Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS e SMIC iniciam fiscalização conjunta em Porto Alegre
10/09/2013
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Regional de Educação Física do RS (CREF2/RS) e a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Porto Alegre (SMIC) realizaram, no dia 21 de agosto, a primeira ação conjunta em nove academias da cidade. A ação teve como objetivo fiscalizar a conduta ética e técnica das academias e seus profissionais e as condições de higiene e funcionamento dos estabelecimentos, assim como coibir o comércio irregular de produtos.
A parceria entre os órgãos vem sendo alinhavada desde 2012, tendo como motivação a necessidade de fiscalização para regular a prestação de serviços na área das atividades físicas. Nesse ano de trabalho estratégico, restou evidenciada a grande quantidade de irregularidades nos estabelecimentos, como falta de documentação, exercício ilegal e ausência de profissional habilitado na orientação das atividades.
Durante a ação, estiveram presentes o secretário adjunto da SMIC, José Peres, o Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), e fiscais de ambos órgãos. Segundo o Presidente do CREF2/RS, o resultado da primeira fiscalização conjunta foi a interdição de dois estabelecimentos por ausência de Profissional de Educação Física e a notificação de estabelecimentos, pela SMIC, devido à falta de documentação. O Secretário Adjunto da SMIC, José Peres, declarou que toda a Secretaria está de parabéns, e agredeceu especialmente esta nova parceria com o CREF2/RS, principalmente pelos resultados obtidos na ação fiscalizatória, e declarou que pretende estreitar esta parceria e todas estas ações, tornando-as efetivas, eficiente e eficazes.
O CREF2/RS e a SMIC estão elaborando novo roteiro para dar continuidade à parceria entre as instituições. A previsão é de que uma nova fiscalização se dará ainda este ano.