Notícias



Palestra marca lançamento de projeto de gestão de academias do SEBRAE
26/06/2015
Fonte: CREF2/RS

Cerca de 150 profissionais de Educação Física e proprietários de PJs marcaram o lançamento do “Projeto Qualificar a Gestão das Academias”, uma parceria entre o SEBRAE-RS, CREF2/RS e ACAD RS, realizado nesta quinta-feira (25), na sede da academia Ipanema Sports, em Porto Alegre. No evento, foram discutidas estratégias de atuação e estimativas do mercado, temas introduzidos pela coordenadora de Projetos de Saúde e Bem-Estar do Sebrae Nacional, Léa Lagares, seguida pela palestra “O sucesso da academia de forma simples e eficaz”, ministrada por Luiz Amoroso, eleito consultor revelação em 2002 pela CMS International (EUA). O CREF2/RS esteve representado pela conselheira Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS), e o CONFEF prestigiou a ação por meio do conselheiro federal Professor Garcia (CREF 000002-G/RS).

Em sua palestra, Amoroso realizou uma ampla análise dos processos de que um operador de academia necessita. “Ele precisa entender de mercado, compreender o fluxo de potenciais, reter os seus próprios clientes. Mostramos como estes procedimentos estão interligados na gestão de uma academia", explica. Amoroso afirma que para se atingir o objetivo, há que se estabelecer metas tangíveis, definir-se o ritmo, motivar as pessoas, possibilitar o acompanhamento e permitir e identificar a necessidade de ajustes na estratégia.

“As molas mestras para uma boa gestão são disciplina e comprometimento”, asseverou Amoroso. Segundo ele, o proprietário de academia é um apaixonado pela atividade, mas por vezes relapso em relação negócio. “Nestes casos, mesmo gostando do que faz, não executa o trabalho com a disciplina e o comprometimento necessários”, avalia. “Administrar uma academia é simples, porém representa muita labuta. Não é tecnologia de foguetes espaciais, e sim um somatório de elementos básicos, que requerem um trabalho extenuante, porque é um processo extremamente dinâmico", complementa, dando a dica: “Temos que separar o urgente do importante”.

Amoroso vê o mercado instável e de “mau humor” em 2015, o que deve contrair os negócios das academias. “Quando se pensa em atividade física, se pensa em médio prazo. Quando o mercado está de mau humor, as pessoas se tornam menos aptas à atividade física”. Mesmo assim, o consultor não descarta um certo otimismo em relação ao futuro. “Ao que tudo indica, o próximo relatório da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) mostrará o país com o maior número de academias do Mundo, superando o mercado norte-americano, porém com faturamento muito aquém do desejado. Nosso grande desafio é qualitativo, e este projeto é uma ferramenta imprescindível para isto”, conclui.

Mais informações para adesão ao Projeto podem ser obtidas pelos telefones (51) 3213-1507 e (51) 9702-2406, ou pelo e-mail antoniodj@sebrae-rs.com.br


CREF2 RS