Notícias



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
01/10/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, 13 de outubro, às 17h, o Conselho vai receber Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), que irá abordar o tema "Empreenda a partir de você".

Já na quinta-feira, dia 15 de outubro, às 17h, o Conselho receberá Valquíria de Lima (CREF 000089-G/SP), para um bate-papo sobre "Ginástica Laboral: do conhecimento científico à prática". A transmissão começará às 17h.

Valquíria é Doutora em Saúde Coletiva pela FCM/UNICAMP, Mestre em Ciências FM/USP, Especialista em Ginástica Corretiva Postural, Fisiologia e Ergonomia. Ela é autora dos livros Ginástica laboral: Atividade Física no Ambiente de Trabalho, Massagem no ambiente Trabalho e Ginástica Laboral – Saúde do Trabalhador, é sócia diretora técnica da SUPPORTE Educação & Saúde no Trabalho. Também é Conselheira do CREF4/SP e atual Presidente da ABGL – Associação Brasileira de Ginástica Laboral.

Já Rony é profissional de Educação Física há 20 anos e Pós-Graduação pela UFPR, CEO da Promove Saúde há 13 anos, empresa especializada em programas de promoção de saúde, Welness & Health Coach, Certificação Internacional reconhecida pela ICF e ACSM – CEO CREF9/PR,Presidente da Comissão de Ética e da Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador e palestrante sobre Estilo de Vida, Bem-Estar e mudança de comportamento.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

13 de outubro, terça-feira, às 17h
Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR)
"Empreenda a partir de você"

15 de outubro, quinta-feira, às 17h
Valquíria de Lima (CREF 000089-G/SP)
"Ginástica Laboral: do conhecimento científico à prática"


Lives Instagram



ESEFID/UFRGS realiza projeto em parceria com a Câmara de Saúde do CREF2/RS em escola de Porto Alegre
10/05/2016
Fonte: CREF2/RS

A ESEFID/UFRGS, em parceria com a Câmara Técnica de Saúde do CREF2/RS, vai realizar um projeto-piloto na Escola Estadual de Ensino Básico Presidente Roosevelt, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Intitulada “Esporte e Saúde na Escola”, a atividade tem o intuito de promover a saúde da população infantil, através da prática de modalidades esportivas durante as aulas de Educação Física escolar.

Coordenado pelos professores Adroaldo Gaya (CREF 002280-G/RS) e Anelise Gaya, o projeto vai iniciar agora em maio, com a avaliação física e da saúde dos alunos da escola. “As coletas vão começar neste mês para, posteriormente, iniciarmos a intervenção nas aulas de Educação Física”, explica Anelise. Com duração prevista de seis meses, a ideia deste piloto é, como salienta a professora da UFRGS, redefinir a Educação Física escolar para a promoção da saúde. “Queremos que, com aulas mais bem estruturadas, a comunidade escolar dê a devida importância para a Educação Física, como um fator imprescindível para uma vida mais saudável”.

O projeto “Esporte e Saúde na Escola” tem o apoio do CREF2/RS, que pretende levar os resultados, depois de mensurados, para os profissionais de todo o Rio Grande do Sul. “Esta é a primeira vez que o Conselho se envolve com um projeto deste porte. A nossa intenção é ampliar este piloto para aplicá-lo em todo o Estado, para que se torne uma referência e para que a comunidade em geral entenda o papel dos profissionais de Educação Física neste contexto”, complementa Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), presidente da Câmara Técnica de Saúde do CREF2/RS.

No sábado, dia 21 de maio, será realizada uma primeira reunião com os professores e os pais dos alunos da Escola Presidente Roosevelt, para apresentar o projeto. Os profissionais de Educação Física que se interessarem pelo “Esporte e Saúde na Escola” podem entrar em contato diretamente pelo telefone (51) 9924-2909 ou pelo e-mail anegaya@gmail.com. Mais informações também podem ser obtidas pela página www.ufrgs.br/proesp.


Câmara Técnica de Saúde PROESP Esporte e Saúde na Escola



Câmara Técnica de Saúde do CREF2/RS analisa projeto de pesquisa vinculado à UFRGS
26/02/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Saúde do CREF2/RS reuniu-se no dia 25 na sede do Conselho. Estiveram presentes a presidente da Câmara, Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS), a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS, Adroaldo Gaya (CREF 002280-G/RS), o professor da Feevale, Francisco Lemes Menezes (CREF 000075-G/RS) e a doutoranda Larissa Flores (CREF 013792-G/RS). Na ocasião, Gaya expôs o projeto relacionado ao exercício físico e a síndrome metabólica, que terá projeto-piloto na Escola Estadual Presidente Roosevelt, em Porto Alegre. Ele também informou que a infraestrutura da ESEF/UFRGS está à disposição dos interessados na realização da pesquisa. “O objetivo é divulgar este projeto junto aos profissionais de Educação Física, buscando sempre a valorização da profissão”, disse Gaya.


Câmara Técnica de Saúde