Notícias



Fórum-RS promove III Colóquio dos Conselhos Profissionais
27/10/2014

Na última sexta-feira (24), fiscais, conselheiros, funcionários e demais integrantes dos conselhos profissionais participaram do III Colóquio promovido em parceria pela Câmara de Defesa da Sociedade (CDS), Grupo de Assessores Jurídicos (GAJ) e Grupo de Agentes Ficais (GAF) do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões (Fórum-RS). O tema desta edição foi “Fórum: atuante no controle social e eficiente no ato de julgar”.

Na abertura do evento, o presidente do Fórum-RS Flávio Koch, juntamente com os representantes de cada grupo Miriam Terezinha da Silva (CDS), Maiele Lewandowski (GAF) e Cesar Augusto Boeira da Silva (GAJ), ressaltou a participação dos conselhos no evento. O painel de abertura contou também com a presença do vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade, Pedro Gabril, que falou sobre a importância dos Observatórios Sociais espalhados pelo Brasil como uma ferramenta de controle social.

A segunda e última parte do Colóquio foi comandada por Marco Stefani, assessor jurídico dos Conselhos Regionais de Nutrição e de Fonoaudiologia, que falou sobre como investigar, processar e julgar com justiça. De acordo com ele, um bom julgamento deve ser sempre imparcial, consciente e seguro. Stefani explicou todas as etapas do processo ético, iniciando pela investigação, passando pelo processo e, por fim, o julgamento. “Cada etapa deve ser conduzida por pessoas diferentes para garantir a justiça e a imparcialidade, pois cada etapa tem sua própria psicologia que é diferente das demais”, explicou.