Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CMD de Caxias do Sul realiza VII Fórum Municipal do Esporte e do Lazer
06/03/2020
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul vai realizar, no dia 25 de abril, o VII Fórum Municipal do Esporte e do Lazer. Com o tema "Políticas Públicas do Esporte e do Lazer", a atividade ocorrerá no Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), das 9h às 16h30min, com entrada gratuita para profissionais e acadêmicos do curso de Educação Física. As inscrições podem ser feitas por aqui ou diretamente no local.

Neste ano, a programação do Fórum contará com uma palestra ministrada pelo secretário municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul Gabriel Citton e outra conduzida pela Associação dos Profissionais de Educação Fìsica do Rio Grande do Sul (Apef/RS), intitulada “Políticas Públicas no Desporto". O evento ainda vai ter uma explanação da proposta do Plano Municipal de Esporte e Lazer de Caxias do Sul e apresentação de diferentes eixos temáticos, relacionados ao Paradesporto, Lazer, Esporte e Lazer Comunitário, Esporte Escolar, Esporte de Rendimento, Programas e Projetos, Políticas Públicas e Financiamento.

VII Fórum Municipal do Esporte e do Lazer de Caxias do Sul
Data e horário: 25 de abril, sábado, das 9h às 16h30min
Local: Sindiserv – Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul
Endereço: Rua Carlos Giesen, 1217 – Exposição
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local


CMD Caxias do Sul Caxias do Sul CREF Serra



COF reúne-se com coordenador da Faculdade de Educação Física da UCS de Bento Gonçalves
13/02/2020
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS realizou, na última quarta-feira, dia 5 de fevereiro, mais uma reunião nas quais os seus integrantes elaboraram diretrizes para a Fiscalização do Conselho, propondo ações de orientação no âmbito regional e se manifestaram em relação aos processos de fiscalização.

Estavam presentes Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). Participou como membro convidado o profissional Mauro Silva (CREF 001366-G/RS), coordenador da Faculdade de Educação Física da UCS de Bento Gonçalves e membro do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul (CMD).

A presidente do CMD e conselheira do CREF2/RS Carla Pretto, juntamente com Mauro Silva, realizou uma visita ao secretário estadual de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul João Derly, para tratar sobre o CMD. Já na sexta-feira, dia de 7 fevereiro, Gamboa e Carla foram recebidos pelo secretário de Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Gabriel Citton (CREF 008763-G/RS), quando foram discutidos temas relativos ao exercício profissional e à fiscalização.

Na pauta da reunião da COF, foi tratada a comparação do trabalho da COF com o Planejamento Organizacional de 2020, em que Gamboa explicou quais pontos deverão ser comparados entre os documentos. Também se analisou a elaboração dos projetos Workshop do Exercício Profissional de Educação Física. Também foi debatida a possibilidade de registro das Salas de Atividades de Educação Física (SAF).

Neste momento, a assessora de Fiscalização substituta Denise Candaten (CREF 010750G-RS) apresentou o levantamento de SAF's referentes a outros Estados, relativos ao registro nos seus respectivos Conselhos Regionais. Após análise e debate, a COF decidiu por elaborar uma proposta de resolução para registro de SAF no CREF2/RS. Outro tema debatido foi o Registro de Pessoa Jurídica de Atividade Secundária.

A próxima reunião da COF ficou definida para o dia 12 de fevereiro, às 13h30min, na sede do CREF2/RS.


COF



Conselheira Carla Pretto é eleita presidente do Conselho Municipal de Desporto de Caxias do Sul
09/12/2019
Fonte: CREF2/RS

Em uma reunião plenária realizada no final de novembro, a conselheira do CREF2/RS Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) foi eleita presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul. O órgão, vinculado à Prefeitura Municipal e criado em 1999, tem como função normatizar, deliberar e fiscalizar a área de atividade esportiva da cidade, oferecendo subsídios técnicos e emitindo pareceres sobre o assunto.

A gestão 2019-2021 do CMD conta ainda com o vice-presidente Moroni Lima (CREF 005357-G/RS) e com o secretário-executivo Jorge Dutra. “Por serem dois órgãos de fiscalização, acredito que o Conselho do Desporto e o CREF2/RS poderão atuar de maneira conjunta de diversas formas – massificando a orientação da atuação do profissional de Educação Física na área esportiva, realizando eventos em parceria e fortalecendo as ações de fiscalização”, avalia Carla. Pelos próximos três anos, o CMD também terá como meta a elaboração de um novo Plano Municipal do Desporto, para que contemple políticas públicas no âmbito da iniciação esportiva.

Além deste projeto, Carla adianta outras ações que o CMD implementará daqui para frente, como a realização do prêmio Mérito Esportivo e do Fórum Municipal do Desporto, ambos previstos para ocorrer já em 2020. “A nova gestão irá se basear no cumprimento das legislações desportivas, sugerindo medidas que visem a expansão do desporto do município”, encerra a Presidente.


CMD Caxias do Sul Caxias do Sul CREF Serra



CREF Serra tem horário de atendimento diferenciado nesta semana
02/07/2019
Fonte: CREF2/RS

Em razão de uma reunião do Conselho Municipal do Desporto, o atendimento do CREF Serra terá, excepcionalmente nesta semana, um horário diferenciado de atendimento. O expediente da sede do CREF2/RS em Caxias do Sul vai iniciar amanhã, dia 3 de julho, e encerrará na quinta-feira, dia 4 de julho.

Confira:

Data: 3 de julho, quarta-feira
Horário de atendimento: das 14h às 18h

Data: 4 de julho, quinta-feira
Horário de atendimento: das 9h às 18h

Data: 5 de julho, sexta-feira
Sem atendimento – reunião do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul

CREF Serra – Caxias do Sul
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino


CREF Serra



CREF Serra tem horário de atendimento diferenciado na primeira semana de julho
25/06/2019
Fonte: CREF2/RS

Em razão de uma reunião do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul, o atendimento do CREF Serra terá, excepcionalmente na primeira semana de julho, um horário diferenciado de atendimento. Confira:

Data: 3 de julho, quarta-feira
Horário de atendimento: das 14h às 18h

Data: 4 de julho, quinta-feira
Horário de atendimento: das 9h às 18h

Data: 5 de julho, sexta-feira
Sem atendimento, em razão da reunião Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul no CREF Serra

CREF Serra – Caxias do Sul
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
O agendamento do atendimento pode ser feito neste link


CREF Serra



Conselheira Marcia da Cruz assume Secretaria do Esporte e Lazer de Caxias do Sul
11/01/2017
Fonte: SMEL

A conselheira do CREF2/RS Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS) é a nova secretária municipal do Esporte e do Lazer de Caxias de Sul (SMEL). A cerimônia de posse ocorreu no dia 1º de janeiro e também marcou o início dos trabalhos dos demais integrantes da gestão 2017/2020 da Prefeitura.

Marcia é graduada também em Administração e já foi presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul, de 2014 a 2015. Ela idealizou e coordenou o programa de extensão Inovação Social e Sustentabilidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde ainda atua como professora.

Como salienta Marcia, buscar o crescimento das atividades esportivas no município, visando a prevenção de doenças, deve ser a prioridade da nova gestão da SMEL. “Zelar pelo bem-estar das pessoas e pelo desenvolvimento da comunidade esportiva são assuntos fundamentais, trabalhando sempre com respeito ao próximo. Queremos proporcionar para a população ações esportivas, recreativas, paradesportivas, fomentando o esporte amador e revitalizando os centros esportivos da cidade”, pontuou.

Diversos profissionais de Educação Física acompanham a nova secretária no comando da SMEL, entre eles Paulo Roberto de Cândido Júnior (CREF 022017-G/RS), desenvolvedor de ações em projetos esportivos que trabalham com vulnerabilidade social; Rafael Generosi (CREF 010124-G/RS), mestre em Ciências do Movimento Humano; e Sidnei dos Santos Júnior (CREF 014180-G/RS), especialista em Pesquisa e Ciência do Movimento Humano e Pedagogia do Movimento Humano.


Caxias do Sul Esporte Lazer SMEL



Vereador caxiense pede vistas e adia a criação da Semana Municipal da Educação Física e Esporte
14/07/2016
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais de Educação Física presentes na votação para a criação da Semana Municipal da Educação Física e Esporte saíram frustrados da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul nesta quarta-feira (13). O motivo foi a aprovação do pedido de vistas solicitado pelo vereador Jó Arse (PDT), que adiou a discussão por mais 15 dias. O texto inicial do projeto teve as assinaturas dos vereadores Felipe Gremelmaier (PMDB) e Jaison Barbosa (PDT), junto a do ex-vereador Washington Cerqueira. O substitutivo partiu da iniciativa de Jaison Barbosa (PDT).

Segundo a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), causou surpresa que justamente um ex-secretário dos esportes se oponha ao projeto. “O vereador Jó Arse deveria ter a sensibilidade e perceber que a ação é uma demanda da própria comunidade. Não obstante, acreditamos que o projeto será aprovado em 15 dias”, avaliou. O Conselho Municipal do Desporto (CMD) de Caxias Do Sul esteve representado na Câmara de Vereadores pelos conselheiros Marcia Rohr da Cruz (CREF 007542-G/RS) e Vladimir Flores. “Nas próximas etapas, é fundamental que a população caxiense acompanhe atentamente o projeto e o pedido de vistas do vereador”, alertou Marcia.


CMD de Caxias do Sul



CMD de Caxias do Sul estuda parceria com a BM em projeto de lutas para crianças
07/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Nessa sexta-feira (4), o Conselho Municipal do Desporto (CMD) de Caxias do Sul realizou, na Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, sua reunião ordinária com a presença dos representantes das 15 entidades que compõem o Conselho. Segundo a presidente do CMD e conselheira do CREF2/RS Márcia Rohr (CREF 007542-G/RS), o encontro oportunizou aos integrantes do Conselho apresentarem sugestões de atividades e ações que beneficiem a comunidade caxiense no esporte, paradesporto, lazer e atividades físicas. “Dentre as principais propostas estudadas, destaca-se a criação de um projeto que ofereça às crianças um dia de Judô e de Jiu-jitsu no quartel da Brigada Militar da cidade e a realização de um campeonato municipal destas modalidades de luta”, explicou.

Durante a reunião, também foi articulada a criação de uma Frente Parlamentar de Vereadores, por onde possam tramitar as reivindicações que chegam ao Conselho. O CMD é um órgão colegiado de caráter consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador, representativo da comunidade desportiva de Caxias do Sul. Neste ano, as reuniões ordinárias acontecerão sucessivamente nas entidades que compõem o Conselho.


CMD



CMD de Caxias do Sul, CREF2/RS e representantes de lutas reúnem-se na Serra
16/02/2016
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Municipal do Desporto (CMD) de Caxias do Sul, o CREF2/RS e representantes de várias modalidades de luta da região da Serra reuniram-se no último dia 12. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Desporto e conselheira do CREF2/RS, Márcia Rohr da Cruz (CREF 007542-G/RS), o encontro foi uma resposta à solicitação da comunidade da Região e dos profissionais destes esportes que cobravam maior fiscalização por parte do CREF2/RS e das autoridades locais.

Durante a reunião, a advogada do CREF2/RS Andréia Zucheto Araújo explicou que atualmente o Conselho está impedido de fiscalizar estas modalidades devido à decisão do recurso especial 1.012.692 do STJ, na qual os Ministros entenderam que a orientação das lutas não é exclusividade dos profissionais de Educação Física. Já o presidente da Câmara Técnica de Lutas do CREF/RS, Felipe Gomes Martinez (CREF 003930?G/RS), recordou o início da sua carreira como atleta de judô, e ressaltou a importância da presença do profissional de Educação Física no ambiente das lutas e artes marciais. “Estas modalidades vão além do aprendizado empírico ou da mera atividade física, caracterizando um processo de formação pessoal que envolve ética, hierarquia, disciplina e a construção da cidadania”, assegurou.

Todos os representantes manifestaram o desejo de que se tenha algum tipo de fiscalização na modalidade, e por consenso foi proposto levar ao Sistema CONFEF/CREFs a ideia da organização de cursos de qualificação técnica para atuação nas diferentes modalidades de luta, travando parcerias com Instituições de Ensino Superior. A presidente do Conselho Márcia Rohr da Cruz informou que será realizada uma pesquisa sobre a lei que dá origem às Federações e Confederações das diferentes modalidades de lutas, onde será verificada a quem está atribuída a fiscalização da atuação dos Profissionais. Segundo Márcia, a reunião foi um grande avanço na discussão do tema. “Demos um passo importante na busca do equilíbrio entre as partes envolvidas nestas modalidades”, afirmou.


Lutas



Novos Conselheiros tomam posse nesta sexta-feira
23/10/2015
Fonte: CREF2/RS

A cerimônia de posse dos novos Conselheiros do CREF2/RS foi realizada na manhã de hoje (23), no Hotel Holiday Inn, em Porto Alegre. O evento, que contou com um café da manhã para os presentes, marcou a entrada de 14 membros (dez efetivos e quatro suplentes), eleitos em setembro. O mandato, que inicia em 30 de outubro, é para seis anos e se encerra em 2021.

A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi quem fez o discurso de abertura. Ela frisou que o momento representa o fim e o início de uma nova gestão, mas que o trabalho, que rendeu muitos benefícios aos profissionais registrados e à comunidade em geral, será conduzido da mesma forma, com mudanças para melhor. "É com muito orgulho que temos visto o nosso Conselho crescer dia a dia, com parcerias, conquistas em todas as áreas e a atuação incansável de todos vocês", destacou.

Como frisou Carmen, os novos Conselheiros tomaram posse com o objetivo de defender a Educação Física e de valorizar a profissão em todos os segmentos da sociedade. A ideia é que o CREF2/RS, pelos próximos seis anos, se aproxime ainda mais dos profissionais registrados e consiga desenvolver ações em prol da categoria, sempre de forma ética, moral e legal. "Somente com a união e com o trabalho é que a gente vai conseguir que o Conselho conquiste ainda mais espaços, garantindo que todas as pessoas sejam atendidas por profissionais de Educação Física em todos os locais", encerrou.

Em reunião, os novos Conselheiros irão definir também os novos componentes da Diretoria. Confira abaixo quem são eles:

GIOVANNI BAVARESCO (CREF 001512-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Treinamento Desportivo. Já foi conselheiro do CREF2/RS e atualmente é o diretor da CBrasil, empresa que há 22 anos promove cursos de especialização para professores, estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia.

EDUARDO MERINO (CREF 004493-G/RS): é graduado pela UFRGS e doutor em Ciências do Esporte. Atuou por oito anos como coordenador do curso de Educação Física da ULBRA e foi presidente do CREF2/RS entre 2010 e 2014. Atualmente é professor da UFPel e presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do Conselho.

CARMEN ROSANE MASSON (CREF 001910-G/RS): é graduada em Educação Física pelo IPA e mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos. Foi coordenadora da Secretaria de Esportes de Porto Alegre e da ESEF da Brigada Militar. Atualmente é presidente do CREF2/RS.

ALEXANDRE MOURA GRECO (CREF 004204-G/RS): é graduado pelo IPA e mestre em Reabilitação e Inclusão Social pela mesma instituição e possui MBA em Gestão Estratégicas de Negócios e em Marketing Digital, ambos pela ESPM. Desde 2013, é o coordenador geral das academias do SESC-RS e atua também como professor dos cursos de pós-graduação da Uningá (Santa Maria), HORUS Chapecó, UNISUL (Florianópolis) e da Faculdade da Serra Gaúcha (Caxias do Sul).

ANA MARIA HAAS (CREF 004563-G/RS): é graduada pela Feevale e oficial da Brigada Militar desde 1986. Foi comandante da Escola de Educação Física da Brigada Militar entre 2002 e 2003 e conselheira do CREF2/RS de 2003 a 2005.

SONIA MARIA WAENGERTNER (CREF 007781-G/RS): é graduada pela UFRGS e foi professora da rede estadual de ensino por 25 anos. É representante do CREF2/RS no comitê fundador da Rede OS Porto Alegre e conselheira há seis anos. Na década de 90, foi também diretoria eleita de escola.

ROSA MARIA MARIN PACHECO (CREF 000059-G/RS): é graduada pelo IPA e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte pela PUCRS e em Treinamento Neuromuscular pela UFRGS. Foi presidente da Associação das Academias do Rio Grande do Sul (ACAD/RS) entre 2008 e 2010. É proprietária da academia Espaço Ativo desde 1992.

LEOMAR TESCHE (CREF 000129-G/RS): é graduado pela Feevale e docente do curso de Educação Física da Unijuí há 32 anos. É doutor em Educação pela Unimep (Piracicaba) e pós-doutor pelo Instituto de Ciências dos Esportes da Universidade de Tübingen (Alemanha). Autor de diversos livros sobre a história da Educação Física no Rio Grande do Sul, atualmente coordena o intercâmbio entre a Unijuí, a Universidade Uni-Tubingen e o Instituto Carlos Linneo de Oberá (Argentina).

DÉBORA RIOS GARCIA (CREF 002202-G/RS): é graduada pelo IPA e possui especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e mestrado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. Atualmente é professora do curso de Educação Física da Faculdade Sogipa e da pós-graduação do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS).

ALESSANDRO DE AZAMBUJA GAMBOA (CREF 001534-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Ciências da Saúde (PUCRS) e em Administração e Marketing Esportivo (Universidade Gama Filho). É sócio-diretor da G2 Sports, consultor de academias e coordenador geral de eventos relacionados à Educação Física e à saúde.

Membros suplentes:

FELIPE GOMES MARTINEZ (CREF 003930-G/RS): é graduado pela UFRGS e possui especialização em Psicopedagogia Clínica pela Unilassale. É graduado também em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Judô e integra a Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS.

MARCIA ROHR DA CRUZ (CREF 007542-G/RS): é graduada em Educação Física pela UCS e em Administração pela Unisinos. Possui mestrado e doutorado em Administração pela mesma instituição e é presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul.

CLÁUDIA RAMOS LUCCHESE (CREF 002358-G/RS): é graduada pela UFRGS e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte (UFRGS) e em Ergonomia (UGF). É coordenadora dos programas de Qualidade de Vida no Banrisul e certificada pela International Stress Management Association em gerenciamento do stress no trabalho.

CLERY QUINHONES DE LIMA (CREF 000297-G/RS): é graduado pela UFSM, pós-graduado em Técnicas Desportivas – Handebol, jornalista e mestre em Comunicação Esportiva. Foi conselheiro do CREF2/RS entre 1999 e 2003 e atualmente desempenha a função de delegado adjunto da FIEP-RS e de secretário do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Santa Maria. Edita o jornal mensal Saúde pela Prática e o site www.santamriaolimpiada2016.com.br.


Conselheiros Plenária



III Fórum Municipal do Esporte e Lazer do CMD de Caxias do Sul debate Olimpíadas e políticas públicas
20/10/2015
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Municipal do Desporto (CMD) de Caxias do Sul realizou no dia 17 seu III Fórum Municipal do Esporte e Lazer. O evento, que contou com apoio do CREF2/RS e da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer do município, teve como tema os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 e visou fomentar as práticas desportivas no município, bem como debater com a população as prioridades das políticas públicas no segmento esportivo.

A presidente do CMD, Márcia Rohr da Cruz (CREF 007542 G/RS), destacou a importância da atuação do profissional de Educação Física no município serrano. “Observamos uma mudança de atitude e uma cobrança mais efetiva por parte da população para que o profissional habilitado esteja presente no atendimento, garantindo serviços de qualidade”, assinalou. Quanto à gestão dos esportes, Márcia lembrou que o Fiesporte, projeto da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, dará oportunidade para que projetos esportivos e de lazer bem elaborados sejam desenvolvidos na região. “São R$ 3,3 milhões disponibilizados neste ano”, explicou.

O conselheiro Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), representante do CREF2/RS no evento, reforçou a importância do CMD como um instrumento político da sociedade caxiense e de parceria com o CREF2/RS. “Trabalhando com prioridade nas politicas públicas relacionadas à promoção da saúde e na prevenção das doenças, o CMD é nosso aliado na luta para que a Educação Física nas séries iniciais seja ministrada por profissionais de Educação Física, ou em ações por um modo de vida mais saudável e na luta contra a obesidade e doenças relacionadas ao sedentarismo”, afirmou.

As mesas-redondas contaram com a participação de Alvaro Koslowski (CREF 006163-G/RS), membro do Comitê Olímpico Brasileiro e treinador de Canoagem Velocidade, trazendo questões relativas à preparação para os Jogos Olímpicos, Fernando Silveira, que teorizou sobre captação e projetos para patrocínios esportivos. Já o treinador da seleção paralímpica de basquete em cadeiras de rodas, Tiago Frank (CREF 015592-G/RS), discorreu sobre Políticas Públicas de Esporte e Lazer para Pessoas com Deficiência em Caxias do Sul. Ao final do Fórum, foram abordados os eixos temáticos esporte educacional, comunitário, adaptado e inclusão e esporte de rendimento.


CMD



CMD de Caxias do Sul realiza seu III Fórum Municipal do Esporte e Lazer
25/09/2015
Fonte: CMD

O Conselho Municipal do Desporto (CMD) de Caxias do Sul realizará no dia 17 de outubro o III Fórum Municipal do Esporte e Lazer. O evento ocorrerá das 8h as 12h no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (SINDISERV), localizado na rua Carlos Giesen, 1217, bairro Exposição, Caxias do Sul. A participação é gratuita, mas sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível.

O CMD é um órgão colegiado, presidido pela profissional de Educação Física Márcia Rohr (CREF 007542-G/RS), de caráter consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador, representativo da comunidade desportiva da cidade. Recentemente o CMD elaborou um documento propondo a criação da Semana Municipal da Educação Física em Caxias do Sul. A sugestão é que a data conste no calendário oficial do município e que seja comemorada, anualmente, na primeira semana do mês de setembro, tendo o dia 1º de setembro como a data principal de sua programação, coincidindo com o Dia do Profissional de Educação Física.

III Fórum Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul
Programação
8h: Credenciamento
8h30min: Abertura
9h: Mesa-redonda temática: Olimpíadas Preparação para os Jogos Olímpicos - ministrante: Álvaro Koslowski (CREF 006163-G/RS)
Captação e Projetos para Patrocínios Esportivos - ministrante: Fernando Silveira
Políticas Públicas de Esporte e Lazer para Pessoas com Deficiência em Caxias do Sul - ministrante: Tiago Frank (CREF 015592-G/RS)
11h: Eixos Temáticos - Esporte e Lazer Comunitário/Adaptado, Educacional/Rendimento/Financiamento Público
11h30min: Apresentação e Discussão dos Eixos
12h: Encerramento

Data: 17 de outubro, sábado
Local: Auditório SINDISERV
Endereço: Rua Carlos Giesen, 1217 - Bairro Exposição
Inscrições: Conselho Municipal do Desporto - CMD Fone: (54) 3215 4320 / 3215 4240 / 3221 0873
E-mail: cmd@caxias.rs.gov.br
Inscrições gratuitas. Sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível


Conselho Municipal do Desporto



Conselho e Prefeitura de Caxias do Sul assinam termo de cooperação
23/04/2015
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem (22), representantes da Prefeitura de Caxias do Sul estiveram no CREF2/RS para reunião com a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS). O objetivo do encontro foi firmar termo de cooperação, em que a Secretaria de Esporte de Lazer de Caxias do município se compromete em exigir que todos que atuam na condição de profissional de Educação Física possuam registro junto ao Conselho.

Estiveram presentes na reunião Jó Arse, secretário de Esporte e Lazer de Caxias do Sul; Gabriel Citton (CREF 008763-G/RS), membro do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul; Kalil Sehbe, ex-secretário estadual de Esporte e Lazer; e Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação. Como salientou Arse, o termo de cooperação, além de aproximar a administração do município e Conselho, é também forma de garantir a qualidade dos serviços prestados pela Secretaria de Esporte de Lazer. "O grande ganho é a qualificação, em todos os projetos que desenvolvemos", afirmou.




Troféu Mérito Esportivo premia destaques de 2014 em Caxias do Sul
18/12/2014
Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL) e do Conselho Municipal do Desporto (CMD), realizou na segunda-feira (15) a entrega do Troféu Mérito Esportivo 2014. A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve presente na cerimônia, que teve como objetivo homenagear personalidades e entidades esportivas caxienses que se destacaram durante o ano.

Para Jó Arse, secretário municipal do Esporte de Lazer, a cidade pode ser intitulada a capital estadual do esporte. "Se somados os resultados dos JIRGS 2014, Caxias do Sul seria a grande campeã. Isso é a comprovação de todo trabalho realizado e dedicação dos profissionais que são disseminadores do esporte caxiense".

A premiação, com troféus e certificados, foi entregue em sete categorias: Educacional, Especial, Base, Rendimento, Técnico, Comunitário e Administrativo. A escolha foi feita a partir de indicação dos nomes pelos representantes das entidades que compõem o CMD. A lista completa com os vencedores pode ser acessada aqui.

Foto: Morgana Perini/Prefeitura de Caxias do Sul




CREF Serra celebra dois anos com coquetel e presença de autoridades e profissionais
21/08/2014
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o aniversário do CREF Serra, o Conselho realizou na noite de ontem (20) coquetel festivo para marcar a data. Primeiro Posto de Atendimento Avançado fora da capital, o CREF Serra foi inaugurado oficialmente em 20 de agosto de 2012 e completou dois anos de atividades e de serviços prestados aos profissionais de Educação Física de Caxias do Sul e região.

O evento, aberto ao público, contou com a presença de diversas autoridades, conselheiros e profissionais registrados. O vereador Zoraido Silva representou a Câmara Municipal de Caxias do Sul e falou sobre o grande valor que o CREF Serra tem para a cidade. Para ele, a presença do órgão fiscalizador é importante porque auxilia na regulamentação da profissão e no cumprimento da Lei. "Na rede municipal de Caxias, já temos professores habilitados pelo CREF2/RS. Mas a proximidade com o Conselho, através do CREF Serra, é suporte fundamental para que possamos trabalhar lado e lado de forma ainda melhor".

Em um segundo momento, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) apresentou para os presentes vídeo institucional sobre as atribuições e funções do CREF2/RS e relatou algumas das principais conquistas do Conselho nos últimos anos, como a defesa e a garantia do profissional registrado em todos os concursos públicos de Educação Física realizados pelo Estado. "Além disto, a política do CREF2/RS é a da aproximação. Nós queremos os nossos profissionais se sintam em casa no CREF Serra", completou a Presidente. Em conversa posterior, Vanessa Lyra, coordenadora do curso de Educação Física da UCS Bento, e Gislaine Sacchet, representante da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), reforçaram como é importante o Conselho estar perto quem mora no interior.

O vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), conselheiro federal e presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, também falou para os presentes. O autor da Lei Municipal 11.585, que torna obrigatória a formação em curso superior de Licenciatura em Educação Física para a docência da disciplina nas escolas de Ensino Fundamental, compartilhou a experiência do projeto pioneiro entre as capitais brasileiras e ressaltou a conscientização da importância do profissional de Educação Física habilitado. "No Rio Grande do Sul, temos hoje uma profissão reconhecida e valorizada pela sociedade. O Conselho se preocupa com os profissionais e o CREF Serra, uma marca importante do CREF2/RS, é uma das provas disto", salientou.

Gabriel Citton (CREF 008763-G/RS ), membro do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul, as conselheiras Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Eneida Feix (CREF 002116-G/RS), Sidnei dos Santos Jr., representando a Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul, também prestigiaram o evento.

Veja a galeria de fotos do evento aqui.




Conselho Municipal do Desporto (CMD) de Caxias do Sul toma posse
18/07/2013
Fonte: CMD

Formado por 14 titulares e 14 suplentes, o Conselho Municipal do Desporto (CMD) de Caxias do Sul tomou posse nesta segunda-feira (15/08) para um novo mandato de dois anos. Trata-se de um órgão colegiado de caráter consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador, representativo da comunidade desportiva da cidade.

As principais atribuições são oferecer subsídios técnicos para a criação do plano municipal do desporto; estabelecer regime de mútua colaboração entre órgãos públicos, federações, ligas e entidades estaduais e federais; estudar e sugerir medidas que visem à expansão e ao aperfeiçoamento do desporto no âmbito municipal, entre outras.

Criado no governo Pepe Vargas, entre as conquistas mais importantes do CMD estão o apoio à formação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e do Fundo Municipal de Esporte e Lazer (Fundel). Mais recentemente, o organismo estabeleceu o Mérito Esportivo, para premiar pessoas e entidades que se destacam nas áreas de esporte e educação, além de colaborar em várias ações da Smel.

O conselheiro João Carlos Mariani, representante das Entidades de Deficientes Físicos e Sensoriais, foi eleito presidente, e Muray Lizott, dos Clubes Esportivos, Recreativos e Sociais, vice-presidente. Gabriel Citton era o dirigente da entidade.

A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo, e o prefeito Alceu Barbosa Velho destacou a importância dessa organização:

— Este conselho é atuante e dá uma diretriz definitiva e indispensável para a Smel.




CREF Serra faz reunião conjunta com CMD de Caxias do Sul
03/10/2012
Fonte: CREF2/RS

O posto de atendimento avançado do CREF2/RS na Serra sediou, no dia 02 de outubro, uma reunião entre membros do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul (CMD) e integrantes CREF2/RS. O objetivo foi informar o plano de ação proposto para o CREF Serra e aproximar as ações das entidades.

Na ocasião, foram esclarecidas dúvidas sobre questões jurídicas e administrativas referentes ao Conselho Regional de Educação Física. Também foram apresentados dados comparativos das orientações e fiscalizações realizadas no período 2011/2012 e anunciado um reforço nas atividades do Posto com a contratação de um novo fiscal a partir de 2013.

Durante a reunião o presidente do CMD, Gabriel Citton, solicitou uma parceria entre as entidades para orientar atividades físicas realizadas no município, citando como exemplo os campeonatos organizados pelo SESC e SESI.