Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Sistema CONFEF/CREFs é contra anteprojeto que permite treinador de futebol sem formação
12/04/2017
Fonte: CONFEF

Está em tramitação, na Câmara dos Deputados, um anteprojeto que busca a reforma da Lei Pelé e do Estatuto do Torcedor. A proposta, que atualmente é analisada pela Comissão Especial de Reformação da Legislação do Esporte, propõe permitir que ex-atletas, sem a devida formação superior, possam atuar como treinadores de futebol.

Para o relator da Comissão e deputado federal Rogério Marinho, o projeto se preocupa com o futuro dos ex-jogadores de futebol, que ao longo de suas carreiras não tiveram a oportunidade de estudar. O Sistema CONFEF/CREFs, por outro lado, considera a medida um retrocesso, pois autoriza que indivíduos sem o devido conhecimento científico, biológico, pedagógico e ético atuem na área dos profissionais de Educação Física, colocando a saúde de diversas pessoas em risco.

De acordo com o CONFEF, os parlamentares deveriam instigar o estudo ao longo da carreira esportiva de todos os atletas brasileiros, bem como incentivar as entidades do desporto a exigir o curso de Educação Física para a função de treinador. “Sem a orientação para que as escolinhas de futebol sejam conduzidas apenas por profissionais qualificados, contribuímos para a manutenção de um círculo vicioso de desníveis sociais. Portanto, temos a obrigação de reverter este processo e dar a todos o direito de um atendimento de qualidade”, escreveu em uma nota comentando o projeto.

A proposta ainda precisa ser aprovado pela Comissão Especial de Reformulação da Legislação do Esporte para seguir para votação no Plenário. Mais informações aqui.


Futebol treinador de futebol