Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Evento sobre Ginástica Laboral promovido pelo CREF2/RS movimenta Assembleia Legislativa
25/11/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem (24), o Conselho realizou evento em comemoração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral, na Assembleia Legislativa. A atividade, que teve como tópico principal a saúde e o estilo de vida dos trabalhadores, foi promovida pela Câmara Temática de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral do CREF2/RS e contou com homenagens, palestras e debates sobre o assunto.

Na abertura do seminário, o vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e o deputado estadual Adilson Troca receberam placa em reconhecimento à criação do Dia Municipal e Estadual da Ginástica Laboral, respectivamente. Em seus agradecimentos, Garcia destacou o investimento que é a Ginástica Laboral para o empresário e Troca salientou o caráter social da atividade, capaz de melhorar também a convivência dentro da empresa. As homenagens foram entregues pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pelo 1º secretário Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

O evento foi dividido em duas partes e contou com as palestras de João Scholles (CREF 003966-G/RS) e Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) na primeira etapa. Scholles falou sobre a importância da Ginástica Laboral, "já que mais de 40% dos trabalhadores são inativos no lazer" e trouxe dados sobre a baixa adesão do brasileiro à atividade física. Além de propor dinâmica aos presentes, Gonçalves falou sobre as normas regulamentadoras e sobre as funções da Ginástica Laboral, que se desdobram em três eixos: interromper o ciclo de fadiga das atividades laborais, compensar o uso excessivo ou inativo de músculos e gerar disposição, ânimo e motivação para o trabalho.

Após intervalo, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) falou sobre o mercado e formas de garantir a excelência no antedimento ao cliente. "A Ginástica Laboral é programa de exercícios físicos orientados, com a finalidade promover a saúde e prevenir doenças ocupacionais", conceituou. Para ele, os benefícios se estendem também às empresas, já que o trabalhador saudável "reduz os custos em assistência médica". A última palestra foi de Magale Konrath (CREF 000378-G/RS), que abordou as tendências da área: "o profissional de Educação Física precisa pensar na Ginástica Laboral como caminho para outras atividades fora do ambiente de trabalho. Por isto, é preciso desenvolver metodologias e práticas diferentes, que motive e incentive o trabalhador".

Com grande presença de acadêmicos de Educação Física, profissionais da área e demais interessados pelo assunto, como empresários e trabalhadores, o evento encerrou com rodada de perguntas da plateia, em que foram tiradas dúvidas sobre a área de atuação, estratégias para manter público e análise sobre o melhor caminho para quem quer abrir negócio próprio. O conselheiro do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) e o mestre de cerimônias Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) também participaram do seminário.