CREF2/RS repudia atos de racismo sofridos por Vinícius Jr.
Postado em 26/05/2023
Fonte: CREF2/RS
O CREF2/RS repudia, de forma veementemente, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior sofre repetidamente na Espanha. O fato ocorrido no último domingo, que ganhou uma visibilidade midiática massiva, é apenas mais um entre muitos casos similares.
Levando em conta a gravidade destes episódios, o Conselho lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar atos de racismo em partidas de futebol. As autoridades governamentais da Espanha, assim como as entidades esportivas mundiais, precisam ser ágeis para tomar medidas duras e necessárias, no intuito de identificar e punir os autores destes crimes e de criar mecanismos que evitem a sua reincidência.
No Rio Grande do Sul, o CREF2/RS busca atuar no sentido de coibir, reprimir e promover políticas de igualdade racial, compartilhamento conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes e imigrantes ao esporte, com total intolerância a qualquer prática discriminatória.
|