Notícias



CREF2/RS realiza IX Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física
Postado em 21/06/2021
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 18 de junho, a Comissão de Educação Física e Ensino Superior do CREF2/RS realizou, via online, seu IX Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul, que teve como tema Novas diretrizes da Educação Física - experiências na implementação. Nesta edição, o evento contou com três palestras nas quais foram apresentados resultados, achados e adequações, considerando os pontos negativos e positivos das Novas diretrizes da Educação Física.

O primeiro palestrante, Luís Eurico Kerber, coordenador da FEEVALE, explicou que a aplicação do novo modelo começou a ser gestado em 2015, com a reestruturação das licenciaturas. A partir deste momento, surge a Resolução que ampara a reformulação do currículo da Educação Física, período no qual a instituição é envolvida por inteira neste processo. Luís Eurico afirma que o curso ficou mais robusto, porém com o desafio de manter o colegiado com maior diversidade, considerando o enxugamento dos alunos.

Daniel Carlos Garlipp, coordenador da ULBRA, afirmou que a instituição teve que montar o currículo de 1600 horas comuns e dividir entre licenciatura e bacharelado. "Formamos dois currículos, ambos com 3420 horas. Neles entram as atividades integradoras, a partir de uma análise do que seja possível inserir sem que seja algo a parte”. No entanto, com a alteração na carga horária das disciplinas para mais, algumas disciplinas foram cortadas do currículo.

O coordenador da UNILASSALLE, Patrick explica que objetiva que o aluno consiga desenvolver uma melhor compreensão das principais áreas de atuação do profissional de Educação Física. “No projeto integrador 1, que vai acontecer no quarto semestre, o aluno vai passar pelo contexto da saúde, do condicionamento físico, pelo esportivo e pelo escolar, para que daí sim ele faça o que se pede na Resolução, ou seja, sua escolha por escrito da habilitação que ele queira seguir profissionalmente”.

Atualmente, o Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul, promovido pela Comissão de Educação Física e Ensino Superior do CREF2/RS, é considerado o principal canal de diálogo entre coordenadores sobre temas como políticas públicas, futuro da profissão, ocupação de espaços e formação profissional.


Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física