipertrofia muscular: mitos, verdades e atualizações”, Fábio Padilha (CREF 000613-G/DF) falará sobre “O futuro do profissional de Educação Física: como se diferenciar e fazer sucesso - Tendências mundiais do mercado fitness”, Fabián Mariotti (CREF 011969-P/RS) ministrará “A importância do lúdico na Educação Física escolar” e Robson Santos (CREF 021677-G/RS) vai explorar o tema “O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco”.

IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sexta-feira, 24, e sábado, 25 de agosto de 2018
Local: Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Porto Alegre/RS

Inscrições:
Serão três modalidades de inscrição. O participante poderá se inscrever da seguinte maneira:
Inscrição Completa - dias 24 e 25 de agosto
Inscrição 24/08 - somente dia 24 de agosto
Inscrição 25/08 - somente dia 25 de agosto
Período de inscrições: de 27 de julho a 23 de agosto

Público-alvo:
- Registrados no CREF2/RS (profissional ou empresa) em dia com suas obrigações estatutárias
- Estudantes de Educação Física com comprovação de matrícula

Vagas disponíveis:
- 200 vagas por dia

Certificação:
Inscrição Completa (dias 24 e 25 de agosto) - 10 horas
Inscrição 24/08 (somente dia 24 de agosto) - 3 horas
Inscrição 25/08 (somente dia 25 de agosto) - 7 horas

Inscrição gratuita - clique aqui.
Indispensável apresentação de Cédula de Identidade Profissional ou carteira de estudante válida.


CongregaCREF



FÓRUM-RS realiza VIII Seminário de Fiscalização Profissional
19/06/2018
Fonte: CREF2/RS

O FÓRUM-RS (Fórum dos Conselhos Regionais das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul) realizará no dia 31 de agosto o VIII Seminário de Fiscalização Profissional. O evento terá como tema “O Futuro das Profissões”, que impacta diretamente sobre todas as profissões e principalmente aos Conselhos Profissionais que têm entre suas competências a fiscalizá-las.

Entre os objetivos do seminário, discutir e repensar as carreiras profissionais, adaptando-as às novas tecnologias e aos novos tempos, além do seu impacto nas atividades fiscalizatórias. Desta forma, os desafios serão debatidos em conjunto com a Câmara a Defesa da Sociedade - CDS. O evento acontecerá em Porto Alegre, e o Fórum/RS conta com a mobilização e presença de representações de todas as regiões do estado, para melhor qualificam os debates e consolidar a atuação das Entidades.

VIII Seminário de Fiscalização Profissional
Local: Porto Alegre
Data: 31 de agosto, terça-feira
Horário: das 8h30min às 17h30min
Endereço: Auditório Mondercil Paulo de Moraes, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – 3ºand. Bairro Praia de Belas – Porto Alegre/RS
Inscrições: pelo e-mail seminarioforum2018@gmail.com e a doação de 1kg de alimento não perecível a ser doado ao Banco de Alimentos


VIII Seminário de Fiscalização Profissional



CREF2/RS participa da 13ª Semana de Prevenção das LER nesta quinta-feira
12/04/2018
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de conscientizar a população quanto à importância do combate às lesões por esforços repetitivos (LER) e aos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), foi aberta, na manhã de hoje, a 13ª Semana de Prevenção das LER, no auditório da Escola Judicial, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4). O evento, promovido pelo TRT4 em parceria com o Ministério do Trabalho e com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul (SEMAPI-RS), contou com a presença do vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

Aguiar participou da mesa de abertura e, na sua fala, destacou que a Semana de Prevenção das LER é um evento que faz parte do calendário oficial de Porto Alegre desde 2004, quando foi instituída a Lei 9.504, em referência ao Dia Internacional do Combate às LER/DORT. A proposta foi do ex-vereador e conselheiro federal do CONFEF Professor Garcia (CREF 000002-G/RS). “Hoje a Educação Física faz parte do segmento da saúde e o reconhecimento da importância da atividade física para combater as doenças do trabalho está presente na sociedade”, destacou o Vice-presidente. “Este é um assunto extremamente importante, cuja participação de todos é imprescindível. A Semana de Prevenção das LER está conseguindo integrar todas as áreas e o CREF2/RS participa desta construção desde o começo, sempre com bastante comprometimento”, complementou.

Com o tema “As Ler em Tempos de Reforma Trabalhista”, o evento ainda vai prosseguir, ao longo de todo o dia de hoje, com painéis, apresentações e debates. Na primeira parte da manhã, o profissional de Educação Física Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) mediou uma mesa-redonda com representantes do Ministério Público do Trabalho e do TRT4 sobre o assunto, também abordando como a Ginástica Laboral pode prevenir lesões no ambiente das empresas. O Guia da Ginástica Laboral, lançado recentemente pelo CREF2/RS e distribuído a todos os presentes da edição passada da Semana de Prevenção das LER, está disponível aqui.


LER DORT Ginástica Laboral



Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física reúne representantes de 30 instituições de ensino
29/05/2017
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS realizou, nos dias 26 e 27 de maio, o VII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul. O evento, que ocorreu pela primeira vez na FADERGS, em Porto Alegre, reuniu cerca de 30 representantes de instituições de ensino de todo o Estado, para debater assuntos relacionados ao estágio e à fiscalização, bem como ao empreendedorismo e à educação a distância.

A abertura do evento, que contou com a presença do presidente do CONFEF Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), foi feita pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS). A sua fala, além de destacar o trabalho feito pelo Sistema CONFEF/CREFs visando o fortalecimento da profissão, que atualmente conta com 500 mil registrados em todo o país, foi complementada por Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional. “O Fórum, que surgiu com a demanda de debater assuntos importantes para o dia a dia das faculdades, chega ao seu sétimo ano, com um histórico de grandes discussões, sobre temas como políticas públicas, tecnologia e saúde mental, entre outros mais”, comentou.

Já Steinhilber aproveitou a sua saudação inicial também para destacar o número significativo de coordenadores presentes no Fórum. “Isto mostra que o nosso ensino está nas mãos de pessoas preocupadas em discutir o futuro dos profissionais que estão sendo formados pelas faculdades. O Conselho, atuando politicamente, enfrenta os mesmos desafios dos professores, que é solidificar a Educação Física em todos os seus âmbitos”.

Palestras e debates

A primeira apresentação foi feita pela assessora jurídica do CREF2/RS Cristiane Costa e pela coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS). Elas explicaram o funcionamento do procedimento de fiscalização, do momento da visita aos trâmites jurídicos finais, e como a lei de estágio é inserida neste contexto. “O Conselho só verifica se há o termo de estágio assinado e já tivemos casos em que a pessoa autuada colocou a culpa na Universidade por estar fora da sua área. Eles alegaram que não tiveram a informação sobre a divisão entre a Licenciatura e o Bacharelado e que sempre tiveram autorização para fazer estágio fora do seu curso”, relatou a dupla.

O assunto, complementado por tópicos relacionados à responsabilidade técnica de academias e à disputas judiciais que o Sistema CONFEF/CREFs enfrenta atualmente quanto às lutas, ao futebol e à dança, teve prosseguimento com a palestra de Steinhilber. O Presidente do CONFEF numerou as parcerias que existem entre as instituições de ensino e os Conselhos Profissionais e apresentou um breve panorama da Educação Física e da sua evolução enquanto curso superior. “Os professores universitários precisam, mais do que nunca, auxiliar os acadêmicos para que eles criem uma identidade profissional desde o primeiro semestre”, analisou.

O segundo dia de evento, no sábado pela manhã, teve início com a palestra de Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS), que trouxe para discussão o empreendedorismo na Educação Física. Com larga experiência na área, ele destacou que muitos egressos do curso de Educação Física têm o perfil empreendedor e que, por causa disto, as faculdades deveriam explorar mais este tema em seus currículos. “A maioria das instituições de ensino tem disciplinas de gestão, mas ainda não se dá aula com ênfase no empreendedorismo. As ferramentas necessárias para quem pretende abrir o seu próprio negócio ainda são pouco estudadas nos cursos de Educação Física”.

A última parte do Fórum foi marcada pela mesa redonda “Educação a Distância”, com as presenças de Steinhilber e de Dari Göller (CREF 002469-G/RS), da UNIJUÍ. Neste momento, todos os coordenadores puderam relatar as experiências que vivenciam em suas faculdades e o Presidente do CONFEF ainda pode reforçar o entendimento que a Educação Física não pode ser transformada em um curso totalmente a distância. O “CONFEF, junto ao Conselho Nacional de Saúde, já se movimenta na Câmara de Deputados para barrar esta ideia”, adiantou. “O EAD só pode existir se tiver qualidade, com estágios obrigatórios, material didático bem elaborado e exigências avaliativas. O desafio é fazer com que os alunos estabeleçam uma relação de troca com os outros estudantes e uma identidade profissional, mesmo longe da sala de aula”, complementou Göller.


Fórum de Coordenadores Ensino Superior



CREF2/RS realiza palestra na ESEFID/UFRGS
05/05/2017
Fonte: CREF2/RS

A assessora da Fiscalização Fernanda Silva Rodrigues (CREF 009604-G/RS) e a agente de Orientação e Fiscalização e supervisora de fiscalização Denise Candaten (CREF 010750-G/RS ) realizaram ontem (4) uma palestra para na  Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS. As profissionais esclareceram as dúvidas dos alunos do 1º semestre de Educação Física sobre temas como a regulamentação da Profissão, anuidade do CREFRS, transparência, fiscalização, organograma do CREF2/RS, denúncias, lei de estágio, temas polêmicos do judiciário, exercício ilegal, entre outras questões. Participaram da conversa pela manhã os 47 alunos da Turma A, e no turno da tarde os 40 alunos da turma B.

Segundo Fernanda, esses encontros e debates com estudantes de Educação Física são importantes para troca de experiência e para que eles conheçam o órgão fiscalizador da profissão, e com isto saibam que podem ter o auxílio e orientação do CREF2/RS. “Além do que, são esclarecidas suas dúvidas e suprimidos seus anseios referentes às diferentes áreas de atuação”.


DEFOR



CREF2/RS comemora Dia Estadual da Ginástica Laboral com evento na Assembleia Legislativa
23/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, por meio da sua Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, realizou ontem, dia 22, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do estado, o evento “Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro”. O objetivo foi divulgar e consolidar a atuação do profissional de Educação Física como protagonista nas atividades de prevenção da saúde do trabalhador. A data foi escolhida pois, em 22 de novembro de 1978, foi formalizado o primeiro contrato de Ginástica Laboral no Brasil, firmado pelo SESI/RS e a faculdade de Educação Física da FEEVALE, sendo posteriormente transformada em Dia Estadual da Ginástica Laboral pela Lei 14.418, de autoria do Deputado Estadual Adilson Troca.

O evento foi marcado pelo lançamento do livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”, escrito por especialistas ligados ao Sistema CONFEF/CREFs, e também pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviço de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa à SER – SAÚDE, EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO, empresa que atua desde 1990 no mercado. A premiação foi recebida pelo sócio da SER, Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS). Ao final do evento, foi realizada a palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o tema.

Segundo o vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), o livro Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física” foi escrito por cinco conselhos e coordenado pelo presidente do CREF9/PR Eduardo Branco (CREF 000009-G/PR) e membros e profissionais da Câmara Técnica do SESI. “E também é resultado de muitas parcerias que fizemos, como o Procom, MP, Polícia Civil e agora, fechando com chave de ouro, com o Tribunal Regional de Trabalho da 4ª Região, onde tive a felicidade de conhecer desembargador Raul Sanvicente, e ele falou uma coisa certa: a Ginástica Laboral é apenas uma ferramenta para entrarmos na empresa, existem outros programas de atividade física que podem ser utilizados”. Para tanto, completou Lauro, “este livro que estamos lançando vai mostrar os parâmetros para implantar um programa de Ginástica Laboral”.

Adriano Soares da Silva, analista da Gerência de Produção do SESI, explicou que existe um trabalho árduo para que os ambientes de trabalho sejam saudáveis. “E a Ginástica Laboral é um dos serviços que nós oferecemos. Hoje não vemos o profissional de Educação Física apenas para alongar e reforçar a musculatura. Nós cremos que ele é o promotor de saúde dentro do ambiente de trabalho, pois é a pessoa com conhecimentos para educar ou reeducar o trabalhador na atividade física”, avaliou. Silva disse que SESI trabalha de forma articulada, com o profissional de Educação Física atuando junto a fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, sempre pensando na melhor estratégia apara atender as empresas.

O desembargador do TRT4, Raul Sanvicente, gestor do programa Trabalho Seguro, instituído pelo Tribunal Superior do Trabalho, afirma que o programa representa uma face diferente do que é o dia a dia do Judiciário Trabalhista, onde o juiz aguarda as demandas e julga, devolvendo para a sociedade uma sentença. “Este programa seria como se o juiz saísse do gabinete e fosse conviver com a sociedade pró-ativamente para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção”, avalia. O desembargador afirmou que o Tribunal humildemente se junta e reconhece todas estas iniciativas em prol de hábitos saudáveis, “pois sabemos que há muitos anos profissionais de Educação Física se dedicam ao assunto”.

Esse programa, continua Sanvicente, “funciona através de parcerias com várias instituições, e é muito enriquecedor estender esta parceria ao CREF2/RS”. O desembargador explicou que busca nesta interação com a sociedade a efetividade do programa, pois o Tribunal sempre ressalta que não adianta apenas formalidade. "Penso que com a parceria com o CREf2/RS, que deve se dar em março, após os trâmites burocráticos, vamos conhecer melhor a Ginástica Laboral, podendo levar esclarecimentos aos juízes e aos servidores em relação a esta atividade.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), ressaltou a trajetória de lutas que o Conselho vem desenvolvendo ao longo do tempo, mobilizando inclusive o CONFEF para expandir a ideia. "Com isto, organizamos este livro, que pode parecer, em uma passada rápida, algo simbólico, mas tem um peso muito significativo, pois nos abre espaço de representatividade da Ginástica Laboral em nível federal". Carmen explicou que a Ginástica Laboral é encargo do profissional de Educação Física e tem como objetivo a prevenção de doenças, sendo a forma mais efetiva e barata de investimento na saúde. "Pesquisas mostram que toda pessoa sedentária tem 100% de chances de ter problemas cardíacos. Se ela fizer atividade física regularmente baixa esta probabilidade para 66%. Está na hora de investirmos na atividade física e desafogarmos os hospitais brasileiros”.

A Atuação do Profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador

O Conselheiro do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) afirmou em sua palestra que, depois da folha de pagamento, o segundo maior custo das empresas atualmente são com planos de saúde."Ou seja, a sinistralidade é cada vez maior, com as pessoas recorrendo em massa aos planos de saúde, fazendo exames mais complexos e com isto tem onerado tanto as operadoras quantos as empresas que têm que pagar por estes custos".

Rony afirmou que uma pergunta intrigante e recorrente nas pesquisas sobre saúde é "por que você não faz atividade física regularmente?". A resposta invariavelmente é falta de tempo. "O que seria compreensível, se as pessoas não afirmassem nestas mesmas pesquisas que assistem TV em média de 12 a 14 horas por semana", explica Rony, alertando que são recomendados 150 minutos de atividade física por semana.

"Será que a culpa é do progresso?", questiona Rony. "Se formos pensar nas três revoluções industriais, podemos constatar houve mudanças significativas na vida das pessoas. Hoje vivemos a quarta Revolução Industrial, que traz a realidade virtual. Isto trará efeitos para nossas vidas, tanto é que o Fórum de Davos já incluiu qualidade de vida em seus debates".

O conselheiro afirma que a Ginástica Laboral tem um papel muito importante no atual momento histórico, e que o desafio é aprender a ensinar os trabalhadores a serem fisicamente mais ativos. "Temos que unir esforços distintos em uma estratégia integrada de promoção de saúde", ressalta, lembrando que já em 2005, a Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Bangkok, afirmava que o setor privado tem a responsabilidade de assegurar a saúde dos seus empregados, suas famílias e comunidades.

Rony ponderou que os profissionais de Educação Física tem que ser um pouco mais sedutores no marketing social. "Transformando a atividade física não em obrigação, mas sim em um desejo. Para isto, é necessário utilizar cinco pilares: engajamento dos líderes, criar pertencimento, ética e buscar as ações que têm trazido melhores resultados e sustentabilidade", definiu.


Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa



Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro entrega prêmio à SER – Saúde, Educação e Reabilitação
16/11/2016
Fonte: CREF2/RS

Na próxima terça-feira, dia 22 de novembro, a Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS vai realizar o evento Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro. Além de contar com uma palestra e debates sobre o tema, a atividade será marcada também pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviços de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa. A homenagem, concedida neste ano à SER – Saúde, Educação e Reabilitação (CREF 000034-PJ/RS), tem o objetivo de valorizar as empresas que atuam na prevenção e na promoção da saúde do trabalhador e que zelam pelo prestígio do profissional de Educação Física.

A SER – Serviço de Educação e Reabilitação iniciou as suas atividades em agosto de 1990, como um consultório de fisioterapia e ginástica terapêutica. Com uma equipe composta por fisioterapeutas e profissionais de Educação Física, o objetivo inicial da empresa era a reabilitação física de pacientes com problemas ósteo-articulares e musculares, de coluna e tendinites. Em 1996, começou a atuar com Ginástica Laboral e Ergonomia, ganhando destaque em todo o Rio Grande do Sul por desenvolver programas para a qualidade de vida do trabalhador.

Dirigida por Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) e Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), a SER – Saúde, Educação e Reabilitação tem em seu quadro de profissionais Aida Marques (CREF 022620-G/RS), Cristiano Porcher (CREF 013463-G/RS), Dirceu dos Santos (CREF 13169-G/RS), Ellen de Oliveira (CREF 014282-G/RS), Lisa Gonçalves (CREF 016772-G/RS), Luciane Domingues (CREF 021402-G/RS), Luis Henrique Nunes (CREF 012519-G/RS), Luiz Bernardo Waengertner (CREF 007697-G/RS), Neiva Schuster (CREF 01115-G/RS), Roberto Ferreira (CREF 020889-G/RS) e Wayne Feil Wong (CREF 019387-G/RS).

Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro

Além deste Prêmio, evento terá como destaque palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o assunto. Com entrada gratuita para profissionais registrados e para acadêmicos do curso de Educação Física, o Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas de maneira gratuita pela página do evento.

O Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro será realizado das 14h30min às 17h45min, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Os 50 primeiros participantes a se cadastrar ganharão de brinde, no dia do evento, o livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”.

Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro
Data: Terça-feira, dia 22 de novembro, das 14h30min às 17h45min
Local: Assembleia Legislativa – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho)
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico
Inscrições: aqui


Ginástica Laboral



Ulbra Guaíba promove evento para discutir MP 746 e PEC 241
31/10/2016
Fonte: CREF2/RS

Com o apoio do CREF2/RS e da Secretaria Municipal de Educação, a Ulbra Guaíba realizou na última quinta-feira, dia 27 de outubro, o I Ciclo de Debates: um Olhar sobre o Futuro da Educação Física. O evento, que integrou o II Encontro de Educação Física da Costa Doce e a Semana Acadêmica do Curso de Educação Física da Ulbra Guaíba, trouxe para debate a MP 746, que propõe a reforma do Ensino Médio, e a PEC 241, que busca limitar os gastos públicos.

A mesa foi composta pelo coordenador do curso de Educação Física Luciano Loureiro (CREF 007142-G/RS), pela doutora em Políticas Públicas Líbia Aquino, pela professora da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS) e pelo representante da Secretaria de Educação Vitor Powaczruk (CREF 023027-G/RS). O evento contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre professores das escolas da região e estudantes. Além de debater a relação da MP 746 e da PEC 241 com o futuro da Educação Física, a Base Nacional Comum Curricular e a saúde na escola também foram abordadas. “É preciso que mais momentos como este, para firmarmos um posicionamento forte, de que a Educação Física é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento da cultura corporal”, declarou Loureiro.


Eventos Guaíba Ulbra Guaíba



Ulbra Guaíba realiza amanhã debate sobre PEC 241 e MP 746
26/10/2016
Fonte: CREF2/RS

Com o apoio do CREF2/RS, a Ulbra Guaíba vai realizar amanhã, dia 27 de outubro, o I Ciclo de Debates: um Olhar sobre o Futuro da Educação Física. O evento, que integra a programação da VI Semana Acadêmica do curso de Educação Física da universidade, trará para debate as atualizações da PEC 241 (que limita os gastos públicos), da MP 746 (que reforma o Ensino Médio) e as políticas públicas em Educação. A entrada será gratuita.

O evento terá a mediação de Luciano Loureiro (CREF 007142-G/RS), coordenador do curso de Educação Física da Ulbra Guaíba, e a participação dos professores Líbia Aquino, Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS) e Vitor Powaczruk (CREF 023027-G/RS). A atividade vai ocorrer no Auditório Principal da instituição, das 19h30min às 22h. Mais informações pelo telefone (51) 3480-1618.

I Ciclo de Debates: um Olhar sobre o Futuro da Educação Física
Data: 27 de outubro, quinta-feira, das 19h30min às 22h, com entrada gratuita
Local: Ulbra Guaíba
Endereço: Rodovia BR 116, 5724 – Moradas da Colina
Mais informações: (51) 3480-1618


Eventos políticas públicas



CongregaCREF tem transmissão online e atendimento do Interiorizasul
25/08/2016
Fonte: CREF2/RS

A segunda edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que será realizada no sábado, dia 27 de agosto, terá transmissão ao vivo pela Internet e um estande do Interiorizasul para atendimento dos profissionais e dos acadêmicos que comparecerem ao local. O evento, promovido pelo CREF2/RS em comemoração ao Dia do Profissional de Física, vai ocorrer no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre.

Com inscrições já encerradas, a transmissão online do CongregaCREF vai oportunizar que profissionais e estudantes do interior do Estado e até mesmo de todo o Brasil – também acompanhem o evento e possam participar dos debates. A primeira palestra vai inicar às 9h e será ministrada por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP), vencedor do Prêmio Jovem Cientista em 2012. À tarde o evento continuará com outras três apresentações, abordando assuntos como Educação Física escolar, e gestão de academia, com encerramento às 18h. A programação completa está disponível na página www.congregacref.com.br.

No estande do Interiorizasul, a equipe do CREF2/RS irá atender as demandas dos profissionais e ainda efetuar novos registros. Entre os serviços à disposição, estarão a atualização cadastral, a coleta de digital e o parcelamento de anuidades, entre outros mais. Qualquer um que necessitar algum tipo de atendimento do Conselho poderá comparecer ao local e não precisá estar inscrito no CongregaCREF, como pré-requisito. O horário de funcionamento do estande será o mesmo do evento, das 9h às 18h.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 27 de agosto, sábado
Local: Auditório do CRO/RS
Endereço: Rua Vasco da Gama, 720 – Bairro Bom Fim, em Porto Alegre
Horário: das 9h às 18h, com transmissão online e atendimento do Interiorizasul
Mais informações: www.congregacref.com.br


CongregaCREF eventos Interiorizasul



Câmara Técnica de Futebol organiza divulgação de ações na mídia
09/08/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Futebol do CREF2/RS realizou, no dia 3 de agosto, sua terceira reunião do ano, contando com a presença do seu presidente Alessandro de Azambuja Gamboa (CREF001534-G/RS) e dos convidados Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS) e Everton Pergher (CREF 020632-G/RS). No início da reunião debateu-se o baixo índice de comparecimento nas reuniões da Câmara, e o impacto negativo que isto traz para as estratégias que pretendem uma melhor inserção do profissional de Educação Física no Futebol.

Na pauta, debateu-se a criação da Missão e Visão da Câmara de Futebol. Entre os debates, observou-se a necessidade de se criar e aprimorar os procedimentos e as ações do profissional no Futebol em seus diferentes âmbitos. Já em relação à Visão, estabeleceu-se a necessidade dos profissionais de Educação Física serem referência em assuntos referentes ao Futebol.

Após a discussão e análise do contexto do Futebol e do CREF2/RS, decidiu-se a divulgação da Câmara de Futebol nas mídias e universidades, além de matérias na revista e boletim eletrônico do CREF2/RS. Também ficou acertado convidar o SINPEFRS e as APEF RS para participar da próxima reunião da Câmara.


Câmara Técnica de Futebol



11ª Semana de Prevenção das LER é nos dias 1º e 2 de março na FDRH
23/02/2016
Fonte: CREF2/RS

A 11ª Semana LER (Lesões por Esforço Repetitivo) – Três Visões sobre um Futuro Melhor, iniciativa da Câmara Municipal de Porto Alegre com o apoio do CREF2/RS, será realizada nos dias 1º e 2 de março no auditório da Federação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH), em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail ftiars@ftiars.org ou diretamente no local.

LER é o conjunto de doenças que atingem músculos, tendões, nervos e articulações dos membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços e braços) e, eventualmente, membros inferiores e coluna vertebral. Decorrem de sobrecarga do sistema músculo-esquelético no trabalho, que vai se acumulando ao longo do tempo. Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do Conselho, será um dos palestrantes do evento.

11ª Semana LER Lesões por Esforço Repetitivo
Local: Auditório da Federação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Endereço: Avenida Praia de Belas, 1595 - Praia de Belas

Programação:

Dia 1º de março, terça-feira:

8h30min: credenciamento
9h: abertura
9h30min: Visão 1: Prevenção: Custo ou Investimento?
- Empresa: Gestão de Pessoas
- Segurança do Trabalho
- CIPA
- Ergonomia
- Ginástica Laboral e outras ações de prevenção
14h: Visão 2: A Fiscalização
- Ministério Público do Trabalho
- CIPA - DRT
- Previdência Social
- Tribunal Regional do Trabalho - TRT4

Dia 2 de março, quarta-feira:

9h: Visão 3: A Atuação Sindical
- Sindicatos da Alimentação, Bancários, do Comércio, da Previdência e da Saúde.
11h30min - Debates
11h45min - Encerramento da 11ª Semana e passeata até o TRT/4


Lesões por Esforço Repetitivo



CONFEF realiza seminários com transmissão online durante o 31º Congresso FIEP
08/01/2016
Fonte: CONFEF

Com o tema "O Profissional de Educação Física na América Latina", a cidade de Foz do Iguaçu (PR) receberá, entre os dias 9 e 13 de janeiro, um dos maiores eventos da Educação Física do país. O 31º Congresso Internacional de Educação Física, promovido pela Federação Internacional de Educação Física (FIEP), vai gerar oportunidades para profissionais e estudantes através da integração entre os países da América Latina, com palestras, cursos e debates.

Neste ano, a programação vai contar também com fóruns e seminários realizados pelo Sistema CONFEF/CREFs, com entrada gratuita, sobre os temas Atividade Física na Atenção à Saúde, Justiça e Legislação Desportiva, Educação Olímpica e Educação Física Escolar. Os eventos terão transmissão ao vivo para todo o país, pela Internet. Os interessados poderão participar das discussões enviando as suas contribuições pelo e-mail fiep2016@confef.org.br e assistindo online aqui pela página www.confef.org.br/fiep2016.

Confira a programação completa aqui.


FIEP



CREF2/RS entrega livros sobre Educação Física Escolar à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre
24/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Nessa quarta-feira (23), o CREF2/RS realizou a entrega oficial do livro “Recomendações para a Educação Física Escolar” à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED). Os exemplares, editados pelo Sistema CONFEF/CREFs, serão repassados às 55 escolas municipais de ensino fundamental da capital. Na ocasião, a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), e a presidente da Câmara Técnica de Educação Física Escolar, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), apresentaram as propostas contidas na publicação à Eliane Meleti, chefe de gabinete da secretária Municipal de Educação Cleci Jurach.

A presidente do CREF2/RS ressaltou importância da aprovação da lei nº 11.585 do vereador professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que tornou obrigatória a formação em curso superior de Licenciatura em Educação Física para a docência da disciplina nas escolas de ensino, como um marco na luta pela Educação Física Escolar no país. “Sancionada pelo prefeito de Porto Alegre José Fortunati, essa legislação deve ser reforçada e propagada para outras cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil. Vemos nela um grande ganho para a educação e para a defesa da formação do profissional de Educação Física”.

Carmen explicou que a publicação do CONFEF/CREFs é resultado de intensos debates realizados pela Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF em seminários, fóruns e congressos, que identificaram a falta de um documento referencial que desse conta, de maneira objetiva, das questões relacionadas a este campo do saber. “O livro foi desenvolvido por meio de uma proposta democrática, e se constitui em um instrumento norteador para a intervenção responsável e qualificada no ambiente profissional”, afirmou.

“Vamos enviar essa publicação às escolas com ofício recomendando seu estudo”, disse Eliane Meleti, enfatizando que o Ensino Fundamental e Médio do município já possuem professores graduados em Educação Física. “A valorização dos profissionais é prioridade da gestão. A lei cumpre o papel de sacramentar o trabalho que já vem sendo realizado no município, além de incentivar novas experiências nesse sentido. Na educação infantil, desde 2013, a Prefeitura vem nomeando profissionais de Educação Física”, acrescentou.

Segundo Miryam Brauch, o livro foi desenvolvido por meio de uma proposta democrática, com a colaboração de todos os CREFs. “Os Conselhos historicamente têm se esforçado em cooperar na atualização dos profissionais de Educação Física e na elaboração e apresentação de projetos de lei que garantam aos alunos acesso às aulas de Educação Física Escolar ministradas por profissional habilitado”.

Foto: Guga Stefanello/Divulgação PMPA


Educação Física Escolar



Fórum-RS realiza simpósio sobre o papel dos conselhos profissionais na sociedade
22/09/2015
Fonte: CREF2/RS

No dia 6 de outubro, a Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissionais Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) e a Câmara de Defesa da Sociedade realizarão o I Simpósio do Fórum RS. Com o tema “O papel dos Conselhos Profissionais junto à sociedade”, o evento tem como público-alvo assessorias de comunicação, conselheiros, agentes fiscais e diretorias, e acontecerá no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), localizado na avenida Borges de Medeiros, 308, 15º andar, Centro, Porto Alegre. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 5 de outubro.

I Simpósio do Fórum RS
"O papel dos Conselhos Profissionais junto à sociedade"
Programação
13h45min - Credenciamento
14h15min - Abertura
14h45min às 15h30min - Apresentações
CRECI-RS "Como utilizar o Facebook para aproximar seu credenciado". Fernanda Coiro - jornalista
CRN-2 "Alimentação saudável e segura nas cantinas escolares - O diferencial do selo de qualidade". Maiele B. Bianchini - nutricionista
CRF-RS "Denúncias: como receber, como apurar". Elisa Tramontini - farmacêutica
CREF2/RS: "Interações propositivas da qualificação da saúde e bem-estar da sociedade". Eneida Feix - profissional de Educação Física (CREF 002116-G/RS)
15h30min - Intervalo
15h45min - Mesa de debates
17h15min - Encerramento

Data: terça-feira, 6 de outubro
Local: Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), av. Borges de Medeiros, 308, 15º andar, Centro, Porto Alegre
Vagas limitadas
Inscrições gratuitas no site www.forum-rs.com.br


Fórum-RS



CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para discutir atividade física e saúde
04/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado todos os anos em 1º de setembro, o CREF2/RS realizou o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, realizado entre os dias 28 e 29 de agosto, no auditório da AMRIGS, reuniu profissionais e estudantes para discutir temas relacionados à atividade e à saúde.

Além da mesa-redonda "Multidisciplinaridade na Saúde", com os conselheiros Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS) e representantes do CREFITO5 e do CRN-2, o CongregaCREF contou com diversas palestras. A primeira, ministrada Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), trouxe para discussão a atuação do profissional de Educação Física nas doenças crônicas. De acordo com o integrante do GT Exercício Físico do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, este tipo de enfermidade representa 72% dos óbitos no Brasil e o exercício é a forma mais barata de prevenção. "O treinamento melhora a capacidade cardiorrespiratória e outros fatores. O profissional de Educação Física tem muitas possibilidades de atuação", destacou.

O primeiro dia (28) contou ainda com a palestra de Elio Carravetta (CREF 002980-G/RS), que foi antecedida pela abertura oficial do evento. No discurso, a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) destacou que o Seminário era uma demanda dos profissionais registrados e que, através do aperfeiçoamento, é possível construir uma profissão e um Conselho mais forte. Carravetta, com quase 20 anos de experiência no Departamento de Preparação e Reabilitação Física do Sport Club Internacional, falou sobre a relação entre a gestão esportiva e a saúde. Ele destacou que o Estado hoje tem 5 milhões de sedentários e que o esporte, sem bem gerido, pode mudar hábitos. "Os profissionais de Educação Física podem assumir o papel de protagonista neste processo, implementando e massificando programas esportivos", pontuou.

No segundo dia (29), o CongregaCREF contou com as palestras de Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE), intitulada "Atividade física na Escola"; Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS), chamada "Academia e seus profissionais, promotores da saúde ou não!;" e Paulo Rodrigo da Silva (CREF 002076-G/RS), intitulada "Anabolizantes na academia: qual é o papel do profissional de Educação Física?". Com transmissão ao vivo pela Internet, o público pode acompanhar também de casa estes debates, que tiveram como tópicos principais as metodologias e estratégias da Educação Física Escolar, a inserção dos profissionais no mercado fitness e formas de combater o uso de anabolizantes para fins exclusivamente estéticos.

Os dados mais curiosos apresentados foram o crescimento de 133% no número de academias no Brasil e que o uso de anabolizantes é maior do que o uso de crack em nosso país. Para Catunda, as dificuldades de hoje não estão relacionadas à forma como a Educação Física é ministrada, sobretudo nas escolas. O que é preciso é reforçar que a atividade física pode mudar e salvar vidas. "Não há como prescrever atividade física sem uma avaliação prévia. Por atender públicos distintos, precisamos conhecer os alunos, em primeiro lugar. Sem isso, ao invés de promover a saúde, podemos ser responsáveis por problemas graves", complementou Oliveira.

O resultado do CongregaCREF, totalmente gratuito para os profissionais registrados no CREF2/RS foi considerado extremamente positivo. De acordo com a Presidente, a ideia agora é aperfeiçoar e incrementar o Seminário para a sua segunda edição, já no ano que vem.


CongregaCREF



CREF2/RS participa do VI Fórum Nacional de Ginástica Laboral em São Paulo
25/08/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS participou, no último sábado (22), do VI Fórum Nacional de Ginástica Laboral. O evento, realizado em São Paulo pela Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), contou com a presença de Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), 1º secretário do Conselho e presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa.

Com palestras ministradas por Fabiana Figueiredo (CREF 009944-G/SC), Fábio Montrezol (CREF 032049-G/SP) e Cynara Pereira (CREF 068042-G/SP), entre outros, o Fórum reuniu profissionais de todo o Brasil que atuam na área e apresentou o panorama nacional das propostas comerciais de serviço em ginástica laboral, bem como algumas formas e maneiras de precificar estes serviços. Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) e Elaine Amado (CREF 011947-G/PR) também mediaram debates e mesas redondas, sobre temas como a valorização do profissional de Educação Física como promotor de saúde no ambiente corporativo e sobre a elaboração das planilhas de custos.

"Além disto, o CREF2/RS apresentou as atividades desenvolvidas pela sua Câmara Técnica, o regimento técnico regulamento pelo Conselho e as ações que realizamos por aqui, como o Dia Estadual da Ginástica Laboral", contou Aguiar. O Fórum serviu também para que fosse mostrado, com exclusividade, a cartilha sobre a ginástica laboral que foi elaborada pelo CREF2/RS e que será lançada e distribuída em breve, em formato impresso. O documento está disponível em PDF, em caráter provisório para visualização, neste link.

Em sua apresentação, Aguiar também comentou o legado da ginástica laboral no Brasil, que surgiu há mais de 37 anos por aqui. "Hoje esta prática está representada por milhares de empresas e profissionais de Educação Física, que devem constituir ações focadas na promoção da saúde do trabalhador e em políticas públicas que valorizem o profissional que desenvolve estes programas na empresa", concluiu.

Foto: Mariana Lima/ABGL


Ginástica Laboral



Dia do Profissional de Educação Física vai ter comemoração especial conjunta ao Dia do Nutricionista
21/08/2015
Fonte: CREF2/RS

O Dia do Profissional de Educação Física (1º de setembro) e o Dia do Nutricionista (31 de agosto) serão celebrados conjuntamente pelo CREF2/RS e pelo CRN2 no dia 2 de setembro, às 18h, no Auditório Oscar Machado do Centro Universitário Metodista IPA (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80, Porto Alegre). O evento debaterá o tema Nutrição e Atividade Física: Mitos e Verdades e tem como um dos seus objetivos aprofundar a troca de experiências e visões profissionais dos registrados dos dois Conselhos. Durante a comemoração, serão desenvolvidos temas referentes à nutrição esportiva, ao papel desempenhado pelo profissional de Educação Física e às competências dos departamentos de fiscalizações das autarquias, que em várias ocasiões realizam ações conjuntas em academias. Serão distribuídos certificados aos participantes das palestras.

“Nutrição e Atividade Física: Mitos e Verdades”
Data: quarta-feira, 02 de setembro
Local: Auditório Oscar Machado do Centro Universitário Metodista IPA - Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80 - Porto Alegre

Programação
17h45min Credenciamento
18h15min Mesa de abertura
18h30min Mesa-redonda: Nutrição e Atividade Física: Mitos e Verdades
Palestrantes:
Luciane Volpato Citadin (CREF 000100-G/RS) - conselheira do CREF2/RS, pós-graduada em Treinamento Desportivo e em Fisiologia e com sólida carreira profissional na área de fitness
Lenice Zarth Carvalho - nutricionista clínica com pós-graduação em Ciências da Saúde e Nutrição Funcional e mestrado em Ciências do Movimento Humano
19h30min Apresentação das fiscalizações
19h50min Debates
20h10min Encerramento dos debates e momento festivo no hall de entrada.

Inscrições devem ser encaminhadas para eventos@crefrs.org.br
Título do e-mail: “Nutrição e Atividade Física: Mitos e Verdades”
O e-mail deve conter as seguintes informações:
Nome completo
E-mail
Telefone de contato


Dia do Profissional de Educação Física



CREF2/RS realiza entrega de livros sobre Educação Física Escolar na Secretaria Estadual de Educação/RS
05/08/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, na terça-feira (04), a entrega oficial do livro “Recomendações para a Educação Física Escolar” à Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC). Os exemplares, editados pelo Sistema CONFEF/CREFs, serão repassados às 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que, por sua vez, encaminharão às 2.558 escolas que integram a rede estadual de ensino. Na ocasião, a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), a presidente da Câmara Técnica de Educação Física Escolar, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), e a conselheira Eliana Alves Flores (CREF 002649-G/RS) apresentaram as propostas contidas na publicação ao secretário-adjunto de Educação Luís Antônio Alcoba de Freitas, à diretora pedagógica da SEDUC, Leila Maria Schaan e ao diretor-adjunto de Logística e Suprimento da SEDUC, João Miguel Wenzel.

Segundo a presidente do CREF2/RS, a publicação é resultado de intensos debates realizados pela Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF em seminários, fóruns e congressos, que identificaram a falta de um documento referencial que desse conta, de maneira objetiva, das questões relacionadas a este campo do saber. “O livro foi desenvolvido por meio de uma proposta democrática, e se constitui em um instrumento norteador para a intervenção responsável e qualificada no ambiente profissional”, afirma.

Carmen ressalta que a integração com a SEDUC é fundamental para que a Educação Física Escolar se consolide como instrumento de promoção da saúde e da cidadania. “A responsabilidade pela implantação deste currículo nas escolas não é papel exclusivo dos professores. É necessário que os gestores percebam o valor intrínseco da Educação Física. Portanto, o apoio demonstrado pela Secretaria é de grande importância nesta luta”, analisa.

De acordo com o secretário-adjunto da Educação do Rio Grande Sul, Luís Antônio Alcoba de Freitas, a doação dos livros “Recomendações para a Educação Física Escolar” para a rede estadual de ensino proporcionará muitos benefícios aos estudantes. “O material será muito útil para o desenvolvimento dos alunos, servindo como incentivo à prática de atividades físicas e, assim, colaborando com a saúde corporal e mental das nossas crianças”, argumenta.

Miryam Brauch assinala que o Conselho historicamente tem se esforçado em cooperar na atualização dos profissionais de Educação Física e na elaboração e apresentação de projetos de lei que garantam aos alunos acesso às aulas de Educação Física Escolar ministradas por profissional habilitado. “Esse livro é um trabalho corajoso, que reflete sobre os motivos que justificam a obrigatoriedade deste tema como componente curricular. Ele também aponta direções diante da complexa realidade enfrentada pela educação hoje”.

Foto: Evandro Oliveira/Seduc RS


Educação Física Escolar



CREF2/RS participa do I Seminário Internacional de Políticas Públicas do Esporte e Lazer em Passo Fundo
22/06/2015
Fonte: CREF2/RS

Na sexta-feira (19), a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve na Universidade de Passo Fundo (UPF) para participar do I Seminário Internacional de Políticas Públicas do Esporte e Lazer. A atividade, realizada pelo Polo Regional do Esporte e Lazer da FUNDERGS, contou com a presença do palestrante português Pedro Ferreira de Carvalho, diretor da Universidade da Beira Interior Covilhã, e debates sobre gestão pública e social no âmbito do esporte.

Para a Presidente, o Seminário foi, com suas mesas-redondas, painéis e apresentações de trabalhos, uma forma de oportunizar espaços para que novos gestores municipais, dirigentes esportivos e profissionais envolvidos com o esporte e lazer sejam formados. O evento foi realizado pela comissão composta pelos profissionais Lorita Weschenfelder (CREF 013902-G/RS), Marilise Lech (CREF 010507-G/RS), Sybelle Pereira (CREF 012344-G/RS), Fernando Matzenbacher (CREF 011367-G/RS) e Lilian Ribeiro (CREF 002242-G/RS).


FUNDERGS Polos Regionais UPF



Presidência do CREF2/RS participa da abertura da 10ª Semana de Prevenção das LER
02/03/2015
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta segunda-feira (2), ocorreu a abertura da 10ª Semana de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER), no auditório da Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRDH). A mesa inaugural contou com a presença de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS, e de demais autoridades, como o vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS); Débora Rios (CREF 002202-G/RS), coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade São Judas Tadeu; Marcelo Chiodo, secretário adjunto do Trabalho e Emprego de Porto Alegre; Sérgio Batista, representante da FDRH; e Marco Antônio Goldenfum, da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Na apresentação do evento, Professor Garcia salientou que as LER constituem um dos mais graves problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores no Brasil e no mundo. "A doença atinge todos os setores da economia, com grande incidência nas áreas de produção, prestação de serviços públicos e privados, indústria e demais atividades que exigem a execução de esforços repetitivos", comentou. Além disto, o vereador, autor da lei municipal que estabelece o 28 de fevereiro como Dia de Combate às LER em Porto Alegre, reforçou a importância de não só citar a data, mas de propor algo produtivo para o combate da doença. "O Brasil gasta milhões no tratamento, mas nada na prevenção", pontuou.

Antes do primeiro painel do dia, chamado "As LER - ontem, hoje e amanhã" e que contou com o discurso dos médicos do trabalho Sérgio Varnieri e Paulo Fabris, a comissão organizadora da 10ª Semana de Prevenção das LER homenageou com placa alguns dos profissionais que se dedicam à divulgação e ao tratamento da doença. Antônio Jane Cardoso, psicólogo; e Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), 1º secretário do CREF2/RS receberam a condecoração entregue pelo Professor Garcia. Para Cardoso, que falou em nome de todos os homenageados, o prêmio é dedicado a todos que realmente combatem as doença nos locais de trabalho e representa forma de fortalecer a atuação de quem está à disposição da sociedade.

A 10ª Semana de Prevenção das LER segue à tarde, com a palestra "Ginástica Laboral Compensatória como prevenção", de Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) e outras atividades mais, que variam entre os assuntos "aspectos ergonômicos nas LER" e "necessidade da prevenção da Depressão Reativa por LER (DRL)". O evento segue amanhã (30), a partir das 8h30, com mais debates e painéis sobre o assunto. O encerramento está previsto para as 11h45, com passeata até o prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT/4).




10ª Semana de Prevenção das LER inicia nesta segunda-feira na FDRH
27/02/2015
Fonte: CREF2/RS

Inicia nesta segunda-feira (2), a 10ª Semana de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), no auditório da Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRDH). O evento, que se estende até terça-feira (3), inicia às 8h e tem inscrições gratuitas, que podem ser feitas diretamente no local.

Com o tema "As LER: ontem, hoje e amanhã", a atividade tem em sua programação debates e painéis sobre a necessidade de prevenção da Depressão Reativa por LER (DRL), sobre os seus aspetos ergonômicos e outros mais. Além disto,Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), da Câmara Técnica de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral do CREF2/RS, conduzirá a palestra "Ginástica Laboral compensatória como prevenção". Para mais informações, acesse www.facebook.com/semanaler

10ª Semana de Prevenção das LER
2 e 3 de março, no Auditório da FDRH (Avenida Praia de Belas, 1595 – Porto Alegre)
Horário: a partir das 8h (02/03) e a partir das 8h30 (03/03)
Inscrições gratuitas no local




Câmara de Defesa da Sociedade prepara 1º Encontro Nacional de Agentes Fiscais
25/02/2015
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quarta-feira (25), a Câmara de Defesa da Sociedade, do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande Sul (Fórum-RS), esteve reunida na sede do CREF2/RS. O encontro serviu definir os detalhes do V Seminário de Fiscalização e do 1º Encontro Nacional de Agente Fiscais, que serão realizados em abril, no IPA.

Com o tema "A importância das profissões regulamentadas para a construção de um Brasil mais ético", o Encontro Nacional de Agente Fiscais tem a expectativa de reunir cerca de 400 profissionais da Fiscalização para palestras, debates e troca de experiências. Além disto, Eneida Feix (CREF 002116-G/RS), conselheira e representante do CREF2/RS na Câmara de Defesa da Sociedade, também destacou o ineditismo do evento, que colocará em contato órgãos de todo o país e muitos assuntos do dia a dia para análise e reflexão. "Independente dos fiscais, toda a sociedade está convidada a participar", completou.

A programação completa do V Seminário de Fiscalização e do 1º Encontro Nacional de Agente Fiscais será anunciada em breve. A Câmara de Defesa da Sociedade do Fórum-RS é formada pelos Conselhos Regionais de Educação Física, Fonoaudiologia, Corretores de Imóveis, Biomedicina, Medicina Veterinária, Administração, Contabilidade, Relações Públicas, Engenharia e Agronomia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Nutrição e Farmácia.




10ª edição da Semana de Prevenção das LER tem apoio do Conselho
24/02/2015
Fonte: CREF2/RS

Com o tema "As LER: ontem, hoje e amanhã", vai ser realizada, nos dias 2 e 3 de março, a 10ª Semana de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). O evento trará para discussão diferentes tópicos sobre o assunto no auditório da Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH), a partir das 8h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local ou antecipadamente pelo e-mail ftiars@ftiars.org.

"O caminho do lesionado: a quem recorrer?", "Necessidade da prevenção da Depressão Reativa por LER (DRL)" e "Aspectos ergonômicos nas LER" são alguns dos painéis do evento. Além deles, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), da Câmara Técnica de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral do CREF2/RS, conduzirá a palestra "Ginástica Laboral compensatória como prevenção". Mesas redondas e espaço para debates também farão parte da programação.

10ª Semana de Prevenção das LER
2 e 3 de março, no Auditório da FDRH (Avenida Praia de Belas, 1595 – Porto Alegre)
Horário: a partir das 8h (02/03) e a partir das 8h30 (03/03)
Inscrições gratuitas no local ou pelo e-mail ftiars@ftiars.org




Evento sobre Ginástica Laboral promovido pelo CREF2/RS movimenta Assembleia Legislativa
25/11/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem (24), o Conselho realizou evento em comemoração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral, na Assembleia Legislativa. A atividade, que teve como tópico principal a saúde e o estilo de vida dos trabalhadores, foi promovida pela Câmara Temática de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral do CREF2/RS e contou com homenagens, palestras e debates sobre o assunto.

Na abertura do seminário, o vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e o deputado estadual Adilson Troca receberam placa em reconhecimento à criação do Dia Municipal e Estadual da Ginástica Laboral, respectivamente. Em seus agradecimentos, Garcia destacou o investimento que é a Ginástica Laboral para o empresário e Troca salientou o caráter social da atividade, capaz de melhorar também a convivência dentro da empresa. As homenagens foram entregues pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pelo 1º secretário Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

O evento foi dividido em duas partes e contou com as palestras de João Scholles (CREF 003966-G/RS) e Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) na primeira etapa. Scholles falou sobre a importância da Ginástica Laboral, "já que mais de 40% dos trabalhadores são inativos no lazer" e trouxe dados sobre a baixa adesão do brasileiro à atividade física. Além de propor dinâmica aos presentes, Gonçalves falou sobre as normas regulamentadoras e sobre as funções da Ginástica Laboral, que se desdobram em três eixos: interromper o ciclo de fadiga das atividades laborais, compensar o uso excessivo ou inativo de músculos e gerar disposição, ânimo e motivação para o trabalho.

Após intervalo, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) falou sobre o mercado e formas de garantir a excelência no antedimento ao cliente. "A Ginástica Laboral é programa de exercícios físicos orientados, com a finalidade promover a saúde e prevenir doenças ocupacionais", conceituou. Para ele, os benefícios se estendem também às empresas, já que o trabalhador saudável "reduz os custos em assistência médica". A última palestra foi de Magale Konrath (CREF 000378-G/RS), que abordou as tendências da área: "o profissional de Educação Física precisa pensar na Ginástica Laboral como caminho para outras atividades fora do ambiente de trabalho. Por isto, é preciso desenvolver metodologias e práticas diferentes, que motive e incentive o trabalhador".

Com grande presença de acadêmicos de Educação Física, profissionais da área e demais interessados pelo assunto, como empresários e trabalhadores, o evento encerrou com rodada de perguntas da plateia, em que foram tiradas dúvidas sobre a área de atuação, estratégias para manter público e análise sobre o melhor caminho para quem quer abrir negócio próprio. O conselheiro do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) e o mestre de cerimônias Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) também participaram do seminário.




Evento sobre Ginástica Laboral promovido pelo CREF2/RS movimenta Assembleia Legislativa
25/11/2014

Na tarde de ontem (24), o Conselho realizou evento em comemoração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral, na Assembleia Legislativa. A atividade, que teve como tópico principal a saúde e o estilo de vida dos trabalhadores, foi promovida pela Câmara Temática de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral do CREF2/RS e contou com homenagens, palestras e debates sobre o assunto.

Na abertura do seminário, o vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e o deputado estadual Adilson Troca receberam placa em reconhecimento à criação do Dia Municipal e Estadual da Ginástica Laboral, respectivamente. Em seus agradecimentos, Garcia destacou o investimento que é a Ginástica Laboral para o empresário e Troca salientou o caráter social da atividade, capaz de melhorar também a convivência dentro da empresa. As homenagens foram entregues pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pelo 1º secretário Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

O evento foi dividido em duas partes e contou com as palestras de João Scholles (CREF 003966-G/RS) e Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) na primeira etapa. Scholles falou sobre a importância da Ginástica Laboral, "já que mais de 40% dos trabalhadores são inativos no lazer" e trouxe dados sobre a baixa adesão do brasileiro à atividade física. Além de propor dinâmica aos presentes, Gonçalves falou sobre as normas regulamentadoras e sobre as funções da Ginástica Laboral, que se desdobram em três eixos: interromper o ciclo de fadiga das atividades laborais, compensar o uso excessivo ou inativo de músculos e gerar disposição, ânimo e motivação para o trabalho.

Após intervalo, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) falou sobre o mercado e formas de garantir a excelência no antedimento ao cliente. "A Ginástica Laboral é programa de exercícios físicos orientados, com a finalidade promover a saúde e prevenir doenças ocupacionais", conceituou. Para ele, os benefícios se estendem também às empresas, já que o trabalhador saudável "reduz os custos em assistência médica". A última palestra foi de Magale Konrath (CREF 000378-G/RS), que abordou as tendências da área: "o profissional de Educação Física precisa pensar na Ginástica Laboral como caminho para outras atividades fora do ambiente de trabalho. Por isto, é preciso desenvolver metodologias e práticas diferentes, que motive e incentive o trabalhador".

Com grande presença de acadêmicos de Educação Física, profissionais da área e demais interessados pelo assunto, como empresários e trabalhadores, o evento encerrou com rodada de perguntas da plateia, em que foram tiradas dúvidas sobre a área de atuação, estratégias para manter público e análise sobre o melhor caminho para quem quer abrir negócio próprio. O conselheiro do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) e o mestre de cerimônias Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) também participaram do seminário.




CREF2/RS realiza evento sobre Ginástica Laboral na segunda-feira
21/11/2014

Na próxima segunda (24), o CREF2/RS realiza evento comemorativo pelo Dia Estadual da Ginástica Laboral. Dedicada a profissionais que atuam na área ou que tenham interesse sobre o assunto, a atividade terá como tema a saúde dos trabalhadores e contará com palestras e debates. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas agora mesmo pela nossa página, clicando aqui.

Com o objetivo de mostrar para a sociedade a importância que o profissional de Educação Física e o programa de Ginástica Laboral têm, o encontro abordará tópicos como os conceitos da Ginástica Laboral, o mercado de trabalho e as tendências para o futuro. As palestras serão de João Scholles (CREF 003966-G/RS), Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) e Magale Konrath (CREF 000378-G/RS).

Para Izaguirre, o evento é oportunidade única para entender melhor o que é a Ginástica Laboral. "No dia 24, estarão reunidas pessoas e empresas que atuam na área há bastante tempo, mostrando que existe grande mercado para o profissional de Educação Física neste segmento", avalia.

Contribuição das empresas de ginástica laboral para o estilo de vida saudável dos trabalhadores
Data: 24/11 (segunda-feira)
Horário: das 13h30 às 17h30
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro (Porto Alegre/RS)
Inscrições: aqui




II Seminário de Educação Física Escolar movimenta abertura da Convenção Brasil
16/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde desta quinta (15), o CREF2/RS realizou o II Seminário de Educação Física Escolar. A atividade, ministrada pelo professor Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF), abriu a programação de cursos e debates da 21ª Convenção Brasil.

Também conselheiro do CONFEF e Secretário Executivo da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano no Congresso Nacional, Lúcio Rogério trouxe para discussão assuntos como regulamentação da profissão, valorização da Educação Física nas escolas e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). "O professor de Educação Física é o principal agente para desenvolvimento da capacidade cognitiva e motora dos alunos", ressaltou. O palestrante destacou ainda que a mudança cultural que houve após criação dos Conselhos Federais foi importante. "A Educação Física é hoje um componente obrigatório nas escolas".

O convidado - que tem ampla experiência e trabalhos realizados em creches, berçários, jardins de infância e escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes públicas e privadas do Rio de Janeiro e de Brasília - falou também sobre a necessidade que os professores têm de conscientizar os alunos e a comunidade de que a Educação Física é essencial no ambiente escolar. "As pessoas precisam e dependem muito de nós", destacou.

Lúcio Rogério reservou espaço para mostrar aos presentes como a Lei 9394/96 trouxe certo retrocesso logo na sua implementação. "A LDB nasceu sem a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas", explicou. A disciplina, no entanto, é entendida hoje de maneira diferente. "A Educação Física é obrigatória em todos níveis, e devem ser sempre ministradas por licenciados habilitados. É garantia da melhor formação do cidadão brasileiro", analisou.

A palestra encerrou com lembrança de que bom trabalho nas escolas tem resultado valioso para sociedade e também para toda categoria. "O bom trabalho aumenta o percentual de pessoas que vão valorizar a Educação Física e, assim, procurar acompanhamento orientado no futuro". A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e a presidente da Câmara de Educação Física Escolar Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) finalizaram o Seminário com entrega da Carta Gaúcha da Educação Física. Escolar a Lúcio Rogério dos Santos.




Câmara de Educação Física Escolar faz sua terceira reunião
07/03/2013
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Educação Física Escolar/CREF2RS reuniu-se no dia 06/03. Na ocasião foi feito o relato sobre o Congresso Nacional de Educação Física Escolar de Foz do Iguaçu.

Também foi discutido o ENAPEF 2013, quando será realizado o 2º Fórum da Educação Física Escolar do RS no dia 23/03 das 18 às 21h. O evento terá como palestrantes Mirian Burgos e Paulo Rezende, sendo mediado Professor Catunda.

O Fórum terá o seguinte formato: a)Apresentação sobre a estrutura do Fórum com palestras

b)Debates sobre os temas sugeridos pela organização do Fórum da Educação Física Escolar

c)Apresentação dos itens levantados nos grupos com os seguintes sub-temas:

-Legislação;

-Formação do professor de educação física;

-Infraestrutura da escola para a educação física escolar;

-Grades curriculares das escolas;

-Saúde na escola.

d-Elaboração da Carta da Educação Física Escolar do RS.

Na ocasião, foi sugerido um encontro do Fórum das Entidades da Educação Física do RS com o Secretário de Estado da Educação e a criação de fóruns municipais para discutir o assunto da educação física escolar. Também houve a discussão de estratégias de mobilização popular para aprovação de uma lei institucionalizando a educação física escolar nas séries iniciais como componente curricular e orientada por professor de educação física, além do envolvimento dos diretores de escolas estaduais e municipais na discussão sobre a educação física escolar.