Notícias



Fórum-RS defende vacinação imediata de todos profissionais de saúde em reunião com Prefeitura de Porto Alegre
Postado em 05/03/2021
Fonte: CREF2/RS

Os membros da Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) estiveram reunidos, na tarde da última quarta-feira, dia 3 de março, com o diretor da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre Fernando Ritter. O objetivo do encontro foi discutir o plano de vacinação contra a COVID-19 para os profissionais da área de saúde, correspondendo às etapas 12 e 13 da Resolução CIB nº 25/2021-RS.

Além de representantes do município e de diversos Conselhos Profissionais da área da saúde, também participaram da reunião virtual Diego Espíndola, secretário-executivo do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS); e Marcelo Vallandro, integrante do Centro de Operações de Emergências da Saúde.

A Câmara da Saúde, que conta com a participação do CREF2/RS, defende a vacinação de maneira integral e imediata - mas, devido à escassez de doses, foi discutida a necessidade de construção de critérios de escalonamento, no intuito de viabilizar este processo de forma justa, contemplando da melhor forma possível os profissionais da saúde que estão no exercício de suas atividades. Um documento, com as propostas discutidas durante a reunião, será encaminhado para a análise da SMS e do COSEMS, para a possível expedição de uma nova Resolução CIB, com diretrizes específicas para esta etapa da vacinação.

Ritter alertou que a campanha de vacinação para estes profissionais somente será retomada após a adequação dos critérios e a deliberação da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), incluindo também os demais municípios do Estado. Ele informou também a recente exigência da identificação de todos que já receberam a vacina, por parte do Ministério Público, para o acompanhamento quanto ao cumprimento do Plano de Imunizações do Governo Estadual e Federal.

A conselheira do CONFEF Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) e a conselheira do CREF Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) participaram da reunião em nome dos profissionais de Educação Física.


vacinação covid-19