Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Vice-presidente do CREF2/RS faz palestra sobre Personal Trainer Corporativo no 33º Congresso da FIEP
12/01/2018
Fonte: CREF2/RS

O presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa e vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), realizará a palestra “Personal Trainer Corporativo” no 33º Congresso da Federação Internacional de Educação Física – FIEP 2018, em Foz do Iguaçu na próxima terça-feira, dia 16, a partir das 19h. O Congresso é o maior e mais importante evento da FIEP, realizado anualmente no mês de janeiro na cidade de Foz do Iguaçu/PR, de forma ininterrupta desde o ano de 1986, tendo recebido mais de 55 mil participantes desde a sua primeira edição.

O vice-presidente explicou que os objetivos do Personal Trainer Corporativo são, principalmente, realizar consultoria, assessoria e atendimento à empresa que na compreensão das relações de produção, processo e organização do trabalho. “Com isto, o Personal Corporativo pode oferecer diagnósticos voltados à saúde, educação, esporte e lazer dos trabalhadores”, analisa. O resultado, segundo Lauro, é a promoção de uma atividade física mais adequada àquela realidade. “A expertise do Personal Trainer Corporativo engloba a capacitação e habilitação profissionais necessárias ao entendimento dos processos de trabalho e dos fatores de risco que determinam perigo à saúde e podem gerar acidentes, além de doenças ocupacionais”, resume.


FIEP



Assembleia Legislativa homenageia empresas no Dia Estadual da Ginástica Laboral
22/11/2017
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quarta-feira, dia 22 de novembro, a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa realizou um ato de homenagem ao Dia Estadual da Ginástica Laboral. A cerimônia, que contou com a presença do vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) e dos deputados Adilson Troca, Juvir Costella, Sérgio Turra, Nelsinho Metalúrgico, Eduardo Loureiro e Zé Nunes, entregou um certificado de reconhecimento às empresas que adotam programas de Ginástica Laboral.

“Estas empresas aqui presentes representam todas aquelas que se preocupam com a saúde do trabalhador no Rio Grande do Sul”, declarou Aguiar durante a cerimônia. “O nosso Estado é pioneiro na Ginástica Laboral e estamos aqui para ressaltar a contribuição que o profissional de Educação Física, que atua nesta área, traz para a economia e para o bem-estar das pessoas”, complementou. Já Troca, durante a entrega dos certificados, lembrou que a Ginástica Laboral contribui com a qualidade de vida do trabalhador. “É um investimento para as empresas, pois influencia todos os processos e procedimentos dentro da indústria”.

As empresas homenageadas pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo foram: Thyssenkrupp Elevadores, Schneider Eletric, Timac Agro, Sicredi, Grupo Cortel, Ultragaz e Banrisul. Também estiveram presentes na cerimônia a secretária da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS Jussara da Costa (CREF 009226-G/RS) e Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), que representou a empresa de Ginástica Laboral SER – Saúde, Educação e Reabilitação (CREF 000034-PJ/RS).


Ginástica Laboral Assembleia Legislativa



Evento "O Mercado do Personal Trainer Corporativo" marca início de uma nova área de atuação na Educação Física
08/11/2017
Fonte: CREF2/RS

Cerca de 60 profissionais de Educação Física e estudantes assistiram ontem, dia 7, as palestras apresentadas no evento “O Mercado do Personal Trainer Corporativo”, promovido pela Câmara de Ginástica Laboral e Atividade na Empresa do CREF2/RS. Além de comemorar o Dia da Ginástica Laboral (22/11), o evento teve como objetivo divulgar um novo perfil de profissional para o mercado corporativo, que atua como promotor de saúde e prevencionista no mundo do trabalho, esclarecendo ao personal trainer sua importância no mundo corporativo.

Fizeram parte da mesa o vereador de Porto Alegre, Mauro Pinheiro, o conselheiro Federal do CONFEF, Carlos Alberto Cimino (CREF 001691-G/RS), o desembargador do TRT da 4ª Região, Janney Camargo Bina, a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 01910-G/RS), o presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do RS (Sinpef/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), a presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física do RS (APEF/RS), Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), o presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa e vice-presidente do CREF, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) e a analista Técnica do SESI/RS, Galvani Gonçalves.

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar, qualificou o evento como histórico. “Este novo conceito está sendo gestado desde 2005, e o que possibilitou sua formatação foi, principalmente, o CREF2/RS por meio da presidente Carmen, que acreditou em algo tão singular e que preenche uma lacuna no mercado: profissionais que atendam as empresas com conhecimento de legislação, leis e das 36 normas regulamentadoras”.

Segundo Lauro, ao longo do tempo o CREF2/RS vem firmando parcerias com Ministérios Públicos, Polícia Civil e Procon. “No ano passado nos tornamos parceiros do TRT4, pois os magistrados estão muito preocupados quando se apresentam conflitos patrão versus empregados, e eles percebem que não houve intervenção alguma em prol da saúde do trabalhador. Portanto, temos uma responsabilidade enorme. Se depender de nós, o profissional de Educação Física estará cada vez mais presente na vida dos trabalhadores, evitando as doenças ocupacionais e, é claro, trabalhando multidisciplinarmente com outros profissionais da saúde.“

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson, reforçou na sua fala a necessidade da ajuda dos profissionais de Educação Física na fiscalização. "Temos 497 municípios do Estado, e mesmo que o CREF2/RS tivesse o mesmo número de fiscais, não seriam suficientes para a atual realidade". Carmen explicou que repetidamente agentes de fiscalização do DEFOR vão até algum município do interior, fazendo visita a primeira academia do roteiro. Após esta ação, o profissional fiscalizado passa mensagem de texto ou telefona para as demais academias que estão irregulares, e estas fecham as portas. "Eu preciso que vocês denunciem os irregulares. Esta denúncia é sigilosa, jamais alguém saberá quem denunciou, e só assim conseguiremos retirar as pessoas que estão ocupando ilegalmente nosso espaço profissional ".

A primeira palestra teve como tema “Gestão de Venda e Relacionamento no Mundo Corporativo” e foi ministrada por Felipe Machado (CREF 008513-G/RS). O palestrante explicou que com a concorrência, o cliente passou a ter um leque de possibilidades, todos lhe oferecendo “serviços únicos”, que no final do dia se mostram iguais devido ao fenômeno da “acomodação” das tecnologias, das pessoas e dos processos. “Ou seja, o cliente por vezes não consegue mais distinguir o caráter único dos serviços que lhe oferecemos. Moral da história: comunicar nossa oferta para o cliente já não é mais suficiente”, avalia. Felipe ressaltou a necessidade de entender o cliente, suas dores e desejos, a competência da empresa, seus produtos e serviços e a entrega de valores, que resultam em satisfação e encantamento. Ele também explicou que para se adaptar ao novo paradigma da área de Vendas e Relacionamento, é necessário que o profissional de Educação Física aprenda a criar valor para os clientes (Acolher), precisa aprender a surpreender os clientes, fazer a diferença na vida dos clientes (Encantar) além de cuidar dos clientes como se fossem únicos (Personalizar).

A segunda palestra teve como tema “A reinvenção do personal trainer para atender as demandas das empresas atuais”, sendo ministrada por Carla Lubisco (CREF 001733-G/RS). Segundo Carla, o estudo Workplace Wellness 2016, realizado pelo Instituto Global de Wellness (GWI), mostra que as empresas e governos estarão cada vez mais motivados em reverter a tendência de falta de qualidade de vida na força de trabalho. “O bem-estar no trabalho é um movimento que irá ganhar força nos próximos cinco anos. Hoje, poucas pessoas têm acesso a programas de bem-estar em seu emprego”, explica, lembrando que a média global é de 9%, e no Brasil, 5%. Já nos EUA, esse percentual é de 52%. Carla afirma que os programas de qualidade de vida como conhecemos hoje, irão desaparecer. "As ações realizadas não podem ser coercitivas e frias, devem ser por adesão e ser acolhedoras, integradoras", salienta. "É preciso criar uma nova cultura, em que o autogerenciamento da qualidade de vida também ganhe força". Para a personal trainer, os indivíduos serão mais responsáveis pela sua própria qualidade de vida.

Ela também enfatiza a necessidade de se olhar o ser humano com uma visão de 360 graus. "Ao fazer um exercício para o braço, lembrar que ele faz parte de conjunto muscular que, por sua vez, faz parte de uma pessoa que tem um sistema emocional, mental e espiritual. Ter um viés humano, olhar empaticamente o aluno. A parte técnica, mais do que nunca, é só uma das etapas".

“Qual profissional de educação física não tem dificuldade com venda?” Com esta indagação, realizada por Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), iniciou-se a terceira palestra do evento, que abrangeu a “Inserção e a Interação do Personal Trainer nas Empresas”. Segundo Alessandro, o profissional não é preparado para realizar vendas durante sua formação. Mas existem dificuldades posteriores, pois a relação é sempre direta com o consumidor. "Quando entramos com um projeto em uma empresa, diversos níveis estratégicos, hierárquicos, táticos e operacionais coexistem, são diferentes níveis de decisão, aliados a múltiplos níveis de interesse". Muitas vezes, complementa Gonçalves, o nível gerencial que se vai atender entende que a empresa teria outras prioridades, mas a direção, que viu potencial naquele programa de atividades físicas corporativa, compreende que é necessário. “Isto te larga numa fogueira, porque tu vais ter que comprovar que teu trabalho tem valor para, hipoteticamente, 400 funcionários".

Segundo Alessandro, firmamos um contrato de três pontas: a empresa que contratou, a equipe de profissionais de Educação Física e o trabalhador. "Eu preciso fazer com que estes interesses se conectem, satisfazendo o trabalhador e a empresa como organização. E cada uma das pontas têm suas especificidades, todos, obviamente, conectados". Alessandro alerta que um grande erro estratégico é se apegar apenas no feedback do trabalhador. "Isso é bom inicialmente, mas quando houver mudanças estratégicas, é necessário estar ao lado de quem te contratou, pois a parte do trabalhador é a mais fraca para a sustentabilidade do teu projeto". Por fim, Alessandro salientou que o Personal Trainer Corporativo vai abrir muitas portas para os profissionais de Educação Física, usando, inclusive, a Ginástica laboral como ferramenta.


Personal Trainer Corporativo



CREF2/RS adere ao Programa Trabalho Seguro
10/03/2017
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e a presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, assinaram ontem, dia 9, no Salão Nobre do Tribunal, o termo de adesão do CREF2/RS ao Protocolo de Cooperação Técnica do Programa Trabalho Seguro. O Programa foi instituído em 2011, por iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior de Justiça do Trabalho, em parcerias com diversas instituições públicas e privadas, tendo como principal objetivo a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Beatriz Renck, presidente do TRT4, afirmou na ocasião que a preocupação da Justiça do Trabalho é que haja condições de trabalho saudáveis e que não contribuam para o desenvolvimento de doenças profissionais e acidentes do trabalho. "Essa precaução se estende a todos administradores, magistrados e funcionários do Tribunal, para que possamos ter o máximo de condições necessárias no trabalho. É evidente que estudaremos com carinho a proposta de Ginástica Laboral do CREF2/RS para que também adotarmos no nosso órgão”.

A desembargadora reforçou a importância da participação do Conselho nas atividades do programa “pois hoje temos bem a noção bem clara que a atividade física é uma fonte de saúde. Antigamente nós pensávamos que a pessoa depois de uma certa idade deveria ficar em repouso, mas é justamente ao contrário, quanto mais fortalecimento muscular, menos estaremos suscetíveis a doenças como LER, DORT e acidentes do trabalho”, ressaltou.

Segundo a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), a promoção da saúde e a consequente prevenção de acidentes é uma batalha incorporada na Educação Física desde muito tempo. "Esta parceria nos dá fôlego e mais força para atingirmos os objetivos propostos. Nos sentimos muito honrados com esta parceria e almejamos a construção de vários projetos conjuntos", asseverou.

O gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Raul Zoratto Sanvicente, comemorou a chegada da nova instituição parceira. “O CREF2 nos traz valorosas ferramentas de prevenção dentro de sua especialidade. A Ginástica Laboral, por exemplo, é um conceito que poderemos compreender melhor e aplicar em futuras ações do programa”, analisou.

O vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), explicou ao gestor do Programa que o CREF2/RS quer capacitar os profissionais de Educação Física com conhecimentos dos processos industriais e empresariais. "Pretendemos que ele tenha maior aprendizado de normas, regras, CIPAs, e ergonomia, para que tenhamos um maior número de profissionais capacitados atendendo a necessidade do trabalhador". Aguiar reafirmou que a saúde proposta pela Educação Física é uma ação positiva e de prevenção. “Procuramos o Programa para obtermos informações sobre legislação e os aspectos que possam favorecer a empresa no fornecimento deste tipo de atividade”.

Também participaram da solenidade o vice-presidente do TRT-RS, desembargador João Pedro Silvestrin, o diretor-financeiro da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), juiz Márcio Lima do Amaral, o chefe do Centro Estadual da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Luiz Gustavo Iglesias, a diretora-geral do TRT-RS, Bárbara Burgardt Casaletti e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Sindicato Federal no RS (Sintrajufe-RS), Ruy Bittencourt de Almeida Neto.
Foto: Inácio do Canto/TRT-RS


Programa Trabalho Seguro



Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa faz sua primeira reunião do ano
14/02/2017
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS realizou sua primeira reunião do ano na sede do Conselho na manhã desta terça-feira (14). Entre os temas tratados, está a assinatura do Termo de Adesão do CEF2/RS com o TRT4, que se realizará na sede do Tribunal às 14h do dia 9 de março.

A Câmara também fará contato com o SESI/RS para agendar reunião com o foco em Atividade Física no Trabalho, no intuito de atender ações de prevenção da saúde do trabalhador. Ficou estabelecido que as reuniões da Câmara serão realizadas nas quartas-feiras da terceira semana de cada mês. A próxima reunião ocorrerá no dia 15 de março e é aberta ao profissionais de Educação Física registrados no CREF2/RS. Para participar, ele deve enviar uma solicitação prévia para o e-mail contato@crefrs.org.br.


Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa



CREF2/RS comemora Dia Estadual da Ginástica Laboral com evento na Assembleia Legislativa
23/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, por meio da sua Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, realizou ontem, dia 22, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do estado, o evento “Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro”. O objetivo foi divulgar e consolidar a atuação do profissional de Educação Física como protagonista nas atividades de prevenção da saúde do trabalhador. A data foi escolhida pois, em 22 de novembro de 1978, foi formalizado o primeiro contrato de Ginástica Laboral no Brasil, firmado pelo SESI/RS e a faculdade de Educação Física da FEEVALE, sendo posteriormente transformada em Dia Estadual da Ginástica Laboral pela Lei 14.418, de autoria do Deputado Estadual Adilson Troca.

O evento foi marcado pelo lançamento do livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”, escrito por especialistas ligados ao Sistema CONFEF/CREFs, e também pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviço de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa à SER – SAÚDE, EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO, empresa que atua desde 1990 no mercado. A premiação foi recebida pelo sócio da SER, Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS). Ao final do evento, foi realizada a palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o tema.

Segundo o vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), o livro Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física” foi escrito por cinco conselhos e coordenado pelo presidente do CREF9/PR Eduardo Branco (CREF 000009-G/PR) e membros e profissionais da Câmara Técnica do SESI. “E também é resultado de muitas parcerias que fizemos, como o Procom, MP, Polícia Civil e agora, fechando com chave de ouro, com o Tribunal Regional de Trabalho da 4ª Região, onde tive a felicidade de conhecer desembargador Raul Sanvicente, e ele falou uma coisa certa: a Ginástica Laboral é apenas uma ferramenta para entrarmos na empresa, existem outros programas de atividade física que podem ser utilizados”. Para tanto, completou Lauro, “este livro que estamos lançando vai mostrar os parâmetros para implantar um programa de Ginástica Laboral”.

Adriano Soares da Silva, analista da Gerência de Produção do SESI, explicou que existe um trabalho árduo para que os ambientes de trabalho sejam saudáveis. “E a Ginástica Laboral é um dos serviços que nós oferecemos. Hoje não vemos o profissional de Educação Física apenas para alongar e reforçar a musculatura. Nós cremos que ele é o promotor de saúde dentro do ambiente de trabalho, pois é a pessoa com conhecimentos para educar ou reeducar o trabalhador na atividade física”, avaliou. Silva disse que SESI trabalha de forma articulada, com o profissional de Educação Física atuando junto a fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, sempre pensando na melhor estratégia apara atender as empresas.

O desembargador do TRT4, Raul Sanvicente, gestor do programa Trabalho Seguro, instituído pelo Tribunal Superior do Trabalho, afirma que o programa representa uma face diferente do que é o dia a dia do Judiciário Trabalhista, onde o juiz aguarda as demandas e julga, devolvendo para a sociedade uma sentença. “Este programa seria como se o juiz saísse do gabinete e fosse conviver com a sociedade pró-ativamente para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção”, avalia. O desembargador afirmou que o Tribunal humildemente se junta e reconhece todas estas iniciativas em prol de hábitos saudáveis, “pois sabemos que há muitos anos profissionais de Educação Física se dedicam ao assunto”.

Esse programa, continua Sanvicente, “funciona através de parcerias com várias instituições, e é muito enriquecedor estender esta parceria ao CREF2/RS”. O desembargador explicou que busca nesta interação com a sociedade a efetividade do programa, pois o Tribunal sempre ressalta que não adianta apenas formalidade. "Penso que com a parceria com o CREf2/RS, que deve se dar em março, após os trâmites burocráticos, vamos conhecer melhor a Ginástica Laboral, podendo levar esclarecimentos aos juízes e aos servidores em relação a esta atividade.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), ressaltou a trajetória de lutas que o Conselho vem desenvolvendo ao longo do tempo, mobilizando inclusive o CONFEF para expandir a ideia. "Com isto, organizamos este livro, que pode parecer, em uma passada rápida, algo simbólico, mas tem um peso muito significativo, pois nos abre espaço de representatividade da Ginástica Laboral em nível federal". Carmen explicou que a Ginástica Laboral é encargo do profissional de Educação Física e tem como objetivo a prevenção de doenças, sendo a forma mais efetiva e barata de investimento na saúde. "Pesquisas mostram que toda pessoa sedentária tem 100% de chances de ter problemas cardíacos. Se ela fizer atividade física regularmente baixa esta probabilidade para 66%. Está na hora de investirmos na atividade física e desafogarmos os hospitais brasileiros”.

A Atuação do Profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador

O Conselheiro do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) afirmou em sua palestra que, depois da folha de pagamento, o segundo maior custo das empresas atualmente são com planos de saúde."Ou seja, a sinistralidade é cada vez maior, com as pessoas recorrendo em massa aos planos de saúde, fazendo exames mais complexos e com isto tem onerado tanto as operadoras quantos as empresas que têm que pagar por estes custos".

Rony afirmou que uma pergunta intrigante e recorrente nas pesquisas sobre saúde é "por que você não faz atividade física regularmente?". A resposta invariavelmente é falta de tempo. "O que seria compreensível, se as pessoas não afirmassem nestas mesmas pesquisas que assistem TV em média de 12 a 14 horas por semana", explica Rony, alertando que são recomendados 150 minutos de atividade física por semana.

"Será que a culpa é do progresso?", questiona Rony. "Se formos pensar nas três revoluções industriais, podemos constatar houve mudanças significativas na vida das pessoas. Hoje vivemos a quarta Revolução Industrial, que traz a realidade virtual. Isto trará efeitos para nossas vidas, tanto é que o Fórum de Davos já incluiu qualidade de vida em seus debates".

O conselheiro afirma que a Ginástica Laboral tem um papel muito importante no atual momento histórico, e que o desafio é aprender a ensinar os trabalhadores a serem fisicamente mais ativos. "Temos que unir esforços distintos em uma estratégia integrada de promoção de saúde", ressalta, lembrando que já em 2005, a Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Bangkok, afirmava que o setor privado tem a responsabilidade de assegurar a saúde dos seus empregados, suas famílias e comunidades.

Rony ponderou que os profissionais de Educação Física tem que ser um pouco mais sedutores no marketing social. "Transformando a atividade física não em obrigação, mas sim em um desejo. Para isto, é necessário utilizar cinco pilares: engajamento dos líderes, criar pertencimento, ética e buscar as ações que têm trazido melhores resultados e sustentabilidade", definiu.


Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa



Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro entrega prêmio à SER – Saúde, Educação e Reabilitação
16/11/2016
Fonte: CREF2/RS

Na próxima terça-feira, dia 22 de novembro, a Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS vai realizar o evento Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro. Além de contar com uma palestra e debates sobre o tema, a atividade será marcada também pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviços de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa. A homenagem, concedida neste ano à SER – Saúde, Educação e Reabilitação (CREF 000034-PJ/RS), tem o objetivo de valorizar as empresas que atuam na prevenção e na promoção da saúde do trabalhador e que zelam pelo prestígio do profissional de Educação Física.

A SER – Serviço de Educação e Reabilitação iniciou as suas atividades em agosto de 1990, como um consultório de fisioterapia e ginástica terapêutica. Com uma equipe composta por fisioterapeutas e profissionais de Educação Física, o objetivo inicial da empresa era a reabilitação física de pacientes com problemas ósteo-articulares e musculares, de coluna e tendinites. Em 1996, começou a atuar com Ginástica Laboral e Ergonomia, ganhando destaque em todo o Rio Grande do Sul por desenvolver programas para a qualidade de vida do trabalhador.

Dirigida por Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) e Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), a SER – Saúde, Educação e Reabilitação tem em seu quadro de profissionais Aida Marques (CREF 022620-G/RS), Cristiano Porcher (CREF 013463-G/RS), Dirceu dos Santos (CREF 13169-G/RS), Ellen de Oliveira (CREF 014282-G/RS), Lisa Gonçalves (CREF 016772-G/RS), Luciane Domingues (CREF 021402-G/RS), Luis Henrique Nunes (CREF 012519-G/RS), Luiz Bernardo Waengertner (CREF 007697-G/RS), Neiva Schuster (CREF 01115-G/RS), Roberto Ferreira (CREF 020889-G/RS) e Wayne Feil Wong (CREF 019387-G/RS).

Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro

Além deste Prêmio, evento terá como destaque palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o assunto. Com entrada gratuita para profissionais registrados e para acadêmicos do curso de Educação Física, o Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas de maneira gratuita pela página do evento.

O Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro será realizado das 14h30min às 17h45min, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Os 50 primeiros participantes a se cadastrar ganharão de brinde, no dia do evento, o livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”.

Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro
Data: Terça-feira, dia 22 de novembro, das 14h30min às 17h45min
Local: Assembleia Legislativa – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho)
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico
Inscrições: aqui


Ginástica Laboral



CREF2/RS entrega Prêmio às empresas de Ginástica Laboral no dia 22 de novembro
04/11/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS vai realizar, no dia 22 de novembro, o evento Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro. Em comemoração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral, a atividade será marcada pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviços de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, que tem o objetivo valorizar as empresas que atuam na prevenção e na promoção da saúde do trabalhador e que zelam pelo prestígio da profissão de Educação Física. Você pode indicar a sua empresa ao Prêmio aqui.

Além da entrega deste Prêmio, o evento contará ainda com a palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o assunto. Com entrada gratuita para profissionais registrados e para acadêmicos do curso de Educação Física, o Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas de maneira totalmente gratuita pela página do evento.

O Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro será realizado das 14h30min às 17h45min, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Os 50 primeiros participantes a se cadastrar ganharão de brinde, no dia, o livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”.

Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro
Data: Terça-feira, dia 22 de novembro, das 14h30min às 17h45min
Local: Assembleia Legislativa – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho)
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico
Inscrições: aqui


Eventos Ginástica Laboral Prêmio



Conselho realiza evento em comemoração ao Dia Estadual Ginástica Laboral no dia 22 de novembro
27/10/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS vai realizar, no dia 22 de novembro, o evento intitulado Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro. A atividade, proposta para comemorar o Dia Estadual da Ginástica Laboral, contará com a palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o assunto.

Com entrada gratuita para profissionais registrados e para acadêmicos do curso de Educação Física, o Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas de maneira totalmente gratuita pelo site do CREF2/RS. O evento será realizado das 14h30min às 17h45min, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), da Assembleia Legislativa. Os 50 primeiros participantes a se cadastrar ganharão de brinde, no dia, o livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”.

Além da palestra de Tschoeke, a atividade também será marcada pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviços de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa. A homenagem, promovida pela primeira vez pela Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, tem como objetivo valorizar as empresas registradas que atuam na prevenção e na promoção da saúde do trabalhador e que zelam pelo prestígio da profissão de Educação Física. Você pode indicar a sua empresa ao Prêmio aqui.

Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro
Data: Terça-feira, dia 22 de novembro, das 14h30min às 17h45min
Local: Assembleia Legislativa – Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho)
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico
Inscrições: aqui


Ginástica Laboral Eventos



CREF2/RS celebra Dia Estadual da Ginástica Laboral em 22 de novembro na Assembleia Legislativa
20/10/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS vai realizar, no dia 22 de novembro, o evento “Ginástica Laboral, Atividade Física e o Trabalho Seguro”, na Assembleia Legislativa. A atividade, que integra as comemorações do Conselho pelo Dia Estadual da Ginástica Laboral terá as suas inscrições abertas em breve.

Neste ano, o evento contará com a palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada pelo conselheiro do CREF9/PR e empresário da área de Promoção de Saúde Corporativa Rony Toschoeke (CREF 004979-G/PR). Aberto para os profissionais que atuam na área e também para comunidade em geral, o encontro irá ocorrer na Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), a partir das 14h30min. A entrada será gratuita.

A programação completa do evento também será divulgada em breve.

Ginástica Laboral, Atividade Física e o Trabalho Seguro
Data: Terça-feira, dia 22 de novembro, às 14h30min
Local: Sala João Neves da Fontoura – Plenarinho, na Assembleia Legislativa
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico, em Porto Alegre
Inscrições: em breve
Informações: (51) 3288-0200


Ginástica Laboral Eventos



CREF2/RS participa do debate sobre valor de referência da Ginástica Laboral
11/08/2016
Fonte: CREF2/RS

Em parceria com o Sindicato das Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Rio Grande do Sul (Secraso/RS) e com o Sindicato dos Profissionais de Educação Física (SINPEF/RS), a Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS vai promover, no dia 31 de agosto, um debate para a criação de um valor de referência para a hora trabalhada da Ginástica Laboral. O evento irá ocorrer das 9h30min às 11h30min, na sede do Secraso/RS em Porto Alegre, e será aberto para a participação de todos os profissionais que trabalharam na área.

Como destaca Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), integrante da Câmara Técnica do Conselho, a ideia deste Fórum é estipular um valor que sirva de base, tanto para os profissionais que pretendem entrar no mercado da Ginástica Laboral como para as empresas que querem contratar este tipo de serviço. Além do CREF2/RS e dos sindicatos, também participarão do encontro o assessor contábil Carlos Leomar da Rosa e o assessor jurídico Wilson Moreira Jr. Interessados devem fazer a sua inscrição pelo e-mail renata@secraso-rs.com.br, informando nome e telefone para contato.

Fórum de Debate – Valor de Referência da Ginástica Laboral
Data: quarta-feira, dia 31 de agosto
Horário: das 9h30 min às 11h30min
Local: Secraso/RS
Endereço: Avenida Ipiranga, 550 – Menino Deus
Inscrições: gratuitas pelo e-mail renata@secraso-rs.com.br


Ginástica Laboral eventos



Câmara de Ginástica Laboral apoia criação de valor de referência para o setor
25/07/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa está apoiando as negociações atualmente travadas entre o SECRASO-RS, entidade representativa da categoria patronal, e o SINPEF/RS (Sindicato dos Profissionais de Educação Física). O intuito é que se defina um valor de referência para o setor em breve.

Segundo Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), membro da Câmara de Ginástica Laboral, algumas empresas estão praticando preços abaixo do mercado na Ginástica Laboral, o que impossibilita a realização de um trabalho com qualidade ou, em alguns casos, até a simples execução do plano de atividades elaborado pelo contratado.

“Com o conhecimento e a preocupação em relação a esta situação, a CTGL pensou na criação de um valor referência para orientar as empresas e os profissionais de Educação Física que entram neste mercado”, afirmou Izaguirre. A prática é comum em conselhos como o de Medicina, Psicologia e Fisioterapia, entre outros. Tony contou então com a autorização do CREF2/RS para contatar o SECRASO-RS. “A entidade se mostrou favorável à ideia e se prontificou a validar a planilha de formação de preços elaborada pela CT-GL”. O membro da Câmara também se reuniu com o presidente do SINPEF/RS, Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), para alinhavar posições.

No dia 31 de agosto, às 9h30min, haverá uma reunião realizada no auditório do SECRASO-RS com todas as PJs interessadas em discutir as propostas para a construção do valor de referência da Ginástica Laboral.  


Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa



Câmara de Ginástica Laboral relata reuniões com TRT4 e SECRASO/RS
30/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS reuniu-se na sede do Conselho na manhã desta quarta-feira, 29 de março. Na ocasião, foi feito o resumo da reunião feita pelos integrantes da Câmara com o desembargador do TRT4, Raul Zoratto Sanvicente, também gestor regional do Programa Trabalho Seguro do Governo Federal, propondo ações e parcerias entre o CREF2/RS e o Tribunal.

Também houve o relato da reunião com Wilson Moreira, secretário-geral e coordenador das delegacias regionais da Sindicato Representativo da Categoria Econômica (SECRASO/RS), realizado no dia 29. A Câmara buscou apoio da instituição para chegar a um valor de referência para o serviço de Ginástica Laboral. O Sindicato posicionou-se favoravelmente a uma aproximação com o CREF2/RS, inclusive estreitando laços entre seus departamentos jurídicos.

Por fim, tratou-se da criação de uma Resolução relativa à qualidade mínima e segura necessária para a prestação do serviço de Ginástica Laboral. Os membros da Câmara ficaram responsáveis de reunir material para dar consistência à Resolução, dentre eles termos de referência de licitações, contratatos de empresas privadas, artigos cientficos relacionados ao tema e requisitos mínimos ao profissional de Educação Física.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Câmara e vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) e a assessora Jurídica Cristiane Costa.


Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física



Livro sobre as LER é lançado na Câmara Municipal de Porto Alegre
26/04/2016
Fonte: CREF2/RS

Foi realizado ontem (25) o lançamento na Câmara Municipal de Porto Alegre do livro As LER: ontem, hoje e amanhã, organizado pelo Grupo de Prevenção das LER /DORT, que é composto por uma equipe profissional multidisciplinar da saúde. A obra reúne as palestras realizadas durante a 10ª Semana de Prevenção das LER, ocorrida em março de 2015. As Semanas são uma iniciativa voltada à conscientização, prevenção e combate às Lesões de Esforço Repetitivo, e foram criadas pela Lei Municipal 9504/2004, de autoria do vereador e conselheiro Federal do CONFEF Professor Garcia (CREF 000002-G/RS).

O evento iniciou com o período destinado à Tribuna Popular da Câmara, que recebeu Mário Reis, secretário de Saúde do Trabalhador da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul (FTIA/RS). Durante sua fala, o dirigente sindical afirmou que a doença não é uma epidemia, mas causa preocupação devido ao grande número de pessoas que já a desenvolveram. “Esta doença é constatada desde o século XVIII, mas ainda hoje muitos profissionais da saúde se dedicam as pesquisas das suas causas, consequências e tratamento”, disse.

O dirigente também ressaltou a importância de campanhas voltadas para prevenção da doença, que ele classifica como silenciosa. "Temos apoios de vereadores, além da Prefeitura e da Casa Legislativa, e isso é muito importante para nós. Mas o ideal seria o investimento em publicidade, para alertar sobre os perigos da doença”.

A conselheira do CREF2/RS, Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), explicou que a Lei 9504/2004, de autoria do seu pai, vereador Professor Garcia, teve como origem na sua dissertação de mestrado. “Desde 1994 eu desenvolvia um trabalho de Ginástica Laboral com as taquigrafas da Câmara de Vereadores. O vereador sempre observou atentamente este trabalho. Então, ao entrar no mestrado e aprofundar os estudos sobre o tema, eu sugeri a criação da semana, baseada no Dia Mundial de Combate às LER/DORT, celebrado em 28 de fevereiro”, explicou.

O membro da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), que participa com um capítulo do livro, informou que o Grupo de Prevenção está pleiteando a criação de um selo de isenção fiscal para empresas que investem em prevenção das LER ou mesmo de reconhecimento aos empreendedores que protegem a saúde do trabalhador. “Vamos nos reunir com o vereador Mendes Ribeiro para articularmos este projeto”.


Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa



Livro da Ginástica Laboral do CONFEF será lançado no dia 22 de novembro no Estado
13/04/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS realizou sua reunião mensal na sede do Conselho na manhã desta quarta-feira (13). Entre os temas tratados, ficou definido que o lançamento do livro Ginástica Laboral: Prerrogativa do Profissional de Educação Física, editado pelo do CONFEF, será no dia 22 de novembro, em conjunto com as comemorações ao Dia da Ginástica Laboral. |

A obra, que tem entre seus autores o vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Câmara de Ginástica Laboral Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), traz em seu conteúdo os aspectos legais, as competências e responsabilidades, o cenário atual e recomendações técnicas sobre o tema para os profissionais de Educação Física. Segundo Lauro, o livro evidencia a papel da Ginástica Laboral na prevenção e redução de lesões e distúrbios verificados em funcionários de diversas ocupações profissionais. “E comprova que o único profissional da área da saúde capacitado, qualificado e habilitado a conduzir projetos e programas de Ginástica Laboral é o profissional de Educação Física".

Estiveram presentes à reunião Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) e Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS).


Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa



Câmara de Ginástica Laboral pretende aproximação com diretórios acadêmicos
09/03/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS reuniu-se na sede do Conselho na manhã desta quarta-feira, dia 9 de março. Entre os assuntos tratados, houve a reavaliação das ações para 2016, a criação de um valor de referência para a Ginástica Laboral e a proposta de reuniões com representantes de diretórios acadêmicos objetivando a divulgação da Câmara e do Conselho nas instituições de Ensino Superior. Para um maior impacto no lançamento do livro de Ginástica Laboral do CONFEF, haverá uma articulação do CREF2/RS com a Frente Parlamentar da Saúde.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Câmara e vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), Tony Izaguirre (CREF 000378-G/RS), Magale Konrath (CREF 000378-G/RS), Márcio Martini (CREF 002842-G/RS), Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS) e Thaina Nunes (CREF 014640-G/RS). O próximo encontro, aberto a todos profissionais registrados, ocorrerá no dia 13 de abril, às 9h, também na sede do CREF2/RS.


Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa



11ª Semana de Prevenção das LER debate prevenção e atividade física
01/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de conscientizar a população quanto à importância do combate às lesões por esforços repetitivos (LER) e aos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), foi realizada, na manhã de hoje, a abertura da 11ª Semana de Prevenção das LER, no auditório da FDRH. O evento, promovido pelo gabinete do vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) com o apoio do CREF2/RS, faz parte do calendário oficial de Porto Alegre desde de 2004, quando foi instituída a lei 9.504, em referência ao Dia Internacional do Combate às LER/DORT, celebrado em 28 de fevereiro.

Com o tema “Três Visões para um Futuro Melhor”, a atividade iniciou com uma mesa formada por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS; Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), 1ª secretária do Conselho; e por demais representantes de entidades que lidam diretamente com o dia a dia do trabalhador, como a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA-RS) e a Força Sindical. No seu discurso, Carmen salientou o compromisso que todas as instituições presentes têm, sobretudo o CREF2/RS, com a prevenção de doenças. “Ainda precisamos quebrar alguns paradigmas. A prevenção, com a prática de atividade física, não é vista com a devida importância”, relatou. “O exercício físico é uma das melhores formas de promover a saúde, por isto que defendemos tanto a Ginástica Laboral (GL) no ambiente das empresas, para prevenir lesões”.

Dividida em três partes, a 11ª Semana de Prevenção das Ler teve, no painel intitulado “Prevenção: Custo ou Investimento?”, a participação de Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), membro da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS. Com a presença de especialistas em temas como ergonomia e segurança do trabalho, esta primeira apresentação foi importante para mostrar como a Ginástica Laboral pode ser determinante na prevenção das LER e na qualidade de vida dos trabalhadores. “Há casos em que, com a atividade física sendo feita dentro na empresa, o número de atendimentos ambulatoriais caiu bastante”, explicou Tony. “Ou seja, os resultados da GL compreendem uma melhora na vida das pessoas e a redução dos custos com assistência médica”.

A 11ª Semana de Prevenção das LER, que continua na tarde desta terça-feira, também se estende pela manhã de quarta-feira, dia 2 de março. O Guia da Ginástica Laboral, lançado recentemente pelo CREF2/RS e distribuído a todos os presentes no evento, pode ser baixado em PDF aqui.


LER Ginástica Laboral



11ª Semana de Prevenção das LER inicia amanhã
29/02/2016
Fonte: CREF2/RS

A 11ª Semana de Prevenção das LER começa amanhã (1º) e prossegue até 2 de março, no auditório da FDRH, em Porto Alegre. Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do Conselho, será um dos palestrantes do evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail ftiars@ftiars.org ou diretamente no local.

11ª Semana de Prevenção das LER
Local: Auditório da Federação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Endereço: Avenida Praia de Belas, 1595 - Praia de Belas

Veja a programação aqui.


Semana de Prevenção das LER



11ª Semana de Prevenção das LER é nos dias 1º e 2 de março na FDRH
23/02/2016
Fonte: CREF2/RS

A 11ª Semana LER (Lesões por Esforço Repetitivo) – Três Visões sobre um Futuro Melhor, iniciativa da Câmara Municipal de Porto Alegre com o apoio do CREF2/RS, será realizada nos dias 1º e 2 de março no auditório da Federação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH), em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail ftiars@ftiars.org ou diretamente no local.

LER é o conjunto de doenças que atingem músculos, tendões, nervos e articulações dos membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços e braços) e, eventualmente, membros inferiores e coluna vertebral. Decorrem de sobrecarga do sistema músculo-esquelético no trabalho, que vai se acumulando ao longo do tempo. Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do Conselho, será um dos palestrantes do evento.

11ª Semana LER Lesões por Esforço Repetitivo
Local: Auditório da Federação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Endereço: Avenida Praia de Belas, 1595 - Praia de Belas

Programação:

Dia 1º de março, terça-feira:

8h30min: credenciamento
9h: abertura
9h30min: Visão 1: Prevenção: Custo ou Investimento?
- Empresa: Gestão de Pessoas
- Segurança do Trabalho
- CIPA
- Ergonomia
- Ginástica Laboral e outras ações de prevenção
14h: Visão 2: A Fiscalização
- Ministério Público do Trabalho
- CIPA - DRT
- Previdência Social
- Tribunal Regional do Trabalho - TRT4

Dia 2 de março, quarta-feira:

9h: Visão 3: A Atuação Sindical
- Sindicatos da Alimentação, Bancários, do Comércio, da Previdência e da Saúde.
11h30min - Debates
11h45min - Encerramento da 11ª Semana e passeata até o TRT/4


Lesões por Esforço Repetitivo



Câmara de Ginástica Laboral realiza sua reunião mensal
10/12/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS reuniu-se na sede do Conselho na tarde desta quarta-feira (9). Entre os assuntos tratados, foi realizada a avaliação do evento “Profissional de Educação Física como Protagonista da Ginástica Laboral”, organizado em comemoração ao Dia da Ginástica Laboral na Câmara Municipal de Porto Alegre, no dia 23 de novembro.

Também foi debatida a expectativa de aquecimento do mercado de Ginástica Laboral nos próximos meses, e o respectivo incremento na disponibilização de vagas do site do CREF2//RS, que já está sendo reformatado para atender a demanda. Quanto à hora-aula, foi sugerido que o CREF2/RS, o SEBRAE/RS, a ACAD RS e o SINPEF/RS reúnam-se com empresas de Ginástica Laboral para discutir os valores de referência em março de 2016. Concluindo a reunião, ficou determinado que será feito um levantamento dos profissionais de Educação Física e das empresas que atuam com Ginástica Laboral no Rio Grande do Sul, e definiu-se que as reuniões da Câmara em 2016 serão realizadas na segunda quarta-feira de cada mês, das 9h às 11h, na sede do CREF2/RS.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Câmara e vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), Márcio Martini (CREF 002842-G/RS), Magale Konrath (CREF 000378-G/RS) e Jussara Mesquita da Costa (CREF 009226-G/RS). A próxima reunião está prevista para o dia 13 de janeiro de 2016.


Ginástica Laboral



Dia da Ginástica Laboral discute os temas mais atuais da área
24/11/2015
Fonte: CREF2/RS

A comemoração do Dia da Ginástica Laboral foi marcada ontem (23) pela realização do evento “Profissional de Educação Física como Protagonista da Ginástica Laboral”, promovido na Câmara de Vereadores de Porto Alegre pela Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS. Na programação, um talk show transmitido online reuniu especialistas de empresas, instituições de ensino e profissionais de Educação Física ligados à área, que responderam a perguntas formuladas em todo o país.

Na abertura do evento, o presidente do CREF9/PR e representante do CONFEF, Antônio Branco (CREF 000009-G/PR), ressaltou o papel das Câmaras Técnicas como fomentadores da Ginástica Laboral no país. “Foi através do trabalho destes grupos que subsidiamos o livro editado pelo CONFEF sobre o tema”. Branco lembrou da importância de que se assegure aos trabalhadores brasileiros a orientação da Ginastica Laboral por profissionais habilitados. “Afinal, é uma luta que engloba um direito fundamental dos trabalhadores: a saúde”, enfatizou.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), mencionou a diminuição dos afastamentos, o aumento na produtividade e a melhora da autoestima e da afetividade dos trabalhadores como alguns dos benefícios alcançados pela Ginástica Laboral. “Se fala muito em doenças do trabalho nos Conselhos de Saúde. Aqui, estamos propondo saúde para o trabalhador”, resumiu Carmen.

Uma das questões levantadas durante o talk show teve como tema a Norma Regulamentadora 17, que estabelece os parâmetros das condições de trabalho, sendo respondida pelo supervisor de Ergonomia e Segurança do Trabalho da empresa Forjas Taurus, Índio Soares. “A NR 17 é baseada em três pilares: segurança, conforto e desempenho eficiente. A Ginástica Laboral surge como um ponto de equilíbrio destes fatores”, avaliou. “Atualmente, percebemos os acidentes ocorrendo muito mais devido ao comportamento do que a influência do ambiente. A Ginástica Laboral é fundamental na prevenção destas ocorrências”, constatou Índio.

Já o conselheiro do CREF9/PR, Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), lembrou que ainda hoje os objetos são produzidos por largos contingentes de pessoas em fábricas, e que os programas preventivos como a Ginástica Laboral e a Ergonomia são fundamentais no bem-estar dos trabalhadores. “Pensem nas roupas, celulares ou geladeiras. Será que eles foram elaborados em ambientes com pessoas motivadas pela Ginástica Laboral?”.
Assista a íntegra do evento neste link.


Ginástica Laboral



Talk show com transmissão online marca Dia da Ginástica Laboral na segunda-feira
18/11/2015
Fonte: CREF2/RS

No dia 23 de novembro, o CREF2/RS celebrará o Dia da Ginástica Laboral com o talk show “O Profissional de Educação Física como protagonista na Ginástica Laboral”. O evento, com inscrições gratuitas, é organizado pela Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa e será realizado no Plenário Ana Terra da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, e trará especialistas que tratarão sobre os temas mais atuais da área. As atividades começam às 14h30min, e a transmissão online a partir das 15h. No Rio Grande do Sul, o Dia da Ginástica Laboral foi instituído em 02/01/2014, pela Lei Estadual 14.418/2014, em uma ação promovida pelo CREF2/RS, com apoio do Deputado Estadual Adilson Troca, que inclui o dia 22 de novembro no calendário de eventos oficiais do Estado. Em Porto Alegre, a Lei que instituiu a data é de autoria do vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), também conselheiro do CONFEF.

Segundo o presidente da Câmara de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), o Rio Grande do Sul é pioneiro na implantação do programa de Ginástica Laboral no país, tanto na universidade como nas empresas, com perspectivas de mercado promissoras. “No início da década de 70, a Escola de Educação Física FEEVALE, localizada em Novo Hamburgo (RS), publicou uma proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas, Educação Física Compensatória e recreação", recorda. Em 1979, a mesma entidade, em convênio com o SESI/RS, elaborou e executou o projeto de Ginástica Laboral em cinco empresas do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente, centenas de empresas praticam o programa com seus colaboradores.

Aguiar ressalta que estatísticas atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas. “A Ginástica Laboral tenta tratar destes problemas com exercícios físicos, dinâmicas de grupo, técnicas de relaxamento, atividades lúdicas e recreativa, aplicados no ambiente da empresa e dentro do horário de trabalho, com duração média de 10 a 15 minutos”, explica. Dentre os resultados esperados, afirma Aguiar, estão diminuição da fadiga e a quebra da monotonia no trabalho, compensação do excessivo uso ou a inatividade de grupos musculares, tudo isto em prol da qualidade de vida do trabalhador, criando um novo estilo de vida que pode se estender as suas famílias.


Ginástica Laboral



Dia da Ginástica Laboral será comemorado excepcionalmente no dia 23/11
14/10/2015
Fonte: CREF2/RS

Por cair em um domingo neste ano, o Dia da Ginástica Laboral (22/11) será comemorado na segunda-feira subsequente, 23 de novembro. O evento, organizado pela Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, será realizado no Auditório Ana Terra da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, com transmissão simultânea online. O credenciamento começa às 14h30min, e das 15h30min às 17h serão realizadas mesas-redondas. O evento é gratuito e as vagas, limitadas. Programe-se com antecedência e venha debater os temas mais atuais da Ginástica Laboral!


Ginástica Laboral



Conselheira realiza palestra no I Simpósio do Fórum RS
07/10/2015
Fonte: CREF2/RS

A conselheira Eneida Feix (CREF 002116-G/RS) proferiu ontem (6) a palestra “Interações propositivas da qualificação da saúde e bem-estar da sociedade” no I Simpósio do Fórum RS, na qual fez um relato minucioso da interação do Conselho com os profissionais de Educação Física e com a sociedade. O evento, que teve como tema “O papel dos Conselhos Profissionais junto à sociedade”, foi realizado na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), com organização da Câmara da Saúde Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissionais Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS).

Em sua exposição, Eneida ressaltou a importância da troca interdisciplinar de conhecimentos. “Participar de eventos com outros conselhos vem sendo uma política eficaz para aprimorarmos a nossa gestão”, afirmou. A conselheira discorreu sobre a pauta de lutas em prol da Educação Física travada pelo Conselho, ampliada neste ano com a defesa da Fundergs e do CETE. “Por meio de mobilização e pressão política, conseguimos retirar o regime de urgência do Projeto de Lei que extingue a Fundação”. Ela frisou que as verbas destinadas à atividade física não são gastos públicos, mas sim investimento em saúde e inclusão social.

A conselheira explicou que a obrigatoriedade do profissional de Educação Física habilitado orientando as séries iniciais Educação Física Escolar, uma luta histórica do Conselho, obteve importante vitória em 2014 em Porto Alegre com a aprovação da Lei nº 11.585, de autoria do vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que obriga a formação em curso superior de Licenciatura em Educação Física para a docência dessa disciplina no Ensino Fundamental “Diante da epidemia de obesidade e doenças relacionas, como diabetes e hipertensão, nossa luta é para torná-la estadual”.

Na mesa-redonda que se seguiu ao debate, foram abordados temas como fiscalização e a interação com a SMIC, Vigilância Sanitária, Procon, Polícia Civil e Brigada Militar. Também estiveram presentes a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), e o presidente do CRECIRS, Flávio Koch.


Fórum-RS



Especialista em maturidade ativa defende novo estilo de vida no I Seminário Multiprofissional
05/10/2015
Fonte: CREF2/RS

O coordenador técnico do Programa Maturidade Ativa do SESC-RS, Eduardo Danilo Schmitz (CREF 006366-G/RS), foi um dos palestrantes do I Seminário Multiprofissional, realizado na sexta-feira (2), na nova sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), em Porto Alegre. A ação, alusiva ao Dia do Idoso (1º de outubro), foi organizada pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO7), com apoio do CREF2/RS e dos Conselhos Regionais de Farmácia, Nutrição e Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Ao final do encontro, uma mesa-redonda multiprofissional, que contou com a presença do presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), debateu temas interdisciplinares propostos na programação.

O profissional de Educação Física, que é mestre em Envelhecimento Humano pela UPF, palestrou sobre a promoção da qualidade de vida, a saúde e o envelhecimento. Ele relembrou que o movimento humano sempre foi necessário, seja para caçar ou para se defender, mas que, com o passar do tempo, foram desenvolvidas incontáveis tecnologias que facilitaram a existência do homem. “O que é muito bom por um lado, mas por outro acentua o sedentarismo e as doenças associadas a este estilo de vida”, constatou. O coordenador do SESC-RS observou que Porto Alegre ostenta o título de capital vice-campeã em índices de obesos no país. "Assistimos ao que se chama de transição epidemiológica, ou seja, se no passado as grandes vilãs eram as doenças infecciosas transmissíveis, hoje a preocupação são as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e osteoporose”.

Schmitz trouxe dados de uma pesquisa realizada pela Universidade de Navarra, na Espanha, país onde a obesidade é diretamente responsável por cerca de 2% a 4% dos gastos totais em saúde. O estudo demonstra que um euro investido na promoção de esportes cria uma economia estimada de 50 euros em gastos em saúde ao longo de 15 anos. “Se as pessoas têm espaço adequado e um contexto educacional, teremos um caminho para mudar esta realidade”, sintetizou.

O coordenador destacou o fato destas doenças já serem observadas em pessoas na faixa dos 30 anos, e propôs a modificação do estilo de vida da população como um meio de envelhecimento saudável. “Muitas vezes, este modo de vida não é uma escolha. Aposto muito em educação e políticas públicas para solucionar esses problemas”. O profissional de Educação Física criticou o modelo imediatista do corpo perfeito imposto pela sociedade. “Isso só causa frustração. Vejo, porém, algumas alternativas, como o programa de incentivo à atividade física do SUS”, exemplificou.


Dia do Idoso



Semana do Idoso terá seminário multiprofissional
22/09/2015
Fonte: CREFONO 7

Já estão abertas as inscrições para o Seminário Multiprofissional, evento que será realizado no dia 2 de outubro no auditório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), em sua sede na rua Guilherme Alves, 1010, em Porto Alegre. O encontro alusivo ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, é uma realização do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO7), com apoio do CREF2/RS e dos Conselhos Regionais de Farmácia, de Nutrição e Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Seminário Multiprofissional na Semana do Idoso
13h30min - Entrega de materiais
14h - Abertura - Marlene Canarim Danesi - fonoaudióloga, especialista em Linguagem, mestre em Problemas e Patologias do Desvalimento e presidente do CREFONO 7
14h15min - Palestra - "Envelhecimento e Saúde" - Jussara Rauth - assistente social, especialista em Gerontologia e presidente do Conselho Estadual do Idoso
15h15min - Apresentação Cultural
15h45min - Intervalo
16h - Mesa-redonda multiprofissional - Fonoaudiologia, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia - moderadora fonoaudióloga Mirian Teresinha Pinheiro da Silva
17h15 - Pré-encerramento - "Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável" - Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS e Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS
17h30min – Debate e encerramento

Local: auditório do CRECIRS - rua Guilherme Alves, 1010, Partenon, Porto Alegre
Data: 2 de outubro
inscrições gratuitas pelo e-mail eventos@crefono7.org.br


Dia do Idoso



Dia da Ginástica Laboral será comemorado excepcionalmente no dia 23/11
16/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Por cair em um domingo neste ano, o Dia da Ginástica Laboral (22/11) deverá ser comemorado em 23 de novembro. O evento será realizado no Auditório Ana Terra da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre a partir das 14h30min, com transmissão simultânea online. Segundo o presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), serão convidados a participar de mesas-redondas representantes do Banrisul (Prêmio Top Ser Humano por seu programa de Ginástica Laboral), do Ministério do Trabalho, da Secretaria Estadual da Saúde, do TRT, da universidade FEEVALE (que oferece a disciplina), do INSS, o presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Mauro Pinheiro, o deputado Estadual Adilson Troca, além da presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ). “O objetivo será divulgar o máximo possível a Ginástica Laboral na sociedade, demonstrando a atividade como um programa de bem-estar e vida saudável do trabalhador”, explicou Aguiar.


Ginástica Laboral



CREF2/RS lança publicação da Ginástica Laboral
11/09/2015
Fonte: CREF2/RS

A publicação da Ginástica Laboral do CREF2/RS já está sendo distribuída gratuitamente na sede do Conselho e disponibilizada para download aqui. Produzida pela Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, a edição aborda, com textos objetivos, temas como o conceito da Ginástica Laboral, finalidades e resultados esperados, etapas mínimas para aplicar o programa, além de questões éticas e de qualificação. O documento foi resultado de reuniões, pesquisas e de experiências práticas realizadas pelos profissionais ligados à Ginástica Laboral e tem como objetivo sensibilizar a sociedade, empresários e profissionais de Educação Física para os benefícios proporcionados pela atividade.

Segundo o presidente da Câmara, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), a publicação reflete o atual momento vivido pela Ginástica Laboral no Estado. "Há alguns anos, nossos serviços eram privilégio de grandes organizações. Hoje, empresas de qualquer porte, independente do número de empregados, podem adotar o programa adequado à sua realidade. Esta nova conjuntura, aliada aos esforços da Câmara, propiciou a presente edição”. O secretário da Câmara Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) ressaltou que as informações divulgadas na publicação traduzem a importância da Ginástica Laboral como promotora da saúde do trabalhador. “Este documento é uma forma de qualificar os profissionais de Educação Física e, em contrapartida, garantir o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador”.


Ginástica Laboral



Semana da Educação Física encerra nesta sexta-feira com palestra na FADERGS
04/09/2015
Fonte: CREF2/RS

A Semana da Educação Física de Porto Alegre, promovida pela Câmara de Vereadores em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, encerrará hoje à noite, com mais uma palestra na FADERGS. Lauro Aguiar (CREF 002892-G/RS), presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, falará com os estudantes da instituição sobre o tema, a partir das 19h30min. A atividade é gratuita e aberta ao público em geral.

Na manhã de hoje (4), foi o conselheiro Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS) que esteve na FADERGS. A palestra "Atualização de Regras de Voleibol" abordou questões como as atribuições do árbitro e apresentou a evolução da modalidade desde a sua criação, em 1895. O vôlei, que nasceu como atividade física dirigida para pessoas sedentárias, é um dos esportes que mais mudou as suas regras ao longo do tempo. "Sempre que se modifica alguma coisa, é preciso repensar o esporte como um todo", comentou.

Com experiência internacional e participação nas Olimpíadas de Pequim em 2008, Cimino também é presidente da Federação Gaúcha de Voleibol (FGV) e membro da Comissão de Leis e Regras de Jogo da Federação Internacional de Volleyball (FIVB). Ele aproveitou o encontro para também explicar os conceitos importantes da modalidade, com o papel do capitão e a diferença entre rally e rally completo. Além disto, também foi exibido o vídeo institucional do CREF2/RS e explicado para os presentes as funções do Conselho, de proteger a sociedade e de fiscalizar a profissão. "O objetivo é que a população seja atendida com qualidade por qualquer profissional da nossa área", pontuou.

Semana da Educação Física de Porto Alegre
Palestra "Ginástica Laboral", com Lauro Aguiar (CREF 002892-/GRS)
Horário: 19h30min
Local: FADERGS (Avenida João Pessoa, 1105 – Cidade Baixa)
Inscrições gratuitas no local


FADERGS Semana da Educação Física Dia do Profissional de Educação Física



CREF2/RS participa do VI Fórum Nacional de Ginástica Laboral em São Paulo
25/08/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS participou, no último sábado (22), do VI Fórum Nacional de Ginástica Laboral. O evento, realizado em São Paulo pela Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), contou com a presença de Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), 1º secretário do Conselho e presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa.

Com palestras ministradas por Fabiana Figueiredo (CREF 009944-G/SC), Fábio Montrezol (CREF 032049-G/SP) e Cynara Pereira (CREF 068042-G/SP), entre outros, o Fórum reuniu profissionais de todo o Brasil que atuam na área e apresentou o panorama nacional das propostas comerciais de serviço em ginástica laboral, bem como algumas formas e maneiras de precificar estes serviços. Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) e Elaine Amado (CREF 011947-G/PR) também mediaram debates e mesas redondas, sobre temas como a valorização do profissional de Educação Física como promotor de saúde no ambiente corporativo e sobre a elaboração das planilhas de custos.

"Além disto, o CREF2/RS apresentou as atividades desenvolvidas pela sua Câmara Técnica, o regimento técnico regulamento pelo Conselho e as ações que realizamos por aqui, como o Dia Estadual da Ginástica Laboral", contou Aguiar. O Fórum serviu também para que fosse mostrado, com exclusividade, a cartilha sobre a ginástica laboral que foi elaborada pelo CREF2/RS e que será lançada e distribuída em breve, em formato impresso. O documento está disponível em PDF, em caráter provisório para visualização, neste link.

Em sua apresentação, Aguiar também comentou o legado da ginástica laboral no Brasil, que surgiu há mais de 37 anos por aqui. "Hoje esta prática está representada por milhares de empresas e profissionais de Educação Física, que devem constituir ações focadas na promoção da saúde do trabalhador e em políticas públicas que valorizem o profissional que desenvolve estes programas na empresa", concluiu.

Foto: Mariana Lima/ABGL


Ginástica Laboral



Câmara Técnica organiza comemorações do Dia da Ginástica Laboral
09/07/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS reuniu-se na sede do Conselho na tarde desta quarta-feira (8). Entre os assuntos tratados, foram estudados os detalhes para a impressão do Manual de Ginástica Laboral do CREF2/RS. Também esteve em pauta a configuração dos eventos que serão realizados em comemoração ao Dia da Ginástica Laboral (22/11). O objetivo será divulgar o máximo possível a Ginástica Laboral na sociedade, promovendo mesas-redondas que deverão contar com a presença com diretores de empresas que já adotam a GL, o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), representantes do Ministério do Trabalho, Secretaria da Saúde, TRT, INSS, reitores de universidade que ofereçam a disciplina, além de especialistas em Ginástica Laboral.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Câmara e conselheiro do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), João Scholles (CREF 003966-G/RS), Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), Márcio Martini (CREF 002842-G/RS) e Marcelo Costa Fernandes (CREF 000835-G/RS).

A próxima reunião da Câmara está prevista para dia 12 de agosto, às 13h30min, e está aberta aos Profissionais de Educação Física.


Ginástica Laboral



Reunião discute livro sobre ginástica laboral
22/06/2015
Fonte: CREF2/RS

Nesta segunda-feira (22), o CREF2/RS sediou a sexta reunião do Grupo Técnico de Estudo de Ginástica Laboral do CONFEF, ocasião em que se discutiram os detalhes da edição do livro de ginástica laboral que será publicado pelo Conselho Federal. Estiveram presentes o Presidente do CREF9/PR e presidente da Comissão de Legislação e Normas do CONFEF Antonio Eduardo Branco (CREF 000009-G/PR), o presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa e conselheiro do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), o conselheiro do CREF9/PR, Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), a conselheira do CREF3/SC, Fabiana Figueiredo (CREF 009944-G/SC), e a conselheira do CREF7/DF Márcia Ferreira Cardoso Ferreira (CREF 000211-G/DF).

Segundo o presidente Antonio Eduardo Branco, esta é uma reunião histórica, pois ocorre em um momento extremamente propício, já que a população anseia por políticas que possam favorecer a saúde do trabalhador. “O livro será um marco e servirá para que novos profissionais se motivem a trabalhar com ginástica laboral. Contudo, este trabalho não pode ser estanque, necessitando ser amplamente divulgado junto às empresas, órgãos públicos contratantes, federações de indústrias, entidades públicas e privadas e sociedade em geral”. Para Lauro Aguiar, o documento sedimenta um trabalho de longa data no aperfeiçoamento da GL no país. “Atualmente, os empresários podem contar com segurança na contratação de um profissional de orientação da ginástica laboral. Este é um trabalho de prevenção e com foco na promoção da saúde", complementa.

Já o conselheiro Rony Tschoeke destacou o aumento da importância da GL na vida das pessoas, na medida em que o estilo de vida se tornou crucial para a saúde. "Muitos trabalhadores só têm contato com a orientação profissional no momento da GL. São pessoas que passam horas no trânsito e enfrentam longas jornadas de trabalho, encontrando na GL um melhor gerenciamento no seu estilo de vida. Acredito que este livro contribuirá para um fortalecimento desta atividade, conclamando também as universidades a perceberem a importância deste conteúdo".

A conselheira Fabiana Figueiredo explicou que a GL, bem como todas as áreas da Educação Física, são campos que ainda ensejam muitos avanços, e que isto só ocorrerá com qualificação contínua. "Este é objetivo do grupo ao estudar as questões pertinentes à saúde do trabalhador: pontuar como poderiam acontecer as contratações específicas interdisciplinares que são, de fato e de direito, atributos de cada profissional envolvido na promoção da saúde na empresa. A GL, sem sombra de dúvida, é prerrogativa do profissional de Educação Física.”

De acordo com a conselheira Márcia Ferreira, o Grupo Técnico de Estudo se uniu na elaboração do livro para ajudar o profissional de Educação Física e as empresas na melhoria do mundo do trabalho. "A publicação é um incentivo às pessoas buscarem mais aperfeiçoamento e melhores técnicas. É disto que o bom profissional precisa para levar um bom trabalho à sociedade.”


Ginástica Laboral



Câmara de Ginástica Laboral realizou sua reunião mensal
11/06/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS realizou ontem à tarde, na sede da entidade, sua reunião mensal. Entre os temas tratados, de uma ideia que inicialmente previa um manual, avançou-se para a confecção de um livro de orientação da Ginástica Laboral do CONFEF. Também se estudou métodos de divulgação da Ginástica Laboral nas universidades, utilizando para isto, por exemplo, as semanas acadêmicas.

Quanto ao Dia da Ginástica Laboral (22/11), o objetivo será abranger a maior parte possível da sociedade, promovendo mesas-redondas com diretores de empresas que adotam a GL, os presidentes do CONFEF e CREF2/RS, superintendente do Ministério da Trabalho, Secretaria da Saúde, representantes do TRT e do INSS, universidades que ofereçam a disciplina de GL, além de especialistas em GL. Na reunião, também se previu as ações da Câmara Técnica junto à Frente Parlamentar de Educação Física, que realizará evento no dia 22/11. A próxima reunião da Câmara de Ginástica Laboral está prevista 08/07, às 13h30min.

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa é formada pelos profissionais Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), Tony Izaguirre (CREF 019093-G/RS), Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) e João Scholles (CREF 003966-G/RS). Também participaram desta reunião como convidados Márcio Martini (CREF 002842-G/RS) e Marcelo Costa Fernandes (CREF 000835-G/RS).


Ginástica Laboral