Notícias



CREF2/RS participa de evento alusivo ao mês do idoso
Postado em 21/10/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS participou no Paço dos Açorianos de Porto Alegre nesta quarta- feira, 20 de outubro, do Movimente-se, evento alusivo ao mês do idoso. A ação foi uma parceria entre o Conselho, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a EPTC, com apoio do Gabinete da 1ª dama de Porto Alegre e da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEL).

Durante o evento, a coordenadora da assessoria técnica da SEL e conselheira de CREF2/RS Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) e o conselheiro federal do CONFEF Cláudio Franzen (CREF 003304-G/RS) ministraram uma aula de ginástica a um grupo da terceira idade. Após a atividade, os idosos foram servidos de frutas, pão e café. Também foram entregues 325 quilos de alimentos e 127 peças de roupas ao Gabinete da 1ª dama, resultado da campanha de arrecadação promovida pelo CREF2/RS.

O presidente do CREF2/RS, José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) ressaltou a importância do exercício físico na terceira idade, sempre ministrado por profissionais de Educação Física. "A atividade física proporciona melhorias significativas no equilíbrio, na velocidade de andar, no reflexo, além de prevenir a osteoporose e suas consequências degenerativas".

Segundo o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Mateus Aires, a pandemia aumentou o sedentarismo, causando perda de relexos, em especial na terceira idade. "É muito importante a introdução da atividade física junto ao projeto de mobilidade física da EPTC objetivando a redução das lesões dos idosos em transporte públicos".

Carla Pretto, coordenadora da assessoria técnica da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEL) explicou a parceria do CREF2/RS com o projeto Pedestre Idoso. "Esta ação conjunta demonstra a importância da atividade física na terceira idade como forma de prevenção da morte por atropelamento, devido a perda de ação e reação, o desequilíbrio e os acidentes no interior de transportes coletivos. A parceria entre o CREF2/RS e a EPTC apontam para uma melhora dos índices de equilíbrio dentro do transporte coletivo, bem como da reação e dos relexos".

De acordo com o 2º vice-presidente do CREF2/RS, Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), uma das missões do Conselho é firmar parcerias com os órgãos públicos visando a divulgação da atividade física na sociedade, sempre com orientação do profissional de Educação Física. “Com isto, além de promover a saúde, fortalecemos a profissão”.


Movimente-se