Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Profissionais de Educação Física e SME se reúnem para discutir uso do Parque Ramiro Souto
04/12/2015
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta sexta-feira (4), estiveram reunidos no Parque Ramiro Souto, na Redenção, o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, (SME) José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), e profissionais de Educação Física para discutir as normas de uso do local. Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), 1ª secretária, e os conselheiros Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS) e Alessandro Gamboa (001534-G/RS) também marcaram presença, representando o CREF2/RS.

O encontro foi marcado após a polêmica que envolveu o Parque nesta última semana, quando a SME proibiu a atuação dos profissionais que utilizam o local para ministrar atividades físicas e esportivas remuneradas. Segundo Meurer, houve um equívoco na formulação destas notificações, o que gerou um mal-entendido. "A medida não em como objetivo impedir o trabalho, mas organizar o uso do Parque", defendeu. Entre as regras, levadas para o conhecimento de todos, está a proibição do estacionamento de veículos no local, a publicidade de marcas sem a autorização da Prefeitura, a instalação de tendas que prejudiquem o acesso público e a orientação de atividades físicas por pessoas sem registro no CREF2/RS.

Para Débora, as medidas que serão adotadas pelo Parque, além de reforçar o caráter público do local, vão coibir o exercício ilegal da profissão. "As pessoas que trabalham nos parques da cidade não podem ser leigos no assunto. Para vir ao Ramiro Souto e passar treinos, é obrigatório ser profissional de Educação Física e ter registro no Conselho", explicou aos presentes. "Por conta disto, vamos intensificar a nossa fiscalização, para que os usuários deste tipo de espaço recebam somente a orientação de profissionais de Educação Física habilitados. Nós temos este compromisso e vamos nos unir para isto", completou.

Os representantes das assessorias esportivas também se comprometeram em "adotar" o local, para que, em parceria com a Prefeitura, possam ser feitas melhorias na estrutura do Parque, em questões que envolvem a segurança, os banheiros e a pista atlética. As sugestões foram todoas anotadas e a administração do Ramiro Souto vai voltar a se reunir com os profissionais de Educação Física para dar avanço a todas estas demandas.


Parque Ramiro Souto SME