Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Conselho Municipal do Desporto (CMD) de Caxias do Sul toma posse
18/07/2013
Fonte: CMD

Formado por 14 titulares e 14 suplentes, o Conselho Municipal do Desporto (CMD) de Caxias do Sul tomou posse nesta segunda-feira (15/08) para um novo mandato de dois anos. Trata-se de um órgão colegiado de caráter consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador, representativo da comunidade desportiva da cidade.

As principais atribuições são oferecer subsídios técnicos para a criação do plano municipal do desporto; estabelecer regime de mútua colaboração entre órgãos públicos, federações, ligas e entidades estaduais e federais; estudar e sugerir medidas que visem à expansão e ao aperfeiçoamento do desporto no âmbito municipal, entre outras.

Criado no governo Pepe Vargas, entre as conquistas mais importantes do CMD estão o apoio à formação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e do Fundo Municipal de Esporte e Lazer (Fundel). Mais recentemente, o organismo estabeleceu o Mérito Esportivo, para premiar pessoas e entidades que se destacam nas áreas de esporte e educação, além de colaborar em várias ações da Smel.

O conselheiro João Carlos Mariani, representante das Entidades de Deficientes Físicos e Sensoriais, foi eleito presidente, e Muray Lizott, dos Clubes Esportivos, Recreativos e Sociais, vice-presidente. Gabriel Citton era o dirigente da entidade.

A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo, e o prefeito Alceu Barbosa Velho destacou a importância dessa organização:

— Este conselho é atuante e dá uma diretriz definitiva e indispensável para a Smel.