Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Dia da Ginástica Laboral discute os temas mais atuais da área
24/11/2015
Fonte: CREF2/RS

A comemoração do Dia da Ginástica Laboral foi marcada ontem (23) pela realização do evento “Profissional de Educação Física como Protagonista da Ginástica Laboral”, promovido na Câmara de Vereadores de Porto Alegre pela Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS. Na programação, um talk show transmitido online reuniu especialistas de empresas, instituições de ensino e profissionais de Educação Física ligados à área, que responderam a perguntas formuladas em todo o país.

Na abertura do evento, o presidente do CREF9/PR e representante do CONFEF, Antônio Branco (CREF 000009-G/PR), ressaltou o papel das Câmaras Técnicas como fomentadores da Ginástica Laboral no país. “Foi através do trabalho destes grupos que subsidiamos o livro editado pelo CONFEF sobre o tema”. Branco lembrou da importância de que se assegure aos trabalhadores brasileiros a orientação da Ginastica Laboral por profissionais habilitados. “Afinal, é uma luta que engloba um direito fundamental dos trabalhadores: a saúde”, enfatizou.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), mencionou a diminuição dos afastamentos, o aumento na produtividade e a melhora da autoestima e da afetividade dos trabalhadores como alguns dos benefícios alcançados pela Ginástica Laboral. “Se fala muito em doenças do trabalho nos Conselhos de Saúde. Aqui, estamos propondo saúde para o trabalhador”, resumiu Carmen.

Uma das questões levantadas durante o talk show teve como tema a Norma Regulamentadora 17, que estabelece os parâmetros das condições de trabalho, sendo respondida pelo supervisor de Ergonomia e Segurança do Trabalho da empresa Forjas Taurus, Índio Soares. “A NR 17 é baseada em três pilares: segurança, conforto e desempenho eficiente. A Ginástica Laboral surge como um ponto de equilíbrio destes fatores”, avaliou. “Atualmente, percebemos os acidentes ocorrendo muito mais devido ao comportamento do que a influência do ambiente. A Ginástica Laboral é fundamental na prevenção destas ocorrências”, constatou Índio.

Já o conselheiro do CREF9/PR, Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), lembrou que ainda hoje os objetos são produzidos por largos contingentes de pessoas em fábricas, e que os programas preventivos como a Ginástica Laboral e a Ergonomia são fundamentais no bem-estar dos trabalhadores. “Pensem nas roupas, celulares ou geladeiras. Será que eles foram elaborados em ambientes com pessoas motivadas pela Ginástica Laboral?”.
Assista a íntegra do evento neste link.


Ginástica Laboral