Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Jogos Surdolímpicos de Verão iniciam neste domingo em Caxias do Sul
Postado em 28/04/2022
Fonte: CREF2/RS

De 1º a 15 de maio, Caxias do Sul será a sede da 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão. Contando com o apoio do CREF2/RS, a competição terá 20 modalidades esportivas. Entre surdoatletas, comissões técnicas e equipes de tradutores-intérpretes de libras e organização, serão 5 mil pessoas envolvidas no evento, que é o terceiro maior do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

O Brasil terá a maior delegação da sua história, com a participação de 199 surdoatletas, sendo 110 homens e 89 mulheres. Somando 38 integrantes da comissão técnica, a delegação brasileira terá 237 membros, incluindo 45 gaúchos.

Como marco histórico, o Brasil será o primeiro país da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão, que também será o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul. O país é o 56º colocado na história das Surdolimpíadas – em sete participações, foram conquistadas dez medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e oito de bronze.

Organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos, as Surdolimpíadas ocorrem de quatro em quatro anos. A primeira edição foi em Paris, em 1924; e a última foi realizada em 2017, na cidade de Samsun, na Turquia. A programação completa do evento, assim como resultados e demais informações sobre modalidades e premiações, estarão disponíveis no site www.surdolimpiadas2021.com.br.

O CREF2/RS irá fazer uma cobertura especial do evento, destacando a participação de Conselheiros e profissionais de Educação Física durante a competição. Você poderá acompanhar pelo Instagram e pelo Facebook.