PL 2486/2021 é aprovado no Senado Federal
Postado em 02/06/2022
Fonte: CREF2/RS
Em uma vitória histórica para a categoria, o Senado aprovou nesta quinta-feira, dia 2 de junho, o PL 2486/2021, que regulamenta de maneira definitiva o exercício das atividades dos profissionais de Educação Física e garante a atuação e a autonomia do Sistema CONFEF/CREFs. O texto vai agora à sanção do Presidente da República.
A conquista de hoje permite que a sociedade tenha à sua disposições somente serviços de qualidade, sobretudo no que diz respeito à Educação Física Escolar. Isto porque, durante a sessão dessa tarde, os Senadores também rejeitaram uma emenda proposta por Paulo Paim que desobrigava os professores de Educação Física a terem o seu registro no Conselho e, consequentemente, comprovassem a sua formação para atuar na área.
Com a aprovação do PL, estão dadas as condições concretas para que o Sistema CONFEF/CREFs – criado em 1998 – continue combatendo o exercício ilegal da profissão, identificando diplomas falsos e coibindo a presença de leigos nas escolas. “O momento é histórico para os profissionais de Educação Física. A categoria, que lutou por muitos anos pela regulamentação da profissão, sai do Senado ainda mais solidificada e reconhecida, tanto pela população como pelo Poder Público", comentou o presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), logo após a votação. “A aprovação do PL é um grande passo em direção à garantia de que a sociedade tenha somente profissionais capacitados cuidando da sua saúde e da formação duas suas crianças”, completou.
O CREF2/RS, que acompanhou de perto a votação em Brasília e ainda participou de diversas reuniões com Senadores e de audiências prévias sobre o tema, agradece a todos os parlamentares que se mobilizaram pela causa. O Conselho também cumprimenta os mais de 30 mil profissionais de Educação Física registrados no Rio Grande do Sul que se conscientizaram da importância do PL 2486/2021 e lutaram mais uma vez pela valorização da categoria.
|