Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS participa de força-tarefa na operação “Dia do Consumidor” em Viamão
Postado em 20/10/2017
Fonte: CREF2/RS/Decon/Deic

Policiais civis da Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor e da Saúde Pública, do Departamento Estadual de Investigações Criminais e policiais civis da 1° Delegacia Regional Metropolitana deflagraram, nessa quinta-feira (19), uma ação em Viamão em conjunta com agentes de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS, Inmetro, da Agência Nacional de Petróleo, Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS), Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, Vigilância Sanitária Municipal, Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

Durante a operação, agentes do CREF2/RS realizaram seis diligências, interditando quatro estabelecimentos por falta de profissional habilitado presente para orientar as atividades do local. Também foram constatadas irregularidades como venda de suplemento alimentar sem licença, suplementos vencidos e porte irregular de medicamento de uso controlado. Essas mercadorias foram apreendidas pela Polícia Civil, e os Responsáveis Técnicos das academias foram autuados e responderão processo ético. As empresas envolvidas também serão processadas.

Segundo o chefe de investigação da Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor e da Saúde Pública (Decon/Deic), Alex Beltran Finamor, a diligência faz parte da operação “Dia do Consumidor”, ação que integra diversos órgãos públicos com atribuições diferentes, porém, com a mesma finalidade: a de coibir a venda de alimentos impróprios aos consumidores gaúchos, crimes de poluição ambiental e crimes de furto de energia elétrica nesses estabelecimentos comerciais inspecionados, venda e tráfico de anabolizantes e o exercício ilegal da profissão. “Em média, fazemos operações a cada 40 dias. Já foram fiscalizados os municípios de Canoas, Viamão e Passo Fundo, e já estamos preparando a logística para nossa próxima investida”.

Além das irregularidades envolvendo academias, somente em um mercado localizado no bairro Viamópolis foram apreendidos mais de três toneladas de alimentos e gêneros alimentícios totalmente impróprios ao consumo humano. Em um dos postos de combustíveis fiscalizados, dois bicos de bombas foram interditados, em razão da conhecida "bomba baixa", em que o consumidor recebe menos combustível do que o indicado no mostrador do equipamento. Também foram verificadas que duas farmácias inspecionadas vendiam medicamentos fracionados, além de constatada divergência entre os remédios controlados em estoque e a quantidade constante no sistema de controle.