Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Presidência do CREF2/RS participa da abertura da 10ª Semana de Prevenção das LER
02/03/2015
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta segunda-feira (2), ocorreu a abertura da 10ª Semana de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER), no auditório da Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRDH). A mesa inaugural contou com a presença de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS, e de demais autoridades, como o vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS); Débora Rios (CREF 002202-G/RS), coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade São Judas Tadeu; Marcelo Chiodo, secretário adjunto do Trabalho e Emprego de Porto Alegre; Sérgio Batista, representante da FDRH; e Marco Antônio Goldenfum, da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Na apresentação do evento, Professor Garcia salientou que as LER constituem um dos mais graves problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores no Brasil e no mundo. "A doença atinge todos os setores da economia, com grande incidência nas áreas de produção, prestação de serviços públicos e privados, indústria e demais atividades que exigem a execução de esforços repetitivos", comentou. Além disto, o vereador, autor da lei municipal que estabelece o 28 de fevereiro como Dia de Combate às LER em Porto Alegre, reforçou a importância de não só citar a data, mas de propor algo produtivo para o combate da doença. "O Brasil gasta milhões no tratamento, mas nada na prevenção", pontuou.

Antes do primeiro painel do dia, chamado "As LER - ontem, hoje e amanhã" e que contou com o discurso dos médicos do trabalho Sérgio Varnieri e Paulo Fabris, a comissão organizadora da 10ª Semana de Prevenção das LER homenageou com placa alguns dos profissionais que se dedicam à divulgação e ao tratamento da doença. Antônio Jane Cardoso, psicólogo; e Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), 1º secretário do CREF2/RS receberam a condecoração entregue pelo Professor Garcia. Para Cardoso, que falou em nome de todos os homenageados, o prêmio é dedicado a todos que realmente combatem as doença nos locais de trabalho e representa forma de fortalecer a atuação de quem está à disposição da sociedade.

A 10ª Semana de Prevenção das LER segue à tarde, com a palestra "Ginástica Laboral Compensatória como prevenção", de Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) e outras atividades mais, que variam entre os assuntos "aspectos ergonômicos nas LER" e "necessidade da prevenção da Depressão Reativa por LER (DRL)". O evento segue amanhã (30), a partir das 8h30, com mais debates e painéis sobre o assunto. O encerramento está previsto para as 11h45, com passeata até o prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT/4).