Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS encaminha ofício a veículos de comunicação esclarecendo treinamento online
06/04/2020
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 3 de abril, o CREF2/RS encaminhou um ofício a três veículos de comunicação do Rio Grande do Sul esclarecendo as prerrogativas do treinamento online. O documento, enviado ao Grupo RBS, ao Jornal Pioneiro e ao Jornal Semanário, explicam que o exercício físico, mesmo que orientado através das redes sociais, precisa ser ministrado por profissionais de Educação Física devidamente habilitados, respeitando a legislação vigente e não transferindo tal responsabilidade a profissionais de outras áreas, como médicos e fisioterapeutas.

Os ofícios foram motivados depois que o Jornal Pioneiro, de Caxias do Sul; e o Jornal Semanário, de Bento Gonçalves; publicaram duas matérias sobre treinamento físico em casa, em que tiveram como fontes fisioterapeutas e blogueiros fitness. Em ambas as reportagens, os profissionais consultados não possuem a qualificação legal para comentar, ministrar e orientar a população sobre o assunto.

Nos documentos, o Conselho salienta que os veículos de comunicação, devido à importância e à repercussão que têm junto à sociedade, não podem incentivar ou ser coniventes com a prática da profissão de Educação Física de maneira não condizente com os preceitos e com os regramentos que normatizam o seu exercício. As duas matérias publicadas, que por si já são reprováveis do ponto de vista técnico, ainda podem gerar dados irreparáveis à saúde das pessoas.

O CREF2/RS, por fim, também ressalta que o respeito a tal normatização se faz fundamental nos dias atuais, em que é visto uma profusão de profissionais de outras áreas utilizando de espaço na mídia para suspostamente orientar a população quanto à prática de exercícios físicos em seus próprios domicílios, quando, na verdade, tal função é atividade privativa dos profissionais de Educação Física.


coronavírus covid-19