Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS dá continuidade à programação de lives pelo Instagram
19/06/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai seguir fazendo as suas lives pelo Instagram nos próximos dias. Na terça-feira, dia 23 de junho, Davi Grass (CREF 001321-G/RS) irá falar sobre o tema “Volta das atividades após flexibilização da quarentena”. Já na quinta-feira, dia 25 de junho, o Conselho vai receber Zé Gioscia (CREF 002852-G/RS), para a apresentação “Autoestima: um retrato da pandemia”. As transmissões iniciarão às 16h e às 17h, respectivamente.

Graduado em Educação Física pelo IPA, Davi Grass é personal trainer e ex-presidente da Associação dos Grupos de Corrida do Rua do Rio Grande do Sul. Atuou como preparador físico da seleção gaúcha de voleibol e de diversos outros atletas profissionais, tanto desta mesma modalidade como do atletismo. Já ministrou inúmeros cursos e palestras pelo Brasil.

Zé Gioscia é personal trainer, pós-graduado em Ciências do Esporte pela UFRGS e em Administração do Esporte pela PUCRS. Já atuou em diversas academias de Porto Alegre, inclusive como coordenador técnico, e em estabelecimentos fitness da Inglaterra. Como atleta de aeróbica, foi tricampeão gaúcho, campeão brasileiro e vice-campeão mundial, entre 1991 e 1992. Também foi eleito Personal Trainer Top of Mind pela Wonderfull Magazine.

Confira a programação:

23 de junho, terça-feira, às 16h
Davi Grass (CREF 001321-G/RS)
Volta das atividades após flexibilização da quarentena

25 de junho, quinta-feira, às 17h
Zé Gioscia (CREF 002852-G/RS)
Autoestima: um retrato da pandemia

30 de junho, terça-feira, às 17h
Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS) e Angela Harthmann (CREF 008303-G/RS)
Mestrado Profissional e Residência em Educação Física: oportunidades de formação e intervenção

2 de julho, quinta-feira, às 17h
Marc Henri Haetinger (CREF 007116-G/RS)
Estúdio de pilates, franquias e novas tendências


lives instagram



CREF2/RS promove mais três lives pelo Instagram
15/05/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS dará continuidade às suas lives no Instagram nas próximas semanas. Na segunda-feira, dia 18 de maio, Felipe Machado (CREF 008513-G/RS) irá conversar sobre o tema “Planejamento de carreira e gestão de negócios fitness e esportivos em tempos de crise”. Já na terça-feira, dia 19 de maio, o Instagram do Conselho vai receber Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), para fazer a apresentação “A progressiva retomada dos exercícios com total segurança”. Por fim, na quinta-feira, dia 21 de maio, André Lopes (CREF 008061-G/RS) estará online para falar sobre o tema “Controle de carga na musculação”. Todas as transmissões iniciarão às 17h.

Felipe Machado é gestor de Recursos Humanos, mestre em Administração pela UFRGS, consultor e professor universitário nas áreas de gestão e desenvolvimento de pessoas. Treinador comportamental, leader & executive coach, certificado pela FEBRACIS. Sócio-diretor da Mentori – Desenvolvendo Pessoas e Negócios e da Superforce Crossfit, também tem experiência nas áreas de gestão de carreira, empreendedorismo e marketing de serviços em negócios fitness e esportivos.

Darlan Souza é treinador e atleta de corrida de rua, com inúmeras maratonas realizadas até o momento, e personal trainer, membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers. Integra a equipe de treinadores da DSX Assessoria Esportiva e foi finalista do prêmio Top Trainer Brasil, em 2017. Darlan também é palestrante e autor de diversos livros, como “Fujam para as Montanhas: Up Hill Marathon” e “Como Correr Sem Sofrer: 98 Respostas para a Meia Maratona”.

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, André Lopes é diretor do Instituto Sul-Brasileiro de Cursos e Qualificações (ISULBRA) e tem experiência na área saúde e desempenho humano, atuando principalmente com temas relacionados à fisiologia e bioquímica do exercício, treinamento esportivo e avaliação física. Com qualificação internacional concedida pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK), é autor de diversos livros e artigos científicos com cursos em EAD.

Confira a programação completa de lives do CREF2/RS até o momento:

18 de maio, segunda-feira, às 17h
Felipe Machado (CREF 008513-G/RS)
Planejamento de carreira e gestão de negócios fitness e esportivos em tempos de crise

19 de maio, terça-feira, às 17h
Darlan Souza (CREF 015393-G/RS)
A progressiva retomada dos exercícios com total segurança

21 de maio, quinta-feira, às 17h
André Lopes (CREF 008061-G/RS)
Controle de carga na musculação

26 de maio, terça-feira, às 17h
Guga Binotto (CREF 004133-G/RS)
O passo a passo para criar sua consultoria online

27 de maio, quarta-feira, às 17h
Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS)
Fiscalização do Exercício Profissional da Educação Física

28 de maio, quinta-feira, às 17h
Diogo Netto (CREF 010337-G/PR)
Atuação dos profissionais de Educação Física nas ações do CBF Social


Lives Instagram



Câmara Técnica de Corrida divulga manual online com sugestões para prática segura durante COVID-19
29/04/2020
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida do CREF2/RS elaborou um manual online com sugestões para a prática de atividade, de maneira segura, durante a epidemia do COVID-19. O material pode ser consultado no Facebook e no Instagram do Conselho. A íntegra do guia também está disponível abaixo:

Segundo a Organização Mundial da Saúde, é recomendável que mantenhamos nossas atividades físicas, mesmo em tempos de reclusão. A prática de exercícios ao ar livre é uma opção a se considerada. Para tanto, a Câmara Técnica de Corrida do CREF2/RS se manifesta no sentido de orientar os praticantes que, ao realizá-las, sigam normas de conduta, buscando a proteção individual e do próximo.

- Siga todas as normas da OMS;
- Corra e caminhe sempre sozinho;
- Evite locais que tenham outros praticantes;
- Caso tenha, fique dois metros de distância lateral e dez metros de distância se estiver atrás;
- Hidrata-se com garrafa individual;
- Use calçado adequado e higienize-o após o uso;
- Evite levar as mãos ao rosto durante a atividade;
- Leve máscara de proteção, caso tenha contato com outras pessoas;
- Ao final da atividade, tome banho e lave as roupas utilizadas;
- Faça da sua atividade um momento de promoção de saúde física e mental.


Corrida de Rua Corrida



Câmara Técnica de Corrida de Rua lança cartilha de trail running
29/10/2019
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS está lançando a sua cartilha de trail running, nos formatos digital e impresso. A publicação, fruto de experiências e técnicas desenvolvidas por várias equipes da modalidade do Rio Grande do Sul, traz em seu conteúdo pontos importantes para a sua prática, também abordando questões relativas às provas, segurança e orientações para os profissionais de Educação Física.

A cartilha de trail running digital já está disponível neste neste link. A edição impressa será distribuída em breve pela Câmara Técnica de Corrida de Rua.


Cartilha de Trail Running



Câmara Técnica de Corrida de Rua prepara o Porto Alegre Corre
17/10/2019
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou, no dia 10 de outubro, mais uma reunião mensal, com a presença de representantes de empresas de trail run e membros de equipes de corrida de rua. Na ocasião, a Câmara deu prosseguimento aos preparativos do evento Porto Alegre Corre, programado para ocorrer em março de 2020.

Na atividade, estão programadas mesas-redondas sobre cross country, corrida 12h, decatlhon e caminhada nórdica, além de temas relativos à corrida, como trabalhos auxiliares, avaliação biomecânica, treinamento complementar de reforço muscular e mobilidade. Também haverá um espaço aberto para o debate a respeito da importância da corrida da corrida para uma vida saudável.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Conselho realiza sexta edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos em Santa Cruz do Sul
02/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A sexta edição da atividade ocorrerá em Santa Cruz do Sul, no dia 23 de outubro, e vai abordar os temas “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, em uma apresentação ministrada por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS ); e “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, numa palestra conduzida por Miryam Brauch (CREF CREF 006834-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos vai ser realizada no Anfiteatro (Bloco 18 - Térreo) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), das 19h às 21h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link.

Graduada em Educação Física, Biologia e Fonoaudiologia, Liège Gautério é proprietária do L7 Centro de Treinamento, em Porto Alegre, e ministra aulas de pilates, treinamento funcional e de musculação. Transplantada de pulmão, é atleta de corrida e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com sete medalhas conquistadas em competições realizadas no exterior, em 2017, 2018 e 2019.

Já Miryam é presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS e uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar, promovido pelo Conselho há oito anos. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior, atua na rede estadual de ensino e tem diversos artigos publicados, além de ser criadora da atividade “Biodança na Escola”.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Santa Cruz do Sul
Data e horário: 23 de outubro, quarta-feira, das 19h às 21h45min
Local: Auditório (Bloco 18 - Térreo) – UNISC
Endereço: Avenida Independência, 2293 – Universitário
Inscrições gratuitas por neste link ou diretamente no local


Ciclo 20 Anos Santa Cruz do Sul



Conselho realiza quarta edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos em Uruguaiana
25/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A quarta edição da atividade ocorrerá em Uruguaiana, no dia 18 de outubro, e vai abordar os temas “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, em uma apresentação ministrada por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS ); e “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, na palestra conduzida por Miryam Brauch (CREF CREF 006834-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizada na Biblioteca Pública Municipal de Uruguaiana, das 17h30min às 20h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que ainda vão receber o evento são Santa Maria, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo.

Graduada em Educação Física, Biologia e Fonoaudiologia, Liège Gautério é proprietária do L7 Centro de Treinamento, em Porto Alegre, e ministra aulas de pilates, treinamento funcional e de musculação. Transplantada de pulmão, é atleta de corrida e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com sete medalhas conquistadas em competições realizadas no exterior, em 2017, 2018 e 2019.

Já Miryam é presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS e uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar, promovido pelo Conselho há oito anos. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior, atua na rede estadual de ensino e tem diversos artigos publicados, além de ser criadora da atividade “Biodança na Escola”.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Uruguaiana
Data e horário: 18 de outubro, sexta-feira, a partir das 17h30
Local: Biblioteca Pública Municipal de Uruguaiana
Endereço: Rua Santana, s/nº – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local


Ciclo 20 Anos Uruguaiana



CREF2/RS realiza ciclo de palestras em Porto Alegre na próxima terça-feira
06/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos seus 20 anos, o CREF2/RS vai iniciar em Porto Alegre, na próxima terça-feira, dia 10 de setembro, um novo ciclo de palestras. O evento, com entrada gratuita para profissionais registrados e estudantes, contará com as apresentações “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, ministrada por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS); e “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, conduzida por Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS).

Na capital, o Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS será realizado na Fadergs, das 19h às 21h45min. O evento vai ter a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições ainda podem ser feitas por este link.

Liège é proprietária do L7 Centro de Treinamento, em Porto Alegre, e ministra aulas de pilates, de treinamento funcional e de musculação. Transplantada de pulmão, é atleta de corrida e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com sete medalhas conquistadas em competições realizadas na Europa, em 2017, 2018 e 2019.

Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior, atua na rede estadual de ensino e tem diversos artigos publicados sobre a área. É criadora da atividade “Biodança na Escola”.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Porto Alegre
Data e horário: 10 de setembro, terça-feira, das 19h às 21h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local


Ciclo de Palestras 20 Anos Porto Alegre



CREF2/RS divulga finalistas do Troféu Destaque 2019
21/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quarta-feira, dia 21 de agosto, o CREF2/RS divulgou os nomes de todos os finalistas do Troféu Destaque 2019. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, terá a sua cerimônia de entrega realizada no dia 31 de agosto, no Grêmio Náutico União.

Divididos em quatro categorias, os finalistas listados abaixo, em ordem alfabética, foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias – Personalidade e Mérito da Educação Física – terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente no dia 31 de agosto.

As empresas que estão completando dez anos de registro ininterrupto, em 2019, também serão homenageadas na cerimônia. Confira os finalistas:

Categoria Profissional – Atuação Bacharelado:

Camilla Padilha da Silva Dutra (CREF 025641-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Faculdade Sogipa, é criadora do método de treinamento Generation System e sócia-proprietária da Kangoo Top Team, empresa especializada em kangoo jumps. Atua em academias de Porto Alegre.

Roberta Anselmo Borges (CREF 007239-G/RS)
Graduada em Educação Física pela UFPel e pós-graduada em marketing esportivo e academias de ginástica, é proprietária da Academia VO2 Beta, em Pelotas, há 18 anos. Atua na área fitness com aulas de jump, step, local e é uma das referências em todo o Estado nas modalidades kangoo jumps, board fitness e HUGS 7.

Tiago Barrionuevo Proença (CREF 012034-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, é proprietário da BPro – Treinamento Físico Funcional, em Porto Alegre. É um dos precursores da modalidade no Rio Grande do Sul e também ministra diversos cursos sobre o assunto no Brasil e no exterior.

Categoria Profissional – Atuação Licenciatura:

Anelise Reis Gaya (CREF 024009-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, tem doutorado pela Universidade do Porto, em Portugal. Atualmente é docente da ESEFID da UFRGS e professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. É coordenadora do Projeto Esporte Brasil e atua em várias iniciativas relacionadas à promoção da saúde nas aulas de Educação Física Escolar.

Fabiani Dias da Silveira (CREF 002949-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, tem mais de 30 anos de experiência na Educação Física Escolar e atualmente é professor do Colégio Sinodal do Salvador, de Porto Alegre. Em Novo Hamburgo, atua também em um projeto social que fomenta o handebol em escolas municipais, formando equipes para participar de diversos campeonatos. Foi professor substituto da cadeira de handebol da ESEFID/UFRGS, de 2011 a 2012 e é o criador de um projeto de intercâmbio técnico e cultural de handebol entre o Brasil e a Áustria.

Josiane Margarete de Araújo Fassini (CREF 013909-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra Canoas e pós-graduada pela UFRGS em Mídias e Educação, é professora da Escola Municipal Miguel Couto, em Nova Santa Rita. Atua com a inclusão através do projeto “Educação Física Inclusiva na EJA”, com atividades desportivas adaptadas, como goalball e vôlei sentado. É também coordenadora do projeto “A Escola da Universidade”, em parceria com o curso de Educação Física da Ulbra.

Categoria Profissional – Atuação Projeto Social:

Evandir Ricardo Viegas Ferraz (CREF 008382-P/RS)
Conhecido pelo nome artístico Mike Júnior, é professor de street dance no Ballet Gutierres, em Porto Alegre. Pioneiro em adotar e explorar a cultura hip hop em suas aulas, há 15 anos desenvolve um projeto social no Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio, na zona sul de Porto Alegre, aproximando crianças carentes da dança. É idealizador da modalidade hip hop fitness e instrutor de step nas academias Movere Fitness, HF Personal Training e Fit Academia.

Rosani Oliveira Franco (CREF 005930-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, é coordenadora do Instituto Tênis – Núcleo Porto Alegre. O projeto, que já atendeu quatro mil crianças, tem o objetivo de desenvolver o tênis e de transformar o Brasil numa potência do esporte nos próximos 20 anos, oferecendo a modalidade gratuitamente para crianças de escolas municipais e estaduais, que dificilmente teriam acesso, através de aulas regulares de Educação Física e com atividades em parques públicos.

Tânia Beatriz Rodrigues da Silva (CREF 027013-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Universidade La Salle, atua no SESI/FIERGS como monitora de esportes. Há 14 anos também é voluntária na Associação dos Amigos do Centro Olímpico Municipal (AACOM), em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas, ministrando aulas de fitness e de ritmos.

Categoria Pessoa Jurídica:

Fazendo Onda (CREF 001345-PJ/RS)
Em atividade desde 2002, a Fazendo Onda é uma escola de natação e academia de Igrejinha. Além de aulas de natação, hidroginástica e caminhada aquática, também desenvolve projetos de emagrecimento para grupos de pessoas com IMC acima da faixa “Obesidade 1”, com duração de seis meses e prêmios para os melhores resultados. Em quatro etapas realizadas até o momento, ajudou a eliminar mais de 620kg somente através da atividade física.

Fit Academia (CREF 002825-PJ/RS)
Em atividade desde 2014, a Fit Academia é de Porto Alegre e conhecida pelo seu ambiente familiar. Oferece diversas atividades aos seus alunos, como grupo de corrida, treinamento funcional e yoga. Como diferenciais tem o Circuito 60+, dedicado ao público da terceira idade, e cumpre todas as normas de acessibilidade, como rampas de acesso para cadeirantes, banheiro adaptado no térreo e elevador interno.

Sublime Academia (CREF 001162-PJ/RS)
Em atividade desde 2008, a Sublime Academia é de Santa Cruz do Sul e busca contribuir para o equilíbrio físico e mental dos seus alunos, com um ambiente agradável e acolhedor. Conta com uma ampla estrutura, totalmente climatizada, com diversas opções de atividades, como pilates, treinamento funcional, musculação e outras tantas aulas coletivas, ministradas por profissionais altamente qualificados e comprometidos.


Troféu Destaque



CREF2/RS inicia comemoração de 20 anos com ciclo de palestras em Porto Alegre
20/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos seus 20 anos, o CREF2/RS vai realizar, no segundo semestre de 2019, um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A primeira edição da atividade ocorrerá na em Porto Alegre, no dia 10 de setembro, e vai contar com as palestras “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, ministrada por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS); e “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, conduzida por Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, a primeira etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizado na Fadergs, das 19h às 21h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que vão receber o evento são Uruguaiana, Passo Fundo, Pelotas, Lajeado e Santa Maria.

Liège é proprietária do L7 Centro de Treinamento, na capital, e ministra aulas de pilates, de treinamento funcional e de musculação. Transplantada de pulmão, é atleta de corrida e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com cinco medalhas conquistadas em competições realizadas na Europa, em 2017 e 2018.

Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior, atua na rede estadual de ensino e tem diversos artigos publicados sobre a área. É criadora da atividade “Biodança na Escola” e já ministrou cursos sobre inclusão escolar em diversas cidades.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Porto Alegre
Data e horário: 10 de setembro, terça-feira, das 19h às 21h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local


Ciclo de Palestras 20 Anos Porto Alegre



Ciclo de Palestras da Fiscalização reúne 90 participantes em Pelotas
19/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última quinta-feira, dia 15 agosto, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS realizou a terceira edição do Ciclo de Palestras da Fiscalização, em Pelotas. O evento, promovido na Faculdade Anhanguera, reuniu 90 profissionais de Educação Física e estudantes, que assistiram às apresentações dos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS) e do ex-atleta e treinador de corrida Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS).

O Ciclo teve início com a exposição das ações e dos processos de fiscalização do CREF2/RS. Os dois membros da COF explicaram aos presentes os trâmites, as infrações, os desdobramentos legais e o papel desempenhado pelo Conselho em todos estes casos. O público interagiu tirando dúvidas sobre o exercício ilegal da profissão e o estágio regular, além de esclarecimentos sobre o Termo de Compromisso de Estágio e a permanência integral do profissional de Educação Física no estabelecimento.

No segundo momento do evento, ocorreu a palestra “Treinamento de Endurance com Enfoque em Corrida, Triatlo e Corrida de Montanha”, conduzida por Remião. Em sua fala, ele comemorou o crescimento no número de grupos de corrida em academias, clubes e empresas. "Isto viabiliza cada vez mais a prática esportiva coletiva, seja na modalidade corrida, triatlo ou corrida de montanha. Também é importante reconhecer o papel das assessorias esportivas neste processo”.

Remião ainda explicou que o treinamento para endurance envolve os métodos contínuo, intervalado e fracionado, cada um destes destinado a um tipo de atleta específico. O ex-atleta também citou como aspectos importantes na elaboração do treino, como o nível do desportiva, os objetivos, a metodologia das cargas e o calendário de competições.

Além do evento, a Comissão realizou audiências para assinatura de Termo de Cooperação e uma reunião com os profissionais e proprietários de academias de Pelotas. Em Rio Grande, houve um encontro com o pró-reitor da FURG, que tratou do apostilamento realizado pela instituição, além de uma reunião com os profissionais e proprietários de academias do município. A última edição do Ciclo de Palestras da Fiscalização será realizada em Passo Fundo, no dia 27 de agosto. Inscrições e mais informações aqui.


Ciclo de Palestras da Fiscalização



CREF2/RS realiza ciclo de palestras da Fiscalização em Pelotas nesta quinta-feira
13/08/2019
Fonte: CREF2/RS

A cidade de Pelotas vai sediar nesta quinta-feira, dia 15 de agosto, a terceira edição do Ciclo de Palestras da Fiscalização. Realizado pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS, o evento ocorrerá na Faculdade Anhanguera e vai contar com as palestras dos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS) e do profissional e ex-atleta de corrida Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS). As inscrições, abertas para profissionais, proprietários de academia e estudantes, são gratuitas e podem ser feitas por aqui ou diretamente no local.

O ciclo, marcado para iniciar às 19h, será dividido em dois momentos. Na primeira parte, os membros da COF irão falar sobre as ações e sobre os processos de fiscalização, explicando os trâmites e as atribuições do CREF2/RS. Na sequência, Remião vai ministrar a palestra “Treinamento de Endurance com Enfoque em Corrida, Trialto e Corrida de Montanha”. Com mais de 25 anos de experiência na área, o personal trainer é ex-competidor de atletismo e de triatlo, com títulos nacionais e internacionais.

Haverá emissão de certificado de participação, de quatro horas/aula, para todos que comparecerem ao evento.

Ciclo de Palestras da Comissão de Orientação e Fiscalização – Pelotas
Data e horário: 15 de agosto, quinta-feira, às 19h
Local: Faculdade Anhanguera de Pelotas – Auditório
Endereço: Avenida Fernando Osório, 2301 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local


Ciclo de Palestras da Fiscalização



Câmara Técnica de Corrida de Rua discute ações para 2019
26/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua reuniu-se na sede do CREF2/RS na última quinta-feira, dia 25 de julho. A pauta iniciou com uma atualização sobre os preparativos do Guia de Trail Run, que será editado pela Câmara. Outro tema discutido foi a possibilidade da realização de um evento que envolva corrida ou trail run em comemoração aos 20 anos Conselho e ao Dia do Profissional de Educação Física. Além destes pontos, também foi ressaltada a importância da aproximação da Câmara com os instrutores de caminhada nórdica do Estado.

Participaram da reunião a presidente da Câmara Técnica de Corrida de Rua Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS), Rodrigo dos Santos (CREF 007110-G/RS) e Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS), além de acadêmicos e outros membros de equipes de corrida de rua de Porto Alegre.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



CREF2/RS realiza ciclo de palestras da Fiscalização em Pelotas
24/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS vai realizar, no dia 15 de agosto, a terceira edição do seu ciclo de palestras, em Pelotas. A atividade, que ocorrerá na Faculdade Anhanguera, contará com as palestras dos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS) e do profissional e ex-atleta de corrida Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS). As inscrições, abertas para profissionais, proprietários de academia e estudantes, são gratuitas e podem ser feitas por aqui ou diretamente no local.

O evento, marcado para iniciar às 19h, será dividido em dois momentos. Na primeira parte, os membros da COF irão falar sobre as ações e sobre os processos de fiscalização, explicando os trâmites e as atribuições do CREF2/RS. Na sequência, Remião vai ministrar a palestra “Treinamento de Endurance com Enfoque em Corrida, Trialto e Corrida de Montanha”. Com mais de 25 anos de experiência na área, o personal trainer é ex-competidor de atletismo e de triatlo, com títulos nacionais e internacionais.

Haverá emissão de certificado de participação, de quatro horas/aula, para todos que comparecerem ao evento.

Ciclo de Palestras da Comissão de Orientação e Fiscalização – Pelotas
Data e horário: 15 de agosto, quinta-feira, às 19h
Local: Faculdade Anhanguera de Pelotas – Auditório
Endereço: Avenida Fernando Osório, 2301 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local


Fiscalização Ciclo de Palestras Pelotas



Reunião entre Comissões e Câmaras do CREF2/RS propõe ações na área da saúde para 2020
02/07/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 28 de junho, ocorreu uma reunião na sede do CREF2/RS envolvendo as Comissões de Atividade Física e Saúde, de Educação Física Escolar e de Ensino Superior e Preparação Profissional, bem como as Câmaras Técnicas de Esporte, de Corrida de Rua, de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional, além de um membro da diretoria do Conselho. A pauta foi a criação de ações integradas de saúde envolvendo os profissionais de Educação Física e as comunidades.

Segundo o presidente da Comissão de Atividade Física e Saúde Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), a ideia é criar um grupo integrado das Comissões do CREF2/RS relacionadas à saúde para estruturar uma série de ações em 2020 que, simultaneamente, deem visibilidade ao Conselho e atendam aos profissionais de Educação Física e à população. “Definimos que serão elencadas ações em três eixos principais: Saúde na Escola, Saúde no Esporte e Saúde na Academia”, explicou. O Conselheiro ressalvou que a proposta ainda será encaminhada à Diretoria do CREF2/RS para posteriormente ser aprovada em Plenária.

Além do presidente Lima, participaram da reunião o presidente da Câmara Técnica de Esporte Eduardo Merino (CREF 009943/GRS), a presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional Débora Garcia (CREF 002202/GRS), o conselheiro Leomar Tesche (CREF 000129/GRS), o 1º tesoureiro do CREF2/RS Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), a presidente da Câmara Técnica de Corrida de Rua Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), a presidente da Comissão de Educação Física Escolar Miryan Brauch (CREF 006834-G/RS) e a presidente da Câmara Técnica de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional Ninon Leal (CREF 001350-G/RS).


Agenda Saúde 2020



Primeiro Campeonato Brasileiro de Canicross ocorre no Rio Grande do Sul
09/05/2019
Fonte: CREF2/RS

Com o apoio do CREF2/RS, o primeiro Vai Totó – Campeonato Brasileiro de Canicross ocorreu no domingo, dia 5 de abril, em Torres. O evento reuniu diversos participantes, dos mais diferentes Estados. "Nossa responsabilidade é grande quando contagiamos as pessoas e elas iniciam a prática esportiva. O canicross é um esporte sério e tem regras, sempre pensando no bem-estar animal”, avaliou Maurício Pinzkoski, organizador do Vai Totó.

A corrida com cachorro nasceu em 1990, na Inglaterra. O objetivo do canicross é criar um vínculo com o cachorro através da corrida em que o cão deve ir à frente, utilizando um equipamento apropriado, fazendo tração. Muito popular na Europa, no Brasil ele tem se desenvolvido a partir do Rio Grande do Sul com as ações voluntárias e beneficentes da Vai Totó desde 2016.

Confira os campeões brasileiros:

Categoria Estreante Feminino
1º Daniela Gorziza/Cusco – 24'21''33

Categoria Estreante Masculino
1º Maicon Grossmann – ASCORT – 20'42''77

Categoria Elite Feminino - DCWV - Canicross Veteran Woman (40 anos ou +)
1º Letícia Casonatto/Cusco – 45'10''54

Categoria Elite Feminino - DCW - Canicross Elite Woman (17 a 39 anos)
1º Simone Jablonski/Phoenix – 44'04''83

Categoria Elite Masculino - DCMV - Canicross Veteran Man (40 anos ou +)
1º Caio Celso M. Vidor – 52'15''84

Categoria Elite Masculino - DCM - Canicross Elite Man (17 a 39 anos)
1º Victor Salazar/Cusco –31'11''33


Canicross



Caminhada e Corrida Vai Totó ocorre no início de maio em Torres
26/04/2019
Fonte: CREF2/RS

Neste ano, a primeira edição da Corrida e Caminhada Beneficente Vai Totó - Campeonato Brasileiro de Canicross ocorrerá no dia 5 de maio, durante o Festival Internacional de Balonismo, em Torres, no litoral norte. O evento é realizado por voluntários e tem como objetivo arrecadar ração para ONGs protetoras de animais e tênis para crianças carentes, assim como promover o canicross.

O canicross é um esporte originário da Europa, onde foi criado como forma de treinamento para cães de trenó, e consiste em uma corrida em terreno rústico. O condutor normalmente usa um cinto, que se conecta a corda elástica, e essa se conecta ao colete de tração do cão.

Além do canicross, durante o evento ocorrerão shows de adestramento, corrida para crianças com cachorros, feira de adoção, desfiles, sorteios, e palestras sobre canicross. Todos participantes (tutores e animais) ganharão medalhas de participação. Para pontuar no Campeonato Brasileiro de Canicross, é preciso ser filiado à Federação de Esportes com Cães.

Corrida e Caminhada Beneficente Vai Totó - Campeonato Brasileiro de Canicross
Data: 5 de maio, domingo
Local: Praça Canto da Prainha
Endereço: Rua Protásio Alves, 1 - Centro. Torres (RS)
Inscrições: https://vaitoto.dog
Mais informações: (51) 99941-1144
Desconto de 50% na inscrição de profissionais registrados no CREF2/RS.


Vai Totó



Câmara de Corrida de Rua repassa experiência para novas Câmaras Técnicas
05/04/2019
Fonte: CREF2/RS

A segunda reunião da Câmara Técnica de Corrida de Rua realizada em 2019 ocorreu nesta quinta-feira, dia 4 de abril, na sede do CREF2/RS. O encontro contou com a presença de Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS), presidente da Comissão de Assuntos em Academia e Afins e da Câmara Técnica de Pessoa Jurídica. Ela participou da reunião para observar o funcionamento da Câmara de Corrida de Rua para, posteriormente, replicar as estratégias consideradas mais eficazes nos novos grupos de trabalho. O objetivo é atrair cada vez mais profissionais às recém-formadas Câmaras Técnicas de Pilates, de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional e de Personal Trainer.

A presidente da Câmara de Corrida de Rua Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS) relatou as dificuldades iniciais, derivadas de resistências e dos preconceitos que existem em relação a órgãos institucionais, mas frisou que aqueles que permaneceram no grupo criaram um grande compromisso com os objetivos da Câmara e da Educação Física. “No início, foi difícil achar um 'norte' que direcionasse os trabalhos do grupo, mas a elaboração do Guia de Corrida de Rua fez com que os integrantes percebessem o seu primeiro objetivo comum”, explica. Cláudia também relatou que no começo, as reclamações eram, em sua maioria, sobre a organização dos eventos. “Através deste feedback chamamos os organizadores e apontamos o problema. Depois, foram feitos ajustes e mudanças necessárias”.

Já Felipe Petrillo (CREF 010544-G/RS) informou que as novas Câmaras possuem três diferentes escopos e sugeriu que cada um dos seus membros inicie as atividades questionando os seus alunos e os seus clientes sobre os serviços oferecidos nessas áreas. Rosa Pacheco explicou ao grupo quais serão os objetivos das Câmaras para auxiliar os profissionais e as academias e solicitou que todos os membros divulguem nas redes sociais a constituição das novas Câmaras. A nova reunião da Câmara Técnica de Corrida de Rua será no dia 9 de maio, na sede do CREF2/RS.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Comissão de Assuntos em Academia e Afins define presidência de Câmaras Técnicas
27/03/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Assuntos em Academia e Afins se reuniu na última segunda-feira, dia 25 de março, na sede do CREF2/RS. No encontro, estiveram presentes as conselheiras Luciana Paz (CREF 003952-G/RS), Ninon Leal (CREF 001350-G/RS), Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS), Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS).

Entre os assuntos tratados na reunião, foram definidos os presidentes das Câmaras Técnicas do CREF2/RS. Também foi estabelecido que a primeira reunião de todas elas irá ocorrer de forma simultânea, no dia 4 maio. Os próximos encontros serão agendados para o final do mesmo mês.

A Comissão de Assuntos em Academia e Afins também realizará uma enquete, entre os dias 1º e 30 de abril, para pesquisar os tópicos de interesse dos profissionais para serem abordados pelas novas Câmaras. A enquete terá divulgação no site do CREF2/RS e será enviada por e-mail a todos os registrados.

Câmaras Técnicas do CREF2/RS:

Câmara Técnica de Pessoa Jurídica
Presidente: Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS)

Câmara Técnica de Corrida de Rua
Presidente: Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS)

Câmara Técnica de Pilates
Presidente: Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS)

Câmara Técnica de Musculação
Presidente: Luciana Paz (CREF 003952-G/RS)

Câmara Técnica de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional
Presidente: Ninon Leal (CREF 001350-G/RS)

Câmara Técnica de Personal Trainer
Presidente: Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS)


Comissão de Assuntos em Academia e Afins



Caxias do Sul sedia 3º Encontro da Corrida nesta segunda-feira
06/03/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta segunda-feira, 11 de março, às 19h, ocorrerá em Caxias do Sul o 3º Encontro da Corrida. O evento vai contar com a palestra "Correr com segurança: o bom planejamento faz a diferença", ministrada pelo profissional de Educação Física Lázaro Velasquez (CREF 082308-G/SP).

Com organização da conselheira do CREF2/RS Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS), o 3º Encontro da Corrida será na loja Biostore, localizada no bairro São Pelegrino. A entrada vai ser gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

3º Encontro da Corrida

Data e horário: segunda-feira, dia 11 de março, às 19h
Local: Biostore
Endereço: Rua Feijó Jr., 953 – bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul
Informações: (54) 2992-2402
* Inscrições no local e entrada mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que serão doados ao Lar São Francisco.


Corrida de Rua



Liga Gaúcha de Trail e CREF2/RS lançam Campeonato Gaúcho de Trail Running
22/02/2019
Fonte: Revista Trail Running/Wanderson Nascimento

O dia 20 de fevereiro de 2019 marca mais um importante capítulo para o trail running brasileiro. Com a homologação da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul – FAERGS, afiliada da Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt, e com a liderança da Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS, foi lançado o Campeonato Gaúcho de Trail Running.

Idealizado a partir da união de organizadores de provas trail running no Estado, com ampla participação de atletas, técnicos e pessoas ligadas ao esporte, o campeonato passa a ser a competição oficial do estado, que será disputada em seis etapas, com diferentes percursos e distâncias.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, Émerson Ramos Corrales, que representou a Raiz Trail, juntamente com a Audax Trail Tour e as FACCAT Trail Run, para formatar o regulamento, o campeonato começou a ser planejado desde o ano passado, quando a Câmara Técnica do CREF2/RS realizou reuniões mensais para organizar o esporte no Rio Grande do Sul e, por meio da união da grande maioria dos organizadores de eventos trail do estado, criou-se a Liga Gaúcha de Trail running. Esses entes, ainda incentivados por assessorias e grupos de corridas, decidiram estreitar os laços com a FAERGS, único órgão que tem propriedade para chancelar um campeonato da modalidade no estado.

Dessa forma, da iniciativa Liga Gaúcha de Trail running e dos seguintes organizadores de eventos de trail: Audax Eventos Esportivos, Corrida de Sexta Eventos Esportivos, Faculdades Integradas de Taquara, J Machado Eventos Esportivos , Raiz Trail Promotora e Produtora de Eventos Esportivos, e TH2 Gramado Eventos, com o apoio do CREF/2 RS e autorizado pela FAERGS, foi lançado o 1º Campeonato Gaúcho de Trail running.

"As provas possuirão o PERMIT da FAERGS e terão a validação da International Trail Running Association (ITRA) em todos os percursos do campeonato. As provas sera?o disputadas de forma individual, em que o objetivo e? concluir o(s) trajeto(s) no menor tempo possível e dentro do limite ma?ximo estipulado por cada etapa. As competições possuem características de autossuficiência ou semi-suficiência para os atletas, de acordo com o regulamento específico de cada etapa", declara.

Émerson vê a iniciativa como promissora para o futuro da modalidade, podendo ser o embrião e o ponto de partida para diversos outros campeonatos estaduais. "Sabemos que o pessoal do nordeste também está em franca organização para isso. E quem sabe se possuirmos campeonatos estaduais reconhecidos por suas federações, possamos em um futuro ter o campeonato brasileiro de trail running. Entendemos que a divulgação e realização do campeonato tem potencial para atrair público de todos os esportes e todas as idades, fazendo com que o trail running seja conhecido, se consolide, cresça e assuma papel de protagonista no universo dos esportes outdoor no país", destaca.

Ele reafirma também a importância da organização e regulamentação para se criar um campeonato desse tipo. "O surgimento de novos circuitos e a entrada de novos organizadores ainda carecem de certa regulação pelos órgãos gestores do esporte no país, para que exista uma convivência harmoniosa entre organizadores, assessorias, grupos e atletas, mas cremos que o trail running nacional caminha nesse sentido. Da nossa parte, ao solicitar a autorização da FAERGS para a realização do CGTR, antes de qualquer objetivo, buscamos focar nossos esforços em apresentar, para o público que busca se desafiar em provas de trail running, um produto regular e chancelado pelos órgãos responsáveis pela gestão no nosso estado e no país", conclui.

O 1º CAMPEONATO GAÚCHO DE TRAIL RUNNING será dividido nas seguintes categorias, para ambos os sexos: Curto: Até 9km
Médio: Entre 10km e 20km
Longo: Entre 21km e 42km
Ultra: Acima de 43km
Para mais informações e consulta do regulamento, acesse o site oficial do evento: cgtrail2019.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Liga Gaúcha de Trail e CREF2/RS lançam Campeonato Gaúcho de Trail Running
22/02/2019
Fonte: Revista Trail Running/Wanderson Nascimento

O dia 20 de fevereiro de 2019 marca mais um importante capítulo para o trail running brasileiro. Com a homologação da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul – FAERGS, afiliada da Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt, e com a liderança da Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS, foi lançado o Campeonato Gaúcho de Trail Running.

Idealizado a partir da união de organizadores de provas trail running no Estado, com ampla participação de atletas, técnicos e pessoas ligadas ao esporte, o campeonato passa a ser a competição oficial do estado, que será disputada em seis etapas, com diferentes percursos e distâncias.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, Émerson Ramos Corrales, que representou a Raiz Trail, juntamente com a Audax Trail Tour e as FACCAT Trail Run, para formatar o regulamento, o campeonato começou a ser planejado desde o ano passado, quando a Câmara Técnica do CREF2/RS realizou reuniões mensais para organizar o esporte no Rio Grande do Sul e, por meio da união da grande maioria dos organizadores de eventos trail do estado, criou-se a Liga Gaúcha de Trail running. Esses entes, ainda incentivados por assessorias e grupos de corridas, decidiram estreitar os laços com a FAERGS, único órgão que tem propriedade para chancelar um campeonato da modalidade no estado.

Dessa forma, da iniciativa Liga Gaúcha de Trail running e dos seguintes organizadores de eventos de trail: Audax Eventos Esportivos, Corrida de Sexta Eventos Esportivos, Faculdades Integradas de Taquara, J Machado Eventos Esportivos , Raiz Trail Promotora e Produtora de Eventos Esportivos, e TH2 Gramado Eventos, com o apoio do CREF/2 RS e autorizado pela FAERGS, foi lançado o 1º Campeonato Gaúcho de Trail running.

"As provas possuirão o PERMIT da FAERGS e terão a validação da International Trail Running Association (ITRA) em todos os percursos do campeonato. As provas serão disputadas de forma individual, em que o objetivo é concluir o(s) trajeto(s) no menor tempo possível e dentro do limite máximo estipulado por cada etapa. As competições possuem características de autossuficiência ou semi-suficiência para os atletas, de acordo com o regulamento específico de cada etapa", declara.

Émerson vê a iniciativa como promissora para o futuro da modalidade, podendo ser o embrião e o ponto de partida para diversos outros campeonatos estaduais. "Sabemos que o pessoal do nordeste também está em franca organização para isso. E quem sabe se possuirmos campeonatos estaduais reconhecidos por suas federações, possamos em um futuro ter o campeonato brasileiro de trail running. Entendemos que a divulgação e realização do campeonato tem potencial para atrair público de todos os esportes e todas as idades, fazendo com que o trail running seja conhecido, se consolide, cresça e assuma papel de protagonista no universo dos esportes outdoor no país", destaca.

Ele reafirma também a importância da organização e regulamentação para se criar um campeonato desse tipo. "O surgimento de novos circuitos e a entrada de novos organizadores ainda carecem de certa regulação pelos órgãos gestores do esporte no país, para que exista uma convivência harmoniosa entre organizadores, assessorias, grupos e atletas, mas cremos que o trail running nacional caminha nesse sentido. Da nossa parte, ao solicitar a autorização da FAERGS para a realização do CGTR, antes de qualquer objetivo, buscamos focar nossos esforços em apresentar, para o público que busca se desafiar em provas de trail running, um produto regular e chancelado pelos órgãos responsáveis pela gestão no nosso estado e no país", conclui.

O 1º CAMPEONATO GAÚCHO DE TRAIL RUNNING será dividido nas seguintes categorias, para ambos os sexos:
Curto: Até 9km
Médio: Entre 10km e 20km
Longo: Entre 21km e 42km
Ultra: Acima de 43km
Para mais informações e consulta do regulamento, acesse o site oficial do evento: cgtrail2019.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



1º Campeonato Gaúcho de TrailRunning é lançado hoje em Sapiranga
20/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, será lançado oficialmente o 1º Campeonato Gaúcho de TrailRunning – CGTR. O evento ocorre às 20h, na Secretaria Municipal de Educação de Sapiranga. O projeto que resultou no Campeonato foi estudado e maturado por mais de um ano em reuniões mensais realizadas pela Câmara de Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS, e obteve a validação da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul (FAERGS).

O início das reuniões temáticas sobre o Trail Run pela Câmara foi uma ação que levou a uma maior aproximação com organizadores de eventos, bem como com os profissionais de Educação Física envolvidos com a modalidade da corrida. Com isso, o CREF2/RS passou a ser um elo importante entre atletas/alunos, professores e organizadores de eventos desse esporte. “Uma das conquistas mais importantes da Câmara Técnica foi a conscientização sobre a necessidade de haver um responsável técnico graduado em Educação Física nos eventos, bem como o comprometimento de assessorias de grupos de corrida de contarem com profissionais de Educação Física registrados no CREF2/RS”, afirmou Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), que presidiu todo o processo.

Entre os objetivos do 1º Campeonato Gaúcho de TrailRunning, está a homologação oficial desse evento juntos à FAERGS, estimular a sociedade para a prática de exercícios físicos em ambientes junto à natureza, com respeito ao meio ambiente, valorizar os profissionais de Educação Física formados aqui no estado, aproximar o CREF2/RS dos seus registrados, já que os eventos acontecem em todo o Estado e não apenas em Porto Alegre, além de acompanhar de perto as atividades realizadas e a segurança na organização dos eventos.

1º Campeonato Gaúcho de TrailRunning – CGTR
Data: quarta-feira, dia 20 de fevereiro, às 20h
Local: Secretaria Municipal de Educação
Endereço: rua Padre Reus, 263, município de Sapiranga


Trail Running



2º Encontro da Corrida em Caxias do Sul debate a 15ª TTT
06/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta terça-feira, dia 12 de fevereiro, ocorrerá em Caxias do Sul o 2º Encontro da Corrida, onde será formada uma mesa redonda composta por participantes da 15ª TTT – Travessia Torres Tramandaí. O objetivo será analisar e debater os aspectos da travessia, realizada no dia 26 de janeiro, e considerada a corrida de revezamento mais disputada do estado. Os mediadores do evento serão a conselheira do CREF2/RS Carla Pretto Tartararotti (CREF 006564-G/RS), Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS) e Lázaro Velasquez (CREF 082308-G/SP). O encontro, previsto para iniciar às 19h, acontecerá na loja Biostore, na Rua Feijó Jr., 953, bairro São Pelegrino.

Nesta última edição da TTT, houve a participação de mais de três mil corredores e, além de voltar para o antigo formato, houve a inclusão do trote, uma corrida leve que partiu do farol de Capão da Canoa até a plataforma de Atlântida, com parada em Capão da Canoa. Conforme a comissão organizadora, a maioria dos corredores completou a TTT em torno das 16h. Também ocorreu a distribuição de kits especiais para os inscritos na modalidade Solo – onde os corredores fazem sozinhos, sem parar, os 82 km da corrida.

2º Encontro da Corrida
Mesa redonda com participantes da 15ª TTT – Travessia Torres Tramandaí
Data e horário: terça-feira, dia 12 de fevereiro, a partir das 19h
Local: Biostore
Endereço: Rua Feijó Jr., 953 – Bairro São Pelegrino
Informações: (54) 2992-2402
Entrada gratuita e inscrições no local


2º Encontro da Corrida



Travessia Torres Tramandaí é tema de evento em Caxias do Sul nesta quarta-feira
14/01/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta quarta-feira, dia 16 de janeiro, irá ocorrer, em Caxias do Sul, o evento 1º Encontro da Corrida, com o tema “Travessia Torres Tramandaí: corrida ou gincana?”. O evento, previsto para iniciar às 19h, vai contar com uma palestra com Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS).

Com pós-graduação em gestão empreendedora e em marketing, Nadin e técnico de atletismo e já participou de cursos e seminários relacionados à Gestão de Pessoas pela Eberle e pela Fundação Marcopolo, onde foi também Diretor da Rústica e chefe das delegações esportivas, no âmbito estadual, nacional e internacional.

O 1º Encontro da Corrida será na Biostore, localizada no bairro São Pelegrino, com entrada gratuita para todos os interessados. As inscrições poderão ser feitas diretamente no local.

1º Encontro da Corrida
Com a palestra “Travessia Torres Tramandaí: corrida ou gincana?”, ministrada por Zelfino Nardin (CREF 004846-G/RS)
Data e horário: 16 de janeiro, quarta-feira, a partir das 19h
Local: Biostore
Endereço: Rua Feijó Jr., 953 – Bairro São Pelegrino
Informações: (54) 2992-2402
Entrada gratuita e inscrições no local


eventos corrida de rua caxias



Câmara Técnica de Corrida de Rua faz sua última reunião de 2018
26/11/2018
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua, presidida por Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), realizou na sede do CREF2/RS sua reunião última reunião de 2018 no dia 22 de novembro. Estiveram presentes representantes de empresas organizadoras de Trail run, membros das equipes de corrida e o presidente da Federação Gaúcha de Montanhismo, Nelson Brugger (CREF 006884-G/RS). A pauta focou na Cartilha de Cartilha de Trail run, que está sendo finalizada pela Câmara.

Cláudia iniciou a reunião apresentando o primeiro esboço da publicação, explicando os principais objetivos do guia, ressaltando o seu didatismo, bem como rememorou o passo a passo da construção coletiva da obra.Os membros da Câmara e os representantes intervieram com várias sugestões, tais como ilustrações maiores e informações que contemplem tanto aos iniciantes quanto aos atletas que possuem técnica mais avançada. Também foi proposto um tópico que explicasse como escolher as provas para competição. A princípio, o profissional de Educação Física seria a referência, ficando acordado que todas as provas estarão disponíveis no site do CREF2/RS, com o máximo de informações possíveis. Também haverá um texto diferenciando tracking de trail. No quesito de acessibilidade, Uma assessoria se comprometeu a proporcionar caminhadas para pessoas com necessidades especiais, como Parkinsonismo, por exemplo, com a utilização obrigatória de bastões.

Ao final, Nelson Brugger trouxe alguns lemas que fundamentam o esporte, como cada atleta é responsável por sua própria segurança, cuide dos lugares de aventura, traga seu lixo de volta, evite fazer fogueira, deixe as coisas no seu lugar, respeite os animais e as plantas, além das propriedades privadas.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Câmara de Corrida de Rua organiza Circuito de Provas de Trail Run 2019
23/10/2018
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou sua reunião mensal no dia 19 de outubro, na sede do CREF2/RS, a qual contou com a presença representantes de empresas organizadoras de Trail Run. Na ocasião, foi retomada a pauta do encontro anterior, que consiste num trabalho de orientação, regramento e conduta para o Trail Run. Além disto, foi iniciada a organização de um Circuito de Provas de Trail Run que será realizada em 2019, onde cada empresa será responsável por uma etapa, uma estratégia para fortalecer a união do grupo. A reunião dividiu-se em duas comissões, que irão se articular em torno de duas temáticas: uma ficará encarregada de avançar a elaboração da Cartilha de Orientação ao Trail Run, e a que organizará a padronização das provas que estão incluídas no Circuíto.

Segundo Eduardo Marques (CREF 003397-G/RS), representante da Audax Eventos Esportivos, a comissão encarregada pelo Circuito organizará aspectos da competição como os termos da premiação, como vão funcionar os atendimentos médicos, qual tipo de cobertura de seguro mais adequado, a cobrança para que sempre haja um Responsável Técnico presente, entre outros quesitos. "Isso visa dar mais qualidade e segurança às empresas e aos competidores, já que o CREF2/RS dará seu apoio e divulgação, o que traz para a competição a chancela institucional de uma autarquia federal”. Ao fechar as datas e locais das provas, o CREF2/RS divulgará o calendário.

Marques explicou que a comissão editorial do guia vai reunir, selecionar e adaptar à realidade gaúcha aconselhamentos para o praticante e para o organizador, como dicas para um bom planejamento, responsabilidade pela segurança na prova, os cuidados com o meio ambiente , o trato respeitável com os habitantes locais. "Existe um grande contingente de corredores de rua migrando para as trilhas, atraídos pelo contato com a natureza e pelos novos desafios que o tipo de esporte apresenta. São muitos iniciantes, e percebemos que elas estão muito cruas para as novas exigências”. A ideia, prossegue Marques, é fazer com que o Trail Run, que é reconhecido pela Confederação Brasileira de Atletismo, seja apresentado à sociedade um esporte organizado e com um grande apelo pelo seu aspecto competitivo e desafiador, bem como a interação com a natureza e com potencial desenvolver o turismo em regiões com economia pouco desenvolvida.

Para a presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), o fato de umgrande número de organizadores de provas frequentarem as reuniões demonstra que o principal papel da Câmara, que é o de unir as pessoas para que elas possam dividir seu saber, está cumprido. Para Cláudia, isso permitirá permitirá apresentar à sociedade um esporte organizado, consistente e confiável, com a presença do profissional de Educação Física como Responsável Técnico nestes eventos. A próxima reunião da Câmara Técnica de Corrida de Rua acontecerá na sede do CREF2/RS no dia 22 de novembro.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Câmara de Corrida de Rua se reúne com presidente da Federação Gaúcha de Montanhismo
17/09/2018
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua, presidida por Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), realizou sua reunião mensal no dia 13 de setembro, na sede do CREF2/RS, contando com representantes de empresas organizadoras de Trail run e membros das equipes de corrida desta modalidade. Neste encontro, a Câmara trouxe o presidente da Federação Gaúcha de Montanhismo, Nelson Brugger (CREF 006884-G/RS), para que relatasse os protocolos de segurança física e de conservação do meio ambiente utilizados no montanhismo. Estes princípios devem ser discutidos e adaptados aos tópicos que estarão presentes na Cartilha de Trail run, que será editada pelo CREF2/RS, e dirigida à divulgação aos praticantes, à sociedade e aos profissionais de Educação Física das noções de boas práticas para competir nesta modalidade, respeitando o meio ambiente e, principalmente, permitindo uma prática segura do esporte.

O presidente da Federação Gaúcha de Montanhismo explicou que os montanhistas têm uma ação muito forte ligada ao meio ambiente e à difusão de práticas de mínimo impacto nos locais onde se praticam os esportes nos ambientes naturais. "Eu havia lido no site do CREF2/RS sobre a intenção da Câmara de Corrida de Rua de produzir um manual para adaptar o corredor urbano ao trail run. Pensei que a Federação deveria contribuir, pois temos uma grande experiência na orientação das pessoas que estão começando a prática de esportes em áreas naturais”.

Brugger esclareceu que uma pessoa correndo em um parque nacional, mesmo sem saber, ajuda a defender aquela área de preservação, pois quando você tem um grupo razoável ocupando estes espaços, inibisse a ação de caçadores, palmiteiros e garimpeiros. "Contudo, reforçamos a compreensão que estes espaços são mais frágeis e têm um equilíbrio delicado”. O montanhista explicou que todos os parques naturais apresentam alguma área aproveitável para a atividade física, tendo apenas que adaptar o tipo de público e de percurso ao terreno.

Ele reforçou a expertise que a Federação tem de orientação das pessoas sobre as recomendações e cuidados, tanto na proteção der meio ambiente, quanto referentes aos cuidados de segurança pessoal. "Isto vai desde como fazer um banheiro no meio do mato, o que se enterra no buraco e o que não pode ser deixado, a que distância tem que ficar de uma fonte de água, como identificar água potável, entre outros exemplos".

Quantos aos animais silvestres, Brugger disse existir um temor disseminado em relação a cobras e serpentes, mas que o animal que causa o maior número de acidentes mortais é a abelha. "Aconselhamos a não usar perfume ou desodorante quando for praticar atividades nestes lugares, pois o cheiro é um forte atrativo para os insetos. Isso não é uma coisa óbvia para um corredor de rua urbano", complementa.

O presidente da Federação analisa que os esportes da natureza são menos estruturados que os esportes tradicionais, apresentando uma informalidade maior. "Futebol e voleibol você aprende na escola. Surfe e escalada não", resume, e cita a Argentina e Chile como países na América Latina que estão na vanguarda da prática dos esportes na natureza.

Um artigo do ex-presidente do Instituto Estadual de Florestas do Rio de Janeiro, André Ilha, publicado no site da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) sobre a política de visitação em áreas protegidas corrobora a ideia de preservação defendida por Brugger. "Desta forma, acreditamos firmemente que, pelo menos, uma parcela destes visitantes, caso tenha tido uma experiência positiva de acordo com o seu interesse e a sua aptidão física, levantará a voz em defesa dos parques visitados, exigindo mais verbas, mais estrutura e mais fiscalização contra os verdadeiros criminosos. Na mesma linha, as pessoas que desenvolverem um vínculo afetivo com parques desfrutados através da experiência direta, serão aquelas que oferecerão o necessário anteparo político para barrar propostas legislativas que visem a reduzi-los, extingui-los ou “flexibilizar” suas regras de proteção para atender a poderosos interesses econômicos sempre à espreita".


Câmara Técnica de Corrida de Rua



CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2018
03/09/2018
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou no sábado, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2018. O prêmio, que chegou ao seu sétimo ano consecutivo, homenageou as pessoas e as empresas que mais de destacaram ao longo do último ano, em 17 categorias diferentes. Os estabelecimentos que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a importância da data e o reconhecimento da premiação depois de seis edições. “O Dia do Profissional de Educação Física, que comemoramos com o Troféu Destaque, é um momento único no ano, em que podemos estar perto de muitos colegas e de sentir orgulho pelo que fazemos pela profissão e pela sociedade”, avaliou. A forma de escolha dos vencedores, com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada pela Presidente.

Confira os ganhadores:

Profissional de Academia:
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)
Graduada pelo IPA, Viviane possui pós-graduação em Ciências do Esporte pela UFRGS e formação na área de pilates pela STOTT. Participa constantemente de cursos de aprimoramento profissional na área, atuando como instrutora de ginástica localizada, step, bodypump e GAP, além da atividade de personal trainer. Atualmente, trabalha nas academias Bodytech, Fórmula e Ineex, em Porto Alegre.

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Graduado pela UFRGS, Alexandre possui mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela mesma Universidade. É professor da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre. Atua principalmente nas áreas de postura corporal humana, em especial de crianças e adolescentes, e de exercício físico na promoção da saúde na terceira idade.

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Licenciado e bacharel em Educação Física pela Unijuí, Cleber possui também Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Como analista de lazer no SESI, coordenou o Programa de Ginástica na Empresa. É sócio-fundador e atualmente coordenador da Academia Fitness Center, em Horizontina, onde implementou o Programa de Ginástica Laboral e Consultoria para Empresas, que atende diversas organizações da região.

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Fundador da Associação dos Surfistas de Torres, instituição por ele presidida, Felipe é responsável por diversas conquistas do esporte na cidade. Proprietário da Escola de Surf Felipe Raupp desde 1984, também em Torres, é arbitro e técnico da Federação Gaúcha de Surf e possui curso de técnico pela International Surfing Association. Tem experiência como free surfer nos Estados Unidos, Austrália, Peru, El Salvador e Nicarágua.

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Especialista em Fisiologia do Exercício pela UGF, Giuliano é mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Professor da URI – Erechim. Presidente da Associação Erechim de Judô, é também Membro da Special Needs Judo Union, entidade que rege o Judô Para Todos, além de técnico da Seleção Brasileira da modalidade. Desenvolveu o Projeto Judô Para Todos Erechim, que atende diversas crianças com deficiência no Judô escolar.

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA e especialista em Fisiologia do Exercício e em Ciências do Esporte pela UFRGS, Eduardo é ex-atleta de atletismo e de triatlo, com títulos nacionais e internacionais. É personal trainer e técnico de corrida há mais de 25 anos. É ainda coordenador da Remião Treinamento Físico e um dos fundadores da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do Rio Grande do Sul.

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)
Vinícius atua desde 2010 com a modalidade de tênis, e é idealizador do projeto social “Tênis na Comunidade”, de 2013. Através do projeto, que adapta quadras públicas de futsal para o tênis, treina alunos que figuram entre as melhores colocações no ranking estadual de Tênis. Também é servidor da Secretaria do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, onde trabalha com a iniciação e formação da modalidade com cerca de 500 alunos do município.

Profissional de Recreação:
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)
Graduada em Educação Física e especialista em Ensino Especial pela Universidade de Caxias do Sul, Silvana foi professora de ginástica aeróbica e atuou nas Escolas de Educação Infantil Karamelada, Vovó Lu e na Crecha Tia Fran. Atualmente coordena o Serviço de Recreação Terapêutica Hospitalar e Projetos Sociais do Hospital Geral de Caxias do Sul, desempenhando também a função de professora de natação para pacientes da ala infantojuvenil e de instrutora de Ginástica Laboral para os funcionários do Hospital.

Profissional de Escola:
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo e pós-graduado em Ciência do Esporte pela mesma instituição, Luiz Valério trabalha há mais de 20 anos na antiga Escola Agrotécnica de Sertão, hoje IFRS Campus Sertão. Atualmente, treina equipes de voleibol e handebol masculinas e femininas, com participação em diversas competições estaduais. Também promove torneios de integração entre municípios próximos a Sertão.

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Doutor em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo, Alexandre é treinador de judô graduado pela Deutsch Judo Bund, da Alemanha. Foi professor da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro do COB e integrante da Comissão de Combate ao Doping da Confederação Panamericana de Judô. Atuou na organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e atualmente é professor adjunto da UFRGS.

Profissional Técnico Desportivo:
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Dênio é coordenador técnico do Departamento de Voleibol do Grêmio Náutico União desde 2005 e há nove anos atua como técnico das seleções gaúchas femininas da modalidade. Com experiência em categorias de base, profissional e voleibol escolar, possui experiência na organização de eventos esportivos e é, desde 2015, também técnico das equipes de voleibol do Colégio Batista.

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Psicologia pela PUC-RS, Benno é doutor em psicologia pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professor convidado em diferentes universidades do país e do exterior, sendo ainda colaborador em periódicos na área da psicologia do esporte. É também vice-presidente da Federación Sudamericana de Deporte para la Paz.

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Especialista em Educação Psicomotora pela UFRGS, foi professor da rede pública de ensino estadual. Atualmente é professor da Faculdade de Educação Física da Ulbra nos Campus Gravataí e Guaíba, atuando principalmente nos temas educação física, natação, aprendizagem, futebol e história. Dedicou-se à defesa da profissão e dos profissionais junto ao Sindicato, Conselho e Associação dos Profissionais de Educação Física.

Pessoa Jurídica – Academia:
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)
Com quase duas décadas de reconhecimento junto à comunidade de Canoas, a Mapi Academia conta com uma estrutura moderna, equipamentos de alta performance e uma grande diversidade de modalidades oferecidas aos seus frequentadores, como musculação, treinamento funcional, zumba, kangoo jump, yoga, muay thai, jiu-jitsu e ballet fitness. Possui ainda aulas específicas para crianças e para a terceira idade.

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)
Um dos maiores clubes do Rio Grande do Sul, referência entre as entidades do mesmo porte, o Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana foi criado em 1948, a partir da união de duas entidades. Com um importante quadro associativo, atende, além de militares das três forças, associados civis. Na área de esportes, atua com atividades de ginásio e de piscina, em modalidades como futsal, vôlei, judô, natação e hidroginástica.

Personalidade do Ano:
Luiz Celso Giacomini (CREF 001449-G/RS)
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria, Luiz é professor do curso de graduação de Educação Física da UFSM. Técnico de handebol com diversos títulos brasileiros e sul-americanos, atuou também à frente da Seleção Brasileira desta modalidade. Foi presidente da Federação Gaúcha de Handebol, presidente da Fundergs e membro da Associação Mundial Antidopagem. Atualmente é Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

Veículo de Comunicação:
Radar Esportivo – Rádio Universidade AM – Santa Maria
No ar desde 1981 na Rádio Universidade AM, da Universidade Federal de Santa Maria, o Programa Radar Esportivo é dedicado exclusivamente ao esporte, sendo reconhecido por abrir espaço para todas as modalidades individuais e coletivas e eventos esportivos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Produz entrevistas, reportagens, comentários, notícias, curiosidades, quadros e um toque especial dos sons do esporte.


Troféu Destaque



Troféu Destaque 2018 revela vencedores amanhã
31/08/2018
Fonte: CREF2/RS

A cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2018 será realizada amanhã, dia 1º de setembro, na Sogipa. O evento, realizado pelo CREF2/RS como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai homenagear os profissionais e as personalidades que mais se destacaram ao longo do último, em 17 categorias diferentes.

Os finalistas listados abaixo foram escolhidos em uma votação aberta no site do Conselho, em julho. Todos os vencedores do Troféu Destaque, também nas categorias Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, serão conhecidos durante a cerimônia.

Confira:

Profissional de Academia:
Luccas Rossetto (CREF 004912-G/RS)
Robson Vieira (CREF 021677-G/RS)
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Janete Barcellos (CREF 012545-G/RS)
Marcos Paulo Camboim (CREF 013629-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Gabriela Seadi (CREF 018859-G/RS)
Thales Ness (CREF 008714-G/RS)

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Leonice Cecconello (CREF 004245-G/RS)
Rogério Durks (CREF 006756-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Eduardo Nunes (CREF 002764-G/RS)
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Rosilene Diehl (CREF 006012-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Luciane Dambacher (CREF 012557-G/RS)
Yuri Fajardo (CREF 016147-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Alex Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Matheus Lima (CREF 017246-P/RS)
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)

Profissional de Recreação:
Giorgia Simão (CREF 011090-G/RS)
Rejane Rodrigues (CREF 002150-G/RS)
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)

Profissional de Escola:
Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS)
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Simone Astiazara (CREF 001911-G/RS)

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Fernando Kuse (CREF 001923-G/RS)
Rafael Marcondes Pereira (CREF 026348-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo:
Adenor Bacchi – Tite (CREF 004394-G/RS)
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Sandra Ferrer (CREF 000899-G/RS)

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
José Haroldo Gomes (CREF 004343-P/RS)
Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS)

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Átila de Lima (CREF 025628-G/RS)
Daniel Pavan (CREF 007215-P/RS)

Pessoa Jurídica – Academia:
Corpore Academia – Bento Gonçalves (CREF 000890-PJ/RS)
Ineex – Porto Alegre (CREF 004519-PJ/RS)
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Associação Leopoldina Juvenil (CREF 000555-PJ/RS)
Caixeral Campestre Tênis Clube (CREF 001474-PJ/RS)
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)


Troféu Destaque



Câmara Técnica de Corrida de Rua avança na elaboração da Cartilha de Trail run
17/08/2018
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua, presidida por Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), realizou sua reunião mensal no dia 15 de agosto, na sede do CREF2/RS, contando com representantes de empresas organizadoras de Trail run e membros das equipes de corrida desta modalidade. Na reunião, prosseguiu-se aprofundando a discussão dos tópicos que estarão presentes na Cartilha de Trail run, que será editada pelo CREF2/RS, e dirigida à divulgação aos praticantes, à sociedade e aos profissionais de Educação Física das noções de boas práticas para competir nesta modalidade, respeitando o meio ambiente e, principalmente, permitindo uma prática segura do esporte.

Anderson Freitas (CREF 025561-G/RS), membro da equipe Winners, explicou que durante a reunião os integrantes analisaram os itens obrigatórios que constarão na publicação. “Entre os objetos usados nas trilhas, constarão apitos localizadores, mochila ou cinto de hidratação, mantas térmicas e indicações de modelos adequados de tênis. Num primeiro momento, estes itens não serão obrigatórios, mas sim recomendados". Freitas argumenta que como no Rio Grande do Sul o esporte não está consolidado, e as empresas que organizam estes eventos ainda estão captando clientes, a imposição de muitas restrições prejudicaria a difusão do Trail run. “A solução encontrada pela Câmara foi a publicação desta cartilha de boas condutas, com o intuito de iniciar uma cultura de segurança nos competidores", acrescentou.

Segundo Anderson, outros tópicos da cartilha abordarão são a conduta dentro da trilha, o condicionamento físico adequado para a prática do Trail Run, qual a orientação correta a ser dada pelos profissionais de Educação Física aos competidores nestas provas, como se postar corretamente com o bastão da caminhada, qual o procedimento para a entrada e a descida nas trilhas, pois no ambiente em que ocorre o Trail Run, haverá pedras, limo, buracos e outros obstáculos naturais. Também será abordado qual o comportamento adequado ao avistar cobras, aranhas, escorpiões, colmeias de abelhas e outros animais silvestres nas trilhas Outro ponto debatido e que será incluído no documento é a sugestão ao competidor que informe seu Responsável Técnico no momento da inscrição nas provas. “Como ainda estamos num processo de migração de atletas de rua para o Run Trail, tentamos demonstrar que esta informação lhes dará segurança tanto física como legal, e será uma referência importante para que os organizadores saibam que o competidor está apto para a prova, chancelado por um profissional de Educação Física”, assegurou.

Anderson ressaltou que todos estes cuidados visam a implantação do esporte com o máximo de profissionalismo, cuidados pessoais e preservação ambiental no nosso estado. "Como a cultura do Trail run não está consolidada, já houve casos de risco para os competidores, como no caso em que uma mãe queria fazer uma trilha com seu filho acomodado em um carrinho de bebê, atitude barrada pelo organizador, dado o grau de riscos à que a criança estaria exposta. Ficando em apenas um exemplo hipotético, um incidente com abelhas no meio da trilha poderia provocar óbito do bebê rapidamente”, exemplificou. Anderson prevê que essa Cartilha, que visa a orientação dos novos esportistas e conscientização da sociedade e dos profissionais de Educação Física, reflete o esforço inicial, e que deverá ser constante, na educação e orientação dos participantes da modalidade, permitindo a assimilação desses bons hábitos que são sugeridos, permitindo aos competidores que ponderar qual a atitude mais recomendada às situações que ocorrem durante os percursos.

“Neste sentido, colocamos às empresas que neste primeiro momento eles até podem perder clientes, mas que isto será um filtro que revelará quais competidores estão realmente aptos para praticar o Trail Run, fato que trará mais segurança, tanto física dos competidores como jurídica dos organizadores. Neste sentido, já estamos planejando que a Câmara de Corrida de Rua institua um ranking para estas provas, que indicariam o nível de segurança e organização, baseados nos tópicos da cartilha”, complementa.

“A explosão do segmento Trail Run acontecerá a partir do momento em que as empresas se tornarem altamente profissionalizadas, o que me leva a crer que em dois anos teremos empresas de altíssimo nível no Sul do país. No momento, percebo que as equipes ainda não têm segurança em relação às exigências das empresas, pois os grupos de corrida estão no processo de migração do asfalto para a trilha”. Anderson constata que as empresas gaúchas ainda trabalham com um público restrito, com competições girando em torno de 200 atletas, e que podem alcançar 500 competidores em provas de maior destaque no calendário. No Rio Grande do Sul, o profissional cita alguns pontos mais conhecidos para competições de Trail Run locais como o Morro da Borússia, em Osório, o Salto Ventoso, em Farroupilha, o Ninho da Águias, em Nova Petrópolis, algumas trilhas de Taquara e o Morro da Apamecor, em Porto Alegre.

Freitas também analisou o processo de transição dos atletas de corrida de rua da capital gaúcha para as competições nas trilhas. "Pelas características urbanas de Porto Alegre, com sua geografia plana, ao percorrerem trilhas, o cliente inicialmente desfruta mais o meio ambiente e as belezas das trilhas, do que propriamente a competição, que demandaria fazer o trecho no menor tempo, levando equipamento para necessidades básicas de sobrevivência”, esclarece. Anderson acredita que este contato inicial com o esporte tende a ser mais lúdico porque em determinadas competições em trilhas exigem do atleta uma demanda de energia que pode chegar ao dobro ou até mesmo o triplo da utilizada em corridas de rua, trabalhando outro tipo de musculatura e outra rota metabólica, inclusive com passadas diferentes para cada tipo de terreno.

A próxima reunião da Câmara Técnica de Corrida de Rua está marcada para o dia 13 de setembro na sede do CREF2/RS. Na pauta serão estudados detalhadamente todos os tópicos da cartilha, com novas inserções de informações e orientações e adaptações de texto.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



CREF2/RS divulga finalistas do Troféu Destaque 2018
02/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de agosto, o CREF2/RS revelou todos os finalistas do Troféu Destaque 2018. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai ter a sua cerimônia de entrega realizada no dia 1º de setembro, sábado, na Sogipa.

Divididos em 15 categorias, os finalistas listados abaixo foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente na cerimônia do dia 1º de setembro.

Confira:

Profissional de Academia:
Luccas Rossetto (CREF 004912-G/RS)
Robson Vieira (CREF 021677-G/RS)
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Janete Barcellos (CREF 012545-G/RS)
Marcos Paulo Camboim (CREF 013629-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Gabriela Seadi (CREF 018859-G/RS)
Thales Ness (CREF 008714-G/RS)

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Leonice Cecconello (CREF 004245-G/RS)
Rogério Durks (CREF 006756-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Eduardo Nunes (CREF 002764-G/RS)
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Rosilene Diehl (CREF 006012-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Luciane Dambacher (CREF 012557-G/RS)
Yuri Fajardo (CREF 016147-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Alex Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Matheus Lima (CREF 017246-P/RS)
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)

Profissional de Recreação:
Giorgia Simão (CREF 011090-G/RS)
Rejane Rodrigues (CREF 002150-G/RS)
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)

Profissional de Escola:
Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS)
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Simone Astiazara (CREF 001911-G/RS)

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Fernando Kuse (CREF 001923-G/RS)
Rafael Marcondes Pereira (CREF 026348-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo:
Adenor Bacchi – Tite (CREF 004394-G/RS)
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Sandra Ferrer (CREF 000899-G/RS)

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
José Haroldo Gomes (CREF 004343-P/RS)
Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS)

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Átila de Lima (CREF 025628-G/RS)
Daniel Pavan (CREF 007215-P/RS)

Pessoa Jurídica – Academia:
Corpore Academia – Bento Gonçalves (CREF 000890-PJ/RS)
Ineex – Porto Alegre (CREF 004519-PJ/RS)
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Associação Leopoldina Juvenil (CREF 000555-PJ/RS)
Caixeral Campestre Tênis Clube (CREF 001474-PJ/RS)
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)


Troféu Destaque



Câmara Técnica de Corrida de Rua faz segunda reunião para regramento do Trail Run
13/07/2018
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou sua reunião mensal no dia 12 de julho, na sede do CREF2/RS, a qual contou com a presença de nove representantes de empresas organizadoras de Trail Run. Na ocasião, foi retomada a pauta do encontro anterior, que consiste num trabalho de orientação, regramento e conduta para o Trail Run. O esporte vive um momento do “boom” e, nos últimos anos, tem tido crescimento exponencial inclusive no Rio Grande do Sul. Vários fatores levam os corredores de rua para esta modalidade, explica a presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS). “Muitas pessoas estão migrando para esta modalidade pela saturação com o ambiente urbano, pelo apelo da Natureza e também pelo grau de dificuldade exigido pela trilha”, argumenta.

Ainda de acordo com Cláudia, atualmente existem vários organizadores de corridas de trilha no estado, mas é preciso atentar que a prática deste esporte exige muita responsabilidade e segurança. “Chegamos à conclusão na reunião passada, quando trouxemos um dos organizadores de Trail Run mais que representativos do estado, quando ele ponderou que já existiam muitos eventos sem a presença do Responsável Técnico ou que não tinham a empresa formada, o que dá mais segurança jurídica”, opinou. "Então hoje reunimos para debater estes assuntos nove organizadores de evento e dois promotores do esporte sem registro, além dos membros da Câmara Técnica”, contabilizou.

A presidente da Câmara afirmou que o encontro demonstrou o comprometimento destes organizadores com a exigência da participação de um Responsável Técnico nos eventos. "Daqui também surgiu uma ideia bacana de nós criarmos uma publicação especial para o Trail Run, nos moldes da Cartilha de Corrida Rua editada pelo CREF2/RS". O objetivo, segundo Cláudia, será divulgar à sociedade e aos profissionais de Educação Física as boas práticas para o participante desta modalidade em relação ao meio ambiente e, principalmente, em relação à segurança, pois a atividade envolve um grau de complexidade maior, e que deve ser respeitado não só pelo esportista, mas também por parte do organizador. Quem está organizando uma trilha tem que entender a necessidade essencial do Responsável Técnico”.

Cláudia adiantou que um dos objetivos para a próxima reunião, que ocorrerá em 16 de agosto, será normatizar a criação, a organização e a condução dos eventos. A presidente da Câmara disse que ficou bastante impressionada com a aceitação dos participantes do CREF2/RS nestas decisões, ficando claro o respeito conquistado pela Autarquia no meio. “Pareceu-me que eles se sentiram muito mais acolhidas tendo respaldo institucional do Conselho”, avaliou. "Até porque eles têm respaldo do CREF2/RS para possíveis denúncias, pois é obrigatório a todo evento a presença de um Responsável Técnico, conforme a Lei 9696/98".

Além dos nove organizadores de eventos de trilha, participaram da reunião a presidente da Câmara Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS), Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS), Luis Leandro Grassel (CREF 009564-G/RS), Renato Rimoli Capparelli (CREF 002109-G/RS), Anderson Freitas (CREF 025561-G/RS) e Rodrigo Nascente dos Santos (CREF 007110-G/RS).

A próxima reunião da Câmara Técnica de Corrida de Rua será realizada no dia 16 de agosto na sede do CREF2/RS, a partir das 14h.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Reunião da Câmara Técnica de Corrida de Rua discute Trail Run
11/06/2018
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou sua reunião no dia 7 de junho, na sede do CREF2/RS. Na ocasião, a presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), informou que um dos principais objetivos a serem propostos aos profissionais de Educação Física e à sociedade será estabelecer um regramento específico para organizar corridas de rua, já que o papel do CREF2/RS é fiscalizar os profissionais de Educação Física e não os competidores. Além desse ponto, será iniciado um trabalho de orientação sobre regras e conduta para o Trail Run. A modalidade é cada vez mais popular e apresenta desafios diferentes da corrida de asfalto, sendo um esporte que consiste em correr “fora de pista”, por trilhas de montanha ou caminhos secundários, cruzando riachos e rios, com subidas e descidas íngremes.

Durante a reunião, o profissional Luís Leandro discorreu sobre o que precisa para organizar uma prova de Trail Run, que é registrado no Brasil com a marca “Circuíto Trilhas e Montanhas”, e elencou uma série de itens para que se protocole o conjunto de regras e condutas para o esporte. Além disto, Leandro disse que a Confederação Brasileira de Atletismo já possui algumas normas sobre o esporte. Ele também deu uma visão sobre os negócios que são gerados pelo Trail Run. Já João Remião comparou o tipo de organização de provas entre as modalidades corridas de rua e Trilhas e Montanha. Na primeira, não existe a necessidade de um profissional na organização, mas sim de um responsável técnico com registro de no CREF2/RS. Na segunda modalidade, também há necessidade de um RT, mas com conhecimentos de terrenos e montanhas.

Cláudia Lucchese questionou sobre a metodologia de treinos, e se os grupos se reúnem sem Rts. Damião colocou a proposta de se “blindar” as inscrições de RT com uma norma que só aceitem profissionais de Educação Física. Segundo Fabiano Braun, a planilha de corrida de quem deseja migrar para as montanhas deve incluir treinos específicos em superfícies instáveis como a areia e em subidas. Em paralelo, é imprescindível investir em treinos de força, com exercícios em escadas e saltos, por exemplo.

A reunião teve a participação especial do maratonista Ronaldo da Costa (CREF 010568-P/DF), que esteve em Porto Alegre, uma das cidades escolhidas para as comemorações dos 20 anos da Recorde mundial da maratona de Berlim, quando ele completou a prova em 2h06min05. Ele já havia ganho a tradicional Corrida de São Silvestre dois anos antes e chegado ao pódio nos Jogos Pan-americanos de 1995, na Argentina, conquistando o bronze para o Brasil. Atualmente Ronaldo está no 5º semestre do bacharelado em Educação Física. “Temos talento, precisamos lapidar. Não adianta pensar apenas em bater recorde. Precisamos de profissionais de Educação Física capacitados para treinar nossos jovens”, afirmou.

A reunião foi composta pela presidente da Câmara Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS), Rodrigo Nascente (CREF 007110-G/RS), Renato Rimoli Capparelli (CREF 002109-G/RS), Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS) e o coordenador para Trilhas e Montanhas, Luis Leandro Grassel (CREF 009564-G/RS).


Câmara Técnica de Corrida de Rua



CREF2/RS leva ciclo de palestras sobre regulamentação da profissão a Caxias do Sul
08/06/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou na última quarta-feira, dia 6 de maio, o segundo encontro do Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, em Caxias do Sul. O evento, que ocorreu na Faculdade Anhanguera, reuniu cerca de 30 participantes, entre profissionais e estudantes. A atividade contou com duas apresentações, conduzidas pela conselheira Marcia da Cruz (CREF 007545-G/RS) e por Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS), treinador e ex-atleta de atletismo e triatlo.

A mesa de abertura do evento foi composta por Erica Ramos, diretora da Anhanguera Caxias do Sul; Paulo Eugênio de Carvalho (CREF 004659-G/RS), secretário municipal de Esporte e Lazer; Honorino Lorencetti, presidente do Rotary Club Pérola das Colônias; e por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS. As autoridades relembraram os primórdios regulamentação, que ganhou força em todo o Brasil no final da década de 80, e os avanços que isto trouxe para todos. “Muita coisa aconteceu nos últimos 20 anos. A nossa representatividade cresceu e o nosso papel, principalmente na prevenção de diversas doenças, se tornou reconhecida por toda a sociedade”, destacou Carmen.

Na sequência, Marcia ministrou a palestra “Educação Física: Legislação e Perspectivas”. Ela apresentou uma linha do tempo sobre a regulamentação da profissão, desde a criação do Sistema CONFEF/CREFs, até as conquistas mais recentes, como a inclusão do profissional de Educação Física no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), vinculado ao Ministério da Saúde. “O Conselho tem uma atuação muito forte, no sentido de ser o órgão que fiscaliza e normatiza a presença do nosso profissional em todas estas áreas”, comentou a Conselheira. Marcia ainda apresentou a Cédula de Identidade Profissional (CIP) aos estudantes e explicou como é o dia a dia de trabalho no CREF2/RS. “Na nossa página, é possível consultar todas as resoluções, assim como as empresas e os profissionais registrados”, acrescentou. A palestra também tratou da Lei de Estágio e da importância do trabalho de Fiscalização.

Já a segunda palestra da noite, intitulada “Treinamento Físico de Endurance e as Assessorias Esportivas”, foi ministrada por Remião e tratou de diversos assuntos relacionados às experiências profissionais do palestrante, que é técnico de corrida há mais de 25 anos. Depois de um breve histórico sobre a evolução da Educação Física, ele destacou as características das atividades de endurance e o que elas exigem dos seus praticantes. “O treinamento é individualizado. O endurance, com duração de três horas ou mais, requer uma adaptação e o profissional de Educação Física precisa estar atento a isto, respeitando todas as fases do treinamento”, explicou. Além disso, o palestrante ainda abordou os quatro pilares para uma boa técnica de corrida – equilíbrio, coordenação, descontração e eficácia – e a periodização do exercício. “É extremamente perigoso seguir os treinos propostos por revistas, por exemplo, pois elas não são elaborados levando em consideração as condições particulares dos praticantes”, comentou.

O Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física” ainda terá mais uma edição em 2018. A atividade será em Pelotas, no dia 17 de outubro. Compareça!


Palestras ciclo de palestras eventos caxias do sul



CREF2/RS realiza amanhã palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão em Caxias
05/06/2018
Fonte: CREF2/RS

A cidade de Caxias do Sul receberá amanhã, dia 6 de junho, a segunda edição do Ciclo de Palestras “20 anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”. O evento, que ocorrerá na Faculdade Anhanguera das 19h às 22h, tem como objetivo promover um diálogo com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre a profissão, suas conquistas e seus desafios. A entrada será gratuita e as inscrições poderão ser feitas diretamente no local.

O evento contará com duas apresentações. A primeira, com o tema “Educação Física: Legislação e Perspectivas”, será ministrada pela conselheira do CREF2/RS Marcia da Cruz (CREF 007545-G/RS). “Na minha palestra, entre outros assuntos, abordarei a importância da formação e da qualificação dos profissionais, capacitando-os para atender a população com serviços de qualidade e atuando preventivamente na promoção do bem-estar e da saúde”, disse.

A segunda palestra da noite, intitulada “Treinamento Físico de Endurance e as Assessorias Esportivas”, vai ser conduzida por Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS), ex-atleta de atletismo e triatlo, com títulos nacionais e internacionais no currículo. Ele é técnico de corrida há mais de 25 anos e fundador da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do Rio Grande do Sul.

Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”
Data: 6 de junho, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Faculdade Anhanguera
Endereço: Avenida Alexandre Rizzo, 505 – Caxias do Sul
Inscrições gratuitas no local


Eventos palestras Caxias do Sul



CREF2/RS vai a Caxias do Sul com o ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão
23/05/2018
Fonte: CREF2/RS

A segunda cidade a celebrar os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e a criação do sistema CONFEF/CREFs será Caxias do Sul, que receberá no dia 6 de junho o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”. O evento ocorrerá no auditório da Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul, das 19h às 22h. As palestras têm como objetivo promover um diálogo com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre a profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estará entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

Em Caxias do Sul, haverá duas palestras. A primeira, com início às 19h05min, tendo como tema “Educação Física: Legislação e Perspectivas”, será ministrada pela conselheira do CREF2/RS Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS). “Na minha palestra, entre outros assuntos, abordarei a importância da formação e da qualificação dos profissionais, capacitando-os para atender a população com serviços de qualidade e atuando preventivamente na promoção do bem-estar e da saúde”, disse. A conselheira acrescentou que também esclarecerá na sua explanação temas como a Lei do Estágio, a atuação do egresso de licenciatura e do bacharelado, as etapas dos processos de fiscalização e a Ética na atuação profissional. Marcia reforçou que tanto profissionais de Educação Física como estudantes e a comunidade estão convidados a comparecer no ciclo.

A segunda palestra da noite terá início às 20h40min, e abordará o “Treinamento Físico de Endurance e as Assessorias Esportivas”, ministrada por Eduardo Olsson Remião (CREF 001855-G/RS). Remião é ex-atleta de atletismo e triathlo, tendo obtido títulos regionais, nacionais e internacionais. Ele é técnico de corrida há mais de 25 anos, sendo fundador da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do RS. “Além de discorrer sobre a história da Educação Física no Brasil e sua trajetória até a regulamentação, pretendo abordar técnicas de treinamento de endurance, bem como o funcionamento das assessorias esportivas, seus métodos de avaliação, planejamento e execução, além de expor o cenário das corridas de rua e assessorias no estado e no Brasil”, explicou.

Após Caxias do Sul, a próxima cidade visitada pelo ciclo de palestras será Pelotas, em 17 de outubro, no Auditório da UFPEL.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física” - Caxias do Sul

Data: 6 de junho, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Faculdade Anhanguera
Endereço: Av. Alexandre Rizzo, 505 - Caxias do Sul
Carga horária: 4 horas
O evento terá a emissão de Certificado online aos participantes
Inscrições gratuitas até o dia 04/06/2018 aqui.


20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física



Estão abertas as indicações para o Troféu Destaque 2018
03/05/2018
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm até o dia 1º de julho para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2018. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram na profissão ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Nesta edição do Troféu Destaque podem votar profissionais com registro ativo, regular e em dia. Será permitido apenas um voto em cada categoria, sendo necessário preencher o nome e número de registro do profissional em que se está votando. No momento de votar, será obrigatório preencher o campo da justificativa com o motivo da indicação. As Pessoas Jurídicas não poderão indicar concorrentes e a categoria “Sociedade” será escolhida pelos membros do Plenário do CREF2/RS.

CATEGORIAS

Pessoa Física
Mérito da Educação Física (profissional considerado mérito por seu trabalho dedicado a Educação Física ao longo dos anos, se tornando referência no assunto)
Profissional do Ano (profissional destaque no ano anterior a premiação)
Profissional de Academia
Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Profissional de Escola
Profissional de Esporte Radical e de Aventura
Profissional de Lutas
Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Profissional de Recreação
Profissional de Corrida de Rua
Profissional Técnico Desportivo
Profissional da Saúde

Pessoa Jurídica
Academia
Clube ou sociedade

Sociedade
Personalidade do Ano
Veículo de Comunicação


Troféu Destaque 2018



Frente em Defesa do CETE articula manifestações no local
23/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) participou no último dia 19 da reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, Lazer e Recreação, realizada no salão Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro foi presidido pela vereadora Sofia Cavedon e contou com as presenças de Edgar Meurer, ex-secretário Municipal de Esportes, ex-diretor do CETE e ex-conselheiro do CREF2/RS e do CONFEF, professores da ESEFID/UFRGS, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, professores e profissionais de Educação Física, treinadores e atletas de confederações dos mais variados esportes além de representantes da Associação de Moradores do Bairro Menino Deus. A pauta do encontro foi a intenção do governo estadual em transformar o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), no bairro Menino Deus, na nova sede do Corpo de Bombeiros.

A vereadora chegou na reunião vinda de uma audiência com o promotor de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística do Ministério Público Estadual (MP), Cláudio Ari Pinheiro de Mello, e representação de diversas Federações, dos Moradores, da Universidade Federal/ UFRGS que tratou da transferência. O promotor explicou que os participantes expuseram as inconformidades com a proposta do Estado e solicitaram a intervenção do Ministério Público. “Tomei a decisão para investigar os pontos já salientados. Na semana que vem, na quarta-feira, faremos uma visita para que as entidades nos mostrem a sua visão sobre o local. Eu conheço bem o CETE, mas eles entendem o desenho do projeto estabelecido pelo governo e do que poderia ser afetado no espaço”, disse.

Outro ponto observado por Mello é o impacto para a rua Gonçalves Dias. “A avaliação do impacto urbanístico, feita por especialistas, e nós temos na promotoria esses profissionais, assim como a prefeitura deve ter também, vai ser fundamental. Vamos acompanhar o estudo feito por eles”, afirmou.

Já na reunião da Frente Parlamentar, a vereadora afirmou que o promotor de Justiça visitará o CETE no dia 25, no final da tarde, momento de maior atividade esportiva do Centro. O promotor ficará analisando as instalações, o entorno e a as práticas físicas por cerca de 1h30min. O ex-secretário Meurer convocará o ex-deputado Vieira da Cunha e agora promotor do Estado para acompanhar a visita.

Lauro Aguiar explicou que a Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS, que acompanha os grupos de corrida de rua em Porto Alegre, iniciou em uma época que este esporte estava tomando conta dos parques e praças. A partir deste momento se organizou todo este movimento, e se criou o Dia da Corrida de Rua. Em defesa do CETE, se desenvolveu um evento para que todos os grupos de corrida de rua participem, marcando presença, junto com a SOGIPA e a Federação Gaúcha de Judô e demais federações e atletas que se juntarem ao movimento.

Conforme Sofia, nas manifestações ficou caracterizado, pelos diversos segmentos, a especificidade e singularidade do CETE, que vai da inclusão à excelência em 21 modalidades de esportes e lutas. "São 1600 jovens, crianças, adolescentes que praticam, diariamente, aulas de esporte no local. Além disso, todos os praticantes espontâneos chegam de três a quatro mil por dia", destaca a vereadora. O Centro também foi o berço de atletas gaúchos renomados, como a ginasta Daiane do Santos, o judoca João Derly, os jogadores de vôlei Paulão e Renan, dentre tantos outros.


Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, Lazer e Recreação



O número de corredores de rua não para de aumentar em Porto Alegre
23/04/2018
Fonte: CREF2/RS

Seja apenas no fim de semana ou sempre que pode, há um grupo que não para de aumentar no Brasil: o de pessoas que participam das corridas de rua. O número de corredores de rua cresceu mais de 50% nos últimos 5 anos e, atrás de tanta gente, tem gerado uma variedade enorme de pequenos e grandes negócios. Com o aumento dos adeptos desse esporte houve um significativo crescimento da mídia especializada - com revistas e sites promovendo a modalidade - e dos fabricantes voltados para esse segmento, que passaram a oferecer tênis cada vez mais modernos e arrojados, camisetas com tecnologias que melhoram a regulação térmica do corpo, e produtos similares. Também ocorreu um incremento na estrutura de apoio fornecida pelas empresas organizadoras dos eventos, que passaram a oferecer melhor suporte antes e após a prova, através de maior facilidade de pagamento das inscrições, de consulta dos resultados e até mesmo de busca de fotos dos atletas tiradas durante as competições.

Este aumento vertiginoso de esportistas também foi sentida no Rio Grande do Sul e, em especial, na capital gaúcha. Tal representatividade fez com que o Município de Porto Alegre sancionasse, em 2017, a Lei 12.225, que determina a data de 24 de abril como Dia Municipal em Homenagem Corrida de Rua. A indicação foi da Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS.

Segundo a presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), o "boom" nas corridas de rua se deve a múltiplos fatores. “Hoje cada vez mais pessoas se encantam por esse esporte, que é democrático, pois teoricamente qualquer pessoa pode colocar um tênis, uma bermuda e sair para correr. E por ser uma atividade aeróbica, na maioria das vezes, podemos perceber que a evolução do condicionamento cardiorrespiratório é um dos fatores importantes nessa prática. Mas além disso, o que se percebe ainda é o prazer e a sensação de estar do indivíduo que participar de corridas”, explica. Muitos estudos relatam a liberação de hormônios do "bem", como a serotonina, quando se pratica a corrida. E esse hormônio é o grande remédio contra sentimentos de solidão e depressão.

Cláudia explica que esse esporte também proporciona a possibilidade de interagir com o meio ambiente, fazer novas amizades e com isso a sensação de pertencimento a um grupo com os mesmos objetivos. “Muitas pessoas que participam de provas de corridas de rua não buscam tanto a alta performance, e sim os benefícios acima descritos e principalmente a questão da superação, de saber que a competição é consigo mesma e isso o torna mais resiliente”, ressalta.

Mas, como todos os outros esportes, a corrida exige muitos cuidados e principalmente o acompanhamento de profissionais de Educação Físicas capacitados para que se evitem lesões importantes ou problemas cardiorrespiratórios, por exemplo. Uma pesquisa desenvolvida pela Unicamp com o objetivo de verificar a prevalência de lesões dos participantes nos corredores de rua constatou que cerca de 31% dos entrevistados relataram algum tipo de lesão. As lesões são mais recorrentes entre os que se submetem a maiores cargas de treinamento e mais participações em provas. A pesquisa indica que os corredores que vêm praticando corrida há mais tempo e que se submetem a maiores cargas de treinamento são mais suscetíveis a lesões, embora estas inferências devam ser confirmadas por outros estudos.

E é nesse sentido que a Câmara técnica de Corrida de Rua vem se reunindo periodicamente desde 2016. São profissionais de Educação Física que trazem seu conhecimento nessa área e discutem sobre quais as melhores ações para divulgar à sociedade que correr com segurança deve passar por algumas etapas como avaliação médica, avaliação física, atividades educativas e sempre com evolução de acordo com a especificidade de cada indivíduo. “Assim, muitas assessorias ou grupos de corridas têm se formado no Brasil e em nosso Estado. Sempre supervisionados por profissionais de Educação Física habilitados, o corredor tem a chance de praticar esse esporte com mais segurança e ainda evoluir na técnica e em outras competências necessárias”, avalia Cláudia.


Câmara técnica de Corrida de Rua



CREF2/RS divulga vencedores do sorteio da Convenção Brasil 2018
18/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O Conselho sorteou, na manhã desta quarta-feira, dia 18 de abril, 15 vagas para alguns dos cursos da Convenção Brasil deste ano. O evento ocorrerá entre os dias 3 a 6 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre.

Todos os vencedores estão sendo contatados diretamente e deverão confirmar a sua presença. No dia de cada curso, os nomes dos contemplados estarão no estande de credenciamento e será necessária a apresentação de um documento de identidade com foto para a realização da inscrição, de forma totalmente gratuita.

Confira os vencedores:

Curso Fitness: 02 – Ginástica de Academia
Fernanda Bairros Fernandes (CREF 013777-G/RS)
Mariana Groth da Silva (CREF 025497-G/RS)

Curso Fitness: 09 – Personal Training: Novas Técnicas & Estratégias de Treinamento
Dulcenara de Oliveira Moraes (CREF 12637-G/RS)

Curso Fitness: 12 – Treinamento Funcional para Cadeirantes
Carlos Eduardo Fraga Coelho (CREF 024458-G/RS)
Diana Maria Cubillos Arcila (CREF 25535-G/RS)

Curso Wellness: 16 – NEW – Calistenia e Street Workout: Treino de Força com o Peso do Corpo
Sani de Carvalho Lindner (CREF 025236-G/RS)
Patrícia Cardoso Trauer (CREF 0018195-G/RS)

Curso Wellness: 17 – Grupos Especiais: Prescrição do Treinamento e Controles de Cargas
Cloni José Martins Vieira (CREF 13675-G/RS)

Curso Wellness: 22 – Pilates e Suas Múltiplas Formas no Mundo Contemporâneo
Lucas Martins Chaves (CREF 019588-G/RS)
Jeferson Luiz Rosa (CREF 007439-G/RS)

Curso Esporte: 31 – Capacitação em Treinamento de Corrida
Emerson Renan Berger de Souza (CREF 16998-G/RS)

Curso Esporte: 32 – Futsal: Desenvolvendo a Inteligência Tática
Fernando Gomes Ceccon (CREF 12503-G/RS)
Renata Sibele de Leão Lucas (CREF 26210-G/RS)

Curso Acqua: 42 – Natação: Da Iniciação a Alta Performance (Teórico e Prático)
Ronan Noro Desconsi (CREF 10783-G/RS)
Rafaela Natercia Costa Londero (CREF 19914-G/RS)

Os dias e os horários de todas as atividades podem ser conferidos na página da Convenção Brasil. Profissionais registrados no CREF2/RS têm ainda um desconto de 10% na inscrição de dois cursos ou mais.


Convenção Brasil



Inscrições para sorteio dos cursos do Convenção Brasil encerram hoje
17/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá sortear 16 vagas para diversos cursos da 25ª edição do Convenção Brasil, que ocorrerá entre os dias 3 a 6 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre. As inscrições encerrarão hoje, dia 17 de abril.

Para participar, basta se cadastrar através do formulário disponível neste link. Os profissionais podem participar do sorteio de todos os cursos que tiverem interesse. O regulamento completo está aqui.

O curso “Wellness: 21 – NEW - Acrobacia: Uma Prática para Todos” foi cancelado pela organização do Convenção Brasil e, excepcionalmente, não haverá mais este sorteio. Confira abaixo a lista das atividades disponíveis e os respectivos números de vagas sorteadas em cada uma delas:

Fitness: 02 – Ginástica de Academia (duas vagas)
Ministrante: André Fernandes (CREF 000013-G/RJ)

Fitness: 12 – Treinamento Funcional para Cadeirantes (duas vagas)
Ministrante: Artur Hashimoto (CREF 002703-G/SP)

Wellness: 16 – NEW - Calistenia e Street Workout: Treino de Força com o Peso do Corpo (duas vagas)
Ministrante: Alfredo de Bermúdez (CREF 025322-G/RS)

Wellness: 22 – Pilates e Suas Múltiplas Formas no Mundo Contemporâneo (duas vagas)
Ministrante: Simone Geremia (CREF 001628-G/RS)

Esporte: 32 – Futsal: Desenvolvendo a Inteligência Tática (duas vagas)
Ministrantes: Rogério Voser (CREF 003584-G/RS) e João Gilberto Giusti (CREF 000826-G/RS)

Acqua: 42 – Natação: Da Iniciação a Alta Performance (Teórico e Prático) (duas vagas)
Ministrante: Daniel Geremia (CREF 000867-G/RS)

Fitness: 09 – Personal Training: Novas Técnicas & Estratégias de Treinamento (uma vaga)
Ministrantes: Jeferson Vianna (CREF 000116-G/MG) e Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Wellness: 17 – Grupos Especiais: Prescrição do Treinamento e Controles de Cargas (uma vaga)
Ministrante: Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Esporte: 31 – Capacitação em Treinamento de Corrida (uma vaga)
Ministrante: Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Os dias e os horários de todas as atividades podem ser conferidos na página da Convenção Brasil. Profissionais registrados no CREF2/RS têm ainda um desconto de 10% na inscrição de dois cursos ou mais.


Convenção Brasil



CREF2/RS sorteia 16 vagas para cursos da Convenção Brasil 2018
05/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá sortear 16 vagas para diversos cursos da 25ª Convenção Brasil, que ocorrerá entre os dias 3 a 6 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS. As atividades têm por objetivo incentivar a atualização e o aprimoramento dos profissionais que atuam na área da Educação Física.

Para participar do sorteio, basta se inscrever através do formulário disponível neste link. Só serão aceitos os cadastros preenchidos de maneira correta e completa. As inscrições encerrarão no dia 17 de abril e os profissionais podem participar do sorteio de todos os cursos que tiver interesse. O regulamento completo está aqui.

Confira as atividades e os respectivos números de vagas disponibilizados abaixo:

Fitness: 02 – Ginástica de Academia (duas vagas)
Ministrante: André Fernandes (CREF 000013-G/RJ)

Fitness: 12 – Treinamento Funcional para Cadeirantes (duas vagas)
Ministrante: Artur Hashimoto (CREF 002703-G/SP)

Wellness: 16 – NEW - Calistenia e Street Workout: Treino de Força com o Peso do Corpo (duas vagas)
Ministrante: Alfredo de Bermúdez (CREF 025322-G/RS)

Wellness: 22 – Pilates e Suas Múltiplas Formas no Mundo Contemporâneo (duas vagas)
Ministrante: Simone Geremia (CREF 001628-G/RS)

Esporte: 32 – Futsal: Desenvolvendo a Inteligência Tática (duas vagas)
Ministrantes: Rogério Voser (CREF 003584-G/RS) e João Gilberto Giusti (CREF 000826-G/RS)

Acqua: 42 – Natação: Da Iniciação a Alta Performance (Teórico e Prático) (duas vagas)
Ministrante: Daniel Geremia (CREF 000867-G/RS)

Fitness: 09 – Personal Training: Novas Técnicas & Estratégias de Treinamento (uma vaga)
Ministrantes: Jeferson Vianna (CREF 000116-G/MG) e Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Wellness: 17 – Grupos Especiais: Prescrição do Treinamento e Controles de Cargas (uma vaga)
Ministrante: Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Wellness: 21 – NEW - Acrobacia: Uma Prática para Todos (uma vaga)
Ministrante: Alfredo de Bermúdez (CREF 025322-G/RS)

Esporte: 31 – Capacitação em Treinamento de Corrida (uma vaga)
Ministrante: Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Os dias e os horários de todas as atividades podem ser conferidos na página da Convenção Brasil. Profissionais registrados no CREF2/RS têm ainda um desconto de 10% na inscrição de dois cursos ou mais.


Sorteio Convenção Brasil



CREF2/RS participa das reuniões da Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil
03/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS tem participado das reuniões da Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil, colegiado da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em sua visitas ao interior do estado O objetivo do encontro é debater sobre obesidade na infância e adolescente e os reflexos na saúde pública. Até o momento, foram visitados os municípios de Guaíba, Capão da Canoa, Portão e Gravataí. As próximas visitas serão em Lajeado, Santa Rosa, Rio Grande, Santa Maria, Caxias do Sul e Novo Hamburgo

O objetivo da Comissão é discutir com a comunidade gaúcha como a obesidade infanto-juvenil tem se tornado uma pandemia brasileira. Com o resultado das discussões será elaborado um livro com os dados referente ao consumo de alimentos industrializados, práticas de exercícios físicos e hábitos saudáveis, que será distribuído gratuitamente nas escolas públicas, municipais e particulares.

O Presidente da Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil, deputado Maurício Dziedricki, afirma que há uma consciência quanto ao exagerado tempo gasto em tela, em frente ao computador, TV, celular e videogame. “Sabemos que a insegurança da atividade física na rua e a vida corrida colaboram para isso, gerando tempo ocioso em casa e incremento do consumo calórico, contribuindo para o sobrepeso e obesidade”, afirma.

O deputado disse que “é preciso sublinhar a todos a gravidade da matéria com a qual trabalharão". Conforme ele, prognósticos mundiais apontam que o Brasil, nos próximos 10 anos, será o país com a maior concentração de obesos no mundo.

“Na maioria das vezes, são adotadas políticas de cura ou busca desta cura, mas com a doença já presente, ao passo que a lógica – de estudo, interpretação e produção – deveria ser a prevenção, muito em especial, da criança e do adolescente, no que diz respeito ao trato nutricional e atividade física”, ponderou, salientando a inatividade neste campo como fator impulsionador de doenças.

Nas audiências, são convidados a participar representações das secretarias estaduais de Educação e Saúde; secretarias municipais destas pastas; prefeituras municipais; Câmaras de Vereadores; os conselhos regionais de Educação Física, Nutrição, Psicologia e Medicina; conselhos municipais de Saúde e Educação; coordenadorias regionais de Educação e Saúde; Conselhos Tutelares e Conselhos de Pais e Mestres.

Segundo a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), as visitas são uma importante oportunidade de firmar parcerias com os órgãos públicos para promover a atividade física. "Cerca de 33% das crianças e adolescentes estão com sobrepeso ou obesas. Ou seja, uma em cada três crianças tem esta doença. A obesidade implica em várias outras sequelas, sejam psicológicas, como exclusão da criança, ou agressões, via bullyng. Isto pode causar sérios traumas que deveriam ser evitados com atividade física e uma alimentação saudável".


CREF2 RS participa das reuniões da Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil



CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2017
04/09/2017
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou na última sexta-feira, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2017. O prêmio, que chegou ao seu sexto ano consecutivo, homenageou as pessoas e as empresas que mais de destacaram ao longo do último ano, em 15 categorias diferentes. Os estabelecimentos que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento durante a noite.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a importância da data e o reconhecimento da premiação depois de cinco edições. “O Dia do Profissional de Educação Física, que comemoramos com o Troféu Destaque, é um momento único no ano, em que podemos estar perto de muitos colegas e de sentir orgulho pelo que fazemos pela profissão e pela sociedade”, analisou. A forma de escolha dos vencedores, com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada pela Presidente. “Somos mais de 25 mil registrados e queremos que todos participem, tanto do Troféu Destaque como do dia a dia do Conselho. Esta é a nossa maior honra”.

Confira os ganhadores:

Mérito da Educação Física
Vilson Fermino Bagatini (CREF 000009-G/RS)
Formado em Educação Física e em Pedagogia, Bagatini possui diversos cursos de aperfeiçoamento na área e é pós-graduado em Técnicas Esportivas em Futebol, Handebol e Voleibol e Mestre em Educação pela Universidade de Paris. Autor de 12 livros, foi docente de dezenas de cursos no Brasil e no exterior e Delegado Regional da FIEP, sendo agraciado pela instituição com a Cruz de Prata de Honra Internacional.

Profissional do Ano
Pedro Rodrigues Curi Hallal (CREF 024120-G/RS)
Mais jovem reitor a ocupar o cargo na Universidade Federal de Pelotas, assumiu a liderança da instituição em 2017. Possui mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade e realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança em Londres. É um dos sócios-fundadores da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e bolsista de produtividade do CNPq.

Profissional de Academia
Roberta Forini Ortega (CREF 012398-G/RS)
Formada pela Universidade Federal de Pelotas, atua desde 2001 em academias. Em Pelotas, atuou com musculação, ginástica, natação e hidroginástica, ministrando também aulas de bike, local, step, combate e lecionando também na Faculdade Anhanguera de Pelotas. Em Porto Alegre desde 2012, atua nas academias Natasul e Fórmula, como personal trainer e professora em diferentes modalidades.

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Aline de Andrades Silva (CREF 017502-G/RS)
É graduada pela UNISC e atua desde 2006 na área de licenciatura e de bacharelado. Trabalhou junto a Escolas de Educação Infantil, com Recreação e Lazer, tendo atuado ainda como personal trainer. Atualmente, trabalha com Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral, além de atividades aquáticas, como natação infantil e hidroginástica.

Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Paulo Cezar Mello (CREF 003951-G/RS)
É professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo e coordenador adjunto do curso de Educação Física Licenciatura no Campus Soledade da Universidade. Na UPF, coordena o Projeto de Extensão “Educação Inclusiva Equoterapêutica”, que concorreu ao Prêmio Educação RS em 2016, do Sinpro. É também diretor da Escola Municipal de Autistas Profª Olga Caetano Dias, de Passo Fundo.

Profissional de Escola
César Augusto Osorio Dornelles (CREF 000875-G/RS)
Pós-graduado em Ciência do Desporto e em Psicomotricidade pela UFRGS, Cesar possui atuação voltada ao ensino da prática pedagógica da Educação Física em nível do pré-escolar e Ensinos Fundamental e Médio, e no desporto escolar de voleibol e atletismo. Atualmente trabalha no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, como professor e treinador de voleibol, e na Escola Infantil Tartaruguinha Verde como professor de Psicomotricidade.

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Cláudia Regina Alfama (CREF 006362-G/RS)
É especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos pela UFRGS. É profissional de Educação Física da FADERS – Acessibilidade e Inclusão há 23 anos, onde atualmente coordena o Núcleo Estadual do Paradesporto. Faz parte ainda do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como técnica de voleibol sentado e de bocha paralímpica da Associação Nacional de Desporto para Deficientes.

Profissional de Recreação
Eneida Feix (CREF 002116-G/RS)
É especialista em Educação Psicomotora, em Lazer e Recreação e em Jornalismo Esportivo e possui mestrado na área de Ciências do Movimento Humano. Tem 40 anos de experiência na área de Recreação, com atuação no Ministério do Esporte, na Secretaria Municipal de Educação e de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, na FUNDERGS e nos Ensinos especial, Fundamental, Médio e Superior.

Profissional Técnico Desportivo
André Luís Rocha Scott (CREF 001215-G/RS)
É atualmente coordenador do Departamento de Basquete do Grêmio Náutico União, além de técnico nas categorias de base e principal do esporte no clube, onde trabalha desde 1992. Atuou como técnico da modalidade também no colégio LaSalle Santo Antônio, onde era professor nos Ensinos Fundamental e Médio. Treinou ainda a Seleção Gaúcha de Basquete nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17.

Profissional de Corrida de Rua
Leonardo Rossato Ribas (CREF 003760-G/RS)
Especializado em fisiologia do exercício e em treinamento de atletismo, atua na Sogipa e no grupo PerCorrer. Como treinador de atletismo, participou dos últimos mundiais de atletismo e de revezamento, além dos Jogos Olímpicos do Rio, como treinador da seleção brasileira. Atua também com corrida e caminhada recreativa, com o objetivo maior de proporcionar mais saúde, socialização e qualidade de vida aos praticantes.

Profissional de Saúde
Emilian Rejane Marcon (CREF 002792-G/RS)
É mestre em Ciências da Saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia e Doutora em Medicina – Ciências Cirúrgicas pela UFRGS, atuando como pesquisadora nas áreas de obesidade mórbida, exercício físico e cirurgia bariátrica. Atualmente, trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e na Unidade Básica Santa Cecília, onde desenvolve um programa de exercícios físicos para pacientes pré e pós-cirurgia bariátrica.

Clube ou Sociedade
Clube do Professor Gaúcho (CREF 000269-PJ/RS)
O Clube do Professor Gaúcho é a única agremiação social de educadores do Brasil e maior clube classista da América do Sul. Foi fundado em 1966 sob o lema: “a união de uma classe materializada em concreto”. Mantém atualmente três sedes sociais, em Porto Alegre, Santa Maria e Balneário Pinhal, sendo um consagrado espaço de sociabilidade que proporciona convívio entre professores de todas as instituições de ensino.

Academia
Cia Athlética (CREF 001430-PJ/RS)
Presente no mercado há 30 anos, a Cia. Athletica atende 35.000 alunos e conta com 18 unidades pelo Brasil. Em Porto Alegre, conta com ambiente moderno com 3000m² e mais de 30 modalidades de aulas coletivas. A partir de avaliação física e nutricional, sua equipe de profissionais especializada desenvolve um programa completo de atividades de acordo com o perfil, objetivos, preferências e disponibilidade de tempo do aluno.

Veículo de Comunicação
Vozes do Esporte – Rádio Charrua
É um programa de conversa e entrevistas sobre o esporte local e em geral, sendo o mais tradicional programa de esportes da Fronteira Oeste do Estado. Criado para fomentar, discutir, organizar e melhorar o esporte na cidade de Uruguaiana, é apresentado por Vicente Majó da Maia. Está no ar há dezoito anos, sendo cinco na Rádio Charrua, e foi responsável por diversas conquistas na área esportiva da região.

Personalidade do Ano
João Derly
É ex-judoca, bicampeão mundial da modalidade, e também campeão em diversos outros torneios. Participante ativo de campanhas sociais quando atleta, após aposentar-se do judô de alto rendimento fundou o Instituto Pódium, projeto que leva o judô gratuitamente a crianças em situação de vulnerabilidade social. Eleito vereador em 2012 e deputado federal em 2014, tem como principais bandeiras o esporte e as causas sociais.


Troféu Destaque



Cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2017 ocorre nesta sexta-feira
31/08/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai realizar amanhã, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2017. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, ocorrerá na Praça dos Fundadores do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

Divididos em 13 categorias, os finalistas foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, tiveram os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente na cerimônia.

Mérito da Educação Física
Dionisio Musachio Felix (CREF 003283-P/RS)
Vilson Fermino Bagatini (CREF 000009-G/RS)
Arnóbio Noronha Sigaran (CREF 003284-P/RS)

Profissional do Ano
Pedro Rodrigues Curi Hallal (CREF 024120-G/RS)
Fernando Ernesto Saraiva (CREF 002582-P/RS)
Álvaro Fernando Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)

Profissional de Academia
Marcos Vinícius Ferreira (CREF 015318-G/RS)
Roberta Forini Ortega (CREF 012398-G/RS)
Anelise de Moraes Leotte Bach (CREF 002179-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Jussara Mesquita da Costa (CREF 009226-G/RS)
João Pedro Manica (CREF 019833-G/RS)
Aline de Andrades Silva (CREF 017502-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Felipe Alberton (CREF 013445-G/RS)
Alex Lenz Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Paulo Cezar Mello (CREF 003951-G/RS)

Profissional de Escola
Carlos Alberto Alves Oliveira (CREF 020824-G/RS)
César Augusto Osorio Dornelles (CREF 000875-G/RS)
Josiane Margarete de Araújo Fassini (CREF 013909-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Rosilene Moraes Diehl (CREF 006012-G/RS)
Paulo José Antoni (CREF 002041-G/RS)
Cláudia Regina Alfama (CREF 006362-G/RS)

Profissional de Recreação
Cassiano Pedro Somensi (CREF 012741-G/RS)
Eneida Feix (CREF 002116-G/RS)
Clezio José dos Santos Gonçalves (CREF 008168-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo
André Luís Rocha Scott (CREF 001215-G/RS)
Gilberto Bellaver (CREF 003372-G/RS)
André Osvaldo Furtado da Silva (CREF 011068-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua
Juliano Mônaco Maciel (CREF 016431-G/RS)
Alexandre Sendzich Silvestrin (CREF 013072-G/RS)
Leonardo Rossato Ribas (CREF 003760-G/RS)

Profissional de Saúde
Alexandre Ramos Lazzarotto (CREF 002537-G/RS)
Marivete Tomazoni (CREF 011447-G/RS)
Emilian Rejane Marcon (CREF 002792-G/RS)

Clube ou Sociedade
Clube Juvenil de Caxias do Sul (CREF 000922-PJ/RS)
Lindoia Tênis Clube (CREF 000160-PJ/RS)
Clube do Professor Gaúcho (CREF 000269-PJ/RS)

Academia
Academia Body One (CREF 000897-PJ/RS)
Cia Athlética (CREF 001430-PJ/RS)
Guilherme Hessel Diel – Academia Personalizada Funcional (CREF 002963-PJ/RS)


Troféu Destaque 1º de setembro Dia do profissional de Educação Física



CREF2/RS revela finalistas do Troféu Destaque 2017
27/07/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS divulgou, na manhã desta quinta-feira, dia 27 de julho, os finalistas do Troféu Destaque 2017. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai ter a sua cerimônia de entrega realizada no dia 1º de setembro, sexta-feira, na Praça dos Fundadores do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

Divididos em 13 categorias, os finalistas listados abaixo foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente na cerimônia do dia 1º de setembro. Confira:

Mérito da Educação Física
Dionisio Musachio Felix (CREF 003283-P/RS)
Vilson Fermino Bagatini (CREF 000009-G/RS)
Arnóbio Noronha Sigaran (CREF 003284-P/RS)

Profissional do Ano
Pedro Rodrigues Curi Hallal (CREF 024120-G/RS)
Fernando Ernesto Saraiva (CREF 002582-P/RS)
Álvaro Fernando Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)

Profissional de Academia
Marcos Vinícius Ferreira (CREF 015318-G/RS)
Roberta Forini Ortega (CREF 012398-G/RS)
Anelise de Moraes Leotte Bach (CREF 002179-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Jussara Mesquita da Costa (CREF 009226-G/RS)
João Pedro Manica (CREF 019833-G/RS)
Aline de Andrades Silva (CREF 017502-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Felipe Alberton (CREF 013445-G/RS)
Alex Lenz Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Paulo Cezar Mello (CREF 003951-G/RS)

Profissional de Escola
Carlos Alberto Alves Oliveira (CREF 020824-G/RS)
César Augusto Osorio Dornelles (CREF 000875-G/RS)
Josiane Margarete de Araújo Fassini (CREF 013909-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Rosilene Moraes Diehl (CREF 006012-G/RS)
Paulo José Antoni (CREF 002041-G/RS)
Cláudia Regina Alfama (CREF 006362-G/RS)

Profissional de Recreação
Cassiano Pedro Somensi (CREF 012741-G/RS)
Eneida Feix (CREF 002116-G/RS)
Clezio José dos Santos Gonçalves (CREF 008168-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo
André Luís Rocha Scott (CREF 001215-G/RS)
Gilberto Bellaver (CREF 003372-G/RS)
André Osvaldo Furtado da Silva (CREF 011068-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua
Juliano Mônaco Maciel (CREF 016431-G/RS)
Alexandre Sendzich Silvestrin (CREF 013072-G/RS)
Leonardo Rossato Ribas (CREF 003760-G/RS)

Profissional de Saúde
Alexandre Ramos Lazzarotto (CREF 002537-G/RS)
Marivete Tomazoni (CREF 011447-G/RS)
Emilian Rejane Marcon (CREF 002792-G/RS)

Clube ou Sociedade
Clube Juvenil de Caxias do Sul (CREF 000922-PJ/RS)
Lindoia Tênis Clube (CREF 000160-PJ/RS)
Clube do Professor Gaúcho (CREF 000269-PJ/RS)

Academia
Academia Body One (CREF 000897-PJ/RS)
Cia Athlética (CREF 001430-PJ/RS)
Guilherme Hessel Diel – Academia Personalizada Funcional (CREF 002963-PJ/RS)


Troféu Destaque



Encerram nesta terça-feira as indicações para o Troféu Destaque 2017
30/06/2017
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm até a próxima terça-feira, dia 4 de julho, para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2017. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS àqueles que mais se destacaram na profissão ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Com o objetivo de valorizar os profissionais e os estabelecimentos que zelam pelo prestígio da Educação Física, o Troféu Destaque 2017 possui 15 categorias abertas à votação. Todos que estão em dia com as suas obrigações estatutárias podem fazer as suas indicações e também a concorrer a um dos prêmios. Outros dois troféus – Personalidade do Ano e Veiculo de Comunicação – terão os seus vencedores escolhidos diretamente pela Plenária. As categorias são:

– Mérito da Educação Física
– Profissional do Ano
– Profissional de Academia
– Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
– Profissional com Atuação em Projetos Sociais
– Profissional de Escola
– Profissional de Esporte Radical e de Aventura
– Profissional de Lutas
– Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
– Profissional de Recreação
– Profissional de Corrida de Rua
– Profissional Técnico Desportivo
– Profissional da Saúde
– Academia
– Clube ou Sociedade

As indicações feitas resultarão numa lista com três finalistas para cada uma das categorias. Os nomes mais votados serão revelados aqui no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu, no dia 1º de setembro, no Grêmio Náutico União. Clique aqui para participar.


Trofeu Destaque



Estão abertas as indicações para o Troféu Destaque 2017
06/06/2017
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm até o dia 4 de julho para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2017. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram na profissão ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Com o objetivo de valorizar os profissionais e os estabelecimentos que zelam pelo prestígio da Educação Física, o Troféu Destaque 2017 possui 15 categorias abertas à votação. Todos os profissionais registrados e que estejam em dia com as suas obrigações estatutárias estão aptos a fazer as suas indicações e também a concorrer a um dos prêmios. Outros dois troféus – Personalidade do Ano e Veiculo de Comunicação – terão os seus vencedores escolhidos diretamente pela Plenária. As categorias são:

– Mérito da Educação Física
– Profissional do Ano
– Profissional de Academia
– Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
– Profissional com Atuação em Projetos Sociais
– Profissional de Escola
– Profissional de Esporte Radical e de Aventura
– Profissional de Lutas
– Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
– Profissional de Recreação
– Profissional de Corrida de Rua
– Profissional Técnico Desportivo
– Profissional da Saúde
– Academia
– Clube ou Sociedade

As indicações feitas pelos profissionais resultarão numa lista com três finalistas para cada uma das categorias. Os nomes mais votados serão revelados aqui no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu, no dia 1º de setembro, no Grêmio Náutico União. Clique aqui para participar.


Trofeu Destaque



CREF2/RS divulga vencedores do sorteio Convenção Brasil 2017
01/06/2017
Fonte: CREF2/RS

O Conselho sorteou, entre terça e quinta-feira, dias 30 de maio e 1º junho, respectivamente, 21 vagas para os cursos do Convenção Brasil deste ano. A programação completa do evento, que irá ocorrer de 8 a 11 de junho, no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81), está disponível aqui.

Todos os vencedores estão sendo contatados por e-mail e deverão responder a mensagem, confirmando presença. No dia de cada curso, os nomes dos contemplados estarão no estande de credenciamento será necessária a apresentação de um documento de identidade com foto para a realização da inscrição, de forma totalmente gratuita.

Confira os vencedores:

Curso Fitness nº 01: “Personal Premium: Treinamento & Gestão”
Cristiane Ribeiro Braga (CREF 016623-G/RS)

Curso Fitness nº 06: “Treinamento de Boxe Feminino”
Cristiane Russo Ferreira (CREF 008628-G/RS)

Curso Gestão nº 14: “Coordenador: Talento para Ser Líder”
Fabio de Souza Lucio (CREF 024469-G/RS)

Curso Wellness nº 18: “Funcional Dance”
Eduardo Fagundes da Silva (CREF 025161-G/RS)

Curso Wellness nº 21: “Exercício Físico na Empresa: um Negócio Rentável para Todos”
Felipe Benevides (CREF 009974-G/RS)

Curso Wellness nº 26: “Lesões no Fitness e no Esporte”
Elisandra Souza Soares dos Santos (CREF 022177-G/RS)

Curso Esporte nº 30: “Treinamento de Corrida: do Iniciante ao Campeão”
Isabel Cristina da Silva Cunha (CREF 016468-G/RS)

Curso Fitness nº 02: “Boxe Funcional”
Jonata Cesar Macagnan Teles (CREF 013206-G/RS)

Curso Fintess nº 10: “A Base do Levantamento de Pesos para o CrossTraining e Treinamento Funcional”
Monalize Cândido Pacheco (CREF 024642-G/RS)

Curso Gestão nº 15: “Como Evitar os 10 Erros Fatais na Gestão”
Mayara Machado Rodrigues (CREF 022385-G/RS)

Curso Wellness nº 19: “Workshop de Liberação Miofascial”
Leandro da Silva Pereira (CREF 023175-G/RS)

Curso Wellness nº 22: “Mat Pilates Original”
Aline Cerqueira Gomes (CREF 009127-G/RS)

Curso Acqua nº 32: “Hidro Acqua Performance: Treinamento Aquático Aplicado no Desempenho Motor”
Fernando Mattos Fernandes (CREF 009640-G/RS)

Curso Fitness nº 4: “Kettlebell: do Fitness ao Treinamento Físico Funcional”
Fátima Aparecida Cunha de Almeida (CREF 012736-G/RS)

Curso Fitness nº 12: “Treinamento Feminino”
Caroline Maria Mielke (CREF 024633-G/RS)

Curso Gestão nº 17: “Empreendedor Fitness Digital”
Vivian Escoteguy Pereira (CREF 020474-G/RS)

Curso Wellness nº 20: “A Avaliação Física Pode Melhorar seus Resultados”
Aline Duarte da Silveira (CREF 023181-G/RS)

Curso Wellness nº 24: “Ginástica Laboral: Oficinas Práticas, Planejamento e Inovação de Programa”
Luális Alves (CREF 024359-G/RS)

Curso Esporte nº 28: “Inovação no Futsal e Futebol”
Ariel Da Forno Mastella (CREF 024116-G/RS)

Curso Nutrição nº 33: “Nutrição e Treinamento Esportivo: Estratégia para Alta Performance”
Glaciane Girardello (CREF 011330-G/RS)


Convenção Brasil



CREF2/RS sorteia 21 cursos da Convenção Brasil 2017
16/05/2017
Fonte: CREF2/RS

O Conselho vai sortear, a partir do dia 30 de maio, 21 vagas para alguns dos cursos que serão oferecidos na Convenção Brasil deste ano, entre os dias 8 e 11 de junho, no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81). As inscrições já estão abertas e podem participar todos os profissionais com registro ativo e em dia com suas obrigações estatutárias. Pessoas Jurídicas com Responsável Técnico ativo também estão aptas a concorrer. Clique aqui e confira o regulamento completo.

Para participar, é necessário apenas preencher o formulário disponível neste link e selecionar os cursos de interesse (pode ser mais de um – não há limite no número de inscrições). Os profissionais que forem contemplados com uma das vagas serão automaticamente excluídos dos próximos sorteios. Em www.convencaobrasil.com.br, é possível conferir os dias e os horários de cada atividade. Há em disputa uma vaga para cada curso.

As inscrições serão encerradas sempre às 12h do dia anterior ao sorteio de cada curso e os sorteios serão realizados a partir de terça-feira, dia 30 de maio, na sede do CREF2/RS. Confira as datas de sorteio e os respectivos cursos:

30 de maio:
Curso Fitness nº 01: “Personal Premium: Treinamento & Gestão”
Curso Fitness nº 06: “Treinamento de Boxe Feminino”
Curso Gestão nº 14: “Coordenador: Talento para Ser Líder”
Curso Wellness nº 18: “Funcional Dance”
Curso Wellness nº 21: “Exercício Físico na Empresa: um Negócio Rentável para Todos”
Curso Wellness nº 26: “Lesões no Fitness e no Esporte”
Curso Esporte nº 30: “Treinamento de Corrida: do Iniciante ao Campeão”

31 de maio:
Curso Fitness nº 02: “Boxe Funcional”
Curso Fintess nº 10: “A Base do Levantamento de Pesos para o CrossTraining e Treinamento Funcional”
Curso Gestão nº 15: “Como Evitar os 10 Erros Fatais na Gestão”
Curso Wellness nº 19: “Workshop de Liberação Miofascial”
Curso Wellness nº 22: “Mat Pilates Original”
Curso Esporte nº 27: “Brincadeiras e Jogos”
Curso Acqua nº 32: “Hidro Acqua Performance: Treinamento Aquático Aplicado no Desempenho Motor”

1º de junho:
Curso Fitness nº 4: “Kettlebell: do Fitness ao Treinamento Físico Funcional”
Curso Fitness nº 12: “Treinamento Feminino”
Curso Gestão nº 17: “Empreendedor Fitness Digital”
Curso Wellness nº 20: “A Avaliação Física Pode Melhorar seus Resultados”
Curso Wellness nº 24: “Ginástica Laboral: Oficinas Práticas, Planejamento e Inovação de Programa”
Curso Esporte nº 28: “Inovação no Futsal e Futebol”
Curso Nutrição nº 33: “Nutrição e Treinamento Esportivo: Estratégia para Alta Performance”


Convenção Brasil



Câmara de Corrida de Rua analisa projeto municipal que regula o uso de espaços públicos
12/05/2017
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou sua reunião mensal no dia 11, na sede do CREF2/RS. Na ocasião, esteve presente o assessor do deputado federal João Derly, Marcelo Xavier, que trouxe informações sobre o projeto protocolado pelo vereador porto-alegrense professor Tóvi, que regulamenta o uso de espaços públicos. Marcelo disse que a Câmara Técnica poderia contribuir com emendas para o aperfeiçoamento da lei. Junto a isto, o assessor informou que foram encaminhados solicitações de mais pistas de corridas nos parques da cidade.

Com a informação da presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), de que o vereador Mendes Ribeiro já havia protocolado projeto semelhante, o assessor explicou que será criada uma comissão para que os interessados possam se reunir e, através de votação, melhorar os projetos. Marcelo disse que como o projeto foi encaminhado há pouco tempo, este pode ser acrescido de emendas, sugerindo uma reunião ampliada onde o PL será reestruturado de acordo com os objetivos da Câmara Técnica de Corrida de Rua. Por fim, Cláudia solicitou que o projeto seja encaminhado para a Câmara Técnica e o projeto do vereador Mendes ribeiro seja enviado ao assessor do deputado João Derly. “Com isso, a equipe da Câmara Técnica estará ciente dos dois projetos e quais as melhorias e mudanças irão ocorrer”, concluiu.

Participaram da reunião, além dos já citados acima, Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS), Juliano Maciel ( CREF 016431-G/RS), Renato Rimoli Capparelli (CREF 002109-G/RS), Leonardo Ribas (CREF 003760-G/RS) e Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS).


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Eventos esportivos devem oferecer desconto para idosos e para-atletas
24/04/2017
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, no final de março, a Lei 12.233, que obriga as competições esportivas a conceder desconto de 50%, sobre o valor da inscrição, para atletas idosos e para para-atletas. O projeto é de autoria do vereador João Bosco Vaz.

A lei, em vigência desde o começo deste mês, estipula também que as empresas responsáveis pelos eventos esportivos, como as corridas de rua, deverão pagar uma multa se não ofertarem o desconto. O dinheiro arrecadado, com estas penalizações, será destinado ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Desportivo. “A Lei 12.233 amplia o desenvolvimento do esporte em sua relevância social”, comentou João Bosco Vaz.


Eventos Esportivos Porto Alegre



CREF2/RS lamenta o falecimento da profissional Daniela Scotto de Oliveira Soares
03/01/2017
Fonte: CREF2/RS

O Conselho lamenta o falecimento da profissional de Educação Física Daniela Scotto de Oliveira Soares (CREF 017668-G/RS), ocorrida no último domingo, em Florianópolis. Mais uma vítima da violência que atinge toda a população brasileira, Daniela foi morta ao entrar por engano em uma comunidade dominada pelo tráfico de drogas na capital catarinense.

Ela era proprietária do Espaço de Yoga Venya, em Sapucaia do Sul, onde também atuava. O CREF2/RS registra aqui a sua solidariedade à família de Daniela.


Nota de Falecimento



Câmara Técnica de Corrida de Rua realiza sua última reunião do ano
05/12/2016
Fonte: CREF2/RS

Na tarde do dia 1º de dezembro, a Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou sua última reunião de 2016. Entre os temas tratados, debateu-se a organização de corridas de rua, com possibilidade de agregar um link para responsável técnico dos grupos e assessorias no momento da inscrição. A presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), sugeriu elaborar um Contrato de Convivência, para ser entregue no momento da inscrição, a fim de que todas as assessorias e inscritos saibam as regras das provas. Os profissionais falaram sobre a organização das provas e possíveis mudanças para melhorias. Houve a sugestão de que as tendas fiquem ao longo do percurso, e o grupo se responsabilizou em fiscalizar para que a pista não seja invadida.

Cláudia colocou em pauta o parecer sobre as regras para as assessorias e grupos para inscrições em provas, explicando que o CREF2/RS está aguardando sugestões para então atuar com fiscalização de grupos de corrida e organização de eventos de corrida de rua. A presidente também afirmou que o CETE ultimamente vem recebendo fiscalização e que profissionais estão sendo autuados. Por fim, a presidente ficou de redigir um modelo do parecer e enviará aos demais participantes, para possíveis adequações.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Câmara Técnica de Corrida de Rua reúne-se com coordenadora da Fiscalização do CREF2/RS
14/11/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua reuniu-se no dia 6 para tratar, dentre outros temas, da realização de “Treinão-Rumo à Maratona”, com data sugerida para o dia 13 maio de 2017. Foi sugerido que cada assessoria possa sair de um ponto da cidade com distâncias e percursos diferentes. A chegada seria no Largo Zumbi dos Palmares, com hidratação, frutas, premiação, etc.

A coordenadora da Fiscalização Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), compareceu à reunião a fim de esclarecer os objetivos do parecer que será construído para fiscalizar grupos e assessorias que praticam a atividade de forma irregular. Fernanda lembrou que caminhada orientada, onde ocorre cobrança e não possui profissional formado orientando a atividade é exercício ilegal da profissão.

A coordenadora dos fiscais disse também que para isso devem ser criadas leis municipais ou estaduais que possam embasar as normas e esclareceu que é necessário que os estagiários sejam identificados como tal, e que isso é uma orientação e não uma obrigação. Fernanda lembrou que a cada 10 estagiários deve haver um profissional, além da necessidade das assessorias possuírem um responsável técnico e que o mesmo deve estar presente nos treinos e nas competições. Todos concordaram que a edição de uma cartilha sobre corrida de rua auxiliará na construção destas regras.

Também participaram da reunião a presidente da Câmara Cláudia Lucchese(CREF 002358-G/RS), Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS) e o estagiário Vítor Konrath


Câmara Técnica de Corrida de Rua



DEFOR fiscaliza 57 municípios em julho e fecha cinco academias irregulares
03/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS divulgou nesta quarta-feira os dados relativos às fiscalizações realizadas em julho pelas equipes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR). A intensa movimentação dos fiscais, que visitaram 57 municípios nas mais diversas regiões do Estado, resultou em cinco academias fechadas. Ao todo, foram 297 visitas realizadas, que em algumas situações contou com o reforço do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2) e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO5).

Durante as diligências, 101 estabelecimentos foram autuados por uma ou mais infrações, sendo que destes 44 empresas estavam sem registro e em 35 PJs não havia profissional presente no momento da visita. Os fiscais autuaram 70 pessoas por alguma infração, destas 25 decorridas do exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE – Termo de Compromisso de Estágio, oito profissionais fora da área de atuação e 24 Responsáveis Técnicos descumprindo suas obrigações inerentes às funções.

Em seu trabalho interno, o DEFOR prestou 131 atendimentos ao público; protocolou 75 novas denúncias e 81 justificativas; foram enviadas 13 multas para empresas por descumprimento de Termo de Cooperação e 23 avisos de encaminhamento de empresas não registradas no Conselho para Ação Civil Pública, além de 15 novos Processos Administrativos – PAD FIS abertos.

Os municípios visitados pelo CREF2/RS em julho foram Caxias do Sul, Nova Pádua, Campestre da Serra, Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Santana da Boa Vista, Candelária, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Cerro Branco, Araricá, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Nova Hartz, Ivoti, Rio Grande, São José do Norte, Pinto Bandeira, Nova Araçá, Guaporé, Farroupilha, Vacaria, Erechim, Estação, Getúlio Vargas, Campinas do Sul, Jacutinga, Barão de Cotegipe, Paulo Bento, Portão, Estância Velha, Campo Bom, Santo Ângelo, Porto Xavier, São Nicolau, Guarani das Missões, Sapiranga, Alecrim, Tuparendi, Tucunduva, Novo Machado, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Eldorado do Sul, Guaíba, Canoas, Sapucaia do Sul, Nova Santa Rita, Esteio, Aceguá, Hulha Negra, Candiota,Pinheiro Machado, Bagé, Dom Pedrito, Pedras Altas e Viamão.


DEFOR



Câmara Técnica de Corrida de Rua realiza pesquisa com profissionais da área
24/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Com o objetivo de planejar as suas ações de acordo com as necessidades apontadas por aqueles que vivenciam o dia a dia da área, a Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS está fazendo uma pesquisa com os profissionais que trabalham com corrida de rua. O questionário, aberto à participação de quem atua com a modalidade, pode ser acessado aqui.

Com cinco perguntas de respostas rápidas e fáceis, o formulário pede a opinião dos profissionais que atuam com a corrida de rua sobre as necessidades relacionadas à rotina de trabalho e ao treinamento de corrida e ainda pede uma avaliação sobre os eventos realizados no Rio Grande do Sul, ao que se refere à hidratação oferecida durante a prova, segurança, escolha do local e valores de inscrição. O resultado desta pesquisa irá auxiliar as ações futuras da Câmara.

A Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS é presidida pela conselheira Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS) e realiza encontros mensais na sede do Conselho, em Porto Alegre. A próxima reunião está marcada para o dia 1º julho e todos os profissionais interessados estão aptos para participar. Mais informações nesta página ou pelo e-mail secretaria@crefrs.org.br.


Corrida de Rua Câmaras Técnicas



Vereador Mendes Ribeiro participa de reunião da Câmara Técnica de Corrida de Rua
21/06/2016
Fonte: CREF2/RS

No dia 17, a reunião mensal da Câmara Técnica de Corrida de Rua recebeu o vereador Mendes Ribeiro. Na ocasião, Ribeiro expôs seu projeto para regulamentação das atividades em parques e espaços públicos, dentre elas a corrida de rua. A assessora parlamentar Roberta Michellon explicou que existem assessorias que utilizam praças e quadras apenas para seus alunos, ocupando um equipamento que é da população em geral. Roberta também informou que o projeto já passou pela primeira comissão. “O quanto antes for estruturado o projeto, mais rápido ele será aprovado”, afirmou.

A presidente da Câmara Cláudia Luchese (CREF 002358-G/RS) questionou se o objetivo do projeto é regulamentar o profissional de Educação Física, e se eles serão notificados. O profissional Juliano Maciel (CREF 016431-G/RS) lembrou sobre a importância da utilização dos parques e praças e da relevância do papel do profissional de Educação Física e assessorias na orientação das atividades físicas nestes espaços, ressaltando que o projeto de regulamentação facilitaria o uso destes equipamentos.

Participaram da reunião Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), a conselheira do CREF2/RS Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), o vereador Mendes Ribeiro, a assessora parlamentar Roberta Michellon, Wayne Feil Wong (CREF 019387-G/RS), Juliano Maciel (CREF 016431-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS), o estagiário Vítor Konrath e a jovem aprendiz Renata Piedade.

A próxima reunião da Câmara será no dia 1º de julho, às 14h, e todos os profissionais interessados estão aptos para participar. Mais informações nesta página ou pelo e-mail secretaria@crefrs.org.br.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Conselho distribui material informativo durante Maratona de Porto Alegre
13/06/2016
Fonte: CREF2/RS

No último domingo, dia 12 de junho, o CREF2/RS esteve presente na 33ª Maratona de Porto Alegre. O Conselho, representado pelo vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), teve um estande montado no Parque da Harmonia, onde pôde conceder informações sobre a importância de praticar atividade física com o acompanhamento de um profissional habilitado e distribuir o seu material de divulgação, como folders e revistas.

Apesar do frio, a Maratona de Porto Alegre reuniu neste ano mais de 7.200 corredores, entre atletas profissionais, amadores e do paradesporto. Com largada e chegada junto ao Parque da Harmonia, o trajeto teve o seu início às 6h50min e também reuniu familiares e curiosos, que acompanharam a corrida principal e as suas provas menores, de 5km e 10km, por exemplo, ao longo da manhã.

Para Aguiar, é muito importante que o CREF2/RS participe de eventos representativos como a Maratona de Porto Alegre, para se aproximar dos profissionais que de Educação Física que atuam nestes grandes eventos e também para estar perto de toda a sociedade, que tem uma grande chance para ver na prática como o profissional de Educação Física é essencial no dia a dia de de atletas, sobretudo os amadores, que participam de grupos de corrida. “A população tem a oportunidade de conversar com a gente sobre qualidade de vida e exercício físico, sabendo que, com o acompanhamento correto, também durante as corridas, é possível prevenir diversas lesões”.

#VivaMaratonaPOA e Doação de órgãos

Além de apoiar a campanha #VivaMaratonaPOA, que tinha o intuito de levar um grande número de espectadores à corrida, o CREF2/RS também apoiou a campanha de doação de órgãos promovida pela Frente Parlamentar do Estímulo à Doação de Órgãos, da Assembleia Legislativa. O objetivo desta ação foi conscientizar o máximo possível de pessoas sobre a importância da doação e esclarecer o funcionamento dos transplantes, ampliando assim o número de doadores em todo o Estado.


Maratona



Curso Personal Trainer Experience é neste final de semana
10/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A C2FIT vai realizar neste sábado e domingo (dias 11 e 12) o curso Personal Trainer Experience, ministrado por Antônio Arruda (CREF 002643-G/PE), a palestra Excelência na Prescrição da Corrida, com Darlan Souza (CREF 015393-G/RS) e o curso Emagrecimento: Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas, ministrado por Paulo Gentil (CREF 1399-G/DF). O evento será realizado em Porto Alegre, no Hotel Coral Tower Trade Center, localizado na avenida Protásio Alves, 2966, Petrópolis.

Personal Trainer Experience
Data: 11 e 12 de junho
Local: Hotel Coral Tower Trade Center, avenida Protásio Alves, 2966, Petrópolis, Porto Alegre
Os profissionais registrados no CREF2/RS têm desconto de 10% na inscrição.
A programação completa está disponível aqui.


Personal Trainer



CREF2/RS marca presença na 33ª Maratona de Porto Alegre
09/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A 33ª Maratona de Porto Alegre, que será realizada neste domingo, dia 12 de junho, contará com participação do CREF2/RS. O Conselho vai estar com um estande no Parque da Harmonia, para conceder informações sobre a importância de praticar atividade física com o acompanhamento de um profissional habilitado e para distribuir o seu material de divulgação, como folders e revistas. O ponto de encontro é próximo ao local onde estará a linha de chegada da corrida, a partir das 7h.

Neste ano, a Maratona de Porto Alegre irá reunir mais de 7.200 corredores, entre atletas profissionais, amadores e do paradesporto. Com largada e chegada junto ao Parque da Harmonia, o trajeto da corrida vai percorrer 42.195 km pelas ruas da cidade, iniciando às 6h50min. O percurso completo pode ser conferido aqui.

#VivaMaratonaPOA

Famosa entre os corredores de todo o Brasil por ser uma prova rápida e plana, a Maratona de Porto Alegre também surpreende pela tímida participação da sua população no evento. Buscando mudar essa realidade e levar mais pessoas às ruas, para que prestigiem os atletas amadores e profissionais, foi criado o movimento Viva Maratona POA (#VivaMaratonaPOA). A ação tem o intuito de reunir o maior número de pessoas possíveis para acompanhar a corrida, para que enriqueçam o cenário com entusiasmo e calor humano. Clique no link acima para mais informações.

33ª Maratona de Porto Alegre
Largada, às 6h50min, e chegada no Parque da Harmonia
Endereço: Avenidas Loureiro da Silva, s/nº – Praia de Belas
Site oficial: www.corpa.esp.br


Corrida de Rua Maratona



CREF2/RS anuncia vencedores dos cursos da Convenção Brasil
01/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 17 e 27 de maio, o CREF2/RS sorteou 45 vagas para 28 cursos da 23ª Convenção Brasil, que será realizada de 9 a 12 de junho no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre. Todos os vencedores foram contatados diretamente por e-mail. Confira aqui a lista completa dos ganhadores:

Curso Fitness nº 01: “Personal: Gestão, Hipertrofia e Emagrecimento”
André Ferreira Davila (CREF 014421-G/RS)

Curso Fitness nº 02: “Ritmos Total: Ritmos Populares & Danças Urbanas (Iniciação, Motivação e Inclusão)”
Ana Luiza Volz (CREF 020719-P/RS)
Sheila Machado (CREF 015472-G/RS)

Curso Fitness nº 03: “Jump do A ao Z: Teoria e Muita Prática”
Andersen Ortiz (CREF 012874-G/RS)
Thiago de Sousa Silva (CREF 021526-G/RS)

Curso Fitness nº 04: “Crossfit Total”
Marcelo Ramos Raymundo (CREF 000379-G/RS)

Curso Fitness nº 05: “Treinamento Aplicado para Corrida de Rua”
Guilherme Batista da Silva (CREF 017343-G/RS)
Laisa Bard (CREF 020305-G/RS)
Ênio Gonçalves Júnior (CREF 008128-G/RS)

Curso Fitness nº 06: “Ginástica de Academia”
Rosana Bramraiter Delfim (CREF 014943-G/RS)
Ana Paula Alves Nascimento (CREF 021868-G/RS)
Leroy Becker Monteiro (CREF 023214-G/RS)

Curso Fitness nº 07: “Funcional Board Fitness e Board HIIT”
Moacir Coradi Júnior (CREF 018779-G/RS)
Lelis Larissa Scharb (CREF 019286-G/RS)

Curso Fitness nº 12: “IV Convenção Sul-Brasileira de Treinamento Funcional”
Eduardo Zanotta Gonçalves (CREF 010038-G/RS)

Curso Fitness nº 13: “Musculação: Fisiologia e Técnicas Avançadas de Treinamento para Hipertrofia Muscular”
Marcelo Barnetche Kauer (CREF 002303-G/RS)

Curso Fitness nº 14: “Step para Todos”
Ticiana Nienow (CREF 016179-G/RS)

Curso Fitness nº 15: “Salsa, Merengue, Cumbia, Reggaeton, Samba e Funk para Academias e Grupos de Dança”
Jefferson Braga da Silva (CREF 009856-G/RS)
Marcelo Moletta (CREF 013687-G/RS)

Curso Gestão nº 16: “Coordenação: Líder Eficiente é um Coordenador de Alta Performance”
Henrique Felicetti (CREF 013504-G/RS)

Curso Gestão nº 20: “Elaboração de Projetos Culturais e Esportivos”
Jari dos Santos Filho (CREF 001776-G/RS)
Israel Bravo Vieira (CREF 017318-G/RS)
Thais Chiapinotto dos Santos (CREF 019162-G/RS)

Curso Wellness nº 23: “Treinamento Funcional para a 3ª Idade”
Douglas do Santos (CREF 014173-G/RS)
Pedro Grams (CREF 022495-G/RS)

Curso Wellness nº 24: “Recuperação Músculo Esquelética de Quadril e Coluna Vertebral”
Cairo Lucca Ribeiro (CREF 014098-G/RS)

Curso Wellness nº 25: “Conquistando Gestantes: Treinamento Físico Seguro e Eficaz Durante a Gravidez”
João Carlos Fernandes da Silva (CREF 014097-G/RS)

Curso Wellness nº 26: “Ginástica Laboral e Ergonomia: Promovendo a Qualidade de Vida no Trabalho”
Jeverson de Arma (CREF 014091-G/RS)
Rogério Rosinha Bastos (CREF 018634-G/RS)
Ser – Saúde, Educação e Reabilitação (CREF 000034-PJ/RS)
Rafael Seixas dos Santos (CREF 015808-G/RS)
Maurício Iung (CREF 021321-G/RS)

Curso Wellness nº 27: “Recuperação Músculo Esquelético de Joelho e Ombro (CE)”
Karin Goés de Souza (CREF 011918-G/RS)

Curso Wellness nº 28: “Treinamento Board Pilates”
Fabiana Disegna (CREF 011085-G/RS)

Curso Lutas nº 29: “Preparação Física para Atletas de Jiu Jitsu”
Andrius Boldrin (CREF 011731-G/RS)

Curso Lutas nº 30: “Lutas: Princípios Pedagógicos e Científicos da Iniciação e Treinamento”
Alexandre Tristão da Silva (CREF 014496-G/RS)
Júlio César Fiorin (CREF 002453-G/RS)

Curso Esporte e Lazer nº 31: “Futebol de Campo: da Iniciação ao Profissional”
Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS)
Evair Bonatti (CREF 018216-G/RS)

Curso Esporte e Lazer nº 32: “Escola Funcional: Como Aplicar os Exercícios Funcionais na Escola e a Recreação nas Academias”
Cassiane Rossini (CREF 002934-G/RS)
Bruna Kolling (CREF 018666-G/RS)

Curso Esporte e Lazer nº 33: “Escolinha de Esportes: da Infância à Adolescência”
Jussara Mesquita da Costa (CREF 009226-G/RS)

Curso Esporte e Lazer nº 34: “Escola + Educação Física = Aprendizagem com Alegria”
Rafael Gambino Teixeira (CREF 009460-G/RS)

Curso Acqua nº 35: “Hidro Total: 70% prática e 30% teórica”
Daniele Gomes de Oliveira (CREF 013701-G/RS)

Curso Acqua nº 36: “Natação: Condicionamento, Saúde e Estética”
Rodrigo de Carli Riboli (CREF 008347-G/RS)


Convenção Brasil



Curso Personal Trainer Experience é entre 11 e 12 de junho
24/05/2016
Fonte: CREF2/RS

A C2FIT vai realizar, entre os dias 11 e 12 de junho, o curso Personal Trainer Experience, ministrado por Antônio Arruda (CREF 002643-G/PE), a palestra Excelência na Prescrição da Corrida, com Darlan Souza (CREF 015393-G/RS) e o curso Emagrecimento: Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas, ministrado por Paulo Gentil (CREF 1399-G/DF). O evento será realizado em Porto Alegre, no Hotel Coral Tower Trade Center, localizado na avenida Protásio Alves, 2966, Petrópolis.

Personal Trainer Experience
Data: 11 e 12 de junho
Local: Hotel Coral Tower Trade Center, avenida Protásio Alves, 2966, Petrópolis
Os profissionais registrados no CREF2/RS têm desconto de 10% na inscrição.
A programação completa está disponível aqui.


Eventos



Câmara de Corrida de Rua elabora questionário para profissionais envolvidos com Corridas de Rua
10/05/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua reuniu-se no dia 6 para tratar, dentre outros temas, do material que servirá como base do guia de corridas de ruas, previsto para ser lançado em breve pelo CREF2/RS. Estiveram presentes à reunião a presidente da Câmara Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), João Thielem (CREF 015011-G/RS), Diogo Lopes Castilhos (CREF 008405-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS) e a estagiária Franciele Dias Lopes.

Na ocasião, foi elaborado um questionário que será enviado por e-mail aos profissionais de Educação Física envolvidos corridas de rua. Os dados compilados servirão para nortear as estratégias que a Câmara adotará em 2016.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



CREF2/RS sorteia 45 vagas para cursos da Convenção Brasil
05/05/2016
Fonte: CREF2/RS

O Conselho vai sortear, a partir do dia 17 de maio, 45 vagas para 28 cursos que serão oferecidos na 23ª Convenção Brasil deste ano, entre os dias 9 e 12 de junho, no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690 - Prédio 81). As inscrições já estão abertas e podem participar todos os profissionais com registro ativo e em dia com suas obrigações estatutárias. Pessoas Jurídicas com Responsável Técnico ativo também estão aptas a concorrer. Clique aqui e confira o regulamento completo.

Para participar, é necessário apenas preencher o formulário disponível neste link e selecionar os cursos de interesse (pode ser mais de um – não há limite no número de inscrições). Os profissionais que forem contemplados com uma das vagas serão automaticamente excluídos dos próximos sorteios. Em www.convencaobrasil.com.br, é possível conferir os dias e os horários de cada atividade.

As inscrições serão encerradas sempre às 12h do dia anterior ao sorteio de cada curso e os sorteios serão realizados durante oito dias, a partir de terça-feira, dia 17 de maio, na sede do CREF2/RS. Confira as datas de sorteio, o número de vagas e os respectivos cursos:

17 de maio:
Curso Fitness nº 01: “Personal: Gestão, Hipertrofia e Emagrecimento” (1 vaga)
Curso Fitness nº 02: “Ritmos Total: Ritmos Populares & Danças Urbanas (Iniciação, Motivação e Inclusão)” (2 vagas)
Curso Fitness nº 03: “Jump do A ao Z: Teoria e Muita Prática” (2 vagas)

18 de maio:
Curso Fitness nº 04: “Crossfit Total” (1 vaga)
Curso Fitness nº 05: “Treinamento Aplicado para Corrida de Rua” (3 vagas)
Curso Fitness nº 06: “Ginástica de Academia” (3 vagas)

19 de maio:
Curso Fitness nº 07: “Funcional Board Fitness e Board HIIT” (2 vagas)
Curso Fitness nº 12: “IV Convenção Sul-Brasileira de Treinamento Funcional” (1 vaga)
Curso Fitness nº 13: “Musculação: Fisiologia e Técnicas Avançadas de Treinamento para Hipertrofia Muscular” (1 vaga)

20 de maio:
Curso Fitness nº 14: “Step para Todos” (1 vaga)
Curso Fitness nº 15: “Salsa, Merengue, Cumbia, Reggaeton, Samba e Funk para Academias e Grupos de Dança” (2 vagas)
Curso Gestão nº 16: “Coordenação: Líder Eficiente é um Coordenador de Alta Performance” (1 vaga)

24 de maio:
Curso Gestão nº 20: “Elaboração de Projetos Culturais e Esportivos” (3 vagas)
Curso Wellness nº 23: “Treinamento Funcional para a 3ª Idade” (2 vagas)
Curso Wellness nº 24: “Recuperação Músculo Esquelética de Quadril e Coluna Vertebral” (1 vaga)
Curso Wellness nº 25: “Conquistando Gestantes: Treinamento Físico Seguro e Eficaz Durante a Gravidez” (1 vaga)

25 de maio:
Curso Wellness nº 26: “Ginástica Laboral e Ergonomia: Promovendo a Qualidade de Vida no Trabalho” (5 vagas)
Curso Wellness nº 27: “Recuperação Músculo Esquelético de Joelho e Ombro (CE)” (1 vaga)
Curso Wellness nº 28: “Treinamento Board Pilates” (1 vaga)

26 de maio: Curso Lutas nº 29: “Preparação Física para Atletas de Jiu Jitsu” (1 vaga)
Curso Lutas nº 30: “Lutas: Princípios Pedagógicos e Científicos da Iniciação e Treinamento” (2 vagas)
Curso Esporte e Lazer nº 31: “Futebol de Campo: da Iniciação ao Profissional” (2 vagas)
Curso Esporte e Lazer nº 32: “Escola Funcional: Como Aplicar os Exercícios Funcionais na Escola e a Recreação nas Academias” (2 vagas)

27 de maio:
Curso Esporte e Lazer nº 33: “Escolinha de Esportes: da Infância À Adolescência” (1 vaga)
Curso Esporte e Lazer nº 34: “Escola + Educação Física = Aprendizagem com Alegria” (1 vaga)
Curso Acqua nº 35: “Hidro Total: 70% prática e 30% teórica” (1 vaga)
Curso Acqua nº 36: “Natação: Condicionamento, Saúde e Estética” (1 vaga)


Convenção Brasil Sorteio



Livro sobre as LER é lançado na Câmara Municipal de Porto Alegre
26/04/2016
Fonte: CREF2/RS

Foi realizado ontem (25) o lançamento na Câmara Municipal de Porto Alegre do livro As LER: ontem, hoje e amanhã, organizado pelo Grupo de Prevenção das LER /DORT, que é composto por uma equipe profissional multidisciplinar da saúde. A obra reúne as palestras realizadas durante a 10ª Semana de Prevenção das LER, ocorrida em março de 2015. As Semanas são uma iniciativa voltada à conscientização, prevenção e combate às Lesões de Esforço Repetitivo, e foram criadas pela Lei Municipal 9504/2004, de autoria do vereador e conselheiro Federal do CONFEF Professor Garcia (CREF 000002-G/RS).

O evento iniciou com o período destinado à Tribuna Popular da Câmara, que recebeu Mário Reis, secretário de Saúde do Trabalhador da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul (FTIA/RS). Durante sua fala, o dirigente sindical afirmou que a doença não é uma epidemia, mas causa preocupação devido ao grande número de pessoas que já a desenvolveram. “Esta doença é constatada desde o século XVIII, mas ainda hoje muitos profissionais da saúde se dedicam as pesquisas das suas causas, consequências e tratamento”, disse.

O dirigente também ressaltou a importância de campanhas voltadas para prevenção da doença, que ele classifica como silenciosa. "Temos apoios de vereadores, além da Prefeitura e da Casa Legislativa, e isso é muito importante para nós. Mas o ideal seria o investimento em publicidade, para alertar sobre os perigos da doença”.

A conselheira do CREF2/RS, Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), explicou que a Lei 9504/2004, de autoria do seu pai, vereador Professor Garcia, teve como origem na sua dissertação de mestrado. “Desde 1994 eu desenvolvia um trabalho de Ginástica Laboral com as taquigrafas da Câmara de Vereadores. O vereador sempre observou atentamente este trabalho. Então, ao entrar no mestrado e aprofundar os estudos sobre o tema, eu sugeri a criação da semana, baseada no Dia Mundial de Combate às LER/DORT, celebrado em 28 de fevereiro”, explicou.

O membro da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), que participa com um capítulo do livro, informou que o Grupo de Prevenção está pleiteando a criação de um selo de isenção fiscal para empresas que investem em prevenção das LER ou mesmo de reconhecimento aos empreendedores que protegem a saúde do trabalhador. “Vamos nos reunir com o vereador Mendes Ribeiro para articularmos este projeto”.


Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa



Câmara de Corrida de Rua comemora Dia Mundial de Saúde na Câmara Municipal de Porto Alegre
08/04/2016
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira (7), a Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS participou do período especial de Comunicações da Câmara Municipal de Porto Alegre, cujo tema foi caminhada e corrida de rua, proposto pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB). O evento fez parte das comemorações ao Dia Mundial da Saúde. A presidente da Câmara Técnica de Corrida de Rua, Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), discursou na ocasião, destacando a importância da atividade física como forma de prevenção de doenças.

“Gosto muito do conceito criado em 1970 que preconiza trabalhar a promoção da saúde, pois isto é que tira as pessoas dos hospitais e garante alegria e qualidade de vida”, afirmou. Ela explicou que a Organização Mundial da Saúde define a saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social. “E são estes os objetivos que os profissionais de Educação Física pretendem alcançar”, complementou. Cláudia ressaltou uma das bandeiras de luta da Câmara de Corrida de Rua em sua fala. “Defendemos a utilização segura dos espaços públicos para a realização das atividades físicas, e também proporcionar orientação técnica para a realização de corridas e caminhadas".

A presidente da Câmara também propôs que seja criado o Dia Municipal da Corrida de Rua, em 24 de abril, que marca a realização da primeira Maratona de Porto Alegre em 1983. Cláudia sugeriu que o projeto de lei seja encaminhado pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB), que substitui o vereador e conselheiro Federal do CONFEF Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que se encontra afastado da Câmara em licença-saúde.

A vereadora Jussara Cony (PCdoB) destacou que a saúde precisa ser encarada como bem-estar e estilo de vida ativo. “Talvez seja um sonho, mas eu sonho que possamos ter academias junto aos postos de saúde, com orientação de profissionais de Educação Física, dentro de uma equipe multidisciplinar pelo SUS”, salientou. Mendes Ribeiro (PMDB) ressaltou a obrigação de incentivar a prática de atividades físicas para a melhoria da saúde, especialmente as corridas de rua e as caminhadas. Dr. Thiago Duarte (DEM) também abordou a importância da atividade física para a prevenção de doenças. “Principalmente quando se fala em diabetes, que é uma das doenças com mais incidência na nossa população de mais idade”.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Câmara de Corrida de Rua celebra Dia Mundial da Saúde na Câmara Municipal de Porto Alegre
05/04/2016
Fonte: CREF2/RS

Na tarde do dia 1º de abril, a Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou sua reunião mensal. Entre os temas tratados, debateu-se a convocação dos profissionais de Educação Física à comemoração ao Dia Mundial de Educação Física, que se realizará no dia 7, às 16h, no plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento terá como tema a corrida de rua, e a presidente da Câmara Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS) apresentará projetos para divulgar e incentivar a prática da caminhada e da corrida de rua.

Na mesma reunião também foi discutida a inclusão do calendário de corridas anual no site do Conselho, divulgando valores, datas e temática de cada evento. Além disto, foi retomada as tratativas para confecção da cartilha de corrida de rua e caminhada. A representante Michele Witcel, da Happy Frutas, esteve presente e apresentou produtos alimentares saudáveis que a empresa comercializa.

Participaram da reunião a presidente da Câmara Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), Renato Rimoli Capparelli (CREF 002109-G/RS), Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), Wayne Feil Wong (CREF 019387-G/RS), João Thielem (CREF 015011-G/RS), Diogo Lopes Castilhos (CREF 008405-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS) e a recém-formada Eduarda Aguiar.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Câmara Técnica de Corrida de Rua propõe evento direcionado às assessorias esportivas
07/03/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua reuniu-se no dia 4 para tratar, entre outros temas, da organização de um evento reunindo todas as assessorias de corrida que contam com profissionais de Educação Física. Após o encontro, haverá um treino. Segundo a presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), a programação visa preparar os participantes para a 33ª Maratona Internacional de Porto Alegre. “A prova, considerada a mais rápida do Brasil, será disputada em 12 de junho, com largada e chegada na Avenida Augusto de Carvalho, junto ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho”, disse Cláudia.

Na reunião, que contou com a presença do vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), também foi debatida a edição do Manual de Caminhada e Corrida da Rua do CREF2/RS, documento que deverá ser elaborado coletivamente, com apoio dos profissionais de Educação Física. Para aumentar a visibilidade da Câmara, o vice-presidente do CREF2/S sugeriu o estabelecimento do Dia da Corrida, com caráter multidisciplinar, abrangendo outros profissionais ligados à saúde. “Estes eventos propostos deverão preparar a sociedade para o lançamento do Manual da de Caminhada e Corrida da Rua”, ponderou Lauro.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Câmara Técnica de Corrida de Rua organiza sua participação no Dia Mundial da Saúde
22/02/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou, na tarde do dia 19, sua reunião mensal. Entre os temas tratados, foram debatidas as ações que a Câmara pretende realizar no Fórum das Entidades da Saúde de Porto Alegre e do estado, evento que ocorrerá em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril), bem como o conteúdo da cartilha de corrida de rua a ser editada em breve pela Câmara.

Segundo a presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), o momento é bastante propício para a modalidade no estado “Vemos o número de adeptos e de eventos crescendo, o que também desperta o interesse da mídia”, constatou. O maratonista Darlan Souza (CREF 015393-G/RS) sugeriu que a Câmara tenha uma pessoa responsável por fiscalizar o pré-prova, e que após cada competição ocorra uma avaliação, obtendo-se com isto um gráfico de satisfação. Juliano Maciel (CREF 016431-G/RS) afirmou que os organizadores devem ter conhecimento dessas avaliações para que todos consigam se organizar. “Essa análise deve durar em torno de 12 meses”, calculou.

A presidente da Câmara sugeriu a confecção de um selo de qualidade para empresas e professores que trabalham na área, incentivando que os mesmos estejam de acordo com as normas da futura cartilha criada pela Câmara. Darlan Souza trouxe três tópicos para nortear a cartilha: nutrição, segurança e arbitragem. “Todo evento deve ter essas três bases e, dentro disso, pode haver pequenos tópicos avaliativos de pré e pós-prova”, disse Souza. Já Juliano Maciel ressaltou a importância de que as assessorias e os professores informem aos alunos sobre os regulamentos das provas. “Também é fundamental que os organizadores estejam em sintonia com órgãos como CBAT, Secretaria do Esporte, SMAM, EPTC e Brigada Militar”, afirmou.

Estiveram presentes à reunião Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), Gabriel Picarelli Mafalda (CREF 015471-G/RS), Renato Rimoli Capparelli (CREF 002109-G/RS), Juliano Maciel (CREF 016431-G/RS), Gabriela Cidade Seadi (CREF 018859-G/RS), Wayne Feil Wong (CREF 019387-G/RS), Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), João Luis Thielem (CREF 015011-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS), Kyria Soares, assessora do vereador de Porto Alegre Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e a estagiária Luzia Pinto.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Câmara Técnica de Corrida de Rua participa do Dia Mundial da Saúde
13/01/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou, na tarde desta quarta-feira (13), sua reunião mensal. Entre os temas tratados, foram debatidas as ações que a Câmara pretende realizar no Fórum das Entidades da Saúde de Porto Alegre e do estado, evento que ocorrerá em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril).

Segundo a presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), a ação deverá acontecer no Parque da Redenção, em Porto Alegre, na primeira quinzena de abril, e seguirá os protocolos da Organização Mundial de Saúde que recomendam a caminhada e a corrida de rua como alternativas democráticas e baratas de atividade física. “Esta será uma ótima oportunidade para a Câmara sensibilizar a população quanto a necessidade de modificar o estilo de vida sedentário e praticar atividade física regular, a fim proporcionar maior qualidade de vida”.

Cláudia ressaltou a integração de novas assessorias esportivas à Câmara, bem como a participação na reunião do profissional de Educação Física Diogo Lopes Castilho (CREF 008405-G/RS), que explanou as atividades desenvolvidas pelo SESI-RS, local em que trabalha. Também foi iniciado o estudo do conteúdo de uma cartilha sobre caminhada e corrida de rua, que será editada para profissionais de Educação Física e população.

Estiveram presentes à reunião Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), Gabriel Picarelli Mafalda (CREF 015471-G/RS), Renato Rimoni Capanelli (CREF 002109-G/RS), Juliano Maciel (CREF 016431-G/RS), Diogo Lopes Castilho (CREF 008405-G/RS) e Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS).


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Profissional registrado no CREF2/RS lança livros sobre corrida de rua
08/01/2016
Fonte: CREF2/RS

Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), maratonista e treinador de equipes de corrida de rua, lançou recentemente dois livros sobre o tema, já disponível para venda na Amazon, em formato e-book. As obras, intituladas "Como vencer & viver, sem sofrer: 100 dicas que já ouvi, vi ou fiz" e "Como correr sem sofrer: 98 respostas para a meia maratona (21 km)" compilam um pouco da sua trajetória como atleta e competidor, relatando experiências e dicas para quem se interessa pela modalidade ou gostaria de começar a correr.

A versão digital dos livros custa R$ 11,59 e R$ 11,79, respectivamente, e pode ser lida em tablets, smartphones e computadores. Já a edição impressa das duas obras, que custa em média R$ 29,99 e estará em breve à disposição nas grandes livrarias, pode ser solicitada diretamente pelo e-mail darlan@dsx.esp.br ou pelo telefone (51) 8510-3576.

Como vencer & viver, sem sofrer: 100 dicas que já ouvi, vi ou fiz
40 páginas, 2015
Mais informações e prévia do livro: clique aqui

Como correr sem sofrer: 98 respostas para a meia maratona (21 km)
39 páginas, 2015
Mais informações e prévia do livro: clique aqui


Corrida de Rua



Câmara Técnica de Corrida de Rua realiza sua primeira reunião
16/12/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou, na tarde desta terça-feira (16), sua primeira reunião oficial. Presidida por Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), teve como participantes Juliano Monaco Maciel (CREF 016431-G/RS), Gabriel Picarelli Mafalda (CREF 015471-G/RS), Wayne Feil Wong (CREF 019387-G/RS), Rita Abero (CREF 001782-G/RS) e a estagiária Luzia Pinto. A reunião foi aberta pela presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), e pelo vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), que conversaram com os profissionais sobre o Conselho, as atividades das Câmaras e os critérios para integrá-las.

“Este é um compromisso que demanda seriedade e responsabilidade, e o único pré-requisito para participar da Câmara é ser registrado no Conselho e estar em dia com suas obrigações estatutárias”, destacou Carmen. “A partir de hoje, vocês tornaram-se nosso órgão consultivo sobre corrida de rua”, complementou. Lauro explicou que todos os documentos produzidos na Câmara são oficiais e direcionados à sociedade e aos profissionais de Educação Física que queiram trabalhar com corrida de rua. “Nós temos a página da Câmara, com livre acesso, que deve ser utilizado como ferramenta de debate e diálogo”, ressaltou.

Durante a reunião, a presidente da Câmara, Cláudia Lucchese, defendeu a valorização dos espaços públicos, uma das principais características corrida de rua, e a possibilidade de participação da Câmara no Dia Mundial da Saúde. Entre os vários temas debatidos, a importância de se ter profissional de Educação Física como responsável técnico nas corridas de rua, estratégias para ampliar a busca de clientes corporativos e uma maior fiscalização frente a pessoas que se dizem treinadoras sem serem profissionais de Educação Física.

 “Este foi o primeiro contato na busca de novas ideias e a intenção é angariar mais profissionais e outras equipes para fortalecer as assessorias e valorizar o profissional Educação Física”, afirmou Juliano Maciel (CREF 016431-G/RS). Para Rita Abero (CREF 001782-G/RS), esta reunião marca o início de uma caminhada. “Este primeiro passo terá como reflexo a ampliação do respeito da sociedade não só das equipes de corrida, mas também dos profissionais de Educação Física”, disse Rita. De acordo com Cláudia Lucchese, além de valorizar a profissão, a corrida de rua se apresenta como um dos esportes mais democráticos existentes. “Utilizamos o meio ambiente de forma sadia, ajudamos a preservação dos parques, na luta para que a população tenha segurança pública, além de valorizarmos a socialização”, afirmou Cláudia.


Câmara Técnica de Corrida de Rua



Corredor de rua gaúcho vai à Disney disputar Desafio do Dunga
09/12/2015
Fonte: CREF2/RS

O corredor de rua Darlan Souza (CREF 015393G/RS), credenciado na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), esteve na sede do CREF2/RS nesta terça-feira (8) para divulgar sua viagem aos Estados Unidos, onde disputará a Maratona Disney (Walt Disney World® Marathon), realizada nos parques temáticos entre os dias 06 a 10 de Janeiro de 2016. Nesta edição da competição, Darlan participará do Desafio do Dunga, correndo em quatro parques as distâncias de 5km, 10km, 21km e 42km, totalizando 78 km. Há 20 anos, o principal complexo de entretenimento do Planeta organiza, na segunda semana de janeiro, provas de corrida de rua que atraem cada vez mais participantes do mundo todo.


Corrida de Rua



CREF2/RS fiscaliza e orienta durante a Meia Maratona de Caxias do Sul
14/09/2015
Fonte: CREF2/RS

No último domingo (13), a Fiscalização CREF2/RS compareceu à 1ª Meia Maratona de Caxias do Sul, organizada pela prefeitura e pela Secretaria de Esporte e Lazer da cidade. Os agentes de orientação e fiscalização do Conselho conversaram com as profissionais Nicole Vognochi (CREF 011490-G/RS) e Leda Marramarco (CREF 016981-GF/RS), responsáveis pelo evento, que informaram que todos os envolvidos com a organização da corrida eram graduados ou acadêmicos de Educação Física.

Durante a prova, também foi realizada uma orientação especial aos grupos de corrida participantes e que prestavam assessoria no local. Os agentes do CREF2/RS tiraram dúvidas sobre a Lei Federal 9.696/98 e sobre a obrigatoriedade das atividades de condicionamento físico e de treinamento de corrida serem ministradas por profissionais de Educação Física devidamente habilitados no Conselho.

Denúncias

Você pode contribuir com as ações de fiscalização do CREF2/RS enviando a sua denúncia para nós. Comunique irregularidades de exercício ilegal ou irregular da profissão - assim como estabelecimentos que não zelem pela saúde física de seus clientes - preenchendo o formulário disponível em nossa página. Para acessá-lo, clique aqui.


Fiscalização



Prefeito de Porto Alegre homenageia profissionais de Educação Física
31/08/2015
Fonte: CREF2/RS

A cerimônia de entrega da nova iluminação do Parque Marinha do Brasil, realizada neste sábado (29) pelo prefeito do Porto Alegre José Fortunati, foi palco de uma homenagem do município ao CREF2/RS pelo Dia do Profissional de Educação Física, data comemorada em 1º de Setembro. Logo após acesas as luzes, o prefeito entregou uma placa comemorativa à presidente do Conselho, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que trabalhou no Parque coordenando a área de esportes por mais de 20 anos.

Em sua fala, Fortunati ressaltou que em Porto Alegre existe um carinho e um respeito muito grande pela Educação Física, traduzido na legislação municipal mais avançada do país na área que, segundo ele, garante a Educação Física escolar orientada por profissionais habilitados. “Compreendemos a importância desta profissão na adequada orientação dos nossos alunos, atletas amadores e profissionais, para que eles possam praticar atividades físicas preservando a saúde”. O prefeito também afirmou que cada parque tem a sua característica, sendo o Marinha um dos mais democráticos porque reúne frequentadores de vários bairros. “Sua característica principal desde sua abertura é ser voltado à atividade física. Por isso a nossa homenagem aos profissionais de Educação Física neste local”, explicou.

"Para mim, esta homenagem se reveste de um caráter muito especial, pois é feita no local onde trabalhei coordenando os esportes por quase 30 anos. É uma honra a deferência feita pelo prefeito José Fortunati, esportista e aliado dos profissionais de Educação Física", assinalou Carmen. Em relação ao Parque, a presidente enfatizou que os problemas de violência e depredação que assustam a todos devem ser combatidos pelo poder público e pela ocupação destes espaços pela população da cidade. “Quando as famílias e os esportistas frequentam estes locais costumeiramente, utilizando seus equipamentos, os marginais se afastam”, enfatizou.

O secretário Municipal de Esportes, Recreação e Lazer e 2º vice-presidente do CREF2/RS, José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), saudou a iniciativa do prefeito, mas alertou para o grave momento pelo qual o desporto estadual atravessa em razão da extinção da Fundação e Esporte e Lazer do RS (Fundergs). “Estamos apreensivos com a descontinuidade da politica esportiva conquistada a duras penas pelos profissionais de Educação Física e pela sociedade”.

Também participaram do evento o vice-prefeito Sebastião Melo e o secretário de Obras e Viação, Mauro Zacher, além de dezenas de ciclistas, skatistas, patinadores, tenistas e atletas de vôlei de praia, futevôlei, câmbio e corrida de orientação.


1º de Setembro



CREF2/RS autua exercício ilegal da profissão em evento de Zumba na capital e fecha academia no interior
26/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Neste domingo (23), agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS estiveram no evento Master Class Beneficente Zumba Fitness, realizado no bairro Sarandi, em Porto Alegre. Os fiscais lavraram relatório de visita das atividades ocorridas no local e realizaram uma autuação por exercício ilegal da profissão. O DEFOR ressalta que a Zumba deve ser orientada por profissional de Educação Física, pois mesmo em caráter beneficente esta atividade é prerrogativa de profissional registrado no CREF2/RS.

Na quarta-feira (19), uma academia foi fechada pelos agentes de fiscalização no município de Tenente Portela. Os fiscais constataram que o estabelecimento não possuía o certificado de registro junto ao Conselho, nem a presença de profissional habilitado orientando as atividades e contava com pessoas em exercício ilegal da profissão. Para retornar a funcionar normalmente, a academia deverá regularizar sua situação perante o CREF2/RS.

Além de Porto Alegre e Tenente Portela, entre os dias 17 e 23 de agosto, o DEFOR visitou os municípios de Frederico Westphalen, Ijuí, Ajuricaba, Crissiumal, Três de Maio, Horizontina, Santa Rosa, Giruá, Livramento, Viamão e Canoas.


DEFOR



Business Conference aborda avaliação física e gestão administrativa na Convenção Brasil
15/06/2015
Fonte: CREF2/RS

Uma parceria do CREF2/RS com a Convenção Brasil 2015 proporcionou gratuitamente neste sábado (13), na PUCRS, o evento Business Conference, levando aos profissionais de Educação Física e às Pessoas Jurídicas as palestras "Avaliação Física no Contexto das Academias", ministrada pelo conselheiro federal do CONFEF Emerson Garcia (CREF 000046-G/MG); e "Saúde Financeira: Alerta Máximo", realizada por Christian Munaier (CREF 041884-P/SP), sócio-consultor da 4GOAL e colunista do canal ESPN. O intuito do evento foi o aprimoramento da gestão das academias, já que dados da Associação da Academias do RS (ACAD RS)indicam que 90% dos proprietários não têm formação na área de gestão administrativa, bem como a aproximação do profissional de Educação Física com o mundo dos negócios e com suas entidades representativas institucionais.

Conselheiro do CONFEF, doutorado pela Universidade da Florida (EUA) e atualmente professor da Universidade Federal do Maranhão, Garcia iniciou seu trabalho com a avaliação física na década de 70, junto à seleção de esquiadores dos EUA, por ocasião do seu trabalho de mestrado. Ele explicou em sua palestra que nesta época o conceito de avaliação física era muito difuso no Brasil. "Trouxe esta experiência para o país nos meados daquela década, implantando primeiramente em uma academia em Belo Horizonte. Foi um período em que a experiência se deu principalmente no sudeste brasileiro”. Mesmo passados mais de 40 anos, o conselheiro ainda vê um nicho que as academias não exploram: a estrutura de atendimento ao esporte. “No Maranhão, tentamos suprir isto com uma parceria entre a UFMA e o Governo do Estado para atender a população. A evolução foi grande, pois já temos exames modernos como a termografia, usada na detecção de lesões".

“Para normatizarmos avaliação física, o CONFEF criou a nota técnica N° 002/2012, com o título “A avaliação física em programas de exercícios físicos e desportivo”, disse Garcia, explicando que a divulgação da nota derivou da demanda de muitas prefeituras por atestados médico para todos praticantes de exercício físico, pelo descaso de alguns profissionais, pela falsa sensação que os mesmos tinham de que o atestado iria isentá-los de suas responsabilidades e de diversos questionamentos ao CONFEF sobre as competências do profissional de Educação Física. As informações contidas nesta nota se fundamentam nas diretrizes do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) e no livro “Recomendações sobre condutas e procedimentos do Profissional de Educação Física na atenção básica à saúde”, publicado pelo CONFEF em 2011.

Segundo a nota, a avaliação física é um procedimento essencial do trabalho do profissional de Educação Física e objetiva reunir elementos para fundamentar a sua decisão sobre o método, tipo de exercício e demais procedimentos a serem adotados para prescrição de exercício físico e desportivo. Este procedimento deve ser amplo e sistemático e de acordo com os objetivos e as características do beneficiário, pode ser composta por anamnese completa, análise dos fatores de risco para coronariopatia, classificação de risco, verificação dos principais sintomas ou sinais sugestivos de doença cardiovascular e pulmonar, medidas antropométricas, testes neuromotores, avaliação metabólica, avaliação cardiorrespiratória e avaliação postural.

Garcia também debateu as mortes de três jovens ocorridas recentemente em academias de Florianópolis. “Um médico avaliou os acontecimentos como exceções, fatos inevitáveis. Contudo, verificou-se que as academias estavam com várias irregularidades no seu funcionamento. Ou seja, se acontecer uma fatalidade, e estivermos totalmente na legalidade, não haverá brecha legal para sermos penalizados". Quanto a casos de óbito em academia, o conselheiro disse que seria sempre prudente a realização de exames toxicológicos nos corpos, o que muitas vezes não é permitido pela família.

Outro fenômeno interessante abordado pelo conselheiro foi o aumento da procura de atividade física indicada por médicos. “Até 2011, o número de pessoas que buscavam atividade física por indicação médica era muito pequeno. Hoje, há 69% de indicação médica. Temos, porém, uma demanda muito diferente. Por exemplo: duas pessoas de mesma idade com 5% de gordura e VO2 diferentes”. O conselheiro aprova a exigência do exame médico, mas admite a falta de médicos como empecilho para atender os pacientes. "Se todos as pessoas que demandarem atividade física exigirem atestados, as filas não iriam ter fim", quantifica.

Já Christian Munaier alertou para a pouca troca de informações no mercado de fitness e pela gestão financeira amadora das academias. “Qual o percentual que vocês destinam à folha de pagamento, com os devidos aprovisionamentos? Quando temos estes dados, temos um bom checkup econômico. A questão da gestão financeira começa com o entendimento de tudo o que está a nossa volta”, analisa. O consultor previu o cenário econômico nacional com retração do PIB e do consumo em relação a 2014. “Ao mesmo tempo, o mercado de atividades físicas está aumentando. Até bem pouco tempo, tínhamos 1,8% de cada brasileiro fazendo atividade física orientada. Em 2014, nós dobramos este número, com 30.767 empresas atuando no segundo maior mercado no mundo. Já os EUA são os primeiros, com 50 milhões de praticantes de atividades físicas”, avalia.

Munaier vê nosso mercado como incipiente, com um longo caminho a percorrer para se tornar maduro. Ele sugeriu o incremento dos eventos realizados nas academias, especialmente nos momentos com baixa expectativa econômica, visando aumentar a rentabilidade. “Sua empresa também pode ser uma importante plataforma de divulgação de outras empresas”, exemplificou. “Em época de pouca procura por nossos serviços, temos que estimular os clientes a comprar planos de mais longa duração, para que possamos ter uma melhor programação. Fica o questionamento: qual a última campanha que as academias fizeram em conjunto para estimular a prática atividade física de forma orientada? Nós temos um mercado sedentário”, sentencia.

Por fim, Munaier propôs tornar a avaliação física como uma ferramenta estratégica no aumento da receita e da segurança do seu cliente. “Transforme esta avaliação em algo desejável pelo cliente, apresentando o profissional de Educação Física com o o indicado para orientá-lo a alcançar seus objetivos, por meio dos seus conhecimentos técnicos, embasamentos científicos, bem como uma atitude humanística na transmissão de conhecimento", incentivou Christian. Ele orienta aos seus gestores que incluam a avaliação física dentro de um pacote de serviços das academias chamado orientação para resultado. "Criem produtos em torno deste poderoso instrumento de trabalho. Mensurem o índice de reavaliações e novas consultas nutricionais. Tenham sempre em vista um indicador de performance", concluiu.


Convenção Brasil Business Conference



CREF2/RS sorteia 18 vagas para 17 cursos do Convenção Brasil deste ano
08/05/2015
Fonte: CREF2/RS

O Conselho está sorteando 18 vagas para 17 cursos que serão oferecidos no Convenção Brasil deste ano, entre os dias 11 e 14 de junho, no Centro Esportivo da PUC-RS (Avenida Ipiranga, 6690 - Prédio 81). Podem participar todos os profissionais com registro ativo e em dia com suas obrigações estatutárias. Pessoas Jurídicas com Responsável Técnico ativo também estão aptas a concorrer. Clique aqui e confira o regulamento completo.

Para participar, é necessário apenas preencher o formulário disponível neste link e selecionar os cursos de interesse (pode ser mais de um). Os profissionais que forem contemplados com uma das vagas serão automaticamente excluídos dos próximos sorteios. Em www.convencaobrasil.com.br é possível conferir os dias e os horários de cada atividade.

As inscrições serão encerradas sempre às 12h do dia anterior ao sorteio de cada atividade e os sorteios serão realizados durante nove dias úteis, a partir desta quarta-feira, dia 13 de maio, na sede do CREF2/RS. No Convenção Brasil 2015, o Conselho também irá oferecer uma palestra gratuita para todos os profissionais de Educação Física. Mais informações sobre este evento em breve.

Datas de sorteio e cursos:

13 de maio:
Curso Fitness nº 3: “Personal Training na Prática dos Métodos e Treinamento”
Curso Wellness nº 24: “Wellness Total: o Mix de Serviços de Sucesso”

15 de maio:
Curso Fitness nº 5: “Treinamento de Corrida de Rua: da Teoria à Prática”
Curso Lazer nº 31: “Lazer e Recreação: Vivências Criativas e Inovadoras”

19 de maio:
Curso Fitness nº 8: “Avaliação Física: da Teoria à Prática”
Curso Sport nº 29: “Ensino dos Esportes Coletivos: Atividades Recreativas e Jogos”

20 de maio:
Curso Wellness nº 26: “Clínica Postural: Avaliação e Prescrição de Exercícios Compensatórios” (dois sorteios de uma vaga cada)

21 de maio:
Curso Wellness nº 18: “Técnicas de Massagem Moderna para o Bem-Estar: Abordagem Teórica e Prática”
Curso Lazer nº 32: “Ballet Infantil: como Ensinar e Encantar Crianças pelo Ballet”

26 de maio:
Curso Wellness nº 19: “A Profissionalização da Ginástica Laboral e Atividade Física nas Empresas”
Curso Sport nº 30: “Capoeira: da Prática Recreativa ao Instrumento de Trabalho”

27 de maio:
Curso Acqua nº 15: “Hidroginástica Avançada”
Curso Wellness nº 21: “Power Stretching: Alongamento e Flexibilidade”

28 de maio:
Curso Gestão nº 14: “Gestão Estratégica de Academias”
Curso Lazer nº 33: “Educação Física Escolar: Práticas Pedagógicas, Lúdicas e Fisiologia Infantil”

29 de maio:
Curso Wellness nº 25: “MAT Pilates: Clássico e Intermediário”
Curso Sport nº 28: “Futsal: Ensino e Treinamento”




Nova edição do CREF2/RS em Revista está disponível para leitura online e download
06/02/2015
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no Conselho vão receber, nos próximos dias, a nova edição do CREF2/RS em Revista. A publicação trimestral, referente ao meses de janeiro, fevereiro e março, tem como tema principal os esportes praticados na natureza. Estas modalidades, como o montanhismo e a corrida de aventura, têm atraído grande visibilidade e conquistados novos praticantes nos últimos anos, abrindo espaço para os profissionais de Educação Física interessados em atuar próximo ao meio ambiente.

Além disto, a atual edição do CREF2/RS em Revista ainda conta com o perfil de Alexandre Bidart, um dos primeiros profissionais a trabalhar com o surf no Rio Grande do Sul, e reportagens sobre a festa de 15 anos do Conselho, o mercado de trabalho nos cruzeiros marítimos e sobre os cuidados que devem ser tomados durante a atividade física no verão. O CREF2/RS em Revista tem também versão online e pode ser acessado diretamente por aqui. Para quem preferir, a publicação pode ser baixada em PDF ou acessada em tablets e smartphones pelo aplicativo gratuito da plataforma Issuu.




Nova edição CREF2/RS em Revista está disponível para leitura online
28/08/2014
Fonte: CREF2/RS

Nos próximos dias, os profissionais registrados no Conselho e em dia com suas obrigações estatuárias vão receber a nova edição do CREF2/RS em Revista. A publicação trimestral, referente aos meses de julho, agosto e setembro, tem como tema principal a corrida de rua. A atual fenômeno da modalidade, cujo número de adeptos não para de crescer em todo o Brasil, é explicado, na matéria de capa, pela forma como proporciona qualidade de vida de previne problemas de saúde. O importante valor social da atividade física também é abordado.

Além disto, a atual edição do CREF2/RS em Revista, também conta com perfil do treinador de atletismo da Sogipa Leonardo Ribas (CREF 003760-G/RS), entrevistas com o prefeito José Fortunati e com o atleta paralímpico Carlão de Oliveira e reportagem sobre Educação Física Escolar e o PLC 116/2013.

O CREF2/RS em Revista também tem versão online e pode ser acessado diretamente por aqui. Boa leitura!




Todas edições do CREF2/RS em Revista estão disponíveis para leitura online
08/07/2014
Fonte: CREF2/RS

Enquanto que o CREF2/RS em Revista deste mês não chega da gráfica, você pode, a partir de hoje, conferir todas as nossas edições pela Internet. A publicação trimestral do Conselho, enviada para todos os profissionais registrados, pode ser lida na íntegra através da plataforma Issuu, clicando aqui. O download em PDF do CREF2/RS em Revista também pode ser feito pelo mesmo link.

A próxima edição do CREF2/RS em Revista traz matéria de capa sobre o boom das corridas de rua e matéria sobre a votação do PLC 116/2013, entre outros assuntos. Além disto, apresenta entrevistas com o paratleta Carlos Oliveira, com o prefeito de Porto Alegre José Fortunati e com Leonardo Ribas, treinador de atletismo da Sogipa e da Seleção Brasileira. Aguarde!




CREF2/RS é parceiro do Dia do Desafio 2014
13/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta terça-feira, o CREF2/RS participou do lançamento do Dia do Desafio 2014. A cerimônia, que contou com a presença da presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), do 1º vice-presidente e secretário municipal de Esportes de Porto Alegre José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) e do 2º vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), foi realizada no SESC Centro e reuniu demais autoridades e personalidades do esporte em café da manhã.

Promovido simultaneamente em diversos países, o Dia do Desafio tem objetivo de estimular a prática de atividades físicas numa disputa saudável, sempre na última quarta-feira do mês de maio. A proposta é que as pessoas interrompam suas rotinas e pratiquem por, ao menos 15 minutos, qualquer tipo de exercício físico. A ação é organizada em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte e o município que mobilizar mais pessoas vence. Este ano, a capital gaúcha enfrentará Guarulhos pela segunda vez. Em 2012, Porto Alegre mobilizou 46,55% da população, enquanto que a cidade paulista envolveu apenas 31,39% de seus habitantes.

Uma das atividades já programadas para o Dia do do Desafio 2014 em Porto Alegre é a Corrida Noturna, realizada na madrugada do dia 27 para 28 de maio. A largada será no Parque Marinha do Brasil. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas.

O projeto, realizado desde 1997 no Rio Grande do Sul pelo SESC, acontece em parceria com as prefeituras, o Governo do Estado e o CREF2/RS. Além de Porto Alegre, o Dia do Desafio está presente em todos outros 496 municípios gaúchos, com atividades sistemáticas em áreas como saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação.




Sedentarismo é causa de 54% das mortes por infarto
08/05/2014
Fonte: Revista Almanaque em Pauta

O sedentarismo, somado à alimentação não-balanceada, é responsável por 54% do número de mortes por infarto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A falta de exercícios, conforme a OMS, faz parte da vida de 70% da população mundial. O conselheiro do CREF2/RS, Eduardo Merino, salienta que o sedentarismo é a principal causa da incidência de várias doenças. "Como a diabetes, hipertensão arterial, obesidade, infarto no miocárdio, ansiedade e aumento de colesterol, sendo principal fator para a morte súbita", esclarece.

Com a prática de exercícios físicos, Merino destaca que, quando orientados por um profissional, evitam problemas de saúde e ainda promovem uma série de benefícios. "Proporciona uma melhora na circulação sanguínea, composição e postura corporal, na qualidade do sono, autoimagem e autoestima, diminuição do estresse e depressão, entre outros".

Para os que têm dificuldade de incorporar exercícios ao dia a dia, o Conselheiro aconselha que busque atividade que melhor se adaptar e que esteja de acordo com as condições físicas e de ritmo de vida. "Alguns conseguem encaixar uma academia, outros caminhadas ou corridas. Subir e descer alguns degraus de escada", exemplifica. Para sair do sedentarismo, ele afirma que até exercícios cotidianos podem ser considerados. "Atividades como caminhar, cortar grama, lavar o carro podem ser consideradas". Porém, o professor de Educação Física ressalta que a prática precisa ter em torno e 40 a 50 minutos, de três a cinco vezes por semana de exercícios de intensidade moderada.

Foto: Creative Commons




Obesidade infantil aumenta 300%
16/04/2014
Fonte: Fonte: Bem Estar/G1

Prestem atenção nestes números: em 1989, no Brasil, 4,1% dos meninos de 5 a 9 anos foram classificados como obesos, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada pelo IBGE. Os dados da mesma pesquisa, realizada em 2008 e 2009, apontaram que 16,6% dos meninos desta faixa de idade estavam obesos. Estes números registraram, portanto, um aumento de aproximadamente 300% nos índices de obesidade em meninos de 5 a 9 anos no Brasil. Isso mesmo: um aumento de 300%! O mesmo em relação às meninas: a taxa de obesidade aumentou de 2,4% em 1989 para 11,8%  em 2008: quase 5 vezes mais!

Por isso podemos perguntar: o que está acontecendo? Por que as crianças estão mais obesas?

Neste começo de século XXI, o estilo vida de todos, inclusive e principalmente o das crianças, mudou. E não foi pouco. As mulheres entraram para valer no mercado de trabalho. Até ai, tudo certo. Só que o tempo ficou mais curto e muito mais corrido para todos. Consequência: a alimentação também entrou nesta “correria”. Não é  à toa que surgem os “fast-foods” que vieram para resolver o problema da pressa. As prateleiras dos supermercados oferecem também uma gigantesca variedade de alimentos prontos e processados, produzidos para facilitar a vida corrida de todos. Resultado: a alimentação saudável perdeu espaço nas refeições das famílias.

Paralelamente, nas grandes cidades, a violência urbana “confinou” as crianças dentro de casa. Atividades simples como andar de bicicleta, jogar bola na rua, subir em árvores, correr ou brincar ao ar livre tornaram-se raras no dia a dia das crianças. O espaço físico disponível diminuiu. As brincadeiras de “esconde -esconde”, “pega-pega” ou de  pular muros e obstáculos, passaram a ser realizadas com apenas 2 dedos, uma vez que agora acontecem virtualmente nas telas dos tablets, televisores, computadores ou celulares. Resultado: menos atividade física!

Alimentação rápida com menor qualidade e maior carga calórica e atividade física restrita produzem um resultado conhecido de todos: aumento de peso!

Bem, até aí nenhuma novidade. Isso todos sabemos. E mais ainda: sabemos também como fazer para solucionar esta situação. Fácil, não é? Aumentar a atividade física e melhorar a qualidade da nutrição das crianças em casa e na escola. Mas... Se sabemos as causas e temos a solução, vale perguntar: por que a obesidade infantil esta de fato aumentando neste início de século XXI?

A resposta desta pergunta merece uma reflexão interessante. As famílias não estão conseguindo mudar seu estilo de vida. Uma criança obesa em casa é problema de todos. Pais e filhos devem, juntos, alterar seus hábitos de alimentação, de atividade física e de rotina de vida. A criança deve participar ativamente das decisões e sempre que possível ser instigada a sugerir as mudanças que julgar mais relevantes. As escolas também poderiam, de uma forma geral, contribuir e orientar suas cantinas a venderem produtos com boa qualidade nutricional.

Imagem: Creative Commons




Legado da Copa do Mundo é tema de reunião das assessorias de imprensa dos Conselhos
09/01/2014
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Comunicação do CREF2/RS esteve presente na reunião de assessores de comunicação do Fórum dos Conselhos Regulamentados do RS (FOCO) no dia 08/01, com o intuito de discutir o legado da Copa no estado. O evento, que contou com a presença do Conselheiro do CREF2/RS e Secretário Municipal de Esportes de Porto Alegre Edgar Meurer, discutiu a possibilidade de uma fiscalização conjunta em Porto Alegre, nos mesmos moldes da realizada em Santa Maria, ocorrida após 10 meses da tragédia da Boate Kiss. A intenção é dar visibilidade às profissões regulamentadas durante o grande fluxo de turistas e da população. Também ficou definida uma reunião com o Secretário da Copa João Bosco Vaz para debater as possibilidades de eventos simultâneos à Copa.




Código Sanitário é tema de debate na Assembleia Legislativa
09/01/2014
Fonte: CREF2/RS

A proposta de um novo Código Sanitário para o Rio Grande do Sul foi a pauta da reunião ocorrida na Assembleia Legislativa no dia 08/01, com a participação do Conselheiro Lauro Aguiar e da Coordenadora do DEFOR Fernanda Rodrigues, além representantes dos Conselhos da Saúde, Ministério Público e do Centro Estadual de Vigilância Sanitária. O debate ocorreu em torno do estudo de outros códigos vigentes no Brasil, e visa sanar defasagens do código gaúcho, que data de 1974.




CREF2/RS reúne-se com deputado Adilson Troca
17/12/2013
Fonte: CREF2/RS

O Presidente do CREF2/RS Eduardo Merino e os membros da Câmara de Ginástica Laboral Lauro Aguiar (Presidente) e Tony Izaguirre reuniram-se hoje (17/12) na Assembleia Legislativa com o deputado estadual Adilson Troca (PSDB) para analisar a parceria entre o Conselho e o Legislativo, bem como examinar os eventos que foram realizados em conjunto no ano de 2013.

Ficou definido que em janeiro haverá reunião com todos os parceiros da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos para programar as atividades de 2014. Também está projetada a edição de uma cartilha relatando os cinco eventos realizados por meio da parceria CREF2RS/Legislativo em 2013, com a descrição da premiação dos municípios amigos da Educação Física escolar, o lançamento da Frente Parlamentar em favor da Educação Física escolar, o evento O Profissional de Educação Física como Protagonista de Ginástica laboral, a audiência pela reforma do código sanitário e a campanha para doação de órgãos ocorrida na Maratona de Porto Alegre.




CREF2/RS participa do lançamento do Programa de Caminhada e Corrida Orientada da Prefeitura Municipal de Canoas
12/09/2013
Fonte: CREF2/RS

No último domingo, dia 08 de setembro, o Conselho Regional de Educação Física da 2º Região (CREF2/RS) esteve presente no lançamento do Programa de Caminhada e Corrida Orientada da Prefeitura Municipal de Canoas.
O Programa tem como objetivo estimular a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população através da prática da caminhada e/ou corrida orientada. As atividades ocorrerão duas vezes por semana, com uma hora e meia de duração, e serão orientadas por Profissionais de Educação Física Registrados, bem como estagiários da área.
A abertura do evento contou com a presença de autoridades da área do esporte e da saúde do município de Canoas. Na ocasião, foi ministrada palestra sobre treinamento de caminhada e corrida, bem como oferecidos serviços de empréstimo de bicicleta e exame de composição corporal, realizado pelos funcionários da Fiscalização do CREF2/RS. Os interessados no programa podem realizar suas inscrições no Parque Municipal Getúlio Vargas, mediante apresentação de documento de identidade e atestado médico de aptidão para atividades físicas.




III Seminário de Fiscalização Profissional será feito em maio
25/04/2013
Fonte: CREF2/RS

De hoje (25/04) até o dia 14 de maio estão abertas as inscrições para o III Seminário de Fiscalização Profissional, que será realizado na Assembleia Legislativa do RS, no dia 17 de maio. O evento tratará dos temas relacionados à fiscalização realizadas pelas diversas instituições, na busca de integração e otimização de processos, com a definição e atribuição de responsabilidades na rede de documentos, licenças a alvarás necessários para o funcionamento dos diversos estabelecimentos regulados.

O III Seminário contará com palestrantes e convidados na discussão de temas que estão gerando atenção na sociedade, principalmente após a tragédia ocorrida após Santa Maria.

O público será composto principalmente por agentes fiscais dos conselhos das profissões regulamentadas, diretores e conselheiros, vereadores e deputados estaduais, além de autoridades em geral.




Gaúcho fica em 49º na meia maratona de Paris
06/03/2013
Fonte: CREF2/RS

O atleta da Sogipa Gabriel Picarelli chegou em 49º lugar na Meia Maratona de Paris neste domingo, dia 3. Ele foi o sul-americano mais bem colocado, percorrendo os 21 km em 1h13 17. A corrida teve a participação de 30.700 corredores de todo o mundo. Com largada junto ao Château de Vincennes, o clima estava perfeito para a prova: temperatura baixa, sol e pouco vento.

No masculino, a vitória foi do etíope Abebe Negewo – a primeira importante vitória de sua carreira -, com o tempo de 1h01 33, apenas um segundo na frente do segundo e terceiro colocados Daniel Salel, do Quênia, (1h01 34) e Stephen Kiprotich, do Quênia (1h01 34).

Já no feminino, a queniana Pauline Njeri, que havia vencido a prova em 2012, manteve seu título, com o tempo de 1h08 58. Njeri foi seguida pelas compatriotas Gladys Kipsoi (1h09 11) e Monica Jepkoech (1h09 32).

O percurso, que passou por pontos como a Praça da Bastilha, Rue de Rivoli e Hôtel-de-Ville, contou com 5 pontos de hidratação e 35 pontos de animação.

A Meia Maratona de Paris também é utilizada como preparativo para a Maratona de Paris, que acontece em 5 semanas, no dia 07 de abril.




Estudo aponta que é preciso estar ativo o dia inteiro para manter a boa forma
25/02/2013
Fonte: Zero Hora

Você seguiu direitinho as recomendações do médico (e da Organização Mundial de Saúde): 30 minutos de exercício físico por dia, de segunda a sexta. Está satisfeito consigo mesmo, tem saúde garantida, correto? Não completamente.

Um estudo novo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sugere que uma pessoa que se exercita apenas nesses poucos minutos, mas passa o resto do dia sentado ou realizando atividades que não demandam muito movimento, tem as mesmas condições de saúde de alguém que não faz exercício nenhum, mas fica zanzando de um lado para o outro o dia todo.

Até 10 anos atrás, a ciência se fixava somente nos benefícios do tempo do exercício físico — aquele vôlei, futebol, academia, corrida e caminhada, todos esportes de grande intensidade, mas que consomem somente de 5% a 8% do tempo acordado de uma pessoa. O restante da boa forma vem das atividades corriqueiras do dia a dia: cozinhar, passear com o cachorro, se levantar da mesa do trabalho para pegar um cafezinho, caminhar até a padaria para comprar pão etc.

Na última década, países como Austrália, Estados Unidos e Inglaterra têm fixado sua atenção no que as pessoas fazem fora do horário de praticar esportes. No Brasil, há alguns estudos que relatam o tempo que adolescentes ficam na frente do computador, da televisão e do videogame, mas ainda não havia um perfil completo de como as pessoas se movimentam rotineiramente: deslocamentos, lazer, trabalho e estudo.

Em tese de mestrado, Grégore Mielke, pesquisador do comportamento sedentário da UFPel, apresentou um estudo feito com quase 3 mil moradores de Pelotas, mas que pode ser aplicado na população de outras cidades de médio porte. Os resultados são surpreendentes: 10% dos entrevistados passam 12 horas ou mais por dia sentados. E quanto mais velha for a pessoa, menor será o comportamento sedentário.

O próprio conceito de sedentarismo muda:

— É possível que uma pessoa pratique muita atividade física, mas seja sedentária. Se ela ficar sentada na maior parte do tempo, sem se movimentar e só se exercitar meia hora por dia, pode ser considerada sedentária. E isso pode se reverter em uma pior condição de saúde — avalia Mielke.

Sedentarismo, portanto, significa se movimentar pouco durante o dia. E outra coisa, bem diferente, é ser fisicamente ativo. Assim, Mielke dividiu os entrevistados em quatro grupos:

1. Fisicamente ativos e não sedentários
2. Fisicamente ativos e sedentários
3. Fisicamente inativos e não sedentários
4. Fisicamente inativos e sedentários.

Os integrantes dos grupos 2 e 3 teriam os mesmos gastos energéticos durante o dia. Mas antes de cancelar a academia, preste atenção ao que diz Mielke:

— Eu gosto de fazer uma analogia: comer muita fruta ou verdura não anula os efeitos de comer muita gordura. O que eu quero dizer com isso é que os caminhos metabólicos para o gasto energético são diferentes e não se deve abandonar nenhum hábito que seja saudável para o organismo. O problema é que se tomou que 30 minutos de atividade física seriam uma cápsula de saúde e a pessoa não precisaria fazer mais nada. E isso não é verdade.




Câmara de Esportes na Natureza faz sua quarta reunião
21/02/2013
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Atividades Físicas, Aventuras e Esportes na Natureza do CREF2/RS realizou hoje, dia 21, na sede do Conselho, sua quarta reunião. Estiveram presentes representantes da Federação Gaúcha de Montanhismo, Confederação Brasileira de Orientação, corrida de aventuras, PUCRS, Secretaria Estadual de Turismo e Fundergs/SEL.

Segundo o presidente da Câmara, Luis Leandro Grassel, os esportes na natureza e de aventura são uma tendência que está crescendo fortemente no país, e que deve ser trabalhada dentro do marco legal. “Temos que buscar fortalecer nossa infraestrutura, defender a formalidade e focar a segurança de todos os praticantes. Recentemente acompanhei uma equipe francesa na corrida de aventuras, e me impressionou o grau de profissionalismo destes integrantes, o que pode ser um bom parâmetro para os brasileiros”, afirmou. A opinião ganhou respaldo pelo docente da PUCRS, Rodrigo Cavasini. “Países com mais experiência no ramo podem servir como exemplo, mas temos que analisá-los sobre a nossa ótica e características”, defendeu.

O Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, afirmou que uma das bandeiras defendidas com afinco pelo Conselho é a formação e o aprimoramento, mas que há um descompasso entre o mercado e a academia em temas ligados à área no RS. “Dos 45 cursos de Educação Física no estado, apenas 13 têm projeto pedagógico que contemple esportes de aventura e na natureza”, avaliou. Para José Otávio Dornelles, representante da Confederação Brasileira de Orientação, a capacitação profissional, tanto acadêmica como científica, se fazem fundamentais para quem trabalha com esportes na natureza. “E essa capacitação passa pelo registro no Sistema CONFEF/CREF”, ressaltou.




Delegação do CREF2/RS participa do 28º Congresso Mundial da FIEP
18/01/2013
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS esteve presente no 28º Congresso Mundial da FIEP 2013, realizado em Foz do Iguaçu – PR – de 12 a 16 de janeiro de 2013. O Congresso é o maior e mais importante evento da Federação Internacional de Educação Física - FIEP, e é realizado anualmente no mês de janeiro de forma ininterrupta desde o ano de 1986, tendo recebido mais de 55 mil participantes desde a sua primeira edição.

Estiveram presentes na delegação o presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, a Vice-Presidente Carmen Masson, a 1ª Tesoureira Miryam Brauch e o Conselheiro Lauro Aguiar Eles participaram do V Fórum de Educação Física Escolar, IV Seminário Sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica, III Fórum de Coordenadores de Cursos de Educação Física, II Seminário de Atividades Físicas na Atenção à Saúde, VII Seminário de Ética, III Seminário de História da Educação Física e XI Fórum de Educação Física do Mercosul.

A experiência gaúcha em Educação Olímpica realizada na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Erechim) foi um dos temas do IV Seminário Sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica. O projeto foi apresentado pelo coordenador do Curso de Educação Física da URI José Luis Dalla Costa (Nino). Ele explicou que a ação começou a ser desenvolvida na Universidade em março de 2009, por meio do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física (GEPEF) do Curso de Educação Física da URI – Erechim, que é formado por acadêmicos e professores do curso, e coordena as pesquisas em Educação Olímpica na Universidade e as ações provenientes destes estudos.

O objetivo geral do projeto é difundir os valores do esporte entre as crianças de forma a estimular a participação nas aulas de Educação Física e nas escolinhas de formação desportiva oferecidas pela escola no contraturno. Para trazer a experiência da Educação Olímpica na escola, o grupo promoveu eventos como acantonamento olímpico, acampamento em ginásios de esportes, corrida de rua, festival olímpico de minitênis, festival de pandorgas, entre outras atividades. A iniciativa fez ainda com que se fosse aprovado um projeto voltado às escolas públicas de Erechim e da região.