Notícias



Fórum-RS defende vacinação imediata de todos profissionais de saúde em reunião com Prefeitura de Porto Alegre
05/03/2021
Fonte: CREF2/RS

Os membros da Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) estiveram reunidos, na tarde da última quarta-feira, dia 3 de março, com o diretor da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre Fernando Ritter. O objetivo do encontro foi discutir o plano de vacinação contra a COVID-19 para os profissionais da área de saúde, correspondendo às etapas 12 e 13 da Resolução CIB nº 25/2021-RS.

Além de representantes do município e de diversos Conselhos Profissionais da área da saúde, também participaram da reunião virtual Diego Espíndola, secretário-executivo do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS); e Marcelo Vallandro, integrante do Centro de Operações de Emergências da Saúde.

A Câmara da Saúde, que conta com a participação do CREF2/RS, defende a vacinação de maneira integral e imediata - mas, devido à escassez de doses, foi discutida a necessidade de construção de critérios de escalonamento, no intuito de viabilizar este processo de forma justa, contemplando da melhor forma possível os profissionais da saúde que estão no exercício de suas atividades. Um documento, com as propostas discutidas durante a reunião, será encaminhado para a análise da SMS e do COSEMS, para a possível expedição de uma nova Resolução CIB, com diretrizes específicas para esta etapa da vacinação.

Ritter alertou que a campanha de vacinação para estes profissionais somente será retomada após a adequação dos critérios e a deliberação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), incluindo também os demais municípios do Estado. Ele informou também a recente exigência da identificação de todos que já receberam a vacina, por parte do Ministério Público, para o acompanhamento quanto ao cumprimento do Plano de Imunizações do Governo Estadual e Federal.

A conselheira do CONFEF Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) e a conselheira do CREF Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) participaram da reunião em nome dos profissionais de Educação Física.


vacinação covid-19



Primeira edição do Conversando com CREF2/RS ocorre em Rio Grande
03/03/2021
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS vai realizar, no dia 11 de março, mais uma edição do evento “Conversando com o CREF2/RS: Dúvidas e Sugestões”. A atividade, aberta para a participação de profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, ocorrerá na Academia XPremium, em Rio Grande, a partir das 19h. A entrada será gratuita.

Em Rio Grande, o Conversando com o CREF2/RS contará com a palestra “Orientação do Exercício Profissional e Fiscalização”, ministrada pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), ambos membros da COF. Além da palestra, será realizado atendimento presencial no mesmo local, nos dias 11 de março, das 14h às 18h; e 12 de março, das 8h30min às 11h.

De acordo com Carla, a atividade tem o intuito de aproximar o Conselho das principais cidades do interior, ouvindo as demandas de cada município e aprimorando as ações de fiscalização. “Identificando as necessidades e os problemas, a COF poderá elaborar estratégias para a garantir a oferta correta de serviços relacionados ao condicionamento físico, envolvendo nessa ação profissionais, estudantes e proprietários de academias”, comentou.

A COF ainda é composta pelos conselheiros Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS).

Conversando com o CREF2/RS: Dúvidas e Sugestões
Data e horário: 11 de março, quinta-feira, às 19h
Local: Academia XPremium
Endereço: Rua Santos Dumont, 620 - Vila Junção


Conversando com o CREF2 RS



CREF2/RS não compactua com manifestação com aglomeração e desrespeito aos protocolos sanitários
03/03/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, assim como as demais entidades que integram o Comitê Estadual da Educação Física do Rio Grande do Sul, acredita que a melhor forma de alcançar os objetivos é através das ações que demonstrem aos governantes a importância do profissional de Educação Física como promotor de saúde neste momento de pandemia. 

O Projeto de Lei 144/2020, que busca tornar a Educação Física um serviço essencial em todo o Estado, também foi enviado para mais de 140 cidades, sendo aprovado em mais de 20 municípios. Este é o melhor caminho para chegarmos ao resultado esperado.


covid-19



CREF2/RS realiza mais uma live pelo Instagram nesta sexta-feira
02/03/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 5 de março, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. Desta vez, o Conselho receberá Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), para falar sobre o tema “A atuação do CREF2/RS e o contexto atual da pandemia”. A transmissão vai iniciar às 17h.

Sócio-diretor da G2 Sports e consultor de academias, Gamboa atualmente é 2º vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização. Desde o ano passado, também preside o Comitê Estadual da Educação Física do Rio Grande do Sul, órgão que conta com diversas entidades representativas da Educação Física do Estado.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação desta semana:

Live: 5 de março, sexta-feira, às 17h
Convidado: Alessandro Gamboa (CREF 01534-G/RS)
Tema: A atuação do CREF2/RS e o contexto atual da pandemia


Lives Instagram



CREF2/RS busca tornar Educação Física essencial e flexibilização durante bandeira preta
01/03/2021
Fonte: CREF2/RS

Os conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 00100-G/RS), que também fazem parte do Comitê Estadual da Educação Física, participaram de duas reuniões importantes na manhã desta segunda-feira, com o secretário-chefe da Casa Civil Artur Lemos Júnior. O intuito destes encontros foi acelerar o processo que busca tornar a atividade dos profissionais de Educação Física um serviço essencial em todo o Estado e debater a flexibilização destas atividades durante a bandeira preta do Distanciamento Controlado.

A primeira reunião contou com a presença da deputado estadual Fran Somensi, que é a autora deste Projeto de Lei, que tramita na Assembleia Legislativa desde o ano passado. Já o segundo encontro foi com o deputado federal Nereu Crispim, que protocolou um mesmo projeto em nível nacional.


pandemia covid-19 coronavírus



CREF2/RS realiza mais uma live pelo Instagram nesta sexta-feira
25/02/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. O Conselho receberá o profissional Orlei Júnior (CREF 003579-G/RS), para falar sobre o tema “Escalada, montanhismo e a atuação do profissional de Educação Física”. A transmissão vai iniciar às 17h.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação desta semana:

26 de fevereiro, sexta-feira, às 17h
Orlei Júnior (CREF 003579-G/RS)
Escalada, montanhismo e a atuação do profissional de Educação Física


lives instagram



Interiorizasul visita Cachoeira do Sul e Santa Maria em março
19/02/2021
Fonte: CREF2/RS

Depois de ter as suas atividades suspensas no ano passado por causa da pandemia, o CREF2/RS vai retomar a programação do Interiorizasul em 2021. O projeto, que viaja pelo Rio Grande do Sul para disponibilizar aos profissionais do interior os mesmos serviços que são ofertados nas sedes de Porto Alegre e de Caxias do Sul, estará em Cachoeira do Sul, nos dias 8 e 9 de março; e em Santa Maria, nos dias 9 e 10 de março.

O agendamento antecipado de cada atendimento já pode ser feito neste link. No dois locais, os servidores do Conselho estarão à disposição para realizar os procedimentos de atualização cadastral, entrega de Cédula, colega de digital e parcelamento de anuidades, assim como para receber a documentação para novos registros.

As próximas datas do Interiorizasul 2021 serão divulgadas em breve. O uso de máscara é obrigatório.

Interiorizasul Cachoeira do Sul
Datas e horários: 8 de março, segunda-feira, das 13h às 18h; e 9 de março, terça-feira, das 9h às 11h
Local: Ulbra Cachoeira do Sul
Endereço: Rua Martinho Lutero, 301 – Universitário
Agendamento disponível até 5 de março

Interiorizasul Santa Maria
Datas e horários: 9 de março, terça-feira, das 13h às 17h; e 10 de março, quarta-feira, das 9h às 13h
Local: Ulbra Santa Maria
Endereço: BR 287 - Km 252 - Trevo Maneco Pedroso - Boca do Monte
Agendamento disponível até 5 de março


interiorizasul santa maria cachoeira do sul



CREF2/RS promove mais uma live nesta quinta-feira
17/02/2021
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira, dia 18 de fevereiro, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. O Conselho receberá a fisioterapeuta Andréia Kisner (CREFITO 31185), para falar sobre o tema “saúde da fáscia e liberdade de movimento”. A transmissão vai iniciar às 17h.

Graduado em Fisioterapia pela Feevale em 1999, Andréia atua há mais de 19 anos na área do tratamento da dor e da reestruturação postural, tendo realizado mais de 30 mil atendimentos. Hoje é diretora do Instituto Actiuni de Aprendizagem Integrativa e do ActiVie - Núcleo de Saúde e Bem Estar. Possui formação em Liberação Miofascial, em Pilates, em Microfisioterapia e em Body Reading, com certificação internacional em Trilhos Anatômicos.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação desta semana:

18 de fevereiro, quinta-feira, às 17h
Andréia Kisner (CREFITO 31185)
Saúde da fáscia e liberdade de movimento


lives instagram



Esclarecimento aos profissionais de Educação Física quanto à vacinação contra a COVID-19 em Porto Alegre
10/02/2021
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Diante das dificuldades para contemplar com justiça e segurança as diversas categorias de profissionais de saúde no processo de vacinação contra a COVID-19, a Prefeitura de Porto Alegre decidiu suspender a programação de vacinação prevista para ser realizada a partir desta quarta-feira, dia 10 de fevereiro, no Centro de Saúde IAPI. A imunização continua acontecendo nos hospitais que receberam doses para as suas equipes.

O objetivo é executar a ação só quando houver plenas condições de transparência, para garantir vacinação com critérios claros de seleção, que eliminem qualquer possibilidade de favorecimentos, como os chamados fura-filas. “É dever do Município conduzir este processo com toda transparência, evitando distorções que comprometam o programa de vacinação que é baseado nos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, explica o secretário Mauro Sparta.

A Secretaria Municipal da Saúde fará um intenso trabalho com as entidades de classe para determinar um processo adequado de seleção e estabelecer um novo cronograma de vacinação. O CREF2/RS, desde o início desta semana, está em contato com a Prefeitura para garantir que a vacinação da área saúde contemplem os profissionais de Educação Física, como estabelecem o Plano Nacional e o Plano Estadual de Vacinação.

Mais informações sobre isto aqui.


vacinação covid-19



CREF2/RS age pela garantia da Educação Física Escolar na rede municipal de Caxias do Sul
10/02/2021
Fonte: CREF2/RS

Nessa terça-feira, dia 9 de fevereiro, o CREF2/RS teve uma reunião com a Comissão de Educação da Câmara da Municipal de Caxias do Sul. O encontro, que ocorreu por intermédio do vereador Felipe Gremelmaier, contou com a presença da conselheira do CREF2/RS Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) e do vereador Adriano Bressan, presidente da Comissão.

A reunião teve o intuito de garantir a presença da disciplina de Educação Física na volta às aulas da rede municipal de Caxias do Sul. Na oportunidade, Carla debateu com Bressan sobre o documento com as orientações da Secretaria Municipal de Educação para o retorno das atividades. No texto, consta a suspensão das práticas esportivas e coletivas.

“A Educação Física é fundamental e importante para o desenvolvimento cognitivo da criança. Mas que não estejam previstas atividades coletivas, pode-se manter a disciplina com ginástica e alongamentos, por exemplo”, comentou Carla. No encontro, a Conselheira também ressaltou que, caso não haja aulas de Educação Física nas escolas, será desrespeitada a Lei Municipal, de autoria de Gremelmaier, que garante a essencialidade da atividade física em tempos de pandemia.

No final da reunião, Carla ainda entregou o documento com as recomendações de retorno das aulas presenciais de Educação Física, elaborado pela Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS e disponível neste link para download. Bressan prometeu uma agenda com a Secretaria Municipal de Educação para tratar do assunto.


educação física escolar caxias do sul



CREF2/RS promove mais uma live pelo Instagram nesta quinta-feira
10/02/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nesta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, às suas lives pelo Instagram. O Conselho receberá Otávio Frasca (CREF 014705-G/RS), para falar sobre kitesurf. A transmissão vai iniciar às 17h.

Graduado em Educação Física pela UFRGS, Frasca tem especialização em Fisiologia do Exercício pela mesma universidade e é habilitado no curso de técnicas de salvamento e socorros de urgência no meio aquático pela Escola de Bombeiros do Rio Grande do Sul. É instrutor autorizado pela Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) e proprietário da Kitesurf Adventure, empresa que atua com ensino, viagens e vendas de equipamentos relacionados à modalidade desde 2008.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação desta semana:

11 de fevereiro, quinta-feira, às 17h
Otávio Frasca (CREF 014705-G/RS)
Kitesurf


lives instagram



Esclarecimento aos profissionais de Educação Física quanto à vacinação contra a COVID-19 no Rio Grande do Sul
09/02/2021
Fonte: CREF2/RS

Sobre o Plano Estadual de Vacinação Contra a COVID-19, do Rio Grande do Sul, o CREF2/RS esclarece aos seus profissionais que, segundo a recomendação do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS), todos os profissionais da saúde serão imunizados, como ficou expressamente descrito na recomendação sobre a estratificação dos grupos prioritários dos trabalhadores de saúde, emitida no dia 25 de janeiro. Contudo, há um ordenamento de prioridade para a realização desta imunização, o que dependerá do número de doses recebidas e distribuídas pelo Estado.

Segundo a determinação da Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Sul (CIB/RS), a distribuição das remessas deverá obedecer a seguinte ordem: povos indígenas aldeados, idosos residentes em Instituição de Longa Permanência e pessoas com deficiência moradoras de Residências Inclusivas. Somente após deverão ser imunizados os trabalhadores da área da saúde.

Para ordenar a aplicação das doses nos profissionais da saúde, a Comissão estabeleceu uma subdivisão desses profissionais em 12 diferentes grupos, estando incluídos os profissionais de Educação Física nos “demais profissionais da saúde”, ou seja, na última fase, exceto, é claro, para os que atuam diretamente com atendimentos em áreas COVID e integram as classificações antecessoras, tendo maior prioridade, segundo consta na Resolução CIB/RS 007/2021.

Diante disso, o Conselho orienta que os profissionais se mantenham vigilantes quanto ao cumprimento dessas determinações estaduais pelos municípios, solicitando informações às Secretarias Estadual e Municipais de Saúde sobre o andamento das imunizações na sua cidade, identificando o momento correto de buscar as Unidades de Saúde e realizar a sua vacinação.

No site https://coronavirus.rs.gov.br/notas-tecnicas, estão sendo publicados documentos oficiais sobre o tema. Você pode acessar, por lá, o Plano Estadual de Vacinação, a Nota Técnica sobre Grupos Prioritários e a Recomendação Técnica sobre a Estratificação dos Grupos Prioritários dos Trabalhadores de Saúde, entre outros informes.


COVID-19 VACINAÇÃO ESCLARECIMENTO



CREF2/RS e CRF/RS têm reunião com Prefeitura de Porto Alegre para tratar da vacinação dos profissionais de Educação Física
08/02/2021
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, o 2º vice-presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e a conselheira federal do CONFEF Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) estiveram reunidos com Cássio Trogildo e Luciano Marcantônio, secretário e secretário-adjunto de Governança Comunitária e Coordenação Política da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, para tratar da vacinação dos profissionais de Educação Física em Porto Alegre. O encontro, realizado em parceria com o CRF/RS, serviu para iniciar as tratativas a respeito da logística desta ação.

De acordo com Gamboa, ainda não há uma previsão de data para o início da imunização, pois a criação de um cronograma depende da disponibilidade de vacinas por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo assim, alguns documentos já começaram a ser trocados entre a Prefeitura e os Conselhos, no intuito de agilizar este processo.

Os profissionais de Educação Física, que integram a área da saúde, fazem parte do grupo prioritário definido pelo Plano Nacional de Vacinação da COVID-19. Zelma Padilha, assessora do Conselho Regional de Farmácia, também participou da reunião.


vacinação covid-19



Atendimento do CREF2/RS e do CREF Serra tem agendamento prévio obrigatório
08/02/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS e o CREF Serra, desde que retomaram as suas atividades presenciais no segundo semestre de 2020, passaram a atender mediante o agendamento prévio obrigatório. Você deve clicar neste link para se cadastrar e fazer o seu.

A sede de Porto Alegre está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Já o CREF Serra, em Caxias do Sul, tem expediente nas quintas e nas sextas-feiras, das 10h às 15h. Além do agendamento antecipado, o uso de máscara também é obrigatório nos dois locais.

CREF2/RS – Porto Alegre
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro Histórico
Agendamento obrigatório neste link

CREF Serra – Caxias do Sul
Atendimento nas quintas-feiras e nas sextas-feiras, das 10h às 15h
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
Agendamento obrigatório neste link


atendimento covid cref serra cref porto alegre



Profissional registrado no CREF2/RS lança livro sobre Corrida de São Silvestre
08/02/2021
Fonte: CREF2/RS

O profissional de Educação Física registrado no CREF2/RS Darlan Souza (CREF 015393-G/RS) está lançando o seu quarto livro. Intitulada “O que você precisa saber para correr bem a São Silvestre”, a obra tem a co-autoria de Fabiano Braun (CREF 001807-G/SC) e reúne diversas informações sobre a tradicional prova brasileira, assim como curiosidades, relatos e orientações importantes para os corredores que pretendem participar um dia do evento.

O livro tem o seu prefácio assinado pelo ex-recordista mundial da maratona Ronaldo da Costa e pelo treinador Wanderlei de Oliveira. “O que você precisa saber para correr bem a São Silvestre” pode ser adquirido neste link.

Darlan é atleta de corrida de rua, treinador e personal trainer, membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers. Integra a equipe de treinadores da DSX Assessoria Esportiva e foi finalista do prêmio Top Trainer Brasil, em 2017. “Fujam para as Montanhas: Up Hill Marathon” e “Como Correr Sem Sofrer: 98 Respostas para a Meia Maratona” são alguns dos outros livros escritos por ele.


livros



Profissionais registrados têm 10% de desconto no Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica da PUCRS
04/02/2021
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS está com as inscrições abertas da terceira edição do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica, que será realizado entre maio de 2021 e junho de 2022. A atividade, promovida pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da Universidade, é aberta para todos os profissionais de Educação Física, com 10% de desconto para registrados no CREF2/RS. Para mais informações, acesse este link.

Com 360 horas-aula e com encontros quinzenais, nas sextas e nos sábados, o curso tem o objetivo de qualificar os profissionais de Educação Física para atuarem com a população idosa, aprofundando os conhecimentos sobre as características biológicas do envelhecimento e a sua associação com as principais doenças que comumente afetam a saúde e a qualidade de vida dos idosos. Inédita no Rio Grande do Sul, a atividade terá mestres e doutores em Geriatria, Gerontologia, Medicina e Educação Física como professores, com todos conhecimento na prescrição de exercício físico para idosos.

Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica
Inscrições até o dia 30 de abril, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aulas de 7 de maio de 2021 a 18 de junho de 2022
Inscrições e mais informações aqui


cursos apoio convênio



CREF2/RS promove mais uma live pelo Instagram na próxima quinta-feira
01/02/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives na próxima quinta-feira, dia 4 de fevereiro, às 19h, pelo Instagram. Nesta data, o Conselho receberá Fausto Ariel Amato (CREF 008533-G/RS), que irá abordar o tema “ Alta intensidade em treinos”.

Osteopata D.O. pelo Instituto Brasileiro de Osteopatia (IBO), Fausto certificou-se em Pilates Clássico pela Power Pilates New York em 2006, sendo que estuda a técnica e suas variações há mais de 10 anos. Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pelo IPA, licenciado em Gyrotonic e em Treinamento Físico Funcional. CrossFit Level 2 Trainer (CF-L2), com as seguintes credenciais: Scaling Course Portuguese Certificate, Judge 2018 Course Certificate, Kettlebell Course Certificate, Lesson Planning Course Certificate, Running Course Certificate..

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

4 de fevereiro, quinta-feira, às 19h
Fausto Ariel Amato (CREF 008533-G/RS)
Alta intensidade em treinos


Lives Instagram



Comissão de Orientação e Fiscalização reúne-se com secretário de Esportes de Bento Gonçalves
28/01/2021
Fonte: CREF2/RS

O presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e a secretária Carla Pretto (CREF 006564-G/RS estiveram no dia 26 de janeiro em Bento Gonçalves, onde realizaram uma reunião com o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo e o secretário adjunto, Wagner Dalla Valle.

Segundo Carla, entre as pautas discutidas, estiveram as ações de fiscalização realizadas pelo CREF2/RS na região, além da retomada da cadeira que é destinada ao CREF2/RS no Conselho Municipal de Desporto do município, o que não está ocorrendo atualmente. Ao final da reunião, o secretário se colocou à disposição para ajudar em novas ações do Conselho em Bento Gonçalves.


COF



CREF2/RS fecha no Carnaval e volta a funcionar na Quarta-feira de Cinzas
27/01/2021
Fonte: CREF2/RS

No dia 15 de fevereiro, segunda-feira; e 16 de fevereiro; terça-feira; o CREF2/RS não terá expediente em razão do feriado de Carnaval. O atendimento externo voltará a ser realizado na quarta-feira, dia 17 de fevereiro, a partir do meio-dia. Clique aqui para realizar o pré-agendamento dos serviços disponibilizados nas nossas sedes.


Horário



CREF2/RS promove mais uma live pelo Instagram na próxima terça-feira
22/01/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives na próxima terça-feira, dia 26 de janeiro, às 17h, pelo Instagram. Nesta data, o Conselho receberá Fábio Minghelli (CREF 006157-G/RS), que irá abordar o tema “Movimento para sobrevivência na crise”.

Fábio tem formação em Educação Física, licenciatura plena, pela UFRGS, sendo especialista em treinamento desportivo pela Universidade Estadual de Londrina 2004, treinador de natação de 2003 até 2014, professor de treinamento funcional de 2014 até hoje, e é empresário no ramo, atuando como proprietário da Joy Centro de Treinamento.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

26 de dezembro, terça-feira, às 17h
Fábio Minghelli (CREF 006157-G/RS)
Movimento para sobrevivência na crise


Lives Instagram



CREF2/RS promove mais uma live pelo Instagram
15/01/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, 19 de janeiro, às 19h, o Conselho receberá Cristiane Mota (CREF 065501-G/SP), que irá abordar o tema “Exercício físico adaptado”. Cristiane Mota é graduada em Educação Física pela USCS e Mestre em Ciências pela USP, também com especialização em Reabilitação. Atua na área de Reabilitação Física e como Preceptora de Residência Multiprofissional no Hospital das Clinicas da FMUSP há mais de 10 anos.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir às edições passadas.

Confira a programação:

19 de dezembro, terça-feira, às 19h
Cristiane Mota (CREF 065501-G/SP)
Exercício físico adaptado


Lives Instagram



Profissionais de Educação Física terão prioridade na vacinação contra a COVID-19
12/01/2021
Fonte: CREF2/RS

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações e o Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis e Secretaria da Vigilância em Saúde, apresentou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, como medida adicional de resposta ao enfrentamento da doença. O Plano coloca, entre os profissionais prioritários para receber vacinação, os profissionais de Educação Física, por integrarem o grupo de trabalhadores da saúde. Para receber a vacinação, seguindo o calendário a ser divulgado pelo Ministério da Saúde, bastará apresentar a Cédula de Identidade Profissional (CIP).

O CREF2/RS está atento às movimentações de vacinação no Estado para que seja assegurado este direito. O Plano completo está disponível aqui.


coronavirus vacina



APEF/RS derruba exigência de apresentação de CIP na inscrição de concurso estadual
08/01/2021
Fonte: CREF2/RS

Um mandado de segurança impetrado pela Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF/RS), apontando como coator o Secretário de Educação do Educação Estado do Rio Grande do Sul, referente ao Edital nº 05/2020 para Cadastro Temporário de Contratação Emergencial para Professor, impugnou o item 3.3, alínea b, que exigia Cédula de Identidade Profissional (CIP) válida emitida pelo CREF2/RS no ato de inscrição. A partir de decisão do Tribunal de Justiça do Estado, a CIP será exigida como requisito somente no ato de posse dos candidatos aprovados.


concurso seduc



Novo secretário municipal de Esporte da capital se encontra com presidente do CREF2/RS
04/01/2021
Fonte: CREF2/RS

O novo secretário municipal de esporte e lazer de Porto Alegre, Antônio Carlos de Oliveira Pereira (CREF 003345-G/RS), o Kiko, e seu chefe de gabinete, Papaulo, visitaram no dia 30 de dezembro a sede de CREF2/RS, onde foram recebidos pelo presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS).

Segundo o presidente do CREF2/RS, a visita teve intuito de organizar a retomada da sede da secretaria, que havia sido retirada do Parque Marinha no final do governo Marchezan. "Como fui por mais de seis anos secretário municipal de esportes, houve um entendimento com o prefeito Sebastião Melo para que eu fornecesse dados sobre o funcionamento do órgão".

Kiko, como é conhecido o secretário, foi treinador na Sogipa desde 1986. Antes, também foi atleta. Depois, passou a treinar as categorias de base e, em seguida, chegou à equipe principal. Ajudou a prospectar e a formar dezenas de grandes judocas brasileiros, entre os quais o bicampeão mundial João Derly, descoberto treinando em uma escola pública de Porto Alegre, e Mayra Aguiar, uma das atletas mais importantes da história do esporte olímpico brasileiro.

Em seu currículo, constam quatro medalhas olímpicas, além de mais de uma dezena em Campeonatos Mundiais de Judô. Em 2018, recebeu o Prêmio Brasil Olímpico de melhor técnico do ano, considerada a maior honraria do esporte nacional, entregue pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).


Secretaria de Esportes



CREF2/RS divulga valores da Anuidade 2021 sem reajuste e com parcelamento e prazos de pagamento maiores
23/12/2020
Fonte: CREF2/RS

Pelo quinto ano consecutivo, o Conselho está mantendo o valor integral da Anuidade, sem nenhum tipo de reajuste. A atual gestão do CREF2/RS, também por levar em conta a realidade dos profissionais durante a pandemia do COVID-19, decidiu ofertar os mesmos descontos do ano passado, tanto para Pessoa Física como para Pessoa Jurídica, e estender os prazos de pagamento e as possibilidades de parcelamento.

O boleto da Anuidade 2021 com desconto à vista será enviado para o endereço cadastral de todos os registrados. Além disto, as guias – desta e das outras opções de pagamento – estão disponíveis no Portal de Autoatendimento do site, em breve, e pelo sistema Débito Direto Autorizado (DDA) bancário. Para retirar seu boleto, clique no link para Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Confira abaixo os valores, os prazos para pagamento e os descontos oferecidos pelo Conselho. As instruções completas sobre a Anuidade 2021 estão disponíveis nas Resoluções CREF2/RS Nº 172/2020 e CREF2/RS Nº 173/2020.

Pessoa Física:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 340,00, com vencimento em 31 de maio*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 423,00, parcelado em até cinco vezes
(desde que o pagamento da última parcela não ultrapasse o vencimento em 31 de maio, devendo esta condição ser requerida pelo registrado ao CREF2/RS)**

3ª opção: sem desconto parcelado
Valor total de R$ 603,07, parcelado em até cinco vezes
(esta condição deve ser requerida pelo registrado ao CREF2/RS até o dia 31 de maio)**

Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 746,70, com vencimento em 31 de maio*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 820,00, parcelado em até cinco vezes
(desde que o pagamento da última parcela não ultrapasse o vencimento em 31 de maio, devendo esta condição ser requerida pelo registrado ao CREF2/RS)**

3ª opção: sem desconto parcelado
Valor total de R$ 1.490,40, parcelado em até cinco vezes
(esta condição deve ser requerida pelo registrado ao CREF2/RS até o dia 31 de maio)**

* Pagamento por meio de boleto a ser recebido no endereço cadastral ou retirado no Portal de Autoatendimento do site.
** Pagamento por meio de boleto retirado no Portal do Autoatendimento do site.


Anuidade 2021 covid-19



CREF2/RS e CREF Serra não têm atendimento no Natal e no Ano Novo
15/12/2020
Fonte: CREF2/RS

Em razão do Natal e do Ano Novo, o CREF2/RS e o CREF Serra não terão expediente nos dias 24 e 25 de dezembro, assim como nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

As atividades presenciais na sede de Porto Alegre ocorrerão normalmente nos dias 28, 29 e 30 de dezembro, retornando à sua normalidade na segunda-feira, dia 4 de janeiro de 2021.

CREF2/RS – Porto Alegre
Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro
Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h
Telefone: (51) 3288-0200

CREF Serra – Caxias do Sul
Avenida Rio Branco, 840/703 – Rio Branco
Horário de atendimento: quinta e sexta-feira, das 10h às 15h
Telefone: (51) 99359-8536


natal ano novo expediente