CREF2/RS alerta registrados sobre tentativa de golpe usando nome da instituição
Postado em 18/10/2023
Fonte: CREF2/RS
A Diretoria do CREF2/RS tomou conhecimento de uma tentativa de golpe usando o nome da instituição. Um indivíduo sem ligação com o Conselho, se passando por funcionário da Autarquia, está entrando em contato via WhatsApp com os registrados para a regularização de débitos inexistentes via depósitos por PIX.
De acordo com as informações constatadas até o momento, o criminoso utiliza os nomes “Richard Vieira” e “Atendimento Online Finanças 55 +51 8152-3999” com objetivo de induzir o pagamento de valores supostamente em aberto com descontos que não são praticados pelo Conselho.
O CREF2/RS esclarece que só emite cobranças via boletos, que têm como beneficiário o Conselho Regional de Educação Física da 2º Região, cujo CNPJ é 03566870000110, e são emitidos pelo Banco do Brasil. Pagamentos via PIX, transferências bancárias e QR Codes não são aceitos.
Ressaltamos que o CREF2/RS já está tomando providências e que eventuais ações fraudulentas devem ser comunicadas às autoridades competentes da localidade onde a infração ou tentativa de golpe ocorreu. Em caso de dúvida, entre em contato conosco pelo telefone (51) 3288-0200 ou pelo e-mail contato@crefrs.org.br.
Saiba como verificar a autenticidade de um boleto:
Analise o código de barras: em um boleto autêntico, o código de barras que aparece na região superior deve ser o mesmo que aparece na parte inferior. Os três primeiros números correspondem ao código do banco emissor do documento — boletos do Banco do Brasil começam com 001.
Fonte de emissão do documento: na maioria das vezes, os criminosos enviam o boleto falso por vias alternativas, como endereços de e-mail genéricos ou WhatsApp. Evite pagar cobranças sem verificar a sua veracidade antes. O mais seguro é acessar o site da instituição e realizar a emissão do boleto diretamente.
Fique atento aos dados do boleto: boletos fraudulentos costumam conter erros de português e de formatação, não apresentando os dados completos do beneficiário. Sempre verifique se o boleto contém todas as informações necessárias, como data de vencimento, CNPJ e nome da empresa/instituição.
Observe o valor do documento: em uma cobrança verdadeira, os últimos números do código de barra sempre são iguais ao valor do documento. Caso essas informações não coincidam, você está diante de um documento falso.
Analise os dados do beneficiário: outra forma de confirmar se o boleto é verdadeiro é verificar as informações do beneficiário, quando elas estão inclusas no documento. Pela Internet, é possível conferir se os números informados são autênticos e correspondem à empresa/instituição cujo serviço/tributo o usuário pretende pagar.
|