Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Interiorizasul cancela atendimento em Camaquã
31/03/2020
Fonte: CREF2/RS

Atendendo às medidas de prevenção contra a disseminação do coronavírus (COVID-19), o atendimento do projeto Interiorizasul em Camaquã, previsto para ocorrer no dia 14 de abril, foi cancelado. Uma nova data para a cidade será anunciada assim que possível.


Interiorizasul Camaquã



Interiorizasul 2019 estreia visitando Camaquã em março
14/02/2019
Fonte: CREF2/RS

A equipe do CREF2/RS já está pronta para dar a largada, no dia 12 de março, ao Projeto Interiorizasul 2019, que terá como sua primeira visita o município de Camaquã. A sede volante do CREF2/RS volta à estrada para oferecer novamente aos profissionais do interior do estado os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também efetuar novos registros.

Todos os interessados têm até o dia 10 de março para fazer o agendamento destes e de outros serviços também disponibilizados nas visitas do Interiorizasul.

Interiorizasul Camaquã
Data e horário: 12 de março, terça-feira, das 10h30min às 12h e das 13h30min às 16h
Local: FUNDASUL – Sala dos Professores
Endereço: Av. Cônego Luiz Walter Hanquet, 151 – Bairro Jardim


Interiorizasul 2019



DEFOR fecha uma academia irregular em Dom Feliciano
03/12/2018
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 11 e 17 de novembro, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram seis visitas de fiscalização no interior do Estado, que resultaram o fechamento de uma academia irregular no município de Dom Feliciano. O estabelecimento não possuía registro e não contava com um profissional devidamente habilitado ministrando as atividades no local no momento da visita.

No mesmo período, também foram atendidas quatro denúncias, com dois estabelecimentos autuados. Uma academia não possuía registro da empresa, outra funcionava sem um profissional responsável no local e uma terceira permitia o exercício ilegal da profissão e a presença de estagiários sem o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) assinado.

Os agentes fiscais ainda autuaram duas pessoas, uma por exercício ilegal da profissão e um Responsável Técnico por descumprir as suas obrigações e o Código de Ética. Além de Dom Feliciano, os municípios visitados no interior foram Caxias do Sul, Tapes, Camaquã e Cristal. Qualquer denúncia de irregularidade pode ser encaminhada ao DEFOR pelo formulário disponível neste link.


Fiscalização



Interiorizasul visita Camaquã na próxima semana
17/09/2018
Fonte: CREF2/RS

O Interiorizasul, projeto com o qual o CREF2/RS realiza atendimentos em cidades fora de Porto Alegre, irá atender em Camaquã, na próxima semana. Na terça-feira, dia 25 de setembro, a equipe do Conselho vai ficar à disposição dos profissionais que atuam nesta cidade e nas suas proximidades para oferecer os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades – e também para efetuar novos registros.

Todos os profissionais podem fazer até domingo, dia 23 de setembro, o agendamento destes e de outros serviços disponibilizados pelo Interiorizasul. Além de ser uma forma de aproveitar melhor o tempo de quem procura o CREF2/RS, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e também informa previamente os documentos necessários para cada um dos procedimentos. Diretamente no local, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Até o final do deste ano, o Interiorizasul ainda passará por Bagé, Pelotas, Torres, Capão da Canoa, Erechim, Carazinho, Lajeado, Santa Maria, Taquara e Caxias do Sul. Mais informações neste link.

Interiorizasul Camaquã
Data e horário: 25 de setembro, terça-feira, das 13h às 17h
Local: Fundasul
Endereço: Avenida Cônego Luiz Walter Hanquet, 151 – Jardim


Interiorizasul



Interiorizasul atende em Camaquã no final de setembro
04/09/2018
Fonte: CREF2/RS

O Interiorizasul, projeto com o qual o CREF2/RS realiza atendimentos em cidades fora de Porto Alegre, atenderá em Camaquã, no dia 25 de setembro. A equipe do Conselho vai ficar à disposição dos profissionais que atuam neste município e nas suas proximidades para oferecer os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades – e também para efetuar novos registros.

Todos os profissionais podem fazer até o dia 23 de setembro o agendamento destes e de outros serviços também disponíveis. Além de ser uma forma de aproveitar melhor o tempo de quem procura o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e também informa previamente os documentos necessários para cada um dos procedimentos. Diretamente nos locais, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Programa-se! Até o final do deste ano, o Interiorizasul ainda passará por Bagé, Pelotas, Torres, Capão da Canoa, Erechim, Carazinho, Lajeado, Santa Maria, Taquara e Caxias do Sul.

Interiorizasul Camaquã
Data e horário: 25 de setembro, terça-feira, das 13h às 17h
Local: Fundasul
Endereço: Av. Cônego Luiz Walter Hanquet, 151
Agendamento disponível até o dia 23 de setembro. Clique aqui.


Interiorizasul



Interiorizasul atende em Novo Hamburgo no início de setembro
14/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O Interiorizasul, projeto com o qual o CREF2/RS realiza atendimentos em cidades fora de Porto Alegre, estará atendendo em Novo Hamburgo, no dia 4 de setembro. A equipe do Conselho vai ficar à disposição dos profissionais que atuam neste município da Região Metropolitana e nas suas proximidades para oferecer os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades – e também para efetuar novos registros.

Todos os profissionais podem fazer até o dia 2 de setembro o agendamento destes e de outros serviços também disponíveis. Além de ser uma forma de aproveitar melhor o tempo de quem procura o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e também informa previamente os documentos necessários para cada um dos procedimentos. Diretamente nos locais, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Programa-se! Até o final do deste ano, o Interiorizasul ainda passará por Camaquã, Bagé, Pelotas, Torres, Capão da Canoa, Erechim, Carazinho, Lajeado, Santa Maria, Taquara e Caxias do Sul.

Interiorizasul Novo Hamburgo
Data e horário: 4 de setembro, terça-feira, das 10h30 às 12h30 e das 14h às 16h30
Local: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Endereço: Rua David Canabarro, 20 – Bairro Centro
Agendamento disponível até o dia 2 de setembro. Clique aqui


Interiorizasul Novo Hamburgo



Interiorizasul visita Santa Rosa e Santo Ângelo na próxima semana
02/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Com o projeto Interiorizasul, o CREF2/RS estará atendendo em Santa Rosa, no dia 7 de agosto; e em Santo Ângelo, no dia 8 de agosto. A equipe do Conselho vai ficar à disposição dos profissionais que atuam nestas cidades, na próxima semana, para oferecer os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também para efetuar novos registros.

Todos os atendimentos não agendados serão feitos por ordem de chegada. A agenda completa do Interiorizasul, que até o final do ano ainda passará por Novo Hamburgo, Camaquã, Bagé, Pelotas, Torres, Capão da Canoa, Erechim, Carazinho, Lajeado, Santa Maria, Taquara e Caxias do Sul, está disponível aqui.

Interiorizasul Santa Rosa
Data e horário: 7 de agosto, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Local: UNIJUI Campus Santa Rosa - Sala B105 - Mini Auditório
Endereço: RS 344, Km 39 – Alto da Timbaúva

Interiorizasul Santo Ângelo
Data e horário: 8 de agosto, quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
Local: URI Santo Ângelo – Prédio 18
Endereço: Rua Universidade das Missões, 464


Interiorizasul Santa Rosa Santo Ângelo



CREF2/RS fecha duas academias irregulares no final de maio
25/06/2018
Fonte: CREF2/RS

Os agentes fiscais do CREF2/RS, durante o período de 20 a 26 de maio, fecharam duas academias nas cidades de Bento Gonçalves e Canoas por não apresentarem nenhum profissional para assumir as atividades. Também foram autuadas oito academias nas mais diferentes cidades do estado. Entre as infrações cometidas, cinco empresas funcionavam sem registro, quatro estavam sem profissional presente no momento da visita e três permitiam a atuação de leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, além de uma academia flagrada permitindo estudantes como estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio.

Foram realizadas 32 visitas de fiscalização na semana, com quatro denúncias totalmente atendidas. Os agentes autuaram sete pessoas por alguma infração, sendo quatro leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, um profissional atuando fora da área de formação e infringindo o Código de Ética Profissional, um diplomado atuando sem registro profissional, um Responsável Técnico descumprindo obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional e outro diplomado atuando sem registro profissional.

Os fiscais visitaram os municípios de Campo Bom, Camaquã, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Porto Alegre e Canoas. Você pode colaborar com o trabalho da Fiscalização e encaminhar a sua denúncia ao CREF2/RS, preenchendo o formulário disponível neste link.


DEFOR



DEFOR fecha seis academias irregulares em 14 dias
15/05/2018
Fonte: CREF2/RS

Na última semana de março, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram 95 visitas de fiscalização na semana, atendendo totalmente 20 denúncias, com 17 estabelecimentos autuados por uma ou mais infrações. Deste total, nove deles não possuíam registro da empresa, seis funcionavam sem profissional presente no momento da visita e outros três permitiam a atuação de leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio. Uma academia descumpria o Termo de Cooperação firmado com o Conselho.

Os fiscais também autuaram 12 pessoas por alguma infração, sendo três leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, um profissional atuando fora da área de formação e infringindo o Código de Ética Profissional, além de quatro responsáveis Técnicos descumprindo obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional, além de três diplomados atuando sem registro profissional. Também foi flagrado um profissional atuando com seu registro baixado/suspenso. Os municípios visitados durante o período foram Porto Alegre, Camaquã, Guaporé, São Jorge, Paraí, Alegrete, Quarai e Santana do Livramento.

Na semana posterior, de 29 de março a 5 de maio, houve 36 visitas de fiscalização e seis academias foram fechadas nas cidades de Porto Alegre, Pelotas e Gravataí, todas por não apresentarem nenhum profissional para assumir as atividades. Para retornarem a funcionar normalmente, os proprietários deverão regularizar sua situação perante o CREF2/RS. Além destes flagrantes, 20 denúncias foram totalmente atendidas, 18 estabelecimentos autuados por uma ou mais infrações, sendo que 10 não possuíam registro da empresa, nove funcionavam sem profissional presente no momento da visita, seis atuavam sem profissional, três permitiam leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio e uma academia descumpria Termo de Cooperação firmado com o Conselho.

O DEFOR autuou sete pessoas por alguma infração, sendo três leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, um profissional atuando fora da área de formação e infringindo o Código de Ética Profissional, dois Responsáveis Técnicos descumprindo obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional e um diplomado atuando sem registro profissional. As cidades visitadas foram Pelotas, Porto Alegre, Picada Café, Presidente Lucena, Santa Maria Do Herval e Gravataí. Qualquer denúncia de irregularidade pode ser encaminhada ao DEFOR pelo formulário disponível neste link.


DEFOR



Interiorizasul visita Cruz Alta na próxima semana
07/05/2018
Fonte: CREF2/RS

Com o projeto Interiorizasul, que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre, o CREF2/RS vai estar em Cruz Alta, no dias 15 e 16 de maio, oferecendo os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e para efetuar novos registros.

O agendamento do atendimento pode ser feito de maneira online, até a próxima quarta-feira, dia 9 de abril, diretamente neste link. Nos dois locais, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Depois de Cruz Alta, o CREF2/RS ainda irá atender em Montenegro, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Rio Grande, Pelotas, São Gabriel, Alegrete, Cachoeira do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Camaquã, Bagé, Torres, Capão da Canoa, Erechim, Carazinho, Lajeado, Santa Maria e Taquara. A agenda completa do Interiorizasul, com datas e locais definidos até o final do ano, estão disponíveis aqui.

Interiorizasul Cruz Alta
Datas e horários: 15 de maio, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h; e 16 de maio, quarta-feira, das 9h às 11h30
Local: Ginásio Municipal de Cruz Alta – Sala de Reuniões
Endereço: Rua General Osório, 999
Agendamento disponível até o dia 9 de maio


Interiorizasul Cruz Alta



Fiscalização do CREF2/RS fecha seis academias e faz 95 autuações na segunda quinzena de novembro
06/12/2017
Fonte: CREF2/RS

Nas duas últimas semanas de novembro, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fecharam seis academias, nas cidades de Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Canoas, Tapes e Sarandi. Os estabelecimentos tiveram suas atividades suspensas por não possuírem registro e por não apresentarem um profissional habilitado no momento da visita. Elas precisarão regularizar a sua situação antes de voltar a atender o público.

Ao total, foram realizadas 152 visitas e atendidas 23 denúncias neste período, Outras 53 empresas foram autuadas, sendo 21 por não terem registro, 22 por não contarem com um profissional ministrando as atividades no local e 26 por estarem permitindo o exercício ilegal da profissão. Mais três academias foram notificadas por estarem descumprindo o Termo de Cooperação previamente assinado com o CREF2/RS.

Entre os dias 12 e 25 de novembro, os fiscais do CREF2/RS também autuaram 42 pessoas por algum tipo de infração, sendo 25 por exercício ilegal da profissão, sete por estarem fora da área de atuação (Licenciados atuando como Bacharéis), cinco RT’s descumprindo as obrigações inerentes ao cargo e cinco diplomados por estarem trabalhando sem registro. Seis Processos Administrativos de Fiscalização (PAD FIS) foram abertos para empresas reincidentes em infrações gravíssimas e 16 notificações ainda foram emitidas para empresas e pessoas que não se regularizaram após o vencido o prazo estabelecido pelo DEFOR.

Os demais municípios visitados durante a segunda quinzena de novembro foram: Porto Alegre, Charqueadas, Veranópolis, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Sapucaia do Sul, Esteio, Mariana Pimentel, Amaral Ferrador, Camaquã, Montenegro, Pareci Novo, Capela de Santana, São Sebastião do Caí, Ronda Alta, Novo Xingu, São José das Missões, São Pedro das Missões, Rondinha, Erechim, Ipiranga do Sul, Estação, Erebango, Getúlio Vargas, Pelotas, Cerrito e Pedro Osório. Qualquer denúncia de irregularidade pode ser encaminhada ao DEFOR pelo formulário disponível neste link.


Fiscalização DEFOR



DEFOR fecha duas academias irregulares na primeira semana de agosto
15/08/2017
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, entre os dias 30 de julho e 5 de agosto, autuou 18 estabelecimentos e 20 pessoas por algum tipo de infração, em todo o Estado. Entre as empresas notificadas, oito não possuíam registro, 11 não contavam com um profissional habilitado no momento da visita e 13 estavam permitindo o exercício ilegal da profissão. Duas academias – uma em Pelotas e outra em Turuçu – funcionavam de maneira totalmente irregular e tiveram as suas atividades suspensas. Elas precisarão regularizar a sua situação antes de voltar a atender o público.

Os agentes fiscais, durante a primeira semana de agosto, notificaram 11 pessoas por exercício ilegal da profissão, dois diplomados por não possuírem registro, quatro profissionais que atuavam fora da área (Licenciados como Bachareis) e três RTs que estavam descumprindo as obrigações inerentes ao cargo, estabelecidas pelo Código de Ética dos Profissionais de Educação Física. Além disto, sete Processos Administrativos de Fiscalização (PAD FIS) foram abertos, relacionados a casos de empresas ou pessoas flagradas em reincidência de infrações gravíssimas.

Neste período, a Fiscalização ainda emitiu 13 notificações para empresas e pessoas que não regularizaram a sua situação após o prazo inicialmente estipulado. Fora Pelotas e Turuçu, o Conselho também esteve visitando academias em Porto Alegre, Caxias do Sul, Alto Feliz, Canguçu e Camaquã. Você pode encaminhar a sua denúncia ao DEFOR preenchendo o formulário disponível nesta página.


Fiscalização DEFOR



DEFOR autua 17 estabelecimentos e fecha uma academia na quarta semana de novembro
30/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) do CREF2/RS realizou, na quarta semana de novembro, 35 visitas e fechou uma academia em Santa Maria por não apresentar profissional para assumir as atividades. Pela reincidência na infração gravíssima será aberto Processo Administrativo de Fiscalização.

Ao todo, 25 denúncias foram totalmente atendidas e 17 estabelecimentos autuados por algum tipo de infração, sendo constatados seis estabelecimentos sem registro. Foram autuadas 16 pessoas, sendo quatro delas por exercício ilegal da profissão ou estagiário sem o Termo de Compromisso de Estágio – TCE. Quatro graduados foram flagrados atuando sem registro profissional, além de oito profissionais descumprindo o Código de Ética Profissional.

As cidades visitadas foram Caxias do Sul, Alto Feliz, Guaíba, Barão do Triunfo, Camaquã, Tapes, Bagé, Pinheiro Machado, Dom Pedrito, Santa Maria, São Sepé, São Pedro do Sul, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Viamão e Porto Alegre.


DEFOR



DEFOR fecha quatro academias na última semana de junho
07/07/2016
Fonte: CREF2/RS

Na última semana de junho (27/06 a 1º/07), os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS visitaram 23 municípios e fecharam quatro academias em suas diligências. Os estabelecimentos estavam localizados em Montenegro, São Sebastião do Caí, Pedro Osório e Lagoa Vermelha. As empresas tiveram suas atividades suspensas por não possuírem profissional habilitado para orientar as atividades. Foram autuadas 17 pessoas, sendo sete por exercício ilegal da profissão ou estagiário sem o Termo de Compromisso de Estágio - TCE, além de seis Responsáveis Técnicos autuados por estarem descumprindo as atividades inerentes à função

Neste final do mês, 26 justificativas de empresas e pessoas autuadas foram recebidas e protocoladas pelo DEFOR. Deu-se encaminhamento a 19 processos éticos por profissionais que estavam atuando fora de sua área de formação e não se regularizaram. Estes profissionais terão de responder diretamente à Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS. E, por não possuírem registro no Conselho, 10 estabelecimentos foram autuados

Os municípios visitados pelo DEFOR foram Vacaria, Lagoa Vermelha, Santo Expedito do Sul, Barracão, Pinhal da Serra, Capão Bonito do Sul, Tupanci do Sul, São João da Urtiga, Tapes, Guaíba, Camaquã, São Jerônimo, Montenegro, São Sebastião do Caí, Feliz, Harmonia, Tupandi, Porto Alegre, Lindolfo Collor, Ivoti, Arroio Grande, Pedro Osório e Pelotas.


DEFOR



DEFOR fecha três academias na primeira semana de junho
09/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Na primeira semana de junho (30/05 a 04/06), os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fecharam duas academias em Viamão e uma em Caxias do Sul. No dia 4, os fiscais também visitaram um evento sobre fisiculturismo em Santa Maria e outro em Camaquã. Ambos estavam corretamente ministrados por profissionais de Educação Física registrados.

Ao todo, foram autuados 38 estabelecimentos por uma ou mais infrações, sendo sete PJ sem registro. Foram autuadas 26 pessoas, sendo 15 por exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio.

AS cidades visitadas foram Caxias do Sul, São Marcos, Santa Maria, Charqueadas, Guaíba, Barra do Ribeiro, Canoas, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, Camaquã, Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Viamão, São Leopoldo, Portão, Campo Bom, Novo Hamburgo e Glorinha.


DEFOR



Fiscalização fecha oito academias irregulares na segunda semana de abril
22/04/2016
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fechou mais oito academias que funcionavam de maneira irregular no interior do Estado. As ações, realizadas entre os dias 11 e 15 de abril, interditou os estabelecimentos em Garibaldi, Pinto Bandeira, Vicente Dutra, Seberi, Sarandi, Pinheirinho do Vale, Encruzilhada do Sul e Camaquã por não possuírem um profissional habilitado durante o seu funcionamento. Seis destas academias não possuíam registro no Conselho e algumas delas ainda permitiam o exercício ilegal da profissão.

Os agentes fiscais do Conselho também estiveram em cidades como Carlos Barbosa, Barra do Ribeiro, Dom Feliciano, Charqueadas, Rodeio Bonito, Frederico Westphalen, Carazinho, Não-Me-Toque, Sapucaia do Sul e Canoas. Neste período, o DEFOR atendeu 32 denúncias e dez pessoas foram autuadas por exercício ilegal da profissão ou por não possuir termo de estágio.

Números de 11 a 15 de abril:

Denúncias atendidas: 32
Exercício ilegal da profissão e estagiários sem termo de estágio: 10
Profissionais fora da área de atuação: 4


Fiscalização



CREF2/RS participa do anúncio oficial do Comitê de Revezamento da Tocha Olímpica
30/03/2016
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve presente no dia 29, no Palácio Piratini, onde assistiu ao anúncio oficial do Comitê de Revezamento da Tocha Olímpica no Rio Grande do Sul. A cerimônia contou com a presença do governador do estado José Ivo Sartori, do diretor de operações da Rio 2016, Marco Aurélio Vieira, do secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, prefeitos e representantes do Ministério do Esporte, além de dezenas de atletas.

A Tocha Olímpica chega ao Rio Grande do Sul no dia 3 de julho e permanece até o dia 9. O símbolo máximo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos passará por 28 municípios gaúchos. As cidades de Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul, Porto Alegre e Passo Fundo são as chamadas “Cidades de Celebração”, onde a chama vai pernoitar, após eventos turísticos locais.

O circuito oficial do deslocamento passará por Erechim, Passo Fundo, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.


Olimpíadas 2016



Fiscalização fecha academia em Minas do Leão e autua nove por exercício ilegal da profissão
23/03/2016
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fechou mais uma academia, desta vez em Minas do Leão. A ação, realizada entre os dias 29 de fevereiro e 11 de março, interditou o estabelecimento por não possuir registro no Conselho e um profissional habilitado orientando as atividades durante a visita. Para voltar a funcionar, a empresa terá que, primeiramente, regularizar a sua situação.

Os agentes fiscais do Conselho também estiveram, neste período, em cidades como Erechim, Marcelino Ramos, Antônio Prado, Flores da Cunha, Farroupilha, Porto Alegre, Caçapava do Sul, Minas do Camaquã, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Dois Irmãos e Estância Velha. Foram atendidas 47 denúncias e, em consequência disto, outros 27 estabelecimentos acabaram sendo autuados por algum tipo de irregularidade.

Entre estes dias, nove pessoas também foram autuadas por exercício ilegal da profissão e dois profissionais por estarem atuando fora da sua área de formação – licenciados como instrutores de academia. Além disto, foram abertos 18 novos Processos Administrativos de Fiscalização, em virtude de irregularidades identificadas anteriormente e não sanadas até o momento ou de reincidências em infrações graves ou gravíssimas.

Números de 29 de fevereiro a 11 de março:

Academias vistadas em situação regular: 32
Denúncias atendidas: 47

Academias irregulares e autuadas: 28
Pessoa Jurídica sem registro no CREF2/RS: 10
Sem profissional de Educação Física presente no momento: 7

Exercício ilegal da profissão e estagiários sem termo de estágio: 9
Profissionais fora da área de atuação: 2
Processos Administrativos de Fiscalização abertos: 18


Fiscalização



CREF2/RS presente no anúncio do roteiro da tocha olímpica no Estado
03/11/2015
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), esteve presente no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini no dia 29, ocasião em que foi anunciado o trajeto pelo qual a tocha olímpica percorrerá o Rio Grande do Sul em 2016. O revezamento passará por mais de 20 cidades gaúchas. A cerimônia contou com a presença do ministro do Esporte, George Hilton, do governador do Estado, José Ivo Sartori, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, além de dezenas de atletas e dirigentes esportivos.

Em seu discurso, o ministro George Hilton afirmou que o grande legado das Olimpíadas para o Brasil será consolidar a prática de esportes, gerando saúde pública e propondo inclusão social. “Além dos jogos, estamos preparando a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que conterá a obrigatoriedade da Educação Física em todos os níveis escolares”, declarou.

Segundo a presidente do CREF2/RS, a tocha olímpica, além da importância simbólica para os desportistas, mobilizará as comunidades por onde passar. “Este tipo de comprometimento tem o poder de agregar os brasileiros e deixar grandes legados”. Carmen também comemorou a fala do ministro relativa à Educação Física escolar. “Esta é uma bandeira de luta do Conselho e achamos uma sinalização positiva. Oxalá ele consiga implementar este programa".

Acesa em Olímpia, onde os Jogos surgiram na Grécia antiga, a tocha passará por vários lugares do mundo até chegar ao Rio de Janeiro em 5 de agosto de 2016, no estádio do Maracanã. No Rio Grande do Sul ela chega em julho, cerca de um mês antes do início dos Jogos. A chama passará por Erechim, Passo Fundo, Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas (a confirmar), Esteio (a confirmar), Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Canela, Gramado, Caxias, Bento Gonçalves e Torres. No total, 330 cidades brasileiras receberão a tocha.


Olimpíadas 2016



Fiscalização fecha duas academias no interior no Estado
22/07/2015
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 13 e 17 de julho, as ações de fiscalização do CREF2/RS, realizadas pelo interior do Estado, fecharam duas academias por não possuírem certificado de registro e profissional de Educação Física habilitado orientando as atividades no local. De acordo com Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR), para retornarem a funcionar normalmente, estes estabelecimentos deverão regularizar a sua situação junto ao Conselho.

O andamento destes casos foi dado internamente. São Vicente, Santiago, Cacequi, Alegrete, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Pelotas, Capão do Leão, Arroio Grande, Dom Feliciano, Camaquã, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Charqueadas foram as cidades visitadas pelo DEFOR na última semana.


Fiscalização



Interiorizasul vai a Rio Grande e Camaquã na semana que vem
13/10/2014
Fonte: CREF2/RS

Para estar perto dos profissionais do interior do Estado, o CREF2/RS executa o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Na próxima semana, o Conselho estará em Rio Grande e Camaquã, para oferecer aos profissionais de Educação Física dos municípios e da região os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder informações em geral sobre o trabalho realizado pelo CREF2/RS.

Para maior comodidade, o atendimento pode ser agendado previamente aqui.

Interiorizasul Rio Grande
Data: 21/10 (terça-feira)
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: SMTEL – Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer
Endereço: Avenida Buarque de Macedo, s/nº (antiga Estação Férrea)

Interiorizasul Camaquã
Data: 22/10 (quarta-feira)
Horário: das 14h às 18h
Local: Fundasul – Fundação de Ensino Superior da Região Centro-Sul
Endereço: Avenida Cônego Luiz Walter Hanquet, 151 – Centro




CREF2/RS visita Fundasul
27/11/2012
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou no dia 23/11 visita à instituição de ensino superior Fundasul, localizada no município de Camaquã. Na ocasião, a Conselheira Miriam Brauch e a Coordenadora Lisiane do Espírito Santo Soares proferiram palestra explicando as atribuições do Conselho aos alunos e respondendo questões quanto a regulamentação da Profissão, a diferença entre bacharelado e licenciatura, estágios e Educação Física escolar.

Na ocasião, um dos assuntos mais comentados foi a questão da denúncia de Profissionais ou não profissionais que atuam de forma errônea e antiética conforme o Conselho de Ética do CREF2/RS.

A visita foi realizada nos moldes do projeto Crefinho, que visa a aproximação com os estudantes dos cursos de Educação Físíca gaúchos e está em processo de instalação no Conselho.