Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Secretaria Estadual da Saúde regulamenta medidas de proteção contra o coronavírus em academias e clubes
03/09/2020
Fonte: CREF2/RS

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul publicou na última terça-feira, dia 1º de setembro, a Portaria 582/2020, que dispõe as medidas de prevenção ao coronavírus para as atividades esportivas e para as práticas corporais. O dispositivo contempla os estabelecimentos da área da Educação Física, como academias de ginástica, dança, lutas marciais e afins.

Entre as principais medidas elencadas pelo documento, estão priorizar atendimentos remotos ou ao ar livre, vedar contatos físicos, obedecer ao limite de ocupação de acordo com a bandeira do Distanciamento Controlado vigente, disponibilizar álcool em gel 70% para trabalhadores e clientes e fazer a higienização dos ambientes a cada três horas ou dos objetos compartilhados a cada uso, como aparelhos de musculação e colchonetes. O texto ressalta a importância de promover mudanças no ambiente para evitar que pessoas fiquem muito perto umas das outras e também o incentivo ao cuidado pessoal, como pedir que cada pessoa utilize garrafas individuais e não compartilhe toalhas.

Além disto, o uso de máscara segue sendo obrigatório, mesmo em ambientes abertos. Sobre a circulação de pessoas, o texto traz ainda a necessidade de definir corredores com fluxo em sentido único, suspender a utilização de catracas, desestimular o uso de elevadores e aferir a temperatura de todos que ingressarem nos estabelecimentos.

Trabalhadores em grupo de risco não deverão exercer atividades presenciais. Para os clientes deste grupo, deverão ser ofertados horários exclusivos e os atendimentos terão que ser agendados. Neste primeiro momento, as práticas esportivas em formato coletivo continuam vedadas.

Clique aqui e acesse o texto completo da Portaria SES 582/2020.


academias protocolos secretaria da saúde