Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS faz campanha de doação de órgãos na Maratona Internacional de Porto Alegre
18/06/2013
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou neste domingo, dia 16, uma ação conjunta com a Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos na Maratona Internacional Caixa de Porto Alegre. Os mais de 6 mil atletas que disputaram os 42,19km da maratona ou os 8km da rústica tiveram oportunidade de receberem informações, panfletos e adesivos referentes a doação de órgãos e às atividades do Conselho.O objetivo da Frente é ampliar a conscientização sobre a importância da doação e sobre o funcionamento dos transplantes, ampliando o número de doadores de órgãos.

Apesar de ter apresentado aumento de 44% em doadores com relação ao primeiro quadrimestre de 2011 e ter investido em ações para reforçar o assunto, o Estado se mantém afastado do topo do ranking nacional de doação de órgãos. É campeão apenas em transplantes de rins e de pulmão.O Rio Grande do Sul garantiu a hegemonia em doação de órgãos por duas décadas. A queda começou em 2007 e, desde então, luta para melhorar a colocação em comparação com outros Estados.

Segundo o Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, firmar parceria institucional com a frente é de grande relevância, dada a importância do ato da doação de órgãos. ""Como Profissionais de Educação Física, valorizamos a vida e todos os atos que envolvem solidariedade humana"", afirma.A participação na maratona levou a mensagem do amor a vida a todos os presentes. “É dessa maneira que conseguiremos diminuir o sofrimento de quem espera em filas por transplantes. Agradecemos ao CREF2/RS e a sua equipe por seu trabalho em favor desta causa”, ressalta o coordenador da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, deputado estadual Adison Troca.